Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Coronel Hidelgard é o novo cidadão montes-clarense

Coronel Hidelgard é o novo cidadão montes-clarense

por Athur Jr publicado 16/11/2022 08h58, última modificação 16/11/2022 08h58

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Vereadores realizou na noite de sexta-feira (11), sessão especial para entrega do Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao comandante do 55° Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Hidelgard Borba de Vasconcelos. O evento contou com a participação de militares, ex-comandantes, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, empresários e familiares. A homenagem foi de iniciativa dos vereadores Edmilson Bispo dos Santos (PSD) e Aldair Fagundes (Cidadania).

O vereador Edmilson Bispo destacou que é uma honra conceder o título de cidadão honorário ao Coronel Hidelgard de Vasconcelos pelos relevantes serviços que vem prestando a Montes Claros e toda região norte-mineira, à frente do 55 Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira.

"O Exército Brasileiro é o braço forte da nação que tem a mão permanentemente estendida e solidária no auxílio do povo. Não temos dúvidas de que a missão de servir a pátria é um dom de Deus, por isso quero dizer ao coronel Hidelgard e a todos os militares que tenham o orgulho de cumprir este dever. O filósofo Aristóteles em sua sabedoria dizia que a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Então não temos dúvida de estar diante de um cidadão que merece receber todas as honras desta Casa."

O vice-prefeito Guilherme Guimarães representando o prefeito de Montes Claros, ressaltou a importância do título como sendo o reconhecimento para uma pessoa tão comprometida com o país e com a sua constituição, através do seu serviço, sobretudo pelas boas relações que o coronel mantém com a sociedade de Montes Claros. "É uma pena que neste momento quando ele recebe esse título já recebemos a notícia de que já está se transferindo de Montes Claros para o Rio de Janeiro. Mas quero dizer da nossa satisfação de o ter conhecido e por ele ter participado ativamente da vida da nossa cidade e ter demonstrando todo o compromisso em nos ajudar na garantia da lei e da ordem."

Em seu pronunciamento, o coronel Hildegard Borba de Vasconcelos agradeceu aos proponentes do título, vereadores Edmilson Bispo e Aldair Fagundes, e ao presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues e os demais membros do Legislativo. "Esta honraria me toca e me emociona. Sou filho e neto de militares e com todas as grandes oportunidades que nos dá, ela eventualmente nos tira o sentimento de pertencimento a algum lugar ou algum grupo, porque nós vivemos de mochilas nas costas sempre prontos para nos mudarmos, onde seja necessário servir. Entretanto, o exército nos entrega e nos dá a oportunidade de conhecer esse país de Leste a Oeste e as suas diferentes matizes que compõem a nossa realidade. Eventualmente nos tira esse sentimento de pertencimento a um lugar, de ter um amigo de infância. Entretanto nós acabamos abraçando uma grande família, que é a do Exército Brasileiro. Essa homenagem é muito importante para mim porque Montes Claros foi minha primeira unidade após a Academia das Agulhas Negras. Foi aqui onde eu me casei na igreja da Rosa Mística e para a qual tive a oportunidade de voltar."

SOBRE O HOMENAGEADO
Nascido na cidade de Recife – PE, o coronel Hidelgard de Vasconcelos entrou para o Exército em 1993, assumindo o comando do 55° batalhão em 2020. Ao longo da sua trajetória ocupou altos postos dentro da corporação, como instrutor da Escola de Sargento e Armas e na Academia Militar das Agulhas Negras.

__________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br