Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Relatório sobre o Prevmoc será apresentado na audiência

por Athur Jr publicado 22/11/2022 14h05, última modificação 22/11/2022 14h05

Por Arthur Amorim Jr.

 A Câmara de Montes Claros promove nesta quarta-feira (23), às 19 horas, audiência pública para discutir propostas e sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc. A proposta é de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Já foram realizadas duas audiências públicas para debater a saúde financeira do Prevmoc e a partir das mesmas foi criado um grupo de trabalho. Nesta terceira audiência será apresentado o relatório com propostas e sugestões que serão entregues ao Executivo.

 AUTORIDADES CONVIDADAS:

 Foram convidados para a audiência pública, o prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto; o vice-prefeito e Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; Otávio Batista Rocha Machado (procurador-geral do município), Celeste Leite Fróes (secretária de Planejamento e Gestão), Willian César Rocha (secretário de Finanças), Eustáquio Filocre Saraiva; (presidente do Prevmoc), Rodrigo Neri de Azevedo (diretor administrativo), Félix Tadeu Araújo Borges (advogado), Everton Roberto Thomaz (Presidente do Sindeduc), Raiene Franciele de S. Veloso (presidente do Conselho de Previdência do Prevmoc), Juliana Souto Ferreira (presidente da Associação de Advogados de Montes Claros), Flávio Célio Oliva (presidente do Sindicato dos Servidores Municipais), Jean Carlo Rodrigues Maia (presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Montes Claros – Aspmoc), Rodrigo Alexandre da Silva (presidente da Associação dos Auditores de Tributos do Município de Montes Claros), Thiago Fernandes (consultor do Prevmoc).

 A audiência também será transmitida, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

 SERVIÇO

 AUDIÊNCIA PÚBLICA: Propostas e sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho instituído pelas Portarias nº 62/2022 e nº 140/2022 para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros - Prevmoc

Data: 23 de novembro de 2022 | Quarta-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara aprova 10 requerimentos e dois Projetos de Lei

por Athur Jr publicado 22/11/2022 11h36, última modificação 22/11/2022 11h36


Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (22) 10 requerimentos e dois Projetos de Lei. Entre as solicitações aprovadas, serviços de infraestrutura urbanística no trânsito e iluminação pública, academias ao ar livre, audiências públicas e sessão especial.

Em relação ao trânsito, o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicitou a instalação de quebra-molas e placa de sinalização na avenida 11 do Residencial Cedro, na altura do cruzamento com o bairro Castelo Branco.

Na solicitação do vereador Edmilson Bispo (PSD), a cobrança pela colocação de faixa elevada na rua Cinquenta, em frente ao número 124, no bairro Novo Delfino, para evitar os constantes acidentes que acontecem naquele local e garantir segurança para os pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Providências relativas à iluminação pública na comunidade de Campos Elíseos foi a solicitação da vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil). Em sua argumentação, a vereadora relatou problemas como quedas constantes de energia, provocando grandes prejuízos para os moradores.

Ainda no setor de infraestrutura, o vereador Valdecy Fagundes (Cidadania) reivindicou a reforma do manilhamento, drenagem e instalação de redutor de velocidade na avenida Lago do Tucuruí, próximo ao nº 1261, no bairro Acácias

Os vereadores Wilton Dias (PTB) e Júnior Martins (Cidadania) assinaram em conjunto solicitação pela edição da norma reguladora e autorizativa para viabilizar a construção de parklets (varandas urbanas), especialmente comércios e empresas locais, por se tratar de espaço de convívio e lazer destinado à população sem custo ao erário municipal.

A instalação de academia ao ar livre na rua M, no bairro Nova América, ao lado da Escola Municipal recém-construída, foi o pedido feito vereador Manoel Stalin (Podemos).

TRANSPORTE COLETIVO

A inclusão de uma linha de transporte coletivo ou outro meio para atender o trecho que liga Montes Claros via BR-135 às comunidades de Olhos D’Água, Pradinho, Lagoinha e Abóboras, na região do Pentáurea, foi a solicitação apresentada pelo vereador Igor Dias (União Brasil).

PROGRAMA ANIMAL

A vereadora Ceci Protetora (PP) requisitou a participação do município de Montes Claros no Processo Seletivo (Edital SEMAD nº 04/2022) relativo ao programa “Conheça seu Amigo” – Identificação de cães e gatos domésticos no estado de Minas Gerais.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A realização de audiência pública no dia 1º de dezembro, às 7h45, para discutir sobre Políticas Públicas para a Juventude do bairro São Geraldo e Adjacências: construção de praças, quadras de esporte, parque do antigo horto e projetos sociais para a juventude, foi a demanda do vereador Daniel Dias (PC do B).

SESSÃO ESPECIAL

O vereador Wilton Dias (PTB) solicitou a realização de Sessão Especial, no dia 13/12, às 19 horas, em homenagem ao Carlão Futsal Feminino, projeto realizado profissionais voluntários no Grande Maracanã.

PROJETOS APROVADOS

Na seção ordinária desta terça-feira, foram aprovados dois projetos de lei – PL. O primeiro de autoria do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues, sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal – alterando a redação do parágrafo 2º do artigo 80 e revoga o parágrafo único do artigo 81 da Lei Orgânica do Município de Montes Claros.

O segundo foi Projeto de Resolução nº 33/2022, de autoria do vereador Raimundo Pereira (PDT) que concede Título de Cidadã Honorária a Drª. Taíza de Castro Costa Diamantino.

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Escola do Legislativo forma coordenadores do PJ 2023

por Selma Gonçalves publicado 21/11/2022 12h32, última modificação 21/11/2022 12h32

Por Selma Gonçalves

Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nos dias 17 e 18/11 formação de coordenadores municipais para o Parlamento Jovem 2023, que vai debater o tema "Jovem e mercado de trabalho". Os participantes das Câmaras ingressantes passaram por uma formação introdutória para, depois, integrar o curso específico de coordenadores. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (23), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Durante o curso foi acordado entre todos os membros do polo União Norte, por votação, que Montes Claros assumirá a coordenação regional do Polo, composto pelos municípios: Montes Claros, Miravânia, Francisco Sá, Janaúba, Matias Cardoso, Luislândia e Ubaí.
Para a coordenadora de projetos da Escola do Legislativo Cristiane Nunes a formação de coordenadores é fundamental para alinhar objetivos e conteúdos para que o projeto seja aprimorado no próximo ano: “Além disso, novas configurações foram estabelecidas, o Polo União Norte, por exemplo, teve algumas alterações de municípios, agora somos sete municípios. Para nós de Montes Claros será uma grande honra coordenar o União Norte neste projeto tão importante e incrível que é o Parlamento Jovem de Minas”,
concluiu Cristiane.

Missão Mineira Norte será homenageada pela Câmara

por Selma Gonçalves publicado 21/11/2022 10h51, última modificação 21/11/2022 10h51

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza na terça-feira(22), às 19hs, sessão especial em comemoração aos 10 anos de instalação, em Montes Claros, da Missão Mineira Norte – Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de Minas Gerais. O evento foi proposto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

 A sede administrativa da Missão Mineira Norte atende as cidades da região na capacitação e formação de líderes nas mais diversas áreas, contribuindo com a comunidade em diferentes ações e projetos. Dentre eles, destaca-se o “Quebrando o Silêncio”, projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde o ano de 2002, em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).

Também são realizados pela Missão Mineira Norte os projetos “Impacto Esperança”, que incentiva a leitura através da distribuição de livros gratuita para a população; “Mutirão de Natal”, para arrecadar alimentos, calçados, brinquedos e roupas para famílias carentes; e “Ação Solidária Adventista – ASA”, com entrega permanente de cestas básicas, roupas, calçados e marmitas para pessoas em situação de rua.

  Serviço:

SESSÃO ESPECIAL: 10 anos de instalação, em Montes Claros, da Missão Mineira Norte – Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de Minas Gerais

Data: 22 de novembro de 2022 | Terça-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues (Rede)

 _____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara implanta novo sistema de gestão informatizado

por Athur Jr publicado 18/11/2022 13h06, última modificação 18/11/2022 13h06

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira (17), treinamento para vereadores e assessores visando à implantação do novo sistema de gestão informatizado e integrado nas áreas do processo legislativo.


O objetivo é a modernização e a atualização dos sistemas informatizados atendendo todas as demandas internas para gestão administrativa, garantindo ganho de qualidade e tempo, além da economia de recursos, já que existe a expectativa de uma redução no uso de papel.

Neste primeiro treinamento, os vereadores e assessores foram capacitados sobre como deverão utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, dentro do projeto de modernização e informatização, através da utilização de tablet que será utilizado para acompanhar todo processo legislativo, além da votação nas reuniões ordinárias ou extraordinárias.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), destacou que este processo faz parte da modernização e informatização do legislativo, adequando, inovando e garantindo transparência e agilidade nos processos.

O vereador Wilton Dias (PTB) ressaltou que o processo vai otimizar os serviços da Câmara e com isso as demandas serão repassadas em curto espaço de tempo.

Sobre o novo processo, a vereadora Iara Pimentel (PT) enfatizou que tudo que for realizado para garantir a democratização da informação e celeridade é importante para ajudar no fortalecimento do legislativo.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) acrescentou que este novo sistema de gestão informatizado e integrado nas áreas do processo legislativo representa renovação, transparência e facilidade para ter acesso às informações.

Em relação a data de implantação em definitivo do novo sistema, o presidente da Casa, Cláudio Rodrigues, informou que tão logo sejam realizados os treinamentos, as aquisições dos equipamentos e as assinaturas, ele será colocado em prática.

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Associações recebem título de Utilidade Pública

por Selma Gonçalves publicado 17/11/2022 12h20, última modificação 17/11/2022 12h18
Associações recebem título de Utilidade Pública

Foto: ANEL

 Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores aprovou na manhã desta quinta-feira (17), em reunião ordinária, quatro projetos.

Dois projetos do vereador Edson Cabeleireiro (PV) concedem título declaratório de Utilidade Pública Municipal. O primeiro (n°107/2022) beneficia a Associação Assistencial Nazarena de Educação, Esporte e Cultura – ANEL, que funciona na avenida Tito Versiane dos Anjos, no bairro Augusta Mota e desenvolve atividades na área do esporte, lazer e educação para crianças na comunidade rural de Lagoinha. O segundo projeto (n°108/2022) concede o título a Associação do Agricultor Familiar e Moradores do Distrito de Canto do Engenho, zona rural de Montes Claros. Para o autor dos projetos, o título é uma forma de fortalecer as entidades que atuam em prol dos menos favorecidos.

A Associação Assistencial Nazarena e Associação do Agricultor Familiar de Canto do Engenho desenvolvem importante trabalho de amparo e suporte à comunidade e com o título, poderão ampliar as ações de auxílio às várias famílias de nossa cidade”, destacou o vereador Edson.

A vereadora Ceci Protetora (PP) apresentou projeto de resolução que concede título de Cidadão Honorário ao deputado estadual Noraldino Júnior. Para a parlamentar, o título é uma forma de reconhecer o apoio dado a Montes Claros no trabalho de proteção aos animais.

Já o vereador Aldair Fagundes (Cidadania) apresentou o projeto de resolução que concede Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico, cartunista e chargista, Márcio Leite da Silva. Para o autor do projeto é uma justa homenagem ao profissional que leva o nome de Montes Claros a todo o território brasileiro e outros países.

Requerimentos aprovados

Também foram aprovados nesta quinta-feira, quatro requerimentos. O vereador Stalin Cordeiro (Podemos) pediu a implantação do sistema de pagamento via pix ou cartão na modalidade crédito ou débito no estacionamento do shopping popular Mário Ribeiro da Silveira.

Raimundo do INSS (PDT) cobrou a instalação de um banheiro/sanitário na praça Honorato Alves, próximo a Santa Casa. O vereador lembrou que o número de pacientes de Montes Claros e outras cidades é grande e precisam pagar até dois reais para usar um banheiro. “Alguns se quer têm recurso para comer e merecem mais cuidado e atenção, principalmente porque estão debilitados e buscando assistência ou acompanhando alguém em tratamento médico.”, destacou Raimundo.

Graça da Casa do Motor (União Brasil) solicitou a construção de unidade básica de saúde (UBS) no bairro Monte Carmelo ll. A vice-presidente da Casa Legislativa lembrou que a obra propiciará qualidade e fácil acesso no atendimento prestado aos usuários e beneficiará diretamente os bairros Monte Carmelo l e ll, Santa Lúcia l e ll, Belvedere e Veneza Parque.

Também foi aprovado requerimento do vereador Wilton Dias (PTB) que agendou reunião especial no dia 30 de novembro, às 19:00 para homenagear o time de futebol North Esporte Clube. Time de futebol de Montes Claros que vem se destacando nos campeonatos sagrando-se campeão do Campeonato Mineiro da 2ª divisão de 2022.

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

Igreja de Deus Avivamento Bíblico celebra 55 anos

por Cristine Antonini publicado 17/11/2022 11h23, última modificação 17/11/2022 11h23

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta quarta-feira (16/11), sessão especial em homenagem aos 55 anos de fundação da Igreja de Deus Avivamento Bíblico, uma proposição do vereador Reinaldo Barbosa (PRB). A Igreja foi inaugurada em 1960, na cidade de Francisco Sá.

A Igreja de Deus Avivamento Bíblico buscou associar pregação do evangelho e obras sociais, em plena ditadura militar, no momento em que o país vivia intensa censura, a ponto de acusar os pregadores de subversivos, porque acreditavam que o apoio financeiro recebido dos missionários suecos serviria para formar revolucionários.

De acordo com o proponente do evento, vereador Reinaldo Carrapicho (PRB), mesmo com tantas tribulações, a evangelização jamais foi interrompida. Ele conta que jovens pregadores se levantaram e a maioria foi buscar conhecimento teológico, em regime de internato, e muitos eram recém-casados, cujas esposas ou futuras esposas também participaram dos cursos de formação bíblica para o ministério evangelístico.

Aqui, cabe uma homenagem especial aos missionários que não viram barreiras culturais, econômicas ou religiosas para se deslocar da Suécia e virem fazer missões nas comunidades carentes do Brasil, pois essa obra se estendeu também para outros estados brasileiros”, enfatizou o parlamentar.

Uma das fundadoras da Igreja de Deus Avivamento Bíblico, Ana Ribeiro de Freitas discursou em nome da comunidade. Segundo ela, a Igreja possui grandes pastores, com missionários renomados. “Hoje represento meu marido que foi um dos precursores dessa jornada. Meu marido cumpriu sua missão na terra que foi fundar nossa igreja”, pontuou Ana de Freitas.

A IGREJA

Em 1970, iniciaram as primeiras tratativas com a missão sueca, que apoiava financeiramente os obreiros no campo missionário, e investia em projetos de assistência social.

Em 1973, já havia em Montes Claros a Sociedade Educativa e Beneficente “A Estrela da Esperança”, que sediava e acompanhava os projetos sociais em todo o Norte de Minas, vinculados às congregações da Igreja de Deus Avivamento Bíblico.

Em Montes Claros, foi criado o orfanato “Lar das crianças” que tanto ajudou as famílias carentes, cuidando de órfãos e oferecendo cursos de formação profissional e de alfabetização, e até uma fazendinha onde os adolescentes recebiam ensinamentos sobre agricultura de subsistência.

Esses cursos também eram oferecidos em muitos projetos onde havia uma Igreja de Deus: cursos de datilografia, de corte e costura, de marcenaria, de educação infantil e tantos outros.

Quero deixar minha mensagem incentivando a nova geração de missionários para que não desistam da missão de pregar o evangelho mesmo com as tribulações. Os missionários que vieram antes da gente sofreram muito para prosseguir com o evangelho”, encerrou o pastor Josué Gonçalves, presidente da CONID.


__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Distritos cobram atendimento diferenciado da Copasa

por Cristine Antonini publicado 16/11/2022 17h43, última modificação 16/11/2022 17h43

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros, através da comissão de Agricultura, promoveu nesta quarta-feira (16), audiência pública para discutir a atuação da Copasa nos distritos de Montes Claros. O objetivo do evento foi debater os problemas de abastecimento de águas prestadas pela estatal após a sua atuação nos 10 distritos do município: Ermidinha, Aparecida do Mundo Novo, Vila Nova de Minas, Canto do Engenho, Miralta, Panorâmica, Vista Alegre, São Pedro das Garças, São João da Vereda e Santa Rosa de Lima.

A presidente da comissão de Agricultura e vice-presidente da Casa, vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) relatou que nos distritos a população sempre foi abastecida através de poços artesianos e a água tratada era fornecida através de dessalinizadores. Entretanto, assinalou que com a implantação da Copasa existia a expectativa de que haveria um aumento no fornecimento de água potável em prol do desenvolvimento, saúde e qualidade de vida dos moradores. Porém, o que vem acontecendo são diversos problemas como a má qualidade da água, que chega às torneiras das residências amareladas e mal cheirosas. Salientou que os cortes nos asfaltos e a recomposição que tem sido feita é de qualidade inferior e que não existe uma previsão de implantação nos sistemas das redes de esgoto nos distritos, ou um cronograma para a realização das obras.

As lideranças presentes na audiência fizeram o mesmo relato quanto a qualidade da água que não pode ser utilizada para o consumo humano, devido ao alto teor de cloro, do seu mau cheiro e da sua cor amarelada. A utilização de água para o consumo humano, segundo Eduardo Rogério, representante de Aparecida do Mundo Novo, tem que ser através de água do rio ou na aquisição de água mineral. Em outro relato, o representante da Panorâmica/Vista Alegre, João José Carlos, informou que a comunidade realiza trabalho de limpeza nas caixas d’água e que já chegaram a retirar até 6 quilos de calcário.

Foi também relatado sobre os buracos abertos pela Copasa nas ruas dos distritos e os remendos que deixam a desejar, sendo que no período das chuvas se desmancham, se transformando em buracos. A representante do distrito de Santa Rosa de Lima, Vera Lúcia Pereira, disse não entender porque algumas famílias pagam taxas mínimas e outras pagam taxas máximas. Questionou sobre a tarifa social, pedindo providências para a situação do esgoto que corre à céu aberto.

O vice-prefeito de Montes Claros e presidente da Agência Municipal de Água e Saneamento Básico de Montes Claros - AMASBE, Guilherme Augusto Guimarães, ressaltou que o objetivo da administração é de garantir a qualidade de vida para toda população, principalmente na área de saneamento básico, seja na sede ou na zona rural. A Amasbe, segundo ele, tem sido estruturada pela administração que acompanha os serviços de água e esgoto e que repassa as informações ao Ministério Público.

Sabemos dos problemas relatados e defendemos serviços de qualidade e preços justos das taxas. Nós queremos escutar a todos e a Amasbe quer que se cumpra o contrato. Temos que ter a solução com sistema de tratamento sem prejudicar os rios. O atendimento tem que ser igual para os moradores da zona rural e da sede. Brevemente teremos um laboratório para análise da água”, garantiu.

Presentes a audiência pública, os vereadores Graça da Casa do Motor (União Brasil), Valdecy Contador (Cidadania), Eldair Samambaia (PSD), Maria Helena, Wilton Dias (PTB), Daniel Dias (PCdo B), Edmilson Bispo (PSD), Leãozinho (Patriota), Cláudio Rodrigues (Rede), Rodrigo Cadeirante (Rede), Iara Pimentel (PT), Raimundo Pereira (PDT), Aldair Fagundes (Cidadania), Marcos Nem (PSC), e Reinaldo Carrapicho (PRB) cobraram um cronograma de serviço que será realizado pela Copasa nos distritos, recomposição dos asfaltos, recadastramento para a tarifa social, estratégia de atendimento por parte da Prefeitura, e a realização de serviço do sistema da rede de esgoto.

O gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, revelou a sua tristeza com as reclamações apresentadas, entretanto, garantiu que a partir desta audiência buscará soluções para ajudar os distritos. Anunciou o atendimento móvel que será feito pela Copasa já a partir da próxima semana, começando pelo distrito de Vila Nova de Minas, que vai ouvir, anotar e buscar atender à população. Informou ainda que a água amarelada e malcheirosa tem muito a ver com o ferro manganês, mas que já está sendo feito um estudo para solucionar o problema através do sistema de filtração, com o objetivo de não alterar a qualidade da água. Garantiu que no máximo em três semanas o problema será solucionado. Terminou sugerindo que seja feito um novo cadastramento para requerer a tarifa social junto a Copasa.


__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Coronel Hidelgard é o novo cidadão montes-clarense

por Athur Jr publicado 16/11/2022 08h58, última modificação 16/11/2022 08h58

Por Arthur Amorim Jr.


A Câmara de Vereadores realizou na noite de sexta-feira (11), sessão especial para entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao comandante do 55° Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos. O evento contou com a participação de militares, ex-comandantes, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, empresários e familiares. A homenagem foi de iniciativa dos vereadores Edmilson Bispo dos Santos (PSD) e Aldair Fagundes (Cidadania).

O vereador Edmilson Bispo destacou que é uma honra conceder o título de cidadão honorário ao Coronel Hidelgard de Vasconcelos pelos relevantes serviços que vem prestando a Montes Claros e toda região norte-mineira, à frente do 55 Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira.

"O Exército Brasileiro é o braço forte da nação que tem a mão permanentemente estendida e solidária no auxílio do povo. Não temos dúvidas de que a missão de servir a pátria é um dom de Deus, por isso quero dizer ao coronel Hidelgard e a todos os militares que tenham o orgulho de cumprir este dever. O filósofo Aristóteles em sua sabedoria dizia que a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Então não temos dúvida de estar diante de um cidadão que merece receber todas as honras desta Casa."

O vice-prefeito Guilherme Guimarães representando o prefeito de Montes Claros, ressaltou a importância do título como sendo o reconhecimento para uma pessoa tão comprometida com o país e com a sua constituição, através do seu serviço, sobretudo pelas boas relações que o coronel mantém com a sociedade de Montes Claros. "É uma pena que neste momento quando ele recebe esse título já recebemos a notícia de que já está se transferindo de Montes Claros para o Rio de Janeiro. Mas quero dizer da nossa satisfação de o ter conhecido e por ele ter participado ativamente da vida da nossa cidade e ter demonstrando todo o compromisso em nos ajudar na garantia da lei e da ordem."

Em seu pronunciamento, o coronel Hildegard Borba de Vasconcelos agradeceu aos proponentes do título, vereadores Edmilson Bispo e Aldair Fagundes, e ao presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues e os demais membros do Legislativo. "Esta honraria me toca e me emociona. Sou filho e neto de militares e com todas as grandes oportunidades que nos dá, ela eventualmente nos tira o sentimento de pertencimento a algum lugar ou algum grupo, porque nós vivemos de mochilas nas costas sempre prontos para nos mudarmos, onde seja necessário servir. Entretanto, o exército nos entrega e nos dá a oportunidade de conhecer esse país de Leste a Oeste e as suas diferentes matizes que compõem a nossa realidade. Eventualmente nos tira esse sentimento de pertencimento a um lugar, de ter um amigo de infância. Entretanto nós acabamos abraçando uma grande família, que é a do Exército Brasileiro. Essa homenagem é muito importante para mim porque Montes Claros foi minha primeira unidade após a Academia das Agulhas Negras. Foi aqui onde eu me casei na igreja da Rosa Mística e para a qual tive a oportunidade de voltar."


SOBRE O HOMENAGEADO
Nascido na cidade de Recife – PE, o coronel Hidelgard de Vasconcelos entrou para o Exército em 1993, assumindo o comando do 55° batalhão em 2020. Ao longo da sua trajetória ocupou altos postos dentro da corporação, como instrutor da Escola de Sargento e Armas e na Academia Militar das Agulhas Negras.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara promove dois eventos na quarta-feira

por Cristine Antonini publicado 11/11/2022 11h25, última modificação 11/11/2022 11h25

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros promove na quarta-feira (16/11), duas sessões, sendo uma audiência pública às 9h e à noite, às 19h, sessão especial de homenagem. A audiência, que é de iniciativa da vice-presidente da Casa, vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), tem o objetivo de discutir sobre o serviço prestado pela Copasa na zona rural do município.

A audiência abordará o cronograma das instalações de rede de água nos distritos, bem como a falta de conclusão de algumas obras que ficaram inacabadas. De acordo com Graça, outro problema enfrentado pela população é relacionado às ruas onde estão sendo instaladas as tubulações de água: a empresa faz o serviço, tira o cascalho e não repõe, deixando o local cheio de buracos.

A audiência será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros – Confira a lista de convidados <AQUI>.

SESSÃO ESPECIAL

Também na quarta-feira, às 19h, a Câmara realiza sessão especial em homenagem aos 55 anos de fundação da Igreja de Deus Avivamento Bíblico – o evento é de iniciativa do vereador Reinaldo Carrapicho (PRB).

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado na Câmara

por Cristine Antonini publicado 11/11/2022 10h16, última modificação 11/11/2022 10h16

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (10), sessão especial em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro. O evento contou com a participação de educadores, autoridades e familiares que contaram um pouco sobre a trajetória de Darcy, como pesquisador, político e filósofo. A homenagem foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, indigenista e político brasileiro, Marcos Darcy Silveira Ribeiro, popularmente conhecido como Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros, em 26 de outubro de 1922. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores.

O proponente do evento, vereador Cláudio Rodrigues, enfatizou que Darcy Ribeiro construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação.

Darcy Ribeiro sempre deixou claro o seu inconformismo com as desigualdades sociais e a sua disposição para trabalhar, por meio de sua atividade intelectual e política, em prol de um Brasil melhor. Seus estudos foram essenciais para alavancar uma nova reforma educacional no país”, destacou o vereador.

O antropólogo, João Batista de Almeida Costa, disse que do ponto de vista intelectual, Darcy continua mais vivo do que nunca. “Quando ele começou sua trajetória, era visto como marginal, pois, ia de encontro com os pensamentos impostos na época. Ao longo dos anos, mais precisamente na década de 80, Darcy tornou-se referência para os escritores que começaram a aplicar seus métodos de estudo”, ressalta o pesquisador.

Representando a família Ribeiro, a jornalista e sobrinha-neta do homenageado, Maria Ribeiro, falou sobre a personalidade de Darcy: “homem livre, de peles e feitos”.

Temos o legado iniciado por Darcy Ribeiro, no qual meu pai (Paulo Ribeiro), teve a honra de acompanhar um pouco dessa jornada. Esse legado também nos traz a responsabilidade de colocar o andor sobre os ombros e com muito amor continuar com essa história. Darcy lutou tanto pela educação e queremos que através dela, possamos transformar o mundo, valorizando os povos originários”, concluiu a jornalista que também é neta de Mário Ribeiro.

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Coronel Hidelgard de Vasconcelos é homenageado pela Câmara de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 10/11/2022 12h25, última modificação 11/11/2022 11h33

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Vereadores realiza nesta sexta-feira, às 19h, sessão especial para entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao comandante do 55° Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos. A homenagem é de autoria dos vereadores Aldair Fagundes (Cidadania) e Edmilson Bispo (PSD).

Nascido na cidade de Recife – PE, coronel Hidelgard de Vasconcelos entrou para o Exército em 1993, assumindo o comando do 55° batalhão em 2020. Ao longo da sua trajetória o Hidelgard ocupou altos postos dentro da corporação, como instrutor da Escola de Sargento e Armas e na Academia Militar das Agulhas Negras.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL: Entrega de Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao ao comandante do 55° Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos.

Data: 11 de novembro de 2022 | Sexta-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereadores Aldair Fagundes e Edmilson Bispo

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Orçamento para 2023 é estimado em R$ 1,6 bilhão

por Cristine Antonini publicado 10/11/2022 12h18, última modificação 10/11/2022 12h18

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros, através da comissão de Legislação, Justiça e Redação e da comissão de Finanças e Tomadas de Contas, promoveu nesta quinta-feira (10), audiência pública para discutir o projeto n°97/2022 que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023. A estimativa para o próximo ano é o montante de R$1.677.991.440,00.

A LOA estabelece o orçamento do município, estima as receitas e fixa as despesas em projetos e atividades a serem realizadas durante o ano. O presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação, vereador Júnior Martins (Cidadania) destacou que é na elaboração dessas leis que é possível a Casa avaliar e discutir, de qual forma os parlamentares poderão ajustar as emendas, caso necessário.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Daniel Dias (PCdoB), enfatizou que o intuito da audiência é levar à população a dinâmica do orçamento público. “A população precisa ter o conhecimento de qual forma o dinheiro público está sendo aplicado e saber que estamos fiscalizando o uso do recurso”, frisou o vereador Daniel.

ALGUNS VALORES PARA 2023

Esurb – R$ 8.300.000,00

MCTrans – R$ 17.191.440,00

Prevmoc – R$ 144.379.200,00

Saúde – R$ 602.608.900,00

Educação – R$ 355.550.000,00

Direitos da Cidadania – R$ 4.881.000,00

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara comemora o centenário de Darcy Ribeiro

por Athur Jr publicado 09/11/2022 13h28, última modificação 09/11/2022 13h28

Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (10), às 19 horas, sessão especial em comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro. A proposição, do presidente da Casa legislativa vereador Cláudio Rodrigues (Rede), prestar esta homenagem a um dos montes-clarenses mais ilustres e que contribuiu com a história política e educacional do País.

Marcos Darcy Silveira Ribeiro, popularmente conhecido como Darcy Ribeiro, é natural de Montes Claros, nascido no dia 26 de outubro de 1922. Filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira, fez os estudos fundamentais e secundário, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros. Foi casado com a etnóloga e antropóloga Berta Gleizer Ribeiro, até 1974. Ele foi antropólogo, historiador, educador, escritor e político. O ex-senador se destacou com a criação de museus, obras literárias, participação no projeto de criação da Universidade de Brasília e nas lutas pelas pautas sociais e indígenas.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro
Data: 10 de novembro de 2022 | Quinta-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara sedia VI Jornada Mundial dos Pobres

por Cristine Antonini publicado 09/11/2022 12h36, última modificação 09/11/2022 12h36

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (9) sessão especial para lançamento da VI Jornada Mundial dos Pobres, com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” - referência com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”. O evento foi proposto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Por dois anos consecutivos, a Câmara de Montes Claros foi palco para o lançamento da Jornada dos Pobres, que tem o intuito de reunir milhões de pessoas em todo o mundo para promover esse momento de reflexão sobre a solidariedade para com os necessitados, aliado a um incentivo às políticas familiares e à responsabilidade social.

“Ao realizar essa sessão solene, a Câmara de Montes Claros atende, mais uma vez, ao chamado do Papa Francisco, e também da Arquidiocese de Montes Claros. A situação de pobreza e desigualdade social exige uma postura colaborativa e criativa de todos os agentes sociais, e é importante fortalecer o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil, através das organizações e pastorais sociais”, ressaltou o vereador Cláudio Rodrigues.

O monsenhor Silvestre, administrador diocesano da Arquidiocese de Montes Claros, explicou sobre a releitura feita pelo Papa Francisco a respeito da Carta Encíclica Envangelli Gaudim, na qual relembra as orientações dadas por Jesus aos apóstolos.

Um dos pontos abordados pelo papa é que a pobreza tem causas estruturais. E não pela falta de produção de comida e nem de dinheiro, mas pela má distribuição da renda, pela ausência de políticas públicas e emprego com salários justo, pela política econômica que eleva os preços dos alimentos e pelas altas cargas tributárias que o pobre tem que pagar”, pontuou o monsenhor.

Padre Jair Pereira, vigário episcopal para a ação social, pontuou que a arquidiocese de Montes Claros faz o serviço que deveria ser da Prefeitura de Montes Claros – levando alimento e acolhendo os mais vulneráveis.

Não nos devemos calar perante a situação precária que vive nosso povo. O orçamento municipal destinado para a Assistência Social é o menor de todos. São muitos que passam fome. Muitos batem às nossas portas pedindo o que comer e nos dói às vezes não ter”, comentou padre Jair.

A Arquidiocese de Montes Claros possui uma cozinha solidária que atende 300 famílias, fornecendo alimentos três vezes por semana. A meta da instituição é criar um banco de alimentos.

SOBRE A JORNADA

Para a celebração da data (12/11) em unidade com a Santa Sé, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com as Pastorais Sociais e Organismos lançam o material para favorecer a preparação em forma de jornada para a vivência, convivência, reflexão e ação do VI Dia Mundial dos Pobres. 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores cobram conclusão de obras e melhorias nas vias

por Cristine Antonini publicado 09/11/2022 12h21, última modificação 09/11/2022 12h21
Vereadores cobram conclusão de obras e melhorias nas vias

Foto: Vereador Stalin Cordeiro / Rua Oito, bairro Jardim Primavera

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), os vereadores da Câmara de Montes Claros reivindicaram melhorias para os bairros da cidade. Em alguns pontos, os parlamentares mostraram imagens de ruas praticamente intransitáveis, bem como a necessidade de reformas em praças e pontes.

O vereador Stalin Cordeiro (Pode), solicitou melhorias das ruas do bairro Jardim Primavera. De acordo o parlamentar, os vereadores Igor Dias (União Brasil) e Júnior Martins (Cidadania) colocaram, no ano passado, emendas impositivas para asfaltar as vias, no entanto o serviço não foi feito. Stalin mostrou, através de fotos, a situação da rua Oito que quando chove, o local fica intransitável.

“As pessoas estão sofrendo com lama na porta de casa. No mesmo bairro é necessário o serviço de tapa-buraco, principalmente na Alameda Beija-flor. O que está gerando indignação aos moradores é a má prestação de serviço da Copasa, em que eles cortam o asfalto e deixam os buracos abertos”, enfatizou o vereador Stalin Cordeiro.

Mais uma vez, o vereador Igor Dias veio à Tribuna para pleitear a reforma da quadra do bairro Cidade Nova. O parlamentar ressaltou que desde o ano passado essa cobrança está sendo feita e que inclusive a ordem de serviço foi autorizada.

Outra demanda cobrada, diversas vezes pelos parlamentares, é a duplicação da ponte no bairro JK. O vereador Júnior Martins (Cidadania), afirmou que foram feitas algumas intervenções no local para melhorar o fluxo dos veículos, proporcionando mais segurança aos pedestres. “Tivemos licitações frustradas, mas temos a esperança que o problema logo será resolvido'', disse Martins.

De acordo com o vereador Raimundo do INSS (PDT), a pavimentação asfáltica no bairro Doutor João Alves não foi concluída e com isso parte do que já foi pavimentado está estragando sem os devidos acabamentos.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), destacou que a ponte localizada no bairro Amazonas está praticamente intransitável. “É uma via que dá acesso a vários bairros e hospitais. Já enviamos requerimentos solicitando melhorias na ponte e se o problema não for solucionado faremos uma audiência pública”, afirmou o presidente.

O vereador Valdecy Contador (Cidadania) solicitou revitalização das praças da Tecnologia e Itapetinga – ambas no bairro Alto São João. Segundo o vereador, as praças necessitam de reformas nos bancos, podas de árvores, manutenção nos pisos que estão danificados e iluminação. Valdecy também solicitou a Secretaria de Meio Ambiente a construção de uma praça no bairro Alcides Rabelo

O vereador Edmilson Bispo (PSD) solicitou a continuidade da construção da ponte que liga o bairro Jardim Olímpio ao Santo Antônio. Segundo o vereador, as obras iniciaram e não foram concluídas e que agora durante as chuvas, o barro está cedendo.

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Cuidado com a saúde Mental na Câmara Municipal

por Selma Gonçalves publicado 09/11/2022 12h10, última modificação 09/11/2022 12h10

Por Selma Gonçalves

Dentro do programa “Saúde Mental da Câmara Municipal”, a Escola do Legislativo Professor Arthur leite, realizou na manhã desta quarta-feira (09), mais um encontro com os servidores da Casa legislativa.
A oficina foi conduzida pela terapeuta Elane Pereira que através de dinâmicas e bate papo, levou os participantes a trocarem experiências e refletirem sobre a infância, os pais, as dores, bênçãos recebidas, a importância de nutrir o amor-próprio e servir ao próximo.

Para a coordenadora de projetos da Escola do Legislativo Cristiane Nunes, o encontro é uma oportunidade para criar laços de amizade. A troca de experiências de vida pode melhorar o relacionamento com o colega além de estimular e fortalecer o lado humano e profissional: “A cada vivência (encontro) aprendemos mais e saímos melhores para nós, melhores para os outros e para o mundo”, comentou.

Os encontros dos servidores com profissionais da área de saúde mental acontecem quinzenalmente e é aberta para todos os colaboradores da Câmara Municipal de Montes Claros

_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

Iluminação Anel Rodoviário Sul é tema de audiência

por Selma Gonçalves publicado 08/11/2022 15h15, última modificação 08/11/2022 15h19

Por Selma Gonçalves

A morte de uma mulher na avenida Dr. Mario Tourinho, foi mais um motivo para discussão e cobrança de iluminação pública em toda a extensão do anel rodoviário sul, na LMG 653, que passa pelos  bairros Santo Amaro, Santa Rafaela, Olga Benário, Alterosa, Residencial Sul, Mangues até a região próxima ao BNB Clube. Para discutir os problemas enfrentados pela população da região, a Câmara de vereadores realizou na noite desta segunda-feira (07), audiência pública.

Os proponentes, vereadores Daniel Dias (PC do B), Edson Cabeleireiro (PV), falaram da importância e urgência de instalação de iluminação pública no Anel rodoviário sul localizado na avenida Dr. Mário Tourinho.

Participaram da audiência, além dos vereadores, representantes das Associações de Moradores dos bairros Santa Rafaela, Santo Amaro, Olga Benário e Alterosa. Vários moradores participaram expondo as dificuldades e necessidades.

O vereador Edson Cabeleireiro lembrou que já apresentou vários requerimentos cobrando sinalização, faixas elevadas, iluminação para garantir mais tranquilidade para a população que faz a travessia dos bairros Santo Amaro e Santa Rafaela: “Precisamos de um parecer do poder executivo e também do governo do estado, mas enquanto não tivermos a tranquilidade e segurança para fazer as travessias, vamos continuar lutando. Há pouco tempo um grave acidente que deixou uma mulher com graves sequelas e outro de tirou a vida de uma mãe. Não podemos ver isso como algo normal, é preciso uma atitude urgente por parte do município”, frisou Edson.

Daniel Dias lembrou que a construção da cidade se faz com a participação da população e ressaltou o papel do vereador que é ser a voz da comunidade, fiscalizar e cobrar obras que garantam mais dignidade e segurança para a população. O parlamentar lamentou a ausência de representantes da prefeitura, mas garantiu que os problemas levantados na audiência serão apresentados ao prefeito Humberto Souto.

O vereador criticou a demora na instalação de iluminação pública: “O Município tem mais de 20 milhões de reais arrecadados pela taxa de iluminação pública, que só podem ser usados na iluminação pública. Não é aceitável o povo viver no escuro e passar perigo, tendo recurso em caixa para resolver o problema”, ressaltou Daniel.

 ______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Sessão especial: VI Dia Mundial dos Pobres

por Selma Gonçalves publicado 08/11/2022 14h50, última modificação 08/11/2022 14h50
Sessão especial: VI Dia Mundial dos Pobres

Foto: internet

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza, nesta quarta-feira (09) às 9h30, sessão especial para lançamento da VI Jornada Mundial dos Pobres em Montes Claros.

A celebração, proposição do presidente da Casa legislativa Cláudio Rodrigues, atende ao chamado do Papa Francisco e da Arquidiocese de Montes Claros, e se une a milhões de pessoas em todo o mundo para promover esse momento de reflexão sobre a solidariedade para com os irmãos necessitados, aliado a um incentivo concreto às políticas familiares e à responsabilidade social.

 Sobre a Jornada

Para a celebração da data em unidade com a Santa Sé, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com as Pastorais Sociais e Organismos lançam o material para favorecer a preparação em forma de jornada para a vivência, convivência, reflexão e ação do VI Dia Mundial dos Pobres. 

O Papa Francisco em sua mensagem deste ano escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).  A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). 

 A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 5.3, pelo canal da TV Câmara de Montes Claros no YouTube,

______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara institui Dia Municipal do Protetor de Animais

por Selma Gonçalves publicado 08/11/2022 14h25, última modificação 08/11/2022 14h25

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou na manhã desta terça-feira (8), quatro projetos de lei e um projeto de emenda.

Ceci Protetora (PP) apresentou projeto número 105/222 que institui o 17 de janeiro como Dia Municipal do Protetor de Animais. Para a vereadora, uma forma de reconhecer o trabalho de várias pessoas que dedicam tempo para garantir vida mais digna aos animais, além de conscientizar a população sobre a importância do Protetor de Animais para a saúde pública e a proteção e promoção dos direitos dos animais. “Muitos usam sua própria renda ou ajuda da população no resgate, cuidado, abrigo e busca por lares para animais abandonados. A atuação dessas pessoas promove a conscientização e a educação acerca da responsabilidade de toda a sociedade para com os animais, por isso, nada mais justo do que homenagear todos os protetores de animais da cidade Montes Claros”, explicou Ceci Protetora.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) foi o autor de três dos cinco projetos. O de número 103/ 2022 denomina Praça Clemente Oscar, localizada no Bairro Independência. O projeto número 104/2022 denomina Rua Nego Xavier, localizada no Distrito de Canto do Engenho.

O terceiro projeto por ele apresentado, emenda n°02/222, altera a redação do inciso 2º do artigo 80 e revoga o parágrafo único do artigo 81 da Lei Orgânica do Município de Montes Claros. A alteração tira da Casa legislativa o poder de ter o voto de censura. O projeto é fruto de uma recomendação do Ministério Público em relação a constitucionalidade no artigo 80 da lei orgânica e por esse motivo recomendou a presidência a revogação integralmente o parágrafo único do artigo 81 da lei Orgânica.

O autor do projeto, explica que nesta terça foi votada a primeira parte que trata da legalidade. Depois de 15 dias acontecerá a segunda votação, já que o mesmo é votado em dois turnos com maioria absoluta dos votos. Ele explicou o motivo da recomendação do MP que entende que os dois artigos que tratam do voto censura aos secretários municipais é ilegal e inconstitucional. “Na verdade é mais um ato político do que aplicativo da lei e isso não tira a prerrogativa da Casa de fiscalizar o comprimento das leis que devem ser respeitadas no ato da admissão de um secretário. Essas leis já estipulam a integridade e aptidão do indicado ao cargo de secretário. Entendemos, com tudo isso, a necessidade da aprovação da recomendação do MP ”, comentou o presidente.

O quinto projeto aprovado, de autoria do vereador Elair Gomes (MDB), presta homenagem a advogada Mafalda Madureira dando a conhecida rua 3, localizada no bairro Jaraguá II, o nome de Doutora Mafalda Madureira Mafra.

 _________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara aprova audiência pública do Prevmoc

por Athur Jr publicado 08/11/2022 12h20, última modificação 08/11/2022 14h47

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (08), oito requerimentos que estavam na Ordem do Dia. Destaque para a audiência pública solicitada pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), no próximo dia 23/11/2022, às 19 horas, que vai debater as propostas e sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho instituído pelas portarias nº 62/2022 e nº 140/2022 para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc.

Outros três requerimentos aprovados têm como destaque o setor de infraestrutura urbana, como o que foi apresentado pelo vereador Edmilson Bispo que solicitou à Secretaria de Serviços Urbanos estudo de viabilidade e avaliação técnica para instalação de boca de lobo no entorno da Lagoa do Interlagos

O vereador Stalin Cordeiro (PODE) reivindicou a revitalização e reforma da praça do Bairro Maria Cândida. A obra, segundo argumentou, tem como objetivo garantir um local de lazer mais agradável, pois a praça encontra-se em estado de deterioração e a sua execução conferirá dignidade e melhoria na qualidade de vida da população.

A implantação de faixa elevada na avenida São Judas Tadeu, próximo ao nº 3026, da rua Fagundes Varela, no bairro Santo Inácio, foi a solicitação apresentada pelo vereador Daniel Dias (PC do B). Ele considera importante a implantação da faixa elevada naquele local pois evitará acidentes.

EDUCAÇÃO
Na área educacional, a cobrança do vereador Odair Ferreira Oliveira (SD) à Secretaria Municipal de Educação foi a construção do Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI, incluindo a instalação de quadra poliesportiva para atender a região que integra o bairro Vila Telma.

ELEVADOR
O vereador Rodrigo Cadeirante (REDE) solicitou a instalação de um novo elevador aberto ao público, no prédio antigo da Prefeitura Municipal. Na argumentação apresentada pelo vereador, ele considera que o elevador atual que garante o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção é antigo e está bastante deteriorado, sendo passível de manutenção frequente, fato que impossibilita o uso do mesmo.

INFORMAÇÃO ANIMAL
A vereadora Ceci (PP) solicitou a Secretaria Municipal de Saúde que seja providenciada solução quanto publicização dos dados do Centro de Controle de Zoonoses em conformidade com a Lei Municipal nº 4.697, de 18/03/2014, referente recolhimento, eutanásia, tratamento, castrações, vacinação, vermifugação, devolução de animais para origem de resgate e doações, contendo os dados essenciais para controle e verificação como nome dos medicamentos e vacinas. Solicita que seja constatado endereço completo, nomes, documentos pessoais dos adotantes, bem como a divulgação antecipada dos locais onde serão realizadas as operações. Entende que a medida permitirá que os cuidadores dos animais comunitários possam providenciar acompanhamento junto às operações do CCZ, em conformidade com a Lei nº 23.863 de 30/07/2021.

SESSÃO ESPECIAL
O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (REDE) também solicitou que seja realizada a Sessão Especial no dia 07 de dezembro, às 19 horas, em homenagem aos 100 anos do "Lar das Velhinhas - Centro Feminino de Longa Permanência".

 

 __________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Campanha do Dia Mundial do AVC

por Athur Jr publicado 04/11/2022 19h55, última modificação 04/11/2022 19h55

Por Arthur Amorim Jr.

Teve início nesta sexta-feira (4), ÀS 19H30, no plenário da Câmara dos Vereadores de Montes Claros, a Campanha do Dia Mundial do AVC. O evento está sendo realizado pela Santa Casa de Montes Claros em parceria como Samu Macro Norte, Rotary Club de Montes Claros Tereza de Calcutá, a Liga Acadêmica Norte Mineira de Neurologia, e Neurocirurgia, Neurologia Norte Mineira, Associação AVC de Montes Claros. Este ano, a Campanha Mundial de AVC em Montes Claros, tem como destaque a participação da recém-criada Associação Brasil AVC - Regional Montes Claros.

Dentro da programação que se estenderá neste sábado (5), de 7h30 às 12h30, será realizado um ciclo de palestras e atividades preventivas de educação em saúde, com profissionais da saúde e pessoas engajadas na causa.

No encerramento da programação, no domingo (6), será realizada uma caminhada no Parque Municipal Milton Prates.

SOBRE A CAMPANHA
Em 2022, o tema ‘Minutos podem salvar vidas’ quer amentar a sensibilização para a importância do tempo no atendimento hospitalar a pacientes que sofrem o AVC, cada minuto é precioso. A campanha traz o debate para Montes Claros, e conta com uma vasta programação.

HISTÓRIA
O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, sendo comemorado anualmente em 29 de outubro. A Campanha Mundial de AVC (Acidente Vascular Cerebral) trabalha para aumentar a conscientização da população, aumentar a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação, com o objetivo de tornar a vida melhor para os sobreviventes do AVC. A Organização Mundial de AVC procura intensificar a consciência global sobre a luta contra o AVC e considera-o como uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde e a qualidade de vida. Considera que muito pode ser feito para prevenir, tratar o AVC e reabilitar quem sofreu o AVC.

 __________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Audiência debate iluminação pública no Anel Rodoviário Sul

por Athur Jr publicado 04/11/2022 15h52, última modificação 04/11/2022 15h52

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza na segunda-feira (07), às 19h, Audiência Pública para discutir sobre a colocação de lluminação Pública em toda a extensão do Anel Rodoviário Sul (Avenida Dr. Mario Tourinho em Montes Claros ao longo dos Bairros Santa Rafaela, Santo Amaro, Olga Benário, Alterosa, Vila ltatiaia, Residencial Sul, Parque Sul, Mangues, Loteamento Ipês Sul e adjacências. Os vereadores Daniel Dias (PC do B) e Edson Cabeleireiro (PV) são os autores da proposição.

Foram convidados para o evento, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto; o secretário de infraestrutura, Wanderlino Silveira; e os representantes das associações de moradores dos bairros: Santa Rafaela, Santo Amaro, Olga Benário e Alterosa.

A audiência também será transmitida, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

Serviço

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Colocação da iluminação pública em toda a extensão do Anel Rodoviário Sul: Avenida Dr. Mário Tourinho, ao longo dos bairros Santa Rafaela, Santo Amaro, Olga Benário, Alterosa, Vila Itatiaia, Residencial Sul, Parque Sul, Mangues, Loteamento Ipê Sul e adjacências.

Data: 07 de novembro de 2022 | Segunda-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereadores Daniel Dias e Edson Cabeleireiro

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Sinalização, LOAS/2023 e Copasa na pauta da Câmara

por Athur Jr publicado 01/11/2022 11h57, última modificação 01/11/2022 11h57
Câmara aprova 11 requerimentos

POR ARTHUR AMORIM JR.

Na sessão ordinária desta terça-feira (01), a Câmara de Montes Claros aprovou 11 requerimentos que estavam na ordem do dia. Entre os aprovados, destaques para audiências públicas sobre o Loas/2023 e a atuação da Copasa nos distritos, e a segurança no trânsito, com a cobrança junto a MCTrans para as instalações de faixas elevadas em algumas vias do município

No próximo dia 10/11/2022, às 09:00, acontecerá audiência pública proposta pelo vereador Marcos Nem (PSC) sobre a LOAS 2023, quando será debatido o Projeto de Lei n° 97/2022 que estima receita e fixa despesa do município de Montes Claros para o exercício de 2023.

A outra audiência pública agendada para o dia 16/11/2022, às 09:00 horas, no plenário da Câmara Municipal, solicitada pela Comissão de Agricultura tem como objetivo discutir a atuação da Copasa nos distritos de Montes Claros

FAIXAS ELEVADAS E SINALIZAÇÃO
Grande parte dos requerimentos apresentados teve como solicitação estudos para implantação de faixas elevadas em algumas importantes vias, em bairros do município.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) mostrou a necessidade de que seja instalada uma faixa elevada em frente ao Colégio Alegria de Viver, localizado a rua Corinthians, n° 363, bairro Maracanã, pois o local tem um tráfego constante de crianças/estudantes.

O vereador Edmilson Bispo (PSD) também cobrou estudo por parte da MCTrans para instalação de duas faixas elevadas com faixa de pedestre, na avenida Laudete Dias de Sá, em frente aos números 85 e 121, no bairro Vila Anália.

A realização de um estudo por parte da MCTrans de viabilidade de sinalização foi o requerimento apresentado pelo vereador Marlus do Independência (PT), nas seguintes vias do município: avenidas Dulce Sarmento com Francisco Gonçalves dos Santos; Deputado Plínio Ribeiro com Dulce Sarmento; e Geraldo Athayde com Francisco Gonçalves dos Santos.

No requerimento apresentado pela vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) a solicitação foi direcionada ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) para atendimento as comunidades, com a instalação de um radar na BR-135, altura do km 313; construção de uma baia de retorno no distrito de Ermidinha: segunda entrada do distrito de Ermidinha, localizada na BR-135, altura do km 416; construção de uma baia de retorno na comunidade rural de pau D'óleo, localizada na BR-135, altura do km 326.

PLAYGROUND
O vereador Elair Gomes (MDB) solicitou a instalação de um playground de madeira para crianças, na Praça João Paulo II, no bairro Santo Antônio.

CICLISMO
A criação e determinação de áreas de proteção ao ciclismo de competição (APCC) na região urbana de Montes Claros foi a solicitação apresentada pelo vereador Igor Dias (União Brasil).

AGENTE FISCAL
O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicitou ao executivo que os servidores efetivos ocupantes dos cargos de Assistente de Cadastro, possam ser enquadrados para o cargo de Agente Fiscal de Tributos.

PROGRAMA PARA AUTISTAS
A criação de um programa de apoio a familiares de crianças e adolescentes autistas, realizado através de palestras, orientações, exercícios, e suporte com ajuda de uma equipe multiprofissional ja atuante na rede do município, foi a solicitação apresentada pelo vereador Stalin Cordeiro (Pode)

CEMITÉRIO PARA ANIMAIS
A vereadora Ceci (PP) solicitou serviço de disposição final de cadáveres de animais domésticos para a população de baixa renda, assim como para protetores e entidades de proteção animal para destinação dos corpos.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara aprova projetos em pauta

por Cristine Antonini publicado 01/11/2022 11h40, última modificação 01/11/2022 11h40

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (1), três projetos da Ordem do Dia. Entre as propostas aprovadas está a de n°29/2022, de autoria do vereador Marcos Nem (PSC), que outorga a Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao cantor/compositor e artista plástico, Sérgio Ferreira.

De iniciativa do vereador Aldair Fagundes (Cidadania), o projeto n°30/2022 concede Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao coronel Hildegard Borba de Vasconcelos, comandante do 55° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, pelos relevantes serviços prestados no município.

O projeto n°7/2022, de autoria da Mesa Diretora, altera a Lei Complementar n° 89, de 16 de fevereiro de 2022, que já havia sido mudada pela Lei Complementar n° 92, de 26 de abril de 2022, que dispõe sobre o quadro de cargos de provimento comissionado. O projeto visa estruturar os trabalhos internos da Casa.


__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Vereadores cobram sinalização no anel rodoviário sul

por Athur Jr publicado 31/10/2022 13h21, última modificação 31/10/2022 13h21

POR ARTHUR AMORIM JR

A falta de sinalização na rodovia do anel rodoviário Sul foi um dos temas em destaque, na reunião ordinária de terça-feira (25), na Câmara dos Vereadores de Montes Claros. Recentes acidentes com vitimas fatais, naquela via de acesso que corta os bairros Olga Benário, Alterosa, Santo Amaro, Santa Rafaela Residencial e José Correia Machado foram denunciados pelos vereadores Edson Cabeleireiro (PV), Rodrigo Cadeirante (Rede) e Daniel Dias (PC do B) que cobram providências imediatas por parte do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens - DER-MG.

O vereador Edson Cabeleireiro informou que uma das primeiras ações desde que assumiu o seu mandato foi de de cobrar celeridade na intslação de faixas elevadas.
"Em agosto deste ano estive reunido com o coordenador da 6ª Unidade Regional do DER-MG - Montes Claros, Tibireça Pires Glória, quando ficou acertado que a primeira faixa a ser construída seria entre os bairros Olga Benário e Alterosa. No planejamento também estava previsto a inclusão do Residencial Sul e José Correia Machado, e em seguida Santo Amaro e Santa Rafaela. A reivindicação para construção dessas faixas, segundo o vereador Edson, foi feita ao coordenador do DER-MG ainda no início do seu mandato. "A rodovia do Anel Rodoviário Sul é uma obra que ajudou muito o desenvolvimento do município, principalmente na região do bairro Santa Rafaela. Entretanto, o acesso para os moradores está muito perigoso, sendo que no local há relatos de morte e dezenas de acidentes. As marginais ficaram boas, porém não tem sinalização e nem segurança para os pedestres. Diariamente temos pessoas e até crianças que passam por ali para irem para escolas. Pedimos placas educativas, passagens elevadas, redutor de velocidade e até mesmo radar", assinalou.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) reforçou a cobrança pela instalação de sinalização e se mostrou indignado, pois segundo ele, os constantes acidentes que vem ocorrendo na rodovia que corta a região sul do município podem ser creditados ao governo do Estado.

"Já apresentei requerimento subscrito pelos colegas Daniel Dias (PC do B) e Edson Cabeleireiro cobrando sinalização e nada foi feito e os acidentes seguem acontecendo. A entrada do bairro São Geraldo 2 é um verdadeiro pesadelo, às 17 horas, com pessoas querendo entrar ou sair, diante do intenso trânsito de veículos tem que esperar por longos minutos. Recentemente aconteceu mais uma tragédia. Para evitar que outros acidentes aconteçam é necessário que seja instalado urgentemente uma sinalização, pois são as vidas dos moradores da região sul que estão em jogo", denunciou.

O vereador Daniel Dias destacou o trabalho que vem sendo realizado em relação as marginais do anel rodoviário sul, entre a a avenida Doutor Mário Tourinho.
"Do ponto de vista da engenharia a obra atende o que foi proposto. Mas essa mesma engenharia tem que ter a noção de que é importante também proteger os pedestres. Durante a reunião com o DER-MG foram apresentadas diversas cobranças. Por isso, na audiência publica que realizaremos no próximo dia 07/11, vamos mostrar a importância de que seja instalada uma iluminação pública em todo trecho, como forma de dar mais seguranças às pessoas", ressaltou.

 __________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Audiência debate piso salarial da odontologia

por Cristine Antonini publicado 28/10/2022 12h09, última modificação 28/10/2022 12h09
Audiência debate piso salarial da odontologia

A audiência foi proposta pelo vereador Cláudio Rodrigues

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (27), audiência pública para discutir sobre a implantação do “Piso Salarial da Odontologia” – também foi debatido sobre o reajuste salarial para os auxiliares de saúde bucal. A proposta foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

A regulamentação do piso salarial dos médicos e cirurgiões dentistas está prevista na lei federal n°3.999 de 1961 – com adicional de hora extra e adicional noturno. Contudo, em Minas Gerais somente 13 cidades pagam os valores estabelecidos na legislação, como Curvelo, Contagem e Ribeirão Preto.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Flávio Célio Oliva, pontuou que a implantação do piso salarial dos odontólogos é uma das principais pautas a serem discutidas com o Executivo Municipal. Ele ainda afirmou que o mesmo não deu oportunidade para que houvesse uma reunião para debater não só a regularização da odontologia e também o piso salarial de outras categorias como o da educação.

A diretora do Sindicato dos Servidores de Saúde Bucal, Mariana Cambuí, pontuou as necessidades da classe e o serviço desempenhado por eles durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. Segundo a diretora, os dentistas se desdobraram para além de atender suas funções, ajudar no combate do vírus.

“Saímos da nossa área de atuação para unirmos aos médicos no enfrentamento da Covid-19. Ajudamos na imunização da população, estávamos nas barreiras sanitárias, fizemos testes e também cuidamos de pacientes assintomáticos. Não queremos nada além do nosso direito prescrito na lei federal”, destacou a dentista.

O presidente da Associação Brasileira de Odontologia/Regional, Paulo Cesar Santos, frisou que o salário da classe pago pelo município de Montes Claros é o mesmo desde 1990. Ele também afirmou que tentou se reunir com o prefeito Humberto Souto para levar as demandas da categoria e que também não foi atendido. O presidente lembrou que com o recurso da Lei de Responsabilidade Fiscal é possível pagar o piso aos odontólogos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Raphael Castro Mota, existe uma lei federal (P.L. n°44), que autoriza o município a remanejar recursos de outros setores da saúde para cobrir o piso salarial. Outro ponto abordado por Mota é que seja ressarcido aos profissionais o tempo que ficaram sem a recomposição salarial.

“Em 2018, quando assumi a presidência do conselho, começamos com a luta para que os municípios de Minas Gerais pudessem cumprir a lei. Vimos que é possível, pois algumas cidades isso é realidade. Estamos trabalhando para que o Governo Federal disponibilize uma verba somente para o pagamento do piso salarial, assim como ocorre com os agentes de endemias”, ressaltou o presidente Raphael Mota.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Saúde Bucal, Montes Claros possui 123 equipes atuando neste setor, com 200 cirurgiões dentistas e mais 200 técnicos e auxiliares em saúde bucal. “Durante essa gestão oferecemos estrutura, como reforma de consultórios, novas instalações e materiais de ponta”, afirmou o coordenador Guilherme Gonçalves da Silva.

Uma das sugestões apresentadas pelo proponente da audiência, vereador Cláudio Rodrigues, é de levar ao Executivo um anteprojeto de lei para que possa regularizar a situação da categoria. “A conversa iniciará com a secretária municipal de Saúde e posteriormente com o prefeito. Além disso, levaremos a ata desta audiência para os deputados federais e estaduais da região”, afirmou o vereador.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Eleições 2022: Câmara aprova transporte coletivo gratuito

por Cristine Antonini publicado 27/10/2022 20h27, última modificação 27/10/2022 20h27

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (27), o projeto de lei (n°102/2022), do Executivo, que autoriza a gratuidade no transporte coletivo urbano no próximo domingo, 30, dia das eleições presidenciais.

O projeto autoriza que na data da votação do segundo turno das eleições para presidente e vice-presidente da República, seja concedida a gratuidade no transporte coletivo urbano à população, entre 8h às 17h30h. O projeto segue os termos da decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que visa a vulnerabilidade social dos munícipes.

A gratuidade no transporte coletivo no dia das eleições é uma reivindicação da Câmara de Vereadores de Montes Claros, que desde o primeiro turno eleitoral enviou requerimentos para o prefeito Humberto Souto, pontuando a necessidade da causa.

“Durante o período eleitoral fomos acionados pelos moradores de bairros periféricos a respeito da falta dos lotações no dia das eleições. Nos condomínios mais afastados, houve atraso de 3h e em outros casos o ônibus nem chegou a passar. Talvez esses quase 55 mil eleitores montes-clarenses que deixaram de votar no primeiro turno, foi devido a falta de acesso ao transporte”, ponderou a vereadora Professora Iara Pimentel (PT).

SOBRE O PROJETO

O projeto n°102/2022 altera a lei n°5.398/202, que dispõe sobre o “Programa emergencial de transporte Social - Moc em busca de emprego”, que oferece passagens gratuitas nos coletivos urbanos para que a população possa se deslocar para participar de entrevistas de emprego.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Hospital Aroldo Tourinho recebe homenagem da Câmara

por Cristine Antonini publicado 27/10/2022 11h15, última modificação 27/10/2022 11h16
Hospital Aroldo Tourinho recebe homenagem da Câmara

A homemagem foi de iniciativa do vereadore Marcos Nem

POR ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quarta-feira (26), sessão especial para comemorar os 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho. A homenagem foi de iniciativa do vereador Marcos Nem (PSC).

A homenagem, segundo o proponente é uma forma de gratidão e de retribuir pelos relevantes serviços prestados.

“Não é fácil trabalhar com saúde em nossa região, principalmente quando se é assistencial e filantrópica. A Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – tem dado um tratamento humanizado à comunidade. Temos acompanhado o seu crescimento ao longo dos anos e do empenho de toda administração, coordenada pelo professor Paulo César Gonçalves de Almeida, na sua luta pela captação de recursos, com o objetivo de melhorar e modernizar os serviços ofertados. Graças a esse empenho, o Hospital tem se tornado referência na qualidade de atendimento, além de contribuir para nossa cidade, se tornando um lugar acolhedor para os que solicitam algum tipo de tratamento”, destacou.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou a homenagem como histórica. Relembrou que antes de se tornar em Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – HAT, era Hospital São Vicente de Paulo e o seu pai atuava como diretor clínico.

“A saúde é o nosso maior bem. Sabemos da dificuldade que é fazer saúde no município, mas o município tem se esforçado ao máximo para que seja referência nesta área. Temos que ressaltar a competência administrativa do professor Paulo César e da sua equipe em realizar um atendimento de qualidade e que tem se modernizado a cada dia.”

“Nobreza grande tem aqueles que cuidam da saúde.” Assim iniciou o seu discurso, a deputada Leninha (PT), lembrando que o HAT faz parte da sua infância e que tem acompanhado o seu desenvolvimento ao longo dos anos. “Aquele que cuida da saúde do outro tem uma missão. Que Montes Claros continue sendo sempre referência na saúde”, enfatizou.

O presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, Professor Paulo César Gonçalves de Almeida, disse que as palavras que marcam os 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – HAT são a superação e a gratidão.

“A história do HAT por si só é de superação. Você traduz todos os momentos vividos desde a época em que ainda era o Hospital São Vicente e que já nasceu enfrentando dificuldades. Mas é importante afirmar que sempre foi oferecido um serviço de qualidade a todos, sem nenhuma distinção. Temos que melhorar ainda mais. Entretanto, enfrentamos um problema de receita para sua sustentabilidade, em decorrência da tabela do SUS, que não é atualizada. Por isso, é importante a participação da Câmara dos Vereadores que dá projeção ao HAT. Mas precisamos também de toda representação política da região. É necessária a união de forças em favor de todos os hospitais filantrópicos de Montes Claros. No HAT não existe lado político. Os deputados de todos os partidos terão de nossa parte o mesmo tratamento. Somos o partido do Hospital Aroldo Tourinho e precisamos de todos vocês. Temos que agradecer ao prefeito Humberto Souto pela atenção dispensada. A assistência à saúde para todos é importante e o seu crescimento está acontecendo porque nos unimos”, assinalou.

FUNDAÇÃO HOSPITALAR MONTES CLAROS – HAT

A Fundação Hospitalar de Montes Claros, mantenedora do Hospital Aroldo Tourinho, foi criada em 20 de outubro de 1987, e caracteriza-se como “uma entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos”. A Fundação tem por finalidade estatutária, prestar assistência integral à saúde de todos aqueles que procurarem seus serviços, sem distinção de qualquer espécie.

O Aroldo Tourinho, considerado como um Hospital de referência, atualmente atende a pacientes de mais de 100 municípios do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, abrangendo uma população aproximada de 1.500.000 habitantes.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara presta homenagem à Fundação Hospitalar de Montes Claros - HAT pelos 35 anos

por Athur Jr publicado 25/10/2022 14h25, última modificação 25/10/2022 15h40
Câmara presta homenagem à Fundação Hospitalar de Montes Claros - HAT pelos 35 anos

Ascom/HAT

Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros realiza nesta quarta-feira (26), às 19hs, sessão especial em comemoração aos 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho. A proposição é do vereador Marcos Nem (PSC).

O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) remonta à década de 1960, quando em 1º de dezembro de 1962, foi criado o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, de propriedade do Dr. Moacir Lopes. Posteriormente, em 1982, foi adquirido pelo município, tornando-se o Hospital Municipal de Montes Claros. Em 20 de outubro de 1987, o mesmo foi transformado na Fundação Hospitalar de Montes Claros, entidade filantrópica mantenedora do HAT. De acordo com o estatuto ela é apresentada como “uma entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos” com a finalidade de prestar assistência integral à saúde de seus usuários, sem distinção de qualquer espécie.

O Hospital Aroldo Tourinho representa uma das maiores instituições hospitalares do Norte de Minas, atendendo mais de 100 municípios, abrangendo uma população aproximada de 1,5 milhões de habitantes, atuando preponderantemente no segmento de saúde pública, com mais de 80% da sua atenção voltada para pacientes do SUS.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL em comemoração aos 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho

Data: 26 de outubro de 2022 | Quarta-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereador Marcos Nem

 

 ________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – 
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo