Câmara firma Acordo de Cooperação Técnica com o Senado
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros, através do seu presidente, Junior Martins (PP), assinou o acordo de cooperação técnica com o Interlegis, programa do Senado Federal voltado para a integração e modernização do Legislativo brasileiro. O acordo é uma iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com a Escola do Senado, o Interlegis.
O convênio, segundo o presidente da Casa, representa um avanço significativo na qualificação dos servidores e parlamentares, com benefícios diretos para toda a comunidade. Destacou ainda a importância da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros como polo que abrange várias cidades do Norte de Minas. “Este termo de cooperação com o Senado Federal mostra a seriedade da Casa em retransmitir boas ações do Congresso Nacional, em Montes Claros e região.”
A diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes, assinalou que, a partir deste acordo, a casa poderá receber suporte técnico vindo diretamente do Senado, com profissionais capacitados que auxiliarão a tornar o serviço mais acessível, eficiente e Montes Claros e Norte de Minas poderão receber capacitações gratuitas pelo programa. Entre os benefícios, destacam-se o portal modelo, sistemas de apoio ao legislativo e oficinas de capacitação voltadas tanto para os servidores quanto para os vereadores.
O Programa Interlegis, que integra o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), visa apoiar as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas na organização de processos, capacitação de parlamentares e servidores, além de impulsionar a adoção de novas tecnologias.
A adesão ao programa trará para a Câmara Municipal de Montes Claros uma série de ferramentas tecnológicas avançadas, além de capacitações que facilitarão o uso dessas ferramentas, beneficiando também outras áreas relevantes para a gestão legislativa e administrativa, buscando, principalmente, melhorar o fluxo de informações entre legisladores, aprimorar a eficiência das Câmaras e promover a participação cidadã nos processos legislativos.
Este é apenas o começo de um novo ciclo de inovação e modernização para a Câmara Municipal de Montes Claros, que, em breve, contará com novas soluções tecnológicas e oportunidades de capacitação para seus vereadores e servidores.
Sobre o Acordo de Cooperação Técnica
O Acordo de Cooperação Técnica é o contrato utilizado para estabelecer a parceria entre a Câmara Municipal de Montes Claros e o Senado Federal. Após celebrado esse Acordo, a Casa poderá solicitar quaisquer produtos ou serviços do Interlegis, bem como a realização de oficinas e encontros






