Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Jovens apresentam pesquisa e cobram políticas públicas em audiência

Jovens apresentam pesquisa e cobram políticas públicas em audiência

por Selma Gonçalves publicado 01/12/2022 12h55, última modificação 01/12/2022 13h54

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (01), audiência Pública para debater as políticas públicas para a Juventude do bairro São Geraldo e Adjacências. A audiência foi solicitada pelo vereador Daniel Dias (PCdoB) e subscrita pelos demais vereadores, sendo aprovada por unanimidade.

O evento contou com a presença dos vereadores, Vice-Prefeito e secretário municipal de serviços urbanos de Montes Claros Guilherme Guimarães, secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável vereador licenciado Soter Magno, a diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Aparecida de Fátima Andrade, o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) e morador da região George Daniel Fonseca Rodrigues, as alunas da Escola Estadual Antônio Canela Vivian Yasmin Pereira e Ane Meure Pinheiro Fernandes, e a dra. Raissa Cota Pales do Núcleo de Pesquisa da Escola Estadual Antônio Canela além de um grande número de estudantes e professores que tiveram a oportunidade de discutir sobre os direitos e a necessidade de implantação de políticas públicas para a juventude, principalmente nas periferias.

O vereador Daniel Dias destacou a importância da audiência pública e da necessidade de melhor atender os anseios dos jovens. Falou sobre o projeto de pesquisa realizado junto aos alunos da Escola Antônio Canela que levantou diversas demandas relativas a juventude do bairro São Geraldo e Adjacências: “Por ser uma região periférica temos muitas demandas levantadas pelos próprios jovens, demandas que, se atendidas, podem melhorar a qualidade de vida da comunidade. Conheço bastante a região por ser morador e sei, por exemplo, que os jovens têm grande dificuldade de acesso a programas educacionais de qualidade e a falta de espaço de cultura e lazer impede a interação dos mesmos”. O vereador citou as duas praças de esportes que existem nos bairros Maracanã e Alterosa mas que não passam por uma reforma há, pelo menos, dez anos.

Daniel lembrou que as demandas levantadas na audiência podem servir para outras regiões da cidade, inclusive zona rural.

A Doutora em Ciências Sociais professora Raíssa Cota Pales apresentou o projeto pesquisa “Juventude políticas públicas” que vem sendo realizado desde outubro do ano passado. A principal demanda, de acordo com a pesquisa, foi a falta de lazer adequado para os jovens: “Os bairros pesquisados estão na região periférica da cidade e a população de baixa renda precisa de mais políticas públicas em todas as áreas, inclusive na área do lazer, o que possibilita ao jovem o desenvolvimento físico, cultural e intelectual e por isso é importante voltar os olhos para essas demandas”, destacou Raíssa.

A aluna Ane Meure destacou que na pesquisa realizada 73,56 por cento dos jovens disseram não ter local para lazer e cobraram investimentos por parte executivo.

A estudante Vivian Yasmim Pereira ressaltou que em bairros nobres há mais investimentos em praça e área de lazer já nos bairros periféricos as praças não estão bem estruturadas e falta segurança impossibilitando o uso.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães lembrou que a administração atual tem uma preocupação especial em investir em espaços de lazer não apenas para os jovens mas também para crianças, adultos e idosos.

Guilherme explicou que várias regiões, áreas que poderiam ser transformadas em praças foram invadidas ou até mesmo vendidas por administração passada e que, mesmo assim, o trabalho para criar parques e praças é intenso e só não é mais rápido por falta de mão de obra. O vice-prefeito elogiou a pesquisa destacando que poderá ser usada para implementar o trabalho da atual administração e anunciou que está em andamento a construção de uma praça na região.

O secretário Soter Magno agradeceu o envolvimento dos jovens e a contribuição com o estudo, garantindo que todas as demandas levantadas serão estudadas. Destacou que o prefeito tem uma atenção especial com as causas ambientais e não recusa nada que é levantado para melhorar o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas: “Quando Humberto Souto assumiu a gestão, nossa cidade tinha apenas quatro parques. Hoje são 15 parques, 12 em funcionamento e três sendo construídos. Vários foram construídos na periferia da cidade, como parque dos Mangues”, ressaltou Soter que garantiu que as áreas citadas receberão aparelhos para a prática de esporte e lazer.

A diretora de políticas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Andrade expôs algumas ações do município quanto às políticas públicas já desenvolvidas em prol dos jovens e convidou os estudantes e professores que trabalharam na pesquisa para reunião. Lembrou que a secretaria está implantando onze núcleos de assistência social, o que poderá somar no trabalho para garantir o bem-estar das comunidades.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) anunciou a liberação de uma emenda parlamentar do deputado Cleitinho, no valor de cem mil reais, que será destinada ao bairro do São Geraldo e Adjacências. O parlamentar destacou que os jovens da região da pesquisa apresentada na audiência decidirão em que será investido o recurso.

Os jovens tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e também de tirar dúvidas acerca dos diversos temas. 

_______________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo