Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova homenagem ao centenário de Darcy ribeiro

Câmara aprova homenagem ao centenário de Darcy ribeiro

por Athur Jr publicado 04/08/2022 14h15, última modificação 04/08/2022 14h38

ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de vereadores aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira (04), o requerimento do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), para que seja realizada Sessão Especial, no dia 26 de outubro, às 19h30, em comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro.

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, indigenista e político brasileiro, Marcos Darcy Silveira Ribeiro, popularmente conhecido como Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros - MG, em 26 de outubro de 1922. Filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira. Em Montes Claros fez os estudos fundamentais e secundário, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros. Foi casado com a etnóloga e antropóloga Berta Gleizer Ribeiro, até 1974.

Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil realizou profundas reformas, o que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar de 1964. Foi filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e conhecido por seu foco em relação aos indígenas e à educação no país.

Neste ano, em que se comemora o centenário de Darcy Ribeiro, o presidente da Câmara dos Vereadores, Cláudio Rodrigues ressaltou a importância de prestar esta homenagem a um dos montes-clarenses mais ilustres e que contribuiu com a história política e educacional do País.

Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506