Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Oficiais do Corpo de Bombeiros são homenageados pela Câmara de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 15/12/2022 11h20, última modificação 15/12/2022 11h20

POR CHRISTINE ANTONINI

Na noite desta quarta-feira (14), a Câmara de Vereadores realizou sessão especial para homenagear o coronel Fernando Augusto Alves Ferreira e o tenente-coronel Darlan Moreira Soares – ambos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Além de profissionais da segurança pública, como delegados, militares, policiais federais e penais, a homenagem contou com representantes de diversas entidades de Montes Claros e região.

O coronel Fernando Augusto Alves Ferreira, que é o responsável pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar de Minas Gerais, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Montes Claros, através de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB).

“A homenagem da Câmara representa o reconhecimento dos cidadãos após elevados serviços prestados pelo coronel Fernando, não apenas em relação ao seu trabalho à frente da corporação, mas também com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população”, frisou o vereador Wilton Dias.

Já o tenente-coronel Darlan Moreira Soares, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7°BBM), recebeu o Título de Cidadão Benemérito Montes Claros, através do vereador Júnior Martins (Cidadania).

“Muito me estima ter sido o autor da proposição desta homenagem. Precisamos de mais pessoas assim, que traz o exemplo e constrói uma trajetória de vida a ser seguida por aqueles que sonham em ser grandes homens”, pontuou o vereador Júnior Martins.

OS HOMENAGEADOS

O 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais é responsável por comandar 74 municípios do estado, localizados principalmente no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. O tenente-coronel Darlan Moreira Soares referiu os bombeiros como “sertanejos fardados”, por unirem a força do sertão evocada durante a disciplina no curso de soldado.

“Que tamanha honraria seja na verdade a coroa, o diadema do esforço organizado, por mim, capitaneado, mas pela tropa do 7°BBM diariamente implementado e por todos os parceiros que ora nos brindam e honram com as suas presenças, potencializado”, ressaltou o tenente-coronel.

O coronel Fernando Augusto Alves Ferreira destacou os desafios enfrentados pela corporação e que mesmo assim conseguiram expandir o trabalho com a instalação de novos batalhões do Corpo de Bombeiros, como nas cidades de Salinas, Capelinha e Diamantina. Para ele, o militar é aquele que tem hora para sair de casa, mas não sabe quando chega e, que infelizmente, em alguns casos, não voltam mais para seus lares.

“É com muita gratidão que recebo esse título. Me sinto privilegiado, e por isso, quero dividi-lo com toda minha família, incluindo a de farda. Essa honraria marca de vez minha permanência em Monte Claros – lugar que escolhemos para viver”, finalizou o coronel.

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara promove dois eventos nesta quinta-feira

por Cristine Antonini publicado 14/12/2022 18h49, última modificação 14/12/2022 18h49

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (15), às 7h45, audiência pública para discutir sobre o desassoreamento da lagoa do Interlagos – o evento é de iniciativa do vereador Valdecy Contador. Já às 19h, dentro da programação dos 190 anos da Casa Legislativa montes-clarense, será realizada sessão especial para o lançamento do livro “Histórias e memórias da Câmara Municipal de Montes Claros/MG”.

A audiência tem o objetivo de debater sobre o desassoreamento da lagoa do Interlagos. Segundo o vereador Valdecy, por ser um lago artificial, o acúmulo d’água provoca refluxos, causando alagamentos em diversos bairros na região, como Monte Carmelo, Interlagos, Parque Pampulha e Santa Lúcia.

Além do lançamento do livro, será outorgado Título de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Filomena Luciene Cordeiro Reis e Laurindo Mekie Pereira, e da Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite – ambos colaboraram na elaboração do livro. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto dos Evangelhos, no hall da Câmara.

Os eventos serão transmitidos, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube:

https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

Carlão Futsal Feminino é homenageado pela Câmara

por Athur Jr publicado 14/12/2022 10h07, última modificação 14/12/2022 10h07

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na noite desta terça-feira (13) sessão especial em homenagem ao Carlão Futsal Feminino. A proposta foi de autoria do vereador Wilton Dias (PTB). Participaram do evento além dos vereadores, atletas, estudantes, professores e diretores da Escola Estadual Carlos Albuquerque.

 Para o autor da proposição, a homenagem é a oportunidade de reconhecer o esforço, as conquistas, o desempenho, a dedicação e a garra das atletas e comissão técnica que fazem parte do projeto Carlão Futsal Feminino. “Acredito que esta honraria será um divisor de água para este projeto, pois o propósito é chamar a atenção do poder público ser parceiro, investindo nessas jovens através do esporte. Hoje poderia ser um dia qualquer, mas se tornou especial diante dessa merecida homenagem, onde a superação de um grupo de mulheres que escolheu o futebol feminino como opção de vida, e de trabalho, espalhando brilho, charme e competência através do esporte. E é com muito orgulho que venho falar um pouco desse grande projeto denominado Carlão Futsal Feminino, uma homenagem à Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, localizado no grande (Maracanã). E esse esporte é uma modalidade que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. É muito importante dar cada vez mais visibilidade às mulheres que sonham em ser grandes jogadoras. E o esporte transforma sonhos em oportunidades a essas participantes.”

A coordenadora do projeto Carlão Futsal Feminino e profissional de Educação Física, Daiany Spinola, destacou que 2022 foi um ano dourado para a equipe, pois em oito competições que participaram, em sete foram campeãs. Entretanto, enfatizou o desinteresse do poder público local em investir no projeto, sendo obrigadas a representar outras cidades., como Bocaiúva, em eventos de repercussão estadual ou nacional. “Há anos gritamos por apoio, mas muitos só aparecem nas campanhas eleitorais a cada quatro anos. A homenagem é importante porque reconhece o trabalho desenvolvido por este projeto, mas precisamos de valorização e investimentos do poder público e do empresariado local para representar com dignidade a nossa cidade.”

A diretora da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, Carla Patrícia Figueiredo Santos Souza, ressaltou as lutas e as conquistas das jovens atletas que fazem parte do projeto Carlão Futsal Feminino. “É com grande orgulho que vemos pessoas investindo no esporte, instituições de ensino. Pais procuram a escola por causa do projeto. O esporte transforma vidas e as mulheres podem estar onde elas quiserem. O esporte ainda é muito machista. Que este sonho prevaleça na vida de vocês para que vençam no esporte e possa através dele e da educação vencer barreiras! Precisamos apoiar o esporte, pois ele salva vidas. Vocês são meninas de ouro. Gratidão a cada uma em representar o nome da nossa escola além dos muros.”

 O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) destacou a importância do projeto para ajudar na formação de jovens atletas através do esporte. “É bom conferir o interesse das mulheres pelo futebol, pois é através do esporte que se alcança uma vida saudável e ativa. É uma honra para esta Casa que está comemorando 190 anos, inserir em sua programação, a homenagem ao Carlão Futsal Futebol Feminino.”

 CARLÃO FUTSAL FEMININO

O Carlão Futsal Feminino começou a sua história, em 2016, através de um projeto idealizado por profissionais e voluntários, no grande (Maracanã). A equipe é coordenada pela profissional de Educação Física Daiany Spinola e pelo professor Fabrício Rocha, da escola Estadual Dr Carlos Albuquerque — principal parceira do projeto. Hoje o projeto conta com apoio de quatro patrocinadores ativos, sendo fundamentais para a sua existência. Em oito anos de existência, a equipe do Carlão Futsal Feminino vem conquistando muitos títulos e se projetou no cenário esportivo de Montes Claros e do estado, nas competições que participa.

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Artistas defendem Corredor Cultural e Casa de Augusta

por Athur Jr publicado 13/12/2022 11h59, última modificação 13/12/2022 11h59

Por Arthur Amorim Jr.

A manutenção do corredor cultural e sua caracterização urbana de Centro Histórico e Cultural enquanto berço da cidade de Montes Claros, foi o tema da audiência pública realizada nesta segunda-feira (12), proposta pela Comissão de Cultura e Turismo.

A vereadora Iara Pimentel, que faz parte da Comissão de Cultura, destacou a atuação dos artistas do município e os prejuízos que tiveram durante o período de pandemia no município, com os bares fechados. O movimento, segundo informou, surge pela boa vontade de muitos apoiadores com o intuito de fomentar a arte e a cultura, já que o corredor foi criado para a sua divulgação. Lembrou ainda, que o requerimento foi construído em conjunto com os agentes de cultura do município. .

A presidente da Comissão de Cultura, vereadora Ceci Protetora (PP), assinalou que a restauração do corredor cultural foi muito significativo, pois é palco aberto para realização de atividades culturais, considerado o principal ponto para os agentes e apoiadores da cultura. “A Casa de Augusta que está ameaçada, assim como o Corredor Cultural são importantes divulgadores da cultura, apesar do pouco interesse do poder publico e da falta de apoio. O corredor e a Casa de Augusta são espaços fundamentais para o fomento turístico e cultural durante todo ano.”

O vereador Daniel Dias (PC do B) enfatizou a necessidade de um debate anual sobre a cultura. “O Corredor Cultura e a Casa de Augusta foram criados para oxigenar aquela parte da cidade. O que acontece naquele local são as manifestações culturais da nossa cidade. É importante a união entre o poder publico e toda sociedade. Precisamos combater o denuncismo de forma mentirosa, caluniosas e moralista. O espaço público é de todos e não de uma pessoa. Acredito que esta audiência ajudará a dirimir os conflitos. Mais importante ainda, as pessoas passam, mas a cultura continua.”

Em carta enviada pelo grupo denominado moradores da vizinhança da baixada, assinada por Altino Teixeira de Carvalho, relatou que vem sofrendo ataques levianos e preconceituosos, citando-os como extremistas. Relatou algumas atividades realizadas no local, com aglomerações, som alto e sem segurança e nem a liberação da MCTrans. A carta finaliza pedindo ao Ministério Público que seja implantado o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta em todo município.

O secretário de Cultura, João Carlos Rodrigues Oliveira, afirmou que é favorável ao movimento S.O.S. Casa de Augusta. Relatou que em 2006 foi criado o projeto de revitalização do corredor cultural e que ele deveria ser ampliado para outros espaços. “A Casa Augusta está inserida em diversos projetos culturais da cidade. Somos solidário a este movimento e o nosso objetivo é transformar aquele espaço na cultura. Por isso, temos que trabalhar de forma regulamentada.”

Em resposta a carta enviada pelos moradores da vizinhança da baixada, Georgino Jorge de Souza Neto, professor universitário e curador do espaço memorial Georgino Júnior, considerou o texto como mentiroso e tendencioso. “A Casa de Augusta foi criada com o objetivo de movimentar a cultura do município. Me inserir neste projeto para manter viva a memória do meu pai Georgino Jorge de Souza. Neste tempo em que estamos ali, nunca recebemos notificações. Somos defensores da alegria e da cultura.”

Em sua participação de forma híbrida, a deputada estadual Leninha (PT) disse compartilhar da mesma preocupação dos agentes culturais, ressaltando a necessidade de sentar-se à mesa para ter um dialogo. “Vou acompanhar de perto para não ter a interrupção deste projeto. Precisamos criar um pacto de convivência e ampliar a cultura em nossa cidade. Sou frequentadora assídua do Corredor Cultural e estou à disposição neste diálogo.”

Sarah Marya Carolina Sanches de Avila, gerente da Casa de Augusta, apresentou as atividades realizadas no estabelecimento e afirmando que os moradores são amigos em sua maioria. Relatou que quando assumiram o ponto, a criminalidade era altíssima e que conseguiram reduzir. “Sugerimos um esforço integrado das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo na implementação de projetos culturais. Pedimos que seja feita uma averiguação por parte do Ministério Público para conferir os serviços ali ofertados. Que o corredor cultural não seja apenas uma rua.”

José Francisco “Chorró, afirmou que já é hora de transformar aquele local em cultura. Ali é preservação, é arte, é cultura. Não tem como fazer diferente. Não vamos recuar e faremos o que sabemos fazer que é cultura.”

Lucas Lafetá, representando o secretário de Turismo, Edilson Torquarto, entende que o lugar é importante para o turismo e a cultura, “Temo que olhar o outro lado e mostrar que é importante a permanência do corredor cultural e chamar os moradores para uma discussão.”

O presidente da Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos, mestre Zanza Júnior, também defendeu o dialogo entre os agentes culturais e os moradores.

Soter Magno Carmo, secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, acredita que a situação pode ser resolvida se houver boa vontade entre as partes. “O Espaço adequado para arte e cultura é o Corredor Cultural, por isso, nossa secretaria não quer fechar nenhum espaço público. Nosso interesse é da convivência com harmonia. Queremos ser parceiro de todos da arte e cultura. Entretanto, todo espaço tem que ter adequação e autorização.”

Anderson de Vasconcelos Chaves, secretária de Defesa Social, defendeu também o dialogo e o respeito a cultura e os que a realizam. “A cultura tem que ser valorizada e os artistas foram os mais penalizados com a pandemia. Mas antes de qualquer evento é preciso de toda uma documentação. A cidade está sendo revitalizada em todas as áreas e também na cultura.”

O professor e antropólogo João Batista de Almeida Costa, Joba Costa, afirmou que o título dado a Montes Claros como Cidade da Arte e Cultura é uma mentira. “Montes Claros é cidade com arte e cultura. Precisamos de investimentos. Cultura gera renda emprego e trabalho. A cidade como capital da região poderia fornecer os artistas no mercado regional, mas está morto. Nunca vi o movimento passar das 23 horas. Como pode três pessoas querer tirar a Casa de Augusta daquele local. A câmara deveria criar um Código de Honra direcionado a arte e cultura.!

Segundo Pedro Santos de Tomaso, artista/músico, falta respeito com a profissão. “Estamos aqui, em prol de um espaço. A Casa de Augusta é um espaço que me escuta e me enxerga.”

Isis de Souza Bernardes Barbosa, artista, cantora e historiadora, o local merece uma atenção maior. “Existe uma elite que age de forma desagregadora. O que o turista busca em Montes Claros? Diversão, shows, atividades culturais e os seus costumes. No entanto, não há consenso se a Cidade é da Arte e Cultura, ou Sepulcro. A MCTrans tem que tirar a placa da calçada da Casa de Augusta.”

De acordo com a professora de artes/música e ex-coordenadora do Grupo de Serestas da Unimontes, Fabíola Martins Monção, “falamos muito sobre arte e cultura, mas é importante que todas as formas sejam respeitadas da mesma maneira. Esses espaços que querem fechar são os poucos que mostram as manifestações culturais.”

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) afirmou que é importante o combate as injustiças. O que está acontecendo é uma injustiça. A Casa de Augusta garante emprego, renda e divulgação da cultura. Estamos junto com a classe artística nesta luta.”

ENCAMINHAMENTOS

Finalizando a audiência pública, foram apresentados os encaminhados para que seja convocado o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, o Brizolinha, perante a Comissão Permanente de Cultura e Turismo para prestar esclarecimentos acerca as ações empreendidas no Corredor Cultural antes da última reunião da Casa, neste ano. Fechamento permanente da travessa José de Alencar após as 18 horas, para a realização de eventos; tirar a placa da calçada da Casa de Augusta; a reestruturação elétrica dos edifícios da região para facilitar o acesso à energia na realização dos eventos. Que seja feita uma ata para que seja encaminhada para o Executivo, as secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara aprova projeto que oferece transporte gratuito para idosos

por Cristine Antonini publicado 13/12/2022 11h39, última modificação 13/12/2022 11h39

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (13), cinco projetos da Ordem Do Dia, sendo dois de iniciativa do Executivo e três do Legislativo. Entre as propostas aprovadas está a de n°128/2022, que autoriza o Prefeito Humberto Souto a abrir crédito adicional ao orçamento vigente para custeio do serviço de transporte gratuito oferecido aos idosos.

O projeto n°128/2022 foi incluído na pauta durante a sessão, substituindo a proposta n°110/2022 que foi retirada de pauta a pedido do próprio Executivo. De acordo com o novo projeto, fica o município autorizado a receber auxílio financeiro, no valor de R$ 4.300.000,00, do Governo Federal, para custeio do serviço de transporte gratuito oferecido aos idosos.

Ainda segundo o projeto, o Poder Executivo está autorizado, se necessário, a suplementar o recurso. E, para que a MocBus, concessionária responsável pelo transporte público em Montes Claros, possa receber o auxílio é necessário que concorde com a eventual compensação de perdas decorrente o serviço oferecido no período da pandemia da Covid-19 – a empresa deverá comprovar o prejuízo, caso não ocorra, o recurso deverá ser destinado para população em forma de redução de tarifas nos lotações ou manter o preço das passagens até 2024.

Outra proposta (n°8/2022), do Executivo, aprovada na reunião, dispõe sobre a criação de cargos e funções gratificadas na Prefeitura de Montes Claros. Os cargos são: dez agentes de contratação e cinco pregoeiros.

CIDADÃO HONORÁRIO

Os três projetos do Legislativo concedem o Título de Cidadão Honorário de Montes Claros. Dois são de iniciativa do vereador Daniel Dias (PCdoB) – o primeiro (n°40/2022) concede o título ao chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente de Minas Gerais, delegado Bruno Tasca Cabral. O segundo projeto (n°41/2022) outorga o título ao chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Joaquim Francisco Neto e Silva.

De iniciativa do vereador Elair Gomes (MDB), o projeto (n°39/2022), concede título de cidadão honorário ao policial penal Antônio José Costa Neto.

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

 

 

Câmara apresenta à imprensa livro com registro das legislaturas do período de 1832 a 2022

por Jerusia Arruda publicado 13/12/2022 09h20, última modificação 13/12/2022 11h49

 

A publicação será lançada oficialmente na quinta-feira, na programação em comemoração dos 190 anos do Legislativo Municipal

 

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu um encontro com a imprensa na manhã desta segunda-feira (12/12), quando realizou o pré-lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros”, um registro das legislaturas da Câmara no período de 1832 a 2022. A publicação será lançada oficialmente na quinta-feira (15), na programação em comemoração dos 190 anos do Legislativo Municipal.

“O trabalho da imprensa é fundamental na preservação dessa história, por isso estamos apresentando o livro em primeira mão aos jornalistas. Aproveitamos para cumprimentar e agradecer a toda a imprensa pela cobertura da atividade parlamentar, contribuindo para o registro da memória do Legislativo ao longo desses 190 anos”, justificou o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.

O livro foi produzido pela equipe técnica do Arquivo Público Vereador Ivan José Lopes, e também contou com apoio e parceria da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, através da professora Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis e do professor Dr. Laurindo Mekie Pereira.

A edição do livro também contou com a colaboração do artista plástico e cartunista Márcio Leite, que gentilmente produziu a arte da capa; dos familiares e amigos dos vereadores que cederam as fotografias que ilustram a edição; e do empenho e participação da equipe técnica e assessoria da Câmara.

Além das informações sobre a composição das legislaturas ao longo dos 190 anos da Câmara, a publicação também traz registros de eventos históricos, tais como a criação da Câmara e elevação do Arraial das Formigas a Vila; o fechamento das câmaras legislativas no período de 1930 a 1947, no governo de Getúlio Vargas; a conquista da independência político-administrativa de Montes Claros; a instituição do “Dia do Município”, comemorado anualmente em 16 de outubro, e do “Dia da Cidade” que tem como data comemorativa o dia 03 de julho; a elaboração da Lei Orgânica do Município, dentre outros fatos marcantes da história de Montes Claros.

O jornalista Benedito Said, que foi vereador e presidente da Câmara, e o idealizador da criação do Arquivo Público Ivan José Lopes, foi escolhido para receber o primeiro exemplar do livro. “Quando tivemos a iniciativa de criar o Arquivo, não existia nenhuma documentação preservada. A iniciativa do registro é para que a gente possa enxergar o passado e jogar luz no presente, para que possamos ser uma sociedade melhor. E a Câmara tem um papel fundamental nesse processo. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado pelo reconhecimento”, agradeceu.

A primeira edição do livro teve tiragem de 1000 exemplares, que serão distribuídos para as bibliotecas públicas e escolas do município, facilitando a pesquisa e o acesso às informações à comunidade estudantil e acadêmica, e para todos os interessados em conhecer sobre a história parlamentar de Montes Claros, que passam a contar com mais uma ferramenta de pesquisa.

Para a jornalista Felicidade Tupinambá, a história é o que nos permite conhecer o passado, refletir o presente e projetar o futuro. “Eu sou louca com a história. Então, o resgate da história da Câmara por meio do livro é um presente muito grande para a população de Montes Claros nesse final de ano. Estou levando meu exemplar como relíquia. Vou ler com atenção e conhecer um pouco mais da história política de Montes Claros que com certeza deveria ser orgulho para todos nós montes-clarenses”.

Durante o encontro com a imprensa, a Câmara também apresentou um balanço da atividade parlamentar da primeira metade da atual legislatura – anos 2021 e 2022. “Me sinto muito honrado de participar deste momento glorioso do parlamento de Montes Claros, em que a presidência tem esta iniciativa louvável de comemorar os 190 anos de história da Câmara Municipal, de apresentar um balanço das ações ao povo de Montes Claros, e também de realizar o lançamento deste livro contando a história dessa egrégia Casa. Quero cumprimentar a Câmara por registrar esse momento e por ter essa feliz iniciativa de colocar este tema - Orgulho do Passado, Confiança no Futuro. Viver a história é planejar o futuro e isso a Câmara está realizando de forma competente. O povo só tem a ganhar”, avalia o jornalista Luiz Ribeiro.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães, que também participou do encontro, destacou que o livro é um legado para a história de Montes Claros. “Concretizar a história no livro é a certeza de que as próximas gerações entenderão o posicionamento atual”.

LANÇAMENTO
O livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros: do Coronel José Pinheiro Neves (1832) a Cláudio Rodrigues de Jesus (2022)” será lançado em Sessão Solene no Plenário da Câmara, no dia 15 de dezembro, às 19 horas, dentro da programação especial em comemoração dos 190 anos da Câmara.

Durante o lançamento, também serão outorgados os títulos de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Dra. Filomena dos Reis e Dr. Laurindo Mekie, e a Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite, colaboradores na edição do livro. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto do Evangelho.

Educadores recebem diploma Yvone Silveira

por Cristine Antonini publicado 12/12/2022 12h40, última modificação 12/12/2022 12h40

POR CHRISTINE ANTONINI

Na noite da última sexta-feira (9/12), a Câmara de Montes Claros realizou sessão especial para Outorga do Diploma de Mérito Educacional Professora Yvonne de Oliveira Silveira. Na oportunidade, cada vereador homenageou um educador em atividade ou que já aposentou.

Yvone Silveira foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. E também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. A escritora e professora faleceu em 2015 com 100 anos de idade.

A vereadora Iara Pimentel (PT), que também é professora, discursou em nome dos vereadores. Para ela, a homenagem foi ofertada a cada educador, representando o sentimento de gratidão, respeito e consideração que a Casa Legislativa tem com os profissionais da educação.

“Lembrar a vocês que professores e professoras são aqueles que trilham caminhos árduos para poder tocar corações, mentes e em vidas. Nós mudamos pessoas e elas podem mudar o mundo. Durante a pandemia provamos que somos educadores além das salas de aulas. Fizemos uma força-tarefa para atender nossos alunos, uma vez que além da formação educacional, somos responsáveis pela formação ética dessas crianças”, enfatizou Iara.

A secretária de Educação, Rejane Veloso destacou, que durante o pico da pandemia da Covid-19, os profissionais da educação tiveram que mudar suas rotinas para atender uma nova demanda, as videoaulas. A secretaria ainda pontuou que o trabalho exercido pelo educador é de extrema confiança, uma vez que os pais, entregam seus filhos para serem ensinados com o saber didático e também com princípios éticos e morais.

 

 

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Corredor Cultural é tema de audiência

por Selma Gonçalves publicado 12/12/2022 11h39, última modificação 12/12/2022 11h39
Corredor Cultural é tema de audiência

Foto: Fábio Marçal

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal realiza na tarde desta segunda-feira, às 16hs, audiência pública para discutir a “manutenção do Corredor Cultural e a sua caracterização urbana de centro histórico e cultural enquanto berço da cidade de Montes Claros”.

A proposta é da vereadora Iara Pimentel (PT) feita através da Comissão Permanente de Cultura da Câmara de Vereadores.

Localizado no fundo da Igreja Matriz, no centro histórico de Montes Claros, o Corredor Cultural Padre Dudu é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com casas, calçamento e iluminação no estilo colonial é ponto de encontro, eventos culturais e um dos locais mais procurados para ensaios fotográficos pela beleza rústica.

Vale lembrar que a audiência também será transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube:

https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

 __________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Comissão da Educação recebe a garantia do concurso público

por Athur Jr publicado 09/12/2022 16h55, última modificação 09/12/2022 17h23

Por Arthur Amorim Jr.

A realização do concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da educação, em 2023, está garantida. A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Montes Claros foi comunicada pela secretária de Educação, Rejane Veloso, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (09).

O presidente da Comissão de Educação, vereador Daniel Dias (PC do B) cobrou informações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, a planilha com valores arrecadados e investidos em 2022 e a previsão de obras e reformas de instituições de ensino, assim como as demandas relacionadas para as designações e o processo seletivo para o setor educacional, em 2023.

A secretária Rejane Veloso fez um relato dos últimos anos e dos problemas ocasionados pela pandemia, o que impediu as contratações e o concurso público. Mas em relação ao Fundeb/2022, relatou que já foi ultrapassado o percentual de 80% em investimentos.

Ainda para este ano, segundo a secretária, existe a previsão para o processo seletivo para a educação, e as inscrições deverão acontecer nos próximos dias. Entretanto, afirmou que não haverá designações, com exceção para as cantineiras e serventes de zeladorias.

Outra afirmação feita pela representante da Secretaria da Educação foi a realização do concurso público, em 2023. Sobre a data da sua realização, informou que ainda existe todo um processo em relação a empresa que vai realizar o concurso, além do levantamento de vagas para atender todos os setores educacionais.

PARTICIPAÇÕES

Além dos membros da Comissão de Educação, os vereadores Daniel Dias (Pc do B), Raimundo Pereira (PDT) e Júnior Martins (Cidadania), também participaram da reunião, os parlamentares Cláudio Rodrigues (Rede), Edmilson Bispo (PSD), Marcos Nem (PSC), Reinaldo Carrapicho (PRB), Eldair Samambaia (PSD) e a assessora técnica do setor de Comissões, Macreidy Caldeira.

 ________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara homenageia os 37 anos da Igreja Batista Monte Sinai

por Athur Jr publicado 09/12/2022 08h52, última modificação 09/12/2022 08h52

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores celebrou na noite desta quinta-feira (08), os 37 anos da igreja Batista Monte Sinai em Montes Claros. A homenagem que foi proposta pelo vereador Wilton Dias (PTB) integra a programação especial em comemoração dos 190 anos de instalação da Câmara Municipal.

A igreja Batista Monte Sinai em Montes Claros foi fundada em junho de 1985 e está localizada no bairro Maracanã. De acordo com o proponente da homenagem, vereador Wilton Dias, cada vez  que a igreja comemora mais um ano de existência tem a oportunidade de olhar pelo retrovisor da vida e aprender com a própria história. “É uma experiência que pode ser bastante produtiva, pois a história tem muita coisa a ensinar. O tempo revela e promove mudanças muito significativas na vida de uma pessoa e também de uma instituição. Ao olhar o passado de pessoas, civilizações e instituições, se pode constatar que muita coisa seria diferente, hoje, se outras decisões tivessem sido tomadas. Sinto-me honrado em afirmar que juntamente com a minha família participo da igreja Batista Monte Sinai, porque acredito no seu propósito de uma vida cristã em comunidade, e em favor uns dos outros.”

O presidente da igreja Batista Monte Sinai em Montes Claros, pastor Sílvio Lamego, agradeceu a homenagem recebida e iniciou o seu discurso usando a frase em latim que faz parte dos brasões da Câmara Municipal e da Prefeitura “sub umbra alarum tarum” – "Sob a sombra de suas asas", ao destacar que a cidade está sob a proteção de Deus. Destacou que a igreja ainda é jovem, mas que já tem muita história nas suas quase quatro décadas de existência. “Crescemos junto com o bairro e a nossa igreja tem sido um porto seguro para muita gente que procura oração, uma palavra amiga e o clamor humano. Honra muito ser pastor da Igreja Batista Monte Sinai e receber esta homenagem em seu nome, pois é ela e todos os seus membros que merecem este reconhecimento do legislativo.”

Encerrando a sessão, o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) destacou a importância de participar deste momento em homenagear a igreja Batista Monte Sinai, pelos seus 37 anos, reconhecendo o seu propósito de fortalecer a fé, levando esperança e ajudando a construir um futuro melhor.

IGREJA BATISTA MONTE SINAI
Fundada em 14 de junho de 1985, a Congregação Batista Monte Sinai, no bairro Maracanã, foi organizada a partir da sua igreja mãe, a Batista Boas Novas, também situada em Montes Claros. A referida congregação foi organizada por 31 membros, os quais se tornaram seus membros fundadores. 

 

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara de Montes Claros aprova projetos do Executivo em extraordinária

por Cristine Antonini publicado 08/12/2022 10h14, última modificação 08/12/2022 10h14

POR CHRISTINE ANTONINI

Na manhã desta quinta-feira (8), a Câmara de Vereadores aprovou quatro projetos do Executivo em sessão extraordinária. O primeiro (n°119/2022), altera a lei n°5.401/2021, com a finalidade de agilizar o pagamento do 13° terceiro salário dos servidores da prefeitura. A pasta também tem o poder de quitar alguns compromissos feitos pelo município.

O segundo projeto aprovado (n°120/2022), altera a lei 5.425/2021 e autoriza o Executivo a abrir crédito adicional ao orçamento vigente para a construção do salão de velório no bairro Alto São João – demanda sempre pleiteada pelos parlamentares da Casa.

Também foi aprovado o projeto (n°121/2022), que autoriza a desafetação e aumento de capital da Esurb. De acordo com a proposta, o aumento dos recursos visa a geração de emprego e renda, especialmente em relação aos funcionários da construção civil, como mestre de obras, carpinteiros e pintores. Uma vez, que o devido os baixos salários, o município estava com dificuldade de contratar esses trabalhadores.

A última proposta aprovada (n°122/2022), autoriza a desafetação e alienação de imóveis (sem funcionamento) municipais. O objetivo é que após a regularização destes imóveis, os mesmos estarão disponíveis para vendas e o dinheiro será destinado aos cofres públicos.

 

 

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Lar das Velhinhas comemora 100 anos com homenagem da Câmara

por Cristine Antonini publicado 08/12/2022 09h50, última modificação 08/12/2022 09h50

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na noite desta quarta-feira (07) sessão especial em homenagem aos 100 anos do Lar das Velhinhas – Centro Feminino de Longa Permanência. A homenagem foi de autoria do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Para o autor da homenagem, o poder público pode ser mais parceiro da entidade. O vereador ainda aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos os voluntários, colaboradores e benfeitores, que contribuem para manter, com amor e zelo, a assistência às residentes daquela instituição.

É importante que toda sociedade continue colaborando para a manutenção do Lar das Velhinhas. Doando recursos financeiros, alimentos, fraldas geriátricas, além da doação de tempo, atenção, um ombro amigo, amor e cuidado. Vamos juntos contribuir para que esse importante serviço continue promovendo o bem-estar e a qualidade de vida para essas senhoras idosas.”

A presidente do Lar das Velhinhas, Jaqueline Camelo, agradeceu a homenagem prestada pela Casa e em retribuição conferiu o “Certificado de Gratidão de Amigo da Instituição”. Em seu pronunciamento ela destacou a alegria para a instituição em comemorar na Casa Legislativa os seus 100 anos, tornando-se agora, uma ‘senhora centenária’.

Imagine quantas histórias de superação esse lar viveu, dos benfeitores que a idealizaram, dos gestores, dos doadores e principalmente daquelas senhorinhas que se instalaram continuamente e quantas passaram por ali ao longo dos 100 anos”, pontuou

Atualmente o lar tem 55 assistidas, 80% são acamadas, com idade de 45 a 111 anos de idade, contando atualmente com 40 funcionários. De acordo com Jaqueline, a causa é nobre, mas a conta é alta.

“O lar das Velhinhas é uma casa dos milagres, milagres que a comunidade faz, doando leite, fraldas, café, recursos financeiros e muita confiança e afirmo que sem o apoio da comunidade seria impossível manter a instituição. Sabemos que o desafio é grande, mas o amor e a esperança pela causa é ainda maior, concluiu a presidente.

LAR DAS VELHINHAS

Criada em 8 de dezembro de 1922, através da Associação das Damas de Caridade de Montes Claros, e com o apoio e as bênçãos do bispo Dom João Antônio Pimenta, o Lar das Velhinhas, inicialmente denominado como “Casa das Pobres”, tem a visão de ser referência como instituição do terceiro setor, desenvolvendo um ambiente familiar e acolhedor para as assistidas, equipe e comunidade, através dos valores: responsabilidade social, amor, dignidade, confiança e transparência.

Mantido integralmente por doação, ao longo desses 100 anos, o Lar das Velhinhas vem cuidando com amor, dedicação e respeito de senhoras idosas desamparadas que não têm condições de viver por si e que não possuem outro tipo de acolhimento social, provendo sua qualidade de vida e bem-estar.

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Câmara realiza sessões especiais e uma extraordinária

por Cristine Antonini publicado 07/12/2022 11h35, última modificação 07/12/2022 11h35

 A Câmara Municipal de Montes Claros promove nesta semana três sessões especiais e uma reunião extraordinária. O primeiro evento será realizado hoje (7), às 19h, em homenagem aos 100 anos do Lar das Velhinhas – a iniciativa é do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

O Lar das Velhinhas - Centro Feminino de Longa Permanência foi criado em 1922. O Lar atende em média sessenta mulheres em estadia integral. Sobrevive de doações e do benefício das idosas, dos quais pode contar com apenas 70%, para custear a equipe multidisciplinar de profissionais, alimentação e instalações físicas que proporcionam a estrutura de atendimento

Na quinta-feira (8), a Casa realiza dois eventos: pela manhã, às 8h, sessão extraordinária para discutir quatro propostas do executivo municipal. Já às 19h, através do vereador Wilton Dias (PTB), a Câmara homenageia a igreja Batista Monte Sinai pelos seus 37 anos de fundação.

Fechando a agenda de eventos da Casa, na sexta-feira (9), às 18h30, será realizada sessão especial para entrega do Diploma Professora Yvone Silveira – na ocasião, cada vereador homenageará um educador. Yvone Silveira foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. E também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. A escritora e professora faleceu em 2015 com 100 anos de idade.

EXTRAORDINÁRIA

A sessão extraordinária será realizada na quinta-feira (8), às 8h, para discutir quatro projetos de lei do Executivo Municipal. O primeiro (119/2022), que altera a lei municipal 5.401/2021, que fixa a despesa e fixa a receita do ano de 2022. O segundo projeto (n°120/2022), que altera a lei 5425/2021, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional ao orçamento vigente. A terceira proposta (n°121/2022), autoriza a desafetação de imóvel e aumento de capital da Esurb. Já a última proposição (n°122/2022), autoriza a desafetação de imóveis municipais.

 

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Hospital veterinário é homenageado pela Câmara de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 07/12/2022 11h00, última modificação 07/12/2022 11h00

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros, através da vereadora Ceci Protetora (PP), realizou na noite desta terça-feira (6), sessão especial para homenagear os 10 anos de fundação do Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade. A unidade hospitalar é a única do Norte de Minas, sendo também a primeira a oferecer atendimento a animais de grande porte.

O Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade está localizado na cidade de Montes Claros, no bairro JK. É uma das unidades de apoio da escola de medicina veterinária das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte). Segundo a proponente do evento, vereadora Ceci Protetora, o principal objetivo do hospital é promover uma prática clínica diferenciada aos acadêmicos, além de oferecer à comunidade uma assistência médica animal de excelência.

“Os seres humanos estão interligados com os animais e consequentemente com a natureza e por isso devemos procurar formas de vivermos todos em harmonia. Falar sobre cuidado animal é proteger a saúde pública e o hospital faz isso com excelência, possuindo profissionais altamente qualificados”, destacou a vereadora.

A vice-reitora da Funorte, Suely Nobre, enfatizou que na última década, muitos tutores chegaram ao hospital, desesperados em busca de atendimento para seus animais. E que, com muita dedicação, todos são atendidos, principalmente após a instituição firmar parcerias com o município e ONGS, oferecendo atendimento de valores acessíveis. Outra contribuição do hospital foi ajudar os mutirões de castração, o que promove a redução de animais de rua.

De acordo com o coordenador do curso de medicina veterinária da Funorte, Raul Dornas, o hospital faz parte da vida acadêmica dos estudantes, que ao longo destes dez anos formou 19 turmas, entregando para o mercado de trabalho, especificamente para o Norte de Minas, cerca de 700 profissionais. “Além de formar profissionais, entregamos pessoas com olhar humanizado perante as causas animais”, afirmou o coordenador.

O coordenador do Hospital Veterinário, Daniel Ananias, finalizou explicando um pouco sobre o serviço oferecido na unidade que tem como objetivo proteger a saúde animal, bem como a saúde pública, uma vez que elas estão ligadas diretamente.

SOBRE O HOSPITAL

O Hospital Veterinário Renato Andrade é o mais moderno e bem equipado centro de assistência à saúde animal da região. A sua infraestrutura é composta por estacionamentos, recepção, sala de aula, consultórios, laboratórios, centro cirúrgico para animais de pequeno e grande porte, troncos, curral, baias, canil e gatil.

A unidade conta ainda com uma equipe administrativa qualificada e com corpo clínico altamente especializado, possibilitando a realização de consultas, intervenções cirúrgicas e internamentos, além de exames complementares para diagnóstico, tais como: exames laboratoriais, ultrassom e outros.

 

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Associação Kazenza recebe título de utilidade pública

por Cristine Antonini publicado 06/12/2022 11h08, última modificação 06/12/2022 11h08

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (6), quatro projetos da Ordem do Dia – todos de iniciativa do Legislativo Municipal. O primeiro (n°118/2022), concede Título Declaratório de Utilidade Pública à Associação Comunitária Kazenza – a proposta é de autoria do vereador Valdecy Contador (Cidadania).

A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.

De iniciativa do vereador Marlus do Independência (PT), o projeto n°36/2022 concede Título de Cidadão Honorário ao senhor Luiz Antônio de Matos Macedo. Já a proposta n°35/2022, concede Título de Cidadã Benemérita a médica obstétrica, Maria de Jesus Santos Rameta – a iniciativa é do vereador Edson Cabeleireiro (PV)

Outro projeto aprovado (n°34/2022), de autoria da Mesa Diretora, estabelece normas para descontos consignados em folha de pagamento dos servidores públicos ativos e folha de subsídios dos vereadores da Câmara de Montes Claros.

 

________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara cobra segurança no trânsito e iluminação pública

por Athur Jr publicado 06/12/2022 11h00, última modificação 06/12/2022 11h00

Por Arthur Amorim Jr.

Na sessão ordinária desta terça-feira (06), a Câmara de Montes Claros aprovou oito requerimentos que estavam na ordem do dia. Destaque para a audiência pública pela manutenção do Corredor Cultural, serviços de segurança e iluminação pública nas ruas e praças do município.

Com o objetivo de garantir segurança às comunidades, por meio de instalação de sistema de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, o vereador Leãozinho (Patriota) solicitou a instalação de câmeras de segurança nas praças dos bairros de Montes Claros.

Ainda sobre segurança, a solicitação do vereador Edmilson Bispo (PSD) foi pela extensão de rede de iluminação pública em toda extensão da avenida L, ao lado do Mocão. O local, segundo ele, é uma importante via de acesso ao bairro Novo Delfino e a falta da iluminação adequada tem facilitado a ação de vândalos, além da constante presença de usuários de substâncias ilícitas, trazendo insegurança aos moradores do entorno.

Em outro ponto do município, a cobrança pela segurança também foi o pedido feito pelo vereador Stalin Cordeiro (Pode), mas em relação ao trânsito. A sua solicitação foi em relação aos reparos que precisam ser realizados no trecho da avenida Lago Tucurui, na altura do nº 1170, que liga o bairro Independência ao bairro Acácias. Em sua argumentação, o vereador destacou que o objetivo é garantir segurança e manter a integridade dos condutores de veículos e transeuntes que utilizam aquele trecho.

PAVIMENTAÇÃO

A pavimentação asfáltica de acesso à localidade de Facela, atual Jardim Alegre, bem como a viabilidade de adoção das medidas cabíveis para instauração da REURB-S para aquela localidade, foi a solicitação feita pelo vereador Wilton Dias (PTB).

A pavimentação também foi a cobrança feita pelo vereador Edson Cabeleireiro (PV), para a rua 23, no bairro Santo Amaro.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A audiência pública pela “manutenção do corredor cultural e sua caracterização urbana de Centro Histórico e Cultural enquanto berço da cidade de Montes Claros”, no próximo dia 12 de dezembro de 2022, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal, foi a solicitação feita pela Comissão de Cultura.

CIDADÃ BENEMÉRITA

Maria de Jesus Santos Rametta será homenageada no próximo dia 7 de dezembro de 2022, às 20h30, no Portal Eventos (Rua Tupinambás – 535 – Bairro Melo – Montes Claros), o título de Cidadã Benemérita de Montes Claros. O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) é o proponente da homenagem.

CHAMAMENTO PÚBLICO

Celeridade no pagamento do chamamento público do Marco Regulatório nº 03/2021 do Codema, foi a solicitação apresentada pela vereadora Ceci Protetora (PP). O objetivo do chamamento é estimular a temática ambiental que privilegia a preservação e conservação do meio ambiente, a educação ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável e assim contribuir com a melhoria ambiental, sustentabilidade e, consequentemente, com a qualidade de vida do município.

________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br




Audiência cobra reabertura do Campo João Botelho

por Athur Jr publicado 06/12/2022 10h48, última modificação 06/12/2022 10h48

Por Arthur Amorim Jr.

Na noite desta segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública para discutir a valorização do Esporte em Montes Claros / Campo João Botelho. O evento que foi proposto pela vereadora Iara Pimentel (PT) teve como objetivo cobrar do Executivo a reabertura do campo - que já foi reformado e que se encontra fechado há cerca de dois anos
e serve para a realização de campeonatos de futebol, projetos sociais para crianças e adolescentes através do esporte.

A vereadora Iara Pimentel afirmou que o principal objetivo da audiência é de chamar a atenção do Executivo para que o esporte seja valorizado, disponibilizando de forma igualitária, recursos para ajudar os clubes da cidade, que realizam um trabalho social destacado no atendimento às crianças através da prática esportiva. “O orçamento para o esporte neste ano foi de R$ 10 milhões, mas só foram utilizados R$ 5 milhões para reformas de quadras, campos, e pagamento do pessoal. O mais triste de tudo isso é que esses recursos não chegaram na ponta,  ou seja nos bairros  mais carentes. E o pior de tudo é que o município vai ter que devolver mais de R$ 700 mil à união porque não fez o investimento a tempo. Infelizmente não compareceu nenhum representante do Poder Executivo à audiência, mas acredito que eles vão ouvir as nossas cobranças através da TV Câmara. É importante destacar que quando se investe em esporte, você está garantindo cidadania às crianças e às suas famílias.”

O presidente da Associação Olímpica San-Diego Júnior, Carlos Ailton Verissimo Brito, revelou que há mais de 30 anos trabalha com esporte, tirando crianças das ruas e esta é a primeira vez que está tendo a oportunidade de debater o assunto. “É muito triste comprovar que o esporte no município, principalmente em relação ao futebol, não temos apoio do município para desenvolvermos os projetos sociais.”

Segundo o professor Manoelito Moura da Silva  existe um descaso do poder público com as crianças e o desinteresse em investir no esporte para ajudar na sua socialização. Lembrou que o Campo João Botelho está fechado há quatro anos e se estivesse em atividade estaria evitando na redução da mortalidade de jovens que são seduzidos pelo mundo das drogas.

Em seu relato, o presidente do Nasa Esporte Clube, Márcio Soares, informou que há 42 anos acompanha o esporte e durante todo este tempo o esporte não foi reconhecido, tornando os fazedores de esporte invisíveis. “A luta vale a pena por isso estou aqui.  Onde está a verba do Ministério dos Esporte? O que é preciso para ter acesso? Tudo tem um custo. Vivemos num momento em que as quadras e os campos precisam ser reformados. Já conquistei muitos troféus, mas o maior conquistado é saber que estou ajudando alguém.”

O diretor do Mackenzie Esporte Clube, Edmilson Alves da Silva, enfatizou os 30 anos de atividade do clube, onde várias crianças já passaram. Entretanto, confessou que atualmente, pela falta de recursos públicos muitas outras não estão sendo atendidas. “Queremos investir no social para que essas crianças tenham um lugar. O campo João Botelho sobrevive e a prefeitura não faz a sua parte liberando-o para a prática do futebol, e para fazer uma criança sorrir. Faço uma sugestão, porque cada vereador não libera R$ 20 mil da sua emenda impositiva para o esporte?”

A cobrança também foi reforçada por Altair Leal da Silva, presidente da Liga Mineira de Futebol, que cobrou ainda, a presença de um representante da prefeitura, através da Secretaria de Esporte.

O coordenador da Liga Sul de Futebol, Robson Roger Ribeiro, destacou que o objetivo é buscar uma solução para o esporte. “A secretaria de Esporte deveria estar aqui representada para ouvir as nossas reivindicações. Infelizmente aquela pasta não tem um representante que conheça o dia a dia do esporte no município. Estamos prestes a inaugurar um estádio com seis postes envelopados para podermos jogar.”

Mauro Amaurilio Oliveira Mota relembrou que nos anos 80, Montes Claros era considerada a capital do futebol amador. Mas atualmente, devido a bolha imobiliária, mais de 40 campos foram extintos, sendo que 50% pertenciam ao município. “Não temos um campeonato varzeano mais forte como antes devido o aumento da criminalidade e a falta de segurança. Precisamos ter um secretário de Esporte que seja da área."

O Professor de Educação Física, Cássio Dantas, denunciou que a prefeitura não tem o desejo político e nem o compromisso de mudar. O diretor do Mackenzie, Hélio, também reforçou a denúncia e afirmou que a prefeitura falha no investimento
ao esporte. Na opinião de Paulo Roberto, fundador do Magalhães Esporte Clube, Montes Claros não tem secretário de Esporte e o futebol local não não revela mais jogadores porque acabou com os campos de futebol. Juvenal Barbosa compartilhou da mesma opinião, e se mostrou indignado de não ver um representante do executivo na audiência. André Azevedo, do Canal da Bola, ressaltou que falta representatividade dentro do esporte no executivo e que a prefeitura precisa ouvir e se unir com os fazedores de esporte.

O vereador Leãozinho (Patriota) afirmou que desde o início do seu mandato tem cobrado uma atenção para a construção de campos e campeonatos de base. Lembrou que já solicitou
a construção de mais de 12 campos. Desabafou: “infelizmente estou sozinho nesta luta e não encontro apoio. Preciso da ajuda dos pares. Espero que esta reunião tenha um resultado produtivo. Mas por enquanto, o esporte em Montes Claros está de luto!”

O vereador Edson Cabeleireiro considera falta de consideração do Executivo com o esporte de Montes Claros. “O esporte precisa ter um representante na secretaria. É muito triste que nenhum representante daquela pasta esteja aqui para ouvir as demandas. É necessário mais comprometimento por parte do executivo com o esporte.”


________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara homenageia Hospital Veterinário Renato Andrade

por Athur Jr publicado 05/12/2022 18h48, última modificação 05/12/2022 18h48

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta terça-feira (06), às 19 horas, sessão especial em homenagem aos 10 anos do Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade. A homenagem é de autoria da vereadora Ceci Protetora (PP).

O Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade está localizado na cidade de Montes Claros, no bairro JK. É uma das unidades de apoio da Escola de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE. O principal objetivo do Hospital Veterinário é promover uma prática clínica diferenciada aos seus acadêmicos, além de oferecer a comunidade uma assistência médica animal de excelência.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL: Homenagem aos 10 anos do Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade

Data: 06 de dezembro de 2022 | Terça-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereadora Ceci Protetora

________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Deputado Noradino Júnior é cidadão montes-clarense

por Selma Gonçalves publicado 02/12/2022 11h21, última modificação 02/12/2022 11h21

Por Arthur Amorim Jr.


A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (01), sessão especial para entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao deputado estadual Noraldino Junior (PSC). O evento contou com a participação de representantes de entidades protetoras dos animais e do deputado estadual Gil Pereira (PSD). A homenagem foi de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PP).

A vereadora Ceci destacou a homenagem como uma oportunidade de reconhecer o trabalho prestado pelo deputado Noraldino Júnior na sua atuação incansável pelo bem-estar social e pela dignidade dos seres humanos e não humanos, sendo o primeiro deputado a destinar recursos para a causa animal em Minas Gerais e mostrar a importância da criação de políticas públicas para o tema. Lembrou ainda, que o parlamentar foi pioneiro na destinação de recursos para a causa em Montes Claros.

“Graças a esses recursos milhares de cães e gatos foram castrados, vacinados, desverminados e miocrochipados gratuitamente. Em poucos meses fizemos mais que o dobro de castrações que o município faz em um ano. Foram mais de um milhão e meio de reais destinados em emendas. Neste mês de dezembro que é dedicado à campanha de conscientização contra o abandono e os maus-tratos de animais, nada mais justo que homenagear uma pessoa que contribui em combater essas práticas e que representa tão bem os protetores.”

As dirigentes das entidades protetoras dos animais em Montes Claros: Vera Magalhães Valadares, da Associação Apelo Canino; Silvana Rodrigues Leite, da Associação Novo Começo; e Ivana Mendes Souto Nonato, da Associação Protetora dos Animais – Instituto Eu Salvo; fizeram um relato da atuação no município e da importância de ter a parceria do deputado Noraldino Júnior como representante em nível estadual na luta pela causa animal, dando voz aqueles que não têm.

O deputado Gil Pereira ressaltou o amor e a dedicação do deputado Noraldino em defesa dos animais, tornando- se referência em nível de estado e do Brasil. “Sua atuação nesta causa me contagiou e também tenho procurado ajudar no bem-estar animal, tanto que destinei emenda para aquisição do castramóvel para Montes Claros e para o curral, local que abriga animais apreendidos. É importante este reconhecimento com este título, pois é uma maneira de agradecer ao seu empenho em ajudar os animais e os seus protetores, no município.”

Em seu pronunciamento, o deputado Noraldino Júnior agradeceu a proponente do título, vereadora Ceci Protetora e o presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) e definiu Montes Claros em sua vida com a palavra amizade. “Hoje é um dia muito importante. Muito obrigado pela dedicação a cada um de vocês em favor dos animais. Precisamos estar sempre juntos para mudar essa realidade e melhorar as condições de vida das pessoas e dos animais. Nós temos que ajudar ainda mais Montes Claros. Este título de cidadão honorário aumenta ainda mais a minha responsabilidade de contribuir mais pelo trabalho de protetores dos animais e de todos aqueles que estão lá fora e que não tem voz.”

 

________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Jovens apresentam pesquisa e cobram políticas públicas em audiência

por Selma Gonçalves publicado 01/12/2022 12h55, última modificação 01/12/2022 13h54

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (01), audiência Pública para debater as políticas públicas para a Juventude do bairro São Geraldo e Adjacências. A audiência foi solicitada pelo vereador Daniel Dias (PCdoB) e subscrita pelos demais vereadores, sendo aprovada por unanimidade.

O evento contou com a presença dos vereadores, Vice-Prefeito e secretário municipal de serviços urbanos de Montes Claros Guilherme Guimarães, secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável vereador licenciado Soter Magno, a diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Aparecida de Fátima Andrade, o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) e morador da região George Daniel Fonseca Rodrigues, as alunas da Escola Estadual Antônio Canela Vivian Yasmin Pereira e Ane Meure Pinheiro Fernandes, e a dra. Raissa Cota Pales do Núcleo de Pesquisa da Escola Estadual Antônio Canela além de um grande número de estudantes e professores que tiveram a oportunidade de discutir sobre os direitos e a necessidade de implantação de políticas públicas para a juventude, principalmente nas periferias.

O vereador Daniel Dias destacou a importância da audiência pública e da necessidade de melhor atender os anseios dos jovens. Falou sobre o projeto de pesquisa realizado junto aos alunos da Escola Antônio Canela que levantou diversas demandas relativas a juventude do bairro São Geraldo e Adjacências: “Por ser uma região periférica temos muitas demandas levantadas pelos próprios jovens, demandas que, se atendidas, podem melhorar a qualidade de vida da comunidade. Conheço bastante a região por ser morador e sei, por exemplo, que os jovens têm grande dificuldade de acesso a programas educacionais de qualidade e a falta de espaço de cultura e lazer impede a interação dos mesmos”. O vereador citou as duas praças de esportes que existem nos bairros Maracanã e Alterosa mas que não passam por uma reforma há, pelo menos, dez anos.

Daniel lembrou que as demandas levantadas na audiência podem servir para outras regiões da cidade, inclusive zona rural.

A Doutora em Ciências Sociais professora Raíssa Cota Pales apresentou o projeto pesquisa “Juventude políticas públicas” que vem sendo realizado desde outubro do ano passado. A principal demanda, de acordo com a pesquisa, foi a falta de lazer adequado para os jovens: “Os bairros pesquisados estão na região periférica da cidade e a população de baixa renda precisa de mais políticas públicas em todas as áreas, inclusive na área do lazer, o que possibilita ao jovem o desenvolvimento físico, cultural e intelectual e por isso é importante voltar os olhos para essas demandas”, destacou Raíssa.

A aluna Ane Meure destacou que na pesquisa realizada 73,56 por cento dos jovens disseram não ter local para lazer e cobraram investimentos por parte executivo.

A estudante Vivian Yasmim Pereira ressaltou que em bairros nobres há mais investimentos em praça e área de lazer já nos bairros periféricos as praças não estão bem estruturadas e falta segurança impossibilitando o uso.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães lembrou que a administração atual tem uma preocupação especial em investir em espaços de lazer não apenas para os jovens mas também para crianças, adultos e idosos.

Guilherme explicou que várias regiões, áreas que poderiam ser transformadas em praças foram invadidas ou até mesmo vendidas por administração passada e que, mesmo assim, o trabalho para criar parques e praças é intenso e só não é mais rápido por falta de mão de obra. O vice-prefeito elogiou a pesquisa destacando que poderá ser usada para implementar o trabalho da atual administração e anunciou que está em andamento a construção de uma praça na região.

O secretário Soter Magno agradeceu o envolvimento dos jovens e a contribuição com o estudo, garantindo que todas as demandas levantadas serão estudadas. Destacou que o prefeito tem uma atenção especial com as causas ambientais e não recusa nada que é levantado para melhorar o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas: “Quando Humberto Souto assumiu a gestão, nossa cidade tinha apenas quatro parques. Hoje são 15 parques, 12 em funcionamento e três sendo construídos. Vários foram construídos na periferia da cidade, como parque dos Mangues”, ressaltou Soter que garantiu que as áreas citadas receberão aparelhos para a prática de esporte e lazer.

A diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Andrade expôs algumas ações do município quanto às políticas públicas já desenvolvidas em prol dos jovens e convidou os estudantes e professores que trabalharam na pesquisa para reunião. Lembrou que a secretaria está implantando onze núcleos de assistência social, o que poderá somar no trabalho para garantir o bem-estar das comunidades.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) anunciou a liberação de uma emenda parlamentar do deputado Cleitinho, no valor de cem mil reais, que será destinada ao bairro do São Geraldo e Adjacências. O parlamentar destacou que os jovens da região da pesquisa apresentada na audiência decidirão em que será investido o recurso.

Os jovens tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e também de tirar dúvidas acerca dos diversos temas. 

_______________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

Câmara homenageia deputado Noraldino Júnior

por Athur Jr publicado 30/11/2022 13h55, última modificação 30/11/2022 13h55

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (01), às 19 horas, sessão especial para entrega do título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao deputado estadual Noraldino Junior (PSC). A homenagem é de autoria da vereadora Ceci Protetora (PP).

Protetor dos animais, o deputado estadual Noraldino Júnior é natural de Juiz de Fora e o seu mandato é focado em todas as formas de vida, sendo pioneiro na elaboração de leis e projetos que trazem dignidade aos animais, sem nunca se esquecer das pautas importantes como Educação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

A sessão especial será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamaramontesclaros

Serviço

SESSÃO ESPECIAL: Outorga do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Deputado Estadual Noraldino Junior

 Data: 1º de dezembro de 2022 | Quinta-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereadora Ceci Protetora

_____________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Políticas públicas para juventude é tema de audiência

por Selma Gonçalves publicado 30/11/2022 12h58, última modificação 30/11/2022 12h58
Políticas públicas para juventude é tema de audiência

Foto: cresspr.org.br

 Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira, às 7h45, audiência pública com o objetivo de analisar as demandas, discutir as “Políticas Públicas para a Juventude do bairro São Geraldo e Adjacências” e levantar propostas de ações em prol da região. A proposição é do vereador Daniel Dias (PCdoB).

De acordo com o parlamentar a ideia da audiência pública veio depois de um projeto de pesquisa realizado pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Antônio Canela, que identificou, através dos estudantes da escola Antônio Canela do bairro São Geraldo, Chiquinho Guimarães e adjacências, diversas demandas da juventude na área do esporte, meio ambiente, lazer e educação: “Em um ano de trabalho eles identificaram quais as necessidades desses jovens e as responsabilidades do poder público. Nesta audiência vamos expor essas demandas e discutir o assunto com o poder público”, destacou Daniel.

Foram convidados representantes do executivo, escolas e movimentos sociais. A audiência também será transmitida, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

Confira a lista dos convidados <aqui>

Serviço:

Políticas Públicas para a Juventude do bairro São Geraldo e Adjacências

Data: 1º de dezembro de 2022 | Quinta-feira
Horário: 7h45

 



Câmara aprova LOA e emendas impositivas

por Selma Gonçalves publicado 29/11/2022 12h50, última modificação 01/12/2022 12h15

Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores aprovou na manhã desta terça-feira(29) projeto de lei 97/2022 que estima a receita e fixa despesa do município de Montes Claros - LOA para o exercício de 2023. Também foram aprovadas as emendas parlamentares individuais – as chamadas emendas impositivas.

A Receita Total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e de Investimentos do Município, já com as devidas deduções legais, representa o montante de R$ 1.677.991.440,00 (um bilhão, seiscentos e setenta e sete milhões, novecentos e noventa e um mil, quatrocentos e quarenta reais)

As emendas impositivas, indicadas pelos 23 vereadores, são no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no orçamento. 40% deste percentual serão destinados a ações e serviços públicos de Saúde (15%) e manutenção e desenvolvimento do ensino (25%), e os outros 60% serão destinados às demais áreas.

 Valores

Para o exercício de 2023, o valor total de emendas das Emendas do Legislativo é de R$17.733.650,5 milhões, sendo R$ 2.660.047,58 milhões para a saúde,

R$ 4.433.412,64 milhões para a Educação e R$ 10.640.190,33 milhões para as demais áreas.
O valor de indicação por vereador é de R$ 771.028,028, sendo R$ 115.654,24 para a Saúde, R$192.757,07 para a Educação e R$ 462.616,97 para as outras áreas.

As emendas apresentadas pelo Legislativo são compatíveis com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com o Plano Plurianual de Investimentos, e aprovadas por maioria absoluta da Câmara Municipal.

Emendas modificativas

Além das emendas impositivas aprovadas nesta terça-feira (29), a Casa Legislativa também aprovou a inclusão de cinco emendas modificativas à LOA 2023.

As emendas propostas pela vereadora Ceci Protetora (PP) incluem ações de promoção, defesa e bem-estar animal na pasta de meio ambiente.

A vereadora destacou que até então as ações eram inexistentes dentro das secretaria de e meio ambiente: “A secretaria de meio ambiente sempre trabalhou no cuidado da flora e é importante desenvolver ações ligadas a fauna, ou seja, a defesa e bem-estar animal” , destacou Ceci Protetora.

 Título Declaratório

Na sessão ordinária desta terça-feira também foi aprovado projeto de lei número 109/2022 de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) que concede título declaratório de utilidade pública municipal ao Instituto de Desenvolvimento de Saúde ProVida.

 Requerimentos Aprovados

Também foram aprovados sete requerimentos, entre eles audiências públicas e sessão especial

A vereadora Ceci Portetora (PP) solicitou a realização de Sessão Especial no dia 06 de dezembro de 2022 (terça-feira), às 19 horas, em homenagem aos 10 anos do "Hospital Universitário Veterinário Renato Andrade – (HUVET)".

Professora Iara Pimentel (PT) sugeriu, para o dia cinco de dezembro às 19hs, audiência pública, de forma híbrida (presencial e remota), para discutir “A valorização do esporte em Montes Claros”.

Valdecy Fagundes de Oliveira (Cidadania), solicitou audiência pública para o dia 15 de dezembro às 7:45 para debater o desassoreamento da lagoa de interlagos.

 Infraestrutura

O segundo secretário Stalin ordeiro (PODE) cobrou a reforma e revitalização da praça do bairro Jardim Alvorada. O parlamenta lembrou que o local está impossibilitado de ser usado por causa do mato e deterioração dos bancos.

O vereador Edmílson Bispo (PSD) cobrou da MCTrans, estudo de viabilidade para colocação de faixa elevada na avenida Antônio Manoel Dias (antiga avenida L), próximo ao número 330, no Bairro Novo Delfino. O parlamentar explica a necessidade por causa do intenso tráfego de veículos, causando transtornos aos transeuntes.

Daniel Dias (PCdoB) solicitou a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED em toda a extensão do bairro Residencial Sul Jacarandás e Residencial Sul Ipês. O vereador afirma que a medida pode garantir mais segurança aos moradores além de economia para os cofres do município.

Conselho Tutelar

O presidente da Casa, Cláudio Rodrigues, solicitou a criação de mais um Conselho Tutelar em Montes Claros, tendo em vista o aumento do contingente populacional do Município, uma vez que a Resolução 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) recomenda o estabelecimento de um Conselho Tutelar para cada grupo de 100 mil habitantes. O vereador sugeriu também estudo para reajuste da remuneração dos Conselheiros Tutelares, tendo em vista que o salário da categoria se encontra abaixo da média nacional e bem abaixo de diversos municípios.

_____________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br




Câmara cobra serviço de drenagem no município

por Athur Jr publicado 29/11/2022 12h04, última modificação 29/11/2022 12h04

Por Arthur Amorim Jr.

As chuvas registradas nos últimos dias e a falta de serviço de drenagem provocaram diversos alagamentos nos bairros de Montes Claros. Na reunião desta terça-feira (29), os vereadores apresentaram a denúncia e cobraram soluções do executivo deste problema que é recorrente.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) informou da falta de infraestrutura no bairro Santa Rafaela, onde os moradores acumulam prejuízos nos períodos de chuva em decorrência dos alagamentos e da falta de serviço de drenagem. Lembrou que o projeto neste sentido para o bairro já foi aprovado pelo executivo, mas até o momento não foi feito nada.

A cobrança para este serviço naquele bairro também foi acompanhada pela vereadora Maria Helena (MDB), que citou ainda outro bairro, o Santo Inácio. Onde os moradores enfrentam anualmente durante as chuvas, os mesmos problemas. “Precisamos buscar soluções urgentes, pois com as fortes chuvas e a falta de drenagem nesses locais que ocasionam os alagamentos, a água corre superficialmente nas vias que não possuem drenagem.”

Até quando os moradores de Montes Claros vão ter prejuízos pela falta de drenagem?.” Foi o questionamento feito pelo vereador Elair Gomes (MDB) ao lembrar que há sete anos tem feito uma cobrança pelo serviço de drenagem para a rua Inhô Machado e José Marlei Júnior, no bairro Santa Rita.

Moradores do bairro Boa Vista, segundo o vereador Leãozinho (Patriota), também vem enfrentado problemas e acumulado prejuízos com as perdas de móveis e imóveis, devido os alagamentos, em períodos de chuvas.

Os vereadores Reinaldo Carrapicho (PRB), Valdecy Contador (Cidadania), Júnior Martins (Cidadania), Stalin Cordeiro (Pode) e Aldair Fagundes (Cidadania), cobraram uma ação efetiva em relação aos serviços de drenagem para a rua Quincas Souto, no Dona Gregória; Raul Lourenço, Pampulha, Vila Atlântica, JK, Santa Cecília, avenida das Indústrias, Esplanada e Jardim Primavera.

O vereador Daniel Dias (PC do B) pediu a implantação do plano municipal de drenagem e celeridade para resolver os problemas de inundações, que são, segundo ele, recorrentes e que sempre atingem a população mais carente.

BAIRROS MAIS AFETADOS

De acordo com os vereadores, os bairros mais afetados durante a chuva foram: Dona Gregória; Raul Lourenço, Pampulha, Vila Atlântica, JK, Santa Cecília, e avenida das Indústrias, Esplanada e Jardim Primavera, Santo Inácio, Santa Rita, e Santa Rafaela.


 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara de Montes Claros comemora 190 anos com programação especial

por Jerusia Arruda publicado 27/11/2022 15h50, última modificação 02/12/2022 08h56

Com o tema “Orgulho do Passado, Confiança no Futuro”, no período de 7 a 16 de dezembro será realizada uma série de atividades que inclui lançamento de livro e de selo comemorativo, sessões de homenagem e outorga de títulos de cidadania


Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara de Montes Claros está preparando uma programação especial para comemorar os 190 anos de instalação do Legislativo Municipal, celebrado em 16 de dezembro.

Com o tema “Orgulho do Passado, Confiança no Futuro”, no período de 7 a 16 de dezembro, no período de 7 a 16 de dezembro, será realizada uma série de atividades com a participação de representantes dos mais diversos setores da sociedade.

Para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, este é um momento especial para destacar a história do passado e do presente do Legislativo, construída com a efetiva participação dos parlamentares ao longo desses quase duzentos anos. “Temos a honra e o privilégio de celebrar esta importante data nesta legislatura. Toda programação foi construída para valorizar os cidadãos, que são os maiores protagonistas da construção dessa história, e gostaríamos de contar com a participação da população, seja de forma presencial ou virtual, em todas a atividades”, convida.

Um dos destaques da programação será o lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros”,  um registro das legislaturas, do período de 1832 a 2022.

Organizado pelo Arquivo Público Ivan José Lopes, o livro traz informações compiladas das atas da Câmara, de obras bibliográficas de pesquisadores e outras fontes de memorialistas de Montes Claros. “Com a edição do livro, o Poder Legislativo reforça sua posição de guardião da história e da memória local e regional, disponibilizando para o cidadão mais uma ferramenta de pesquisa, a partir das legislaturas da Câmara Municipal”, avalia o presidente.

História

Em 16 de outubro de 1832, ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, tendo o Coronel José Pinheiro Neves como presidente e também o primeiro Agente Executivo, cargo equivalente ao de Prefeito Municipal.

A data comemorativa de aniversário da Câmara no dia 16 de dezembro foi instituída pela Resolução de nº 13, de 08 de maio de 2003, alusiva ao ano de 1947, quando ocorreu a primeira sessão após o período em que a Câmara ficou fechada, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas.

Programação

CLIQUE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

As comemorações dos 190 anos da Câmara iniciam no dia 07 de dezembro, com uma sessão especial em homenagem ao Lar das Velhinhas, que neste ano completa 100 anos de fundação.

No dia 08 de dezembro, serão homenageadas as igrejas Batista de Montes Claros, através da igreja Monte Sinai, que neste ano celebra 37 anos.

O dia 09 de dezembro será dedicado à educação, com a outorga do Diploma de Mérito Educacional Professora Yvonne de Oliveira Silveira. Cada vereador indicará um educador para receber a homenagem.

No dia 13 de dezembro, a Câmara celebra o esporte, com homenagem ao Carlão Futsal Feminino, projeto esportivo e social realizado no Grande Maracanã.

O Corpo de Bombeiros será o homenageado do dia 14 de dezembro, com outorga do Título de Cidadão Honorário Montes Claros ao Coronel Fernando Augusto Alves Ferreira, comandante do 4º Comando Operacional, e do Título de Cidadão Benemérito Montes Claros ao Tenente-Coronel Darlan Moreira Soares, comandante do 7º Batalhão.

No dia 15 de dezembro, será realizado o lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros” e outorga do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Filomena Luciene Cordeiro Reis e Laurindo Mekie Pereira, e da Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite, colaboradores na elaboração do livro. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto dos Evangelhos, no hall da Câmara.

No dia 16 de dezembro, às 8h30, será dada da posse aos profissionais aprovados no concurso público edital 01/2019.

A programação encerra com uma Sessão Solene às 10 horas, quando será outorgado o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao Prefeito Humberto Souto.

Ainda na Sessão Solene, será lançado o Selo Comemorativo dos 190 anos da Câmara Municipal de Montes Claros, em parceria com os Correios.

Toda a programação será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

__________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara celebra 36 anos da Igreja do Nazareno

por Selma Gonçalves publicado 25/11/2022 12h09, última modificação 25/11/2022 12h09

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou na noite desta quinta-feira (24) sessão especial em homenagem aos 36 anos da Igreja do Nazareno em Montes Claros. A proposta foi do segundo secretário da mesa diretora, vereador Stalin Cordeiro (PODE).  Participaram do evento além dos vereadores, pastores, líderes de ministérios e fiéis da Igreja do Nazareno.

Para o propositor da homenagem, uma oportunidade para reconhecer publicamente o trabalho da igreja em levar o Evangelho, propagando a palavra de Deus: “Uma missão que todos os dias se renova, através do trabalho evangelístico e social, alcançando as famílias e a comunidade, não só do bairro Major Prates, mas em toda Montes Claros, como verdadeiros discípulos de Jesus. Milhares de pessoas já foram alcançadas pelo Evangelho, através do trabalho missionário da Igreja do Nazareno. Da mesma forma, as ações desenvolvidas pelos irmãos nas praças da cidade, nos projetos sociais” ressaltou o vereador.

O presidente da Igreja do Nazareno, pastor Antônio Carlos Ferreira Lopes, recebeu a homenagem e falou em nome da igreja sobre a gratidão pela honraria: “O papel da igreja é alcançar o coração daquele que precisa de Deus. Muitos pastores e missionários vão para lugares que ninguém gostaria de ir, nem mesmo a passeio. A igreja é um lugar de cura e restauração, a humanidade precisa da igreja que tem a missão de propagar o amor transformador de Cristo Jesus. A igreja, através do Espírito Santo, tem o poder de mudar o homem de dentro para fora. Ela precisa ser vista e honrada e, por isso, agradeço a honraria dada pela Casa Legislativa. Não é a primeira igreja que esta Casa tem honrado por isso parabenizo e agradeço a todos os envolvidos neste processo”, destacou.

O vereador Bispo Stalin, em nome da Câmara, também homenageou membros e pastores envolvidos na obra evangelística com entrega de diplomas. Entre os homenageados Bernarda Elane Madureira Lopes, os pastores Hérverton Arthur Gonçalves Araújo, Divaldo David Gangussu Júnior, Cláudio Moisés Gonçalves de Moura e André Luiz Rodrigues Oliveira.

Na solenidade um momento especial para lembrar o primeiro membro da Igreja do Nazareno, a saudosa senhora Silvéria Araújo. Os filhos e netos que estavam presentes receberam uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo empenho e legado da saudosa Silvéria.

O neto, pastor Hérverton Arthur expressou, em nome da família, a gratidão pela homenagem: “Há quem diga que, mais forte que morrer por uma causa é viver por ela, e foi exatamente o que minha querida avó Silvéria Araújo fez. Ela viveu pela causa da pregação do evangelho de Cristo nesta cidade e o quartel que o general dos generais escolheu para que ela servisse por quase 40 anos, foi a Igreja do Nazareno”, ressaltou.

 Um pouco da história

Comandada pelo presidente Pastor Antônio Carlos Ferreira Lopes, Montes Claros tem hoje 11 Igrejas do Nazareno com um total de 450 membros. A igreja do Nazareno nasceu nos Estados Unidos no século XIX por meio de um movimento de busca por santidade e já está estabelecida em mais 160 países. Chegou ao Brasil em 1958 mas só alcançou a cidade de Montes Claros em 1986 com pastor Antônio José e sua esposa Eneida Dantas. Os trabalhos começaram com ações evangelísticas e social.

Ao longo desse mais de 1000 crianças e adolescentes foram alcançados e beneficiados através do esporte, do atendimento psicológico, reforço escolar e o cuidado espiritual.

No Planalto rural pelos menos 50 crianças estão sendo assistidas pela igreja que tem como principal missão levar o amor de Deus a toda cidade e região.

____________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Audiência define que déficit do Prevmoc é da prefeitura

por Athur Jr publicado 24/11/2022 11h35, última modificação 24/11/2022 11h35

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros promoveu na noite desta quarta-feira (23), audiência pública para apresentação das propostas e sugestões do grupo de trabalho instituído pelas portarias nº 62/2022 e nº 140/2022 para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede), proponente da audiência, em sua justificativa destacou que o grupo de trabalho identificou o déficit de quase R$ 1.700.000.000 (um bilhão e setecentos milhões) que era para garantir a aposentadoria dos servidores. “Queremos entender o porquê dessa dívida e nivelar o conhecimento e as informações. O grupo foi produtivo e vamos repassar o que foi discutido. Entendemos que a dívida é de obrigação da prefeitura. Nós ativos já fazemos a nossa parte que é de fazer os pagamentos. Temos uma decisão entre os vereadores de fazer um acordo com o município, que nenhum projeto virá do executivo se não houver uma solução. O executivo quer sentar à mesa com servidor para discutir a emenda 173, pois entendemos que esta conta é do município.”

A presidente da Associação dos Procuradores de Montes Claros, Juliana Souto Ferreira, fez a apresentação do relatório construído pelo grupo de trabalho, explicando o panorama do grande déficit e que deve ser reduzido pelo município, além de uma reforma previdenciária para o servidor e a realização de concurso público.

Valmore Edi Alves de Souza, assessor do Sindicato dos Servidores Municipais, ressaltou o interesse da prefeitura em relação ao Prevmoc em busca de uma solução. “O déficit é originário de compromissos feitos em administrações passadas. Se não for feita uma reforma vai ter que tirar recursos da saúde para cobrir a dívida e isto nos assusta. O município tem que recuperar o caixa. Entretanto, não queremos seguir a reforma em nível federal e nem queremos aumento da alíquota do servidor, pois não podemos pagar essa dívida.”

Marcos Vinícius, da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Montes Claros – Aspmoc, considerou a atual situação do instituto como complexa e que é necessário de um acompanhamento e os servidores precisam estar mobilizados.

O presidente do SindEduc, Everton Roberto Thomaz, disse que é necessário melhorar a credibilidade do Prevmoc e uma correção das alíquotas, que atualmente são mais altas do que a do INSS e a prefeitura tem que fazer concurso a cada dois anos.

Rodrigo Alexandre da Silva, presidente da Associação dos Auditores de Tributos de Montes Claros, assinalou que a proposta é de passar a limpo a previdência para garantir o futuro dos atuais servidores e dos atuais pensionistas.

Segurança das aposentadorias foi a cobrança feita pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Flávio Célio Oliva. “Quando a prefeitura decide assumir um instituto de previdência ela tem que arcar com as consequências e não trazer o desespero para os que estão aposentados, mas sim tranquilidade. Que a administração receba este relatório e aceite. O concurso não vai solucionar o problema, mas vai minimizar.”

Sobre a realização de concurso, também foi acompanhado por Veranice Santos, presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais Aposentados, Ativos e Pensionistas de Montes Claros/Mg Asservmoc.

O presidente do Prevmoc, Eustáquio Filocre Saraiva, considera que está sendo dando um passo para solução do déficit do instituto. “O prefeito Humberto Souto quer ter uma solução para este problema e não vai deixar o instituto fora da sua administração. O quadro não é bonito, mas vamos chegar a uma solução”.

 Thiago Fernandes, consultor do Prevmoc, informou que na perspectiva é de que o instituto de previdência pague a todos e garanta segurança aos aposentados.

Os servidores Juliana, Domingos (Amaguam), Aparecida Neri, denunciaram que o déficit do Prevmoc foi das administrações anteriores, mas é necessário que a atual reconheça a dívida, e que uma das formas de melhorar a receita para o instituto é a realização de concurso. Cobraram a presença de mais representantes do legislativo e executivo na audiência.

A vereadora Iara Pimentel (PT) defendeu a valorização dos servidores, com planos de carreira, aposentadoria especial e concurso público. As propostas também foram defendidas pelos vereadores Aldair Fagundes (Cidadania) e Daniel Dias (PC do B) - que participou da audiência de forma remota.

O vereador Wilton Dias (PTB) fez um breve relato dos desmandos praticados por gestões anteriores que acabaram por comprometer a saúde financeira do Prevmoc, deixando-o à beira da falência. “Se tem alguém que pode resolver esta situação é o prefeito Humberto Souto. Por isso, defendo que seja um servidor para comandar o Prevmoc e o Shopping Popular tem que ser a fonte de receita para o instituto.

Já o vereador Igor Dias (União Brasil) cobrou uma ação judiciária para identificar os nomes das pessoas que desviaram os recursos do Prevmoc e deixaram chegar no atual déficit. “É preciso fazer um resgate moral para não deixar que outros repitam os erros do passado”.

 ENCAMINHAMENTOS

Ao final da audiência pública, o presidente da Casa, Cláudio Rodrigues, apresentou alguns encaminhamentos em que anunciou que o relatório servirá para marcar uma reunião com executivo e dar publicidade; prorrogar o grupo de trabalho por mais 365 dias a partir de janeiro/2023; encaminhar a ata da reunião para o prefeito Humberto Souto, além do relatório que também será enviado ao Ministério Público; conhecimento da proposta de reforma que está vigente 103/2019, por isso a realização de seminários para conhecer os seus efeitos; estratégia para divulgação junto aos servidores, para que eles possam acompanhar e contribuir (vereadora Iara); e uma reunião do grupo de trabalho antes do final do ano (Valmore).

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Igreja do Nazareno recebe homenagem da Câmara

por Selma Gonçalves publicado 23/11/2022 12h27, última modificação 23/11/2022 12h27

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (24), às 19hs, sessão especial em homenagem aos 36 anos da Igreja do Nazareno em Montes Claros. A proposta é do segundo secretário da mesa diretora, vereador Stalin Cordeiro (PODE).

Comandada pelo presidente Pastor Antônio Carlos Ferreira Lopes, Montes Claros tem hoje 11 Igrejas do Nazareno com um total de 450 membros.

 Um pouco da história

A igreja do Nazareno nasceu nos Estados Unidos no século XIX por meio de um movimento de busca por santidade e já está estabelecida em mais 160 países. Chegou ao Brasil em 1958 mas só alcançou a cidade de Montes Claros em 1986 com pastor Antônio José e sua esposa Eneida Dantas. Os trabalhos começaram com ações evangelísticas e social.

Ao longo desse mais de 1000 crianças e adolescentes foram alcançados e beneficiados através do esporte, do atendimento psicológico, reforço escolar e o cuidado espiritual.

No Planalto rural pelos menos 50 crianças estão sendo assistidas pela igreja que tem como principal missão levar o amor de Deus a toda cidade e região.

 Serviço:

SESSÃO ESPECIAL: Homenagem aos 36 anos da Igreja do Nazareno em Montes Claros

Data: 24 de novembro de 2022 | Quinta-feira
Horário: 19 horas
Proponente: Vereador Stalin Cordeiro

 

_________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara celebra 10 anos da Missão Mineira Norte

por Selma Gonçalves publicado 23/11/2022 12h10, última modificação 23/11/2022 12h10

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal realizou na noite desta terça-feira (22) sessão especial em homenagem aos 10 anos de instalação, em Montes Claros, da Missão Mineira Norte – Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de Minas Gerais.

Participaram do evento, vereadores, o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, vereador Soter Magno, famílias assistidas pela missão, fiéis e pastores da igreja adventista.

O evento foi proposto pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).O parlamentar destacou a história e o importante papel do projeto para Montes Claros e toda a região; “Nosso desejo é que a Missão Mineira Norte siga firme no propósito de melhorar a vida das pessoas, através do trabalho missionário e de evangelização, também dos projetos sociais”, ressaltou o vereador.

O secretário municipal, vereador licenciado Soter Magno falou sobre a importância de cada membro da igreja que trabalha para fazer da Missão, um projeto referencial para o mundo: “A igreja adventista está em todos os cantos da nossa nação. Na maior e na menor cidade lá estão os membros desenvolvendo ações para o crescimento espiritual e social. Deixo aqui meu reconhecimento e admiração a todos que compõem esse projeto de Deus que é a igreja Adventista”, finalizou Soter.

O pastor Moisés de Carvalho Júnior, em nome da instituição, falou da gratidão de ter o empenho de tantas pessoas e o reconhecimento pela Casa Legislativa e sociedade: “Só queremos agradecer pela parceria e pelo acolhimento em todos os lugares que vamos. Este trabalho é uma forma de contribuir com a igreja e com as pessoas, ajudando nas demandas sociais principalmente em Montes claros e Norte com várias ações que fazemos como igreja. Dentro das quatro paredes nos reunimos para buscar, louvar e aprender de Deus mas é do lado de fora que representamos Jesus, atendendo as pessoas mais carentes da sociedade.

 Sobre a Missão Mineira Norte

A Missão Mineira Norte - sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Norte e Noroeste de Minas Gerais foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2012.

A História que começou a ser escrita há dez anos está em constante movimento, com a construção, inauguração e reforma de várias igrejas em toda a região. Na época da inauguração eram dez mil fiéis, hoje já são mais de 17 mil.

A sede administrativa da Missão Mineira Norte atende a população de cidades do Norte e Noroeste de Minas Gerais, nas mais diversas áreas, e também na capacitação e formação de líderes.

A Missão contribui com a comunidade em diferentes ações e frentes como o “Projeto Quebrando o Silêncio”, projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, em oito países da América do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Também é realizado o “Projeto Impacto Esperança”, de incentivo à leitura, através da distribuição gratuita de livros para a população.

O “Mutirão de Natal”, projeto realizado há 28 anos para arrecadar alimentos, calçados, brinquedos e roupas para serem doadas a famílias carentes.

Ação Solidária Adventista - ASA”, com a distribuição de cestas básicas, roupas, calçados e marmitas para pessoas em situação de rua.

 

______________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Relatório sobre o Prevmoc será apresentado na audiência

por Athur Jr publicado 22/11/2022 14h05, última modificação 22/11/2022 14h05

Por Arthur Amorim Jr.

 A Câmara de Montes Claros promove nesta quarta-feira (23), às 19 horas, audiência pública para discutir propostas e sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc. A proposta é de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede).

Já foram realizadas duas audiências públicas para debater a saúde financeira do Prevmoc e a partir das mesmas foi criado um grupo de trabalho. Nesta terceira audiência será apresentado o relatório com propostas e sugestões que serão entregues ao Executivo.

 AUTORIDADES CONVIDADAS:

 Foram convidados para a audiência pública, o prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto; o vice-prefeito e Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; Otávio Batista Rocha Machado (procurador-geral do município), Celeste Leite Fróes (secretária de Planejamento e Gestão), Willian César Rocha (secretário de Finanças), Eustáquio Filocre Saraiva; (presidente do Prevmoc), Rodrigo Neri de Azevedo (diretor administrativo), Félix Tadeu Araújo Borges (advogado), Everton Roberto Thomaz (Presidente do Sindeduc), Raiene Franciele de S. Veloso (presidente do Conselho de Previdência do Prevmoc), Juliana Souto Ferreira (presidente da Associação de Advogados de Montes Claros), Flávio Célio Oliva (presidente do Sindicato dos Servidores Municipais), Jean Carlo Rodrigues Maia (presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Montes Claros – Aspmoc), Rodrigo Alexandre da Silva (presidente da Associação dos Auditores de Tributos do Município de Montes Claros), Thiago Fernandes (consultor do Prevmoc).

 A audiência também será transmitida, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

 SERVIÇO

 AUDIÊNCIA PÚBLICA: Propostas e sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho instituído pelas Portarias nº 62/2022 e nº 140/2022 para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros - Prevmoc

Data: 23 de novembro de 2022 | Quarta-feira

Horário: 19 horas

Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues

 _________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo