Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara cobra piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

Câmara cobra piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

por Athur Jr publicado 05/08/2022 16h15, última modificação 09/08/2022 12h02
Câmara cobra piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

Foto: Fábio Marçal

ARTHUR AMORIM JR.

A gratificação anual sobre o Piso Salarial que garante dois salários mínimos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foi mais uma vez cobrado pelos vereadores, na reunião ordinária dessa terça-feira (02/08). Programado para ser repassado em maio deste ano, os agentes aguardam este pagamento e que seja retroagido.

Em defesa dos agentes de Saúde e de Endemias, o presidente da Câmara dos Vereadores, Claudio Rodrigues (Rede), cobrou do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que encaminhe ao Legislativo o Projeto de Lei sobre a implementação do Piso Salarial. Destacou que a Emenda Constitucional 120 foi aprovada pelo Congresso e por isso é necessária a sua implementação. Lembrou que os recursos para o pagamento dos agentes já se encontram no caixa do município - retroativo ao mês de maio/2022. Entretanto, explicou que o PL precisa ser encaminhado pelo Executivo ao Legislativo para que seja votado e aprovado.

Ainda segundo o vereador Cláudio Rodrigues, o Piso Salarial sobre os dois salários para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) foi tema de audiência pública que ele propôs, em março deste ano. “Confiando no senso de justiça do prefeito Humberto Souto, acredito que ele enviará o PL o mais rápido possível para Câmara Municipal para que seja votado”, afirmou,

O vereador Wilton Dias (PTB) reforçou o pedido do colega Claudim e ressaltou o empenho de todos no Legislativo em votar o Piso Salarial para que os agentes recebam o que têm direito desde maio, que prevê dois salários mínimos. Enfatizou que este PL é muito importante pois é uma forma de valorizar esses profissionais, proporcionando melhores condições de trabalho para todos eles que atuam diariamente, orientando às pessoas sobre como devem se prevenir contra doenças e ajudando na garantia da qualidade de vida.

Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506