Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reivindica gratificação a motoristas de maquinários pesados

Câmara reivindica gratificação a motoristas de maquinários pesados

por Artur Ferreira de Amorin Júnior publicado 11/11/2025 11h15, última modificação 11/11/2025 11h25

Por Arthur Amorim Jr.

Na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou doze requerimentos apresentados pelos vereadores, que tratam de temas relacionados à infraestrutura urbana, trânsito, ações sociais, saúde e direitos do funcionalismo público.

Entre as proposições aprovadas, destaca-se o requerimento da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que solicita a reavaliação do pagamento de gratificação aos motoristas de maquinários pesados da Secretaria de Agricultura. A parlamentar ressaltou que, em razão do período chuvoso, esses servidores correm o risco de perder o benefício por fatores alheios à sua capacidade de trabalho, como as paralisações ocorridas em decorrência das chuvas ou os danos aos equipamentos. Segundo ela, trata-se de um complemento de renda importante, já incorporado ao orçamento familiar desses trabalhadores.

Trânsito

O vereador Igor Dias (PRD) solicitou ao Executivo a apreciação do anteprojeto de lei que “dispõe sobre a isenção do pagamento de multas de trânsito de natureza leve mediante comprovação de doação de sangue”.

Já a vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou requerimento ao Procon Municipal, sugerindo a realização de ações itinerantes nos distritos, previamente agendadas, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do órgão.

Infraestrutura

O setor de infraestrutura urbana foi o mais demandado na pauta desta semana. O vereador Odair Ferreira (União) solicitou a construção de passeio ao longo de toda a Avenida Antônio Manoel Dias (Avenida L), que liga os bairros Delfino Magalhães e Novo Delfino.

O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) requereu à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer a cobertura da quadra da praça João Paulo II, no bairro Antônio Pimenta.

O vereador Sóter Magno (PSD) pediu a instalação de três braços de iluminação voltados para o interior da praça Alu Marques da Fonseca, no bairro Edgar Pereira.

O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou ao Executivo e à Cemig a verificação do contrato de iluminação pública, com o objetivo de viabilizar a extensão da rede trifásica de baixa e média tensão para atender novas demandas do município.

Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) reivindicou a instalação de caçambas públicas para coleta de inservíveis em todos os bairros da cidade.

Saúde

Na área da saúde, o vereador Marcos Nem (Pode) propôs a instalação de uma farmácia no Hospital Alpheu de Quadros, com funcionamento no período noturno, em feriados e fins de semana, com o objetivo ampliar o atendimento à população.
O vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou estudo de viabilidade técnica para a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Correia Machado.

Educação

A vereadora professora Iara Pimentel (PT) apresentou requerimento pedindo a concessão de abono aos profissionais da educação básica, de acordo com o artigo 212-A, inciso XI, da Constituição Federal.

Audiência Pública

Por fim, o vereador Wilton Dias (Avante) solicitou que a reunião ordinária do dia 11 de dezembro de 2025, às 9h, seja transformada em audiência pública para debater soluções para o excesso de fiação elétrica e de telecomunicações nas vias urbanas, que causa poluição visual e riscos à segurança da população.

_____________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo