Parlamento Jovem define propostas na Plenária Regional
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros, por meio da Escola do Legislativo, sediou nessa quarta-feira (13), a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2025 (PJ Minas). O encontro reuniu estudantes de sete municípios do Polo União Norte, entre eles Bocaiúva, Francisco Sá, Janaúba, Luislândia, Mirabela, Montes Claros e São Francisco, com o objetivo de selecionar propostas para a etapa estadual, que será realizada em setembro, em Belo Horizonte.
Nesta edição, o projeto tem como tema central “Juventude e Direitos Culturais”, com debates organizados em três subtemas: Juventude e a Cultura como Direito; Organização das Políticas Culturais e; Participação Social, Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania.
Durante a plenária, os estudantes debateram e votaram propostas dentro desses eixos, que agora seguem para a próxima fase do projeto, na capital mineira, com a participação de representantes de todo o estado.
Representando os estudantes de Montes Claros e Região, João Daniel, aluno do Instituto Federal, destacou a importância do programa. “Foi, sem dúvidas, uma das experiências mais transformadoras da minha vida acadêmica. Mais do que um programa, cada oficina e cada conversa mostraram que a política pode e deve ser uma porta para discutirmos as diferenças. O PJ nos ensinou que os jovens são peças fundamentais da sociedade e que pequenas ideias podem fazer grande diferença. Agradeço pela oportunidade e parabenizo as câmaras municipais pela realização e apoio a esse projeto”.
A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, também expressou gratidão por mais uma etapa concluída. “Fico muito grata pela oportunidade de estar a frente deste polo. Agradeço aos monitores, vereadores, coordenadores, professores, pais e, principalmente, aos alunos que acreditam no projeto. Parabéns a todos os jovens por mais essa etapa. O Parlamento é um desafio e também uma grande oportunidade.”
PROPOSTAS ESCOLHIDAS DE CADA SUBTEMA PARA ETAPA ESTADUAL
1 - A Juventude e a Cultura como Direito
Implementar, nas escolas públicas e privadas, ações educativas e culturais que promovam a diversidade e a aproximação dos jovens com a cultura, incluindo atividades artísticas nas comunidades.
2- A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social
Criar Conselho Municipal de Juventude, onde ainda não exista com a participação ampliada para os jovens, responsáveis por dialogar com o poder público, propor ações culturais e acompanhar a execução de políticas voltadas à juventude, com apoio técnico e financeiro do município.
3- Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
Incentivar a criação manutenção de centros culturais e museus municipais, com programas de educação patrimonial que formem jovens como guias turísticos e promotores da memória local.
Para a edição de 2026, o tema sugerido é: “Juventude e Tecnologia: Tecnologia como objeto de Desenvolvimento e Educação”.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br







