Antecipação do 13º e políticas sociais marcam a sessão da Câmara
Por Gissele Niza
Na sessão desta terça-feira, a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou onze requerimentos, abrangendo desde a valorização dos servidores públicos e políticas sociais até melhorias em infraestrutura e meio ambiente. O vereador Wilton Dias (Avante), por meio do requerimento nº 556, solicitou ao prefeito Guilherme Guimarães (União) a viabilidade de antecipar 50% do décimo terceiro salário dos servidores municipais para o mês que antecede o aniversário, garantindo maior planejamento financeiro aos trabalhadores. Também nesta linha de gestão, o vereador Eduardo Preto (Pode) apresentou o requerimento nº 561, encaminhando ao Executivo e à Procuradoria-Geral do Município um anteprojeto de lei que trata da isenção ou anistia de multas aplicadas a estabelecimentos comerciais e ambulantes durante a pandemia da Covid-19, medida que busca reparar os impactos econômicos do período. Já o vereador PC Landim, através do requerimento nº 562, solicitou providências para a estruturação e fortalecimento da Coordenadoria de Emprego e Renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, como forma de ampliar oportunidades para a população.
Políticas sociais e ambientais
A pauta também contemplou projetos de caráter social. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) apresentou o requerimento nº 559, solicitando a realização do Plano Municipal de Enfrentamento da Miséria, em consonância com o Plano Minas Sem Miséria, com participação popular e acompanhamento da Câmara Municipal. Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) teve aprovado o requerimento nº 563, que pede ao Executivo a adoção de medidas para garantir o direito dos animais comunitários a permanecerem em espaços públicos, com fornecimento de água e alimento, em conformidade com a legislação estadual vigente.
Infraestrutura e mobilidade urbana
A sessão também foi marcada por pedidos voltados à infraestrutura. O vereador Marcos Nem (Pode), por meio do requerimento nº 555, pediu agilidade da MCTrans na instalação de placas indicativas no trajeto entre o distrito de Nova Esperança e a comunidade de Calhau. O vereador Igor Dias (PRD) apresentou o requerimento nº 560, solicitando a continuidade do asfaltamento da rua Vinte e Sete e da avenida Maria José Nunes, no bairro Jardim Primavera. Já o vereador Daniel Dias (PCdoB) protocolou o requerimento nº 564, pedindo a instalação de dois redutores de velocidade na avenida São Judas, atendendo à solicitação da comunidade local.
Além disso, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou o requerimento nº 553, solicitando a manutenção e recuperação da praça Itapetinga, no bairro Alto São João, com possibilidade de instalação de uma academia ao ar livre. O vereador Soter Magno (PSD) foi autor do requerimento nº 554, pedindo a revitalização da área verde na entrada do bairro Jardim Liberdade. E a vereadora Carol Figueiredo (PL) apresentou o requerimento nº 558, para que seja notificado o proprietário de um lote na avenida Dr. Sidney Chaves, no bairro Vila Regina, atualmente em abandono e sendo utilizado para descarte irregular de resíduos.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br







