Requerimentos aprovados reforçam transparência, inclusão e investimentos em serviços públicos
Por Gissele Niza
Durante a reunião ordinária desta terça-feira (7/10), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou uma série de requerimentos com foco em temas relevantes para a população, entre eles a convocação de audiências públicas para tratar de assuntos estratégicos, além de proposições voltadas à infraestrutura urbana, saúde, educação e meio ambiente.
O destaque da pauta foi o conjunto de requerimentos voltados à realização de audiências públicas, instrumento de diálogo direto entre o Poder Legislativo e a sociedade civil. O vereador Edson Cabeleireiro (PV), autor do requerimento nº 607, propôs audiência para discutir o zoneamento, a expansão e a zona de amortecimento do Parque Estadual da Lapa Grande, buscando conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento urbano. Já os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Rena de Nova Esperança (União), por meio do requerimento nº 610, solicitaram audiência para o dia 30 de outubro, às 9h, sobre o credenciamento de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência (PCDs).
A vereadora Professora Iara Pimentel (PT), no requerimento nº 618, propôs audiência para o dia 20 de outubro, às 19h, a fim de discutir a responsabilidade social das empresas Cemig e Copasa com a população norte-mineira. Por sua vez, o vereador PC Landim (Avante), autor do requerimento nº 620, solicitou audiência para o dia 12 de novembro, às 19h, destinada a debater a implementação do Programa Bolsa Atleta Municipal, iniciativa que busca incentivar o esporte e apoiar atletas de base da cidade.
Infraestrutura
Na área de infraestrutura urbana, o vereador Ailton do Vilage (MDB), através do requerimento nº 616, solicitou ao Executivo o asfaltamento da Avenida I, no bairro Vilage do Lago I. O vereador Eduardo Preto (Pode), com o requerimento nº 611, pediu a retirada da rotatória do trevo da Sion, com a devida adequação da via para melhorar o fluxo de veículos. Já o vereador Wilton Dias (Avante), por meio do requerimento nº 612, requereu estudo de viabilidade junto à MCTrans para melhorias no transporte coletivo da linha 6604, que atende o bairro Residencial Sul. A vereadora Maria Helena Lopes (MDB), autora do requerimento nº 608, sugeriu a doação de terreno ocioso na Vila Oliveira para construção de um salão de velório comunitário, atendendo antiga demanda dos moradores.
Saúde e assistência
No campo da saúde e assistência, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), autor do requerimento nº 613, apresentou anteprojeto de lei propondo que o município forneça gratuitamente sensores de monitoramento contínuo de glicose a pacientes com diabetes tipo 1, medida que busca melhorar o controle da doença e reduzir internações hospitalares. A vereadora Carol Figueiredo (PL), por meio do requerimento nº 601, solicitou a instalação de oito aparelhos de ar-condicionado na Unidade Básica de Saúde Aliança, no bairro Monte Sião 4, especialmente nos consultórios odontológicos. Já a vereadora Graça da Casa do Motor (União), autora do requerimento nº 609, pediu ao Executivo e à Secretaria de Agricultura novo chamamento público do programa Pró-Água, para contemplar comunidades rurais que ficaram de fora da etapa anterior.
Educação e meio ambiente
Na área da educação e meio ambiente, a vereadora Ceci Protetora (PRD), com o requerimento nº 619, propôs a implantação contínua de conteúdos e práticas de Educação Ambiental em toda a rede municipal de ensino, de forma integrada e permanente.
Entre as matérias de administração pública e gestão de espaços urbanos, o vereador Igor Dias (PRD), autor do Requerimento nº 615, solicitou estudo para implantação de quiosques nos parques municipais, por meio de parceria com a iniciativa privada, sem ônus para o erário.
Homenagens
Também foi aprovada a Moção nº 10 de 2025, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), que presta aplauso ao Sargento Leonard Cristian pelo ato de bravura no salvamento de uma mulher e duas crianças vítimas de ataque de abelhas, reconhecendo o espírito de serviço e coragem do militar. Por fim, os vereadores Maria Helena Lopes (MDB) e Marlus do Independência (PSD), no requerimento nº 614, solicitaram a realização de reunião especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito a Frederico Veloso Rocha, no dia 23 de outubro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br







