Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Obras e CVT são debatidos na Câmara

por Athur Jr publicado 31/08/2022 13h10, última modificação 31/08/2022 13h15

ARTHUR AMORIM

Na sessão ordinária da Câmara de Montes Claros desta terça-feira (30), os vereadores aprovaram seis requerimentos. Dentre eles, o da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que pede a reativação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e que está desativado desde o início da pandemia, em 2020. Localizado na rua Betel, nº 38, Vila Exposição, o CVT é uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros e o Governo do Estado e tem como função qualificar mão de obra para o mercado de trabalho através de cursos de capacitação profissional que são oferecidos periodicamente desde junho de 2009.

Neste período que antecede o período das chuvas em Montes Claros, a grande demanda do Legislativo ficou por conta da área de infraestrutura urbana. Para evitar prejuízos futuros por conta das chuvas e usando aquela máxima “é melhor prevenir do que remediar”, os vereadores Cláudio Rodrigues (Rede), Reinaldo Barbosa (Patriota), Edmilson Bispo (PSD), Júnior Martins (Cidadania) e Igor Dias (União Brasil) solicitaram serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, construções de passeio e rotatória em algumas ruas e bairros do município.

Na rua Principal, do Bairro Edgar Pereira, o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicitou a realização de serviço de drenagem, com a instalação de mais bueiros para facilitar o escoamento e adequação das manilhas para suportar a vazão da água, uma vez que a rua fica alagada na época de chuvas.

Em outro ponto do município, na rua Quincas Souto, na Vila Atlântida, o vereador Reinaldo Barbosa também solicitou a realização da instalação de rede de drenagem pluvial no final. Já na rua 32, no bairro Alto da Boa Vista, além do serviço de drenagem, o vereador Edmílson Bispo solicitou ainda a pavimentação asfáltica daquela via.

Em busca de assegurar a completa mobilidade e garantir a segurança dos moradores do bairro Renascença, o vereador Júnior Martins solicitou a construção de um passeio na avenida Minas Gerais com rua Zélia Maria.

Ainda neste setor de infraestrutura urbanística e como forma de melhorar o acesso à entrada do bairro Jardim Primavera, na altura da BR-251, entrada da Avenida A, o vereador Igor Dias solicitou a construção de uma rotatória naquele local.

 

Assessoria de Comunicação Social

Câmara Municipal de Montes Claros-MG

Telefone: (38)3690-5504 / 5506

E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br  

Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

Professoras recebem título de cidadãs honorárias

por Selma Gonçalves publicado 31/08/2022 11h30, última modificação 31/08/2022 11h39

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (01/09), às 19h30, sessão especial para outorga do título de Cidadãs Honorárias de Montes Claros às professoras Maria da Penha Brandim e Ana Paula Glinfskoi Thé. A homenagem que acontecerá no plenário da Casa legislativa foi proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT).

Ana Paula Glinfskoi Thé é graduada em licenciatura e bacharelado em ciências Biológicas, mestre e doutora em ecologia e recursos naturais, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento social da Unimontes, colaboradora do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais- PPGDS além de coordenadora do laboratório de Educação Ambiental e Ecologia Humana - LEAEH da Unimontes.

Maria da Penha é doutora em língua portuguesa, mestra em língua portuguesa, docente efetiva da Unimontes e coordenadora adjunta do mestrado profissional em letras – PROFLETRAS.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

 Serviço

SESSÃO ESPECIAL: Outorga do Título de Cidadã Honorária de Montes Claros às professoras Maria da Penha Brandim e Ana Paula Glinfskoi Thé

Data: 1º de setembro de 2022 | Quinta-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereadora Professora Iara Pimentel

________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Instituições recebem título de utilidade pública

por Cristine Antonini publicado 31/08/2022 10h17, última modificação 31/08/2022 10h17

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30), todos os projetos da Ordem do Dia. Entre eles estão três propostas que destinam Título Declaratório de Utilidade Pública para associações sem fins lucrativos do município.

O primeiro projeto (n°80/2022) aprovado é de autoria do vereador Edson Pereira (PV) e concede o título declaratório de utilidade pública à Associação Desportiva Vila Luiza. A instituição busca promover o esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com realização de campeonatos no município.

Dois projetos de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), também concedem o título de utilidade pública. O primeiro (nº 82/2022) destina o título para o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, fundado em 2006, com objetivo de pesquisar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e suas ciências e técnicas auxiliares, assim como fomentar a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Montes Claros e da região do Norte de Minas.

O último projeto (n°83/2022), com a mesma proposta dos demais citados, concede o título ao Instituto de Desenvolvimento Educacional Inovação Ambiental e Biopsicossocial.

A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.

REPASSE PARA O VÔLEI

Outro projeto aprovado pelos vereadores, n°85/2022, autoriza o Poder Executivo a firmar parceria e repassar recurso no valor de R$420 mil para Federação Mineira de Voleibol, com objetivo de apoiar a equipe de vôlei adulto masculino nos campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.

De iniciativa da vice-presidente da Casa, vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), o projeto (n°25/2022), concede Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho à Empresa AeC.

EM BLOCO

Entre as propostas aprovadas, nove denominam ruas, praças e rotatórias em Montes Claros – todas foram votadas em bloco. O primeiro (n°76/2022), de autoria do vereador Cláudio Rodrigues, nomeia a rotatória no bairro Barcelona Park como João dos Santos de Abreu (João Galo).

Com a aprovação do projeto n°66/2022, a rua conhecida popularmente como Costa Rica, localizada no bairro lbituruna, fica denominada rua José Linhares Frota Machado – a proposta é do vereador Stalin Cordeiro (Pode). De autoria do vereador Edmilson Bispo (PSD), o projeto (n°70/2022) denomina rua Isaque Alves de Souza, no bairro Novo Delfino – o local é conhecido como rua 55A. No bairro Alto da Boa Vista, a rua conhecida como ‘Doze’, agora terá o nome de Joaquim Gomes de Oliveira – o projeto (n°72/2022) é de autoria do vereador Leãozinho (Patriota).

O projeto (nº 76/2022) de autoria do vereador Edmilson Bispo denomina rua Ilídio Ribeiro da Silva, no bairro Novo Delfino. A pasta (nº 76/2022) nomeia a rua Edgar Custódio, no bairro Nossa Senhora Aparecida – a proposta é de iniciativa do vereador Aldair Fagundes (Cidadania).

Dois projetos de autoria do vereador Marlus do Independência (PT) foram aprovados – o de nº78/2022 denomina rua Maria das Mercês Guedes Paixão, no bairro São Bento. Já o projeto (n°79/2022) nomeia rua Eloi Gonçalves de Freitas, no bairro Independência.

Com aprovação do projeto (n°81/2022), de autoria do vereador Igor Dias (União Brasil), a quadra no bairro Maracanã receberá o nome de Wilson Alves Ferreira.

 

 ________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Comissão analisa projetos de utilidade pública

por Cristine Antonini publicado 26/08/2022 10h26, última modificação 26/08/2022 10h26
Os projetos estão na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária

POR CHRISTINE ANTONINI

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Montes Claros, analisou, nesta quinta-feira (25), 15 propostas que deram entrada na Casa Legislativa. Foram apreciados, projetos de iniciativa do Executivo e dos Vereadores – entre eles, três concedem Título Declaratório de Utilidade Pública para associações do município.

Foram analisados os projetos n°80, n°82 e n°83 – todos concedem título declaratório de utilidade pública. O primeiro, de autoria do vereador Edson Cabeleireiro (PV), concede o título para Associação Desportiva Vila Luiza.

As propostas n°82/2022 n°83/2022 são de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede). O projeto n°82 concede o título ao Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Já a última pasta atribui o título ao Instituto de Desenvolvimento Educacional Inovação Ambiental e Biopsicossocial.

Antes de dar o parecer (legal e constitucional) aos projetos de concessão de utilidade pública, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação reuniu com representantes das associações para conhecer o trabalho desenvolvido por eles, bem como conhecer a real necessidade de cada uma.

A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios. Após o parecer positivo da Comissão, as propostas foram colocadas na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (30/8).

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Comunidade Verbo de Misericórdia celebra 20 anos

por Cristine Antonini publicado 26/08/2022 10h13, última modificação 26/08/2022 10h13

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (25), sessão de homenagem em comemoração aos 20 anos de fundação da Comunidade Católica Verbo de Misericórdia. O evento foi de iniciativa do vereador Júnior Martins (Cidadania) e contou com a participação de fiéis e líderes religiosos.

A Comunidade Católica Verbo de Misericórdia foi fundada no dia 13/05/2002, sob o pontificado do papa João Paulo II, quando sete jovens oriundos do Movimento da Renovação Carismática Católica. Para o proponente do evento, a associação presta um serviço social para o “reino de Deus”.

“Nada mais justo homenagear essa congregação que mostrou seu trabalho principalmente na pandemia do novo coronavírus, levando alimentos e roupas para bairros periféricos. Trabalhar em comunhão e comunidade proporciona um mundo melhor”, enfatizou o vereador Júnior Martins.

A congregação foi fundada por Jorge Luciano Lopes Oliveira e sua esposa, Francielle de Souza Lima. De acordo com o fundador, a Comunidade Católica Verbo de Misericórdia iniciou quando um grupo de jovens recebeu “um chamado de Deus” para realizar um trabalho de evangelização e doação.

“Ao longo destes 20 anos, promovemos centenas de ações, sempre pregando a oração e o bem do ser humano. Nossa associação expandiu e atua em outras cidades do Norte de Minas, como em Janaúba e Riacho dos Machados”, destacou Jorge Luciano.

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara homenageia Comunidade Católica Verbo de Misericórdia pelos 20 anos de evangelização

por Athur Jr publicado 24/08/2022 15h14, última modificação 24/08/2022 15h14

ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (25), às 19:00, sessão especial em homenagem aos 20 anos de Evangelização da Comunidade Católica Verbo de Misericórdia.  A homenagem é de autoria do vereador Junior Martins (Cidadania)

A Comunidade Católica Verbo de Misericórdia foi fundada no dia 13/05/2002, sob o pontificado de João Paulo II, quando sete jovens oriundos do Movimento da Renovação Carismática Católica tiveram um chamado mais profundo a Deus e à sua Igreja.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros .  

 

Assessoria de Comunicação Social

Câmara Municipal de Montes Claros-MG

Telefone: (38)3690-5504 / 5506

E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br  

Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

 

Câmara realiza programação especial em comemoração à Semana Municipal das Artes e Tradições Culturais

por Jerusia Arruda publicado 24/08/2022 10h20, última modificação 25/08/2022 14h06

A programação será realizada no período de 24 a 31 de agosto e homenageia as tradicionais Festas de Agosto e os grupos de Catopês, Marujos e  Caboclinhos de Montes Claros

 


Por JERUSIA ARRUDA

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de Montes Claros inicia uma programação especial em comemoração à “Semana Municipal das Artes e Tradições Culturais”, realizada no período de 24 a 31 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 2.886, de 27/01/2001 (posteriormente alterada pela Lei nº 3.914, de 19/03/2008), a partir do projeto de autoria do então vereador Aurindo Ribeiro.

Durante esse período, a sede da Câmara, na rua Urbino Viana, estará enfeitada com as fitas e estandartes das tradicionais Festas de Agosto, em homenagem aos Catopês, Marujos e Caboclinhos. A decoração é uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, ressalta que esta é a forma de o Legislativo Municipal expressar seu reconhecimento da importância dessa tradição, que faz parte da formação cultural do município. “É também uma manifestação pública do apoio do Legislativo pela valorização e preservação das tradições culturais do Município”, completa.

A homenagem se estende à programação da TV Câmara, que exibirá uma edição especial do programa Câmara Play, com o grupo folclórico Banzé, uma das maiores instituições culturais de pesquisa, preservação e difusão do folclore e das tradições populares brasileiras, e que faz uma trabalho de imersão pelas raízes culturais do Norte de Minas.

A TV Câmara também apresenta um compacto da 181ª edição das Festas de Agosto de Montes Claros, a partir dos registros da fotógrafa Silvana Mameluque.

 

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara aprova piso salarial dos agentes de saúde

por Athur Jr publicado 23/08/2022 12h42, última modificação 23/08/2022 12h42

ARTHUR AMORIM JR.

 Na sessão ordinária da Câmara de Montes Claros desta terça-feira (23) cinco projetos foram votados. Entre eles, o Projeto de Lei Complementar 06/2022, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a regulamentação do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, e Agentes de Combate às Endemias – ACE e Agentes Comunitários de Saúde – PSF.

 De acordo com o projeto, o dinheiro para a remuneração da classe é oriundo de verbas do Ministério da Saúde especificamente para esta finalidade. O reajuste salarial da classe mencionada será de 20% em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, adicional de insalubridade.

Segundo a pasta, a gratificação anual sobre o piso salarial garante dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde (ACS), aos de combate às endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde pública (PSF).

Em relação ao Projeto de Lei nº 53/2022, de autoria do vereador Aldair Fagundes (Cidadania) que dispõe sobre o atendimento prioritário aos advogados que estiverem representando os interesses dos clientes nas instituições que especifica, o executivo vetou e foi acompanhado pelos vereadores. O autor do projeto depois de ouvir o argumento apresentado, concordou com o veto do Executivo.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) apresentou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2022, que altera a redação do artigo 7º, com a criação e a redelimitação de distrito, sobre o eleitorado não inferior a 200 eleitores, existência de povoado com, pelo menos, 50 moradias e escola pública e a demarcação dos limites, obedecido, no que couber, o disposto no artigo 9° da Lei; e o 8º que altera a redação que passa a vigorar com a seguinte redação: a lei de criação do distrito definirá seus limites segundo linhas geográficas que acompanhem, preferencialmente, acidentes naturais e que se situem entre pontos de presumível permanência no terreno e identificáveis em documentação cartográfica oficial, sendo vedada a formação de áreas descontínuas.

 Dois Projetos de Resolução também foram aprovados, o de nº 23/2022, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que concede Título de Cidadão Honorário ao promotor Paulo César Vicente de Lima; e o de nº 24/2022, de autoria: vereador Reinaldo Barbosa (PRB) que concede Título de Cidadão Honorário ao juiz de Direito da comarca de Montes Claros, João Adilson Nunes.

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

Vereadores solicitam melhorias em vias

por Cristine Antonini publicado 23/08/2022 12h11, última modificação 23/08/2022 12h11

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), os vereadores da Câmara de Montes Claros, solicitaram serviço de drenagem, melhorias nas estradas, das estradas rurais antes que inicie o período chuvoso. A pavimentação asfáltica de ruas da área urbana também fez parte dos pedidos.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu reforma da estrada de Canoas, mais precisamente no povoado de “Mata Fome”. De acordo com o parlamentar, a estrada está tão crítica que é impossível o trânsito de carros e ônibus escolares. “Peço ao secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, para verificar a situação e autorizar a ordem de serviço naquela região”, reivindicou o vereador.

Em visita ao bairro Doutor João Alves, o vereador Raimundo do INSS (PDT) ouviu dos moradores as demandas daquele local— uma das principais reivindicações é a falta de pavimentação asfáltica. “São pequenas ruas e becos que precisam de asfalto. Outro problema enfrentado no bairro é a falta da rede de esgoto”, pontuou o parlamentar.

O vereador Elair Gomes (MDB) cobrou o serviço de drenagem no bairro Santa Rita e nas ruas João Pereira Lima e Cláudio Fernando Cadete, no bairro Vera Cruz. “As chuvas estão chegando e toda vez, durante esse período, os moradores desses bairros sofrem com enchentes”, ressaltou Gomes.

Também foi solicitado o serviço de drenagem na rua Quinca Souto no bairro Dona Gregória – a reivindicação é do vereador Reinaldo Carrapicho (PRB). “Através de requerimento, conseguimos que fossem tapados os buracos da via. Mas, nossa preocupação é que o período chuvoso está para chegar, por isso existe a urgência desse serviço”, destacou o vereador.

 

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

TV Câmara apresenta programa especial com o Grupo Folclórico Banzé

por Jerusia Arruda publicado 23/08/2022 12h05, última modificação 23/08/2022 13h40
TV Câmara apresenta programa especial com o Grupo Folclórico Banzé

Foto: Arquivo Banzé

O programa Câmara Play reúne videoclipes e depoimentos emocionantes para contar a história do grupo que é uma das principais referências do país na valorização e preservação da cultura popular e identidade regional

 

 

Por JERUSIA ARRUDA

Na semana dedicada às artes e Tradições Culturais de Montes Claros, realizada no período de 24 a 31 de agosto, o programa Câmara Play da TV Câmara Montes Claros apresenta um especial com o Grupo Folclórico Banzé, uma das maiores instituições culturais de pesquisa, preservação e difusão do folclore e das tradições populares brasileiras, e que faz um trabalho de imersão pelas raízes culturais do Norte de Minas.

O Especial Banzé vai ao ar às 18h desta quarta-feira (24/08), com reprise no mesmo horário ao longo da semana, e conta a história do grupo, que está comemorando 54 anos, através de depoimentos emocionantes, além do videoclipe ‘Festa do Rosário’, gravado em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora e São José, no centro histórico de Montes Claros.

O programa Câmara Play faz parte da programação da TV Câmara e abre espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região.

A TV Câmara Montes Claros transmite no canal aberto digital 5.3 e também pode ser acessada pelo YouTube em:
www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

Sobre o Banzé
O Grupo Folclórico Banzé foi criado no ano de 1968 dentro do Conservatório Estadual de música Lorenzo Fernandez, por iniciativa inovadora da professora Maria José Colares Moreira, que organizou com seus alunos o trabalho de pesquisa de danças e músicas folclóricas, transformando-as em espetáculos.

O grupo – que, inicialmente, chamava-se ‘Bandinha da Zezé’ – tornou-se um grande divulgador das tradições e da cultura brasileira, atuando na pesquisa, preservação e difusão das tradições culturais e folclóricas de diversas regiões do Brasil e, em especial, do Norte de Minas Gerais.

Com o empenho de seus integrantes e a preocupação em garantir a autenticidade das manifestações, os espetáculos foram ganhando, paulatinamente, ano após ano, repercussão e notoriedade nacional e internacional, o que levou o Grupo Banzé a ser representante brasileiro em festivais culturais por diversos países como: Polônia, Bélgica, França, Itália, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Áustria, Argentina, Peru dentre outros.

Em 1980, Zezé Colares foi convidada pelo ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil em Viena, na Áustria, na reunião do Comitê Internacional de Artes e Tradições Populares (IOV), da qual saiu eleita vice-presidente. Na oportunidade, vários países conheceram o seu trabalho com o Grupo Banzé e foram surgindo os convites para o grupo se apresentar também no exterior.

Com um rico trabalho de pesquisa e registro do folclore brasileiro, ao longo de mais de cinco décadas, marcadas pelo trabalho voluntário de seus dançarinos, diretores e músicos, o Banzé conservou a mesma filosofia, promovendo a integração artística do povo com o seu folclore e as suas raízes.

O grupo já foi visto e aplaudido por milhares de pessoas em todo o mundo e conquistou importantes premiações, se tornando uma das principais referências do país na valorização e preservação da cultura popular e identidade regional.

Hoje, aos 54 anos de atuação, sob a direção de Gustavo Colares, neto de Zezé Colares, o Banzé também passou a explorar outras formas de apresentar a sua arte, na fotografia, no cinema e nas artes plásticas, para proporcionar ao público uma experiência única de imersão e interação no mundo do folclore brasileiro.

Zezé Colares
A folclorista e professora de história da música e de piano, Maria José Colares de Araújo Moreira, conhecida como Zezé Colares, fundou o Grupo Folclórico Banzé em 1968 no Conservatório Lorenzo Fernandez, e levou o trabalho do grupo para outros países por meio de festivais de música na Europa e na América Latina.

Zezé foi vice-Presidente do Comitê Internacional de Folclore, com sede na Áustria em 1980; presidente da Comissão de Folclore Hermes de Paula; Sócia Honorária da Academia Montes-clarense de Letras, participou de conferências no Brasil e no Exterior e publicou o livro ‘A criança e o folclore’.

Em 1989, foi premiada pela Direção de Grupo Folclórico no Congresso Internacional de Folclore, durante as comemorações do Bicentenário da Revolução Francesa, na cidade de Chateneuf de Faou.

Junto com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Zezé Colares teve a iniciativa de criar o Centro Tradições Mineiras – Museu do Folclore, que foi inaugurado em 12 de agosto de 1993, como uma extensão da Faculdade de Educação Artística e que abrigou durante anos todo o acervo histórico do grupo e a identidade das tradições do Norte de Minas.

Zezé Colares morreu na madrugada do dia 02 de março de 2020. Ela tinha Alzheimer e morreu por causas naturais aos 88 anos. O legado deixado por Zezé se confunde com a própria identidade norte-mineira e está sendo perpetuado pelo Grupo Banzé, que se renova para manter vivo o sonho de Zezé, e continuar apresentando a riqueza da cultura popular e do folclore brasileiro para o mundo.

________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara reivindica campeonato das categorias de base

por Athur Jr publicado 22/08/2022 14h00, última modificação 22/08/2022 14h00


ARTHUR AMORIM JR.

A falta de investimentos nas categorias de base através de campeonatos municipais de futebol tem afastado os jovens dos campos e impedido o surgimento de novos talentos. O vereador Leãozinho (Patriotas), em seu pronunciamento na tribuna da Casa, cobrou do poder executivo através da Secretaria de Esporte mais investimento nesta categoria com a criação de um campeonato municipal.

Montes Claros é a sexta maior do estado e a capital do Norte de Minas e já marcou a história do futebol brasileiro, com a participação de vários talentos, como Jomar Macedo, Manoelzinho, Manoelito, Dequinha, Valdirzinho, Odair, Bentinho, Cesinha Catopê, Paulão e os mais recentes Nicão e Túlio de Melo. Mas ao longo dos anos, segundo o vereador, houve um desaquecimento na prática do futebol e um desinteresse por parte do poder público e do empresariado local.

Lembrou do Mocão, prometido há mais de cinco décadas, continua na promessa e o único campo para a prática do esporte, é o Estádio Rubens Durães Peres (campo da Liga), que precisa de reformas. “Precisamos de um estádio de futebol. A nossa cidade conta apenas com o campeonato rural, e das 32 equipes existentes só 12 estão investindo nas categorias de base. Se não tivéssemos a Taça Montes Claros e a Copa Drogaria Minas Brasil ficaríamos sem um campeonato para esta classe”, acentuou o vereador Leãozinho.

A expectativa é de que com a recente inclusão do North Esporte Clube, no Campeonato Mineiro da segunda divisão, o futebol volte a despertar o interesse do poder executivo e do empresariado local. Lembrou o vereador que ainda faltam mais de dois anos para o término da atual administração, e a expectativa é de que a sua Secretaria de Esporte dê uma atenção para o futebol, com as melhorias dos campos e da criação do campeonato municipal das categorias de base.

“O esporte é importante para transformar os jovens, tirando-os das ruas e do mundo das drogas e proporcionando um futuro melhor,” concluiu o vereador Leãozinho.

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

Padre Pedro Henrique novo Cidadão montes-clarense

por Selma Gonçalves publicado 22/08/2022 13h30, última modificação 22/08/2022 13h27

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou na sexta-feira (19), sessão especial para entrega de Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Padre Pedro Henrique Nunes Pereira. A homenagem é de autoria do vereador Odair Ferreira (SD). Estiveram presentes autoridades políticas, militares, eclesiásticas além de fiéis, família e amigos do homenageado.

O proponente da homenagem vereador Odair Ferreira (SD) lembrou da trajetória de Padre Pedro ordenado em 2011, passando sete anos como administrador paroquial, na cidade de Coração de Jesus. Após esse período iniciou sua missão pastoral como pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima no bairro Delfino Magalhães em Montes Claros, além de assessor arquidiocesano da pastoral familiar, diretor espiritual do movimento Mães que Oram pelos Filhos.

Tem sido para nossa comunidade um exemplo de pessoa. Com dinamismo e amor leva a mensagem de Jesus não só em palavras, mas também e principalmente com ações e exemplos”, destacou Odair.

O vereador falou sobre o envolvimento e cuidado do padre Pedro Henrique com o evangelho. Durante a fase crítica da Covid, com recursos escassos, reinventou a maneira de evangelizar, bem como a maneira de sustentar a paróquia financeiramente. Ele reanimou a fé da comunidade, realizando celebrações de forma remota, lives, carreatas, visitas com imagem de Nossa Senhora de Fátima aos hospitais e unidades de saúde. Na festa da padroeira, em maio, realizou as barraquinhas drive thru, ideia adotada por outras paróquias da Arquidiocese.

De acordo com Odair, o vigário preparava biscoitos, roscas e doces para serem vendidos e mesmo após as comemorações os pedidos pelos alimentos não pararam: “ Foi assim que nosso mais novo cidadão honorário, para ajudar financeiramente a paróquia, convidou voluntários colocando em prática o projeto de produção e venda de biscoitos e rosquinhas, cocadas, pé de moleque, bombons, bolo de aniversário, tortas e outros alimentos. O projeto que ganhou o nome de “Delícias do Padre”,deu e dá a oportunidade de jovens e mulheres aprenderem uma profissão dando a essas pessoas a oportunidade de renda.

O deputado Arlen Santiago, que foi prefeito em Coração de Jesus, disse ter acompanhado de perto o trabalho do padre Pedro naquele município. Destacou o empenho do religioso no cuidado com a comunidade: “Prova disso é a quantidade de pessoas que admiram seu trabalho. Resultado do bem espalhado por onde passa”, destacou o deputado que elogiou também o trabalho do vereador Odair em prol do social e a proposição de homenagear o padre Pedro Henrique.

Em seu pronunciamento, padre Pedro Henrique destacou a noite como marcante, emocionante e inesquecível: “Cada rosto que aqui estou vendo são pessoas que têm grande importância na minha vida, sabem o que sou, como sou e me aceitam desse jeito. Me acompanham, vibram comigo cada momento da minha vida. É com muita alegria que divido esse momento que é receber o título de cidadão montes-clarense. Em várias ocasiões fui acolhido aqui para o cuidado da saúde, encontro com amigos, parentes e para adquirir conhecimento nos estudos para exercer o melhor que Deus me deu, que é ser servo d'Ele no meu ministério sacerdotal e hoje me adota definitivamente como filho”, disse padre Pedro.

 

_________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

José Moacyr Guimarães recebe título de Cidadão Benemérito

por Selma Gonçalves publicado 19/08/2022 10h33, última modificação 19/08/2022 10h33

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (18), sessão especial para entrega de Título de Cidadão Benemérito ao presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Guimarães Basso. A homenagem foi de autoria da vereadora Maria Helena de Lopes Quadros (MDB). O evento contou com a presença de vereadores, do deputado estadual Gil Pereira (PSD), do vice-prefeito Guilherme Guimarães, representantes da Sociedade Rural de Montes Claros e várias instituições, associações, além de produtores rurais, familiares e amigos do homenageado.

A autora da proposição, vereadora Maria Helena lembrou que reconhecer e apoiar instituições, homens e mulheres que transformam e trazem o progresso para a cidade é uma forma de apoiar, incentivar todos aqueles que trabalham em prol do crescimento e fortalecimento do município. A parlamentar ainda destacou sobre a dificuldade de estar a frente de instituições importantes como a Sociedade Rural de Montes Claros, lembrou a história e o valor do agronegócio na região.

São muitos os desafios e homens corajosos como o Moacyr merecem todo nosso reconhecimento. O agronegócio de Montes Claros nasceu junto com aquela pequena vila e atualmente como nossa ‘Princesinha do Norte’, vem se transformando em uma grande potência no ramo agro. Coube ao Moacir recepcionar o nosso presidente da República, um momento histórico, assim como aconteceu em outros momentos na história de Montes Claros, quando, por exemplo, o presidente Juscelino Kubitschek esteve aqui e a Sociedade Rural também se fez presente”, disse a vereadora que destacou o homenageado como um líder classista à frente do seu tempo, citando exemplos de ações como a Expomontes virtual, em época de pandemia e, esse ano, realizando uma das maiores exposições de todos os tempos, moderna e participativa, de forma presencial.

Tem sido um verdadeiro defensor do homem do campo, seja nos conflitos no direito à terra, seja com autoridades lutando por melhores condições para sobrevivência do homem do campo, buscando diminuir a distância entre o pequeno produtor e valorizando a agricultura familiar que também tem segurado muito nossa economia”, comentou a vereadora.

Um vídeo com a participação de amigos e familiares foi apresentado durante o evento. Mensagens de reconhecimento e carinho também foram feitas pela cunhada Mônica Nobre e a filha Karolina Nobre Bastos e a esposa do homenageado, Mayave Nobre Bastos que fizeram questão de destacar. “Montes Claros ganha um filho que muito estima essa terra”.

A mãe do homenageado Maria Aparecida Guimarães Bastos contou a trajetória do filho mais velho de cinco que adotou Montes Claros para estar com sua família e hoje recebe a recompensa, sendo reconhecido e recebido como filho da cidade.

Em nome da classe rural o vice-presidente Sociedade Rural, Alexandre Viana destacou o empenho e o sucesso do homenageado no trabalho e na família. De acordo com Viana, José Moacyr é um líder autêntico, que representa com muita dignidade a classe rural. Alexandre informou, em seu discurso, que o homenageado foi nomeado para uma comissão estadual que representará e defenderá a classe rural.

O deputado estadual Gil Pereira ressaltou o trabalho da Câmara que junto com o Executivo está fazendo Montes Claros se destacar no país, com obras e em especial no agronegócio. O deputado falou da importância de leis que garantam a preservação a produção de alimentos e apoie o pequeno e grande produtor rural, gerando assim empregos e sustentabilidade.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância de pessoas, como o homenageado, que vêm de lugares mais ricos, como São Paulo, para produzir, empreender, constituir famílias ajudando no desenvolvimento da nossa cidade e região.

Emocionado, José Moacyr agradeceu a propositora do título e aos parlamentares que aprovaram por unanimidade a homenagem. “Confesso que é um momento marcante e emocionante da minha vida. Ser reconhecido como cidadão benemérito desta cidade que escolhi para viver é sem dúvida a comprovação de que escolhido lugar certo. Lugar onde me fiz profissionalmente, onde constitui uma família que não poderia ser melhor, onde fui recebido pela sociedade local com carinho, onde pude representar a magnânima Sociedade Rural de Montes Claros e onde agora sou elevado a cidadão de destaque pelo povo da cidade, aqui representado pelos vereadores”, disse o homenageado.

_________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

 

 

 

 

Padre Pedro Henrique recebe título de Cidadão Honorário

por Selma Gonçalves publicado 18/08/2022 12h50, última modificação 18/08/2022 12h55
 Padre Pedro Henrique recebe título de Cidadão Honorário

Foto: onorte.net

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realiza nesta sexta-feira (19), às 19hs, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Padre Pedro Henrique Nunes Pereira. A homenagem é de autoria do vereador Odair Ferreira (SD).

Padre Pedro Henrique Nunes Pereira foi ordenado Sacerdote em 2011. Atuou como vigário nas paróquias do Santíssimo Coração de Jesus e Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Foi administrador paroquial em Coração de Jesus por sete anos. Hoje desenvolve um trabalho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Delfino Magalhães em Montes Claros, onde assumiu a função de pároco em 2020. Em tempos de pandemia reanimou a fé da comunidade, realizando celebrações e barraquinhas drive-thru, lives, carreatas, visitas com imagem de Nossa Senhora de Fátima aos hospitais e unidades de saúde

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL: Outorga do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Padre Pedro Henrique Nunes Pereira

Data:19 de agosto de 2022 | Sexta-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereador Odair Ferreira

________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

 

Presidente da Sociedade Rural será homenageado pela Câmara de Vereadores

por Cristine Antonini publicado 17/08/2022 10h49, última modificação 17/08/2022 10h49
Presidente da Sociedade Rural será homenageado pela Câmara de Vereadores

Foto: Júnia Rabello

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (18), às 19:30, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Benemérito ao presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Guimarães Basso. A homenagem é de autoria da vereadora Maria Helena de Lopes Quadros (MDB).

José Moacyr é produtor rural com experiência na área da pecuária de corte de leite, silvicultura e ovinocultura. O homenageado também integra a diretoria da Sociedade Rural de Montes Claros há mais de 21 anos e em março de 2021 assumiu a presidência da entidade.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros .

 

________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Requerimentos aprovados para educação e serviços urbanos

por Athur Jr publicado 16/08/2022 11h19, última modificação 16/08/2022 11h19

ARTHUR AMORIM JR.

Os vereadores de Montes Claros aprovaram, em sessão ordinária nesta terça-feira (16), seis requerimentos. Destaque para o de autoria do vereador Igor Dias (União Brasil) relacionado ao setor educacional, que solicita o estudo pela implementação do passe livre para os estudantes carentes e necessitados que utilizam o transporte coletivo no município.

Ainda na área da educação, a vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) entrou com requerimento solicitando a regularização do auxílio-transporte rural para servidores da educação que prestam serviços na zona rural.

Pensando na saúde pública da população e contribuindo pela prevenção e o combate à proliferação dos mosquitos da dengue e de outros animais peçonhentos, o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) cobrou a limpeza do lote ao lado do Cemei Monteiro Lobato, localizado na esquina entre as ruas Democracia e Liberdade, no bairro Alterosa, e do lote localizado na esquina entre as ruas Vicente Maia e Vicente de Paula, no bairro Cristo Rey.

Ainda sobre os serviços de infraestrutura urbana, o vereador Edmilson Bispo (PSD) apresentou o requerimento solicitando a pavimentação da Rua 13, no bairro Santo Amaro, e do prolongamento da Avenida 15, no bairro Olga Benário.

A implantação de redutores de velocidade e faixas sinalizadoras na rua Curitiba, no bairro Santo Antônio, e na Avenida Olímpio Magalhães, no bairro Delfino Magalhães, foi o requerimento apresentado pelo vereador Odair Ferreira (Solidariedade).

O vereador Stalin Cordeiro (Podemos) fez a solicitação para que a sessão ordinária do dia 24 de novembro seja transformada em sessão especial em homenagem aos 36 anos da Igreja do Nazareno.


Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

ConstruMaia recebe homenagem pelos 32 anos

por Athur Jr publicado 15/08/2022 14h20, última modificação 16/08/2022 08h38

ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de Vereadores promoveu sessão especial na noite de sexta-feira (12/08) em homenagem à Cons-truMaia pelos seus 32 anos de atividades e por sua importância no mercado de trabalho do município, no setor da construção civil, sendo uma geradora de emprego e renda, com mais de 240 colaboradores.

Durante a sessão, o presidente da Casa legislativa e proponente da homenagem, vereador Cláudio Rodrigues, ressaltou a importância de presidir esta sessão especial e do apoio de todos os pares que aprovaram por unanimidade a honraria a ConstruMaia.

“Acredito que a melhor política social que podemos produzir é a geração de empregos e oportunidades de trabalho. E foi movido por essa convicção que propusemos essa homenagem à ConstruMaia, uma empresa que há 32 anos vem contribuindo para a geração de emprego e para o desenvolvimento econômico do município de Montes Claros e região. A ConstruMaia é resultado do sonho de Carlos Maia e Nívia Almeida, que começou a se tornar realidade em 1990, quando eles inauguraram um pequeno depósito de material de construção no bairro Vila Regina. Desde então, aquele pequeno armazém foi se renovando para acompanhar o crescimento da cidade, e se transformou em quatro grandes lojas, localizadas em pontos estratégicos, nos bairros Vila Regina, Vera Cruz, São Judas e Edgar Pereira, se tornando mais acessível aos clientes e oferecendo uma cartela de produtos à altura da demanda e exigência do mercado”, relatou.

Ainda segundo o vereador Cláudio Rodrigues, "ao longo de mais de três décadas, muito além de uma relação comercial, a ConstruMaia se tornou uma parceira na realização de um dos maiores sonhos de toda família: construir ou reformar a casa própria. Temos nesta Casa a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, justamente porque nós vereadores acreditamos que, com diálogo amplo e plural, é possível contribuir para promover o desenvolvimento econômico e social do Município. Não estamos homenageando apenas uma empresa, mas um projeto de empreendedorismo que contribui efetivamente para o desenvolvimento e progresso de nossa região, que neste momento, em nome dos 23 vereadores e dos servidores da Câmara Municipal de Montes Claros, anúncio a outorga desta honraria à ConstruMaia”, ressaltou.

O filho do casal Carlos Henrique Gonçalves Maia e Nívia Almeida Maia, Victor Maia, que é o diretor de logística da ConstruMaia, enfatizou a homenagem como sendo um dia histórico para a empresa. “São momentos como este que enobrece o nosso trabalho. Acreditamos que não existe atalho para o sucesso, pois ele é construído tijolo a tijolo com honestidade."

Em seguida, a diretora administrativa e filha do casal de empresários, Bruna Almeida Maia, agradeceu ao proponente pela honraria e destacou o trabalho e a atuação da ConstruMaia ao longo dos 32 anos de existência, e da dedicação em favor de toda sociedade. Citou que a empresa tem também um trabalho social em favor das pessoas menos favorecidas, e da ajuda feita no ano passado quando entregou mais de 400 cestas básicas. “Os nossos valores são a honestidade, qualidade no atendimento para junto com os nossos clientes e colaboradores realizar o sonho da construção ou reconstrução da casa própria. Tenho orgulho dos meus pais que contribuíram para a realização do sonho de muitas famílias”, ressaltou.

Após receber a honraria, o empresário Carlos Henrique Gonçalves Maia confessou que juntamente com a esposa Nívia e os filhos foram surpreendidos com a homenagem. Mas se sentiu honrado e agradeceu o presidente da Câmara dos Vereadores, Cláudio Rodrigues.

“Para nós esse momento é muito especial, principalmente para mim que comecei esse sonho há 32 anos com a minha esposa Nívia. Sabendo que construímos um lugar que contribui tanto para a nossa cidade é algo gratificante. A ConstruMaia nasceu de um sonho e precisou de nosso empenho e muita dedicação para crescer e se desenvolver. Pensando assim, é uma realização ver que a nossa empresa chegou tão longe em tão pouco tempo de tudo que vivi até hoje. É incrível ver quantas pessoas nosso sonho alcançou e quantas obras e reformas participamos através do nosso trabalho”, destacou o empresário.

De acordo com Maia, “foram muitos desafios ao longo dessas três décadas, mas conseguimos vencer graças à colaboração de todos da nossa família e quando falo família não me refiro apenas a minha, mas também a grande família que a ConstruMaia se tornou. Foi graças ao trabalho e à dedicação de cada um dos nossos colaboradores que conseguimos construir essa linda história. Claro que não poderia deixar de agradecer a minha esposa Nívia por estar sempre ao meu lado, aos meus filhos Victor e Bruna que são os atuais diretores da empresa por me ajudarem a continuar essa história e também aos meus filhos Henrique e o Fernando que sempre me apoiaram. Cada um de vocês fez a diferença não só na minha vida, mas também na ConstruMaia”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina

Câmara solicita melhorias nos cemitérios rurais

por Cristine Antonini publicado 12/08/2022 11h06, última modificação 12/08/2022 11h06
Câmara solicita melhorias nos cemitérios rurais

Imagem ilustrativa

POR CHRISTINE ANTONINI

A falta de estrutura nos cemitérios da zona rural foi pauta da sessão ordinária da Câmara de Montes Claros. Segundo a vereadora Maria Helena Lopes (MDB), os presidentes de associações comunitárias reivindicam o cadastramento dos cemitérios existentes, bem como a necessidade de melhorias na estrutura física, como é o caso na comunidade de Lagoinha. 

De acordo com a Prefeitura de Montes Claros, a zona rural do município possui em torno de dez cemitérios reconhecidos. A vereadora Maria Helena mostrou preocupação com a falta de cadastramento dos locais onde as famílias estão tendo dificuldade para enterrar seus entes.

“O Poder Público precisa apoiar e organizar junto com as associações o cadastro desses cemitérios, oferecendo toda estrutura física, como muros, capina e etc. É de extrema importância oferecer dignidade para as famílias, por isso, também peço ajuda da Comissão de Agricultura. Se aqui na cidade os cemitérios estão em estado crítico, imagina na zona rural?”, ponderou a parlamentar.

De acordo com informação do Portal da Prefeitura de Montes Claros, é dever do município garantir o sepultamento de qualquer indivíduo, e ter certeza que sempre haverá espaço suficiente para aqueles que precisarem.

É importante frisar que mesmo o cemitério sendo particular, por lei, ele deve garantir uma porcentagem do espaço às pessoas carentes. Para ter direito ao serviço, é necessário que a família procure a Secretaria de Desenvolvimento Social e preencha uma série de documentos que comprove a falta de renda. Pessoas que possuem programas sociais, como Bolsa Família, ou estão cadastradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), têm prioridade.

 

________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Legislativo aprova seis requerimentos

por Athur Jr publicado 11/08/2022 10h05, última modificação 11/08/2022 10h55

ARTHUR AMORIM JR.

 Os vereadores de Montes Claros aprovaram, em sessão ordinária nesta quinta-feira (11), seis requerimentos. Destaque para o de autoria do vereador Wilton Dias (PTB) solicitando o estudo de viabilidade para estender o pagamento do adicional de insalubridade para todos os servidores municipais, tal qual passou a ser feito aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde pública por meio da LC 05/2022.

 Outro requerimento apresentado pelo vereador Wilton Dias (PTB) foi em relação as ciclovias e ciclofaixas nas principais vias de tráfego do município.

 A melhoria no trânsito na área central do município fez parte do requerimento do vereador Raimundo do INSS (PDT). Em sua solicitação, o pedido é pela instalação e faixa de pedestres na avenida Deputado Esteves Rodrigues, entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

 No setor de infraestrutura urbana, o vereador Edmilson Bispo (PSD) solicitou o recapeamento da avenida dos Adventistas e da rua Roque Ferreira Pimenta, no bairro Delfino Magalhães, e da Rua Sebastião Gama, no bairro Novo Delfino.

 Já a vereadora Professora Iara Pimentel (PT), preocupada com a proximidade do período das chuvas e melhoria no tráfego, solicitou os serviços de pavimentação e de drenagem da rua Geralda Monteiro, no bairro Santo Amaro.

 Também foi aprovado, o requerimento da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) para que a sessão ordinária do dia 18 de agosto seja transformada em sessão especial para outorga do título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao presidente da Sociedade Rural de Montes Claros,  José Moacyr Guimarães Basso.

 

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais

Câmara pede gratuidade para pacientes do CadÙnico

por Athur Jr publicado 10/08/2022 13h50, última modificação 11/08/2022 08h16
Câmara pede gratuidade para pacientes do CadÙnico

Foto: Wilson Medeiros

ARTHUR AMORIM JR.

 A gratuidade no transporte público (vale-transporte) nos agendamentos de atendimentos de saúde, como exames e consultas para cidadãos que integram o Cadastro Único - CadÚnico. Este foi o requerimento proposto pelo vereador Odair Ferreira (Solidariedade), na sessão ordinária desta terça-feira (09/08)

 De acordo com requerimento apresentado pelo vereador, nos casos em que o paciente for criança ou idoso, a gratuidade do transporte também será disponibilizada para o acompanhante. Ele argumentou que a sua proposta leva em conta o baixo poder aquisitivo da população, principalmente as que residem nos bairros mais distantes e que não comparecem aos atendimentos por não ter recursos para pagar o ir e vir nos coletivos urbanos.

 Ainda segundo o vereador Odair, a isenção na tarifa do transporte coletivo municipal será garantida aos usuários que comprovem o agendamento datado pelo SUS, um documento com foto e o Cartão Nacional de Saúde, com validade somente para a data expressa no pedido médico.

 Após requerimento ter sido aprovado pelos pares, será encaminhado ao executivo. Caso seja aprovado poderá ser criado um anteprojeto. Entretanto, um Projeto de Lei que cria despesas para o município não pode acontecer, sem antes passar pela sanção do executivo. Câmara pede gratuidade para pacientes do CadÙnico.

 

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais

Câmara recebe projeto que regulamenta piso dos agentes de endemias

por Cristine Antonini publicado 09/08/2022 12h08, última modificação 09/08/2022 12h08

POR CHRISTINE ANTONINI

Deu entrada, durante a sessão ordinária desta terça-feira (9) da Câmara de Vereadores, o projeto de lei do Executivo que regulamenta o piso salarial dos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde pública (PSF).

O reajuste salarial é uma antiga reivindicação da classe e da Casa Legislativa que através de diversos requerimentos e audiências públicas pleitearam o direito para os servidores.

Segundo a pasta, a gratificação anual sobre o piso salarial garante dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde (ACS), aos de combate às endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde pública (PSF). Os vereadores reivindicam a demanda pelo menos há dois anos.

Ao falar sobre o projeto, o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), salientou que a Casa cumpre o papel.

“Fizemos audiência pública, requerimentos em conjunto para a implementação do piso salarial e com o retroativo que a classe merece e precisa. Esse projeto é uma luta e uma conquista de todos nós vereadores em parceria com o Executivo que nos atendeu prontamente”, ressaltou.

De acordo com o projeto, o dinheiro para a remuneração da classe é oriundo de verbas do Ministério da Saúde especificamente para esta finalidade. O reajuste salarial da classe mencionada será de 20% em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, adicional de insalubridade.

O vereador Marcos Nem (PSC) pontuou a luta da Câmara em prol do reajuste do piso salarial. “Agora nossa expectativa é que o prefeito Humberto Souto envie para esta Casa o projeto que oferta o reajuste para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem”, disse o vereador.

Para o vereador Wilton Dias (PTB), o projeto é um reconhecimento pelos serviços prestados pela classe que se dedicou ao enfrentamento contra a Covid-19.

Os agentes exercem as atividades de prevenção de doenças e da promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Do mesmo modo, estes servidores desenvolvem serviços de vigilância epidemiológica e ambiental de combate a endemias, visitando residências, executando ações de campo, coletando dados, orientando e mobilizando a população.

Antes de ser colocado em pauta, o projeto seguirá os trâmites legais do legislativo: avaliação da Comissão de Legislação, Redação e Justiça e se houver necessidade de outra comissão pertinente.

 

________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Vereadores aprovam nove requerimentos

por Selma Gonçalves publicado 09/08/2022 11h35, última modificação 09/08/2022 12h12

Por Selma Gonçalves

Os vereadores de Montes Claros aprovaram, em sessão ordinária nesta terça-feira(09), nove requerimentos. Entre eles o de autoria do vereador Daniel Dias (PC do B) solicitando cópia do inteiro teor dos documento relativos ao convênio firmado entre o Município de Montes Claros e o Estado de Minas Gerais visando a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Suporte para tratamento de saúde

O vereador Odair Ferreira (SD) destacou a dificuldade de pacientes no tratamento da saúde. Por isso sugeriu a concessão da gratuidade no transporte público (vale-transporte) nos agendamentos de atendimentos de saúde, como exames e consultas, para cidadãos cadastrados no CadÚnico. Solicitamos, ainda, que nos casos em que o paciente for criança ou idoso, a gratuidade do transporte também seja disponibilizada para o acompanhante.

 Recomposição salarial

O Vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) cobrou a viabilização do reajuste salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, de acordo com o novo piso salarial previsto no texto final do PL nº 2.564/2020.

 Infraestrutura

O vereador Edmilson Bispo (SD) Solicitou a colocação de uma faixa elevada com faixa de pedestres n Rua Hércules Vieira Silva, em frente ao número 356, bairro Regina Peres.

Já o vereador Odair Ferreira pediu a construção de uma escola dos anos iniciais e um centro municipal de educação infantil – CEMEI, incluindo a instalação de quadra poliesportiva, para atender a região que integra os bairros Vila Anália, Novo Delfino, Camilo Prates e Belvedere.

 Trânsito

A professora Iara Pimentel (PT) Solicitou a implementação de medidas apresentadas por motoristas de aplicativo que venham garantir melhoria nas condições de trânsito. Entre elas a sincronização dos sinais na região central e a garantia de maior número de pontos de embarque e desembarque.

 Audiência pública

A pedido do vereador Wilton Dias (PTB) a sessão ordinária do dia 29 de setembro de 2022 será transformada em audiência pública para discutir a inclusão no Plano Diretor de Montes Claros (LC 53) com disposições acerca de ciclovias e ciclofaixas nas principais vias de tráfego do Município.

 Sessão especial

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) apresentou duas propostas de sessões especiais na Câmara Municipal. No dia 14 de setembro de 2022 (quarta-feira), às 19 horas, em comemoração aos 90 anos da Loja Maçônica Deus e Liberdade nº 62. O reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Montes Claros e do Norte de Minas.

Já no dia 22 de novembro de 2022 (terça-feira), às 19 horas, comemoração aos 10 anos de instalação, em Montes Claros, da Missão Mineira Norte – Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de Minas Gerais.

________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara cobra piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

por Athur Jr publicado 05/08/2022 16h15, última modificação 09/08/2022 12h02
Câmara cobra piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

Foto: Fábio Marçal

ARTHUR AMORIM JR.

A gratificação anual sobre o Piso Salarial que garante dois salários mínimos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foi mais uma vez cobrado pelos vereadores, na reunião ordinária dessa terça-feira (02/08). Programado para ser repassado em maio deste ano, os agentes aguardam este pagamento e que seja retroagido.

Em defesa dos agentes de Saúde e de Endemias, o presidente da Câmara dos Vereadores, Claudio Rodrigues (Rede), cobrou do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que encaminhe ao Legislativo o Projeto de Lei sobre a implementação do Piso Salarial. Destacou que a Emenda Constitucional 120 foi aprovada pelo Congresso e por isso é necessária a sua implementação. Lembrou que os recursos para o pagamento dos agentes já se encontram no caixa do município - retroativo ao mês de maio/2022. Entretanto, explicou que o PL precisa ser encaminhado pelo Executivo ao Legislativo para que seja votado e aprovado.

Ainda segundo o vereador Cláudio Rodrigues, o Piso Salarial sobre os dois salários para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foi tema de audiência pública que ele propôs, em março deste ano. “Confiando no senso de justiça do prefeito Humberto Souto, acredito que ele enviará o PL o mais rápido possível para Câmara Municipal para que seja votado”, afirmou,

O vereador Wilton Dias (PTB) reforçou o pedido do colega Claudim e ressaltou o empenho de todos no Legislativo em votar o Piso Salarial para que os agentes recebam o que têm direito desde maio, que prevê dois salários mínimos. Enfatizou que este PL é muito importante pois é uma forma de valorizar esses profissionais, proporcionando melhores condições de trabalho para todos eles que atuam diariamente, orientando às pessoas sobre como devem se prevenir contra doenças e ajudando na garantia da qualidade de vida.

 

Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -

Câmara aprova homenagem ao centenário de Darcy ribeiro

por Athur Jr publicado 04/08/2022 14h15, última modificação 04/08/2022 14h38

ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de vereadores aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira (04), o requerimento do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), para que seja realizada Sessão Especial, no dia 26 de outubro, às 19h30, em comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro.

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, indigenista e político brasileiro, Marcos Darcy Silveira Ribeiro, popularmente conhecido como Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros - MG, em 26 de outubro de 1922. Filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira. Em Montes Claros fez os estudos fundamentais e secundário, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros. Foi casado com a etnóloga e antropóloga Berta Gleizer Ribeiro, até 1974.

Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil realizou profundas reformas, o que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar de 1964. Foi filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e conhecido por seu foco em relação aos indígenas e à educação no país.

Neste ano, em que se comemora o centenário de Darcy Ribeiro, o presidente da Câmara dos Vereadores, Cláudio Rodrigues ressaltou a importância de prestar esta homenagem a um dos montes-clarenses mais ilustres e que contribuiu com a história política e educacional do País.


Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais

Audiência Pública: “Impactos do projeto Mãos Dadas para a comunidade escolar dos municípios do Norte de Minas”

por Selma Gonçalves publicado 04/08/2022 11h50, última modificação 04/08/2022 16h18
Audiência Pública: “Impactos do projeto Mãos Dadas para a comunidade escolar dos municípios do  Norte de Minas”

Foto: Divulgação/internet

Por Selma Gonçalves

A Assembleia de Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta sexta-feira (05), na Câmara de Montes Claros, às 18h, audiência pública para discutir sobre o projeto “Mãos Dadas”, do Governo de Minas, que prevê a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. O evento é de iniciativa Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.

Está liberada a participação da comunidade, respeitando as regras de proteção contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras.

Projeto Mãos Dadas

O objetivo do Projeto Mãos Dadas é ampliar a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nos municípios, por meio da municipalização de escolas estaduais. A proposta consiste no repasse de recursos técnicos, materiais e financeiros pelo governo.

Os repasses aos municípios que desejarem aderir ao projeto serão efetuados mediante a assinatura de termo de adesão, renovado anualmente e que pode ser rescindido de forma unilateral a qualquer tempo.

Serviço:

Audiência Pública: “Impactos do projeto Mãos Dadas para a comunidade escolar dos municípios do Norte de Minas”

Data: 05 de agosto de 2022 | Sexta-feira

Horário: 18 horas
Realização: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

__________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 


Moção de apoio ao Grappa

por Selma Gonçalves publicado 04/08/2022 10h53, última modificação 04/08/2022 10h53
Moção de apoio ao Grappa

Reprodução internet

Por Selma Gonçalves

Os vereadores aprovaram, em reunião ordinária nesta quinta-feira (04), moção de apoio ao Grappa - Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids. O requerimento foi apresentado pela vereadora Iara Pimentel (PT). A parlamentar falou das dificuldades enfrentadas pela instituição por conta de mudanças no processo para acesso aos recursos provenientes do executivo federal.

O Grappa assiste quase 900 famílias que convivem com o vírus HIV, sendo Montes Claros referência para cerca de 69 municípios, além de outras regiões como Vale do Jequitinhonha e sul da Bahia.

Estamos acompanhando de perto as dificuldades que o Grappa tem enfrentado. Quantas mulheres grávidas são acolhidas, quantas famílias que vem de longe e precisam de assistência psicológica, social, abrigo, alimentação e encaminhamentos para tratamentos”, explicou a vereadora que ressaltou que toda a documentação da instituição está de acordo para o funcionamento e na região não existe outro órgão que presta esse tipo de serviço.

Professora Iara afirmou que vai procurar os conselhos municipais de assistência social e de saúde para ajudar no processo de liberação dos recursos que estão retidos desde janeiro”.

De acordo com a presidente do Grappa, Maurina Carvalho, os recursos eram liberados para a instituição anualmente, via município, sempre com contrato ou termo de fomento porém, neste ano, a administração municipal informou que ocorreu mudança, ficando estabelecida a necessidade de realização de chamamento publico de credenciamento de instituições para acesso aos recursos. O mesmo foi publicado apenas no dia 20 de julho. Para Maurina a mudança prejudicou o funcionamento do Grappa que conta com a ajuda da sociedade civil, mas não é suficiente: “O recurso liberado pelo município é o que dá o amparo aos profissionais que atuam na instituição, ajuda na alimentação que é feita na casa e muitos outros gastos”, comentou Maurina.

A presidente espera que com o apoio dos parlamentares, o processo para liberação dos recursos seja agilizado.

__________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 


Comissão de Educação solicita vale-transporte para servidores que atuam na zona rural

por Cristine Antonini publicado 04/08/2022 10h23, última modificação 04/08/2022 10h23

POR CHRISTINE ANTONINI

Pensando nos profissionais que precisam se deslocar da cidade para a zona rural de Montes Claros, para trabalhar, o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Montes Claros, vereador Daniel Dias (PCdoB) enviou requerimento ao Executivo solicitando recurso para ajudar nos custos do transporte.

O requerimento solicita concessão de ajuda de custo específica para auxiliar no transporte (vale-transporte) para todos os trabalhadores que atuam na zona rural, como professores, agentes comunitários, agentes de saúde e servidores da Secretaria de Agricultura.

“No mês de julho, diversos trabalhadores tiveram seu auxílio-transporte suspenso ou reduzido drasticamente. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o corte aconteceu em virtude da falta de determinação legal do município que garante a referida ajuda de custo no transporte destes trabalhadores”, pontuou o vereador Daniel Dias.

Montes Claros possui em torno de 8 mil quilômetros de extensão de estradas em comunidades rurais, sendo 10 distritos e 200 comunidades. Ainda segundo o vereador, o vale-transporte era uma das garantias para que os trabalhadores permanecessem na zona rural atendendo a necessidade do município.

 

___________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Vereadores de Montes Claros solicitam construção de mais unidades de saúde

por Cristine Antonini publicado 03/08/2022 10h20, última modificação 03/08/2022 10h20
Vereadores de Montes Claros solicitam construção de mais unidades de saúde

Foto: Fábio Marçal

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante a primeira sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (2/8), após o recesso parlamentar, os vereadores da Câmara de Montes Claros aprovaram nove requerimentos solicitando melhorias em diversos setores como no da saúde, com a ampliação de novos postos para atender à população.

A vice-presidente da Casa, vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a construção de uma nova unidade de saúde básica (UBS) no bairro João Botelho. No local existe um posto de saúde, porém, segundo ela, as condições estão “precárias”. Através de fotos a vereadora mostrou que no local existem infiltrações o que deteriorou parte do teto.

“O imóvel é alugado e o proprietário não autoriza fazer nenhuma reforma, por isso há necessidade de construir um novo posto para atender aquela região. A unidade foi beneficiada com consultório odontológico, porém, não pode ser instalado devido às más condições do local”, ressaltou a vereadora.

O vereador Edmilson Bispo (PSD) também solicitou a construção de uma UBS no bairro Jardim Olímpico. De acordo com o parlamentar, no bairro tem um posto de saúde que funciona em prédio alugado e não comporta a grande quantidade de pacientes atendidos diariamente – estão cadastrados no posto cerca de 3.600 pessoas.

ESPORTE E LAZER

Já na área do esporte e lazer os vereadores Wilton Dias (PTB) e Odair Ferreira (SD) pediram revitalização do Parque Municipal Milton Prates e reforma da praça Madromira, no bairro Delfino. Segundo o vereador Wilton, o Parque Municipal Milton Prates, que é um dos principais cartões-postais do município, está danificado, com bebedouros e lixeiras quebradas.

“O espaço é proposto para oferecer lazer e entretenimento para as famílias montes-clarenses, principalmente carentes que possuem somente este lugar para se divertir. Os brinquedos do parque (os ainda existentes) não oferecem segurança para as crianças e faltam bebedouros no local”, reivindicou Wilton.

O vereador Odair Ferreira solicitou revitalização da praça Madromira, no bairro Delfino Magalhães. Segundo o vereador a principal obra é a cobertura da quadra poliesportiva, oferecendo aos jovens uma melhor qualidade para a prática de esportes. “Ali é ponto de encontro de conversas dos jovens, onde brincam, jogam bola e também são realizadas manifestações culturais”, destacou Odair.

OUTROS REQUERIMENTOS

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), solicitou que a Sessão Ordinária do dia 22 de setembro seja transformada em Sessão Especial e transferida para as 19 horas, em comemoração ao “Dia Municipal da Ferrovia e dos Ferroviários de Montes Claros”. Outro requerimento, aprovado, solicita limpeza do passeio da avenida das Américas, em frente ao número 700 – pedido do vereador Stalin Cordeiro (Pode). Através da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), no dia 1° de setembro será outorgado o Título de Cidadã Honorária de Montes Claros às professoras Maria da Penha Brandim e Ana Paula Glinfskoi Théo.

O último requerimento aprovado, de iniciativa do vereador Daniel Dias (PCdoB), solicita urgência na concessão de ajuda de custo específica para auxiliar no transporte coletivo (vale-transporte) para todos os trabalhadores que atuam na zona rural.


_____________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

Vereadores cobram reformas e construções de Cemeis e UBS

por Athur Jr publicado 02/08/2022 11h48, última modificação 02/08/2022 11h48

ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de Montes Claros retomou na manhã desta terça-feira 2/8, as atividades após o recesso parlamentar de 19 dias. Na primeira reunião neste segundo semestre, as reformas ou construções de Cemeis, UBS e ESFs foram as cobranças mais apresentadas pelos vereadores,

Em relação as construções e reformas dos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis de Montes Claros, que desenvolvem ações educativas e de cuidado, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças de 4 meses a 5 anos, o vereador Igor Dias (União Brasil) iniciou os trabalhos agradecendo pela construção da unidade, no bairro Canelas que terá seu prédio próprio, já que o atual funciona em imóvel alugado.

Ainda sobre o assunto, o vereador Marlus do Independência (PT) anunciou para breve no Grande Independência a construção de 3 novos centros.

A construção do Cemei Heloísa Sarmento, no bairro Melo, foi citado pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) e segundo ela, segue em ritmo acelerado. O local, de acordo com a parlamentar foi recuperado e vai ser fundamental para atender as crianças com uma educação de qualidade.

O vereador Marcos Nem (PSC) disse que esteve visitando juntamente com o vice-prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil) as Cemeis do Grande Delfino, jardim Olimpo, e Santa Lúcia e aproveitou para cobrar melhorias pontuais.

Sobre o setor de saúde relacionado as Unidades Básicas de Saúde – UBS e as Estratégias de Saúde da Família – ESF, o vereador Edson Cabeleireiro (PV) cobrou do executivo a construção de prédio próprio para abrigar a UBS, no bairro Nossa Senhora das Graças, já que o imóvel que atende a unidade vai ter que ser desalojado, a pedido do proprietário.

A UBS daquele bairro, segundo o vereador, num espaço de 12 meses, no ano passado, mudou de imóvel duas vezes. A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) também cobrou a construção de uma sede própria da ESF do bairro João Botelho. Enquanto não tem o prédio próprio, a atual apresenta algumas deficiências e necessita de melhorias.

E no Jardim Olimpo, a comunidade solicitou ao vereador Edmilson Bispo (PSD) e ele apresentou o requerimento pela construção da UBS.

O vereador Reinaldo Carrapicho comunicou que o seu requerimento pela reforma da UBS do Eldorado foi atendido pela Prefeitura e está sendo realizado.


Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais

 

Concursado assume cargo de controlador interno

por Selma Gonçalves publicado 02/08/2022 11h45, última modificação 02/08/2022 11h53

Selma Gonçalves

Na manhã desta terça-feira, (02), a Câmara de Montes Claros empossou o advogado Brender Mendes Moreira mais um dos aprovados no concurso realizado através do edital nº 01/2019. Brender assumiu o cargo de controlador interno.

O controlador interno tem como função acompanhar os procedimentos da administração, sugerir soluções para prevenir falhas, prevenir práticas que possam penalizar o gestor ou o ente público em caso de descumprimento de leis e regras.

Devido ao impedimento legal imposto pela Lei Complementar 173/2020, a convocação dos 13 (treze) aprovados só começou no mês de março deste ano. O prazo para chamar os demais foi prorrogado por mais dois anos – eles serão convocados de acordo com a demanda.

Convocação

Além da publicação no Diário Oficial do Município e no Portal da Câmara, os candidatos também serão comunicados sobre a convocação para a vaga por carta enviada por via postal com aviso de recebimento (AR) e por e-mail.

Serão considerados habilitados para posse os candidatos com a documentação completa exigida em edital e aprovados pela junta médica oficial. O candidato que não atender à convocação no prazo estipulado será considerado desistente.

 _____________________________________


Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo