Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/07/2024 15h00, última modificação 07/10/2024 19h45
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Parlamento Jovem define propostas na Plenária Regional

por rayhannetallis@gmail.com publicado 14/08/2025 13h40, última modificação 14/08/2025 13h43

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros, por meio da Escola do Legislativo, sediou nessa quarta-feira (13), a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2025 (PJ Minas). O encontro reuniu estudantes de sete municípios do Polo União Norte, entre eles Bocaiúva, Francisco Sá, Janaúba, Luislândia, Mirabela, Montes Claros e São Francisco, com o objetivo de selecionar propostas para a etapa estadual, que será realizada em setembro, em Belo Horizonte.

Nesta edição, o projeto tem como tema central “Juventude e Direitos Culturais”, com debates organizados em três subtemas: Juventude e a Cultura como Direito; Organização das Políticas Culturais e; Participação Social, Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania.

Durante a plenária, os estudantes debateram e votaram propostas dentro desses eixos, que agora seguem para a próxima fase do projeto, na capital mineira, com a participação de representantes de todo o estado.

Representando os estudantes de Montes Claros e Região, João Daniel, aluno do Instituto Federal, destacou a importância do programa. “Foi, sem dúvidas, uma das experiências mais transformadoras da minha vida acadêmica. Mais do que um programa, cada oficina e cada conversa mostraram que a política pode e deve ser uma porta para discutirmos as diferenças. O PJ nos ensinou que os jovens são peças fundamentais da sociedade e que pequenas ideias podem fazer grande diferença. Agradeço pela oportunidade e parabenizo as câmaras municipais pela realização e apoio a esse projeto”.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, também expressou gratidão por mais uma etapa concluída. “Fico muito grata pela oportunidade de estar a frente deste polo. Agradeço aos monitores, vereadores, coordenadores, professores, pais e, principalmente, aos alunos que acreditam no projeto. Parabéns a todos os jovens por mais essa etapa. O Parlamento é um desafio e também uma grande oportunidade.”

 

PROPOSTAS ESCOLHIDAS DE CADA SUBTEMA PARA ETAPA ESTADUAL

1 - A Juventude e a Cultura como Direito

Implementar, nas escolas públicas e privadas, ações educativas e culturais que promovam a diversidade e a aproximação dos jovens com a cultura, incluindo atividades artísticas nas comunidades.

2- A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social

Criar Conselho Municipal de Juventude, onde ainda não exista com a participação ampliada para os jovens, responsáveis por dialogar com o poder público, propor ações culturais e acompanhar a execução de políticas voltadas à juventude, com apoio técnico e financeiro do município.

3- Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania

Incentivar a criação manutenção de centros culturais e museus municipais, com programas de educação patrimonial que formem jovens como guias turísticos e promotores da memória local.

Para a edição de 2026, o tema sugerido é: “Juventude e Tecnologia: Tecnologia como objeto de Desenvolvimento e Educação”.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

Reconhecimento e emoção marcam homenagem aos pais

por Gissele Niza publicado 15/08/2025 10h17, última modificação 15/08/2025 10h17

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite dessa quinta-feira (14/08), solenidade especial em comemoração ao Dia dos Pais, marcada pela entrega do Diploma Hermindo de Souza Pinto, honraria concedida a 20 pais indicados pelos vereadores. O evento reuniu autoridades, parlamentares, familiares e amigos dos homenageados, em uma noite de reconhecimento e celebração.
A abertura da cerimônia foi conduzida pelo vereador Rodrigo Cadeirante (União), que falou em nome da Casa. Ele destacou que os pais são referências para seus filhos e que cada homenageado foi escolhido “a dedo” pelos vereadores, por representarem exemplos de dignidade e inspiração. “Tenho certeza de que todos os que estão aqui hoje, representando os pais de Montes Claros, são dignos dessa homenagem, por tudo o que representam para suas famílias e para a comunidade”, afirmou.

A solenidade contou com a presença da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha (PT), que ressaltou o valor da paternidade e a importância dos homenageados para a sociedade. Em seu pronunciamento, disse que cada pai foi escolhido não por acaso, mas pela missão que Deus confiou. “Vidas vieram para serem cuidadas e acompanhadas, e cada um aqui cumpriu e continua cumprindo essa missão. Todo pai deseja que o filho seja uma pessoa melhor, e o mundo está precisando de pessoas melhores, porque está faltando afeto, amor e humanidade. Os pais têm um papel muito grande na sociedade, pregando o amor e o respeito acima de tudo”, declarou.

O homenageado Chrispiniano Rodrigues Fernandes, de 91 anos, indicado pelo vereador Sóter Magno (PSD), falou em nome dos demais agraciados. Ele agradeceu à Câmara pela homenagem e destacou a importância do reconhecimento. “Esta é uma linda sessão de justa homenagem. Cada um aqui tem um trabalho realizado na comunidade, na cidade e pelo progresso da nossa nação. Somos pais que conseguimos criar e educar nossos filhos pelo bem-estar da sociedade. Agradecemos pela lembrança e consideração, e a Deus, que sempre nos guia e nos dá forças”, disse.

No encerramento, o presidente da Câmara, vereador Junior Martins (PP), ressaltou que a data foi escolhida para valorizar e reconhecer o papel dos pais na construção de uma sociedade melhor. “É muito importante quando podemos escolher um pai para homenagear. Cada um tem uma história de vida e um legado deixado para sua família. Esta é uma homenagem simples, mas de grande significado”, afirmou.

 

Homenageados

 

Foram homenageados: Osvaldo Alves Rodrigues (indicado por Ailton Soares dos Reis – MDB), Geraldo Silvestre da Costa (Carol Figueiredo – PL), Geremias Vieira de Oliveira (Ceci Protetora – PRD), Almir Barreto Nobre (Cláudio Rodrigues – Cidadania), Marcorelio Soares Ferreira (Daniel Dias – PCdoB), Celso Luiz Ferreira (Eduardo Preto – Pode), Antônio Soares Pereira (Eldair Samambaia – PSD), Marcos Antônio de Souza (Iara Pimentel – PT), Carlos Antônio dos Reis (Igor Dias – PRD), Antônio Cardoso da Silva (Crisóstomo da Minas Brasil – União), Hermengildo Giovanoni Neto (Marcos Nem – Pode), Jorge Gonçalves da Silva (Graça da Casa do Motor), Luciano José dos Santos (Maria Helena Lopes – MDB), Amarinho Alves Rodrigues (Júnior Martins – PP), Hélio dos Reis Saraiva (Odair Ferreira – União), José Henrique Miranda Medeiros (PC Landim – Avante), Manoel Noilso Gomes (Raimundo do INSS – PDT), Adenilson Cardoso Barbosa (Rodrigo Cadeirante – União), Chrispiniano Rodrigues Fernandes (Sóter Magno – PSD) e João Damásio Frota Machado Pinto (Wilton Dias – Avante).

A noite foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento à importância da figura paterna, reforçando valores como amor, dedicação e exemplo, que transcendem o ambiente familiar e contribuem para o desenvolvimento da comunidade e da cidade.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Homenagens marcam a agenda da semana na Câmara

por rayhannetallis@gmail.com publicado 15/08/2025 16h18, última modificação 15/08/2025 16h18

 

Por Arthur Amorim Jr. 

A agenda da Câmara Municipal de Montes Claros, na próxima semana, além da reunião ordinária, que acontece na terça-feira (19), às 7h45, prevê duas sessões especiais de homenagem 

Na quinta-feira (21), às 19h30, por iniciativa do vereador Raimundo Pereira (PDT), será realizada uma Sessão Especial de homenagem para entrega do Título de Cidadão Honorário a Pedro Ramos Pereira e homenagem à Impresilk Comunicação Visual Ltda. 

Encerrando a semana, no sábado (23), às 9h, acontecerá, no Plenário da Câmara, uma Sessão Especial de homenagem para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao senhor Nelson Fonseca Leite. A homenagem foi proposta pelo vereador Eduardo Preto (Pode), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele ao município de Montes Claros. 

Os eventos também serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara, canal 5.3, e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros. 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: 
https://twitter.com/camaramoc
Instagram: 
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara aprova seis projetos em sessão ordinária

por rayhannetallis@gmail.com publicado 19/08/2025 10h51, última modificação 19/08/2025 10h51

Por Rayhanne Tallis

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou seis projetos, entre resoluções e leis, que reconhecem e valorizam instituições e personalidades que contribuem para o desenvolvimento social, educacional e comunitário do município.

Dentre os destaques, está a aprovação do Projeto de Resolução nº 51/2025, de autoria do vereador Odair Ferreira (União), que concede a Placa Alferes José Lopes de Carvalho ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário FIPMOC, em comemoração aos seus 20 anos de relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade.

Outro reconhecimento foi conferido por meio do Projeto de Resolução nº 52/2025, de autoria do vereador Ailton do Vilage (MDB), que concede o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros a Pedro Pereira Santos, em virtude de sua atuação comunitária.

Projetos de Lei

Quatro Projetos de Lei foram aprovados, todos concedendo Títulos Declaratórios de Utilidade Pública a entidades que atuam nas áreas social, comunitária e rural: O Projeto de Lei nº 122/2025, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), reconhece a Associação de Moradores do Residencial de Montes Claros como entidade de utilidade pública.

O Projeto de Lei nº 128/2025, do vereador PC Landim (Avante), concede o mesmo título à Associação Jovens, que desenvolve projetos de assistência e inclusão social em Montes Claros

Os Projetos de Lei nº 125 e 135/2025, ambos de autoria do vereador Wilton Dias (Avante), declaram de utilidade pública a Associação de Amigos e Trabalhadores Rurais dos Moradores de Chapada do Sol e a Associação de Pequenos Produtores Rurais das Comunidades de Palmeiras e Vargem do Retiro, fortalecendo o apoio às iniciativas rurais e comunitárias da zona rural do município.

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc

Vereadores cobram pavimentação asfáltica

por Cristine Antonini publicado 19/08/2025 11h25, última modificação 19/08/2025 11h25
Vereadores cobram pavimentação asfáltica

Foto: Ascom Prefeitura de Montes Claros

Por Christine Antonini

A Câmara de Vereadores aprovou 14 requerimentos nesta terça-feira (19/8), em sessão realizada na sede do Legislativo municipal. Entre eles, destacam-se uma moção de apoio a iniciativas de interesse público e um anteprojeto de lei que deverá tramitar nas próximas fases do processo legislativo. A maioria dos requerimentos aprovados, solicitam melhorias de infraestrutura em diversos pontos da cidade, especialmente pavimentação asfáltica.

De iniciativa do presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), ofício solicita asfaltamento da via localizada à margem da linha férrea, nas proximidades do Parque de Exposições – trecho entre os bairros Alcides Rabelo e Vila Exposição. Segundo o vereador, a falta de pavimentação tem causado transtornos constantes, especialmente em períodos de chuva, comprometendo a mobilidade, a segurança e a saúde das famílias locais. “A pavimentação asfáltica trará benefícios significativos à comunidade, promovendo dignidade, conforto e valorização do espaço urbano”, defendeu o vereador Junior.

O vice-presidente da Casa, vereador Rena (União) também solicita ao Executivo pavimentação asfáltica em 11 ruas no distrito de Nova Esperança – em alguns pontos são necessárias apenas a continuação do serviço. “As chuvas vêm estragando os asfaltos que já foram feitos, além do fato de existir várias ruas sem pavimentação”, justificou o vereador Rena de Nova Esperança.

A vereadora Carol Figueiredo (PL) reivindica pavimentação asfáltica da rua 36, no bairro Santo Amaro, onde possui o Cemei Professora Udilma Porto de Souza. De acordo com a vereadora, os moradores esperam o asfalto há anos, o que tem causado transtornos diários à comunidade, especialmente às famílias que precisam transitar pela rua com crianças pequenas.

Nos bairros Alto da Boa Vista e Santo Antônio I e II, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicita recapeamento da avenida Lauro Dias de Sá. O parlamentar explica que a via interliga a diversos bairros da cidade e atualmente encontra-se com o calçamento bastante deteriorado, apresentando ondulações e remendos o que compromete o tráfego de veículos e colocando em risco motociclistas.

O vereador Eduardo Preto (Pode) encaminhou ofício solicitando pavimentação da rua Venezuela, no bairro Doutor João Alves, no trecho compreendido entre os números 367 e 441. O vereador Soter Magno (PSD) solicita reforma da praça Professora Lucíola Dias Moreira, no bairro Augusta Mota. Já a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) pediu que seja realizada a recuperação do gramado do Campo Terra Preta.

Na zona rural, o vereador Edson Cabeleireiro (Pode) expediu ofício para o secretário de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa, solicitando asfaltamento da via que liga a estrada da produção(MC-20) passando pelas comunidades de Canoas e Assentamento de Mucambo Firme, obra muito importante para os produtores e os moradores da região. Já o vereador PC Landim (Avante) solicitou ofício ao Prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, solicitando a construção de pista municipal de atletismo e que seja estruturada e acessível à comunidade.

O vereador Wilton Dias (Avante) expediu ofício pedindo a instalação de câmeras de segurança nas entradas de acesso de cada distrito do município. O vereador Marcos Nem (Pode) expediu ofício solicitando todo empenho em viabilizar um estudo na avenida Itamar Caldeira Brant, no cruzamento da rua Geovane Soares Cruz.


ANTEPROJETO

O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) encaminhou anteprojeto ao Executivo, que estabelece a Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, que visa introduzir novidades e aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social de Montes Claros e toda a região, gerando novos bens e serviços com impactos econômicos positivos.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.


MOÇÃO

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) entrou com moção de apoio ao Projeto de Lei nº 2628/22, de autoria do Senador Alessandro Vieira (MDB/SE), aprovado no Senado e que tramita na Câmara Federal, que dispõe sobre a Proteção de Crianças e Adolescentes em Ambientes Digitais.

 

 

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc


Empresário recebe título de Cidadão Honorário em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 22/08/2025 11h05, última modificação 22/08/2025 12h01

Por Christine Antonini

Na noite desta quinta-feira (21/8), a Câmara Municipal de Montes Claros concedeu o Título de Cidadão Honorário ao empresário Pedro Ramos Pereira, fundador da Impresilk Comunicação Visual. A homenagem, de autoria do vereador Raimundo do INSS (PDT), contou com a presença de autoridades políticas e representantes do setor empresarial.

Pedro Pereira, natural de São Francisco, iniciou sua trajetória empreendedora em um barracão nos fundos da casa dos pais, ao lado da esposa. O incentivo para o negócio surgiu com os irmãos, que haviam aprendido o ofício da estamparia em São Paulo e trouxeram o conhecimento para a família.

Após a mudança para Montes Claros, a família instalou-se no bairro Morrinhos, onde abriu um pequeno espaço comercial. Quarenta anos depois, a Impresilk se consolidou como referência regional no setor de impressão e personalização de identidade visual, oferecendo soluções gráficas e serviços de comunicação visual.

Durante a cerimônia, o vereador Raimundo do INSS destacou a importância da empresa para o desenvolvimento econômico do município, especialmente na geração de empregos.

O diretor da Impresilk e filho do homenageado, Leonardo Gonçalves Pereira, relembrou a infância vivida entre as máquinas da empresa e enfatizou o impacto da marca na paisagem urbana de Montes Claros:

“Basta andar um pouco pela cidade para encontrar nossa marca em fachadas modernas, sinalizações e projetos que ajudaram a elevar o padrão estético da cidade. Fomos pioneiros na região, contribuindo para a modernização de prédios e comércios. A coragem dos meus pais é a prova de que Montes Claros é um bom lugar para empreender”, afirmou.

A empresa passou por uma ampliação em 2011 e, em 2018, foi oficialmente assumida pela segunda geração da família. Em 2023, a Impresilk deu um salto tecnológico, incorporando impressões em UV, ACM 3D e poliondas ao seu portfólio.

Em seu discurso, Pedro Pereira destacou o papel da família e da equipe na construção de sua trajetória:

“Olhando para trás, vejo uma jornada de desafios superados, conquistas celebradas e crescimento constante. Essa história não seria possível sem dedicação e comprometimento com nossa equipe”, disse o empresário.

A solenidade contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, do vice-prefeito Otávio Rocha e do deputado federal Marcelo Freitas.

 

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc

Engenheiro recebe reconhecimento em Sessão Especial

por Gissele Niza publicado 25/08/2025 14h48, última modificação 25/08/2025 14h48

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, no último sábado (23/8), Sessão Especial para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao engenheiro Nelson Fonseca Leite. A homenagem foi proposta pelo vereador Eduardo Preto (Pode), que destacou a trajetória do homenageado tanto no setor de energia elétrica quanto em sua atuação social como rotariano.
Durante seu pronunciamento, o proponente ressaltou a relevância da vida profissional e social de Nelson Fonseca Leite. Lembrou sua dedicação à inovação, ao compromisso com o desenvolvimento regional e sua liderança no Rotary Club, onde construiu grandes amizades e deixou marcas significativas. Eduardo Preto destacou ainda a atuação decisiva do homenageado na época da pandemia, quando viabilizou projetos que garantiram equipamentos hospitalares para o tratamento de pacientes, reforçando seu exemplo de dedicação e serviço à comunidade.

O jornalista e escritor Wanderlino Arruda também prestou sua homenagem, classificando a entrega do título como um gesto justo e necessário de reconhecimento da sociedade a um profissional cuja contribuição ultrapassa fronteiras, consolidando um legado de trabalho, ética e solidariedade.

Nelson Fonseca Leite agradeceu à Câmara Municipal pelo título recebido. Em seu discurso, destacou que “a palavra hoje é gratidão, que está entre as mais relevantes virtudes do ser humano. Agradeço a Deus por estar aqui, por todas as oportunidades que Ele me deu, por todas as pessoas maravilhosas com quem convivi e convivo.”

Homenageado

Natural de Bocaiuva, Nelson Fonseca Leite é casado com Cristina Costa Godoy, pai de Carolina e Mariana, e avô dedicado, sendo as netas seu maior orgulho.

Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e especializações em Gestão (FGV) e Sistemas Energéticos (Chubu Electric Power – Japão). Sua trajetória inclui cargos de destaque como superintendente da CEMIG, diretor da Eletrobras Distribuição, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e presidente do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Reconhecido internacionalmente, foi representante do setor produtivo no Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia, professor no MBA de Gestão do Setor Elétrico da FGV, autor de livros sobre eletricidade e palestrante em eventos no Brasil e no exterior.

Na área social, sua atuação como membro e ex-governador distrital do Rotary Internacional lhe rendeu o reconhecimento como um dos grandes líderes do movimento rotário no país. Atualmente, dedica-se à vida no campo e à convivência familiar, sem deixar de ser referência de liderança, competência técnica e compromisso com a inovação.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

Câmara solicita estudo de viabilidade do vale-alimentação para os servidores

por Artur Ferreira de Amorin Júnior publicado 26/08/2025 11h04, última modificação 26/08/2025 11h04

Por Arthur Amorim Jr.

Foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta terça-feira (26), 13 requerimentos. As demandas atendem às áreas de infraestrutura, trânsito, saúde e outras. Entre eles o requerimento de autoria do vereador Daniel Dias (PC do B), solicitando do Executivo a realização de um estudo de viabilidade econômico-financeira para a concessão do Vale-Alimentação a todos os servidores municipais, incluindo os vinculados às empresas públicas municipais, como a MCTrans, a Esurb, bem como às autarquias.

O parlamentar argumenta que o Vale-Alimentação constitui um direito essencial aos trabalhadores, por contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida, possibilitando a aquisição de alimentos de forma digna, sem comprometer a renda familiar. Ele informou ainda, que alguns municípios mineiros já concedem o benefício a seus servidores, como Uberlândia, Luz, Belo Vale, Andradas, Santa Luzia, entre outros. Ressaltou que alguns desses municípios possuem orçamentos inferiores ao de Montes Claros, o que demonstra a plena capacidade do município em viabilizar a concessão deste benefício. De acordo com o Relatório de Gestão fiscal apresentado, Montes Claros não tem investido seu valor total disponível com as Despesas com o Pessoal, sendo que no 1º quadrimestre era permitido um gasto de até 54% e fora investido somente 45,57% existindo uma margem de 8,4% que pode ser revertida em benefício para os servidores.

TRÂNSITO/MOBILIDADE URBANA

Em relação ao trânsito de Montes Claros, importantes reivindicações foram apresentadas, como a solicitação do vereador Sóter Magno (PSD), pela instalação de uma câmera do sistema “Olho Vivo” na rotatória do bairro Morada do Parque, sentido BR-365, localizada na avenida Olímpio Teixeira Guimarães com a Avenida Mestra Rosa Chaves.

De autoria do vereador Marlus do Independência (PSD), a solicitação visa uma avaliação de viabilidade da implantação de uma segunda via de acesso à região do bairro Acácias. Ela está localizada na interseção da avenida Lago do Tucuruí com a Quita Guimarães. O objetivo é a melhoria de acesso à área. Enquanto o pedido do vereador Marcos Nem (Pode) foi por providências para que seja instalado um quebra-molas na rua Bernardino Souto, no trecho entre as ruas: Baltazar Geraldo Gonçalves e Rita Fernandes Medeiros.

Já a vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou à MCTRANS a realização de estudo técnico para verificar a viabilidade de implantação de redutores de velocidade na rua Aderaldino Fernandes da Silva, especificamente no trecho compreendido entre os números: 200 e 700, no bairro Barcelona Park.

O requerimento da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) foi para que sejam disponibilizados seis veículos (automóveis) oficiais, diante da grande demanda de trabalho e dificuldades que os profissionais de Apontadores do município enfrentam.

INFRAESTRUTURA

Várias demandas também foram apresentadas na área de infraestrutura do município, como o requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor (União) direcionado à Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano, solicitando pavimentação asfáltica de ruas no distrito de Aparecida de Mundo Novo. Já o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou alambrado em torno do campo de futebol e a instalação da grama, localizado na rua George Washington, esquina com a Rua Luxemburgo, no Bairro Santos Dumont.

A reivindicação do vereador Igor Dias (PRB) foi em relação à reforma e manutenção da praça Natalício Narciso Durães, na Rua Agnelo Rodrigues, no Bairro Santa Lúcia, bem como à reforma e manutenção da praça do Bairro Planalto, na Avenida Lúcio Narciso, ambas com calçadas no modelo da Praça do Maracanã com Pavimentação Asfáltica. Enquanto o vereador Odair Ferreira (União) solicitou a revitalização da Praça Luiz Bahia, localizada entre as ruas José Soares de Paulo e Antônio Costa, no bairro Cintra.

O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), em seu requerimento, pediu para que seja avaliada a possibilidade de incluir no projeto da futura praça do Bairro Universitário a construção de quadras de beach tennis, para valorizar a prática esportiva, o espaço público e atender à demanda da comunidade local.

De autoria do vereador PC Landim (Avante), o requerimento que solicita a construção das sedes próprias da Unidade de Acolhimento Dona Joana Campos e do Lar Betânia.

MOÇÃO

Em seu requerimento, o vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou à mesa da Casa que seja encaminhada aos gabinetes das presidências do Senado Federal, na pessoa do senador Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, na pessoa do deputado Hugo Motta, nos termos regimentais da Câmara dos Vereadores, a aprovação de Moção de Apoio ao Projeto de Lei n° 3.749/2020, de autoria do Senador Romário (PL-RJ), que concede validade indeterminada ao laudo que ateste Transtorno do Espectro Autista (TEA).

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc

 

 

Vereadores destacam homenagens e aprovam medidas estruturais

por Gissele Niza publicado 26/08/2025 11h08, última modificação 26/08/2025 11h08

Por Gisssele Niza


A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta terça-feira (26/8), mais uma sessão ordinária marcada pela aprovação de projetos que reforçam o reconhecimento a instituições e personalidades, além de medidas de interesse público voltadas para a mobilidade urbana, a regularização fundiária e a preservação ambiental.

Entre as matérias em pauta, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 54/2025, de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que concede a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho ao Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em comemoração aos 60 anos da graduação e em reconhecimento à sua contribuição histórica para a formação de profissionais e para a valorização do ensino público de qualidade.

Também foi aprovado o Projeto de Resolução nº 55/2025, apresentado pelo vereador Soter Magno (PSD), que concede o Título de Cidadão Honorário ao professor e odontólogo, José Mansano Bauman, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do município. Já o Projeto de Resolução nº 56/2025, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), concede o Título de Cidadão Benemérito ao Tenente-Brigadeiro do Ar, Maurício Augusto Silveira de Medeiros, em reconhecimento aos serviços de grande relevância prestados à Defesa Aérea Nacional.

Além das homenagens, a sessão também aprovou projetos de autoria do Executivo Municipal. O Projeto de Lei nº 149/2025 autoriza a desafetação e afetação de áreas públicas no loteamento Panorama II – Prolongamento, com o objetivo de corrigir falhas anteriores que impediam o acesso adequado dos proprietários às vias públicas e dificultavam a regularização dos imóveis junto ao Registro de Imóveis.

O Projeto de Lei nº 150/2025 autoriza a desapropriação amigável de um imóvel para a ampliação do sistema viário municipal, destinando o espaço para a implantação da Rua Maria José Silva Souza, no bairro Renascença, medida viabilizada por meio de compensações financeiras e tributárias.

Já o Projeto de Lei nº 151/2025 altera a Lei Municipal nº 5.105/2018, redefinindo a área destinada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A mudança permite a realocação do espaço para local mais adequado, garantindo melhores condições para o manejo, recuperação e reinserção de animais silvestres, além de reforçar as ações de preservação ambiental em parceria entre o município e o Estado.

 

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

Vereadores reivindicam melhorias no trânsito e infraestrutura

por Artur Ferreira de Amorin Júnior publicado 28/08/2025 07h19, última modificação 28/08/2025 07h19

Por Rayhanne Tallis

Na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (26/08), na Câmara Municipal de Montes Claros, os vereadores apresentaram propostas e demandas voltadas a diferentes áreas da cidade. Entre os temas abordados estiveram obras de infraestrutura, criação e revitalização de espaços públicos, mobilidade urbana e ações voltadas à cidadania.

O vereador Odair Ferreira (União) cobrou agilidade na entrega da praça do bairro Cintra e comemorou a inauguração da nova praça no bairro Jaraguá I. Também destacou a necessidade de pavimentação de ruas em diversos bairros, ressaltando que essas melhorias impactam diretamente a mobilidade urbana. Além disso, frisou a importância da construção do Mocão, um antigo sonho da comunidade local, que deve trazer múltiplos benefícios, como a realização de eventos esportivos e culturais, geração de empregos e o aquecimento da economia.

A vereadora Maria Helena (MDB) destacou a instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, considerada um marco importante no enfrentamento à violência e na promoção dos direitos das mulheres em Montes Claros. Em relação à infraestrutura, ela mencionou a pavimentação das ruas Aliança, Venezuela e Santa Cruz, melhorias que garantem mais segurança e conforto aos moradores.

O vereador Junior Martins (PP) também voltou sua atenção para a região do Grande Renascença, cobrando intervenções em trechos críticos do trânsito local. Entre as demandas apresentadas, estão o retorno no trecho da Rua Ivete Vargas, além de melhorias na Rua Ipanema e na Avenida Minas Gerais, uma das vias mais movimentadas da cidade. O parlamentar destacou a importância de pensar a mobilidade urbana com foco na segurança dos pedestres, especialmente em áreas de grande fluxo, onde o cuidado com a circulação das pessoas deve ser prioridade.

Já o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) cobrou melhorias para o bairro Esplanada, como a reforma da calçada do posto de saúde, promovendo acessibilidade, além da instalação de uma faixa elevada em frente à igreja Santo Antônio e da reforma da praça local, beneficiando diretamente os moradores da região.

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc

Audiência Pública debate direitos dos professores da rede municipal

por Gissele Niza publicado 29/08/2025 10h05, última modificação 29/08/2025 10h05

Por Rayhanne Tallis

 

Na noite desta quinta-feira (28/8), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou audiência pública para discutir os direitos dos professores da educação básica, das escolas municipais e Cemei’s de Montes Claros. O encontro contou com a presença de vereadores, professores e representantes da sociedade civil.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que chamou atenção para a importância do papel dos docentes na vida das pessoas e no funcionamento da comunidade. Ela ressaltou que, em muitos bairros, a escola é o único braço do poder público presente e que, ao longo da história, inúmeros professores foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

Segundo a vereadora, apesar de toda essa relevância, os profissionais vivem um cenário de descaso, com sobrecarga de trabalho e direitos negados. Ela defendeu a criação de um plano de carreira consistente, a valorização da categoria e melhores condições de trabalho para que os professores possam exercer suas funções com dignidade. Entre as principais reivindicações, destacaram-se o pagamento de vale-alimentação e gratificações, a garantia de gestão democrática com eleição para diretores de escola, além de infraestrutura adequada, internet e espaços de planejamento pedagógico.

O professor Everton Thomaz defendeu a isonomia da carga horária, explicando que professores com 25 horas semanais estão em desvantagem em relação aos de 40 horas. Ele cobrou ainda o pagamento imediato das diferenças salariais acumuladas desde fevereiro e a publicação de um decreto que organize de forma proporcional os módulos de trabalho de forma transparente e objetiva.

Já a professora Juliana Andrade destacou que Montes Claros não cumpre a lei do piso nacional do magistério, impondo uma carga horária considerada desumana e pagando salários abaixo do que determina a legislação federal. Ela também denunciou a falta de condições mínimas de valorização, já que muitos docentes com nível superior recebem como se tivessem apenas nível médio.

Finalizando a audiência, o vereador Daniel Dias (PCdoB), que presidiu o encontro, destacou o empenho dos professores, que dedicam suas vidas ao cuidado e à formação dos alunos, mas não são valorizados. Entre as demandas citadas, apontou a necessidade de salários justos, carga horária adequada, pagamento de insalubridade, melhores condições de transporte e infraestrutura adequada para o exercício da profissão.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara homenageia Núcleo de Prática Jurídica da UniFipMoc pelos 20 anos

por rayhannetallis@gmail.com publicado 01/09/2025 13h20, última modificação 01/09/2025 13h31

Por Christine Antonini

 

Na noite da última sexta-feira (29/8), a Câmara Municipal de Montes Claros entregou a placa Alferes José Lopes de Carvalho ao Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da UniFipMoc pelos seus 20 anos de existência. A homenagem foi de iniciativa do vereador Odair Ferreira (União) e contou com a participação de advogados e membros da instituição.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é um espaço das faculdades de Direito que funciona como um laboratório de formação, onde os acadêmicos aplicam o conhecimento teórico em situações reais ou simuladas, sob a supervisão de professores experientes. Os NPJs oferecem consultoria e assistência judiciária gratuita para a comunidade, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
O NPJ da Faculdade UniFipMoc – Afya atualmente funciona dentro do Montes Claros Shopping e já trabalhou, ao longo desses 20 anos, em mais de 14 mil ações judiciais.

Segundo o proponente do evento, vereador Odair Ferreira, o NPJ da UniFipMoc possui equipe exemplar de profissionais altamente qualificados, advogados, professores e servidores que, com dedicação, acompanham e orientam os acadêmicos.

“O Núcleo de Prática Jurídica da UniFipMoc é motivo de orgulho não apenas para a instituição que o abriga, mas para toda a sociedade montes-clarense. É um exemplo vivo de que a educação tem o poder de transformar o mundo e que, quando aliada à sensibilidade humana, pode mudar destinos”, pontuou o vereador.

O NPJ segue atendendo a população que necessita de assessoria, nos mais variados âmbitos da esfera jurídica, como pensão alimentícia, divórcio, ação judicial, entre outros. O estágio é desenvolvido por meio da prática de audiências e júris simulados, aulas de arbitragem, mediação, procedimentos civis e criminais, visitas, estudos orientados e análise de autos findos, o que possibilita ao acadêmico desempenhar o trabalho sobre as diferentes áreas de atuação do Direito.

A coordenadora do curso de Direito, Cynara Silde Mesquita Veloso, ponderou os projetos que o NPJ está envolvido, como em casos na vara da família e na Delegacia da Mulher. “O NPJ é uma instituição viva, que cresce a cada dia, acolhendo, orientando e transformando vidas”, afirmou a coordenadora.

De acordo com o pró-reitor de graduação, Daniel Ferreira dos Santos, o NPJ nasceu com ideal claro: ser o elo entre a teoria e a prática, entre o saber acadêmico e a vida real.

A reitora da UniFipMoc, Flávia Nobre Canela Dias, pont
uou que ao longo desses 20 anos foram atendidas 60 mil pessoas e que atualmente a instituição possui 1.300 alunos no curso de Direito.

“Essa homenagem se estende a toda instituição, será lembrada com orgulho. Prezamos por formar pessoas para o mercado de trabalho com olhar humanitário e justo”, encerrou a reitor.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc

 

Flávio Gonçalves Oliveira recebe o título de Cidadão Benemérito

por Gissele Niza publicado 02/09/2025 10h44, última modificação 02/09/2025 10h44

Por Arthur Amorim Jr.

 

A Câmara de Montes Claros realizou nesta segunda-feira (1º/09), sessão especial para entrega de Título de Cidadão Benemérito ao presidente da Sociedade Rural, Flávio Gonçalves Oliveira. A homenagem foi de autoria da vereadora Maria Helena de Lopes (MDB). O evento contou com a presença de vereadores, do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), do prefeito Guilherme Guimarães (União), do vice-prefeito Otávio Rocha (PP), do presidente do Cimams, Adaildo Rocha (União), representantes da Sociedade Rural de Montes Claros e várias entidades, além de produtores rurais, familiares e amigos do homenageado.

A autora da proposição, vereadora Maria Helena, destacou que a homenagem ao professor Flávio Oliveira está relacionada com a sua trajetória, dedicação, competência e amor pelo que faz. Lembrou-se dos laços familiares entre eles, carregando o sobrenome Lopes, oriundo de uma família tradicional, de gente trabalhadora, de sangue forte, que sabe enfrentar desafios e transformar a realidade ao seu redor. A parlamentar frisou que o homenageado é um exemplo de liderança séria e comprometida, que colocou seus conhecimentos a serviço do desenvolvimento do Norte de Minas e de Montes Claros e, à frente da Sociedade Rural, tem contribuído para fortalecer a Expomontes, ampliar oportunidades para produtores, aproximar o campo da cidade e, sobretudo, valorizar a identidade do homem e da mulher do campo. Finalizou afirmando que a trajetória do professor Flávio é marcada pela humildade e firmeza, qualidades que só grandes líderes possuem. “Hoje, a Câmara Municipal reconhece não apenas o professor e pesquisador, mas também o cidadão íntegro, o amigo leal e o exemplo de dedicação à nossa terra. Parabéns, Flávio Oliveira, que este título seja mais um marco da sua caminhada e que inspire novas gerações a seguirem com coragem, trabalho e esperança.”

O diretor da Sociedade Rural, Rômulo Labate, enfatizou a iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes em conceder o título de Cidadão Benemérito ao professor Flávio Oliveira, e fez um relato biográfico da sua trajetória até chegar à presidência da Sociedade Rural, enumerando importantes conquistas obtidas em defesa dos produtores e dos conhecimentos repassados aos seus alunos, formando mais de 200 técnicos, que estão atuando em diversas cidades do país. Sua atuação como diretor da Fundetec, presidente do Comitê da Bacia do Rio Verde Grande, além da sua vitoriosa gestão na realização da Expomontes 2025, foram alguns pontos assinalados por Labate, afirmando ainda que “quando deixamos as vaidades pessoais de lado, as coisas acontecem e a região desenvolve. Temperança, justiça e a vocação de servir à cidade são algumas das qualidades do professor Flávio Oliveira".

A irmã do homenageado, Flávia Oliveira, e as filhas Fábia Gabriela e Ana Alice, enfatizaram as qualidades de irmão, pai, filho, professor e dirigente. Afirmaram que a sua dedicação tem inspirado diversas pessoas no agronegócio e que só não conquistou o mundo porque não quer sair de Montes Claros.

O deputado estadual Arlen Santiago sublinhou a importância desta homenagem na trajetória do líder da Rural, que é o reconhecimento pela sua atuação à frente da entidade. Reforçou o pedido para que continue sendo a luz para guiar a classe, fortalecendo a luta pelo campo e a defesa pela barragem de Congonhas.

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, acentuou que este é um dos títulos mais merecidos que a Casa já entregou a um homenageado. Reforçou a importância do seu trabalho, dedicação, carinho e das atuações à frente da entidade. “O trabalho do professor Flávio Gonçalves tem sido reconhecido, porque agrega as coisas que defende. Que este título possa provocar o sentimento de querer fazer mais pela cidade.”

Emocionado, Flávio Gonçalves Oliveira agradeceu à propositora do título e aos parlamentares que aprovaram por unanimidade a homenagem. “Esta homenagem reflete quase 30 anos de trabalho voluntário, sempre buscando o desenvolvimento de Montes Claros e região. Montes Claros é o lugar onde nasci, cresci e construí minha trajetória. Este reconhecimento não é apenas meu, mas de todos que caminham ao meu lado e acreditam no potencial da nossa região. Agradeço à vereadora Maria Helena Lopes pela indicação e à Câmara Municipal por este gesto, que guardarei com carinho por toda a vida. Me sinto orgulhoso por receber esta honraria e pelo trabalho que realizo na Sociedade Rural. A homenagem vai ser um combustível para continuar trabalhando.”

Sobre o homenageado

Flávio é natural de Montes Claros, casado com Angelica Maia, pai de duas filhas, Fábia Gabriela e Ana Alice, produtor rural, professor e doutor em Engenharia Agrícola, com especialidade em irrigação e drenagem, cumpre o seu primeiro mandato como o 29º presidente da Sociedade Rural. Professor titular e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 28 anos dedicados à docência, pesquisa e extensão, já contribuiu para a formação de mais de 600 profissionais na área agropecuária. Sua trajetória inclui a presidência da Fundetec, a liderança do Comitê da Bacia Hidrográfica Verde Grande e a atuação na diretoria financeira da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID).

_______________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc

Twitter: https://twitter.com/camaramoc

Instagram: www.instagram.com/camaramoc

https://montesclaros.mg.leg.br

Requerimentos reforçam demandas da população

por Gissele Niza publicado 02/09/2025 11h22, última modificação 02/09/2025 11h22

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (02/09), dez requerimentos contemplando demandas que vão desde infraestrutura urbana até educação e homenagens. As praças foram destaque entre as solicitações aprovadas.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) pediu a construção de uma praça com quadra na comunidade Jardim Alegre, no distrito de Facela, atendendo reivindicação dos moradores e da associação local. Já o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou a construção de uma praça em área pública situada entre a Avenida Manoel Caribé Filho e a Rua B, no bairro Ciro dos Anjos.

Também voltado para os espaços de convivência, o vereador Igor Dias (PRD) apresentou requerimento para que a nova praça do bairro Jardim Primavera seja incluída no projeto Conecta MOC, iniciativa que leva internet gratuita a praças públicas do município, ampliando o acesso à informação e à inclusão digital.

Mobilidade Urbana e Segurança Viária

Outra área bastante contemplada foi a mobilidade urbana. O vereador Soter Magno (PSD) reiterou a solicitação de implantação de um semáforo na Rua Raul Corrêa, esquina com Rua Aimorés, no bairro Cândida Câmara, reforçando pedido já aprovado em maio deste ano. O vereador Eduardo Preto (Pode) requereu a instalação de passarelas de pedestres na Avenida Vicente Guimarães, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Canelas, para garantir mais segurança no tráfego da região. Já o vereador PC Landim (Avante) solicitou providências quanto à implantação de medidas de segurança viária no cruzamento das ruas General Carneiro e Bocaiúva, local de grande fluxo de veículos e pedestres.

Educação e Juventude

A educação também foi tema importante nos requerimentos aprovados. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) apresentou pedido, em nome do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes, para que seja doado um terreno público destinado à construção da primeira moradia estudantil da universidade, medida que facilitaria a permanência de estudantes no ensino superior. Em outra frente, o vereador Daniel Dias (PCdoB) propôs estudo de viabilidade para implantação do Passe Livre/Tarifa Zero em Montes Claros, voltado a todos os estudantes, desde a educação básica até a pós-graduação, transformando o benefício em política pública permanente e garantindo que nenhum aluno fique sem acesso às aulas por dificuldades financeiras ou de deslocamento.

Esporte e Lazer

No campo do lazer, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicitou a reforma da quadra poliesportiva do bairro Santa Laura. O pedido inclui a instalação de arquibancadas, alambrado, melhorias na iluminação pública e a implantação de uma academia ao ar livre, oferecendo melhores condições para práticas esportivas e atividades de convivência.

Homenagem

Por fim, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apresentou requerimento transformando a reunião ordinária do dia 25 de setembro em sessão especial, no horário de 19h30, para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao cônego Michel Júnior Valério, religioso da Ordem Premonstratense, presidente da Clínica Solidária Rosa Mística e administrador da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.
 

_______________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc

Twitter: https://twitter.com/camaramoc

Instagram: www.instagram.com/camaramoc

https://montesclaros.mg.leg.br

Quatro novos projetos são aprovados na Câmara

por rayhannetallis@gmail.com publicado 02/09/2025 11h29, última modificação 02/09/2025 11h29

Por Rayhanne Tallis

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (2/09), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou quatro proposições legislativas, sendo um Projeto de Resolução e três Projetos de Lei, voltadas à valorização ambiental e ao reconhecimento de entidades sociais e comunitárias do município.

O Projeto de Resolução nº 57/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), altera a Resolução nº 05, de 14 de fevereiro de 1991, que institui a Medalha do Mérito Ecológico. Com a nova redação, a honraria passa a ser oficialmente denominada Medalha do Mérito Ecológico José Gonçalves Ulhoa. A medalha será concedida as pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao município na defesa do meio ambiente, da natureza e do equilíbrio ecológico.

Também foram aprovados três projetos que concedem o Título Declaratório de Utilidade Pública a entidades que atuam em diferentes áreas sociais e comunitárias. O Projeto de Lei nº 153/2025, de autoria do vereador PC Landim (Avante), reconhece como de utilidade pública a Associação Beneficente de Resgate da Autoestima, Cidadania e Esperança, que desenvolve projetos voltados à inclusão social e à dignidade humana.

O Projeto de Lei nº 154/2025, de autoria do vereador Eldair Samambaia (PSD), concede o título à Associação dos Produtores Rurais Recanto da Serra e Adjacências, que desenvolve trabalhos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais. Já o Projeto de Lei nº 156/2025, apresentado pelo vereador Marcos Nem (Pode), declara de utilidade pública o Instituto Roseiral, entidade que realiza ações culturais, sociais e educacionais voltadas ao desenvolvimento comunitário.

 

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Educação, saúde e lazer marcam pauta da Câmara

por Gissele Niza publicado 04/09/2025 09h09, última modificação 04/09/2025 09h09

Por Gissele Niza

 

Na sessão ordinária desta quinta-feira (4/09), os vereadores de Montes Claros aprovaram cinco requerimentos voltados para atender demandas nas áreas de educação, saúde, esporte e infraestrutura urbana.

O Requerimento nº 548/2025, apresentado pela Comissão de Educação, solicita ao prefeito Guilherme Guimarães o encaminhamento das respostas aos Ofícios nº 20/2025 e nº 21/2025, recebidos no gabinete em julho. Os documentos tratam das reivindicações da Rede Municipal de Ensino e dos auxiliares de docência. O pedido reforça o prazo de até 15 dias para resposta, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal.

Saúde

Duas proposições direcionadas à saúde foram aprovadas. O Requerimento nº 549/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), encaminha ao Executivo o Anteprojeto de Lei que cria o aplicativo Consulta Fácil MOC, voltado para o agendamento e cancelamento de consultas e exames nas UBSs e policlínicas. Já o Requerimento nº 551/2025, do vereador Ailton do Vilage (MDB), pede a continuidade da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Clarice Athaíde.

Esporte e lazer

O Requerimento nº 550/2025, assinado pelos vereadores Eduardo Preto (Pode) e Carol Figueiredo (PL), solicita a construção de uma quadra de beach tênis na praça do Conjunto José Carlos Vale de Lima, ampliando as opções esportivas e de lazer para a comunidade.

Infraestrutura urbana

De autoria do vereador PC Landim (Avante) foi aprovado o Requerimento nº 552/2025, que pede prioridade para a construção de uma praça pública ao lado do “Campo de Terra Preta”, no bairro Canelas, na Rua G, visando oferecer mais espaço de convivência e lazer aos moradores.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

Câmara firma Acordo de Cooperação Técnica com o Senado

por rayhannetallis@gmail.com publicado 04/09/2025 13h23, última modificação 04/09/2025 13h23

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara Municipal de Montes Claros, através do seu presidente, Junior Martins (PP), assinou o acordo de cooperação técnica com o Interlegis, programa do Senado Federal voltado para a integração e modernização do Legislativo brasileiro. O acordo é uma iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com a Escola do Senado, o Interlegis.

O convênio, segundo o presidente da Casa, representa um avanço significativo na qualificação dos servidores e parlamentares, com benefícios diretos para toda a comunidade. Destacou ainda a importância da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros como polo que abrange várias cidades do Norte de Minas. “Este termo de cooperação com o Senado Federal mostra a seriedade da Casa em retransmitir boas ações do Congresso Nacional, em Montes Claros e região.”

A diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes, assinalou que, a partir deste acordo, a casa poderá receber suporte técnico vindo diretamente do Senado, com profissionais capacitados que auxiliarão a tornar o serviço mais acessível, eficiente e Montes Claros e Norte de Minas poderão receber capacitações gratuitas pelo programa. Entre os benefícios, destacam-se o portal modelo, sistemas de apoio ao legislativo e oficinas de capacitação voltadas tanto para os servidores quanto para os vereadores.

O Programa Interlegis, que integra o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), visa apoiar as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas na organização de processos, capacitação de parlamentares e servidores, além de impulsionar a adoção de novas tecnologias.

A adesão ao programa trará para a Câmara Municipal de Montes Claros uma série de ferramentas tecnológicas avançadas, além de capacitações que facilitarão o uso dessas ferramentas, beneficiando também outras áreas relevantes para a gestão legislativa e administrativa, buscando, principalmente, melhorar o fluxo de informações entre legisladores, aprimorar a eficiência das Câmaras e promover a participação cidadã nos processos legislativos.

Este é apenas o começo de um novo ciclo de inovação e modernização para a Câmara Municipal de Montes Claros, que, em breve, contará com novas soluções tecnológicas e oportunidades de capacitação para seus vereadores e servidores.

Sobre o Acordo de Cooperação Técnica

O Acordo de Cooperação Técnica é o contrato utilizado para estabelecer a parceria entre a Câmara Municipal de Montes Claros e o Senado Federal. Após celebrado esse Acordo, a Casa poderá solicitar quaisquer produtos ou serviços do Interlegis, bem como a realização de oficinas e encontros

Projetos aprovados incluem reforço à ESURB

por Gissele Niza publicado 09/09/2025 12h20, última modificação 09/09/2025 12h20
Projetos aprovados incluem reforço à ESURB

Foto: Reprodução internet

Por Gissele Niza


A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em sessão ordinária desta terça-feira (9/09), 13 projetos de Lei e de Resolução. O principal destaque foi o Projeto de Lei nº 168/2025, de autoria do Executivo, que autoriza o aumento de capital da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização – ESURB, no valor de até R$ 17 milhões.

O aporte tem como finalidade sanear a empresa, garantindo condições de trabalho mais eficientes por meio da aquisição de novos maquinários e equipamentos, além de permitir acordos de quitação de débitos não tributários e a criação do Serviço Público Municipal de Loteria, como fonte adicional de capitalização. Também foi autorizada a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente, no valor de R$ 2 milhões, proveniente do superávit financeiro de 2024.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Martins (PP), ressaltou a relevância da matéria. “O prefeito encaminha um projeto muito importante, porque a ESURB é uma empresa que ao longo das décadas contribuiu para o desenvolvimento de Montes Claros. Nós vereadores e vereadoras votamos e aprovamos em regime de urgência, por entendermos que a Câmara Municipal faz parte desse processo. Recuperando a Esurb, recuperamos essa engrenagem fundamental que é a administração da cidade”. Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial.


Homenagens e honrarias

Foram aprovados quatro projetos de resolução de caráter honorífico. O vereador Odair Ferreira (União) apresentou o Projeto de Resolução nº 58, que concede o Título de Cidadão Honorário ao Major BM Norton Ornelas Prates. Já o vereador Soter Magno (PSD) foi autor do Projeto de Resolução nº 59, que homenageia o Conselho Regional de Administração com a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) teve aprovado o Projeto de Resolução nº 60, concedendo a mesma honraria ao Centro de Oftalmologia do Norte de Minas. Por sua vez, o vereador Eduardo Preto (Pode) apresentou o Projeto de Resolução nº 61, que concede a Medalha de Mérito Ecológico “José Gonçalves Ulhôa” ao senhor Marcelo Machado Condé, in memoriam.


Denominação de vias e espaços públicos

Na pauta também foram aprovadas diversas matérias de denominação. O vereador Marlus do Independência (PSD) foi autor de quatro projetos: o Projeto de Lei nº 136, que denomina rua José Gonçalves de Freitas, no bairro Vila Real; o Projeto de Lei nº 137, que denomina a rotatória Natalino Borges de Carvalho, no bairro Independência; o Projeto de Lei nº 138, que denomina a praça Valdete Fernandes de Souza, no bairro Acácias; e o Projeto de Lei nº 145, que denomina a rotatória José Alberto de Souza, no bairro Interlagos.

O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) foi autor de dois projetos: o Projeto de Lei nº 139, que altera a Lei 5.847/2025 para denominar rua Ulisses Alves Ribeiro, no bairro Santo Antônio, e o Projeto de Lei nº 152, que denomina rua Elias Rodrigues Xavier, no bairro Amazonas. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou ainda o Projeto de Lei nº 140, que denomina a Unidade de Saúde Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo), no distrito de Nova Esperança. Já o vereador Igor Dias (PRD) foi autor do Projeto de Lei nº 159, que denomina a Concha Acústica Marina Lorenzo Fernandez, no bairro Morada do Sol.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Antecipação do 13º e políticas sociais marcam a sessão da Câmara

por Gissele Niza publicado 09/09/2025 12h29, última modificação 09/09/2025 12h29

Por Gissele Niza

 

Na sessão desta terça-feira, a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou onze requerimentos, abrangendo desde a valorização dos servidores públicos e políticas sociais até melhorias em infraestrutura e meio ambiente. O vereador Wilton Dias (Avante), por meio do requerimento nº 556, solicitou ao prefeito Guilherme Guimarães (União) a viabilidade de antecipar 50% do décimo terceiro salário dos servidores municipais para o mês que antecede o aniversário, garantindo maior planejamento financeiro aos trabalhadores. Também nesta linha de gestão, o vereador Eduardo Preto (Pode) apresentou o requerimento nº 561, encaminhando ao Executivo e à Procuradoria-Geral do Município um anteprojeto de lei que trata da isenção ou anistia de multas aplicadas a estabelecimentos comerciais e ambulantes durante a pandemia da Covid-19, medida que busca reparar os impactos econômicos do período. Já o vereador PC Landim, através do requerimento nº 562, solicitou providências para a estruturação e fortalecimento da Coordenadoria de Emprego e Renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, como forma de ampliar oportunidades para a população.

Políticas sociais e ambientais

A pauta também contemplou projetos de caráter social. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) apresentou o requerimento nº 559, solicitando a realização do Plano Municipal de Enfrentamento da Miséria, em consonância com o Plano Minas Sem Miséria, com participação popular e acompanhamento da Câmara Municipal. Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) teve aprovado o requerimento nº 563, que pede ao Executivo a adoção de medidas para garantir o direito dos animais comunitários a permanecerem em espaços públicos, com fornecimento de água e alimento, em conformidade com a legislação estadual vigente.

Infraestrutura e mobilidade urbana

A sessão também foi marcada por pedidos voltados à infraestrutura. O vereador Marcos Nem (Pode), por meio do requerimento nº 555, pediu agilidade da MCTrans na instalação de placas indicativas no trajeto entre o distrito de Nova Esperança e a comunidade de Calhau. O vereador Igor Dias (PRD) apresentou o requerimento nº 560, solicitando a continuidade do asfaltamento da rua Vinte e Sete e da avenida Maria José Nunes, no bairro Jardim Primavera. Já o vereador Daniel Dias (PCdoB) protocolou o requerimento nº 564, pedindo a instalação de dois redutores de velocidade na avenida São Judas, atendendo à solicitação da comunidade local.

Além disso, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou o requerimento nº 553, solicitando a manutenção e recuperação da praça Itapetinga, no bairro Alto São João, com possibilidade de instalação de uma academia ao ar livre. O vereador Soter Magno (PSD) foi autor do requerimento nº 554, pedindo a revitalização da área verde na entrada do bairro Jardim Liberdade. E a vereadora Carol Figueiredo (PL) apresentou o requerimento nº 558, para que seja notificado o proprietário de um lote na avenida Dr. Sidney Chaves, no bairro Vila Regina, atualmente em abandono e sendo utilizado para descarte irregular de resíduos.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Vereadores pedem ações por emprego e mobilidade

por Cristine Antonini publicado 11/09/2025 10h05, última modificação 11/09/2025 10h07
Vereadores pedem ações por emprego e mobilidade

Foto: Ilustração Internet

 Por Christine Antonini

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/9), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou cinco requerimentos de vereadores. Entre eles, está a proposta do vereador PC Landim (Avante), que solicita ao Executivo a criação de uma plataforma digital para intermediação de vagas de emprego, conectando trabalhadores e empresas no município.

Segundo Landim, a ferramenta pode fortalecer as políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Montes Claros. “É fundamental que o Executivo assuma o protagonismo na adoção de medidas que ampliem as oportunidades de geração de emprego e renda, especialmente em um cenário constante de transformações no mercado de trabalho”, afirmou.

Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), reitera o pedido de recapeamento asfáltico da avenida Olímpio Teixeira Guimarães, no bairro Morada do Parque. Segundo o parlamentar, a via apresenta trechos bastante danificados devido a obras da Copasa, comprometendo a mobilidade urbana e a segurança dos moradores.

O vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou a instalação de dois redutores de velocidade na Rua Manoel Bandeira, no bairro Planalto — um próximo à esquina com a rua Geraldo Alves Pereira e outro próximo à rua Luiz Camões. O objetivo é aumentar a segurança de pedestres e motoristas, especialmente por conta do grande fluxo de veículos e da presença de crianças e idosos na região.

Também foi aprovado o requerimento do vereador Ailton do Vilage (MDB), pedindo a implantação de faixas elevadas nas ruas D e G, no bairro Novo Jaraguá, e na avenida Antônio de Freitas, próximo à Paróquia Sagrada Família, no bairro Clarice Ataíde.

A vereadora Ceci Protetora (PRD), por sua vez, solicitou à Prefeitura que passe a emitir cartões de vacinação para os animais imunizados durante as campanhas antirrábicas promovidas pelo município.

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Agenda da semana com homenagem e reunião ordinária

por rayhannetallis@gmail.com publicado 12/09/2025 15h13, última modificação 12/09/2025 15h13

A Câmara Municipal de Montes Claros promove, na próxima semana, uma sessão especial de homenagem para a entrega da Placa “Alferes José Lopes de Carvalho” ao Sicoob Credinor, em celebração aos seus 40 anos de existência. O evento será realizado na segunda-feira (15/09), às 19h, no plenário da Casa.

A homenagem é uma iniciativa do vereador Wilton Dias (Avante), em reconhecimento aos serviços prestados pela cooperativa ao longo de sua trajetória.

Já na terça-feira (16/09), às 7h45, será realizada a reunião ordinária da Câmara Municipal.

Os eventos terão transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 5.3, e pelo YouTube (/tvcamaramontesclaros).

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

40 anos de história: Câmara celebra o Sicoob Credinor

por Gissele Niza publicado 16/09/2025 10h51, última modificação 16/09/2025 10h51

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta segunda-feira (15/09), sessão especial para celebrar os 40 anos do Sicoob Credinor, ocasião em que foi entregue a Placa “Alferes José Lopes de Carvalho”, uma das mais importantes honrarias do Legislativo. A solenidade reuniu autoridades, dirigentes, cooperados e colaboradores da instituição, reconhecendo a sua trajetória de quatro décadas dedicadas ao fortalecimento econômico e social do Norte de Minas e regiões vizinhas.

O autor da proposição, vereador Wilton Dias (Avante), ressaltou que a entrega da homenagem representa o reconhecimento da sociedade montes-clarense a uma instituição que nasceu do sonho de um grupo de produtores rurais e se tornou símbolo de inclusão e prosperidade. Ele destacou que, ao longo dos anos, o Sicoob Credinor consolidou-se como a principal cooperativa de crédito da região, com 28 cidades atendidas, 35 agências em funcionamento e mais de 40 mil cooperados.

Para o parlamentar, trata-se de uma história construída com seriedade, transparência e compromisso com o desenvolvimento coletivo, que hoje se reflete em milhares de famílias beneficiadas. O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, também destacou a importância do Sicoob Credinor, ressaltando que a cooperativa nasceu da força do campo e se consolidou como uma instituição de confiança, que fortalece a economia e projeta o desenvolvimento da região.

O presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares, lembrou que a história da cooperativa é fruto da união de homens e mulheres que, diante das dificuldades econômicas da década de 1980, souberam aliar coragem, fé e trabalho para transformar sonhos em realidade. Ele fez menção especial aos pioneiros Jairo Ataíde Vieira, Henrique Veloso Neto e Heli Penido, cujas lideranças foram decisivas para a fundação da instituição. Ao relembrar os desafios enfrentados, Colares afirmou que cada etapa vencida foi sustentada pela lealdade dos cooperados e pela confiança no cooperativismo como caminho para a superação das adversidades.

Na mesma oportunidade, o dirigente ressaltou a importância da modernização da cooperativa, da expansão territorial para Minas Gerais e Bahia, da abertura de agências digitais e da criação da Fundação Credinor, em 2016, voltada ao desenvolvimento social e educacional. Ele enfatizou que cada conquista registrada ao longo desses anos nasceu do esforço dos 360 colaboradores, que fazem da Credinor um espaço de pertencimento e orgulho. Para Colares, o maior legado da instituição está na transformação da vida das pessoas, na geração de oportunidades e na esperança cultivada em cada comunidade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Martins (PP), encerrou a solenidade lembrando que homenagear o Sicoob Credinor é reconhecer uma contribuição histórica, que ultrapassa o setor financeiro e impacta diretamente a vida de milhares de cidadãos.

Quatro décadas de história e inovação

Fundado em 1985, em Montes Claros, por um grupo de 76 pioneiros, o Sicoob Credinor nasceu para oferecer crédito acessível, fomentar a produção rural e gerar prosperidade regional. A inauguração oficial ocorreu em julho de 1986, e a instituição integrou o grupo das primeiras cooperativas de crédito de Minas Gerais, responsáveis pela criação da Crediminas, cooperativa central que se tornaria referência nacional no setor.
A trajetória de crescimento incluiu a adesão ao Sicoob Confederação, em 2001, e a conquista da livre admissão de associados em 2007, o que permitiu atender a todos os segmentos da sociedade, ampliando o alcance do cooperativismo de crédito. Sob a presidência de Dario Colares desde 2011, a Credinor vive uma fase de expansão e modernização, com destaque para a criação da Fundação Credinor, investimentos em tecnologia, governança e ações de impacto social.

Hoje, consolidada como uma das maiores cooperativas do Sistema Sicoob, a Credinor reúne mais de 40 mil cooperados, 360 colaboradores e 35 agências em Minas e na Bahia. A instituição reafirma diariamente sua essência de conectar pessoas, promover justiça financeira e impulsionar o desenvolvimento das comunidades.

Celebrar os 40 anos do Sicoob Credinor é reconhecer não apenas a solidez de uma cooperativa financeira, mas a força de um projeto coletivo que nasceu no Norte de Minas e se tornou orgulho regional e referência nacional em cooperativismo.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Vereadores aprovam novos projetos em plenário

por Gissele Niza publicado 16/09/2025 11h10, última modificação 16/09/2025 11h10

Por Rayhanne Tallis

 

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (16/09), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou três projetos que destacam o papel do Legislativo no reconhecimento de instituições e personalidades que contribuem para o desenvolvimento social e acadêmico da cidade.

Um dos projetos aprovados foi o Projeto de Resolução nº 62/2025, de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que concede a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho ao Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (CACYRO), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em reconhecimento à sua atuação destacada no ambiente universitário e na promoção de iniciativas voltadas à comunidade.

Também foi aprovado o Projeto de Resolução nº 63/2025, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que concede o Título de Cidadão Benemérito a Frederico Veloso Rocha, em homenagem pelos relevantes serviços sociais prestados à população de Montes Claros e da região.

Por fim, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 167/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 5.453/2022, que transfere a declaração de utilidade pública da Associação Bora Viver e para a Associação Amor Down, instituição que desenvolve importante trabalho em defesa dos direitos e da inclusão de pessoas com síndrome de Down na cidade.

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara solicita espaço adaptado para crianças com TEA na decoração natalina

por Gissele Niza publicado 16/09/2025 11h35, última modificação 16/09/2025 11h40
Câmara solicita espaço adaptado para crianças com TEA na decoração natalina

Reprodução internet

Por Arthur Amorim Jr.

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante a reunião ordinária desta terça-feira (16/9), 11 requerimentos. As propostas refletem demandas da população e abordam temas como infraestrutura urbana, mobilidade, valorização social e esporte. Entre os requerimentos aprovados está o do vereador Eduardo Preto (Pode) que solicita que a ornamentação natalina da cidade neste fim de ano inclua espaços adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O parlamentar argumenta que a magia do Natal deve alcançar a todos, sem exceção. “Adaptar parte da decoração para o público com TEA não só garante que essas crianças possam vivenciar esse momento especial com conforto e segurança, como também promove a interação e o acolhimento de suas famílias.”

Servidor público

O vereador Wilton Dias (Avante) apresentou requerimento solicitando providências necessárias para que o município promova a adesão a uma plataforma de Bem-estar Corporativo, voltada aos seus servidores, com a finalidade de disponibilizar ferramentas e recursos que favoreçam a saúde física e mental.

Esporte

No setor de esporte, o pedido do vereador PC Landim (Avante) foi pela inclusão do Jiu-Jitsu como modalidade esportiva nas escolas municipais.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, quatro requerimentos foram aprovados, como o do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que solicita da gerência da Regional da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), a ligação das redes elétrica, de água e esgoto na área que está sendo regularizada através da REURB, no bairro Cidade Industrial.

Já o pedido da vereadora Graça da Casa do Motor (União) foi pela reforma geral do calçadão da Praça de Esportes (Calçadão Conrado Pereira), situado em frente às bancas de comércio e em torno da praça.

A reivindicação da vereadora Carol Figueiredo (PL) foi pela notificação do proprietário do lote na Avenida Ipanema, esquina com a Avenida Feliciano Martins de Freitas, no bairro Vila Regina, que atualmente se encontra em estado de abandono e tem sido utilizado como ponto de descarte irregular de resíduos de diversos tipos.

Sobre a situação de abastecimento de água, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) solicitou uma nova caixa d’água para a comunidade rural de Santa Rosa de Lima.

Trânsito

Em relação ao trânsito local, o vereador Odair Ferreira (União) também solicitou estudo de viabilidade técnica para a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na rua Lagoa Comprida, nº 685, bairro Carmelo, em frente ao CEMEI Professora Ana Lúcia Mota.

Audiência e moção

Os vereadores aprovaram ainda duas audiências públicas e uma moção de apoio. A primeira, de autoria das Comissões de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, e Legislação, Justiça e Redação, que seja transformada a Reunião Ordinária do dia 02 de outubro de 2025 (quinta-feira) em Audiência Pública a ser realizada às 08:00 horas, que "Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Montes Claros para o período de 2026 a 2029 e dá outras providências."

A segunda, de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), é de que seja transformada em Audiência Pública a reunião ordinária do dia 09 de outubro do corrente ano, às 9 horas. Tendo como pauta: A grave situação enfrentada pela população carcerária atualmente custodiada no Presídio Regional desta cidade - especialmente no Pavilhão H, ocupado pela comunidade LGBTQIAPN+.

Enquanto a solicitação do vereador Igor Dias (PRD) foi pela manifestação de apoio e reconhecimento aos policiais militares integrantes do 10º BPM/66ª Cia, que atuaram em ocorrência registrada no dia 28 de julho de 2025, no Montes Claros Shopping.


______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br 

 

Câmara de Montes Claros promove duas audiências públicas e três sessões especiais

por Cristine Antonini publicado 19/09/2025 10h12, última modificação 19/09/2025 10h12

Por Christine Antonini

A Câmara Municipal de Montes Claros terá agenda movimentada na próxima semana, com eventos que vão desde sessão legislativa e audiências públicas até solenidades de homenagem a personalidades e instituições relevantes para o município.

A programação começa na terça-feira (23/9), às 7h45, com a realização de sessão ordinária. Estão pautados cinco projetos – todos de autoria dos vereadores, reforçando a atuação do Legislativo nas discussões sobre temas de interesse da comunidade.

Na quarta-feira (24/9), às 19h, será realizada a entrega da Placa de Prata “Alferes José Lopes de Carvalho” ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A honraria celebra os 60 anos de fundação do curso, um dos mais tradicionais da instituição e referência regional na formação de profissionais da área jurídica.

Na quinta-feira (25/9), também às 19h, a Câmara prestará homenagem ao religioso Cônego Michel Júnior Valério, O.Praem, com a entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros. Membro da Ordem Premonstratense, o homenageado é presidente da Clínica Solidária da Rosa Mística e administrador da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, sendo reconhecido pelo trabalho social e religioso desenvolvido na cidade.

A sexta-feira (26/9) será dedicada à transparência e ao controle social, com a realização de duas audiências públicas. A primeira acontece às 8h e a segunda às 9h, ambas para a Prefeitura de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde apresentarem a prestação de contas do 2º quadrimestre do exercício de 2025 – momento importante para que a população e os parlamentares acompanhem a aplicação dos recursos públicos.

Encerrando a semana, na sexta-feira, 27, às 19h, será realizada a entrega da Medalha de Mérito Ecológico José Gonçalves Ulhôa aos familiares do engenheiro florestal Marcelo Machado Condé. A homenagem reconhece o legado deixado por Condé na área ambiental, com relevantes serviços prestados à preservação e recuperação do meio ambiente na região.

Confira a agenda completa <AQUI>

 

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Setembro Vermelho e saúde da mulher: Câmara aprova novas políticas públicas

por Cristine Antonini publicado 23/09/2025 11h04, última modificação 23/09/2025 11h04

Por Christine Antonini

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante sessão legislativa realizada nesta terça-feira (23/9), cinco projetos de autoria dos vereadores da Casa. As propostas abrangem áreas diversas como saúde, cidadania e valorização de entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento social do município.

Entre os projetos aprovados, está o de n°157/2025 de iniciativa da vereadora Carol Figueiredo (PL), que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e Menopausa. A proposta visa garantir ações de saúde voltadas a essa fase específica da vida da mulher, promovendo cuidado integral, informação e acolhimento.

“Queremos que os atendimentos sejam humanizados e de qualidade, garantindo as mulheres assistência e amparo à saúde física e mental. Com aprovação desta pasta que sejam realizadas campanhas, seminários ou palestras sobre o climatério e menopausa, envolvendo a conscientização sobre os sintomas, exames diagnósticos e orientações”, pontuou a vereadora.

Também foram aprovadas homenagens a cidadãos que se destacaram por suas contribuições à cidade. O primeiro concede Título de Cidadã Honorária de Montes Claros à professora Maria Ivanilde Pereira Santos – a iniciativa é do vereador Edson Cabeleireiro (PV).

De autoria do vereador Marcos Nem (Pode), foi aprovado o projeto que concede Título de Cidadão Honorário ao desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Outra iniciativa aprovada, do vereador Daniel Dias (PCdoB), foi o projeto n°116/2025 que destina Título de Utilidade Pública para o Instituto Mãos que Salvam, entidade que atua em ações sociais e de saúde. Com a aprovação, a organização poderá pleitear recursos públicos e ampliar seu alcance junto à população vulnerável.

Fechando a pauta, os vereadores aprovaram a criação do Setembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares e à promoção da cultura da cardioproteção. A proposta do vereador PC Landim (Avante) prevê a realização de campanhas educativas e atividades voltadas para a saúde do coração ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde cardiovascular.

“É importante inserir no debate público a utilização do desfibrilador externo automático em espaços coletivos e eventos públicos e privados. Seu uso precoce pode aumentar em até 70% as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória, conforme evidências científicas. Assim, a Lei prevê a promoção de discussões e audiências públicas sobre sua viabilidade em Montes Claros, de forma responsável e articulada com a realidade local”, justificou o vereador. 

 

______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br 

 

Vereadores aprovam medidas para ampliar acesso à água, esgoto e infraestrutura básica

por Gissele Niza publicado 23/09/2025 11h20, última modificação 23/09/2025 14h40
Vereadores aprovam medidas para ampliar acesso à água, esgoto e infraestrutura básica

Reprodução internet

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, na sessão desta terça-feira (23/9), 12 requerimentos e uma moção, que abrangem desde demandas históricas de comunidades rurais até projetos de modernização urbana e valorização do servidor público. Os debates revelaram um direcionamento comum entre os vereadores: investimentos em saneamento básico, melhoria de praças e infraestrutura de convivência, além de atenção às áreas de saúde, mobilidade e transporte coletivo.

Água e esgoto

Entre os requerimentos, esteve o da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que pediu a inclusão das comunidades de Planalto Rural, Serra Verde (Mato Seco), Claraval e Palmito no Programa Universaliza Minas da Copasa, garantindo acesso ao abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Na mesma linha, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou a liberação de protocolos de numeração para ligações de luz, água e esgoto em áreas rurais, medida que poderá regularizar e atender comunidades há anos esquecidas.

O vereador Daniel Dias (PCdoB) também reforçou a pauta ambiental, ao requerer medidas urgentes de saneamento e tratamento de esgoto na região do Parque dos Mangues. Para o parlamentar, é inadmissível que em pleno 2025 famílias convivam com esgoto a céu aberto. “Precisamos de planejamento e ação imediata para preservar a saúde da população e o meio ambiente”, disse o vereador.

Praças e espaços públicos

A revitalização e criação de praças foi um dos pontos centrais da sessão. O vereador Eldair Samambaia (PSD) reivindicou a reforma das praças Divino Soares e Santa Terezinha, no distrito de Vila Nova de Minas. Já Soter Magno (PSD) defendeu a construção da praça Alu Marques, no bairro Vila Oliveira, reforçando que os espaços de lazer fortalecem o sentimento de pertencimento e a qualidade de vida da comunidade.

A vereadora Carol Figueiredo (PL) pediu melhorias na infraestrutura da praça “O Nosso Lar”, no bairro São Judas Tadeu, enquanto o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) sugeriu a inclusão de cinco praças no Projeto Conecta MOC, ampliando o acesso à internet gratuita. “As praças não são apenas espaços de lazer, mas de inclusão digital, especialmente para jovens e estudantes”, destacou.

Estrutura institucional e valorização do servidor

O vereador Wilton Dias (Avante) apresentou requerimento voltado aos servidores públicos municipais, propondo a criação de áreas de alimentação e convivência no prédio da nova Prefeitura. Segundo ele, o pedido surgiu de uma mobilização conjunta de trabalhadores das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento. “Nosso objetivo é valorizar quem serve à cidade, oferecendo condições adequadas de descanso e bem-estar”, ressaltou.

Mobilidade e segurança viária

Na área de trânsito, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou estudo de viabilidade para a instalação de redutor de velocidade na rua das Bromélias, no bairro Vitória I, atendendo reivindicação de moradores preocupados com acidentes e excesso de velocidade.


Saúde preventiva e bem-estar animal

Também foi aprovado o requerimento do vereador PC Landim (Avante), que convocou audiência pública para o dia 29 de setembro, a fim de discutir a obrigatoriedade do uso de desfibriladores externos automáticos (DEA) em eventos públicos e privados. A proposta busca salvar vidas diante de emergências cardíacas.

Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) defendeu a proibição do uso de fogos de artifício com estampido em eventos promovidos ou apoiados pelo município, incluindo o Réveillon. A medida visa proteger pessoas idosas, autistas, crianças e animais.

 Transporte público

Por fim, o vereador Rodrigo Cadeirante (União) apresentou Moção de Repúdio contra o Consórcio MOCBUS, devido a reiterados descumprimentos contratuais que, segundo ele, “colocam em risco a integridade física e até a vida dos usuários do transporte coletivo”. A moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Executivo e ao Consórcio.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara celebra início da construção da Arena MOC

por Gissele Niza publicado 24/09/2025 11h47, última modificação 24/09/2025 11h47

Por Rayhanne Tallis

 

Na reunião ordinária dessa terça-feira (23/09), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros discutiram pautas ligadas ao desenvolvimento urbano e às demandas da população, com destaque para a publicação do edital de licitação da Arena MOC, que marca oficialmente o início da construção do novo estádio municipal. A obra, que receberá o nome do ex-prefeito Humberto Souto, promete ser um marco na história do esporte e da infraestrutura da cidade.

O presidente da Comissão de Esportes, vereador Odair Ferreira (União), destacou que a Arena MOC é um sonho antigo da comunidade que finalmente começa a sair do papel. Segundo ele, trata-se da maior obra já realizada na região do Grande Delfino, com impactos diretos no desenvolvimento e na qualidade de vida da população. “É um sonho que deixa de ser apenas expectativa e se transforma em realidade. Um equipamento que representa progresso, oportunidades e orgulho para todos nós”, afirmou Odair.

O vereador Marcos Nem (Pode) também se pronunciou, reforçando a importância da obra para Montes Claros, tanto na valorização do esporte quanto na geração de emprego e renda durante e após a construção. Para o parlamentar, a Arena MOC será um espaço de inclusão e de fomento ao lazer e à prática esportiva, beneficiando jovens atletas e toda a comunidade.
Na mesma linha, o vereador PC Landim (Avante) ressaltou que a construção do estádio simboliza a evolução do esporte na cidade. Ele comemorou o anúncio e frisou que acompanha de perto os avanços de Montes Claros em diversas áreas, reafirmando o papel do Legislativo como parceiro nesse processo de crescimento.

Já o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) cobrou a implantação do programa ConectaMOC em diversas praças da cidade. O projeto prevê a oferta de internet gratuita em espaços públicos, o que, segundo o parlamentar, é essencial para ampliar o acesso digital, fortalecer a educação e promover a modernização de Montes Claros.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Curso de Direito da Unimontes e Centro Acadêmico Cyro dos Anjos recebem homenagem

por Gissele Niza publicado 25/09/2025 09h55, última modificação 25/09/2025 10h00

Por Rayhanne Tallis

 

Na noite desta quarta-feira (24/9), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou Sessão Especial de Homenagem para a entrega da Placa de Prata “Alferes José Lopes de Carvalho” ao Curso de Direito da Unimontes e ao Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (Cacyro).

A proponente da solenidade, vereadora Professora Iara Pimentel (PT), destacou que a faculdade de Direito de Montes Claros se consolidou como uma comunidade dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão no campo das ciências jurídicas. Ela relembrou a trajetória da instituição desde sua fundação em 1965 e ressaltou que o curso possui o selo da OAB, um reconhecimento nacional que atesta a qualidade da formação oferecida.

A parlamentar também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Cacyro, fundado logo após a criação do curso, lembrando que a entidade estudantil se tornou parte essencial dessa história. Ela destacou que o Centro Acadêmico não apenas representa os estudantes, mas também construiu uma tradição de luta em defesa da justiça, da melhoria do ensino público e da valorização da cidadania. Ressaltou ainda a importância do SAJ, criado no âmbito do curso, como serviço que aproximou a universidade da comunidade, oferecendo assistência jurídica e fortalecendo a função social da instituição.

O vice-prefeito Otávio Rocha reforçou que o curso de Direito tem papel central na construção da história e do futuro de Montes Claros. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas para consolidar a faculdade, mas também frisou que, desde o início, a Unimontes foi impulsionada por pessoas sonhadoras e dedicadas, que acreditaram no desenvolvimento da cidade.

Representando os estudantes, Ana Cláudia, do Conselho de Representantes de Turma, afirmou que ao longo de seis décadas o curso formou gerações de profissionais que hoje ocupam funções de destaque no Judiciário, na advocacia e em áreas públicas. Ressaltou que a graduação acompanhou as transformações sociais e tecnológicas, desde os tempos da máquina de escrever até a era digital, preservando, entretanto, a essência de formar cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade.

O presidente do Cacyro, Maurício Gabriel, lembrou o papel histórico da entidade na formação cidadã, na defesa da democracia e na promoção de debates sobre justiça social e direitos. Ele destacou as conquistas coletivas de estudantes, professores e lideranças ao longo dos anos, reforçando que a universidade deve permanecer como espaço de pluralidade, liberdade e responsabilidade social, capaz de transformar realidades e fortalecer a luta por justiça.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, também enalteceu a relevância da homenagem. Ele afirmou que a universidade vive um momento ímpar, recordando que desde 1965 o curso de Direito se tornou referência na formação de profissionais e no fortalecimento do núcleo jurídico da cidade.

Wagner Santiago ressaltou ainda que mais de quatro mil egressos já foram formados pela instituição, muitos deles ocupando cargos de destaque no mercado de trabalho e no setor público. Finalizou agradecendo a homenagem prestada ao curso e ao Cacyro, em reconhecimento a uma história marcada por dedicação e resultados expressivos para Montes Claros e região.

 

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Prefeitura de Montes Claros presta contas do 2º quadrimestre de 2025

por Artur Ferreira de Amorin Júnior publicado 26/09/2025 10h30, última modificação 26/09/2025 10h36

Por Arthur Amorim Jr.


A Prefeitura de Montes Claros apresentou, nesta sexta-feira (26/9), à Câmara Municipal, a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O evento contou com a participação de membros da Secretaria de Finanças e dos parlamentares.

De acordo com os dados apresentados, houve superavit entre a receita geral prevista e a realizada no período, resultado da efetivação de valores relativos a convênios federais e estaduais, além da alienação de bens. A receita realizada foi de R$ 1.370.716.496,00, enquanto a despesa empenhada somou R$ 1.075.373.136,31, gerando um superávit de R$ 295.343.359,69.

Já o déficit orçamentário verificado entre o valor bruto previsto e o realizado está relacionado à não efetivação de receitas correntes e de capital. A receita prevista foi de R$ 2.417.061.700,00, enquanto a realizada atingiu R$ 1.439.935.736,57, resultando em um déficit de R$ 977.125.963,43.

Segundo o secretário municipal de Finanças, William César Rocha, 2025 tem sido um ano positivo para a arrecadação do município, que fechou o quadrimestre com saldo superavitário no orçamento.

Confira alguns números apresentados:

IPTU – Previsão: R$ 110.000.000,00 / Arrecadado: R$ 49.980.635,07

IPVA – Previsão: R$ 120.600.000,00 / Arrecadado: R$ 102.459.331,66

Fundeb – Previsão: R$ 330.000.000,00 / Arrecadado: R$ 175.131.320,45

FNDE – Previsão: R$ 30.150.000,00 / Arrecadado: R$ 17.150.349,85

SUS – Previsão: R$ 436.850.000,00 / Arrecadado: R$ 365.814.341,00

ICMS – Previsão: R$ 255.000.000,00 / Arrecadado: R$ 145.892.844,48

FPM – Previsão: R$ 231.500.000,00 / Arrecadado: R$ 117.914.019,51

_______________________________________

 Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Cônego da Ordem Premonstratense recebe título de cidadão honorário

por Cristine Antonini publicado 26/09/2025 10h36, última modificação 26/09/2025 10h36

Por Christine Antonini

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite da última quinta-feira (25/09), sessão solene para entrega do Título de Cidadão Honorário ao cônego Michel Júnior Valério, da Ordem dos Cônegos Premonstratenses (O. Praem.). A homenagem foi proposta pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade montes-clarense, especialmente nas áreas social e religiosa.

O plenário da Casa Legislativa ficou lotado, contando com a presença de membros da comunidade Rosa Mística, religiosos, sacerdotes e representantes da sociedade civil. Durante a solenidade, a vereadora autora da homenagem destacou o papel fundamental que o cônego Michel exerce na promoção da dignidade humana, no cuidado aos mais necessitados e no apoio a projetos sociais voltados ao bem-estar da população.

“O cônego Michel tem contribuído de forma significativa para nossa cidade, tanto na dimensão religiosa quanto social. É uma honra para nós reconhecê-lo como um verdadeiro cidadão montes-clarense”, afirmou a vereadora Maria Helena.

Atualmente, o cônego Michel é presidente da Clínica Solidária da Rosa Mística e administrador da Paróquia Rosa Mística, ambas localizadas em Montes Claros. Sua atuação é marcada pelo compromisso com causas sociais, pelo acolhimento espiritual e pelo fortalecimento dos laços comunitários.

O professor e ex-sacerdote Geraldo Magalhães Zuba também participou da cerimônia e ressaltou a relevância da homenagem concedida pelo Legislativo municipal. “Ser padre é anunciar a redenção. O cônego Michel é um verdadeiro cavalheiro de Nossa Senhora. Homem sem preconceitos, que não faz distinção de classe social. Com sua simpatia, conquista a todos, levando fé. Ele é um premonstratense autêntico”, declarou Zuba.

Natural do município de Contagem (MG), cônego Michel Júnior Valério chegou a Montes Claros em 2007. Ingressou na Canonia Premonstratense da cidade, onde fez seus primeiros votos religiosos em 2010 e os votos perpétuos em 2013. Foi ordenado diácono neste mesmo ano, no Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto. Possui o título de Mestre em Formação Sacerdotal e Religiosa pela Pontifícia Universidade de Roma.

Em seu discurso de agradecimento, o homenageado expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento. “Receber hoje o título de cidadão honorário de Montes Claros é um acontecimento que marca um ciclo importante em minha vida. Na dinâmica da vida religiosa, não importa o lugar, a situação ou o momento; importa estar inteiro onde formos enviados. E assim eu fiz, estando inteiramente aqui. Em pouco tempo, encontrei um povo acolhedor, de sotaque mineiro/baiano, de coração largo e afetuoso na generosidade. Tenho orgulho de dizer que vivi parte da minha vida em Montes Claros”, destacou o cônego Michel.

Representando a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI) e a Casa Santa Bernadete, o empresário Newton Figueiredo ressaltou a importância dos serviços prestados pela Clínica Solidária Rosa Mística, que oferece atendimentos médicos gratuitos e acolhimento à população mais vulnerável.

Já o cônego Hamilton Trindade, também pertencente à Ordem Premonstratense, lembrou a contribuição histórica da congregação para o desenvolvimento do município:

“Foram os premonstratenses que trouxeram para Montes Claros o primeiro jornal, o futebol e a construção da igreja catedral. A vida que temos hoje em nossa cidade é, em grande parte, graças a essa ordem. E o cônego Michel é o responsável por dar continuidade a esse trabalho”, concluiu Trindade.

______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Prestação de contas da saúde destaca eficiência no uso dos recursos públicos

por Gissele Niza publicado 26/09/2025 11h23, última modificação 26/09/2025 11h23

Por Gissele Niza


A economia de recursos aliada à ampliação da assistência foi o principal destaque da audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (26/9), no plenário da Câmara Municipal, para apresentação do segundo Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior: maio, junho, julho e agosto de 2025.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, a gestão tem conseguido reduzir despesas sem comprometer a qualidade dos serviços.
“Estamos cumprindo uma obrigação legal e apresentando os dados de desempenho da saúde no quadrimestre. O relatório mostra que crescemos em nossa capacidade de assistência, melhorando o atendimento em cirurgias, exames e consultas, e tudo isso com economia de recursos”, destacou.

Ele ressaltou que em 2024 o município aplicou quase 30% dos recursos próprios na saúde, enquanto no segundo quadrimestre de 2025 esse percentual caiu para 21%. “Conseguimos aumentar a eficiência no atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir o custo operacional. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, garantindo que os recursos cheguem de forma efetiva e que o cidadão seja atendido em suas necessidades”, completou.

Transparência e obrigação legal

A prestação de contas quadrimestral integra os instrumentos de gestão do SUS, previstos na Lei nº 141/2012, ao lado do Plano Municipal de Saúde, da Programação Anual de Saúde e do Relatório de Gestão Anual. Além de atender à exigência legal, o relatório mostra como os recursos foram aplicados e quais ações resultaram em benefício direto para a população.

De acordo com a apresentação do coordenador de informações de saúde, Frederico Drumond, a receita total da saúde no período foi de R$ 624.920.450,91. Os investimentos hospitalares e ambulatoriais somaram R$ 166.790.557,12, sendo R$ 76.378.470,94 destinados à Santa Casa, R$ 41.871.397,29 ao Hospital Dílson Godinho, R$ 16.098.820,71 ao Aroldo Tourinho, R$ 4.735.420,50 ao Hospital Universitário Clemente de Faria e R$ 27.706.447,68 ao Hospital Mário Ribeiro. Também foram repassados R$ 575.000,00 à Apae, R$ 67.249,27 à Fundação Clarice Albuquerque e R$ 57.683,43 ao Capelo Gaivota. Outros investimentos incluíram R$ 1.449.963,65 em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), R$ 4.381.645,72 em Assistência Farmacêutica, R$ 2.024.757,55 em laboratórios de análises clínicas e R$ 1.097.806,25 em consultas e exames com tabela diferenciada


Atendimentos


Na atenção primária foram registrados 1.742.730 atendimentos; na saúde bucal, 375.010; no Programa Melhor em Casa, 11.326; Saúde da Mulher, 11.456; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), 28.355; Pronto Atendimento Dr. Alpheu de Quadros, 173.505; UPA Chiquinho Guimarães, 182.802; Policlínica Dr. José Carlos do Espírito Santo, 11.746; e Policlínica Ariosto Corrêa Machado, 6.983. Também foram realizadas 776 castrações de animais, 3.601 atendimentos pela Vigilância Sanitária e 3.951 consultas especializadas na Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atenção Especializada (SAE), além de 898 exames de hanseníase, leishmaniose e CDRL no SAE ampliado.
A audiência contou com a presença dos vereadores, técnicos e assistentes da Secretaria Municipal de Saúde. O público acompanhou a sessão de forma presencial e remotamente, pela TV Câmara e pelo YouTube.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara terá agenda intensa com sessões especiais e audiências públicas

por rayhannetallis@gmail.com publicado 26/09/2025 17h55, última modificação 26/09/2025 18h16

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros terá uma agenda intensa na próxima semana, marcada por duas sessões especiais e duas audiências públicas, além da reunião ordinária que acontece na terça-feira, às 07h45.

Na segunda-feira (29), às 19h, será realizada uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade e as formas de implantação do uso de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) em eventos públicos e privados realizados em Montes Claros. A iniciativa é de autoria do vereador PC Landim (Avante) e tem como objetivo ampliar a segurança e o atendimento de urgência em locais de grande circulação.

Na terça-feira (30), dando continuidade á agenda do dia, às 19h, haverá sessão especial de homenagem para a entrega da Placa “Alferes José Lopes de Carvalho” ao Conselho Regional de Administração (CRA). A honraria celebra os 60 anos da regulamentação da profissão de administrador e foi proposta pelo vereador Soter Magno (PSD).

Já na quarta-feira (1º/10), ocorrerá sessão especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito ao advogado e empresário Fellipe André Souza Freitas, em reconhecimento à sua atuação e contribuição para o desenvolvimento do município. A homenagem é de iniciativa do vereador PC Landim (Avante).

Encerrando a semana, na quinta-feira (2/10), será realizada uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 162/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) do Município de Montes Claros para o período de 2026 a 2029. O texto é de autoria das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, e traça as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos.

 

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
 www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara homenageia engenheiro Marcelo Condé com Medalha de Mérito Ecológico

por Gissele Niza publicado 29/09/2025 08h55, última modificação 29/09/2025 09h01

Por Rayhanne Tallis

 

Na última sexta-feira (26/09), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou Sessão Especial para entrega da Medalha de Mérito Ecológico José Gonçalves Ulhôa aos familiares do engenheiro florestal Marcelo Machado Condé. A iniciativa foi de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode) e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.

Marcelo Condé é lembrado como um dos maiores técnicos da área ambiental do Norte de Minas. Ao longo de sua carreira, dedicou-se à defesa da justiça ambiental, integrando instituições como IBAMA, CODEMA, COPAM entre outras, liderando importantes iniciativas de preservação. Um dos marcos de sua trajetória foi a construção da sede do Ibama na cidade, erguida sem apoio governamental, fruto de seu esforço e compromisso com a causa ambiental.

O vereador Eduardo Preto ressaltou que, desde o início de seu mandato, tem atuado na conscientização ambiental, especialmente no descarte correto do lixo. Ele lembrou ainda do requerimento de sua autoria para a construção e revitalização do Parque Municipal Engenheiro Marcelo Condé, aprovado por unanimidade pela Câmara, e destacou que acompanha de perto o andamento do projeto com apoio do Executivo. Para o parlamentar, a homenagem expressa a gratidão da cidade a um entusiasta da natureza que, se estivesse vivo, estaria à frente dessa importante conquista para Montes Claros..

O prefeito Guilherme Guimarães (União) destacou que Marcelo sempre se guiou pela ética, pelo respeito e pela moral, dedicando sua vida à cidade. Ele afirmou que os avanços ambientais de Montes Claros só foram possíveis graças ao trabalho do engenheiro.

A esposa, Kenia Cibele, agradeceu pela homenagem e afirmou que Marcelo sempre lutou com paixão pelo meio ambiente, ressaltando que o reconhecimento tem grande valor para a família e que ele estaria feliz em ver o progresso alcançado.

A filha, Marcela Condé, afirmou sentir orgulho da trajetória do pai e destacou que, apesar do pouco tempo de convivência, teve nele o melhor exemplo de vida. O filho, Vitor Augusto Condé, também emocionado, relembrou as memórias e conquistas do engenheiro, destacando o legado deixado para a cidade.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 


Audiência na Câmara propõe instalação de desfibriladores em locais públicos e privados

por Cristine Antonini publicado 30/09/2025 11h14, última modificação 30/09/2025 11h14

Por Christine Antonini

Em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, a Câmara Municipal de Montes Claros realizou audiência pública para debater a obrigatoriedade da presença de desfibriladores externos automáticos (DEA) em locais públicos e privados com grande circulação de pessoas. A iniciativa foi proposta pelo vereador PC Landim (Avante) e reuniu representantes do Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e membros das secretarias municipais de Esporte, Saúde e Aceleração Econômica.

O vereador destacou a importância do tema, afirmando que o objetivo é provocar o Executivo Municipal a elaborar um projeto de lei que torne obrigatória a disponibilização do equipamento em espaços como parques, shoppings, shows e competições esportivas.

“Estamos falando de salvar vidas. O infarto é a principal causa de morte no Brasil, com cerca de 400 mil casos por ano. Em 70% desses casos, a morte ocorre fora do ambiente hospitalar. Ter desfibriladores à disposição pode ser a diferença entre a vida e a morte”, explicou o parlamentar.

Landim ressaltou ainda que, embora a implantação do DEA envolva custos e trâmites burocráticos, o investimento se justifica pela possibilidade de atendimento imediato à vítima, mesmo por pessoas leigas, antes da chegada de equipes especializadas.

Durante a audiência, o médico cardiologista e professor Brendow Ribeiro de Alencar reforçou a urgência do tema, destacando que a parada cardiorrespiratória é uma das principais emergências médicas.

“A cada minuto sem respiração, o paciente perde, em média, um dia de vida. Montes Claros, como polo regional de saúde, precisa ser exemplo e garantir acesso ao DEA como símbolo de respeito à vida”, afirmou.

O cardiologista Daniel Silva Ramos também participou do encontro e compartilhou sua experiência na linha de frente do atendimento a infartos. Ele relatou ter atendido seis casos de parada cardíaca no mesmo dia da audiência, no Hospital Santa Casa de Montes Claros, e destacou o alcance da cidade, que atende pacientes de 86 municípios da região.

Ramos apresentou o projeto-piloto “Linha de Cuidados no Atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio no SUS”, que prevê a implantação de sistemas de telemedicina e tele-eletrocardiograma nas 12 Unidades de Suporte Avançado do Norte de Minas, além do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros.

“O DEA é fundamental porque, a cada minuto sem intervenção, o coração perde 10% da sua capacidade. O custo do equipamento pode variar entre R$ 6 mil e R$ 10 mil, mas o valor da vida é incalculável”, defendeu.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, João Alves destacou os serviços já existentes no município voltado à prevenção e ao atendimento de emergências cardíacas, como a disponibilização do medicamento trombolítico nas bases do SAMU. Ele acredita que a estrutura atual permite avaliar a viabilidade de implantação dos desfibriladores.

Vale lembrar que, por lei, vereadores não podem propor projetos que gerem despesas diretas ao município. Nesse caso, o vereador pode apresentar um anteprojeto de lei ao Executivo, que é responsável por analisá-lo e, se julgar viável, enviar uma proposta oficial à Câmara para votação.

Atualmente, cidades como Belo Horizonte, Sorocaba e Gramado já possuem legislações que garantem a presença de DEAs em locais públicos estratégicos

 

 

_________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

.

Câmara Municipal de Montes Claros aprova 15 requerimentos e dois projetos

por Cristine Antonini publicado 30/09/2025 11h44, última modificação 30/09/2025 11h44

Por Rayhanne Tallis

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (30/9), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 15 requerimentos e dois projetos de resolução. As proposições discutidas contemplam áreas diversas, como educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente e esporte.


Projetos aprovados

Os dois projetos de resolução aprovados são de autoria do vereador Marlus do Independência (PSD). O de resolução nº 66/2025 concede o Diploma de Honra ao Mérito à Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Montes Claros (CAMOC), em comemoração aos cinco anos de funcionamento da instituição, que tem se destacado por sua atuação na melhoria da prestação jurisdicional no município e região.

O segundo, de nº 67/2025, concede o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros a Silvano Tolentino Câmara, também homenageado por sua contribuição relevante à cidade.


REQUERIMENTOS

Entre os 15 requerimentos aprovados, destacam-se temas ligados à valorização profissional, melhorias na infraestrutura urbana e demandas da população por mais qualidade de vida.

O vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou, por meio do requerimento nº 592/2025, a concessão de recesso escolar no mês de outubro para todos os servidores da educação, independentemente do cumprimento de carga horária adicional.

O requerimento nº 605/2025 de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT) encaminha moção de apoio ao Supremo Tribunal Federal e ao Coren, em defesa do piso salarial dos profissionais da enfermagem, com base no INPC.

Infraestrutura e mobilidade

Foram aprovados diversos requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura urbana de Montes Claros. A vereadora Maria Helena Lopes (MDB), por meio do requerimento nº 594/2025, solicitou a doação de um terreno de 520m², localizado no bairro Santa Rita II, para uso da Associação Cultural JABS — Jovens e Adolescentes em Busca de Superação. A proposta visa beneficiar projetos sociais desenvolvidos pela entidade junto à comunidade local.

O vereador Soter Magno (PSD), no requerimento nº 595/2025, propôs a implantação de faixa elevada para pedestres na avenida Doutor João Chaves, em frente à praça Ubaldino Assis, com o objetivo de promover mais segurança viária para a população que circula pela região.

Também foi aprovado o requerimento nº 596/2025, de autoria do vereador Eldair Samambaia (PSD) solicitando a desobstrução e o redimensionamento das galerias pluviais e canaletas localizadas sob o Viaduto Radial Leste, na avenida Dulce Sarmento, entre os bairros Vera Cruz e Vila Ipiranga. A medida busca minimizar alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais na área.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou o requerimento nº 598/2025, no qual solicita a ampliação do programa ConectaMoc, responsável pela oferta de internet gratuita, para as praças públicas e locais onde são realizadas feiras comunitárias, promovendo maior inclusão digital.

Por fim, o vereador Odair Ferreira (União), por meio do requerimento nº 602/2025, pediu o recapeamento asfáltico de duas vias: a rua Aliança, no bairro Santa Lúcia, e a rua Ruy Duarte de Pinto, no bairro Belvedere, visando melhorar as condições de tráfego e segurança para motoristas e pedestres.

Trânsito

A mobilidade urbana também foi pauta. O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União), por meio do requerimento nº 597/2025, solicitou estudo para implantação de faixa elevada na avenida Padre Bretano, bairro Roxo Verde.

Saúde e legislação

O requerimento nº 600/2025, do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), propõe a reabertura do prazo para opção prevista no artigo 6º da Lei Complementar nº45/2014, referente à política municipal de saúde.

Meio Ambiente

O vereador PC Landim requisitou, por meio do requerimento nº 606/2025, maior fiscalização e controle sobre parcelamentos irregulares do solo no município.
Esporte e lazer

O incentivo ao esporte também esteve em pauta. O vereador Igor Dias (PRD), no requerimento nº 603/2025, pediu a construção de um campo gramado no bairro Vila Atlântida. Já o vereador Rodrigo Cadeirante (União) solicitou a cobertura da quadra da Escola Municipal Doutor Mário Tourinho, no bairro de Lourdes (requerimento nº 604/2025).
Reunião Especial

O requerimento nº 593/2025, apresentado pelo vereador Marcos Nem (Pode), transforma a reunião ordinária do dia 16 de outubro em reunião especial, às 14h, para entrega do Título de Cidadão Honorário ao doutor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.

 

 

______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo