Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / José Moacyr Guimarães recebe título de Cidadão Benemérito

José Moacyr Guimarães recebe título de Cidadão Benemérito

por Selma Gonçalves publicado 19/08/2022 10h33, última modificação 19/08/2022 10h33

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (18), sessão especial para entrega de Título de Cidadão Benemérito ao presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Guimarães Basso. A homenagem foi de autoria da vereadora Maria Helena de Lopes Quadros (MDB). O evento contou com a presença de vereadores, do deputado estadual Gil Pereira (PSD), do vice-prefeito Guilherme Guimarães, representantes da Sociedade Rural de Montes Claros e várias instituições, associações, além de produtores rurais, familiares e amigos do homenageado.

A autora da proposição, vereadora Maria Helena lembrou que reconhecer e apoiar instituições, homens e mulheres que transformam e trazem o progresso para a cidade é uma forma de apoiar, incentivar todos aqueles que trabalham em prol do crescimento e fortalecimento do município. A parlamentar ainda destacou sobre a dificuldade de estar a frente de instituições importantes como a Sociedade Rural de Montes Claros, lembrou a história e o valor do agronegócio na região.

São muitos os desafios e homens corajosos como o Moacyr merecem todo nosso reconhecimento. O agronegócio de Montes Claros nasceu junto com aquela pequena vila e atualmente como nossa ‘Princesinha do Norte’, vem se transformando em uma grande potência no ramo agro. Coube ao Moacir recepcionar o nosso presidente da República, um momento histórico, assim como aconteceu em outros momentos na história de Montes Claros, quando, por exemplo, o presidente Juscelino Kubitschek esteve aqui e a Sociedade Rural também se fez presente”, disse a vereadora que destacou o homenageado como um líder classista à frente do seu tempo, citando exemplos de ações como a Expomontes virtual, em época de pandemia e, esse ano, realizando uma das maiores exposições de todos os tempos, moderna e participativa, de forma presencial.

Tem sido um verdadeiro defensor do homem do campo, seja nos conflitos no direito à terra, seja com autoridades lutando por melhores condições para sobrevivência do homem do campo, buscando diminuir a distância entre o pequeno produtor e valorizando a agricultura familiar que também tem segurado muito nossa economia”, comentou a vereadora.

Um vídeo com a participação de amigos e familiares foi apresentado durante o evento. Mensagens de reconhecimento e carinho também foram feitas pela cunhada Mônica Nobre e a filha Karolina Nobre Bastos e a esposa do homenageado, Mayave Nobre Bastos que fizeram questão de destacar. “Montes Claros ganha um filho que muito estima essa terra”.

A mãe do homenageado Maria Aparecida Guimarães Bastos contou a trajetória do filho mais velho de cinco que adotou Montes Claros para estar com sua família e hoje recebe a recompensa, sendo reconhecido e recebido como filho da cidade.

Em nome da classe rural o vice-presidente Sociedade Rural, Alexandre Viana destacou o empenho e o sucesso do homenageado no trabalho e na família. De acordo com Viana, José Moacyr é um líder autêntico, que representa com muita dignidade a classe rural. Alexandre informou, em seu discurso, que o homenageado foi nomeado para uma comissão estadual que representará e defenderá a classe rural.

O deputado estadual Gil Pereira ressaltou o trabalho da Câmara que junto com o Executivo está fazendo Montes Claros se destacar no país, com obras e em especial no agronegócio. O deputado falou da importância de leis que garantam a preservação a produção de alimentos e apoie o pequeno e grande produtor rural, gerando assim empregos e sustentabilidade.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância de pessoas, como o homenageado, que vêm de lugares mais ricos, como São Paulo, para produzir, empreender, constituir famílias ajudando no desenvolvimento da nossa cidade e região.

Emocionado, José Moacyr agradeceu a propositora do título e aos parlamentares que aprovaram por unanimidade a homenagem. “Confesso que é um momento marcante e emocionante da minha vida. Ser reconhecido como cidadão benemérito desta cidade que escolhi para viver é sem dúvida a comprovação de que escolhido lugar certo. Lugar onde me fiz profissionalmente, onde constitui uma família que não poderia ser melhor, onde fui recebido pela sociedade local com carinho, onde pude representar a magnânima Sociedade Rural de Montes Claros e onde agora sou elevado a cidadão de destaque pelo povo da cidade, aqui representado pelos vereadores”, disse o homenageado.

_________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br