Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campanha do Dia Mundial do AVC

Campanha do Dia Mundial do AVC

por Athur Jr publicado 04/11/2022 19h55, última modificação 04/11/2022 19h55

Por Arthur Amorim Jr.

Teve início nesta sexta-feira (4), ÀS 19H30, no plenário da Câmara dos Vereadores de Montes Claros, a Campanha do Dia Mundial do AVC. O evento está sendo realizado pela Santa Casa de Montes Claros em parceria como Samu Macro Norte, Rotary Club de Montes Claros Tereza de Calcutá, a Liga Acadêmica Norte Mineira de Neurologia, e Neurocirurgia, Neurologia Norte Mineira, Associação AVC de Montes Claros. Este ano, a Campanha Mundial de AVC em Montes Claros, tem como destaque a participação da recém-criada Associação Brasil AVC - Regional Montes Claros.

Dentro da programação que se estenderá neste sábado (5), de 7h30 às 12h30, será realizado um ciclo de palestras e atividades preventivas de educação em saúde, com profissionais da saúde e pessoas engajadas na causa.

No encerramento da programação, no domingo (6), será realizada uma caminhada no Parque Municipal Milton Prates.

SOBRE A CAMPANHA
Em 2022, o tema ‘Minutos podem salvar vidas’ quer amentar a sensibilização para a importância do tempo no atendimento hospitalar a pacientes que sofrem o AVC, cada minuto é precioso. A campanha traz o debate para Montes Claros, e conta com uma vasta programação.

HISTÓRIA
O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, sendo comemorado anualmente em 29 de outubro. A Campanha Mundial de AVC (Acidente Vascular Cerebral) trabalha para aumentar a conscientização da população, aumentar a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação, com o objetivo de tornar a vida melhor para os sobreviventes do AVC. A Organização Mundial de AVC procura intensificar a consciência global sobre a luta contra o AVC e considera-o como uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde e a qualidade de vida. Considera que muito pode ser feito para prevenir, tratar o AVC e reabilitar quem sofreu o AVC.

__________________________________