Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara sedia VI Jornada Mundial dos Pobres

Câmara sedia VI Jornada Mundial dos Pobres

por Cristine Antonini publicado 09/11/2022 12h36, última modificação 09/11/2022 12h36

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (9) sessão especial para lançamento da VI Jornada Mundial dos Pobres, com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” - referência com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”. O evento foi proposto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Por dois anos consecutivos, a Câmara de Montes Claros foi palco para o lançamento da Jornada dos Pobres, que tem o intuito de reunir milhões de pessoas em todo o mundo para promover esse momento de reflexão sobre a solidariedade para com os necessitados, aliado a um incentivo às políticas familiares e à responsabilidade social.

“Ao realizar essa sessão solene, a Câmara de Montes Claros atende, mais uma vez, ao chamado do Papa Francisco, e também da Arquidiocese de Montes Claros. A situação de pobreza e desigualdade social exige uma postura colaborativa e criativa de todos os agentes sociais, e é importante fortalecer o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil, através das organizações e pastorais sociais”, ressaltou o vereador Cláudio Rodrigues.

O monsenhor Silvestre, administrador diocesano da Arquidiocese de Montes Claros, explicou sobre a releitura feita pelo Papa Francisco a respeito da Carta Encíclica Envangelli Gaudim, na qual relembra as orientações dadas por Jesus aos apóstolos.

Um dos pontos abordados pelo papa é que a pobreza tem causas estruturais. E não pela falta de produção de comida e nem de dinheiro, mas pela má distribuição da renda, pela ausência de políticas públicas e emprego com salários justo, pela política econômica que eleva os preços dos alimentos e pelas altas cargas tributárias que o pobre tem que pagar”, pontuou o monsenhor.

Padre Jair Pereira, vigário episcopal para a ação social, pontuou que a arquidiocese de Montes Claros faz o serviço que deveria ser da Prefeitura de Montes Claros – levando alimento e acolhendo os mais vulneráveis.

Não nos devemos calar perante a situação precária que vive nosso povo. O orçamento municipal destinado para a Assistência Social é o menor de todos. São muitos que passam fome. Muitos batem às nossas portas pedindo o que comer e nos dói às vezes não ter”, comentou padre Jair.

A Arquidiocese de Montes Claros possui uma cozinha solidária que atende 300 famílias, fornecendo alimentos três vezes por semana. A meta da instituição é criar um banco de alimentos.

SOBRE A JORNADA

Para a celebração da data (12/11) em unidade com a Santa Sé, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com as Pastorais Sociais e Organismos lançam o material para favorecer a preparação em forma de jornada para a vivência, convivência, reflexão e ação do VI Dia Mundial dos Pobres.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc