Legislativo concede Diploma de Honra ao Mérito à Camoc
Por Cássia Soares
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (06/11), reunião especial para conceder o Diploma de Honra ao Mérito à Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Montes Claros (Camoc), em comemoração aos cinco anos de atuação no município. A homenagem teve como objetivo reconhecer os serviços prestados pela instituição, que contribui para a melhoria da prestação jurisdicional e o desenvolvimento da cidade. O evento contou com a presença de autoridades políticas, jurídicas e representantes da sociedade civil.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), proponente da honraria, destacou a qualidade do trabalho realizado pela Camoc, enfatizando seu papel como apoio ao Poder Judiciário. “A Camoc vem se destacando não apenas pela qualidade dos serviços que oferece, mas também pela forma humana, empática e responsável com que conduz cada projeto e a relação com seus clientes”, afirmou o parlamentar. Ele ressaltou que a homenagem representa um reconhecimento público a uma trajetória marcada por seriedade, ética e dedicação.
A professora universitária e árbitra Lara Maia Silva Gabrich, estendeu a homenagem aos colaboradores da Camoc e ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho por parte das instituições públicas e privadas. “A existência de uma câmara de resolução de conflitos como a Camoc precisa ser reconhecida, vista, valorizada e plenamente aproveitada. Quando toda essa rede utiliza essa ferramenta com responsabilidade, a cidade inteira se torna mais justa, mais eficiente e mais humana”, destacou Lara.
A presidente da Comissão de Conciliação e Arbitragem da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros, Kelly Graciele Caldeira de Castro, ressaltou que a Camoc representa a realização de um sonho, oferecendo uma oportunidade para que as pessoas encontrem soluções justas para seus conflitos. “Este momento é um ato de reconhecimento e validação de uma instituição que nasceu com o compromisso de promover a cultura da paz, a responsabilidade social e de oferecer novas portas para que a justiça seja mais humana e acessível”, afirmou.
O promotor de Justiça da Comarca de Montes Claros, Felipe Gustavo Gonçalves Caires, também se manifestou sobre a atuação da Camoc, destacando seu papel social ao promover conciliações por meio da comunicação não violenta e da empatia. “Sem amor, sensibilidade e empatia não se resolvem conflitos”, afirmou. Felipe Caires parabenizou a predominância feminina na direção da Camoc e destacou a importância da participação das mulheres nas instâncias do poder público.
Por fim, a diretora executiva da Camoc, Fernanda Pereira, enfatizou o papel fundamental do diálogo promovido pela instituição. “É isso que fazemos todos os dias. Acreditamos na força da escuta e do diálogo para transformar conflitos em oportunidades de crescimento e aprendizagem. Nosso trabalho complementa o papel do Estado e fortalece a cultura da paz e da cooperação”, concluiu a advogada.
A Camoc
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Montes Claros é uma instituição privada, com sede na Rua Tiradentes, 704, Centro, Montes Claros – MG. Sua missão é administrar a resolução de disputas nacionais e internacionais, utilizando mediação, conciliação, arbitragem e outros métodos adequados de tratamento de conflitos, conforme a legislação brasileira e tratados internacionais. A instituição é composta por profissionais especializados, como mediadores, árbitros e conciliadores, que auxiliam as partes envolvidas a encontrar soluções justas e equitativas, promovendo um processo eficiente e menos oneroso para a resolução de disputas.
_____________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br







