Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Setembro Vermelho e saúde da mulher: Câmara aprova novas políticas públicas

Setembro Vermelho e saúde da mulher: Câmara aprova novas políticas públicas

por Cristine Antonini publicado 23/09/2025 11h04, última modificação 23/09/2025 11h04

Por Christine Antonini

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante sessão legislativa realizada nesta terça-feira (23/9), cinco projetos de autoria dos vereadores da Casa. As propostas abrangem áreas diversas como saúde, cidadania e valorização de entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento social do município.

Entre os projetos aprovados, está o de n°157/2025 de iniciativa da vereadora Carol Figueiredo (PL), que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e Menopausa. A proposta visa garantir ações de saúde voltadas a essa fase específica da vida da mulher, promovendo cuidado integral, informação e acolhimento.

“Queremos que os atendimentos sejam humanizados e de qualidade, garantindo as mulheres assistência e amparo à saúde física e mental. Com aprovação desta pasta que sejam realizadas campanhas, seminários ou palestras sobre o climatério e menopausa, envolvendo a conscientização sobre os sintomas, exames diagnósticos e orientações”, pontuou a vereadora.

Também foram aprovadas homenagens a cidadãos que se destacaram por suas contribuições à cidade. O primeiro concede Título de Cidadã Honorária de Montes Claros à professora Maria Ivanilde Pereira Santos – a iniciativa é do vereador Edson Cabeleireiro (PV).

De autoria do vereador Marcos Nem (Pode), foi aprovado o projeto que concede Título de Cidadão Honorário ao desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Outra iniciativa aprovada, do vereador Daniel Dias (PCdoB), foi o projeto n°116/2025 que destina Título de Utilidade Pública para o Instituto Mãos que Salvam, entidade que atua em ações sociais e de saúde. Com a aprovação, a organização poderá pleitear recursos públicos e ampliar seu alcance junto à população vulnerável.

Fechando a pauta, os vereadores aprovaram a criação do Setembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares e à promoção da cultura da cardioproteção. A proposta do vereador PC Landim (Avante) prevê a realização de campanhas educativas e atividades voltadas para a saúde do coração ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde cardiovascular.

“É importante inserir no debate público a utilização do desfibrilador externo automático em espaços coletivos e eventos públicos e privados. Seu uso precoce pode aumentar em até 70% as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória, conforme evidências científicas. Assim, a Lei prevê a promoção de discussões e audiências públicas sobre sua viabilidade em Montes Claros, de forma responsável e articulada com a realidade local”, justificou o vereador. 

 

______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo