Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Moção de apoio ao Grappa

Moção de apoio ao Grappa

por Selma Gonçalves publicado 04/08/2022 10h53, última modificação 04/08/2022 10h53
Moção de apoio ao Grappa

Reprodução internet

Por Selma Gonçalves

Os vereadores aprovaram, em reunião ordinária nesta quinta-feira (04), moção de apoio ao Grappa - Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids. O requerimento foi apresentado pela vereadora Iara Pimentel (PT). A parlamentar falou das dificuldades enfrentadas pela instituição por conta de mudanças no processo para acesso aos recursos provenientes do executivo federal.

O Grappa assiste quase 900 famílias que convivem com o vírus HIV, sendo Montes Claros referência para cerca de 69 municípios, além de outras regiões como Vale do Jequitinhonha e sul da Bahia.

Estamos acompanhando de perto as dificuldades que o Grappa tem enfrentado. Quantas mulheres grávidas são acolhidas, quantas famílias que vem de longe e precisam de assistência psicológica, social, abrigo, alimentação e encaminhamentos para tratamentos”, explicou a vereadora que ressaltou que toda a documentação da instituição está de acordo para o funcionamento e na região não existe outro órgão que presta esse tipo de serviço.

Professora Iara afirmou que vai procurar os conselhos municipais de assistência social e de saúde para ajudar no processo de liberação dos recursos que estão retidos desde janeiro”.

De acordo com a presidente do Grappa, Maurina Carvalho, os recursos eram liberados para a instituição anualmente, via município, sempre com contrato ou termo de fomento porém, neste ano, a administração municipal informou que ocorreu mudança, ficando estabelecida a necessidade de realização de chamamento publico de credenciamento de instituições para acesso aos recursos. O mesmo foi publicado apenas no dia 20 de julho. Para Maurina a mudança prejudicou o funcionamento do Grappa que conta com a ajuda da sociedade civil, mas não é suficiente: “O recurso liberado pelo município é o que dá o amparo aos profissionais que atuam na instituição, ajuda na alimentação que é feita na casa e muitos outros gastos”, comentou Maurina.

A presidente espera que com o apoio dos parlamentares, o processo para liberação dos recursos seja agilizado.

__________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br