Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado na Câmara

Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado na Câmara

por Cristine Antonini publicado 11/11/2022 10h16, última modificação 11/11/2022 10h16

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (10), sessão especial em comemoração ao Centenário de Darcy Ribeiro. O evento contou com a participação de educadores, autoridades e familiares que contaram um pouco sobre a trajetória de Darcy, como pesquisador, político e filósofo. A homenagem foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, indigenista e político brasileiro, Marcos Darcy Silveira Ribeiro, popularmente conhecido como Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros, em 26 de outubro de 1922. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores.

O proponente do evento, vereador Cláudio Rodrigues, enfatizou que Darcy Ribeiro construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação.

Darcy Ribeiro sempre deixou claro o seu inconformismo com as desigualdades sociais e a sua disposição para trabalhar, por meio de sua atividade intelectual e política, em prol de um Brasil melhor. Seus estudos foram essenciais para alavancar uma nova reforma educacional no país”, destacou o vereador.

O antropólogo, João Batista de Almeida Costa, disse que do ponto de vista intelectual, Darcy continua mais vivo do que nunca. “Quando ele começou sua trajetória, era visto como marginal, pois, ia de encontro com os pensamentos impostos na época. Ao longo dos anos, mais precisamente na década de 80, Darcy tornou-se referência para os escritores que começaram a aplicar seus métodos de estudo”, ressalta o pesquisador.

Representando a família Ribeiro, a jornalista e sobrinha-neta do homenageado, Maria Ribeiro, falou sobre a personalidade de Darcy: “homem livre, de peles e feitos”.

Temos o legado iniciado por Darcy Ribeiro, no qual meu pai (Paulo Ribeiro), teve a honra de acompanhar um pouco dessa jornada. Esse legado também nos traz a responsabilidade de colocar o andor sobre os ombros e com muito amor continuar com essa história. Darcy lutou tanto pela educação e queremos que através dela, possamos transformar o mundo, valorizando os povos originários”, concluiu a jornalista que também é neta de Mário Ribeiro.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc