Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Montes Claros comemora 190 anos com programação especial

Câmara de Montes Claros comemora 190 anos com programação especial

por Jerusia Arruda publicado 27/11/2022 15h50, última modificação 02/12/2022 08h56

Com o tema “Orgulho do Passado, Confiança no Futuro”, no período de 7 a 16 de dezembro será realizada uma série de atividades que inclui lançamento de livro e de selo comemorativo, sessões de homenagem e outorga de títulos de cidadania

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara de Montes Claros está preparando uma programação especial para comemorar os 190 anos de instalação do Legislativo Municipal, celebrado em 16 de dezembro.

Com o tema “Orgulho do Passado, Confiança no Futuro”, no período de 7 a 16 de dezembro, no período de 7 a 16 de dezembro, será realizada uma série de atividades com a participação de representantes dos mais diversos setores da sociedade.

Para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, este é um momento especial para destacar a história do passado e do presente do Legislativo, construída com a efetiva participação dos parlamentares ao longo desses quase duzentos anos. “Temos a honra e o privilégio de celebrar esta importante data nesta legislatura. Toda programação foi construída para valorizar os cidadãos, que são os maiores protagonistas da construção dessa história, e gostaríamos de contar com a participação da população, seja de forma presencial ou virtual, em todas a atividades”, convida.

Um dos destaques da programação será o lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros”,  um registro das legislaturas, do período de 1832 a 2022.

Organizado pelo Arquivo Público Ivan José Lopes, o livro traz informações compiladas das atas da Câmara, de obras bibliográficas de pesquisadores e outras fontes de memorialistas de Montes Claros. “Com a edição do livro, o Poder Legislativo reforça sua posição de guardião da história e da memória local e regional, disponibilizando para o cidadão mais uma ferramenta de pesquisa, a partir das legislaturas da Câmara Municipal”, avalia o presidente.

História

Em 16 de outubro de 1832, ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, tendo o Coronel José Pinheiro Neves como presidente e também o primeiro Agente Executivo, cargo equivalente ao de Prefeito Municipal.

A data comemorativa de aniversário da Câmara no dia 16 de dezembro foi instituída pela Resolução de nº 13, de 08 de maio de 2003, alusiva ao ano de 1947, quando ocorreu a primeira sessão após o período em que a Câmara ficou fechada, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas.

CLIQUE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

As comemorações dos 190 anos da Câmara iniciam no dia 07 de dezembro, com uma sessão especial em homenagem ao Lar das Velhinhas, que neste ano completa 100 anos de fundação.

No dia 08 de dezembro, serão homenageadas as igrejas Batista de Montes Claros, através da igreja Monte Sinai, que neste ano celebra 37 anos.

O dia 09 de dezembro será dedicado à educação, com a outorga do Diploma de Mérito Educacional Professora Yvonne de Oliveira Silveira. Cada vereador indicará um educador para receber a homenagem.

No dia 13 de dezembro, a Câmara celebra o esporte, com homenagem ao Carlão Futsal Feminino, projeto esportivo e social realizado no Grande Maracanã.

O Corpo de Bombeiros será o homenageado do dia 14 de dezembro, com outorga do Título de Cidadão Honorário Montes Claros ao Coronel Fernando Augusto Alves Ferreira, comandante do 4º Comando Operacional, e do Título de Cidadão Benemérito Montes Claros ao Tenente-Coronel Darlan Moreira Soares, comandante do 7º Batalhão.

No dia 15 de dezembro, será realizado o lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros” e outorga do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Filomena Luciene Cordeiro Reis e Laurindo Mekie Pereira, e da Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite, colaboradores na elaboração do livro. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto dos Evangelhos, no hall da Câmara.

No dia 16 de dezembro, às 8h30, será dada da posse aos profissionais aprovados no concurso público edital 01/2019.

A programação encerra com uma Sessão Solene às 10 horas, quando será outorgado o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao Prefeito Humberto Souto.

Ainda na Sessão Solene, será lançado o Selo Comemorativo dos 190 anos da Câmara Municipal de Montes Claros, em parceria com os Correios.

Toda a programação será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc