Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Hospital Aroldo Tourinho recebe homenagem da Câmara

Hospital Aroldo Tourinho recebe homenagem da Câmara

por Cristine Antonini publicado 27/10/2022 11h15, última modificação 27/10/2022 11h16
Hospital Aroldo Tourinho recebe homenagem da Câmara

A homemagem foi de iniciativa do vereadore Marcos Nem

POR ARTHUR AMORIM JR.

A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta quarta-feira (26), sessão especial para comemorar os 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho. A homenagem foi de iniciativa do vereador Marcos Nem (PSC).

A homenagem, segundo o proponente é uma forma de gratidão e de retribuir pelos relevantes serviços prestados.

“Não é fácil trabalhar com saúde em nossa região, principalmente quando se é assistencial e filantrópica. A Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – tem dado um tratamento humanizado à comunidade. Temos acompanhado o seu crescimento ao longo dos anos e do empenho de toda administração, coordenada pelo professor Paulo César Gonçalves de Almeida, na sua luta pela captação de recursos, com o objetivo de melhorar e modernizar os serviços ofertados. Graças a esse empenho, o Hospital tem se tornado referência na qualidade de atendimento, além de contribuir para nossa cidade, se tornando um lugar acolhedor para os que solicitam algum tipo de tratamento”, destacou.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou a homenagem como histórica. Relembrou que antes de se tornar em Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – HAT, era Hospital São Vicente de Paulo e o seu pai atuava como diretor clínico.

“A saúde é o nosso maior bem. Sabemos da dificuldade que é fazer saúde no município, mas o município tem se esforçado ao máximo para que seja referência nesta área. Temos que ressaltar a competência administrativa do professor Paulo César e da sua equipe em realizar um atendimento de qualidade e que tem se modernizado a cada dia.”

“Nobreza grande tem aqueles que cuidam da saúde.” Assim iniciou o seu discurso, a deputada Leninha (PT), lembrando que o HAT faz parte da sua infância e que tem acompanhado o seu desenvolvimento ao longo dos anos. “Aquele que cuida da saúde do outro tem uma missão. Que Montes Claros continue sendo sempre referência na saúde”, enfatizou.

O presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, Professor Paulo César Gonçalves de Almeida, disse que as palavras que marcam os 35 anos da Fundação Hospitalar de Montes Claros - Hospital Aroldo Tourinho – HAT são a superação e a gratidão.

“A história do HAT por si só é de superação. Você traduz todos os momentos vividos desde a época em que ainda era o Hospital São Vicente e que já nasceu enfrentando dificuldades. Mas é importante afirmar que sempre foi oferecido um serviço de qualidade a todos, sem nenhuma distinção. Temos que melhorar ainda mais. Entretanto, enfrentamos um problema de receita para sua sustentabilidade, em decorrência da tabela do SUS, que não é atualizada. Por isso, é importante a participação da Câmara dos Vereadores que dá projeção ao HAT. Mas precisamos também de toda representação política da região. É necessária a união de forças em favor de todos os hospitais filantrópicos de Montes Claros. No HAT não existe lado político. Os deputados de todos os partidos terão de nossa parte o mesmo tratamento. Somos o partido do Hospital Aroldo Tourinho e precisamos de todos vocês. Temos que agradecer ao prefeito Humberto Souto pela atenção dispensada. A assistência à saúde para todos é importante e o seu crescimento está acontecendo porque nos unimos”, assinalou.

FUNDAÇÃO HOSPITALAR MONTES CLAROS – HAT

A Fundação Hospitalar de Montes Claros, mantenedora do Hospital Aroldo Tourinho, foi criada em 20 de outubro de 1987, e caracteriza-se como “uma entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos”. A Fundação tem por finalidade estatutária, prestar assistência integral à saúde de todos aqueles que procurarem seus serviços, sem distinção de qualquer espécie.

O Aroldo Tourinho, considerado como um Hospital de referência, atualmente atende a pacientes de mais de 100 municípios do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, abrangendo uma população aproximada de 1.500.000 habitantes.

__________________________________