Notícias
Coleta seletiva porta a porta
Por Christine Antonini
A coleta seletiva é uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável. De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Montes Claros, vereador Soter Magno (PSD), atualmente, a cidade possui o serviço de coleta seletiva “porta a porta” somente em três bairros: Jardim Primavera, Jardim Palmeiras e no Todos os Santos. O vereador solicita que esse trabalho seja ampliado para todas as regiões da cidade, contribuindo para a redução do volume de lixo que vai para os aterros sanitários, diminuindo a poluição do solo e da água.
A coleta seletiva porta a porta é um serviço que recolhe materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, das residências. Em Montes Claros esse trabalho é feito por catadores cadastrados pelo município, gerando fonte de renda. Segundo Soter, além disso, essa ação simples, mas poderosa, ajuda a conservar recursos naturais, já que a reciclagem permite a reutilização de materiais como papel, plástico, vidro e metal, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas”, defendeu o vereador.
MEIO AMBIENTE
A vereadora Ceci Protetora (PRD) destacou que as mudanças climáticas são consideradas a maior ameaça global dos últimos tempos e dos maiores desafios da humanidade. Ela ressaltou que em 2023 solicitou a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana e que chegou a reunir, na semana passada, com o promotor de Meio Ambiente Guilherme Roedel para reforçar o pedido.
“Estou propondo um projeto de lei para instituir no calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O projeto terá o intuito de contribuir com o plano global proposto pela ONU, que é composto por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável”, pontuou a vereadora.
Ceci ainda afirmou que é necessário alinhar o crescimento urbano da cidade com as mudanças climáticas e sustentabilidade urbana. Um dos objetivos prescritos é melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana de mitigar e adaptar habitat sem gerar impacto ao meio ambiente.
________________________________________
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais
Falta d’água: barragem Congonhas pode ser a solução
Por Christine Antonini
Às vésperas do Dia Mundial da Água, celebrado em 23 de março, a Câmara de Montes Claros, através de iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor (União), promoveu, na manhã desta quinta-feira (20/3), audiência pública para discutir sobre as reservas hídricas do município. O evento contou com a participação de representantes da Emater, secretaria de Meio Ambiente, líderes comunitários e de autoridades políticas, como o prefeito Guilherme Guimarães.
Segundo a proponente, a audiência teve o intuito de discutir soluções que proporcionem e garantam a Montes Claros e todo Norte de Minas reservas hídricas. Graça destacou que a falta d’água vem se agravando a cada ano, principalmente no meio rural.
“A conscientização do uso da água é fundamental. Uma das principais ações que pode ser feita é a construção da barragem de Congonhas, com investimento inicial de R$ 16 milhões. Essa é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais”, enfatizou a parlamentar.
Conforme cronograma disponibilizado pelo Governo do Estado, o projeto “Congonhas” visa criar reserva de água para uso múltiplo da bacia do rio: consumo humano, abastecimento na produção de alimentos, irrigação agrícola e geração de energia elétrica.
O representante da Emater, José Arcanjo, pontuou que a barragem de Congonhas seria uma parceria entre o Estado com instituições privadas. E para tal execução, será necessário a participação da população que vive no meio rural, pois, eles sabem a realidade em que vivem.
O presidente da Sociedade Rural, Flávio Oliveira, pontuou que durante um comitê sobre a bacia do rio Verde Grande, foi apresentado uma série de restrições para o uso hídrico. No entanto, existe um projeto elaborado há sete anos mostrando como é possível utilizar o recurso sem afetar o meio ambiente.
“A última barragem construída em Montes Claros tem mais de 47 anos, de lá para cá a população cresceu exorbitantemente. Não somente nossa cidade precisa de Congonhas, mas todo Norte de Minas. O homem do campo merece ter água de qualidade para sua sobrevivência e para manter seus empreendimentos agropecuários.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Rural, José Henrique Veloso, há dois anos o Governo de Minas estabeleceu um limite de outorga para retirada de água do solo e do rio Verde Grande, reduzindo o número de aberturas de poços artesianos. A medida está prevista para encerrar no segundo semestre deste ano. Porém, mesmo sem as restrições, a pouca quantidade de água não consegue abastecer as necessidades, tornando imprescindível o projeto Congonhas.
JURAMENTO
A barragem de Juramento é uma das principais fontes de abastecimento de Montes Claros construída na década de 80, com capacidade de 45 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com as apresentações feitas durante a audiência, somente essa barragem não consegue abastecer a cidade, com 180 comunidades rurais e 12 distritos.
“Através do Codema, estamos abrindo um chamamento público para construir barraginhas nos locais que sofrem com a falta d’água. Assim, poderão armazenar água da chuva para posteriormente usar no dia a dia. Também estamos regularizando dezenas de poços artesianos”, afirmou Diogo Fabiano, representante da secretaria municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.
Para o prefeito Guilherme Guimarães, o norte-mineiro teve que aprender a conviver com a seca – fazendo com a região tenha aumentado no número populacional e agropecuário. E que a preocupação com a falta d’água é recorrente, especialmente no uso hídrico consciente.
“A prefeitura está preocupada com essa situação, mas necessariamente com a população da zona rural, e por isso, tem buscado ações efetivas para reconstrução ou construção das nossas barragens. Temos algumas previsões de estudos da barragem de Congonhas e Jequitaí, porém, precisamos de ações urgentes e para isso contamos com incentivo do Governo Federal, para garantir barragens médias em comunidades maiores, como em Aparecida”, finalizou Guilherme. Ainda segundo o prefeito, Montes Claros possui mais de 100 reservatórios de água subterrâneo que ajudam a abastecer o município
De acordo com a Copasa, o monitoramento de água das vazões captadas para realizar o abastecimento público no município é realizado mensalmente. A companhia utiliza água da chuva, subterrânea e direciona para as unidades de tratamento.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara cobra energia solar nas escolas
Por Arthur Amorim Jr.
A instalação de usinas fotovoltaicas nas escolas municipais, no âmbito de Montes Claros, foi a proposta apresentada pelo vereador Igor Dias (PRD) e encaminhada ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário Municipal de Educação, Charles Gutemberg Alencar Soares, para avaliação, estudo e possível implementação.
O parlamentar justifica que o uso de sistemas de energia solar em escolas públicas tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em todo o país. "A instalação de usinas fotovoltaicas nas escolas municipais em Montes Claros será fundamental para ajudar na redução dos custos com energia elétrica e, ao mesmo tempo, colaborar na infraestrutura das instituições de ensino."
Explicou também que a economia gerada possibilitará investimentos em climatização (ar-condicionado) nas salas de aula, garantindo maior conforto térmico para alunos e professores, fator essencial para um ambiente educacional mais produtivo e eficiente.
“Além de ser uma proposta pioneira, Montes Claros poderá sair na vanguarda, em que o objetivo visa proporcionar, no futuro, a redução ou até a extinção dos custos com energia elétrica nos educandários, promovendo economia de até 99% na conta de energia elétrica, além de fomentar a conscientização ambiental entre os estudantes. Levando em consideração o estímulo e o exemplo a serem dados às nossas crianças quanto à preservação do meio ambiente e ao uso sustentável da energia, exemplo fundamental as futuras gerações,” destacou Igor Dias.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Servidores municipais podem receber adicional de insalubridade
Por Gissele Niza
A Câmara de Vereadores aprovou requerimento solicitando ao prefeito Guilherme Guimarães (União) a implementação de adicional de insalubridade de 40% para todos os serventes de zeladorias e ajudantes de serviços gerais da Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias que atuam na limpeza e higienização de banheiros e instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação.
A justificativa apresentada pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), autor do requerimento, baseia-se na exposição habitual desses trabalhadores a agentes nocivos, o que representa riscos à saúde. “O pedido está amparado na Súmula Vinculante nº 448 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reconhece a necessidade do pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo para profissionais que executam essas funções. Essa determinação segue as diretrizes estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho”, informou o parlamentar.
Segundo a legislação vigente, a higienização de instalações sanitárias de grande circulação e a respectiva coleta de lixo são consideradas atividades insalubres em grau máximo, devido ao contato constante com agentes biológicos potencialmente perigosos. O vereador enfatizou que esses trabalhadores desempenham um papel essencial na manutenção da saúde pública e merecem esse reconhecimento salarial como forma de valorizar seu esforço e minimizar os riscos ocupacionais.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Reunião especial e audiências na agenda da Câmara
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros terá uma agenda cheia de eventos nos próximos dias. Na terça-feira (25/3), além da sessão ordinária, às 7h45, será realizada, às 19 horas, Reunião Especial de Homenagem ao Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes (NASPP) em comemoração aos seus 20 anos. O evento é de autoria do vereador Odair Ferreira (União).
Ainda constam na programação da semana, duas audiências públicas. A primeira, de autoria da Comissão de Agricultura, será realizada na quinta-feira (27/3), às 8 horas, e vai debater sobre as “Frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica na zona rural de Montes Claros”.
A segunda audiência pública, de iniciativa da vereadora Iara Pimentel (PT), está agendada para acontecer na sexta-feira (28/3), e vai tratar sobre o “Papel do Poder Público na garantia de direitos e o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – REVICOM e do Fórum Norte Mineiro em Defesa da Vida de Mulheres e Meninas – FEMINORTE.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara pede o reconhecimento do Carnaval de Rua
Por Arthur Amorim Jr.
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25/3), a Câmara Municipal de Montes Claros, aprovou nove projetos de Lei e de Resolução. Destaque para o Projeto de Lei nº 30 de 2025, de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD), para que o "Carnaval de Rua" seja reconhecido como manifestação artístico-cultural, incluindo-o no calendário oficial de eventos municipais, a ser realizado anualmente na semana do feriado da festa momesca.
A parlamentar justifica que o projeto reconhece a importância histórica, cultural e social desta manifestação e prevê medidas para sua valorização e continuidade. Solicita que o poder público atue na preservação e promoção do Carnaval, apoiando os blocos e as bandas de carnaval, desfiles, música, práticas e tradições, além de ajudar na sua realização, fomentando e salvaguardando a cultura no decorrer do ano.
Outros sete projetos aprovados foram direcionados para nomes de logradouros. O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), apresentou dois projetos de Lei, o de nº 20 de 2025, denominando o bairro Vila Verde do Norte, e o de nº 27 de 2025, denominando o Cemei Conceição Mendonça. Também de sua autoria, o Projeto de Resolução nº 19 de 2025, que concede Título de Cidadão Honorário a Cláudio Fabiano Pimenta.
O vereador Igor Dias (PRD) apresentou dois projetos, o de nº 31 de 2025, denominando a praça Deusdete José Cardoso, no bairro São Judas, e o de nº 32 de 2025, da rua José Aragão Neto, no bairro Jardim Planalto.
O PL nº 11 de 2025, do vereador Sóter Magno (PSD), denomina ponte Benjamin Pereira Castro.
Enquanto o Projeto de Lei nº 12 de 2025, de autoria do vereador Daniel Dias (PC do B) denomina a rua Elza Sampaio dos Santos, no bairro Jardim Alegre (Facela).
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Requerimento solicita melhorias na mobilidade urbana
Por Christine Antonini
Durante sessão ordinária desta terça-feira (25/3), vereadores da Câmara de Montes Claros aprovaram quinze requerimentos. Entre eles, o de iniciativa do vereador Eduardo Preto (Pode), que solicita medidas para melhorar a mobilidade urbana do município, garantindo acessibilidade para todas as pessoas.
Acessibilidade urbana é a facilidade de deslocar-se e ceder a espaços públicos e privados nas cidades. É importante que as cidades sejam projetadas e adaptadas para que todos os cidadãos possam ter acesso a estes espaços, independentemente de terem deficiência ou mobilidade reduzida.
“Existe uma lei federal que obriga todo município a garantir projetos de mobilidade urbana, como a padronização das calçadas. Isso garantirá para todas as pessoas, especialmente aquelas com deficiência e mobilidade reduzida, como idosos, o direito de ir e vim”, defendeu o vereador.
Ainda em relação a infraestrutura do município, o vereador Wilton Dias (Avante) expediu ofício solicitando a implantação de faixa elevada para travessia de pedestres na avenida dos Militares, em frente ao Colégio Tiradentes. Já a vereadora Graça da Casa do Motor (União) reivindica a construção de uma praça na área verde localizada no bairro São Mateus.
O vereador Marcos Nem (Pode) expediu ofício pedindo providências para que sejam instalados semáforos no cruzamento da avenida Ipanema com a rua Bernardino Souto e rua João Martins na região do bairro Edgar Pereira.
O vereador Soter Magno (PSD) enviou ofício ao prefeito Guilherme Guimarães para reforçar um requerimento que ele encaminhou em janeiro, solicitando a inclusão de mensagens publicitárias nas laterais dos caminhões compactadores de lixo. De acordo com Soter, a iniciativa tem objetivo de promover e incentivar a prática da coleta seletiva de resíduos.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) enviou ofícios ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao presidente do Senado, presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, solicitando empenho no sentido de dar celeridade à tramitação do Projeto de Lei nº 3.834/23. O parlamentar pede celeridade na isenção no imposto de renda.
“É importante pontuar que o imposto de renda tem custo elevado, chegando a comprometer até 27,5% dos rendimentos dessas pessoas, o que compromete os próprios tratamentos médicos, de fisioterapia, psicológicos, de terapia ocupacional, fonoaudiologia e outras diversas especialidades necessárias à sobrevivência”, justificou Rodrigo Cadeirante.
O segundo-secretário da Casa, vereador Ailton do Vilage (MDB), enviou ofício solicitando recursos por parte da prefeitura para realização de ação global para conscientização e enfrentamento da fibromialgia – a sugestão do vereador é que o evento seja realizado no Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, 12 de maio.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) reivindica pagamento de adicional por exercer atividade especial/insalubridade aos motoristas de ambulâncias, especialmente aqueles que atuam no transporte de pacientes em programas: Melhor em Casa, Campanha de Vacinação, UPA, etc.
O vereador PC Landim (Avante) solicitou esclarecimento sobre a existência e utilização de plataforma eletrônica municipal para acompanhamento e prestação de contas dos Termos de Fomento firmados entre o município e as Organizações da Sociedade Civil.
O requerimento n°246/2025 solicita que seja enviado ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, reivindicando uma parceria junto à Sociedade São Vicente de Paula para a reconstrução do Salão dos Vicentinos, localizado na rua Curvelo, esquina com Rua Menino Jesus de Praga, no bairro Renascença – o requerimento é de autoria do presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP).
O vereador Odair Ferreira (União), solicitando a substituição do gramado do Campo do Magalhães, localizado no bairro Delfino Magalhães, bem como a revitalização da praça Madre Olmira Lacerda Franca, também situada no referido bairro (no mesmo local).
EDUCAÇÃO
No setor de educação, o vereador Eduardo Preto, enviou ofício solicitando a instalação de tendas ou outro tipo de cobertura em todas as escolas municipais e Cemeis que não possuem espaço coberto para lazer e atividades ao ar livre. Já o vereador Daniel Dias (PCdoB) encaminhou ao secretário de Educação, Charles Gutemberg Alencar Soares, reivindicando a ampliação do Programa de Educação Ampliada de Tempo Integral e/ou Projeto de Intervenção Pedagógica para todos os níveis de escolaridades oferecido pelo município.
EVENTOS
03/04 – 9h - Audiência Pública com o objetivo de discutir o tema: “Defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” – Autor: vereador Eduardo Preto.
16/04 – 19h - Audiência Pública para discutir sobre a reivindicação dos auxiliares de docência - redução da carga horária para as 30h, sem prejuízo na remuneração.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
NASPP recebe homenagem da Câmara
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial nessa terça-feira (25/3) para homenagear com a placa de Prata “Alferes José Lopes de Carvalho o Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes – NASPP, que pertence à Faculdade UniFipMoc/Afya. O evento foi em comemoração aos seus 20 anos de existência. A honraria foi uma iniciativa do vereador Odair Ferreira (União) e contou com a presença de professores, alunos, pacientes, funcionários da instituição e membros da sociedade civil.
Para o proponente do evento, o NASPP se baseia em um modelo de clínica acadêmica que vem prestando serviços essenciais à sociedade. Há mais de duas décadas, o núcleo vem se consolidando na excelência no atendimento à saúde, oferecendo serviços médicos, psicológicos, odontológicos e fisioterápicos de alta qualidade e, ao mesmo tempo, proporcionando aos futuros profissionais de saúde uma formação sólida, ética e comprometida com o bem-estar da população.
“O NASPP integra ensino, pesquisa e assistência de forma única, criando uma sinergia que beneficia tanto a formação acadêmica quanto ao cuidado de saúde da comunidade. A sua missão de expandir sempre é reflexo da busca constante pela melhoria contínua, pelo fortalecimento das suas ações e pela ampliação de seu impacto,” assinalou o vereador Odair Ferreira.
O coordenador do curso de Medicina, Antônio Caldeira, expressou à sua gratidão pelo reconhecimento do Legislativo de Montes Claros. Disse que foi um sonho que teve início com a professora Fátima Turano e que evoluiu através dos profissionais, preocupados em prestar um serviço de qualidade à população. “O NASPP cresceu tanto, que está presente não só em Montes Claros, mas em todas as partes do país. Por isso, olhamos o futuro com esperança de que virão mais 20 anos.”
A diretora acadêmica da UnifipMoc/Afya, Renata Nobre, ressaltou que o NASPP não é apenas um projeto acadêmico, mas uma ponte entre o conhecimento e a realidade, da formação profissional ao compromisso humano, onde os estudantes da área de saúde não apenas aprendem, mas transformam vidas.
O gerente administrativo do NASPP, Igor Monteiro, disse que a palavra obrigada é muito pouco peara ilustrar este momento de homenagem ao NASPP, lembrando da trajetória do núcleo e das pessoas que ajudaram a contar à sua história.
O reitor da UnifipMoc/Afya, Jorge Fernandes, destacou a homenagem como um marco histórico, nas comemorações dos 20 anos do núcleo. Na oportunidade, prestou homenagem aos funcionários do corpo administrativo, com a entrega do título de Honra ao Mérito Naspp. Informou que no ano de 2022, o NASPP atendeu mais de 25 mil pessoas, o mesmo ocorrendo em 2023. Em 2024, saltou para mais de 33 mil atendimentos, nas áreas de psicologia, fisioterapia, odontologia e medicina.
“Hoje estamos aqui para celebrar não apenas os 20 anos do NASPP, mas também a comunidade que temos atendido ao longo dos anos, comunidade esta que é baseada na confiança, no respeito e na colaboração,” concluiu.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Nota de falecimento
A Câmara Municipal de Montes Claros lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-vereador Humberto de Souza Lima Pereira, ocorrido nesta quarta-feira (26/3).
Humberto foi vereador da Câmara de Montes Claros na legislatura de 1973 a 1977, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Sendo vice-presidente da Mesa Diretora de 1973 e secretário em 1974.
O corpo será velado a partir das 15h no Santa Casa Memorial. O sepultamento ocorrerá amanhã às 10h no cemitério Jardim da Esperança.
Os parlamentares e funcionários da Casa Legislativa expressam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Que Deus possa levar conforto a todos nesse momento de dor.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência pública debate quedas de energia na zona rural
Por Gissele Niza
Nesta quinta-feira (27/03), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou audiência pública para discutir as frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica na zona rural do município. O evento foi promovido pela Comissão de Agricultura da Casa Legislativa, após solicitação do vereador Marcos Nem (Pode), que destacou os graves prejuízos causados pela instabilidade energética para os pequenos produtores rurais.
“É um prejuízo muito grande para o produtor ficar três, quatro, cinco dias sem energia elétrica. Muitos vivem da sua produção e, quando falta energia, simplesmente perdem seus produtos”, afirmou o vereador.
Durante a audiência, o gerente regional de distribuição da Cemig em Montes Claros, Mateus de Moura Amaral, apresentou iniciativas da companhia para melhorar o serviço na região. Ele destacou o programa Cemig Agro, voltado ao atendimento ágil das demandas rurais, e apontou que mais de R$ 200 milhões serão investidos na cidade. Entre as melhorias, citou a redução da duração das interrupções, redistribuição de cargas e ações para aumentar a satisfação dos clientes.
O diretor de Extensão Rural do município, Ricardo Demicheli, reforçou a importância da energia para a qualidade de vida e para a geração de renda no campo. “A energia é fundamental, especialmente para agricultores em áreas mais remotas”, disse, pedindo atenção especial à Cemig para resolver os problemas relatados.
Representando a Sociedade Rural, Otaviano Pires Neto fez um apelo por investimentos reais em Montes Claros e no Norte de Minas. “Pagamos pela energia e não estamos sendo atendidos. Os prejuízos são imensuráveis, estamos a perder produtividade e lavoura”, criticou.
O presidente da Comissão de Agricultura, vereador Eldair Samambaia (PSD), elogiou a participação ativa dos produtores rurais. “É muito importante que os produtores participem. O investimento proposto é relevante e será executado de forma imediata. Isso mostra o interesse do próprio produtor em buscar soluções”, afirmou.
Já o público participou da audiência onde relatou diretamente aos representantes da Cemig os problemas enfrentados no dia a dia. Moradores da zona rural descreveram dificuldades com quedas constantes de energia, prejuízos com equipamentos queimados, perdas de produção e a sensação de abandono por parte da concessionária.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência busca fortalecer rede de apoio às mulheres vítimas de violência
Por Christine Antonini
Encerrando as atividades em celebração ao mês da Mulher, a Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, na manhã desta sexta-feira (28/3), audiência pública para garantir direitos e fortalecer as redes de enfrentamento à violência contra a mulher. O evento foi de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT) e contou com a participação de grupos de mulheres, poder judiciário e segurança pública.
Segundo a parlamentar, a proposta não é encerrar o debate no final do mês de março e sim garantir que o assunto sobre a vida das mulheres se estenda por todo ano, principalmente aos finais de semana – uma vez, que foi comprovado que o número de agressão contra a mulher é maior neste período e a Delegacia da Mulher em Montes Claros funciona somente em horário comercial de segunda a sexta-feira.
“Sabemos que as meninas que mais sofrem violência estão fora dos nossos olhares, nas periferias e na zona rural, onde o medo é maior que a vontade de denunciar. E aqui é um espaço importante para criarmos estratégias para garantia de respeito e da vida dessas mulheres”, enfatizou a Iara Pimentel.
Em 2023, foi criado em Montes Claros o Fórum Norte Mineiro em Defesa da Vida de Mulheres e Meninas, com intuito de promover articulação, discussão, mobilização e ação que fortaleça o enfrentamento à violência – atualmente 18 cidades fazem parte da instituição.
A vice-presidente da Assembleia de Minas, deputada estadual Leninha (PT), destacou a importância das ações para combater a agressão contra mulher para que vire mais uma na estatística de feminicídio. “Precisamos reconhecer a importância dessas redes de apoio ao enfrentamento em uma sociedade que cada dia mais mata uma de nós”, disse a deputada em vídeo enviado.
Montes Claros possui diversos grupos de apoio à mulher que sofre qualquer tipo de violência física ou sexual – essas entidades, que geralmente se mantém com recursos próprios, também amparam os filhos vítimas dessas agressões. De acordo com a coordenadora do Fórum Norte Mineiro em Defesa da Vida de Mulheres e Meninas, Márcia Beatriz Inácio, essa é uma pauta de toda sociedade, que o fato não é “coisa de mulher” e sim de todos, inclusive dos homens. Ela ainda pontua que o assunto deve ser debatido nas escolas, postos de saúde e em ambientes mais distantes do grande centro.
Para a educadora social do Centro de Referência de Direitos Humanos, projeto do Estado de Minas Gerais, coordenado pela Cáritas Arquidiocesana, Letícia Fagundes, o intuito é ampliar os serviços já oferecidos pelas redes de apoio de Montes Claros. Ela apontou que a atual necessidade é aumentar os locais onde essas vítimas são acolhidas, juntamente com seus filhos. A coordenadora do grupo de pesquisa e estudo de Gênero e Violência da Unimontes, Cláudia Maia de Jesus, frisou a necessidade da participação do município na causa. No entanto, toda rede de apoio existente em Montes Claros foi feita através da união de grupos de mulheres e Ministério Público.
Outro ponto abordado, durante a audiência, foi a violência sofrida por mulheres transexuais. “Somos marginalizadas dentro das nossas casas e nas ruas. Muitas de nós são expulsas pela própria família e devido ao preconceito é difícil conseguir emprego. Por isso, muitas moram nas ruas e acabam se prostituindo para sobreviver”, relatou Gabriella Neido, representante do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes.
ESTATÍSTICAS
O juiz Famblo Santos Costa da Vara da Violência Contra Mulher apresentou alguns dados referentes ao assunto. Segundo o magistrado, na comarca constam 6.300 processos de violência contra a mulher, sendo que somente neste ano, foram distribuídas mais de 200 ações. Em relação ao feminicídio, em 2024, foram registrados oito e fechando o primeiro trimestre deste ano já existem 5 casos – entre tentados e consumados.
“Infelizmente quando chega para gente já é o modo de punir. É necessário medidas para prevenir, pois, sabemos que somente definir uma pena não é válido e nem evita esse tipo de crime”, defendeu o juiz.
A chefe da Delegacia da Mulher, Karine Maia, também concorda com o juiz, em que é necessário não somente combater o crime e sim prevenir. Com palestras nas escolas, ensinando e mostrando para meninas o que é violência e que ela começa antes do tapa.
O primeiro-tenente da Polícia Militar, Leandro Leite, enfatizou o trabalho feito pela equipe de patrulhamento de violência contra mulheres. O serviço é feito porta a porta, monitorando principalmente mulheres que já foram agredidas. “Nosso trabalho é feito em conjunto com as redes de apoio, para prevenção da agressão e redução das estatísticas”, finalizou.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Homenagem e audiências marcam a semana na Câmara
Por Arthur Amorim Jr.
A agenda da Câmara Municipal de Montes Claros começa na segunda-feira, 31/3, às 19 horas, com a Reunião Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Diploma Duca Prates. Além da sessão ordinária, na terça-feira (1º/4), às 7h40, estão agendadas ainda, duas audiências públicas.
A primeira, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), está marcada para a próxima quinta-feira (3/4), às 9 horas, e vai discutir o tema “Defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No mesmo dia, às 19 horas, será realizada a segunda audiência, que vai debater sobre “Esclarecimentos e conscientização da população e dos empreendedores a respeito da possibilidade de destinar os valores do Imposto de Renda aos Fundos Municipais que são fundamentais para o financiamento de projetos sociais do Município de Montes Claros”. O evento é de autoria Comissão de Segurança e Direitos Humanos.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara reivindica Educação em Tempo Integral
Por Arthur Amorim Jr.
O Programa de Educação Ampliada de Tempo Integral e/ou Projeto de Intervenção Pedagógica para todos os níveis de escolaridades oferecido pelo município foi o requerimento do vereador Daniel Dias (PC do B), aprovado durante sessão ordinária.
O parlamentar justifica a proposta, explicando que a educação em tempo integral é um método eficaz e que foi bem-aceito pela população. “Uma vez que é observado uma melhora no desempenho escolar e desenvolvimento emocional dos alunos, bem como traz segurança para as famílias ao saber que seus filhos estão em um ambiente escolar e seguro”, pontuou Daniel Dias.
O vereador solicitou, ainda, que a Prefeitura possa retomar o Programa de Intervenção Pedagógica e ampliar a Escola de Tempo Integral, tendo em vista que foram realizadas diversas melhorias na infraestrutura da cidade, com as construções de escolas e Cemeis. Ainda em sua argumentação, destacou que a ampliação da Escola em Tempo Integral é uma oportunidade que será dada aos pais e os filhos, além de colocar no mercado de trabalho muitos profissionais da educação que se encontram desempregados, mas sempre com o propósito de continuar valorizando os que estão em atividade.
Sobre o programa
O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o programa busca o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. O Programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral - igual ou superior a sete horas diárias, ou 35 horas semanais - considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento aprova projetos e requerimentos
Por Gissele Niza
Na sessão ordinária desta terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou dois projetos de resolução e 20 requerimentos. As propostas abrangem áreas diversas como saúde, infraestrutura urbana, educação, cultura e assistência social.
Projetos
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) apresentou dois projetos de resolução. O primeiro, de nº 20/2025, concede Título de Cidadão Honorário a Michael Stephan da Silva. Já o segundo, de nº 21/2025, propõe a entrega do Título de Cidadão Benemérito a Ricardo Alves Fróes.
Saúde
A saúde pública dominou parte significativa dos requerimentos. Os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Junior Martins (PP) solicitaram a criação de uma nova equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para os bairros JK, Raul Lourenço e Jardim Niemeyer. Já o vereador Cláudio Rodrigues propôs a construção de três salas e o conserto do ar-condicionado da UBS do bairro Independência I.
Outro ponto abordado foi o pagamento de adicional de insalubridade aos agentes de saúde, solicitado pelos vereadores Eduardo Preto e Eldair Samambaia (PSD). O vereador Igor Dias (PRD), por sua vez, pediu capacitação para profissionais da educação voltada ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Infraestrutura e mobilidade
A infraestrutura também esteve entre as prioridades. A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou análise técnica para construção de um muro de contenção na rua Itatiaia, bairro Santos Reis. Já a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) e o vereador Edson Cabeleireiro (PV) pediram drenagem na rua Geracina de Souza Madureira, enquanto o vereador Soter Magno (PSD) requereu faixa elevada em frente a Faculdade Funorte, campus São Luís.
Educação e assistência social
O vereador Marlus do Independência (PSD) propôs a doação de terreno para construção de uma escola estadual no bairro Nova Suíça. Já o vereador PC Landim (Avante) pediu melhorias estruturais na Unidade de Acolhimento Dona Joana Campos e no Lar Betânia.
Cultura
A inclusão do show do Padre Frei Gilson na programação da Expomontes 2025 foi solicitada pelo vereador Odair Ferreira (União). Também foram aprovadas duas audiências públicas: uma para discutir o manejo de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, proposta pela vereadora Ceci Protetora (PRD), e outra sobre fibromialgia, requerida pelo vereador Ailton do Vilage (MDB).
Outros temas
Capacitação profissional: O vereador Eduardo Preto (Pode) propôs a implantação de cursos de capacitação voltados a trabalhadores e empregadores do comércio e serviços da cidade.
Segurança do trabalho: O vereador Wilton Dias (Avante) sugeriu que o município implemente as diretrizes atualizadas da NR-01 nos ambientes de trabalho dos servidores públicos e oriente empresas locais quanto ao cumprimento da norma.
Criação de distritos: A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a viabilização, junto à Fundação João Pinheiro, a criação dos distritos de Santa Bárbara e Serra Verde, na região sul do município.
Iluminação pública: O vereador Rena de Nova Esperança (União) pediu a extensão da rede de iluminação no distrito de Nova Esperança.
Direitos de pessoas com deficiência: O vereador Daniel Dias (PcdoB) solicitou o fornecimento gratuito do “Cordão de Girassol” e crachá de identificação para pessoas com deficiências ocultas residentes em Montes Claros.
Infraestrutura viária: O vereador Marcos Nem (Pode) pediu a instalação de semáforo na avenida Antônio Lopes com a Vicente Braga, no bairro Vila Atlântica. Já o vereador Raimundo do INSS (PDT) solicitou estudo de viabilidade para canalização e asfaltamento da rua Vinte e Oito, no bairro Santo Antônio II.
Requalificação de espaços públicos: O vereador Rodrigo Cadeirante (União) pediu a reforma do Mercado Sul, localizado no bairro Morrinhos.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Mulheres recebem homenagem pela Câmara de Montes Claros
Por Christine Antonini
A Câmara de Montes Claros realizou na noite desta segunda-feira (31/3), sessão de homenagem a 22 mulheres com o diploma Maria DuCarmo Lopes Prates (Duca Prates), por relevantes serviços à sociedade montes-clarense. O evento faz parte da celebração ao Dia Internacional da Mulher e foi comandado pela presidente da Comissão da Mulher, vereadora Maria Helena Lopes (MDB). O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Arlen Santiago.
A homenagem faz parte do calendário de eventos da Câmara desde 2002 pela resolução de autoria da vereadora Maria Helena. “O Dia das Mulheres deve ser todos os dias. Quem primeiro demonstrou que a mulher é um ser indispensável foi Deus – que após fazer o homem, criou a mulher e descansou. Mas a humanidade renegou o que Deus nos deu e infelizmente precisamos de um dia para relembrar a sociedade a importância de não nos matar, de nos respeitar e de nos enxergar”, pontuou a vereadora.
Pela primeira vez na história, a Câmara de Montes Claros possui cinco vereadoras. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) falou em nome das demais parlamentares, destacando que a mulher tem que se dividir entre diversas funções, como ser mãe, profissional, esposa e também ser ela mesma.
“Nós somos exemplo de coragem, nos refazemos, reconstruímos quantas vezes for preciso, sem perder a doçura e leveza. A mulher traz em sua essência o dom de ouvir, acolher, acalmar e gerar vida”, enfatizou a vereadora Graça.
A delegada titular da 3° Delegacia de Polícia Civil, Áurea Alessandra Pereira de Freitas, que foi homenageada pelo presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), pontuou que cada mulher enfrenta desafios únicos, porém, juntas como aliadas, têm a capacidade de criar um futuro mais justo, igualitário e acolhedor para todas.
“Estou representando não apenas todas as policiais civis, mas todas as mulheres para mostrar que podemos ocupar qualquer cargo. Quero agradecer profundamente a cada um de vocês por essa honra, que é, na verdade, um reflexo de todo o trabalho, dedicação e paixão que todas nós colocamos em nossos caminhos diários” discursou a delegada.
SOBRE A HOMENAGEM
Maria do Carmo Lopes Prates - Duca Prates foi uma mulher guerreira, corajosa e vitoriosa. Iniciou cedo o aprendizado do mundo do trabalho, na responsabilidade. Trabalhou no INSS até se aposentar. Ao casar-se com João da Silva Prates (Zim Bolão) ampliou o buffet, atividade já existente na família do esposo, que recebeu o nome Duca e Nazareth.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência pública reforça direitos das pessoas com autismo
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros foi palco, nesta quinta-feira (03/4), de uma audiência pública dedicada à defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro contou com a presença de autoridades, representantes de instituições, profissionais da área, pais, familiares e pessoas autistas. O objetivo central foi ampliar a conscientização sobre os desafios enfrentados por quem convive com o TEA e fortalecer políticas públicas inclusivas no município.
Proponente da audiência, o vereador Eduardo Preto (Pode) destacou o papel do legislativo na promoção da inclusão. “Não estou em local de fala, mas é meu dever propor iniciativas que garantam os direitos de todos. Discutir o autismo é ir além da conscientização – é compreender, debater com responsabilidade e agir com eficácia”, afirmou o vereador, que apresentou projeto na Casa Legislativa para regulamentar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal nº 13.019/2014), a fim de permitir o direcionamento de emendas parlamentares às instituições que atuam na área.
O deputado estadual Cristiano Silveira (PT), pai de uma criança autista, participou por vídeo. Ele reforçou que o autismo é uma condição genética e não uma doença, e sublinhou a importância de um diagnóstico precoce. “Não há cura, mas há intervenções que garantem qualidade de vida. Precisamos olhar para o tripé saúde, educação e assistência social: há equipes preparadas? Psicólogos, psiquiatras, profissionais especializados? Como está a educação inclusiva e o apoio às famílias?”, pontou o deputado.
A presidente do Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Maria da Conceição Mendonça Silva, alertou para o crescimento dos casos e a necessidade urgente de ações legislativas locais. “O autismo é uma das nossas maiores preocupações atuais. Sem leis organizadas agora, teremos sérios problemas no futuro. Especialmente no município, precisamos avaliar o que pode ser feito. Mães solo chegam semanalmente desesperadas em busca de ajuda”, disse Maria.
Ana Luíza Souza, que preside da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), chamou atenção para os desafios enfrentados nas escolas: “a discriminação e o preconceito ainda são reais. Recebemos relatos de turmas cheias com apenas um professor responsável por várias crianças com autismo. Isso precisa ser individualizado. Muitos professores não têm a formação necessária nem a comunicação adequada com os alunos.”
Por sua vez, Edileusa Assunção Carvalho Morais Costa, presidente da Fundação Clarice Albuquerque (Escola Vovó Clarice), destacou as barreiras atitudinais como principal entrave à inclusão. “As barreiras arquitetônicas são mais simples de resolver. O problema está na mentalidade e na falta de conhecimento científico – inclusive entre educadores, gestores e toda sociedade. Precisamos entender quem são essas pessoas, com sonhos e desejos como todos nós”, ressaltou Edileusa.
Valcir Soares, presidente da Associação dos Deficientes de Montes Claros (Ademoc), relembrou sua contribuição como ex-vereador com a Lei 5.016/2017, que garante placas com o símbolo do autismo em estabelecimentos privados. Ele fez um apelo ao afirmar que “Montes Claros precisa urgentemente de uma clínica multiprofissional. Precisamos cuidar de quem cuida, especialmente as mães. O apoio à comunidade é fundamental."
Encerrando a audiência, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, André Kevny Luiz Alves Gomes, assegurou o compromisso do executivo. "A nossa secretaria está pronta para ouvir e transformar essas vozes em políticas públicas. Vamos levar essas demandas adiante. Essa audiência foi um passo importante para colocar em evidência a realidade de pessoas com TEA, reforçando a necessidade de união entre poder público, instituições e sociedade para a construção de uma cidade mais inclusiva”, declarou o secretário.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Contribuinte pode destinar 3% do IR para o terceiro setor
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (03/4), audiência pública para prestar “esclarecimentos e conscientização da população e dos empreendedores a respeito da possibilidade de destinar os valores do Imposto de Renda aos Fundos Municipais que são fundamentais para o financiamento de projetos sociais do município de Montes Claros”. O evento é de autoria das comissões de Legislação, Justiça e Redação, de Finanças e Tomadas de Contas e de Segurança e Direitos Humanos.
O vereador Paulo César Landim (Avante) justificou que trazer este discurso não é campanha de uma pessoa, mas de uma cidade, com o objetivo de proporcionar um futuro para as crianças e adolescentes, e qualidade de vida dos idosos, contribuindo para a melhoria de atendimento das entidades que compõem o terceiro setor.
“O terceiro setor está vencendo porque tem voz. Mas precisamos estar unidos e divulgar para que os contribuintes do Imposto de Renda possam destinar 3% para os fundos municipais da Criança, Adolescentes e do Idoso, evitando que o nosso dinheiro vá para outro lugar.”
O delegado da Receita Federal, Filipe Araújo Florêncio, destacou a necessidade de união de forças das entidades do terceiro setor, que já realizam um importante trabalho de ajuda humanitária. Por isso, pediu que as entidades estejam unidas e trabalhando na conscientização da sociedade para aumentar a destinação desses recursos para as entidades locais.
O contabilista Edenilson Durães acredita que a audiência marcará um novo capítulo na questão de doação dos contribuintes em relação à ajuda ao terceiro setor. Na sua apresentação, mostrou que em Montes Claros, em 2024, foram arrecadados R$ 10.376.071, 63, desse total 13,3% - R$ 1.352.116,51, foram destinados às crianças e adolescentes; e 6,48% - 671.946,57 para os idosos. Afirmou que, se houver mobilização junto ao empresariado e à sociedade, este valor pode ser aumentado quatro vezes mais.
Representando a ACI de Montes Claros, o empresário Newton Figueiredo afirmou que o momento é de conscientizar toda a sociedade sobre a importância desta iniciativa para ajudar o terceiro setor. Afirmou que a ACI é parceira para ajudar a divulgar a destinação dos 3% para as entidades que acolhem as crianças, adolescentes e idosos.
Elen Lesli Leite, do Conselho Municipal de Assistência Social - CCMAS, acentuou que esta é a oportunidade de transformar vidas a partir da destinação dos recursos dos contribuintes. “Pequenos valores criam grandes transformações sociais. Minha palavra de conscientização e que todos aqui repliquem essas informações para que possamos causar um grande impacto social.”
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Sandra Simone, acrescentou que esta audiência será fundamental para contar uma nova história no terceiro setor. “Quando você faz a doação, você está ajudando essas instituições e proporcionando um atendimento melhor. E nós vamos ver como o nosso dinheiro está sendo investido.”
Fernanda Ariele, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, destacou a atuação do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, em Montes Claros e da sua atuação, e que a destinação dos recursos do contribuinte vai contribuir para melhor atendimento e qualidade das pessoas assistidas.
O secretário de Desenvolvimento Social, André Kévny Luiz Alves Gomes, evidenciou a necessidade de capitanear as políticas públicas dos idosos e das crianças e adolescentes. “Precisamos fazer com que essa informação chegue a toda a sociedade. Comprometo-me a fazer uma campanha, porque é urgente que essa ajuda chegue a essas instituições.”
Representando o deputado estadual Ricardo Campos, o assessor Renato Lopes, disse que o tema merece o engajamento de toda a sociedade e se comprometeu a participar deste projeto e na divulgação.
Felipe Librelon, representando a OAB de Montes Claros, celebrou a iniciativa e mostrou o interesse de conscientizar o contribuinte em trazer o dinheiro que está em Brasília para ser investido na cidade, em várias entidades. Afirmou que a OAB dá anuência e aprova esta iniciativa.
Os vereadores Wilton Dias (Avante), Daniel Dias (PC do B), Eduardo Preto (Pode), Carol Figueiredo (PL) e Iara Pimentel (PT) defenderam a união de toda a sociedade, por meio da realização de campanha na TV Câmara e de outros canais que o executivo tiver acesso, para divulgar e conscientizar o contribuinte da importância em destinar os 3% para o terceiro setor em Montes Claros.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) defendeu um projeto de Lei que cria o Selo Amigo e a Semana de doações para o fundo das crianças, adolescentes e do idoso, no mês que se iniciam as restituições do Imposto de Renda. A proposta foi apreciada e aprovada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação.
Finalizando a audiência, o presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) afirmou que a Câmara é parceira desta iniciativa e na divulgação para que os contribuintes façam a destinação dos recursos do IR para as entidades do terceiro setor de Montes Claros.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Agenda com audiências e Homenagem
Por Arthur Amorim Jr.
A agenda bastante concorrida da Câmara Municipal de Montes Claros nos próximos dias, iniciando na segunda-feira (07/04), às 19 horas, com a Audiência Pública para discutir o tema: a necessidade de transparência, efetividade e impessoalidade no manejo populacional de cães e gatos realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses do município de Montes Claros. O evento é de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD). Na terça-feira (08/04), às 7h40, acontece a sessão ordinária.
Outra audiência Pública está agendada para a quinta-feira (10/4), às 8 horas, para discutir sobre a Reforma do Mercado Municipal de Montes Claros. A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) é a proponente do evento.
Já na sexta-feira (11/4), às 19 horas, será realizada a Reunião Especial de Entrega de Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao Professor Juvenal Caldeira Durães. O evento é de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova 10 Projetos de Lei e de Resolução
Arthur Amorim Jr.
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (08/04), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 10 projetos que reconhecem e homenageiam entidades e personalidades do município. As propostas incluem resoluções que concedem honrarias e leis que conferem utilidade pública a instituições locais.
Projetos de Resolução
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apresentou dois Projetos de Resolução: o nº 22 de 2025, que concede a Placa Alferes José Lopes de Carvalho à Associação de Profissionais da Imprensa Mineira – APIM; e o nº 25 de 2025, que concede o Título de Cidadão Benemérito a Flávio Gonçalves Oliveira, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros.
O vereador Marcos Nem (Pode) também apresentou dois Projetos de Resolução: o nº 23 de 2025, que concede o Título de Cidadã Honorária a Rosiane Rodrigues Vieira; e o nº 24 de 2025, que concede o Título de Cidadã Honorária a Daniele Alves Rizzo.
O Projeto de Resolução nº 15 de 2025, de autoria do vereador Odair Ferreira (União), cria a Frente Parlamentar "Pró-Vida e Pela Família".
Já o Projeto de Resolução nº 18 de 2025, da vereadora Ceci Protetora (PRD), altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Montes Claros.
Projetos de Lei
Outros quatro Projetos de Lei conferem o Título Declaratório de Utilidade Pública a importantes entidades locais:
Dois deles, de autoria do vereador PC Landim (Avante): o nº 40 de 2025 – Projeto Social Jeová Jireh; e o nº 41 de 2025 – Associação Norte Mineira de Esporte Equestre – ANMEE.
O Projeto de Lei nº 38 de 2025, de autoria do vereador Marlus do Independência (PSD), reconhece a Associação Instituto Novo Norte – INN como de utilidade pública.
Já o Projeto de Lei nº 42 de 2025, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), concede o mesmo título à Associação de Profissionais da Imprensa Mineira – APIM.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Legislativo aprova 17 requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (08/04), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram 17 requerimentos, abordando temas como infraestrutura, segurança no trânsito, audiência pública e melhorias na educação.
Infraestrutura
Na área de infraestrutura, foram aprovados seis requerimentos. O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), reivindicou o recapeamento das ruas Ponte Nova e Alferes José Lopes Carvalho, no bairro Alto São João.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou um estudo de viabilidade para realizar a pavimentação asfáltica do estacionamento da Cidade Administrativa.
A limpeza da rua Ramiro Veloso, nº 101, no bairro Vila Brasília, na área da antiga granja Proave, foi solicitada pela vereadora Carol Figueiredo (PL). Ela justificou o pedido informando que o local se transformou em depósito de lixo, trazendo prejuízos aos moradores e favorecendo a proliferação de animais peçonhentos.
O vereador Igor Dias (PRD) requisitou a execução de drenagem pluvial na rua Sebastião Duarte, no bairro Vila Campos.
O vereador Odair Ferreira (União) solicitou a realização de um estudo técnico para a aquisição e instalação de lixeiras nas praças dos bairros Delfino Magalhães, Santo Antônio, Santa Lúcia, Alto da Boa Vista, Doutor João Alves e em toda a extensão da cidade.
A construção de uma pista de caminhada ao longo de toda a avenida Leonel Beirão de Jesus foi o requerimento apresentado pelo vereador Eduardo Preto (Pode).
O vereador Ailton do Vilage (MDB) enviou um ofício ao prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, solicitando a destinação de uma área pública na região do grande Village para a construção de um salão de velório.
Educação
A área da educação foi contemplada com três requerimentos. O vereador PC Landim (Avante) encaminhou um anteprojeto de lei ao secretário de Educação, Charles Gutemberg, propondo a inserção da temática do empreendedorismo na rede municipal de ensino, com foco na promoção e desenvolvimento da cultura empreendedora.
O vereador Raimundo Pereira (PDT) solicitou um estudo de viabilidade técnica para a construção de duas salas de aula e de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Sônia Quadros.
Ainda no setor educacional, os vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Crisóstomo da Minas Brasil (União) requereram o pagamento de adicional por atividade especial/insalubridade aos motoristas que conduzem os autocarros da Secretaria de Educação.
Segurança
Na área da segurança, o vereador Cláudio Rodrigues enviou um ofício ao coronel César William Passos, da 11ª RPM, solicitando apoio policial aos domingos, segundas, terças e quartas-feiras na Ceanorte.
Trânsito
Quanto à segurança no trânsito, o vereador Sóter Magno (PSD) solicitou a instalação de dois redutores de velocidade na avenida Domingos de Abreu Vieira, no bairro Sapucaia – um em frente ao número 230 e outro em frente ao número 450.
O vereador Marcos Nem (Pode) solicitou providências para que seja realizado um estudo de viabilidade com vista à instalação de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal Afonso Salgado.
Audiência Pública
O vereador Wilton Dias (Avante) propôs que a reunião ordinária do dia 8 de maio de 2025 seja transformada em audiência pública e remarcada para as 9 horas, com o objetivo de discutir a prestação dos serviços de água e esgoto sanitário no município de Montes Claros e suas consequências.
Saúde
Na área da saúde, o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou a disponibilização gratuita de abafadores de ruído para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista – da rede pública municipal.
Também na área da saúde, a vereadora Ceci Protetora (PRD) enviou um ofício ao secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, solicitando a castração de cães e gatos das comunidades rurais de Montes Claros. Pediu ainda que o transporte dos animais seja feito pelo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, através do Veículo de Transporte Animal – VTA, garantindo o transporte seguro dos animais até o local do procedimento e o seu retorno aos tutores.
Elevação de categoria
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a contratação da Fundação João Pinheiro, órgão oficial do Estado de Minas Gerais, responsável pelas linhas divisórias distritais, com o objetivo de oficializar a elevação do povoado de Canto do Engenho à categoria de distrito do município.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Protetores cobram castrações no CCZ
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou audiência pública, nessa segunda-feira (07/04), para debater a transparência, efetividade e impessoalidade nas ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no manejo populacional de cães e gatos. A iniciativa, proposta pela vereadora Ceci Protetora (PRD), reuniu representantes do poder público, ONGs de proteção animal, protetores independentes e cidadãos engajados na causa.
Durante seu pronunciamento, a vereadora fez um histórico da luta pela castração ética e pela proteção animal em Montes Claros, destacando conquistas como a lei de 2014 que garantiu tratamento, castração, vacinação e microchipagem dos animais recolhidos pelo CCZ, além da proibição da eutanásia de animais saudáveis.
Ceci também criticou a queda na oferta de castrações nos últimos anos, mesmo com recursos destinados por emendas parlamentares. "É inaceitável que o CCZ, com toda sua estrutura, esteja castrando em um mês o que conseguimos fazer em um único dia de mutirão", destacou. A vereadora apresentou uma série de questionamentos à administração, como a ausência de transparência na oferta de vagas para ONGs e protetores, e a falta de castração em animais com leishmaniose. “A meta recomendada pelo Ministério Público é de 10 mil castrações por ano, mas estamos alcançando apenas 15% disso”, denunciou.
Representantes de ONGs e protetores independentes reforçaram as críticas. Júlia Queiroz, da ONG SOS Felino, destacou que a redução de vagas compromete os projetos de controle populacional. Já Márcia Ponciano, da ONG Amigos Patinhas de Rua, cobrou uma definição clara de vagas para protetores e estrutura adequada para o pós-operatório. Silvana Rodrigues, do Instituto Novo Começo Animal, chamou atenção para o impacto da sobrecarga na saúde mental dos protetores.
O protetor Delcio Rocha, representante da UFMG, foi enfático: “Há 16 anos tentamos implementar políticas públicas para os animais em Montes Claros sem sucesso. A falta de investimento em castração traz impactos diretos à saúde pública, especialmente com a leishmaniose.”
O secretário municipal de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, afirmou que já está em curso a contratação de dois novos veterinários e o chamamento público para ampliação das castrações via clínicas terceirizadas. Ele também anunciou o retorno do Castramóvel para apoiar mutirões.
A vereadora Ceci Protetora finalizou com esperança, ressaltando que, com a nova gestão, espera ver mudanças concretas e pediu a regulamentação urgente da lei de cadastro de protetores, que garante acesso prioritário às políticas públicas do município.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara cobra reforma no Mercado Municipal
Por Christine Antonini
Após diversas reivindicações de comerciantes do Mercado Municipal Christo Raeff, a Câmara de Montes Claros promoveu, na manhã desta quinta-feira (10/4), audiência pública para buscar melhorias para o local e a continuação da reforma que está paralisada há alguns anos. A proposta foi de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB).
O mercado municipal é um dos pontos turísticos mais visitados pela população. Além de lazer, o local é ponto para o fomento do agronegócio, incentivando a agricultura familiar e o microempreendedor.
De acordo com a vereador Maria Helena, dentre as reclamações dos feirantes, estão a necessidade de reforma do telhado, falta de climatizadores (os existentes estão quebrados), reforma dos banheiros, circulação de ratos e pombos. Fatores que contribuem para que a mercadoria estrague mais rápido e o local ficando insalubre.
“Sabemos que a empresa que venceu a licitação desistiu da reforma. Queremos saber quais serão os próximos passos que o prefeito Guilherme Guimarães dará em relação ao assunto. O mercado, além de ser um cartão-postal da nossa cidade, é a fonte de renda de muitas famílias. Entretanto, comerciantes estão desistindo de investir em seus negócios dentro do local”, enfatizou a vereadora.
O comerciante, Alpheu Freitas, denunciou a falta de segurança dentro do Mercado Christo Raeff. Segundo ele, os banheiros se tornaram ponto de comercialização de drogas e recentemente, dois idosos foram assaltados.
“Outra coisa que falta são linhas de ônibus que fazem o trajeto para o mercado. Temos o ponto, mas não passa lotação. Dificultando a vida de quem faz suas compras; tendo que carregar até a Praça de Esportes, que é onde tem o transporte público mais perto”, ressaltou.
Em 2022 foi anunciado cerca de R$ 770 mil para serem investidos no Mercado Municipal – recurso oriundo de um convênio do município com o Ministério do Turismo. Deputados também colocaram emendas parlamentares para ajudar nas obras.
“A licitação foi feita com duas empresas: a primeira realizou o serviço e a segunda desistiu. Então, estamos procurando alternativas para fazer os serviços mais urgentes, como a reforma dos banheiros, que já foi autorizada pelo prefeito Guilherme Guimarães”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Vanderlino Silveira, que ainda destacou que o projeto de reforma está sendo refeito.
Segundo o gerente do Mercado Municipal Christo Raeff, Marcos Moura, a necessidade de ter um local adequado não é somente para os feirantes, como também para os frequentadores. Sendo que o mercado é um ponto turístico da cidade e faz parte da história de Montes Claros. O presidente do Sindcomércio, Adalberto Penido, pontuou que o mercado tem mais de 30 anos de fundação e não acompanhou a evolução arquitetônica ao longo dos anos. Houve apenas pequenos reparos que não foram suficientes para manter o local.
“O mercado deveria estar apto para receber turistas e o próprio povo montes-clarense. Temos grandes indústrias na cidade e o investimento que está sendo feito nela – Montes Claros hoje é uma potência comercial”, disse o presidente.
Ao final do evento, o secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, concordou que a estrutura do mercado é antiga e está precária, sendo necessária uma grande reforma. Para isso, ele fez visitas em diversos mercados de cidades de grande porte, como Belo Horizonte e Florianópolis.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Educação e Cidadania em destaque na agenda
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza, na próxima semana, dois eventos, além da reunião ordinária na terça-feira (15/04), às 7h45. Na quarta-feira (16/04), às 14h, será realizado a abertura do Parlamento Jovem 2025, uma ação da Escola do Legislativo, voltada para estudantes do ensino médio. O projeto tem como objetivo estimular a consciência política e a participação ativa da juventude nos debates que constroem o futuro.
Na edição de 2025, o tema escolhido pelo Parlamento Jovem de Minas é “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito, A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social, e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania.
Encerrando o dia, às 19h, está agendada Audiência Pública sobre a “Redução da Carga Horária na Educação”, proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT). A pauta da reunião é a reivindicação pela redução da jornada dos auxiliares de docência para 30 horas semanais sem prejuízo na remuneração.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara concede Título de Cidadão Benemérito a professor
Por Rayhanne Tallis
Na noite da última sexta-feira (11/04), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito ao Professor Juvenal Caldeira Durães. Aos 97 anos, o professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem sua trajetória marcada pela dedicação como educador, escritor e membro ativo da vida cultural da cidade.
A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Maria Helena (MDB), que descreveu o professor como um mestre inspirador e uma referência na educação de Montes Claros. Segundo a parlamentar, a contribuição de Juvenal vai muito além da sala de aula, ele ajudou a construir a própria história da cidade. “Agradeço imensamente pela oportunidade de fazer parte desta história e de poder expressar, em nome de toda a comunidade, nossa gratidão e reconhecimento por tudo que o senhor representa”, destacou.
Representando a família, o filho do homenageado, Marco Antônio, compartilhou a trajetória do pai como exemplo de superação, dedicação e sabedoria. Ele relembrou uma importante conquista: a implantação do curso superior de Matemática em Montes Claros, que não existia à época, e cuja vinda foi possível graças ao esforço conjunto de seu pai com outros colegas.
O confrade da Academia Montes-clarense de Letras, Dário Contrim, também prestou homenagem, exaltando a difícil e nobre missão de ensinar. Segundo ele, Juvenal é um verdadeiro artista da educação, que escreveu com sabedoria e sensibilidade os livros “Sítio Azevedo”, “Experiências de uma Vida” e “Assim eu Penso”.
Em sua fala, o professor Juvenal Durães agradeceu emocionado pelo reconhecimento e por tantos anos de histórias vividas na educação que ajudou a transformar.
O homenageado
Juvenal Caldeira Durães teve uma carreira exemplar como professor em instituições renomadas, como o Colégio Diocesano, Colégio Marista São José, Escola Normal Professor Plínio Ribeiro e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde também atuou como vice-diretor e diretor. Foi um dos fundadores do curso superior de Matemática da antiga FAFIL (hoje UNIMONTES), integrando a primeira turma da região ao lado de sua esposa Rosa.
Além da sala de aula, Juvenal se destacou como escritor e defensor da cultura local, sendo membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Formado em violão clássico pelo Conservatório Lorenzo Fernandes e estudioso de idiomas como inglês e italiano, sempre buscou novos conhecimentos. Mesmo após a aposentadoria, continua contribuindo como voluntário em ações educacionais e sociais. Também se dedicou à produção rural, com iniciativas sustentáveis em benefício das comunidades locais, consolidando sua trajetória como um homem íntegro, generoso e profundamente comprometido com o desenvolvimento humano e cultural.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Projeto atualiza subsídio dos conselheiros tutelares
Por Christine Antonini
Na sessão ordinária desta terça-feira (15/4), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou dez projetos, que estavam na Ordem do Dia. Sendo oito de iniciativa do Legislativo e dois do Executivo Municipal. Entre as propostas está a de n° 64/2025, que dispõe sobre a função pública de conselheiro tutelar.
O projeto altera a Lei Municipal nº 3.511/2005, atualizando a equivalência para o cálculo do subsídio dos Conselheiros Tutelares, no efetivo exercício da sua função, com valor correspondente ao cargo comissionado.
Também de iniciativa do Executivo, o projeto n°65/2025, que dispõe sobre incentivo para fortalecimento da atenção à saúde nas portas de entrada dos serviços de urgência e emergência em Montes Claros - em caráter excepcional e temporário. Ou seja, o Poder Executivo está autorizado a fornecer, aos hospitais filantrópicos contratualizados, incentivo financeiro municipal, complementar aos recursos financeiros oriundos da União e do Estado de Minas Gerais, no valor de até R$ 10.935.041,76.
TÍTULO DECLARATÓRIO
Dois projetos, aprovados, são de iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode), e concedem o título declaratório de utilidade pública para duas instituições. O primeiro, n°53/2025, concede o título à Associação Comunitária Rural de Califórnia, que fica localizada próxima à Estrada da Produção, no quilômetro 49. O segundo projeto, n°54/2025, destina o título para a Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais da Região de Borá.
Também foi aprovado o projeto n°46/2025 concedendo o título declaratório para Augusta e Respeitável Loja Simbólica Pureza 389, localizada na avenida Mestra Fininha. A entidade faz parte da maçonaria e tem sua atuação em atividades de organizações religiosas e filosóficas. O projeto é de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
Já o projeto (n°56/2025), de autoria do vereador PC Landim (Avante), destina o título à Associação Alimento Solar, que faz doação de placas fotovoltaicas para igrejas e empresas parceiras e gera energia elétrica. Na hora de pagar a conta, ao invés de destinar o valor gasto em energia para a Cemig, o parceiro realiza o pagamento diretamente para a associação. Esse dinheiro é usado, então, para a compra das cestas básicas.
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
OUTROS PROJETOS
Foi aprovado mais dois projetos de iniciativa do vereador PC Landim (Avante). O primeiro, n°50/2025, institui a semana municipal do empreendedorismo a ser comemorada em outubro. Já o projeto n°58/2025, dispõe sobre o serviço voluntário no âmbito de Montes Claros. De acordo com o autor, o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista, previdenciária, tributária ou estatutária.
De iniciativa do vereador, Soter Magno (PSD), o projeto, n°52/2025, institui a Semana do Gestor Público e Privado, a ser celebrada na segunda semana de setembro. Por último, foi aprovado o projeto do vereador Cláudio Rodrigues que concede título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao professor Gilson José Fróes.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova 15 requerimentos
Por Gissele Niza
Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15/4), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 15 requerimentos, abrangendo temas prioritários para o desenvolvimento urbano e social do município. As propostas tratam de saúde pública, segurança viária, mobilidade, meio ambiente, direitos sociais, desporto e regularização fundiária.
Saúde pública
Dois requerimentos se destacaram pela relevância na área da saúde. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) pediu ao Executivo a concessão de adicional de insalubridade aos assistentes administrativos das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), justificando que esses profissionais têm contato direto com pacientes portadores de doenças graves, como Covid-19, hanseníase e tuberculose.
Já o vereador Daniel Dias (PCdoB) propôs estudo para inclusão de medicamentos modernos – como Wegovy, Saxenda e Ozempic – nos protocolos terapêuticos municipais. O objetivo é ampliar o acesso ao tratamento da obesidade grave e diabetes tipo 2, desafogando a fila de espera por cirurgias bariátricas no sistema público.
Infraestrutura urbana
Melhorias no trânsito foram abordadas na reunião. O vereador Marcos Nem (Pode) sugeriu a instalação de semáforos no cruzamento entre a avenida Manoel Caribé Filho e a avenida Crisantino Borém, região entre os bairros Vargem Grande e Joaquim Costa, onde o tráfego intenso exige maior sinalização.
O vereador Soter Magno (PSD) solicitou a instalação de outro semáforo no cruzamento da avenida Tito Versiane dos Anjos com a avenida Castelar Prates, no bairro Major Prates, para aumentar a segurança dos motoristas e pedestres.
Transporte público
Atendendo à demanda do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a vereadora Professora Iara Pimentel (PT) apresentou requerimento solicitando que o ônibus coletivo urbano passem a circular dentro do Campus Darcy Ribeiro. A medida pretende garantir mais comodidade e segurança à comunidade estudantil.
Sustentabilidade e proteção animal
O vereador Igor Dias (PRD) propôs a criação do Plano Municipal de Transição Energética Sustentável, envolvendo diversas secretarias, como Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Serviços Urbanos. A proposta visa incentivar fontes limpas de energia e preparar a cidade para os desafios climáticos.
A vereadora Cecí Protetora (PRD) destacou a causa animal ao solicitar a regulamentação da Lei nº 5.785/2025, que cria o Cadastro de Protetores de Animais Independentes, além de um censo municipal de cães e gatos, essencial para políticas públicas mais eficazes.
Urbanismo e habitação
A área de infraestrutura recebeu atenção especial com diversas propostas. O vereador Wilton Dias (Avante) sugeriu a implantação da Reurb (Regularização Fundiária Urbana) no distrito de São Pedro da Garça, possibilitando a legalização de imóveis e a inclusão de moradores em políticas públicas de habitação. A vereadora Carol Figueiredo (PL) pediu a revitalização da praça Itapetinga, no bairro Alto São João, com corte de mato e instalação de novos bancos, criando um ambiente mais acolhedor e seguro. Já o vereador Marlus do Independência (PSD) defendeu a construção de um parque com campo de futebol na área verde entre a avenida Alameda Quita Guimarães e a rua N, no bairro Acácias.
O vereador Ailton do Vilage (MDB) propôs recapeamento e drenagem da rua 27, localizada entre os bairros São Lucas e Recanto das Águas. De acordo com o requerimento é uma via que sofre com alagamentos e buracos constantes.
Direitos sociais
Com foco nos cidadãos em situação de rua, Odair Ferreira (União) propôs que a reunião do dia 5 de junho seja transformada em audiência pública. O debate, com início previsto para as 8 horas, pretende discutir a realidade de moradores da rua Santos, no bairro Santo Antônio, buscando soluções integradas com a sociedade e o poder público.
Esporte
O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) pediu melhorias estruturais no campo do Democrata Futebol Clube. O intuito do requerimento é fortalecer o desporto de base e promover espaços adequados para a prática desportiva.
No dia 29 de maio, às 8h, será realizada reunião especial para sediar o IV Encontro de Presidentes de Associações Comunitárias Urbanas e Rurais, em parceria com a Cordam e a OAB/MG. O pedido foi do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
Moção
Fechando a sessão, o vereador PC Landim (Avante) encaminhou moção de apelo a diversos órgãos federais solicitando a duplicação da BR-251 entre Montes Claros e Salinas. A proposta destaca o impacto positivo que a obra terá na segurança viária, escoamento de produção e desenvolvimento regional.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram mais segurança e infraestrutura para a BR-251
Por Rayhanne Tallis
Durante a reunião ordinária realizada nesta terça-feira (15/04), na Câmara Municipal de Montes Claros, vereadores voltaram a cobrar ações efetivas para garantir mais segurança na BR-251, apelidada de “rodovia da morte”. O tema foi destaque entre os parlamentares, que manifestaram preocupação com o crescente número de acidentes e a falta de infraestrutura adequada nos trechos, principalmente de Montes Claros a Salinas.
As cobranças foram direcionadas principalmente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsáveis pela manutenção e fiscalização da rodovia. Os vereadores destacaram a necessidade urgente de duplicação da via, além da instalação de terceiras faixas, acostamentos, sinalização adequada e reforço na fiscalização eletrônica.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) fez um pronunciamento denunciando a omissão dos órgãos públicos diante dos altos índices de acidentes fatais na rodovia. Ele também criticou o projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT que prevê a duplicação de apenas 24,2 quilômetros, considerando a proposta insuficiente diante da extensão e da gravidade da situação.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) reforçou as críticas, destacando a insegurança das estradas e o sentimento de abandono vivido por quem precisa trafegar diariamente pelo trecho. Para ela, a falta de investimentos compromete a vida de milhares de pessoas.
Já o vereador Eduardo Preto (Podemos) chamou a atenção para a responsabilidade dos motoristas, defendendo campanhas de conscientização no trânsito como parte das soluções necessárias para a redução dos acidentes.
Durante a reunião, o vereador PC Landim (Avante) apresentou uma moção de apelo solicitando a duplicação de pelo menos 220 quilômetros de pista duplicada, trecho de Montes Claros à Salinas/MG. Ele também propôs a construção de um heliponto para facilitar o acesso de aeronaves de resgate e atendimento médico, além de exigir a cobertura de sinal de telefonia móvel ao longo de toda a rodovia, o que pode ser decisivo em situações de emergência.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Nota de Pesar – Falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco
A Câmara Municipal de Montes Claros manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e compromisso com os mais pobres.
Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco deixou um legado de fé, diálogo inter-religioso, defesa da justiça social e do cuidado com a Casa Comum, tocando milhões de corações em todo o mundo, inclusive em nossa cidade.
Neste momento de dor e luto, a Câmara se solidariza com os católicos de Montes Claros, do Brasil e de todo o mundo, elevando preces para que o seu exemplo continue iluminando os caminhos da humanidade.
Escola do Legislativo lança o Parlamento Jovem 2025
Por Arthur Amorim Jr.
Foi lançada oficialmente na tarde da última quarta-feira (16/4), no plenário da Câmara Municipal, a edição 2025 do Parlamento Jovem Minas, com o tema: “Juventude e Direitos Culturais”. Neste ano, o projeto completa 16 anos de atividades legislativas ininterruptas, visando aproximar e trazer mais conhecimento político aos estudantes, mostrando na prática como funciona o poder Legislativo e os demais poderes.
Nesta edição, estão participando os estudantes das escolas estaduais Beato José de Anchieta, Carlos Albuquerque, Dom Aristides Porto, Eloy Pereira e do Instituto Federal do Norte de Minas.
A solenidade de abertura foi presidida pelo vereador Eduardo Preto (Pode) e no seu discurso fez um relato da sua participação política e assinalou que o PJ é a garantia da renovação futura na política, além de proporcionar a formação de cada participante, e na criação de políticas públicas efetivas para ajudar a mudar a vida das pessoas.
A vereadora Iara Pimentel (PT) ressaltou a importância do tema desta edição, classificando que uma sociedade verdadeiramente democrática não só financia, como também incentiva e fomenta a cultura, garantindo as ações de cada região.
O vereador PC Landim (Avante) apontou que o interesse e o envolvimento de pessoas mais novas com a política será fundamental para se construir uma cidade melhor para se viver. Afirmou que o PJ se transformou em uma importante ferramenta de formação política.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) disse que é um entusiasta do PJ e destacou que o projeto é a oportunidade de trabalhar com os jovens que cuidarão do futuro.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) celebrou mais uma edição do PJ realizada pela Câmara Municipal de Montes Claros e o interesse dos jovens. Comentou que os participantes poderão ou não ser candidatos a vereador, mas que este projeto ajudará na formação como cidadão e na compreensão política.
O presidente dos Grupos de Catopês e agente cultural, Mestre Zanza Júnior, afirmou que o PJ é um direito do jovem estudante e que a cultura é dever do estado de fornecer mecanismos e políticas públicas. Acrescentou que a cultura está ligada a educação e diretamente aos jovens.
Professor de arquitetura do Instituto Federal do Norte de Minas e monitor do PJ, Renan Lucas, acentuou que o projeto proporcionará aos jovens o crescimento e o conhecimento político, principalmente no que se refere a cultura, que é o tema escolhido nesta edição.
A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, ressaltou que este lançamento representa 16 anos de PJ, na Câmara Municipal de Montes Claros. Agradeceu aos professores, considerados parceiros fundamentais na realização do projeto. “Sou muito grata a Câmara por ter a Escola do Legislativo, através do Câmara Mirim, Parlamento Jovem, Visitas Orientadas, e Concurso de Poesias, onde as escolas e a sociedade têm a oportunidade de se aproximar, conhecer e ter contato com o poder Legislativo, através dos vereadores. É um lugar que o Legislativo ocupa de formação e informação aos estudantes, pois eles estão aqui, como representantes das escolas e da população, pois ninguém desperta para o Parlamento Jovem se não tiver um perfil de liderança.”
A professora de Educação Artística, com ênfase em Teatro, pela Unimontes, Nelcira Aparecida Durães, ministrou uma palestra relacionada ao tema do PJ 2025 “Juventude e Direitos Culturais”.
PARLAMENTO JOVEM 2025
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Montes Claros faz parte há 16 anos. Na edição de 2025, o tema escolhido pelo Parlamento Jovem de Minas é “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito, A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social, e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania. O programa tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de conhecer a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo. O projeto é dividido em três etapas: local, regional e estadual. Os estudantes discutem o tema e elaboram propostas para a cidade. Atividades do Parlamento Jovem: debates, pesquisas, palestras, visitas a instituições, processos formativos, elaboração de propostas para o enfrentamento dos problemas identificados, e sessão final no plenário da Câmara Municipal.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência pública debate redução da carga horária dos auxiliares de docência
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, na última quarta-feira (16), Audiência Pública para debater a redução da carga horária dos auxiliares de docência da rede municipal de ensino. A proposta, apresentada pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), visa diminuir a jornada semanal de trabalho dos profissionais de 40h para 30 horas, sem prejuízo na remuneração.
Durante a audiência, representantes da categoria, autoridades municipais e membros da sociedade civil estiveram presentes para discutir a viabilidade da medida e ressaltar a importância dos auxiliares no processo educacional. A redução da jornada é vista pela categoria como uma medida urgente para garantir bem-estar físico e mental, além de qualidade no atendimento às crianças.
A vereadora Iara Pimentel (PT) ressaltou a sobrecarga enfrentada pelos profissionais da educação e afirmou o papel fundamental no cotidiano das escolas, muitas vezes sem o devido reconhecimento ou valorização. Para a parlamentar, a diminuição da carga horária representa uma medida de justiça, respeito e cuidado com a saúde dos servidores, que vêm sendo adoecidos pelas condições de trabalho.
Representando o Executivo, o Procurador-Geral do Município, Danilo Soares, reconheceu a legitimidade da demanda e afirmou que a proposta será analisada com responsabilidade. De acordo com ele, é necessário considerar aspectos legais, possíveis alterações na legislação e a viabilidade dentro do orçamento municipal. A administração se comprometeu a estudar a proposta com seriedade e retornar à categoria com uma resposta.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Requerimentos aprovados destacam demandas da população
Por Gissele Niza
Na reunião ordinária desta terça-feira (22/04), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou doze requerimentos que tratam de temas variados e de interesse direto da população, abrangendo áreas como educação, infraestrutura, cultura, saúde e inclusão social.
Na área da educação e assistência social, a Comissão de Educação solicitou que o Executivo Municipal se manifeste oficialmente sobre a situação dos Assistentes Sociais e Psicólogos na Rede Municipal de Ensino. O documento também requer esclarecimentos sobre as funções desses profissionais nas unidades escolares e propõe a nomeação de um número maior de servidores da área, incluindo excedentes do último concurso público.
A pauta de infraestrutura urbana teve destaque com a aprovação de diversos requerimentos. O vereador Eduardo Preto (Pode) pediu a construção de uma praça no bairro Raul Lourenço. Já a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou a construção de uma praça e uma quadra em terreno do município, localizado entre as ruas D e E, no bairro Raul Lourenço. O vereador Soter Magno (PSD) cobrou o término do recapeamento da avenida Domingos de Abreu Vieira, no bairro Sapucaia. Em complemento, o vereador Marcos Nem (Pode) alertou sobre a situação precária da praça do Bairro Jardim Alvorada, próxima ao presídio, e pediu ações de limpeza, manutenção e restauração.
No campo da cultura e inclusão, os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Carol Figueiredo (PL), solicitaram à Secretaria Municipal de Cultura que seja incluído no calendário oficial de eventos a valorização dos artistas locais. Por sua vez, a vereadora Ceci Protetora (PRD) propôs a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, como forma de dar seguimento às diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Municipal de Política LGBTQIAPN+.
No que diz respeito à mobilidade urbana, o vereador Wilton Dias (Avante) solicitou a realização de um estudo de viabilidade para implantação de redutores de velocidade na avenida Leonel Beirão de Jesus, entre a avenida das Américas e a Ceanorte, buscando garantir maior segurança no trânsito.
Também foi apresentada preocupação com as comunidades rurais: o vereador Rena de Nova Esperança (União) pediu melhorias urgentes nas estradas das localidades de Cabeceira de Baixo, Serra Verde, Rebentão dos Ferros e Fazenda Santa Lúcia, visando melhores condições de tráfego, especialmente para o transporte escolar.
A saúde pública foi abordada pelo vereador Daniel Dias (PCdoB), que solicitou ao Executivo medidas urgentes para reforço no atendimento pediátrico, considerando o aumento de casos de síndromes respiratórias graves no país.
Por fim, dois requerimentos trataram de temas relacionados ao funcionalismo público e serviços essenciais. O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) apresentou proposta de anteprojeto de Lei Complementar para regulamentação do cargo de sepultador. Já o vereador PC Landim (Avante) solicitou melhorias na infraestrutura e segurança dos Cemitérios Jardim da Esperança e Bonfim, bem como atenção à situação dos seus funcionários.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara realiza audiência pública para discutir o enfrentamento da Fibromialgia
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta quinta-feira (24), audiência pública com o objetivo de discutir o enfrentamento da fibromialgia, uma doença crônica que afeta entre 2% e 12% da população adulta brasileira, segundo dados. A iniciativa foi proposta pelo vereador Ailton do Vilage (MDB), que destacou a urgência de debater políticas públicas que ofereçam mais amparo e dignidade às pessoas que convivem com a doença.
Em sua fala o proponente ressaltou a luta das pessoas com a fibromialgia por reconhecimento e sensibilidade da população, na qual muitas vezes são julgadas pela falta de informação, sendo negado seus direitos e uma qualidade de vida digna. Para o vereador as pessoas com fibromialgia são desacreditadas ou subestimadas em sua dor. “Precisamos de mais empatia, informação e ação do poder público para que elas sejam tratadas com a seriedade que merecem”, afirmou.
O médico reumatologista Thiago Xavier, discutiu os principais desafios enfrentados no diagnóstico e no tratamento da fibromialgia, que esclareceu os impactos profundos da doença e criticou a invisibilidade enfrentada pelos pacientes. “Muitas pessoas olham para o paciente com fibromialgia e não veem nada. Mas a dor está lá. É real. A doença causa dores crônicas, fadiga, mal-estar, perda de mobilidade. Tem pacientes que não conseguem nem sair da cama em dias de crise”, explicou.
O médico e deputado Estadual Arlen Santiago (Avante), criticou o poder público, destacando a negligência no cumprimento das leis já existentes e as falhas graves na prestação dos serviços de saúde, especialmente para pacientes com fibromialgia.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Agenda da semana com homenagem e reunião ordinária
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros promove, na próxima semana, uma sessão especial que concede o Título de Cidadã Honorária a advogada Daniele Alves Rizzo, Oficial do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. A homenagem é uma iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode).
O evento será realizado na segunda-feira (28/04), às 19h, no plenário da Casa. Durante a cerimônia, o Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis também receberá uma homenagem institucional, em reconhecimento pelos serviços prestados à população e pela atuação destacada na promoção da segurança jurídica e da regularização imobiliária em Montes Claros.
Na terça-feira (29/04), às 7h45, ocorrerá a reunião ordinária da Câmara Municipal.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara entrega título de cidadã honorária
Por Christine Antonini
Na noite desta segunda-feira (28/4), a Câmara de Montes Claros, através de iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode), promoveu sessão de homenagem para entregar Título de Cidadã Honorária à Daniele Alves Rizzo, oficial do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis. Na oportunidade o cartório também foi contemplado com uma honraria que reconhece os relevantes serviços prestados no município.
Natural da cidade de Campo Grande (MS), Daniele Rizzo é graduada em direito, iniciando sua carreira como advogada em 2004. Em 2013 foi aprovada em concurso público, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, assumindo como oficial do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros.
De acordo com o proponente da homenagem, vereador Marcos Nem, a homenageada, ao longo desses anos, trabalhou na modernização do cartório, garantindo maior eficiência, segurança jurídica e qualidade nos serviços prestados à população.
“É neste contexto tão abrangente de contribuição ao atendimento público, compromisso com a prestação de serviço de qualidade e ativa participação social que tornamos Daniele uma cidadã montes-clarense”, enfatizou Marcos Nem.
O vice-presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais, Fernando Pereira do Nascimento, pontuou o profissionalismo de Daniele Rizzo, principalmente pela sua generosidade e trabalho feito, conquistando diversos prêmios: em 2024, o 2º Ofício de Registro de Imóveis conquistou o 8° lugar entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, no seguimento cartório.
“É um cartório de excelência e com compromisso com o futuro, sendo modelo e referência não só para Minas Gerais, mas também por todo Brasil. Daniele é comprometida com a missão de assumir o cartório – certificado com vários ISOs, o que traz segurança para o cliente”, pontuou o vice-presidente.
Atualmente, Daniele Rizzo é vice-diretora da Regional de Imóveis de Montes Claros e possui referência nacional em qualidade e atendimento.
“Cada passo da minha trajetória foi movida com a vontade constante de fazer a diferença e os desafios e conquistas ao longo do caminho fortaleceram a missão que sempre carreguei comigo. Cada conquista aqui é fruto de um trabalho conjunto e parcerias que fortalecem e impulsionam. Receber esse título é fortalecer um profundo respeito por essa terra, que hoje me honra com o Título de Cidadã Honorária.
Também esteve presente no evento, o deputado estadual, Roberto Andrade (PRD), que destacou a trajetória de Daniele Rizzo, enfatizando seu trabalho marcado pelo compromisso social. O prefeito Guilherme Guimarães enfatizou a importância de ter uma pessoa competente à frente do cartório que é responsável por regularizar e entregar um dos bens mais preciosos que a sociedade pode ter que a escritura de suas terras.
SOBRE O CARTÓRIO
A criação do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros ocorreu em 31 de agosto de 1965. Em 2012 a Drª. Daniele Alves Rizzo foi aprovada no Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na atividade Notarial e de Registro, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, regido pelo Edital nº 01/2011. Sendo que em 04 de janeiro de 2013 entrou em exercício na função de Oficial Registradora de Imóveis da referida Serventia.
Assim, a partir de 04 de janeiro de 2013, foi dado início ao processo de modernização e de informatização do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros, visando à prestação de serviço público eficiente e adequado, garantindo a segurança e a eficácia dos atos jurídicos, cuja estrutura física da Serventia foi instalada, nesta data, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, nº. 660, sala 201, Centro, em espaço adequado oferecendo conforto e comodidade aos usuários e aos colaboradores.
____________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Municipal será criada
Por Gissele Niza
Nesta terça-feira (29/4), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou nove projetos de resolução e de lei que fortalecem a atuação do Poder Legislativo e promovem melhorias para a população.
Entre os destaques está o Projeto de Resolução nº 28 de 2025, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Servidor e Empregado Público Municipal. A iniciativa busca valorizar e qualificar os servidores municipais, além de fortalecer o diálogo com o Poder Executivo.
Outro projeto aprovado foi o Projeto de Resolução nº 29 de 2025, também de Cláudio Rodrigues, que concede o Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Edenilson Durães de Oliveira.
O Projeto de Resolução nº 30 de 2025, de autoria do vereador Junior Martins (PP), altera a redação do artigo 159 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que dispões sobre denominação de ruas.
RUAS
Três projetos de lei também denominam novas ruas em bairros da cidade:
Projeto de Lei nº 43 de 2025, da vereadora Ceci Protetora (PRD), denomina Rua Maria Izabela Oliveira, no bairro Nova América;
Projeto de Lei nº 45 de 2025, do vereador Cláudio Rodrigues, denomina a Rua Major José Geraldo dos Santos no bairro Residencial Vitória II;
Projeto de Lei nº 47 de 2025, da vereadora Graças da Casa do Motor (União), denomina Rua Manoel Viana, no bairro de Lourdes.
Executivo
O plenário também aprovou projetos enviados pelo Executivo Municipal, como o Projeto de Lei nº 72 de 2025, que autoriza a parceria da Prefeitura com a Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina, incluindo a cessão de equipamentos de informática.
Outro destaque é o Projeto de Lei nº 76 de 2025, que estabelece um reajuste salarial de 5,5% para os servidores do Poder Executivo de Montes Claros, com vigência a partir de maio de 2025.
Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei nº 77 de 2025, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 9.105.183,85 para ajustes no orçamento municipal.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Diversidade de temas marca a aprovação de requerimentos
Por Gissele Niza
A sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Montes Claros foi marcada pela aprovação de 17 requerimentos e uma moção, abordando diversas áreas como infraestrutura urbana, saúde, educação, cultura, bem-estar animal e direitos sociais.
Na área de infraestrutura e urbanismo, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a drenagem no entorno da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Jardim São Luiz; o vereador Marcos Nem (Pode) pediu estudo para instalação de postes no povoado de Miralta; já o vereador Rena de Nova Esperança requereu a manutenção de estradas rurais; a adequação de uma área plana cimentada na Praça do Planalto foi cobrada pelo vereador Eduardo Preto (Pode), que, em parceria com o vereador Eldair Samambaia (PSD), propôs a ampliação da via, drenagem e recapeamento da Rua Leonel Beirão de Jesus.
Saúde
No campo da saúde e bem-estar, a vereadora Ceci Protetora (PRD) e o vereador Marlus do Independência (PSD) solicitaram o encoleiramento em massa de cães para combate à leishmaniose; a vereadora também pediu a inclusão de médicos veterinários nas equipes da Atenção Primária à Saúde; e o vereador Igor Dias (PRD) requereu a criação de um núcleo do projeto Saúde aos Montes no Parque Sagarana.
Educação
Na área de educação e cultura, o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou a construção de um CEMEI no bairro Edgar Pereira; a vereadora Professora Iara Pimentel (PT) propôs o "Programa Capoeira nas Escolas"; e o vereador Ailton do Vilage (MDB) solicitou a descentralização de ações culturais e sociais para bairros periféricos.
Inclusão
No segmento de direitos sociais e inclusão, o vereador Soter Magno (PSD) apresentou anteprojeto para reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município; o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) propôs a instituição do censo qualificado do Transtorno do Espectro Autista; o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) encaminhou anteprojeto para alterar o Estatuto do Magistério, garantindo o pagamento correto do adicional de férias para docentes; o vereador PC Landim (Avante) sugeriu a criação de mecanismos de valorização dos atletas locais; e o vereador Júnior Martins (PP) solicitou a aquisição de kits completos para lavanderias comunitárias.
Audiência
Quanto à realização de audiência pública, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) requereu a transformação da reunião ordinária do dia 15/05/2025 em audiência pública para discutir as responsabilidades da empresa ECO 135 nas obras da BR-135.
Moção
Por fim, a vereadora Carol Figueiredo (PL) apresentou a Moção nº 5 de 2025, apoiando o PDL 3/2025 e o PL 1904/2024, contrários ao reconhecimento do aborto como direito sem limite de tempo gestacional.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara propõe plano de transição energética sustentável
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros, por meio de requerimento, apresentou ao Poder Executivo a proposta de criação do Plano Municipal de Transição Energética Sustentável. A iniciativa partiu do vereador Igor Dias (PRD), que defende a implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em edifícios públicos municipais, o incentivo ao uso da energia solar por produtores rurais e a realização de ações educativas sobre energias renováveis em escolas e comunidades.
O vereador destacou que a proposta está estruturada em quatro pilares principais. O primeiro eixo trata da implantação gradual de sistemas de energia solar fotovoltaica em edifícios públicos administrativos, como secretarias, unidades de saúde, centros de atendimento ao cidadão e outras estruturas com elevado consumo energético. Esta medida visa reduzir os gastos com eletricidade e, simultaneamente, minimizar o impacto ambiental das atividades da administração pública.
O segundo eixo prevê a utilização de energia solar nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). Para além da economia gerada para os cofres públicos, esta ação possui um forte caráter educativo, pois proporciona a crianças e adolescentes um contacto direto com práticas sustentáveis, integrando o tema da energia limpa ao currículo escolar e à vivência pedagógica.
O terceiro eixo propõe a criação de um programa municipal de incentivo à adoção da energia solar por pequenos produtores rurais. A iniciativa inclui a oferta de formação técnica, apoio na elaboração de projetos e articulação com instituições de crédito, com o objetivo de facilitar a instalação de sistemas fotovoltaicos nas propriedades rurais, promovendo a autonomia energética e o fortalecimento da agricultura familiar.
Por fim, o quarto eixo contempla o desenvolvimento de campanhas educativas e oficinas sobre energia renovável, dirigidas especialmente ao ambiente escolar e às comunidades. A proposta visa sensibilizar a população para a importância do uso de fontes alternativas de energia, estimular a cidadania ambiental e envolver jovens e adultos na construção de um futuro mais sustentável para o município.
O vereador Igor Dias (PRD) sublinhou que a proposta está alinhada com os princípios da sustentabilidade, da inovação e da eficiência na gestão pública. “A adoção de fontes de energia limpa é uma medida necessária e estratégica para o futuro do município”, afirmou.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Infraestrutura é foco de novas reivindicações
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros encerrou o mês de abril com diversas reivindicações voltadas à melhoria da infraestrutura em diferentes regiões da cidade. Durante a reunião desta terça-feira (29/4), os vereadores apresentaram uma série de solicitações ao Executivo e às secretarias municipais, que vão desde reformas e revitalizações de espaços públicos até a construção de novas estruturas. Confira:
O presidente da Casa, Junior Martins (PP), informou que, em reunião com o prefeito Guilherme Guimarães (União), solicitou a construção de uma área de lazer com iluminação, próxima à academia ao ar livre, aproveitando as obras da ponte sobre o córrego Vieiras, no bairro Alice Maia.
O vereador Igor Dias (PRD) destacou a necessidade de instalação de sanitários nos parques, justificando que o benefício é essencial especialmente para pessoas que fazem uso de medicamentos e precisam utilizar o banheiro com frequência.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) agradeceu à MCTrans pela conclusão da primeira fase da sinalização na ponte na entrada de Ermidinha e informou que a segunda fase ainda está pendente.
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Marlus do Independência (PSD), pediu melhorias no trânsito nas imediações do supermercado Vilefort, na avenida Dulce Sarmento. Segundo ele, foi solicitado à empresa a ampliação da pista, e um estudo de viabilidade já foi realizado.
O segundo-secretário da Casa, vereador Ailton do Vilage (MDB), cobrou ações mais rigorosas do Executivo em relação aos lotes urbanos não limpos por seus proprietários, o que compromete a qualidade de vida da vizinhança. Ele defendeu a aplicação de multas mais severas.
O vereador Sóter Magno (PSD) comemorou a criação de um novo “Ponto Certo” (Casco) no bairro Ibituruna, resultado de solicitação feita por ele à Prefeitura. Também sobre o “Ponto Certo”, o vereador Marcos Nem (Pode) pediu sua expansão para outras regiões da cidade. Ele também reivindicou a reforma da lavanderia no bairro Delfino Magalhães e anunciou a inauguração, em breve, do PSF na região da Vila Anália.
O vereador Wilton Dias (Avante) informou que, com apoio do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), conseguiu uma emenda parlamentar destinada à compra de um drone. O equipamento será utilizado pelo 50º Batalhão da Polícia Militar na Patrulha Rural, visando mais segurança e agilidade no atendimento às zonas rurais.
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) denunciou problemas causados pela falta de drenagem nas imediações da igreja Rosa Mística, no bairro São Luiz, que têm prejudicado as atividades religiosas em períodos de chuva. Ela cobrou soluções da Secretaria de Serviços Urbanos.
No bairro Cintra, o vereador Raimundo Pereira (PDT) solicitou melhorias nas margens do córrego da região sul, que ainda não foram protegidas, além da construção de passeios e canalizações.
O vereador Rena de Nova Esperança (União) denunciou constantes quedas de energia, que têm causado prejuízos a moradores e comerciantes de Nova Esperança. Ele exigiu providências urgentes por parte da Cemig.
O vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu o patrolamento das estradas na comunidade de Santa Rosa de Lima, também na zona rural.
O vereador Rodrigo Cadeirante agradeceu ao Executivo pela emissão da ordem de serviço para a construção da ponte no bairro Amazonas. Por fim, o vereador Edson Cabeleireiro (PV) anunciou a conquista de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil, obtida junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins (MDB), destinada à reforma das salas de aula e telhados da escola Gonçalves Chaves.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara solicita melhorias de trabalho para cantineiras
Por Christine Antonini
Vereadores da Câmara de Montes Claros aprovaram 15 requerimentos e uma moção, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6/5). Entre os aprovados está o ofício (n°350/2025) de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT) que solicita ao Executivo medidas de valorização salarial, redução de carga horária e melhoria das condições de trabalho das cantineiras que trabalham em escolas e cemeis do município.
Segundo a vereadora Iara, o cargo de cantineira escolar ou merendeira tem como principal função preparar e servir a alimentação para centenas de alunos. A parlamentar ainda destacou que a profissional também é responsável por higienizar e organizar os alimentos, seguir cardápios, controlar a quantidade e qualidade dos ingredientes, além de manter a limpeza da cozinha e dos utensílios utilizados durante o preparo.
“A regulamentação com medidas de valorização salarial, melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional, promove garantia e qualidade de vida que impactam na qualidade da prestação de serviço resultando em atendimento de qualidade à comunidade escolar”, justificou a vereadora Iara Pimentel.
ESPORTE
Outro assunto destacado durante a sessão ordinária foi a necessidade de investir no esporte da cidade, melhorando quadras, campos e instalação de academias ao ar livre. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) encaminhou ofício à Secretaria de Esportes solicitando manutenção e melhorias com patrolamento, instalação de traves, alambrado e plantio de grama nos campos de futebol das comunidades rurais de Camela, Barreiras, Campos Elíseos e Jardim Alegre/Facela.
No bairro Guarujá, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) pediu a construção de praça com playground, academia ao ar livre e pista de cooper. Segundo o vereador, os moradores do bairro Guarujá são carentes de espaço para prática esportiva e com a construção de um lugar próprio para isso, o Poder Público estará incentivando a integração social, reduzindo a vulnerabilidade social por meio do lazer saudável. “É uma demanda antiga da população é extremamente necessária para o desenvolvimento da comunidade”, enfatizou o vereador Crisóstomo.
O vereador Soter Magno (PSD) solicitou cobertura na quadra aberta do Parque Municipal Milton Prates, onde são executadas as atividades do Projeto Saúde aos Montes. O requerimento n°344/2025, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), cobrou agilidade no projeto de reforma da quadra da praça do bairro Vila Brasília. O parlamentar pontuou que o serviço já demandado anteriormente, assim como a instalação de academia ao ar livre no mesmo espaço.
Já o requerimento (n°348/2025) do vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou a construção de uma academia ao ar livre e playground infantil no cruzamento das ruas Piauí com Bocaiuva, no bairro Morrinhos.
INFRAESTRUTURA
Foram aprovados cinco requerimentos visando a melhoria na infraestrutura e trânsito da cidade. A vereadora Maria Helena (MDB) enviou ofício, reforçando um antigo requerimento, solicitando a instalação de semáforo próximo ao cruzamento do antigo heliporto, entre as avenidas Vicente Guimarães com Mestra Fininha a José Corrêa Machado – sentido os bairros Morada do Sol e Morada do Parque. Outro requerimento da parlamentar cobra recapeamento da avenida Maria Conceição de Oliveira, localizada entre os bairros Vila Oliveira e Jardim Panorama.
O vereador Marcos Nem (Pode) expediu ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, cobrando providências para complementação de asfalto no trecho de 40 metros ligando a rua Treze, no Bairro Monte Carmelo com a avenida Independência. O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicita revitalização, infraestrutura e a limpeza em torno do Parque Marcelo Mameluque Mota.
O requerimento n°351/2025, de iniciativa do vereador Raimundo do INSS (PDT) solicita instalação de iluminação pública e pavimentação asfáltica na avenida Nilo do Couto, bairro Novo Delfino.
OUTROS ASSUNTOS
Visando a segurança do bairro Village do Lago II, o vereador Ailton Soares enviou requerimento à Polícia Militar para a permanência da unidade policial móvel nas imediações da avenida Ruy de Albuquerque.
O vereador PC Landim (Avante) solicitou a implantação de bebedouros com água potável, tanto para os seres humanos quanto para animais domésticos, em todos os parques municipais de Montes Claros. Já o requerimento da vereadora Ceci Protetora (PRD) pediu a realização de censo dos carroceiros no município de Montes Claros.
MOÇÃO
A vereadora Carol Figueiredo (PL) encaminhou aos gabinetes das presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados a moção de apoio ao PDL n°03/2025, que visa impedir que o aborto seja reconhecido como direito, sem previsão de limite de tempo gestacional.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram atenção à saúde infantil diante de emergência respiratória
Por Rayhanne Tallis
Durante a reunião ordinária desta terça-feira (06/05), na Câmara Municipal de Montes Claros, vereadores manifestaram preocupação com a saúde pública, especialmente com o impacto do aumento de doenças respiratórias entre crianças. A mobilização ocorreu após o Governo de Minas Gerais decretar situação de emergência em saúde pública devido à alta incidência de casos respiratórios.
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) cobrou o retorno dos pediatras às regiões que estão desassistidas. Ela destacou a necessidade de cuidar das crianças e garantir atendimento médico adequado, ressaltando que, com o decreto de calamidade pública pelo Estado, não se pode esperar a situação se agravar para tomar as medidas cabíveis. “Estamos falando da vida das nossas crianças. Precisamos de mais proteção e profissionais urgentes”, disse.
O vereador Daniel Dias (PCdoB) também se posicionou em defesa da saúde infantil e propôs reformas na área de pediatria. Ele reivindicou a ampliação do número de pediatras nos hospitais, a disponibilização de mais leitos de enfermaria pediátrica e a capacitação dos profissionais de saúde para lidar com as síndromes respiratórias agudas, que têm afetado principalmente as crianças neste período de emergência.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) reforçou a importância da presença de pediatras nas unidades de saúde do município, sendo prioridade o cuidado com as crianças. “Não podemos aceitar que falte atendimento médico justamente para quem mais precisa”, declarou.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara confere título de cidadão honorário a defensores públicos
Por Arthur Amorim Jr.
Na noite desta quarta-feira (07/05), a Câmara Municipal realizou uma sessão especial para a entrega do título de Cidadão Honorário de Montes Claros aos defensores públicos Cláudio Fabiano Pimenta e Camila Machado Umpierre. A honraria, uma das maiores concedidas pela Casa, reconhece as contribuições significativas de pessoas que, por meio de seu trabalho e dedicação, têm promovido o desenvolvimento de Montes Claros e de toda a região. O evento contou com a presença de familiares, membros do Judiciário e amigos dos homenageados. As honrarias foram concedidas pelo presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), e pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
De acordo com o vereador Cláudio Rodrigues, a defensora Camila Machado tem contribuído significativamente para o aprimoramento das instituições públicas. A homenagem, segundo o parlamentar, expressa gratidão, respeito e reconhecimento. “Hoje, ao receber este título, a Dra. Camila passa a ser, formalmente, uma filha de Montes Claros. Mas, para muitos que cruzaram o seu caminho ao longo dos últimos anos, esse vínculo já existia há muito tempo, pela forma como acolheu nossa cidade, nossos desafios e, principalmente, nossa gente.”
Em seguida, o presidente da Casa, vereador Junior Martins, destacou que a trajetória do seu homenageado, o defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, é motivo de orgulho, sendo reconhecido por seu comprometimento com a transformação social por meio do trabalho da Defensoria Pública, concentrando esforços na expansão da instituição no Norte de Minas, região com altos índices de exclusão social. “Sua atuação reflete um profundo compromisso com a promoção da justiça e a defesa dos direitos das populações vulneráveis, consolidando-se como uma liderança respeitada no cenário jurídico e social de Montes Claros e região.”
A defensora pública Camila Machado Umpierre é natural da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 2015, tomou posse como defensora pública do Estado de Minas Gerais, em Montes Claros. Atuou na Defensoria do Júri, na área criminal, no atendimento às famílias e na coordenação da unidade de Montes Claros. Em 2024, foi agraciada com a Medalha Santos Dumont. Atualmente, é conselheira do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, em seu segundo mandato, além de integrante do Conselho Deliberativo da Prevcom-MG.
Em seu discurso, a nova cidadã honorária de Montes Claros afirmou: “Eu, que sou do Sul, agora sou do Norte de Minas Gerais. Estou muito feliz e emocionada. Agradeço a cada pessoa que cruzou o meu caminho desde o dia em que cheguei aqui. Todos os poderes são importantes para termos uma sociedade justa. Esta homenagem não é só para mim, mas para toda a Defensoria. Desde que cheguei aqui, em 2015, fomos muito bem recebidos. Eu escolhi Montes Claros, mas acho que foi Montes Claros que me escolheu. Foi uma mudança que eu escolhi. Sempre cumpro a minha jornada com muita dedicação. A Defensoria do Júri foi uma grande experiência na minha vida. Temos que estar onde as pessoas precisam da gente. Aqui foi onde as pessoas mais precisaram da nossa atuação, principalmente as mais vulneráveis.”
O defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, natural de Bocaiúva, é formado em Direito, com especialização em Direito Público e em Mediação, Conciliação e Arbitragem. Atua como defensor público estadual desde 2011, com destacada atuação na área de Família e Sucessões. É coordenador regional norte da Defensoria Pública do Estado desde 2016.
Em seu pronunciamento, agora como cidadão honorário de Montes Claros, o defensor Cláudio Fabiano Pimenta enfatizou a importância que esta homenagem tem para a sua vida desde que tomou posse, em Montes Claros, ainda em 2011. “Sempre busquei dar acesso à justiça, às pessoas vulneráveis. Na minha trajetória, sempre defendi a criação de mais defensorias no Norte de Minas e em outras regiões. O fortalecimento do quadro da Defensoria será a minha principal bandeira. Estou extremamente honrado em receber este título. Sinto imenso orgulho de ser conterrâneo de muitas Marias e Josés de Montes Claros.”
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara realiza sessão especial e audiência pública na próxima semana
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros promove, na próxima semana, dois eventos, uma sessão especial e uma audiência pública, além da reunião ordinária na terça-feira (13/05), às 7h45.
Na quarta-feira (14/05), às 19h, acontece uma Sessão Especial em comemoração ao Dia das Mães, celebrado neste ano no dia 11. Durante o evento, será entregue o Diploma América Eleutério Nogueira, honraria concedida as mães que se destacaram por suas trajetórias de dedicação, força e amor à família.
Já na quinta-feira (15/02), por solicitação da vereadora Graça da Casa do Motor (União), será realizada uma Audiência Pública para discutir a responsabilidade da empresa ECO 135 Concessionária de Rodovias, pelas obras na BR-135 e suas consequências.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Projetos concedem títulos Declaratórios de Utilidade Pública
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13/5), a Câmara de Montes Claros aprovou seis projetos da Ordem do Dia, sendo que três deles concedem títulos Declaratórios de Utilidade Pública à instituições que trabalham em prol da sociedade.
O primeiro aprovado (n°67/2025), de iniciativa do vereador PC Landim (Avante), concede o título ao Instituto Restauração, que tem sua sede no bairro Independência e oferece cursinho preparatório a jovens para vestibular, promove mutirões de incentivo a saúde e campanhas de arrecadação de alimentos e roupas.
Também foi votada e aprovada, a proposta (n°69/2025), de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que concede a declaração pública para Associação Casa Vida localizada no bairro Renascença e trabalha com a promoção de esporte e lazer com crianças e adolescentes, oferecendo há 15 anos, aulas de capoeira, balé, entre outros.
Já o projeto (n°75/2025), concede o título Declaratório de Utilidade Pública à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional do Norte de Minas (Abrasel). A instituição tem o intuito de facilitar o empreendimento, no ramo alimentício, como pequenos bares e restaurantes, com a realização de eventos que possam promover e incentivar o turismo local e gerar mais renda para estes locais. O projeto é de iniciativa do vereador Daniel Dias (PC do B).
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
OUTROS PROJETOS
Durante a sessão ordinária foi aprovado o projeto (n°57/2025), que institui no calendário oficial de eventos a Semana Municipal de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O projeto é de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD), que busca estimular a conscientização da população sobre as mudanças climáticas e suas consequências para a sociedade.
“Queremos sensibilizar e conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, promovendo a realização de palestras educativas, bem como realizar atividades junto às entidades, associações, empresas privadas e a população em geral”, justificou a vereadora.
De iniciativa do vereador Igor Dias (PRD), o projeto (n°66/2025) institui o “Dia Municipal do Rock”, a ser comemorado, anualmente, em 13 de julho. Segundo o vereador, a data tem por objetivo valorizar e incentivar a cultura musical do rock, bem como promover a difusão de artistas locais, a realização de eventos culturais e o fortalecimento da cena musical independente.
O último projeto aprovado, n°32/2025, concede título de Cidadã Honorária de Montes Claros à empresária, Zenaide Maria Zampieron – projeto de autoria do vereador Marlus do Independência (PSD).
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova 15 novos requerimentos
Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, nesta terça-feira (13/05), 15 requerimentos. As propostas abrangem diversas áreas, como inclusão digital, saúde, infraestrutura urbana, esporte, políticas públicas e direitos sociais.
Saúde e assistência social
No requerimento nº 357/2025, a vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou que o Município decrete situação de emergência em saúde pública, diante do aumento de casos de doenças respiratórias.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União), por meio do requerimento nº 356/2025, indicou que recursos de emendas impositivas sejam destinados ao Centro Dia, instituição voltada ao atendimento de pessoas com deficiência e idosos.
Já o requerimento nº 368/2025, do vereador Daniel Dias (PCdoB), solicita a implementação da jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) da rede municipal de saúde.
Infraestrutura e urbanismo
Diversos pedidos foram feitos para melhorias na área urbana. A vereadora Graça da Casa do Motor (União), no requerimento nº 354/2025, pediu estudo de viabilidade para drenagem e asfaltamento da Avenida Francisco Gaetani, no bairro Major Prates.
No requerimento nº 355/2025, o vereador Soter Magno (PSD) propôs a construção da Praça Eunice Pires Rocha Souza, no bairro Morada do Sol.
O vereador Marcos Nem (Pode), no requerimento nº 360/2025, solicitou a construção de passeio da BR-365 até o povoado São Geraldo. Já o 1vereador Raimundo do INSS (PDT), por meio do requerimento nº 366/2025, pediu estudo de viabilidade para limpeza da Praça Altino Miranda, no bairro Esplanada.
No requerimento nº 367/2025, o vereador Ailton do Vilage (MDB) solicitou a reforma de duas pontes e a construção de passarela de pedestres no bairro Village I.
Trânsito e mobilidade
O requerimento nº 363/2025, do vereador Wilton Dias (Avante), solicita a instalação de um semáforo na avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Hospital Pró-Vida, no bairro Maracanã.
A vereadora Carol Figueiredo, no requerimento nº 358/2025, pediu a instalação de grades de proteção para pedestres e melhorias na sinalização da ponte entre os bairros Delfino e Novo Delfino.
Esporte e educação
O vereador Igor Dias (PRD), por meio do requerimento nº 359/2025, propôs a criação de um complexo esportivo no bairro Regina Peres, nas proximidades do Ginásio Tancredo Neves.
Já o requerimento nº 364/2025, do vereador PC Landim (Avante), solicitou que a modalidade de badminton - um jogo de raquete e volante jogado em uma quadra por dois jogadores individuais ou por equipes em duplas - seja incluída nas aulas de educação física das escolas municipais.
Os vereadores Daniel Dias e Rena de Nova Esperança (União), apresentaram o requerimento nº 353/2025, pedindo a oferta de cursos gratuitos de uso de smartphone voltados para idosos, promovendo a inclusão digital da terceira idade.
A vereadora Ceci Protetora (PRD), no requerimento nº 365/2025, solicitou a elaboração de um Plano Municipal de Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+, com base nas propostas aprovadas na Conferência Municipal realizada em abril.
Habitação e serviço público
No requerimento nº 362/2025, o vereador Eduardo Preto (Pode) encaminhou anteprojeto de lei que propõe a criação do Programa Municipal de Melhorias Habitacionais em Moradias Precárias.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), por meio do requerimento nº 361/2025, solicitou ao Executivo e à Procuradoria-Geral do Município a viabilidade do pagamento do abono de permanência aos servidores que têm processos administrativos em tramitação.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereador propõe Programa de Melhorias Habitacionais em Montes Claros
Por Rayhanne Tallis
Durante sessão na Câmara Municipal de Montes Claros, o vereador Eduardo Preto (Pode) apresentou um requerimento propondo a criação do Programa Municipal de Melhorias Habitacionais em Moradias Precárias. O objetivo é viabilizar a reforma e a adequação de casas que hoje se encontram em condições escassas, oferecendo a essas famílias mais segurança, salubridade e qualidade de vida.
Segundo o proponente, muitas moradias enfrentam problemas estruturais, como ausência de telhado, falta de piso adequado, instalações sanitárias ou problemas de saneamento básico.
“Estamos falando de lares que, muitas vezes, não oferecem o mínimo necessário para uma vida digna. Esse programa propõe que o município entre com apoio direto para melhorar essas condições. Isso é justiça social, é trabalho de base, é garantir direitos fundamentais”, destacou Eduardo Preto.
A proposta é que a Prefeitura implemente um programa para atender residências em situação de vulnerabilidade. As obras seriam custeadas com recursos públicos próprios com foco na promoção da dignidade, saúde e segurança das famílias atendidas.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores e encaminhado oficialmente ao Executivo Municipal.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Dia das Mães é celebrado em sessão especial de homenagens
Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na noite dessa quarta-feira (14/05), sessão especial em comemoração ao Dia das Mães. Ao todo, 22 mulheres foram homenageadas com o Diploma América Eleutério Nogueira, concedido pelos vereadores da Casa em reconhecimento à importância das mães na construção de lares e comunidades mais fortes.
Com o plenário cheio, as homenageadas receberam flores, aplausos e o carinho de familiares e amigos. As vereadoras Maria Helena Lopes (MDB), Graça da Casa do Motor (União Brasil) e Professora Iara Pimentel (PT), que também são mães, foram igualmente agraciadas durante a cerimônia.
Ao saudar as mães, a vereadora Maria Helena ressaltou o significado da homenagem e enalteceu a força e o empenho das mulheres indicadas. “Cada vereador escolheu uma mãe que faz a diferença em seu lar, na sua comunidade e na nossa cidade. Mãe é sinônimo de amor, carinho, proteção, sabedoria, dedicação, resiliência e inspiração. Por nossos filhos, viramos o mundo”, afirmou.
O prefeito Guilherme Guimarães (União) parabenizou as mães presentes e lembrou de Maria, mãe de Jesus, como símbolo de fé e força. “Falar de mãe é falar de algo indescritível. Quando esta Casa homenageia as mães, representadas aqui por cada uma dessas mulheres, dignifica o papel do Legislativo. Uma cidade com filhos bem cuidados é uma cidade mais justa e melhor para todos”, declarou.
Representando as homenageadas, Solange Landim Miranda agradeceu, em nome de todas, a Deus e aos vereadores pela lembrança. “Ser mãe é um privilégio divino. O amor de mãe é o mais próximo do amor de Deus, é um amor que chega a doer. Que possamos ter como exemplo Maria, mãe de Jesus. Que Deus abençoe cada mãe, cada filho, e que nossos corações estejam sempre cheios de amor e vontade de servir”, disse.
A solenidade foi presidida pelo vereador Júnior Martins, presidente da Câmara, e encerrada com uma bênção do padre Pedro Henrique Nunes Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Você pode ver ou rever a solenidade de homenagens as mães AQUI
Diploma
O diploma Professora América Eleutério Nogueira, surgiu a partir de proposição do então vereador José Faquir que consolidou na Resolução 14, de 25 de maio de 2004. A comenda passou a ser entregue anualmente em sessão solene em comemoração ao Dia das Mães, na qual cada vereador indica uma mãe para ser homenageada.
América Eleutério Nogueira foi a primeira mulher a se candidatar a cargo público em Montes Claros e também a obter carteira de motorista na cidade. Como professora, ela tinha trânsito livre em todas as esferas ligadas à Educação, tendo participado de vários congressos e seminários nacionais e internacionais, onde se relacionava com grandes mestres, como os professores Paulo Freire e Darcy Ribeiro.
Homenageadas
Confira a lista das homenageadas:
Ana Maria Santos – Vereador Ailton do Vilage (MDB)
Adélia Figueiredo Costa – Vereadora Caroline Figueiredo (PL)
Rawielle Pascoal de Souza Silva – Vereadora Ceci Protetora (PRD)
Marli Lopes da Silva - Vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania)
Maria de Lourdes Fiuza de Souza - Vereador Daniel Dias (PCdoB)
Joana Darc Santos Oliveira - Vereador Edson Cabelereiro (PV)
Carmem Lúcia Soares Pereira - Vereador Eduardo Preto (Pode)
Irene Ferreira Maia - Vereador Eldair Samambaia (PSD)
Maria das Graças Carvalho de Morais – Vereadora Professora Iara Pimentel (PT)
Sônia Elizabeth de Araújo Santos - Vereador Igor Dias (PRD)
Geralda Bernardina Lopes Soares - Vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União)
Gislaine Rocha de Souza - Vereador Marcos Nem (Pode)
Marilda Soares Silva – Vereador Graça da Casa do Motor (União)
Terezinha Brandão de Carvalho /Terezinha Mangabeira - Vereador Maria Helena Lopes (MDB)
Maria Luiza Ribeiro - Vereador Júnior Martins (PP)
Luciana Zuba Mota - Vereador Odair Ferreira (União)
Solange Landim Miranda - Vereador PC Landim (Avante)
Eliane Ferreira Barbosa - Vereador Raimundo do INSS (PDT)
Joana da Silva Maia – Vereador Rena de Nova Esperança (União)
Maria Ivete Fonseca Silva - Vereador Rodrigo Cadeirante (União)
Elvira Elane Rodrigues de Sousa - Vereador Soter Magno (PSD)
Maria José de Jesus Santos - Vereador Wilton Dias (Avante)
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência mostra danos causados pelas obras da ECO
Por Christine Antonini
A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã desta quinta-feira (15/5), audiência pública para discutir sobre os impactos das obras da ECO-135 e responsabilidade da concessionária sobre as comunidades próximas à estrada. A audiência foi proposta pela vereadora Graça da Casa do Motor (União) e contou com a participação de líderes comunitários e representantes da ECO.
A concessionária ECO-135 é a responsável pela BR-135 que liga Montes Claros a Belo Horizonte – a concessão é por 30 anos e desde 2019 iniciaram mudanças na estrada, como duplicação de trechos e construção de desvios. De acordo com a proponente do evento, vereadora Graça, o problema é que as obras estão gerando transtornos para os moradores das comunidades de Milivri, Borá, Mirante dos Anjos, Antônio Olinto, Parque Verde, Rio do Peixe, entre outras que estão próximas à estrada.
Ainda segundo a vereadora, além dos danos causados ao meio ambiente, devido às erosões e à falta de escoamento, os moradores ficaram afetados com o fechamento da via com um muro de contenção. Com isso, essas comunidades ficaram prejudicadas, onde o percurso (sem pavimentação asfáltica) ficou mais distante e perigoso, devido ao alto fluxo de veículos.
“A comunidade de Santa Rita Rural solicita asfalto na segunda via (700 metros), entre os quilômetros 387,5 até o 388,3. Vale ressaltar que isso foi feito nas comunidades de Planalto Rural e Lagoinha, faltando somente a de Santa Rita”, ressaltou a vereadora Graça.
Outra demanda da população de Santa Rita Rural, apresentada durante a audiência, é a correção no escoamento de água que vem da BR, danificando as estradas e dificultando o acesso às residências. Foi apresentado também um vídeo onde mostra enxurrada descendo do morro junto com entulhos das obras da BR-135 – alagando casas e entupindo nascentes.
Na comunidade de Santos Reis Rural, a cobrança é a construção de vias paralelas para tráfego de veículos de tração animal a fim de facilitar o retorno da rotina dos trabalhadores locais e a abertura da estrada de acesso às residências que foi fechada com uma cerca.
“A passarela que foi feita trouxe mais perigo para quem passa por lá: são alunos, pessoas que buscam acesso à saúde. Já vemos gente ser atropelada no posto de saúde. Não temos pontos de ônibus. O problema da escoação da água afeta nosso meio ambiente, nossa lavoura e nascentes. Na verdade, estamos abandonados”, pontuou José Antônio Alves Dias, representante da associação.
Representando a comunidade de Santa Rita de Cássia, Nádia Nunes reivindicou uma via paralela na comunidade, uma vez que foi instalada barreira de proteção e uma vala, gerando falta de segurança para quem trafega a pé ou de bicicleta. Gerson Antônio da Silva, representante de associação, cobrou a instalação de placas de identificação das comunidades, que foram retiradas durante as obras.
Uma das necessidades da comunidade de Planalto Rural é a abertura da mureta, com o intuito de devolver o acesso dos trabalhadores da agricultura familiar que hoje precisam percorrer mais de três quilômetros para fazer o retorno. Em Lagoinha, a população cobra a revitalização da nascente da comunidade, pois, segundo os moradores, foi comprometida com as obras da ECO-135.
Também foi solicitada nas comunidades de Mucambinho e Papa Mel a construção de retorno próximo à região. Foi apresentado que os motoristas precisam chegar a Montes Claros para conseguir voltar – comprometendo atendimentos médicos e transporte escolar.
“Sabemos que o contrato da ECO não contempla as obras citadas acima. Porém, sabemos e reconhecemos a responsabilidade da empresa em atender com maior agilidade, pois estamos falando de vidas”, finalizou a vereadora Graça da Casa do Motor.
O QUE DIZ A ECO?
A empresa ECO tem a concessão da BR-135 por 30 anos – vale lembrar que, entre melhorias na estrada, duplicação da mesma, a empresa também é responsável por garantir a segurança viária dos moradores que vivem em torno da BR. De Montes Claros até Belo Horizonte são seis praças de pedágios, no valor de R$10,20 (carro comum).
Representando a Concessionária ECO 135, Amanda Marçal mostrou que a empresa, junto com o Governo de Minas, alternativas que, segundo ela, já estão sendo executadas para viabilizar as melhorias. “O desenvolvimento econômico traz esses impactos para a sociedade e é nosso dever mitigar e entender de qual forma podemos melhorar e contribuir para que possamos crescer sem trazer prejuízos para aqueles que já vivem nestas comunidades. Vale ressaltar que nosso contrato, junto ao Estado, nos limita a executar algumas obras que foram mencionadas. Porém, queremos, dentro do possível, trazer essa segurança para a população”, enfatizou Amanda Marçal.
Também da empresa ECO 135, Guilherme Santini apresentou o projeto onde já foi concluída a obra e o que ainda será feito. De acordo com ele, o contrato não contempla 100% da duplicação, apenas 40% da via.
“Precisamos ressaltar que as obras não estão prontas, estamos executando e vendo o que precisa ser melhorado. Ainda existe muito a ser feito, como serviços de drenagem. Estamos executando obras que não estão previstas no contrato, mas que entendemos que será o melhor para os moradores que vivem naquela região”, explicou Santini.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara quer garantir acessibilidade e inclusão na Expomontes
Por Arthur Amorim Jr.
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, na manhã de terça-feira (13/05), o vereador Rodrigo Cadeirante (União) anunciou que vai se reunir com a direção e produtores da 51ª edição da Expomontes visando a acessibilidade, inclusão e gratuidade para as pessoas com deficiência ao evento, previsto para acontecer no período de 2 a 13 de julho deste ano.
O parlamentar argumentou que a lei 5.605, de sua autoria, trata do acesso gratuito a eventos socioculturais para os portadores de deficiência física. Entretanto, defende que, além do acesso gratuito aos eventos, o mais importante é garantir às pessoas com necessidades, além da gratuidade, um espaço reservado com boa visibilidade, sinalização e segurança.
Ainda segundo o vereador Rodrigo Cadeirante, a acessibilidade em shows, como o da Expomontes, não é apenas uma obrigação legal, mas uma demonstração de respeito e compromisso com a diversidade. “Eu sempre achei injusto uma pessoa com deficiência, cadeirante ou nanismo, ir a um show, um jogo e ter a entrada gratuita, mas não conseguir participar ou visualizar, como acontecia antes, nos shows do Parque de Exposições. Nós conseguimos mudar esta realidade. Hoje, qualquer evento em Montes Claros só acontece se cumprir as exigências da lei, de minha autoria, que garante a inclusão de tal forma que a pessoa com deficiência consegue, além da entrada gratuita, também ter garantido um espaço reservado com visibilidade adequada, sinalização e segurança. Isso é acessibilidade e inclusão”, afirmou.
Sobre a Lei
A Lei 5.605, de autoria do vereador Rodrigo Cadeirante, foi sancionada em 2023, pelo então prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que prevê a obrigatoriedade de reserva de espaço e assentos específicos para a pessoa com deficiência em eventos promovidos no município. Para ter praticidade, a lei 5.605 foi alterada, assim como outras duas leis – a de nº 4.383, de 2011; e a 4.645, de 2013 – que tratavam do acesso gratuito a eventos socioculturais para os portadores de deficiência física. Com a publicação no Diário Oficial do Município, tornou-se obrigatória a reserva dos espaços livres para esse público. Os locais deverão ter boa visibilidade para a atração promovida, serem devidamente sinalizados e sem obstrução das saídas, em conformidade com as normas de acessibilidade.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vice-presidente da Sociedade Rural recebe título de Cidadão Benemérito
Por Rayhanne Tallis
Na noite desta segunda-feira (19/05), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial para entrega do título de Cidadão Benemérito ao engenheiro e produtor rural, José Henrique de Carvalho Veloso, atual vice-presidente da Sociedade Rural. A proponente da homenagem, vereadora Graça da Casa do Motor (União), destacou a trajetória de liderança e compromisso de José Henrique com o desenvolvimento do setor agropecuário e o fato de ele ser um dos maiores protagonistas do agronegócio no Norte de Minas, além de ter atuação marcante como gestor e defensor dos interesses da classe ruralista.
Ainda em sua fala, a vereadora ressaltou a atuação do homenageado à frente da Sociedade Rural, que é marcada por resultados concretos, como a consolidação da Expomontes e do Parque de Exposições João Alencar Athayde como referência em um dos maiores cenários da atualidade.
O presidente da Sociedade Rural, Flávio Oliveira, enfatizou o orgulho da entidade em ver um de seus principais representantes sendo reconhecido pelo poder público. “Toda a Sociedade Rural se sente homenageada com esse título. José Henrique representa o esforço coletivo em prol do desenvolvimento rural”, declarou.
Em seu discurso, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União), parabenizou José Henrique e destacou sua dedicação ao fortalecimento institucional da Sociedade Rural, apontando-o como uma pessoa sensata, competente e comprometida com a cidade.
O pai do homenageado, Henrique Veloso, descreveu com orgulho o reconhecimento pela atuação no setor agropecuário, na qual tem se destacado pela liderança e pela defesa do produtor rural, além de manter viva uma tradição familiar de contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região.
José Henrique agradeceu a homenagem, destacando que se sente honrado e que recebe o título com gratidão e senso de responsabilidade. Reconheceu a iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor e o apoio constante de sua família, além de reforçar que a união entre os setores público e privado é fundamental para o avanço do setor agropecuário.
SOBRE O HOMENAGEADO
Atualmente, José Henrique ocupa a vice-presidência da Sociedade Rural de Montes Claros, instituição da qual participa ativamente há décadas. Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuou no ramo da construção de estruturas metálicas até 2020. Paralelamente, dedicou-se por mais de 40 anos às atividades agropecuárias, assumindo, nos últimos anos, o trabalho no campo como ocupação principal. Com forte ligação com o setor rural, José Henrique tem uma trajetória marcada pelo envolvimento em diversas gestões da Sociedade Rural. Foi um dos fundadores do Núcleo do Cavalo de Montes Claros, onde atuou como diretor financeiro na primeira gestão e como presidente na segunda. Sua história também é influenciada por uma tradição familiar de contribuição para o desenvolvimento rural da região: seu avô, João Antônio Pimenta de Carvalho, esteve presente nas três primeiras diretorias da entidade e presidiu as 4ª e 5ª gestões; seu tio, Félix Alexandre Pimenta de Carvalho, também teve papel ativo na diretoria; e seu pai, Henrique Veloso Neto, foi um dos responsáveis pela criação das principais cooperativas de crédito do Norte de Minas, como a Credinor e a Credinosso.
Durante a gestão dele à frente da Sociedade Rural, José Henrique tem priorizado a ampliação da representatividade da entidade junto aos setores público e privado, com forte atuação na defesa dos interesses da classe produtora. Um de seus focos foi consolidar o Parque de Exposições João Alencar Athayde como o principal centro de eventos da região e uma das maiores vitrines do agronegócio mineiro.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Inclusão, saúde e mobilidade entre as pautas aprovadas pelo Legislativo
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta terça-feira (20/05), reunião ordinária marcada pela aprovação de projetos e requerimentos com foco em diversas áreas, como saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, assistência social, valorização do servidor público e meio ambiente.
Entre os três projetos aprovados, está o de Resolução nº 33, de autoria do vereador Junior Martins (PP), que concede o título de Cidadão Honorário de Montes Claros a Fábio Baccheretti Vitor, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Já o Projeto de Lei nº 51, proposto pelo vereador Eduardo Preto (Pode), trata da promoção da inclusão, conscientização e garantia de direitos das pessoas com síndrome de Down na cidade. Na mesma linha, o Projeto de Lei nº 78, de autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB), regulamenta o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de identificação de pessoas com deficiência oculta, promovendo mais acessibilidade e respeito no atendimento a esse público.
Orçamento e planejamento
Por meio do Requerimento nº 369, as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas solicitaram a realização de audiência pública no dia 26 de junho para debater o Projeto de Lei nº 68, que trata das diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2026.
Infraestrutura e urbanismo
O vereador Eduardo Preto também apresentou o Requerimento nº 370, solicitando a implantação de um “Ponto Certo” – área de descarte legal – no bairro Dona Gregória. Já o vereador PC Landim (Avante) pediu, através do Requerimento nº 379, a implantação da mesma estrutura no bairro Canelas.
No Requerimento nº 376, a vereadora Carol Figueiredo (PL) cobrou a revitalização da praça do bairro Edgar Pereira e a instalação de uma academia ao ar livre no local. O vereador Odair Ferreira (União), por meio do Requerimento nº 377, solicitou estudo para a revitalização do Parque Natural Municipal Lagoa dos Portugueses, localizado no bairro Belvedere.
O vereador Ailton do Vilage (MDB), por sua vez, requereu, no Requerimento nº 378, que a COPASA realize o conserto definitivo da tubulação de esgoto na Rua Ruy de Albuquerque, no bairro Village I. Por fim, o vereador Marcos Nem (Pode), com o Requerimento nº 383, pediu a implantação de faixas elevadas na Rua Geraldinho Machado, no bairro Santos Reis, para reduzir os riscos de acidentes no local.
Mobilidade urbana e trânsito
O vereador Soter Magno (PSD), no Requerimento nº 371, solicitou a instalação de um semáforo na Rua Raul Corrêa, esquina com a Rua Aimorés, no bairro Cândida Câmara. Já o vereador Wilton Dias (Avante), por meio do Requerimento nº 373, pediu a instalação de dois redutores de velocidade e uma faixa elevada na Avenida Governador Magalhães Pinto, em frente ao Max Min Clube.
Assistência social
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB), no Requerimento nº 374, solicitou estudo e implantação de um CRAS Rural (Centro de Referência de Assistência Social) para atendimento à população da região Sul de Montes Claros.
Educação e cultura
A realização de audiência pública no dia 29 de maio para discutir a implantação do Programa Capoeira na Escola nas unidades da rede municipal foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), no Requerimento nº 375.
Saúde
O vereador Daniel Dias, por meio do Requerimento nº 380, solicitou a realização de um mutirão para confecção de próteses odontológicas (unitárias, parciais e totais) em Montes Claros, visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal.
Esporte e lazer
O vereador Igor Dias (PRD), no Requerimento nº 381, cobrou a construção de um kartódromo na cidade, como forma de incentivar mais uma modalidade esportiva e ampliar as opções de lazer e entretenimento.
Meio ambiente e bem-estar animal
A vereadora Ceci Protetora (PRD), por meio do Requerimento nº 382, propôs a criação de espaços reservados nos parques municipais para a realização de eventos de adoção de cães e gatos, em parceria com organizações de proteção animal, como parte do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos.
Valorização do servidor público
Por fim, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), no Requerimento nº 372, solicitou ao Executivo a concessão de benefícios como quinquênio, férias-prêmio e adicional de 1/6 de salário aos servidores públicos municipais efetivos admitidos após 31 de dezembro de 2003, como forma de garantir isonomia e valorização desses profissionais.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Legislativo aprova requerimentos
Por Rayhanne Tallis
Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22/05), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou quatro requerimentos. Entre os destaques, o Requerimento nº 388, de autoria do vereador Ailton do Vilage (MDB), propõe a criação de um cadastro municipal de mães atípicas, com atenção especial às mães solo. O objetivo é identificar essas famílias para garantir a elas atendimento especializado nas áreas de saúde e assistência social.
Segundo o vereador, objetivo é mapear essas famílias para oferecer suporte na área da saúde e assistência social, com atendimento de psicólogos, assistentes sociais, pediatras e outros profissionais, considerando que muitas enfrentam abandono paterno, sobrecarga emocional e financeira.
No Requerimento nº 387, o vereador Eduardo Preto (Pode) cobrou a construção de uma faixa de desaceleração e melhorias na sinalização no acesso ao bairro Vila Sion, pela rodovia BR-135. Ele explica que a entrada atual do bairro apresenta risco constante de acidentes, devido à ausência de sinalização eficiente, especialmente nos horários de maior fluxos e á noite.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) propôs, no Requerimento nº 386, a criação do “Dia D contra Fraudes no INSS”, uma iniciativa que pretende promover uma força-tarefa no município para identificar e apurar irregularidades contra beneficiários da Previdência Social, especialmente os idosos, que são os mais vulneráveis a esse tipo de crime.
Por fim, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) apresentou Requerimento nº 385 solicitando a inclusão de imóveis rurais no Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB). A proposta busca atender comunidades da zona rural que ainda não têm acesso a serviços básicos como água encanada e energia elétrica por falta de documentação legal.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Noite de homenagens na Câmara de Montes Claros
Por Christine Antonini
Na noite dessa quinta-feira (22/5), a Câmara de Montes Claros promoveu homenagens ao professor Gilson José Fróes e ao Instituto Vigilantes do Norte (IVGN). O evento foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) e contou com a participação de lojas maçônicas, autoridades civis e militares, professores da Unimontes e representantes políticos da cidade de Grão Mogol.
Gilson José Fróes foi agraciado com o título de Cidadão Honorário. Ele é natural de Grão Mogol e mudou-se, ainda muito jovem, para Montes Claros com intuito de concluir os estudos. Graduado em Filosofia com extensão acadêmica filantrópica, ajuda centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. O autor da proposição, vereador Cláudio Rodrigues destacou o trabalho do professor como coordenador setorial do Programa Alfabetização solidária (2000 a 2008), promovendo educação às comunidades do Nordeste e Norte do Brasil – o mesmo projeto se estendeu em Timor Leste, na Ásia (2001 a 2003).
“A grandeza de um homem não se mede apenas por suas conquistas pessoais, mas pelo impacto que ele gera na vida dos outros. O professor Gilson Fróes é, sem dúvida, uma dessas figuras raras que fazem da educação um instrumento de libertação. Da solidariedade uma missão de vida e da cidadania um exercício diário”, enfatizou o vereador.
Gilson Fróes agradeceu a todos pelas palavras e principalmente pela presença da família. “Somos uma família humilde de 12 irmãos, e meu sonho era terminar pelo menos o ensino médio. Vim para Montes Claros para concluir esse sonho e acabei realizando, junto com a Unimontes, o sonho de muitas pessoas no quesito educação”, afirmou o homenageado.
Durante a pandemia, Gilson Fróes coordenou a captação, organização e doação de aproximadamente 11 mil cestas básicas – ação que lhe rendeu homenagem do Projeto Mesa Brasil Sesc em 2024. Foi reconhecido com o prêmio Destaque em Educação pelo Rotary Montes Claros e outros prêmios no Ceará e agraciado pela Medalha da Inconfidência – honraria do Governo de Minas Gerais. Ele também é membro ativo da Loja Maçônica Vigilantes do Norte.
O secretário Municipal de Educação, Charles Gutemberg, ressaltou a ética e o compromisso que marcam a trajetória do professor Gilson Fróes em Montes Claros e em outras cidades até mesmo em outro continente. De acordo com o secretário, o homenageado contribui de forma efetiva com a formação de cidadãos, sempre enfatizando o espírito crítico, se comprometendo com uma sociedade mais justa e igualitária.
NA EDUCAÇÃO
Gilson Fróes foi coordenador de Alfabetização de Jovens e Adultos pela Unimontes, tutor do curso de Técnico de Meio Ambiente do INFMG e professor do ProJovem Urbano. O ex-reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza destacou o espírito de solidariedade do homenageado e que isso é um dos propósitos da maçonaria: trabalhar em prol da nobreza e generosidade. Já o ex-reitor, Paulo César de Almeida, pontuou a contribuição que Gilson deu para a sociedade e filantropia.
Entre muitas premiações e projetos, em 2002, Gilson Fróes foi indicado à Comenda da Ordem do Rio Branco – honraria do Ministério das Relações Exteriores por serviços prestados fora do Brasil.
SOBRE O INSTITUTO VIGILANTES DO NORTE
O Instituto Vigilantes do Norte (IVGN) foi criado em 2009 por Gilson Fróes, sendo uma instituição sem fins lucrativos, formada pelo de Homens Livres e de Bons Costumes, da Loja Maçônica Vigilantes do Norte. O intuito do IVGN é atuar em projetos de capacitação profissional para geração de renda para a população através da criação de e implantação de ferramentas para o desenvolvimento de atividades de lazer e assistência social.
De acordo com o venerável mestre da Loja Maçônica Arlindo dos Santos e Membro do IVGN, Lincoln Wagner de Queiroz Veloso, em 2016, as duas lojas uniram-se para desenvolver projetos, recebendo a chancela, tomando como base 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que foram adotados pela ONU – no Brasil. Os projetos acontecem em Minas Gerais, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Buscamos incentivar à instrução e à cultura em todos os seus níveis, promovendo ética, paz, cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais. Como precursor deste projeto, Gilson é incansável na busca em melhorar a qualidade de vida da sociedade e nunca mediu esforços para que alcancemos nossos objetivos”, finalizou o venerável mestre.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara promove semana com audiências públicas e reunião especial
Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza uma intensa agenda de atividades na próxima semana, marcada por três audiências públicas e uma reunião especial, além da reunião ordinária que acontece toda terça-feira às 7h45.
Na quarta-feira (28), a programação segue com duas audiências públicas voltadas à prestação de contas do primeiro quadrimestre do exercício de 2025. Às 8h, a Secretaria Municipal de Finanças apresentará a prestação de contas referente ao 1º quadrimestre deste ano. Em seguida, às 9h, será a vez da Secretaria Municipal de Saúde, realizar a prestação de contas do mesmo período.
Na quinta-feira (29), a partir das 8h, acontecerá o IV Encontro de Presidentes de Associações Comunitárias Urbanas e Rurais de Montes Claros, em parceria com a Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros (CORDAM) e com o apoio da 11° Subseção da OAB Montes Claros. O evento é uma iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
Encerrando a programação da semana, ainda na quinta-feira, às 19h, será realizada uma Audiência Pública sobre a implantação do Programa Capoeira na Escola. Proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), a audiência discutirá a inclusão da capoeira como atividade educativa e cultural nas escolas do município.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamentares solicitam instalação de Ponto Certo
Por Christine Antonini
Visando evitar o descarte irregular de resíduos, que pode causar problemas ambientais como a contaminação do solo e da água, além de problemas de saúde pública, os vereadores da Câmara de Montes Claros, PC Landim (Avante) e Eduardo Preto (Pode) solicitaram a implantação do chamado “Ponto Certo” em alguns bairros da cidade.
O Ponto Certo, no âmbito ambiental, refere-se a um local designado para o descarte correto de resíduos, geralmente resíduos da construção civil, podas e materiais volumosos. Em Montes Claros, a Prefeitura utiliza o termo para identificar um local seguro e gratuito onde a população possa descartar esses resíduos de forma adequada.
O vereador PC Landim, através do requerimento n°379/2025, pediu a colocação de Ponto Certo no bairro Canelas. De acordo o parlamentar, no bairro já existe um casco para o recebimento de materiais coletados por carroceiros. Porém, o Ponto Certo garantirá melhorias para toda população, tendo em vista que os resíduos poderão ser descartados para reciclagem.
“Além disso, a estrutura oferecida por esse local adequado, ajudará a amenizar a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti”, pontuou Landim.
Já o requerimento n°370/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto, solicita a implantação de Ponto Certo em frente ao número 519, na rua Altamiro Parrela, esquina com a rua José Maria Souto, no bairro Dona Gregória. Para o vereador, a solicitação tem como objetivo oferecer à população da região local adequado e regularizado para descarte de materiais inservíveis, resíduos sólidos e pequenos volumes de entulho.
“Assim, contribuímos para a redução de descartes irregulares em vias públicas e terrenos baldios.
Além disso, reforça as políticas de educação ambiental e o compromisso com a gestão responsável dos resíduos sólidos no município”, ressaltou Preto.
Segundo a Prefeitura de Montes Claros, o Ponto Certo não é específico para carroceiros, mas para toda população, pois também é uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), contendo caçambas com descarte específico de cada material. Os materiais descartados passam por triagem, onde são separados os resíduos próprios para a reciclagem.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara cria Medalha Humberto Souto
Arthur Amorim Jr.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (27/5), a Câmara de Montes Claros aprovou sete projetos de Resolução e de Lei, com foco em títulos, criação de Medalha e Frente Parlamentar, além de nomes de logradouros.
Destaque para o de nº 9 de 2025, de iniciativa do vereador Odair Ferreira (União), que cria a Medalha de Mérito Humberto Guimarães Souto. O parlamentar justificou que está entre as maiores honrarias criadas por esta Casa, para que anualmente, todo dia 13 de outubro - considerada uma das datas do aniversário de Montes Claros - uma personalidade será homenageada pelos relevantes serviços prestados ao município, observando um currículo de caráter e ética. “Esta comenda é muito pouco por aquilo que o prefeito representou, mas é o que temos de melhor para oferecê-lo.” destacou.
Já o projeto nº 36 de 2025, concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região – CREFITO-4, de autoria do vereador Marlus do Independência (PSD). A iniciativa, segundo o parlamentar, é de homenagear a entidade que sempre buscou defender a profissão, promovendo capacitações e apoiando a valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.
Enquanto o de nº 31 de 2025, proposta de autoria do vereador PC Landim (Avante), institui a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência e Desenvolvimento Social no Município de Montes Claros e dá outras providências. Em sua justificativa, o vereador explicou que a proposta é para que a Casa acompanhe de perto, por meio de debates e na sugestão de propostas, a partir de reuniões semanais, com gestores da assistência social, visando o desenvolvimento do município.
Também foi aprovada a proposta nº 34 de 2025, de iniciativa do vereador Igor Dias (PRD), que concede o título de Cidadão Benemérito ao advogado Christoff Rafael Gomes Freitas.
Por fim, foi aprovado o de nº 35 de 2025, que concede o título de Cidadão Benemérito ao advogado Fellipe André Souza Freitas, de autoria do vereador PC Landim.
OUTROS PROJETOS
Ainda durante a sessão ordinária, foi aprovado o PL nº 79 de 2025, de autoria do vereador Eduardo Preto, que denomina Praça José Rodrigues Neves, no Bairro Maria Cândida.
Enquanto o PL nº 85 de 2025, do Executivo Municipal, que também foi aprovado, concede autorização legislativa que especifica e denomina logradouros públicos.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Anteprojeto garante folga para servidor no dia do aniversário
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (27/5), a Câmara de Vereadores aprovou 16 requerimentos que buscam melhorias para os setores de educação, saúde e infraestrutura. Entre as propostas aprovadas, está o anteprojeto de lei (n°396/2025), que garante ao servidor público municipal a dispensa de expediente no dia do seu aniversário. A proposta é do vereador Wilton Dias (Avante).
De acordo com o anteprojeto de lei acrescenta o artigo 117-A à Lei nº 3.175/2003 – Estatuto do Servidor Público do Município de Montes Claros – caso a data do aniversário recair durante o fim de semana ou feriado, o servidor poderá gozar da folga no próximo dia útil – a mesma medida vale para as férias.
“A medida, de caráter simbólica, contribuirá para o bem-estar e a motivação dos servidores, fortalecendo o vínculo com o serviço público e promovendo um ambiente de trabalho mais humanizado”, explicou o vereador Wilton.
Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo – esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.
INFRAESTRUTURA
Também foram aprovados requerimentos solicitando melhorias na infraestrutura do município, como construção de praças, instalação de semáforos e recapeamento. De autoria do vereador Soter Magno (PSD), o requerimento n°391/2025 solicita a substituição das lâmpadas de led localizadas na entrada do bairro Jardim Liberdade - na avenida Corinto Crisóstomo Freire – dando acesso à ponte que liga a rua José Joaquim da Silva Xavier.
Outro requerimento que também trata sobre iluminação pública é o de n°405/2025, de autoria do vereador PC Landim (Avante), solicitando, urgente, melhoria na iluminação e reforço na segurança no bairro Distrito Industrial.
De iniciativa da vereadora Carol Figueiredo (PL), o requerimento n°392/2025 pede estudo técnico e ambiental para avaliar a possibilidade de poda de tabuas que estão em torno da lagoa do Parque Municipal Milton Prates.
O requerimento n°393/2025 encaminha ofício ao prefeito Guilherme Augusto Guimarães, solicitando reforma da praça do bairro Vera Cruz. A proposta é do Eldair Samambaia – de acordo com ele, a situação atual é precária e sem condições de uso.
Através do ofício n°395/2025, o vereador Marcos Nem (Pode) pede providências para a instalação de faixa elevada e placas de sinalização na rua João Martins no bairro Alice Maia. De autoria do vereador Ailton do Vilage (MDB), o requerimento n°402/2025 reivindica a continuidade do asfaltamento da avenida 200, no trecho que liga a avenida da Estrada da Produção à Rui de Albuquerque. No mesmo documento, o parlamentar solicita a construção de pista de caminhada ao longo da referida via.
Já o vereador Raimundo do INSS (PDT) encaminhou ofício ao Executivo, solicitando a limpeza de área pertencente à prefeitura, localizada na rua Ouvernor Fernandes, no bairro Edgar Pereira.
EDUCAÇÃO
Foi aprovado ofício da vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitando estudo técnico acerca dos gestores das unidades públicas municipais, escolas e Cemeis, no intuito de minimizar os prejuízos e garantir os direitos para servidores que ocupam cargos comissionados na direção destas unidades. Segundo a vereadora, estes servidores são prejudicados por não terem o tempo de serviço computado no período que exercem função de gestores, no que tange às designações e outros direitos.
OUTROS ASSUNTOS
De iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), o requerimento n°390/2025 solicita a criação de Parque Multiuso para a prática de esportes equestres, para realização de campeonatos como de marcha e provas de vaquejada, eventos de rodeio, entre outros. O requerimento n°394/2025, do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicita a construção de quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol gramado no bairro Vila Castelo Branco.
Através do requerimento n°394/2025, o vereador Igor Dias (PRD), solicita a criação de pista de atletismo no município. Já o de n°398/2025, do vereador Odair Ferreira (União) pede a implantação de Centro de Especialidades Odontológicas na região do Grande Delfino.
Visando a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Professora Iara Pimentel (PT), solicitam arrecadação de roupas de frio. O primeiro requerimento (n°399/2025), reivindica ao Executivo a aquisição de cobertores, com intuito de fortalecer o enfrentamento ao frio intenso, que está começando na cidade – vereadora Professora Iara Pimentel.
Já o requerimento (n°404/2025), pede ao secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg, a criação de programa emergencial para entrega de agasalhos, meias e cobertores aos alunos da rede municipal em situação de vulnerabilidade social – vereador Eduardo Preto.
Também foi aprovado ofício n°400/2025, de autoria do vereador Rodrigo Cadeirante, solicitando, que sejam disponibilizadas cadeiras de rodas em todos os órgãos públicos municipais – conforme o artigo 12-A da Lei nº 10.098/2000 e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garantem o direito à acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.
EVENTOS
12/06/2025 – 10h – Audiência pública para discutir sobre a prestação de serviços de água e esgoto sanitário no município de Montes Claros e suas consequências – Autores: Vereadores Wilton Dias e Crisóstomo da Minas Brasil.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Prestação de contas da Prefeitura de Montes Claros não apresenta superavit
Por Christine Antonini
A Prefeitura de Montes Claros apresentou à Câmara de Vereadores, a prestação de contas do município referente ao primeiro quadrimestre de 2025. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (28/5) e contou com a participação de membros da Secretaria de Finanças e dos parlamentares.
A prestação de contas tem caráter legal – lei complementar n°101/2000 / Lei de Responsabilidade Fiscal – no qual a Prefeitura de Montes deve prestar contas para o legislativo municipal nos meses de maio, setembro e fevereiro.
Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Finanças, a arrecadação municipal, no geral, está melhor do que a do ano passado, cerca de 11% a mais. A receita prevista para o ano é de R$ 2.286.822.600,00 – sendo arrecadado no primeiro quadrimestre R$ 659.968.171,34 – com um deficit orçamentário de R$ 1.626.854.425,66. Mesmo sem apresentar superavit, o secretário de Finanças, Willian César Rocha explicou que esse deficit é comum, uma vez que os gastos são referentes apenas dos quatro primeiros meses do ano e que ao longo dos meses os valores serão compatíveis com o que está previsto.
Nos primeiros quatro meses, de todas as principais receitas correntes a previsão anual de arrecadação é de R$ 178.567.100,00 – sendo arrecadado R$ 54.180.756,99. Lembrando que muitos moradores ainda estão pagando o IPTU e o IPVA, o que gera essa arrecadação mais baixa.
Por lei, o município deve investir 25% na Educação, até o momento foram aplicados 15%, ou seja, R$ 48.280.605,47 – deixando em caixa R$ 29.560.383,93. Já na Saúde, 15% deve ser utilizado e foram aplicados, de janeiro a abril, 16,55% - valor a mais do que previsto na lei. Sendo R$85.686.313,66 de despesa empenhada e utilizada R$ 51.529.224,05.
Confira alguns números apresentados em relação ao que deveria ser arrecadado pelo município e ao que foi recebido:
IPTU – Previsão R$ 110.000.000,00 / Arrecadado R$ 13.674.546,89
SUS – Previsão R$ 436.850.000,00 / Arrecadado R$ 170.594.677,64
Fundeb – Previsão R$ 330.000.000,00 / Arrecadado R$ 94.568.736,18
______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Contas da saúde em pauta
Por Gissele Niza
A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realizou, nesta quarta-feira (28/5), no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para a apresentação do relatório referente ao primeiro quadrimestre do exercício de 2025. A atividade atende a uma exigência legal prevista pela Lei nº 141/2012.
Estiveram presentes na audiência vereadores; o secretário municipal de Saúde, Eduardo Luiz da Silva; o subsecretário de Atenção Básica, João Alves Pereira; a subsecretária de Gestão Hospitalar, Patrícia Ferreira Costa; o coordenador de Indicadores e Regulação, Frederico do Couto Drumond; além de técnicos e assistentes da Secretaria Municipal de Saúde.
O público acompanhou a sessão de forma presencial e também remotamente, por meio da TV Câmara e do canal oficial da Câmara no YouTube.
Conforme apresentação feita o coordenador de Indicadores e Regulação, Frederico do Couto Drumond, a receita total da pasta para o período foi de R$ 271.150.017,84, enquanto a despesa liquida foi de R$ 233.722.665,60. Os investimentos feitos no setor hospitalar e ambulatorial foram de R$136.392.912,04, sendo R$65.250.894,02 para a Santa Casa, R$ 23.677.001,50 para o Dílson Godinho, R$ 20.260.454,18 para o Aroldo Tourinho, R$ 7.846.683,56 para o Hospital Universitário Clemente de Faria e R$ 19.357.878,78 para o Mário Ribeiro.
Serviços especializados de reabilitação em deficiência intelectual: Apae – R$ 756.000,00; Fundação Clarice Albuquerque – R$ 42.337,32 e; Capelo Gaivota – R$ 33.785,04; Tratamento Fora do Domicílio (TFD) – R$ 703.904,51; Assistência Farmacêutica – R$ 1.123.881,02; produções laboratórios de análises clínicas – R$ 1.833.121,72; consultas e exames com tabela diferenciada – R$ 1.590.902,05.
Atendimentos
Na atenção primária à saúde foram atendidas 1.800.663 pessoas; na saúde bucal, foram 287.440; no Programa Consultório na Rua, 8.439; no Melhor em Casa, 16.428; no Saúde da Mulher, 13.371; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – 24.065 atendimentos; Pronto Atendimento Dr. Alpheu de Quadros – 107.632; UPA Chiquinho Guimarães – 155.687; Policlínica Dr. José Carlos do Espírito Santo – 10.666.
No Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti foram realizadas 214.373 visitas domiciliares. Foram castrados 470 animais – cães e gatos; na Vigilância Sanitária foram 3.683 atendimentos; Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atenção Especializada (SAE) – 3.601 consultas especializadas realizadas; 749 exames de hanseníase, leishmaniose e VDRL no SAE ampliado; e 8.613 testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.
Os vereadores acompanharam de forma presencial os trabalhos e, ao final da apresentação, fizeram questionamentos, que foram respondidos pelo secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva. O município aplicou 16,55% de recursos próprios e despesas liquidadas com recursos próprios aplicados em saúde no valor R$ 51.529.224,05 no 1º quadrimestre de 2025. De acordo com a Lei Complementar 141/12 a despesa mínima a ser aplicada é de 15%.
O secretário destacou o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento da pasta para o ano. “Nós fizemos uma programação anual, que foi apresentada e aprovada pelo Conselho, e o relatório quadrimestral segue essa programação. Avaliamos muito positivamente os indicadores, pois cumprimos praticamente 100% daquilo que foi planejado. Isso mostra que o planejamento está alinhado com a estrutura da Prefeitura, com as necessidades da população e com as diretrizes do prefeito Guilherme Guimarães e do vice-prefeito Otávio Rocha na condução da saúde pública”, afirmou.
Eduardo Luiz também reforçou o compromisso da gestão com a qualidade no atendimento, ao afirmar que “seguiremos cumprindo a missão de oferecer uma saúde cada vez melhor, com base em planejamento, transparência e valorização da equipe de trabalhadores da saúde.”
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara realiza IV Encontro de Presidentes de Associações Comunitárias
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta quinta-feira (29), o IV Encontro de Presidentes de Associações Comunitárias Urbanas e Rurais do Município. O evento reuniu líderes comunitários, autoridades e especialistas para discutir o fortalecimento das entidades do terceiro setor e os caminhos para acesso a recursos públicos. A iniciativa foi do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), em parceria com a Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros (CORDAM), com apoio da 11ª Subseção da OAB Montes Claros.
O parlamentar destacou a importância das associações e do trabalho voluntário desenvolvido por seus presidentes. Enfatizou, ainda, a relevância do seminário como espaço para troca de experiências, debate sobre políticas públicas e incentivo à participação popular.
Abrindo o ciclo de palestras, o deputado federal Marcelo Freitas (União) ressaltou a necessidade de que as entidades estejam legalmente constituídas e com toda a documentação regularizada para poderem receber verbas públicas e investimentos destinados às comunidades.
Na sequência, o delegado da Receita Federal, Felipe Araújo, reforçou esse ponto, explicando que as associações podem ter acesso às mercadorias apreendidas, que podem ser doadas para a realização de bazares comunitários e geração de renda para a própria entidade. No entanto, para viabilizar esse tipo de benefício, é imprescindível que as associações mantenham o CNPJ ativo e possuam todas as certidões de regularidade exigidas pelos órgãos competentes.
A representante do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), Karla Eriely Magalhães, destacou a importância das parcerias com instituições públicas e as oportunidades de acesso a recursos, mediante a capacidade técnica, transparência e compromisso com a justiça social. Já o representante da Emater, Mateus Felipe, abordou o tema "Economia Solidária, Projetos Produtivos e Sustentabilidade", apresentando alternativas de geração de renda e sustentabilidade para o terceiro setor.
O evento também contou com a participação do Cartório de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Montes Claros. As advogadas Andreia Lais e Elida Lima ministraram palestra sobre a regularização jurídica e fiscal de entidades do terceiro setor, com base nas resoluções vigentes.
Representando a Cordam, Celso Nunes destacou a importância do seminário como instrumento de aproximação entre as associações e o poder público. Ele enfatizou que o conhecimento é fundamental para o fortalecimento das entidades e para sua atuação efetiva junto às comunidades. “Precisamos refletir sobre o quanto ainda temos que avançar. Hoje, cerca de 80% das associações estão inativas por falta de conhecimento”, alertou. Ao final, agradeceu à Câmara Municipal pelo apoio e ressaltou o papel do Legislativo na promoção de iniciativas que fortalecem o terceiro setor.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara cobra regularidade na distribuição de fraldas geriátricas
Por Arthur Amorim Jr.
Em reunião ordinária desta semana, o vereador Ailton do Vilage (MDB) cobrou da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros a regularidade na distribuição das fraldas geriátricas e a manutenção do ponto anterior, no Mercado Sul.
O parlamentar denunciou a burocracia na distribuição do produto e a mudança que passou a ser feita nas farmácias populares, além de reduzir o número que era de 120 para 40, com a entrega intercalada em semanas alternadas.
Outra situação apresentada pelo vereador foi sobre a procuração que os acamados fazem para os seus familiares, com valor de R$ 200,00, referente a seis meses, sendo que anteriormente o valor era para 12 meses (ano).
“Queremos pedir à Secretaria de Saúde que possa rever essa situação e mudar esses novos critérios, para que entreguem normalmente as fraldas geriátricas aos acamados, como acontecia anteriormente, no Mercado Sul.”
SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DAS FRALDAS GERIÁTRICAS
A prefeitura de Montes Claros pode fornecer fraldas geriátricas por meio do Programa Farmácia Popular. Idosos e pessoas com deficiência que necessitam de fraldas descartáveis podem obter acesso gratuito, apresentando prescrição, laudo ou atestado médico comprovando a necessidade. Além disso, a prefeitura pode realizar licitações para contratar a aquisição de fraldas geriátricas para atender à demanda da população, incluindo idosos e pessoas com deficiência.
O Programa Farmácia Popular do Brasil oferece fraldas geriátricas gratuitas para beneficiários do Bolsa Família e com 90% de desconto para toda a população, conforme informações do Ministério da Saúde. Para retirar as fraldas pela Farmácia Popular, é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF. Além disso, é importante ter uma prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso das fraldas. A distribuição gratuita de fraldas geriátricas pode ser direcionada a idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de carência econômica.
____________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereador orienta como evitar golpes
Por Christine Antonini
Nesta semana o Governo Federal anunciou que as pessoas lesadas pela fraude no INSS serão ressarcidas até o final de dezembro. As investigações constataram que o golpe acontece desde 2019 – gerando prejuízo para aposentados e pensionistas em mais de R$ 6 bilhões. Visando este cenário, o vereador Raimundo do INSS alerta como evitar cair no golpe e como as vítimas podem buscar o reembolso.
De acordo com as investigações, no suposto esquema, associações ofereciam serviços sem ter estrutura, como desconto em academias e planos de saúde, e falsificavam as assinaturas dos beneficiários do INSS. O vereador Raimundo pontuou que este tipo de crime acontece com frequência, principalmente depois da informatização dos documentos, onde encontram documentos e dados sobre a vida financeira do pensionista.
“É preciso ficar atento ao extrato bancário, verificando se há descontos indevidos e se for constatado, procurar o banco para uma possível solução”, ressaltou Raimundo.
O vereador ainda destaca que a fraude no INSS é uma “covardia” com a população. Pois, o valor recebido muitas vezes é para o sustento do beneficiário. Segundo ele, seu gabinete tem recebido inúmeras pessoas que foram lesadas ou que estão com medo.
“O aposentado/pensionista pode acessar o aplicativo Meu INSS, procurar agências dos Correios (que também estão recebendo denúncias) ou ligar no telefone 135 para averiguar suas contas ou também para tirar dúvidas”, destacou o parlamentar.
Vale ressaltar que esses golpes podem acontecer por telefone, e-mail, mensagens de texto ou até mesmo por redes sociais. Os criminosos costumam solicitar dados pessoais, senhas, números de documentos ou até valores em dinheiro, prometendo benefícios, empréstimos ou a liberação de benefícios previdenciários.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Programa Capoeira na Escola é tema de audiência
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta quinta-feira (29/5), audiência pública para debater a implantação do Programa Capoeira na Escola, anteprojeto de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT). A iniciativa busca reconhecer e institucionalizar a capoeira como prática pedagógica, cultural e esportiva no ambiente escolar, fortalecendo sua presença na educação básica da rede municipal.
O encontro foi marcado pela presença de mestres de capoeira, educadores, representantes da sociedade civil e de órgãos públicos ligados ao esporte e à educação, todos unidos pelo objetivo de ampliar o diálogo sobre a valorização da capoeira como instrumento formativo.
Em sua fala, a vereadora proponente destacou os fundamentos do anteprojeto. “A capoeira vai muito além do jogo corporal. Ela é instrumento de inclusão, identidade, ancestralidade e resistência. Inserir a capoeira na escola é proporcionar às crianças e adolescentes o contato com uma expressão genuinamente brasileira, reconhecida internacionalmente, que une história, cultura e educação. A proposta nasce do diálogo com os mestres e mestres da nossa cidade, e visa institucionalizar essa prática como política pública permanente”.
A deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Leninha (PT), também se manifestou por vídeo, reforçando o compromisso com a pauta. “Este é um projeto muito importante. Acredito que a educação pode ser complementada com ações como a capoeira, que não é só um esporte, mas um modo de vida. Sabemos o quanto é fundamental, desde a infância, desenvolver outras habilidades nas crianças, oferecendo a elas e aos jovens um outro olhar sobre o mundo.”
Fredson Randey Gonçalves Dias, representante da Secretaria Municipal de Esportes, afirmou que a pasta está aberta ao diálogo e mencionou experiências já existentes. “Estamos extremamente abertos para conversar sobre as ações propostas. Na Praça de Esportes, por exemplo, temos um grupo de capoeira coordenado pelo mestre José Maria, às terças e quintas, às 18h30. A capoeira foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural brasileiro, o que reforça sua importância.”
Representante da capoeira local, Luciana de Fátima, expressou emoção com o momento. “É um sentimento de gratidão. Este é um momento histórico para a capoeira em Montes Claros. Pratico capoeira desde 1985 e não me lembro de algo assim antes. Precisamos da capoeira além das pernadas, como política pública, presente nas escolas e universidades.”
O professor de educação física e mestre de capoeira, Antonino Soares, ressaltou o impacto da proposta para o futuro. “Acredito que este é o primeiro passo em prol da capoeira, principalmente para as novas gerações. A capoeira traz desenvolvimento humano e precisa ter seu alcance ampliado.”
Já Wagner Ruas, o Mestre Aberrê, com 45 anos de prática, defendeu a valorização dos profissionais e o reconhecimento institucional. “A capoeira precisa do apoio do poder público. Ela carrega qualidades formativas e educativas. Represento Montes Claros em diversos países e também a velha guarda da capoeira. É preciso resgatar, valorizar e reconhecer nossos profissionais.”
Capoeira na Escola
O anteprojeto propõe a criação do Programa Capoeira na Escola como política pública no âmbito da rede municipal de ensino de Montes Claros. A proposta visa incorporar a capoeira como prática pedagógica, cultural e esportiva no currículo escolar, valorizando sua riqueza histórica, social e educativa.
A iniciativa reconhece a capoeira como uma expressão legítima da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural do Brasil pela UNESCO, e busca promover o acesso de crianças e adolescentes a essa manifestação ancestral por meio de aulas regulares e atividades extracurriculares.
Entre os objetivos do programa estão:
O fortalecimento da identidade cultural dos estudantes, com foco no respeito à diversidade étnico-racial;
O estímulo ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, através da musicalidade, do movimento e do jogo corporal da capoeira;
A valorização dos mestres e profissionais da capoeira, com a possibilidade de parcerias com grupos e entidades da cidade que já desenvolvem trabalhos reconhecidos na área;
A promoção da inclusão social e do combate ao preconceito racial, especialmente entre as crianças e jovens da rede pública.
O anteprojeto prevê, ainda, a regulamentação do programa com diretrizes pedagógicas específicas, formação continuada dos profissionais envolvidos e a inclusão da capoeira no calendário escolar de atividades artísticas e culturais.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram melhorias para a zona rural
Por Rayhanne Tallis
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, os vereadores deram destaque à situação das comunidades rurais, cobrando mais investimentos, infraestrutura e ações sociais que atendam efetivamente a população do campo.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) destacou o início da pavimentação nas ruas da comunidade de Campo do Engenho, considerada uma conquista significativa para os moradores. No entanto, ele ressalta que muito ainda precisa ser feito, especialmente em relação a manutenção das estradas rurais, que se encontram em condições precárias, dificultando o acesso e prejudicando a vida dos moradores.
O vereador Rena de Nova Esperança (União) fez um apelo pela criação de um CRAS rural, com atendimento voltado às comunidades . Segundo ele, mais de oito comunidades seriam beneficiadas, o que facilitaria o acesso da população aos serviços básicos.
“Temos pessoas que saem da zona rural e percorrem longas distâncias até Montes Claros apenas para fazer um simples cadastro. Isso precisa mudar. O CRAS rural é uma necessidade urgente”, destacou Rena.
Rena também solicitou melhorias na estrutura da quadra de esportes de Nova Esperança, que, necessita de cobertura, arquibancadas e reformas para atender de forma adequada às crianças e demais membros da comunidade.
O vereador Eldair Samambaia (PSD) destacou as péssimas condições de tráfego em comunidades como Vaca Morta, Furadinho, Barrocão, Tiririca, Marcela, entre outras, especialmente nas rotas do transporte escolar, que estão praticamente intransitáveis. Em sua fala, ele também cobrou o início do projeto de asfaltamento da comunidade de Tábuas, prometido desde o ano passado.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Agenda com audiência pública e reunião especial
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros terá na próxima semana, uma agenda com audiência pública e audiência pública, além da sessão ordinária, às 7h45, na terça-feira (03/6).
Na quinta-feira (05/6), Audiência Pública, de iniciativa do vereador Odair Ferreira (União), para discutir a situação dos moradores em situação de rua no bairro Santo Antônio, em especial na rua Santos, nas proximidades do local onde funcionava o antigo motel, que foi demolido em outubro de 2024.
Já na sexta-feira (06/6), às 19h, será realizada a Reunião Especial para entrega do Título de Cidadã Honorária de Montes Claros à Oficial do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros, Rosiane Rodrigues Vieira e Homenagem ao Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros pelos 154 anos de existência. O vereador Marcos Nem (Pode) é o autor das homenagens.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Novas iniciativas fortalecem políticas públicas no município
Entre os projetos aprovados estão: o Projeto de Lei nº 84/2025, de autoria do Executivo, que autoriza o repasse de R$ 2.013.327,80 à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER/MG; o Projeto de Resolução nº 37/2025, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), que concede o título de Cidadão Honorário ao empresário Paulo Elmo Pinheiro; o Projeto de Lei nº 83/2025, proposto pelo vereador Marcos Nem (Pode), que reconhece como de utilidade pública a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Paraíso dos Sonhos da Região do Mimoso; e o Projeto de Lei nº 88/2025, também de autoria do vereador Marcos Nem, que declara como de utilidade pública o Instituto Reconstruir.
Saúde
Na área da saúde, foram aprovados os seguintes requerimentos: o de nº 406/2025, do vereador Daniel Dias (PCdoB), que solicita o cumprimento da Lei Municipal nº 3.331/2004 quanto ao pagamento de adicional de 20% aos servidores da saúde mental; o de nº 408/2025, do vereador Eldair Samambaia (PSD), que pede a reforma e ampliação da unidade de saúde do distrito de Vila Nova de Minas; o de nº 412/2025, do vereador Ailton do Vilage (MDB), que propõe política pública de prevenção e conscientização sobre a bronquiolite; e o de nº 420/2025, da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que solicita a realização de audiência pública sobre a saúde mental dos profissionais da educação.
Infraestrutura
Em infraestrutura e mobilidade urbana, destacam-se os requerimentos: nº 407/2025, da vereadora Graça da Casa do Motor (União), que requer a manutenção de estradas rurais ligando a Vila Sion às comunidades de Antônio Olinto, Parque Verde, Mucambinho, Borá, Milivre, Vale Verde, Rio do Peixe, Quintas da Serra e Mirante dos Anjos; nº 410/2025, do vereador Marlus do Independência (PSD), que propõe a implantação do programa "Internet nas Praças" no Grande Independência; nº 411/2025, do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que solicita o asfaltamento da avenida que liga os bairros Vila Castelo Branco e Distrito Industrial; nº 413/2025, do vereador Soter Magno, que pede o alargamento da ponte da Sion, na Avenida Dulce Sarmento; nº 414/2025, do vereador Marcos Nem, que propõe a instalação de faixa elevada em frente à Escola Dona Vidinha Pires; e nº 417/2025, do vereador Odair Ferreira (União), que solicita a revitalização da Praça Doutora Zilda Arns Neumann.
Educação
Na educação, o requerimento nº 409/2025, do vereador Eduardo Preto (Pode), apresenta anteprojeto que cria curso pré-vestibular e preparatório para concursos públicos.
Assistência social
No campo da assistência social, o requerimento nº 418/2025, do vereador Rena de Nova Esperança (União), propõe estudo para a instalação de um CRAS Rural no distrito de Nova Esperança.
Meio ambiente
Na área do meio ambiente e sustentabilidade, o requerimento nº 421/2025, da vereadora Ceci Protetora (PRD), solicita a habilitação do município para recebimento do ICMS Ecológico.
Urbanismo
No setor de urbanismo e espaços públicos, foram aprovados os requerimentos: nº 415/2025, do vereador Igor Dias (PRD), que solicita a instalação de banheiros públicos autolimpantes em parques municipais; nº 416/2025, dos vereadores Eduardo Preto e Crisóstomo da Minas Brasil (União), que pedem iluminação nas pistas pavimentadas do Parque Milton Prates e em outros parques; e nº 419/2025, do vereador PC Landim (Avante), que requer banheiros públicos autolimpantes em praças e locais estratégicos da cidade.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Semana do Meio Ambiente
Por Rayhanne Tallis
A Semana do Meio Ambiente teve início no último domingo (2) e segue até o dia 7 de junho em Montes Claros, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade, da redução de resíduos e da reutilização e reciclagem de materiais. Em consonância com essa proposta, os vereadores apresentaram uma série de requerimentos, propondo melhorias estruturais e administrativas com foco ecológico.
Entre os destaques está o requerimento nº 415, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), que propõe a instalação de banheiros públicos autolimpantes nos parques municipais. Os primeiros locais indicados para receber os equipamentos são os parques Sagarana, Cândido Canela e Milton Prates. A medida visa modernizar a infraestrutura urbana com soluções sustentáveis, proporcionando mais conforto e higiene aos frequentadores desses espaços.
Complementando essa demanda, o requerimento nº 419, do vereador PC Landim (Avante), reforça a necessidade de banheiros públicos em pontos estratégicos da cidade, como nas praças Doutor Carlos e Coronel Ribeiro, no bairro Major Prates, Lagoa do Interlagos, entre outros, considerando locais de grande circulação de pessoas, com menor impacto ambiental.
Já o requerimento nº 416, apresentado pelos vereadores Eduardo Preto (Pode) e Crisóstomo da Minas Brasil (União), solicita a instalação de iluminação pública nas pistas pavimentadas do Parque Municipal Milton Prates, além de estender a demanda a outros parques públicos da cidade. A proposta busca incentivar o uso dos espaços verdes e ampliar a segurança dos usuários.
A vereadora Ceci Protetora (PRD) protocolou o requerimento nº 421, solicitando que a Prefeitura viabilize o cadastro de Montes Claros para o recebimento do ICMS Ecológico, a fim de melhorar e ampliar a gestão ambiental do município e contribuir com mais ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Servidores da saúde mental podem ter adicional garantido
Por Rayhanne Tallis
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, o vereador Daniel Dias (PCdoB), fez um pronunciamento cobrando da Prefeitura o cumprimento da Lei Municipal nº 3.331, de 23 de julho de 2004, que estabelece o pagamento de um adicional de 20% sobre o salário-mínimo aos servidores que atuam nas equipes de saúde mental do município.
A cobrança, por meio do requerimento nº 406, solicita providências imediatas quanto ao cumprimento da legislação. Segundo o parlamentar, embora a norma esteja em vigor há mais de duas décadas, os profissionais que lidam diretamente com pacientes com transtornos mentais e deficiência intelectual não vêm recebendo o adicional de periculosidade garantido em lei. “Não é apenas uma questão de direito legal, mas de reconhecimento humano. O profissional da saúde mental enfrenta, todos os dias, desafios que a maioria não vê e precisa ser valorizado por isso”, afirma o vereador.
A lei prevê o pagamento de um adicional equivalente a 20% do salário-mínimo vigente atualmente R$ 303,06 (trezentos e três reais e seis centavos) aos trabalhadores das equipes de saúde mental, como forma de compensação pelos riscos físicos e psicológicos inerentes à função. A atuação desses profissionais ocorre em diversos níveis do sistema de saúde: primária, como porta de entrada para os atendimentos; secundária, com diagnósticos e atendimentos especializados; e terciária, com intervenções de alta complexidade.
Segundo Daniel Dias, o trabalho com pessoas em sofrimento mental exige preparo técnico e emocional e representa um alto grau de desgaste e periculosidade, o que justifica a necessidade do pagamento do adicional.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Agenda da semana: Câmara realiza audiências públicas
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros terá, na próxima semana, agenda marcada com duas audiências públicas que discutirão temas de grande relevância para a população. Além da sessão ordinária, que acontece na terça-feira (10), às 7h45,
A primeira audiência será realizada na quinta-feira (12), às 10h, por iniciativa do vereador Wilton Dias (Avante), e abordará a prestação de serviços de água e esgoto sanitário. O debate visa discutir a qualidade dos serviços oferecidos à população, as responsabilidades das empresas prestadoras, além dos impactos sociais e ambientais provocados por eventuais falhas na infraestrutura de saneamento.
Na sexta-feira (13), às 19h, acontece a segunda audiência pública, proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), com foco na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Montes Claros. A iniciativa busca dar visibilidade aos desafios enfrentados por educadores, agravados pelas pressões cotidianas e sobrecarga de trabalho.
Os eventos também serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara, canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Chefe de cartório recebe título de Cidadã Honorária
Por Christine Antonini
Na última sexta-feira (6/6), a Câmara de Montes Claros, através de iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode), promoveu sessão de homenagem para entregar Título de Cidadã Honorária à oficial de cartório do 1° Registro de Imóveis, Rosiane Rodrigues Vieira. Na oportunidade, o parlamentar também prestou homenagem ao cartório pelos 154 anos de fundação no município. O evento contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães.
Nascida em Goiânia, Rosiane Rodrigues Vieira começou cedo sua vida no direito. Com apenas 16 anos de idade iniciou a graduação pela Universidade Federal de Goiás, formando aos 21 anos, no de 2007 – concluindo a especialização em Direito Constitucional em 2008. Em novembro de 2011, assumiu, por meio de concurso público, a delegação da Serventia de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos, Protestos e Tabelionato 2° de Notas da cidade de Paraíso – TO. No ano de 2013, também por meio de concurso, tornou-se titular do 1° Registro de Imóveis de Montes Claros.
“Com a atuação de Rosiane à frente do cartório, houve modernização nos processos de documentação e com isso tudo ficou mais rápido e acessível. Dando maior segurança para todos nós que, alguma vez na vida, precisaram utilizar os serviços. Além disso, Rosiane é humilde sempre pensando no bem do próximo, trabalhando em causas sociais e em defesa dos direitos das mulheres”, pontuou o proponente do evento, vereador Marcos Nem.
Antes de assumir o cartório de Montes Claros, Rosiane Vieira foi aprovada em diversos concursos de ampla concorrência. De acordo com Waldir da Paz Durães, um dos mais antigos ex-funcionários do 1° Registro de Imóveis, além do profissionalismo, a homenageada, trata todos os colaboradores com senso de justiça e solidariedade. “O Título de Cidadã Honorária é um presente para senhora, e nossa cidade ganha com o exemplo de ser humano que você é”, afirmou Waldir.
A homenageada também é diretora-presidente do Instituto Roseiral, que é uma associação privada sem fins lucrativos que atua de forma direta e permanente na promoção e defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero e na luta pelo empoderamento feminino.
Advogado e membro do Instituto Roseiral, Eduardo Barbosa enfatizou os serviços comunitários prestados por Rosiane Vieira, pontuando a sua incansável luta pelos direitos das mulheres. Como a criação do projeto “Rosas para Joaquina”, onde atua diariamente no combate à discriminação e na promoção da igualdade de gênero. “Ela é a voz e a esperança para tantos e tantas que buscam por justiça e respeito”, disse.
Durante seu discurso a homenageada, contou como foi sua infância até chegar a assumir um cartório em Montes Claros. Ela declarou que por muitos anos, um dos seus sonhos era ser reconhecida como cidadã montes-clarense. Rosiane agradeceu ao direito por ajudá-la a fomentar sua carreira e ressaltou que nada adiantaria se não tivesse o apoio de sua família.
“Tonando agora uma cidadã montes-clarense, isso traz um compromisso maior: à frente do cartório e também como munícipe. Sonho com um Montes Claros de qualidade melhor de vida e equidade de gênero”, defendeu.
SOBRE O CARTÓRIO
O Cartório de Ofício do 1° Registro de Imóveis de Montes Claros foi fundado em 8 de junho de 1871, completando 154 anos. O cartório é responsável pelas cidades de Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento – com diversas certificações de qualidade e gestão, participando do Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – nos últimos anos recebeu a maior categoria “Diamante”.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Montes Claros terá 20 novos leitos de UTI Pediátrica
Por Rayhanne Tallis/Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, nesta terça-feira (10/6), quatro projetos importantes para a cidade. O destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei nº 106/2025, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o repasse de recursos para o custeio de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II Pediátrica.
A medida, de caráter excepcional e temporário, prevê um investimento superior a R$ 13 milhões — com recursos municipais e do Teto MAC — para garantir atendimento intensivo a crianças em situação crítica, diante do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na cidade. O projeto é uma resposta à alta taxa de ocupação dos leitos pediátricos na cidade, que já chega a 85% em alguns hospitais. Os novos leitos deverão ser contratualizados com hospitais locais e ficarão sob monitoramento direto da Secretaria Municipal de Saúde.
Também foi aprovado o PL nº 98/2025, que retifica a descrição de imóvel e convalida a doação de terreno ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), destinado à expansão das atividades educacionais no bairro Ibituruna.
A Casa ainda aprovou dois Projetos de Resolução que concedem o Título de Cidadão Honorário de Montes Claros a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do município: o engenheiro Nelson Fonseca Leite, homenageado pelo vereador Eduardo Preto (Pode), e o empresário Pedro Ramos Pereira, indicado pelo vereador Raimundo do INSS (PDT).
Vista
Por fim, a vereadora Professora Iara Pimentel (PT) pediu vista do Projeto nº 42/2025, de autoria do presidente da Casa, Junior Martins (PP), que trata da filiação da Câmara Municipal à Associação para a Mobilização e União das Câmaras Municipais de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a atuação legislativa em âmbito estadual.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamentares cobram asfalto
Por Christine Antonini
Na sessão ordinária desta terça-feira (10/6), o Legislativo Municipal aprovou 13 requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura da cidade, com destaque especial para obras de pavimentação asfáltica. As solicitações, apresentadas por diversos vereadores, atendem a demandas antigas da população e visam melhorar a mobilidade urbana, promover mais segurança no trânsito e valorizar os bairros atendidos.
De iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode), o requerimento n°426/2025, solicita a manutenção e a realização do asfaltamento da rua Santa Cristina e limpeza (capina) da rua Afrânio Nunes Temponi, no bairro Vila Ipiranga. Já o requerimento do vereador Ailton do Vilage (MDB) solicita ao prefeito Guilherme Guimarães, o recapeamento asfáltico da rua Manoel Bandeira, no bairro Planalto.
O ofício n°427/2025, de autoria da vereadora Carol Figueiredo (PL), reivindica pavimentação asfáltica da rua Geralda Monteiro, nº 755, bairro Santo Amaro – beneficiando o Cemei Professora Udilma Porto de Souza. Segundo a parlamentar, moradores pedem dignidade, pois vivem há anos nessa rua sem asfalto.
“É um feito que vai trazer diversos benefícios como segurança, saúde, acessibilidade e bem-estar de toda a comunidade escolar e entorno”, justificou Figueiredo.
Também foram aprovados outros requerimentos voltados para infraestrutura, como o de n°422/2025, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), reivindicando, com urgência, a execução das obras de drenagem e recapeamento da rua Quinca Souto, especialmente a partir do nº 288, em toda sua extensão. De acordo com a parlamentar, a via encontra-se em condições extremamente precárias, apresentando crateras, buracos, desníveis acentuados, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
“Também coloca em risco a segurança da população local. Ressaltamos que a rua Quinca Souto é extensa e de grande circulação, servindo como importante via de acesso a outras regiões do bairro”, explicou Maria Helena.
De iniciativa do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) o ofício n°424/2025, solicitou a construção de passarela para pedestres e a melhoria na iluminação pública na entrada da rua João Xavier Mendonça, no bairro Vila Sion.
OUTROS REQUERIMENTOS
A vereadora Graça da Casa do Motor (União), n°423/2025 encaminhou requerimento solicitando a construção de uma Casa de Velório na Comunidade Rural de Campos Elíseos. O vereador Soter Magno (PSD) reivindica ao Executivo que seja feito acostamento das duas pistas de acesso ao Aeroporto de Montes Claros.
O requerimento n°428/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), solicita a criação de equipes permanentes de manutenção para os parques municipais da cidade. Segundo o vereador a medida visa garantir a conservação contínua dos espaços públicos destinados ao lazer, ao esporte e ao convívio da população.
“A falta de manutenção regular compromete a segurança dos frequentadores, a qualidade da infraestrutura e a preservação ambiental das áreas verdes”, defendeu Preto.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) expediu ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, com cópia ao secretário Vanderlino Silveira e ao diretor da Amasbe, solicitando a retomada da obra para finalizar o canal do Cintra, entre a avenida Coronel Luiz Maia e a praça das Tilápias. Cadeirante destacou que a medida é de suma importância, pois, dará fim a focos de doenças, lixo e entulho.
“Lembrando que a obra é esperada há mais de 50 anos e sua conclusão era compromisso do ex-prefeito Humberto Souto”, pontuou o parlamentar.
Visando fomentar a cultura local, o vereador Igor Dias (PRD), solicita ao prefeito Guilherme Guimarães, apoio institucional e logístico à realização de encontros e circuitos gastronômicos nas praças públicas do município, com apresentações musicais e valorização da culinária típica regional.
“A iniciativa visa promover a cultura, turismo, a economia e a valorização da gastronomia local, por meio de eventos que reúnem artistas, empreendedores, produtores e cozinheiros em espaços públicos, especialmente nas praças, que são pontos de encontro natural da comunidade”, explicou o parlamentar.
O requerimento n°432/2025, de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD) pede que o município ofereça o serviço de disposição final de cadáveres de animais domésticos para a população de baixa renda. A vereadora explica que o cadáver animal é classificado como resíduo de saúde e deve ter a destinação correta. No entanto, muitas vezes são enterrados em terrenos baldios ou até no quintal de casa.
Através do requerimento n°434/2025, a vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicita ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário de Saúde, o pagamento da produtividade para os profissionais que atuam na Atenção Básica ou Primária de Saúde. A vereadora pondera que as unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelos SUS, incluindo acolhimento com classificação de risco, consultas, saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, entre outros.
O vereador PC Landim (Avante) solicita ao prefeito Guilherme Guimarães, a implantação de uma quadra esportiva na futura praça pública do bairro Canelas II. Já outro requerimento do vereador Eduardo Preto, encaminha anteprojeto que "Institui o Programa de Garantia de Renda Mínima Associada a Ações Socioeducativas, Bolsa Escola.
___________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência exige melhorias nos serviços de água e esgoto
Gissele Niza
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12/6) na Câmara Municipal de Montes Claros audiência pública para debater a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
O encontro, proposto pelo vereador Wilton Dias (Avante), reuniu autoridades políticas, representantes de associações, membros do Executivo Municipal, da própria Copasa e cidadãos preocupados com a situação atual do serviço.
O vereador Wilton Dias destacou os graves problemas enfrentados pela população no fornecimento de água e tratamento de esgoto. “Temos uma água muitas vezes contaminada, um contrato de prestação de serviço que, na prática, se tornou contrato de exploração. A Copasa explora o cidadão montes-clarense, que paga caro e recebe um desserviço”, afirmou. O vereador ainda cobrou medidas efetivas, ressaltando que a audiência não pode se limitar a reclamações.
De acordo com o parlamentar é necessário que tenha encaminhamentos com prazos de solução. O município de Montes Claros tem 30 anos de contrato com a Copasa. “Oito já se passaram e os problemas persistem. A população está se sentindo enganada”, completou.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Paulo César Mota Santiago Filho, apontou dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na finalização das obras de saneamento, solicitando agilidade nos processos de recebimento das obras pela Copasa.
A diretora de qualidade da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia (Amasbe), Lorena Maria Guimarães, colocou o órgão à disposição da população para auxiliar na solução dos problemas, tanto na área urbana quanto na zona rural. “É essencial mantermos o diálogo e a comunicação para buscarmos respostas às demandas da população”, pontuou.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Guilherme Roedel, ressaltou a gravidade do tema e seus reflexos na saúde pública. “Saneamento básico é qualidade de vida. Infelizmente, qualquer levantamento por bairro demonstra que o serviço ainda é deficiente. Isso se reflete até mesmo em índices de mortalidade infantil. Água e esgoto tratado são direitos básicos que precisam ser garantidos integralmente”, afirmou. Roedel também cobrou maior clareza na divulgação dos dados e clamou o Legislativo municipal a pensar em medidas e projetos de lei para assegurar que 100% dos domicílios sejam efetivamente atendidos.
Durante a audiência, o gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, apresentou dados sobre a atuação da companhia em Montes Claros. Segundo ele, a cobertura de água chega a 99,92% e o esgotamento tratado alcança 99,52% dos imóveis. Em 2024, a empresa afirma ter investido aproximadamente R$ 34 milhões em manutenção e expansão, e já prevê investimentos superiores a R$ 2,8 milhões para o ano de 2025. "Estamos abertos ao diálogo. Os desafios existem e precisam ser enfrentados com parcerias e soluções conjuntas", afirmou.
Além das autoridades, o público presente também relatou dificuldades recorrentes como o fornecimento de água insalubre, tarifas elevadas, ausência de ligações de esgoto — obrigatórias desde 2022 — e os consequentes prejuízos à saúde da população.
Os vereadores presentes reforçaram os problemas e cobraram soluções imediatas por parte da Copasa, exigindo melhorias efetivas na prestação do serviço e mais respeito à população montes-clarense.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Escola do Legislativo abre inscrições para “Vereador Mirim”
Por Rayhanne Tallis
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros está com inscrições abertas para a nova edição do Programa Vereador Mirim, voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover a formação cidadã dos adolescentes, estimulando o interesse pela política, pelo funcionamento do Poder Legislativo e pela participação democrática.
O programa é gratuito e oferece 46 vagas para alunos com idade entre 11 e 15 anos, que serão eleitos por voto direto nas escolas participantes. O mandato dos vereadores mirins tem duração de um ano, com encontros formativos semanais realizados na própria sede da Câmara.
Durante a legislatura, os jovens parlamentares vivenciam a rotina do Poder Legislativo: aprendem sobre o processo, desenvolvem habilidades de oratória, liderança e trabalho em equipe, discutem os problemas de suas comunidades e elaboram propostas de solução. As atividades incluem a simulação de audiências públicas, reuniões de comissões e sessões plenárias, onde as proposições dos estudantes são debatidas e votadas. As sugestões aprovadas são então encaminhadas aos vereadores da Câmara Municipal para conhecimento e possível adoção.
O processo de escolha dos vereadores mirins é conduzido em parceria com as escolas e envolve campanha eleitoral simples, com apresentação de propostas e votação entre os alunos. Após eleitos, os estudantes são diplomados em sessão solene na Câmara Municipal, em cerimônia conduzida pela Mesa Diretora.
Para mais informações e acesso ao regulamento completo, os interessados podem procurar a Escola do Legislativo ou entrar em contato diretamente com a Câmara Municipal de Montes Claros.
As inscrições podem ser feitas até o final de junho por meio do site oficial da Câmara Municipal (www.montesclaros.mg.leg.br) ou pelo perfil da Escola do Legislativo no Instagram (@escoladolegislativo_moc).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Audiência pública debate saúde mental de trabalhadores da educação em Montes Claros
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na última sexta-feira (13/6), audiência pública com foco na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. A iniciativa foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT) e reuniu educadores, representantes sindicais, profissionais da saúde mental e membros da comunidade.
A proponente destacou a importância de colocar a saúde mental dos profissionais da educação no centro do debate. Para ela, o cuidado psicológico dos trabalhadores não pode mais ser tratado como algo secundário ou supérfluo. Iara reforçou que o adoecimento mental é consequência direta de condições de trabalho exaustivas, ambientes hostis e da ausência de políticas de valorização e acolhimento. Finalizou, destacando a importância de reconhecer os próprios limites e de buscar ajuda sempre que necessário.
A psicóloga Leila Lúcia elencou fatores que contribuem para o sofrimento mental na categoria, como sobrecarga de trabalho, pressão por resultados, assédio moral, falta de reconhecimento e dificuldades em conciliar vida pessoal e profissional. Ressaltou, ainda, que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de países mais ansiosos, o que tem impactos diretos na saúde física, gerando sintomas como dores de cabeça, gastrite e insônia.
Para Paulo Roberto, representante do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais, a discussão sobre saúde mental passa, antes de tudo, pela valorização profissional. “Não dá para falar em saúde mental quando as pessoas estão trabalhando o dia inteiro, manhã, tarde e noite, para conseguir sobreviver. O mínimo não está sendo garantido. Sem condições dignas, o sofrimento só aumenta”, criticou.
Ao final do encontro, os participantes reforçaram a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde mental dos servidores. Dentre as propostas levantadas estão: ampliação do número de psicólogos nas escolas, campanhas de conscientização, espaços de escuta e acolhimento, revisão da carga horária e ações permanentes de valorização dos trabalhadores da educação.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Medalha de Honra a Montes Claros será entregue ao vice-governador de Minas Gerais
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante sessão ordinária, desta terça-feira (17/6), 11 projetos da Ordem do Dia. Entre os aprovados está o de resolução nº43/2025, que concede a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida.
Instituída em 1971, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é considerada a principal e mais importante honraria a um cidadão pelo Poder Público do Município, concedida apenas uma vez ao ano. A honraria do Legislativo é um reconhecimento pela contribuição dos serviços prestados e a melhoria das condições de vida da população e do avanço da sociedade.
Mateus Simões foi eleito vice-governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições de 2022, ao lado do governador Romeu Zema, pelo partido Novo. Nascido em Gurupi (TO), Simões é professor, advogado, graduado pela Faculdade Milton Campos, com mestrado em Direito Empresarial - no primeiro mandato de Zema, atuou como secretário-geral de governo após deixar o mandato de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A honraria será entregue no dia 3 de julho, data em que Montes Claros comemora 168 anos.
OUTROS PROJETOS
Também foi aprovado, o projeto nº 44/2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode) que cria Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor. De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é promover o diálogo, o fortalecimento, o desenvolvimento e a defesa das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam nas áreas social, educacional, cultural, ambiental e de assistência.
O projeto nº105/2025, de iniciativa do Executivo Municipal, institui Programa Municipal de Assistência Técnica, Extensão e Desenvolvimento Rural, que leva o nome do saudoso Ministro Alysson Paolinelli. Segundo o projeto, um dos intuitos é a busca do desenvolvimento rural sustentável, compatibilizando-se a proteção dos recursos naturais com a preservação do meio ambiente, incluindo a apropriação de inovações tecnológicas e organizativas. O programa também oferece gratuidade, qualidade e acessibilidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural para pequenos e médios produtores rurais.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Festas de Agosto: Câmara autoriza repasse financeiro
Por Christine Antonini
Dentro das 11 propostas da Ordem do Dia, desta terça-feira (17/6), foi aprovado o projeto nº110/2025, que autoriza repasse de recursos financeiros aos grupos folclóricos responsáveis pelas tradicionais Festas de Agosto, que está na sua 45º edição. De acordo com a pasta, o recurso será oriundo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no valor de R$9 mil a cada grupo credenciado – ao todo são sete. A festa, neste ano, será nos dias 5, 19 e 26 de julho e nos dias 2 e 9 de agosto.
Outro projeto (nº112/2025) de iniciativa do Executivo Municipal, autoriza o repasse, no valor de R$800 mil à Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) - Montes Claros Vôlei. Já o projeto nº115/2025, autoriza o repasse no valor de R$800mil à Associação North Esporte Clube.
Também foi aprovado o projeto (nº113/2025) que repassa o valor de R$74 mil à Clínica Solidária Nossa Senhora Rosa Mística.
ACI E SOCIEDADE RURAL
Foi aprovado o projeto nº114/2025, que autoria repasse financeiro no valor de R$90 mil à a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) para a realização da 30ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics). Já para a Sociedade Rural o valor é de R$295mil para a realização da 51ª Expomontes.
REPASSE PARA AS CONVENIADAS
O projeto nº117/2025, autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros, no valor de R$30 mil (cada) para a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista, Associação Casa de Acolhimento Nossa Senhora Rosa Mistica e Lar São Vicente de Paulo de Montes Claros. Segundo o projeto ao longo do ano, o valor será dividido mensalmente em R$5mil.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara realiza agenda com sessões especiais e audiência pública
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta semana duas sessões especiais e uma audiência pública, além da reunião ordinária que acontece na terça-feira (24), às 7h45.
Na terça-feira (24), às 19h, será realizada uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Honorário ao contador e professor Edenilson Durães de Oliveira, por iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania). Com vasta trajetória na área contábil e educacional, Edenilson é empresário, consultor, mentor nexialista, palestrante e professor. É também líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes), certificado pelo Instituto Smart Citizen, além de idealizador dos projetos Coletivo SCO® e Leão Solidário.
Na quinta-feira (26), às 8h, será realizada uma audiência pública para discussão do Projeto de Lei nº 68/2025, que “Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício financeiro de 2026 e dá outras providências”. A audiência será conduzida pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação, e Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
Fechando a semana, na sexta-feira (27), às 19h, haverá sessão especial para entrega da Placa Alferes José Lopes de Carvalho ao 170º Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro, em homenagem aos seus 10 anos de atuação em Montes Claros. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Nem (Pode), reconhecendo a contribuição do grupo na formação de jovens cidadãos comprometidos com valores éticos, sociais e ambientais.
Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Montes Claros avança em inclusão e saúde humanizada com novas leis
Por Gissele Niza
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24/6), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou projetos de lei que contribuem diretamente para o fortalecimento das políticas públicas, da valorização da história local e da atenção à saúde no município. Entre os destaques estão o Projeto de Lei nº 87 de 2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), que institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Projeto de Lei nº 93 de 2025, de autoria do vereador Wilton Dias (Avante), que cria a Semana Municipal de Conscientização sobre a Humanização na Saúde.
O Projeto de Lei nº 87 estabelece diretrizes importantes para garantir o atendimento digno, o diagnóstico precoce e o acesso a serviços especializados às pessoas com TEA. A proposta assegura também a participação da comunidade na formulação de políticas públicas, o apoio às famílias e às instituições envolvidas, além da oferta de profissionais capacitados e recursos terapêuticos. “A medida representa um avanço significativo para a inclusão e os direitos das pessoas com autismo no município”, afirmou Eduardo Preto.
Já o Projeto de Lei nº 93 de 2025 institui, no calendário oficial do município, a Semana Municipal de Conscientização sobre a Humanização na Saúde, a ser realizada anualmente na última semana do mês de novembro. A proposta busca promover debates, ações educativas, rodas de conversa, campanhas e práticas que reforcem a importância do acolhimento, do respeito e da escuta ativa no atendimento prestado à população nos equipamentos públicos de saúde. De acordo como Wilton Dias “a iniciativa visa fortalecer uma cultura de cuidado humanizado e sensibilizar profissionais, gestores e usuários dos serviços de saúde.”
Utilidade pública
A Câmara também reconheceu a importância de entidades que prestam serviços sociais relevantes à comunidade. O Projeto de Lei nº 92 de 2025, de autoria do vereador Rena de Nova Esperança (União), concede título de utilidade pública à Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Boqueirão – APINOVA.
Já o Projeto de Lei nº 101 de 2025, da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), declara como de utilidade pública a Associação Belém de Assistência Social aos Carentes de Montes Claros. Por fim, o Projeto de Lei nº 102 de 2025, do vereador Soter Magno (PSD), concede o mesmo título ao Instituto de Caridade Trabalhadores da Última Hora.
A concessão de utilidade pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, junto aos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
Denominação de vias
Além desses projetos, também foram aprovadas diversas denominações de vias e equipamentos públicos, reconhecendo cidadãos que contribuíram para a história local. O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) apresentou os Projetos de Lei nº 89 e nº 95 de 2025, que denominam, respectivamente, as ruas Cardoso Santos, na Vila Áurea, e Maria Joaquina da Silva.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) é autora dos Projetos de Lei nº 91 e nº 94 de 2025, que denominam a Rua Tomásia Cardoso Brito, no bairro Nova Morada, e a Rua dos Pequis, na Comunidade Santa Rita Rural, zona rural do município. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 109 de 2025, do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), que dá o nome de Rua Ulisses Alves Ribeiro a uma via no bairro Santo Antônio.
Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 104 de 2025, de autoria do vereador Ailton do Vilage (MDB), que denomina CEMEI Maria Aparecida Neves Lima (Vó Du), unidade educacional localizada no bairro Floresta.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Propostas fortalecem infraestrutura, agricultura familiar, meio ambiente e serviços urbanos
Por Gissele Niza
Na sessão ordinária desta terça-feira (24/6), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou 15 requerimentos que contemplam áreas essenciais como infraestrutura urbana, agricultura familiar, meio ambiente, serviços públicos, esporte e lazer, turismo sustentável, segurança viária e fornecimento de energia elétrica.
Infraestrutura urbana e revitalizações
Diversas melhorias foram solicitadas para garantir mais qualidade de vida à população. A vereadora Carol Figueiredo (PL) pediu a revitalização da Praça Portugal (Praça dos Catopês), espaço cultural e histórico da cidade. O vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou o recapeamento das ruas Amadeu Marques e Fagundes Varela, no bairro Maria Cândida. Já o vereador Igor Dias (PRD) requereu a construção de uma praça no cruzamento das ruas José Maria Souto e Altamiro Parrela, no bairro Vila Campos.
O vereador Marcos Nem (Pode) solicitou estudo de viabilidade para o asfaltamento da rua N, entre o número 221 e a Creche do Acácias, no bairro Acácias. O vereador Soter Magno (PSD) requereu o término da Avenida Atlântica, interligando as ruas Antônio Viana, Antônio Lafetá Rebello e Avenida Independência, no bairro Monte Carmelo. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou projeto de reforma e manutenção da Praça Dr. Carlos Versiane, fortalecendo os espaços públicos de convivência.
Agricultura familiar e zona rural
O vereador Wilton Dias (Avante) encaminhou anteprojeto de lei que institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PMAAF), voltado ao fortalecimento do campo e da segurança alimentar. Os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Marlus do Independência (PSD) solicitaram manutenção da estrada que liga as comunidades de Antônio Olinto, Borá, Parque Verde e Quinta da Serra, além da substituição da ponte de acesso à Antônio Olinto por estrutura de concreto e sinalização na linha férrea.
Esporte e lazer
Na área esportiva, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) pediu a reforma da pista de Skate/Rollerblanding na avenida Mestra Fininha, no bairro Morada do Sol. Já o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) requereu a cobertura da quadra poliesportiva entre as ruas Portugal e Marquesa de Santos, no bairro Independência.
Meio ambiente e turismo sustentável
A vereadora Graças da Casa do Motor (União) solicitou ações contra queimadas no entorno do lixão próximo ao bairro São Geraldo II, alertando para os danos à saúde e ao meio ambiente. O vereador PC Landim (Avante) sugeriu mapeamento, sinalização e melhorias nas trilhas para esportes de aventura, incentivando o turismo sustentável.
Serviços públicos e planejamento urbano
Os vereadores Eduardo Preto e Eldair Samambaia (PSD) pediram a ampliação de lixeiras nos parques e feiras livres, contribuindo com a limpeza urbana. A vereadora Ceci Protetora (PRD) solicitou, com base no Estatuto da Cidade, a elaboração de um novo Plano Diretor para Montes Claros, considerando o encerramento da vigência do atual em 2026.
Fornecimento de energia elétrica
O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) cobrou providências à CEMIG e à Prefeitura quanto aos constantes problemas no fornecimento de energia nos bairros Alto da Boa Vista, Santo Antônio, Jardim Olímpico e Vila Sion.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Professor e contador Edenilson Durães recebe Título de Cidadão Honorário
Por Rayhanne Tallis
Na noite dessa terça-feira (24/6), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao contador, professor e empresário Edenilson Durães de Oliveira. A honraria, concedida por iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), reconhece a trajetória marcante e o compromisso social de Edenilson com a cidade e a região.
Com ampla atuação nas áreas contábil e educacional, Edenilson também é consultor, mentor nexialista, palestrante e líder LICI (Líderes Inteligentes para Cidades Inteligentes), certificado pelo Instituto Smart Citizen. Além disso, é o idealizador de projetos relevantes como o Coletivo SCO®️ e o Leão Solidário, iniciativas que promovem cidadania, solidariedade e transformação social.
Durante a solenidade, o vereador Cláudio Rodrigues destacou a essência de servir presente em toda a trajetória de Edenilson. Para o parlamentar, a homenagem representa o justo reconhecimento a uma carreira construída com ética, generosidade e compromisso com o bem comum.
Entre os convidados, o presidente da Fundação Hospitalar Aroldo Tourinho, Paulo César Gonçalves de Almeida, afirmou que acompanhar a trajetória de Edenilson é motivo de orgulho. Reforçou que sua história inspira outras pessoas e mostra o quanto é possível contribuir com a sociedade por meio de atitudes simples e comprometidas. Para ele, a honraria reconhece não apenas o profissional de sucesso, mas também o cidadão que ensina pelo exemplo.
Emocionada, Regina Gomes, esposa do homenageado, agradeceu pelo reconhecimento prestado. Ela ressaltou o orgulho da família por ver toda a dedicação de Edenilson sendo celebrada, destacando seu cuidado com o próximo, seu amor e sua entrega por causas coletivas.
Em sua fala, Edenilson expressou profunda gratidão pela homenagem. Destacou que ninguém faz o bem sozinho e que, ao longo de sua jornada, teve o privilégio de servir com o apoio de todos e com a bênção concedida por Deus. Finalizou dedicando toda honra e toda glória a Deus, fonte de sua inspiração e força.
Sobre o homenageado
Edenilson Durães de Oliveira nasceu em 24 de junho de 1968, na zona rural de Salinas (MG), filho de Abiel Durães Souza e Rita Oliveira Durães. É casado com Regina Gomes dos Santos, pai de Dâmaris e Débora, e avô de Eloísa Durães Duarte. É empresário contábil, consultor, mentor nexialista, palestrante e professor, com sólida formação técnica e acadêmica: é eletrotécnico pela Fundação Educacional de Montes Claros e bacharel em Ciências Contábeis com pós-graduação em Controladoria pela Unimontes. Também é certificado como Líder LICI pelo Instituto Smart Citizen e idealizador dos projetos sociais Coletivo SCO® e Leão Solidário. Atualmente, é sócio fundador da Ággape Soluções Empresariais, professor universitário na Funorte e presidente do Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Integra diversos conselhos e entidades, como o CRCMG, a ACI, a ADENOR, a UNIMONTES, a FUNDETEC, o Convention Bureau e o ecossistema de inovação Norte Valley. Também é líder no Rotary Clube Satélite Barreiro BH e professor na Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana da Paz. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque como professor em várias instituições (UNIMONTES e FASA), consultor do Sebrae, técnico da CEMIG, perito contador e coordenador de importantes projetos acadêmicos e sociais. Atuou ainda em conselhos municipais, fundações, movimentos religiosos e organizações de voluntariado. Recebeu reconhecimentos como “Nome de Expressão do Norte de Minas” (Jornal de Notícias), “Talento Regional” (Folha das Gerais), “Gente & Ideias” (O Norte) e o Prêmio Luiz de Paula Ferreira do Rotary Club Liberdade. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a ética, a educação, o desenvolvimento regional e o serviço à comunidade.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara debate LDO 2026 com orçamento de R$ 3 bilhões
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (26/6), audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 68/2025, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026 (LDO). A proposta prevê um orçamento total de R$ 3.036.017.302,53, incluindo recursos das autarquias e empresas públicas municipais.
O objetivo da LDO é estabelecer as metas e prioridades da administração municipal para o próximo ano, funcionando como elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Após a audiência, as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas emitiram parecer favorável à proposta, que será votada na próxima reunião ordinária, marcada para terça-feira (1º/07).
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Martins (PP), destacou a importância do debate público. “É essencial discutir com a população e com os vereadores a previsão de investimentos para o próximo ano, em todas as secretarias. A Câmara cumpre seu papel de discutir, apreciar e devolver ao Executivo aquilo que for aprovado, contribuindo diretamente com o desenvolvimento de Montes Claros”.
Saúde e educação
Segundo a previsão apresentada, os maiores investimentos estão destinados à Secretaria Municipal de Saúde, com R$ 1.154.011.756,14, e à Secretaria Municipal de Educação, com R$ 627.454.000,00. O restante será distribuído entre outras pastas como Desenvolvimento Social, Agricultura, Infraestrutura, Segurança Integrada, entre outras.
Em comparação com o orçamento aprovado na LDO de 2025, observa-se um crescimento significativo. No ano passado, a previsão era de R$ 2.393.572.750,00, sendo R$ 572 milhões para a Educação e R$ 827 milhões para a Saúde.
O vereador Wilton Dias (Avante), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, enfatizou a responsabilidade da Câmara na análise dos recursos destinados às políticas públicas. A LDO prevê as prioridades que serão executadas no próximo ano. Nossa comissão tem a missão de avaliar os valores previstos para cada pasta. Só para a Saúde, por exemplo, estão sendo previstos mais de R$ 1 bilhão, demonstrando o compromisso com a população”.
Já o vereador Marcos Nem (Pode), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, explicou que o projeto serve de base para a construção da LOA que será enviada no final do ano. “Essa diretriz é fundamental porque dá ao prefeito o norte para a elaboração do orçamento que será enviado no final do ano. Aprovamos a LDO ainda no primeiro semestre justamente para garantir que, com ela, o Executivo possa preparar uma proposta orçamentária coerente com as prioridades do município. Nosso papel nas comissões é justamente garantir que esse planejamento siga os princípios legais e os interesses da população”.
Desenvolvimento e modernização
A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Priscila Batista Almeida, destacou os avanços da gestão municipal. “Vemos com entusiasmo essa curva ascendente do nosso orçamento, que ultrapassa a casa dos R$ 3 bilhões. Esse aumento é reflexo de uma gestão comprometida com resultados, eficiência e planejamento estratégico. Desde o início do ano, com a reforma administrativa proposta pelo prefeito Guilherme Guimarães, conseguimos otimizar estruturas e fortalecer os serviços públicos, especialmente nas áreas mais sensíveis como saúde, assistência social, infraestrutura e segurança”.
Ela destacou ainda o olhar humano e moderno da proposta. “Mais de R$ 1 bilhão será destinado exclusivamente à saúde pública, o que demonstra nossa prioridade com a vida das pessoas. Também estamos investindo em tecnologia e segurança, com ações que visam desde a proteção das entradas da cidade e distritos até o fortalecimento da cidade como polo atrativo de novos investimentos. O orçamento é mais que números: é um instrumento de transformação social, e a LDO reflete esse compromisso com o bem-estar da população.”
Emendas impositivas
A Receita Corrente Líquida prevista para 2026 é de R$ 2.881.569.279,80, e as emendas impositivas correspondem a 1,2% desse valor, totalizando R$ 34.578.831,36. As emendas estão divididas da seguinte forma:
Saúde (15%): R$ 5.186.824,70 (R$ 225.514,11 por vereador)
Educação (25%): R$ 8.644.707,84 (R$ 375.856,86 por vereador)
Outras secretarias (60%): R$ 20.747.298,82 (R$ 902.056,47 por vereador)
Com a conclusão da audiência pública e a emissão dos pareceres favoráveis, o PL nº 68/2025 segue agora para votação em plenário. Caso aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção, definindo oficialmente os rumos do orçamento de Montes Claros para 2026.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Comissão de Educação se reúne com Auxiliares de Docência que cobram melhores condições de trabalho
Por Rayhanne Tallis
Na manhã desta quinta-feira (26), a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Montes Claros se reuniu com representantes dos Auxiliares de Docência da rede municipal, que paralisaram as atividades por dois dias em protesto por melhores condições de trabalho e valorização profissional.
Durante a reunião, os servidores apresentaram uma série de reivindicações, com destaque para a redução da carga horária semanal de 40 para 30 horas, sem prejuízo na remuneração. Também foram cobradas a garantia do recesso escolar, o respeito ao intervalo de 15 minutos durante a jornada de trabalho, a criação de uma ouvidoria própria para a Educação e a oferta de apoio psicológico para todos os auxiliares, entre outros pontos que visam à melhoria das condições laborais e ao bem-estar dos profissionais da educação.
Estiveram presentes os membros da Comissão de Educação: o presidente vereador Daniel Dias (PCdoB), a vice-presidente vereadora Iara Pimentel (PT) e o relator vereador Eduardo Preto(Pode). Os vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Marcos Nem (Pode) também participaram do encontro e reforçaram o apoio à pauta da categoria.
Para o presidente da comissão, Daniel Dias, o momento é de diálogo e construção coletiva. “Esses profissionais desempenham um papel fundamental na formação das nossas crianças. A Câmara está aberta ao diálogo e comprometida em buscar soluções junto ao Executivo para atender essas demandas”, afirmou o parlamentar.
A Comissão de Educação elaborou um relatório com todas as solicitações apresentadas durante a reunião. O documento será encaminhado à Prefeitura, com o objetivo de promover avanços nas políticas públicas voltadas à valorização dos servidores da educação.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara homenageia 170º Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro pelos 10 anos de fundação
Por Rayhanne Tallis
Na última sexta-feira (27/6), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou Sessão Especial em homenagem ao 170º Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro. A cerimônia marcou os 10 anos de atuação da instituição, com a entrega da Placa Alferes José Lopes de Carvalho, honraria proposta pelo vereador Marcos Nem (Pode).
O proponente destacou o papel fundamental do escotismo na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com valores éticos. Para ele, o grupo tem se destacado não apenas pela quantidade de jovens atendidos, mas também pelo forte impacto social e educacional que promove na região. Entre os principais diferenciais da instituição está a inclusão de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que tornou o grupo uma referência regional em acolhimento e acessibilidade no movimento escoteiro.
Durante a cerimônia, a presidente do grupo, Melamie Silva, valorizou o trabalho coletivo realizado ao longo da década. Ela ressaltou o empenho de voluntários, chefes, pais e escoteiros que, juntos, constroem uma organização comprometida com a educação, a natureza e os valores humanos. Também relembrou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas nesses dez anos de trajetória.
A escoteira Iara Brasil representou os jovens do grupo durante o evento, destacando o sentimento de orgulho por fazer parte de uma história marcada por aprendizado, espírito de equipe e serviço à comunidade.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, familiares, membros do grupo escoteiro e representantes da sociedade civil. O evento reforçou o reconhecimento institucional da Câmara ao trabalho desenvolvido pelo 170º Grupo Escoteiro Darcy Ribeiro, que tem se consolidado como uma força de transformação da juventude em Montes Claros e em todo o Norte de Minas.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Medalha de Honra a Montes Claros será entregue nesta quinta-feira
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros promove, nesta quinta-feira (03/07), às 9 horas, a 53ª edição de outorga da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. Neste ano, o homenageado será o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida – a honraria será entregue no mesmo dia que a cidade celebra seus 168 anos.
Instituída em 1971, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é considerada a principal e mais importante honraria a um cidadão pelo Poder Público do Município, concedida apenas uma vez ao ano. A honraria do Legislativo é um reconhecimento pela contribuição dos serviços prestados e a melhoria das condições de vida da população e do avanço da sociedade.
Mateus Simões foi eleito vice-governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições de 2022, ao lado do governador Romeu Zema, pelo partido Novo. Nascido em Gurupi (TO), Simões é professor, advogado, graduado pela Faculdade Milton Campos, com mestrado em Direito Empresarial – no primeiro mandato de Zema, atuou como secretário-geral de governo após deixar o mandato de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Confira a lista dos homenageados com a honraria:
1971: General Evandro Moreira de Souza Lima
1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto
1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima
1975: General José Lins de Albuquerque
1976: Dr. Aureliano Chaves e Ney Aminthas de Barros Braga
1977: Dr. Hermes Augusto de Paula
1978: General Ernesto Geisel (Presidente da República) e Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros
1979: Dr. Geraldo Corrêa Machado
1980: Francelino Pereira dos Santos
1982: Dr. Elizeu Resende
1984: Dr. Heráclito Sobral Pinto
1986: José Sarney
1987: Dr. Luiz Tadeu Leite
1988: Marina Helena Lorenzo Fernandes Silva
1989: Dr. Elias Siufi
1991: Darcy Ribeiro
1992: Maria Jacy Ribeiro
1993: Walduk Wanderley
1994: Dr. Pedro Santos
1995: Dr. João Bosco Martins de Abreu
1996: Dom Geraldo Majela de Castro
1997: Humberto Guimarães Souto
1998: Dr. Mário Ribeiro da Silveira
1999: Dr. Luiz de Paula Ferreira
2000: Maria José Colares Moreira (Zezé Colares)
2001: José Alencar Gomes da Silva
2002: Aécio Neves da Cunha
2003: Jairo Ataíde Vieira
2004: Padre Aderbal Humberto Murta de Almeida
2005: Gilberto Wagner Martins Pereira
2006: Dr. Arlen Santiago Filho
2007: Paulo César Gonçalves de Almeida
2008: Jamil Habib Curi
2009: Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo
2010: Antônia Colares (Tonha)
2011: Paulo César Mota Santiago
2012: Professor João dos Reis Canela
2013: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo
2014: Yvonne de Oliveira Silveira
2015: Tânia Raquel de Queiroz Muniz
2016: Padre Henrique Munáiz Puig
2017: Newton Carlos Amaral Figueiredo
2018: Ivan de Souza Guedes
2019: Josué Christiano Gomes da Silva
2020: Paulo de Faria Ribeiro
2021: Marcelo Eduardo Freitas
2022: Guilherme Augusto Guimarães Oliveira
2023: Luiz Tadeu Martins Leite
2024: Athos Avelino Pereira
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
R$ 3 bilhões: Câmara aprova recursos para saúde, educação e infraestrutura em 2026
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (1º/07), o Projeto de Lei nº 68/2025, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026 (LDO). A proposta prevê um orçamento total de R$ 3.036.017.302,53, considerando os recursos das autarquias e empresas públicas do município.
A LDO tem como função principal estabelecer as metas e prioridades da administração municipal para o próximo ano, servindo como elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo os dados apresentados no projeto, os maiores investimentos estão destinados à Secretaria Municipal de Saúde, com R$ 1.154.011.756,14, e à Secretaria Municipal de Educação, com R$ 627.454.000,00. O restante do orçamento será distribuído entre outras pastas, como Desenvolvimento Social, Agricultura, Infraestrutura e Segurança Integrada.
A proposta também define o montante das emendas impositivas, que somam R$ 34.578.831,36, equivalente a 1,2% da Receita Corrente Líquida estimada para 2026. Os valores foram divididos da seguinte forma: 15% para a saúde (R$ 5.186.824,70), 25% para a educação (R$ 8.644.707,84) e 60% para demais áreas da administração (R$ 20.747.298,82). Cada vereador poderá indicar R$ 225.514,11 para a saúde, R$ 375.856,86 para a educação e R$ 902.056,47 para outras secretarias.
A proposta havia sido discutida em audiência pública na última quinta-feira (26/06), com parecer favorável das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
Outros projetos aprovados
Além da aprovação da LDO, a pauta da reunião contou com outros projetos importantes. Foi aprovado o Projeto de Lei nº 119/2025, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a celebração de parceria com o Conselho Central de Montes Claros da Sociedade São Vicente de Paulo. O objetivo é viabilizar a edificação ou reforma de um Salão de Velório em imóvel da entidade, utilizando recursos públicos por meio da inexigibilidade de chamamento público, conforme previsto na Lei nº 13.019/14. A medida reconhece o caráter assistencial da entidade, que presta serviços gratuitos à comunidade.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 100/2025, de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD), que institui a Política Municipal de Incentivo ao Protetor Microempreendedor de Animais. A proposta visa formalizar e apoiar pessoas que atuam na proteção e acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade, incentivando sua inscrição como Microempreendedores Individuais (MEIs), com CNAEs compatíveis. A iniciativa busca garantir mais segurança jurídica, reconhecimento e condições adequadas para a continuidade das ações voluntárias desenvolvidas por protetores independentes.
Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de Resolução nº 45/2025, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), que concede o Título de Cidadã Honorária de Montes Claros à professora Cleidis Beatriz Lopes Nogueira. A homenagem é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à área da educação e à comunidade local.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara solicita informações sobre tratamento oncológico no município
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1/7), 12 requerimentos foram aprovados pelos vereadores de Montes Claros. Entre eles, o de autoria da vereadora Carol Figueiredo (PL), solicitando transparência sobre a intervenção e agendamentos de primeira consulta para alguns casos de suspeita de câncer, bem como em determinados exames relacionados a pacientes já inseridos no tratamento oncológico.
De acordo com a vereadora, há demora nos agendamentos de primeira consulta para pessoas com suspeita de câncer, assim como no início do tratamento oncológico. A parlamentar pede a prestação de contas dos atendimentos dos hospitais Dilson Godinho, Santa Casa, Aroldo Tourinho, Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro e Hospital Universitário Clemente de Faria.
“Queremos saber qual o prazo estimado para a primeira consulta, se existe demanda reprimida ou fila de espera, e quantas vagas são disponibilizadas por mês. Esses são alguns questionamentos que estamos fazendo, pois precisamos aprofundar na realidade da vida das pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, defendeu a vereadora, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Montes Claros.
ZONA RURAL
Também foram aprovados três requerimentos relacionados à zona rural de Montes Claros. De iniciativa do vereador Eduardo Preto (n° 452/2025), reivindica ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário de agricultura, Osmani Barbosa, manutenção e aplicação de fresa asfáltica na estrada de acesso à Comunidade Santa Bárbara II. O ofício da vereadora Maria Helena (MDB) solicita reforma das quadras das comunidades rurais de Lagoinha e Olhos D'Água.
Já o requerimento nº 458/2025, de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicita asfalto/pavimentação da estrada rural principal de Atoleiro – do trecho que começa no quilômetro 13 da BR-365 (comunidade de Riacho do Meio) até a comunidade de Pederneiras.
INFRAESTRUTURA
Quatro requerimentos aprovados durante a sessão ordinária são voltados para infraestrutura e melhorias no município. O primeiro, nº 455/2025, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), solicita a instalação de semáforo na interseção da avenida Independência com a rua Lagoa Comprida, no bairro Carmelo – próximo ao Convento Carmelo Maria Mãe da Igreja, ao Paulo VI e ao Cemei.
De autoria do vereador Marcos Nem (Pode), o requerimento nº 456/2025 pede providências para que seja feita operação tapa-buracos na rua L, no bairro Vila Anália. O vereador Igor Dias (PRD) solicita a construção de uma praça no bairro Jardim Primavera – na quadra abaixo da linha de transmissão, que fica em frente à igreja católica.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) expediu ofício reivindicando a instalação de um conjunto semafórico no cruzamento da rua Claudionor Antônio de Brito com a rua Antônio Costa, no bairro Cintra.
OUTROS
O vereador PC Landim (Avante) pediu apresentação à Câmara de Montes Claros sobre a nova data de abertura de processo licitatório para a construção da Arena MOC. Para o parlamentar, a demanda visa acelerar as obras e oferecer transparência ao legislativo e à população.
Mais uma vez, a vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, solicitando que as festividades promovidas pelo município, especialmente o réveillon.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vice-governador de Minas Gerais recebe Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros
Por Christine Antonini
A Câmara de Vereadores entregou nesta quinta-feira (3/7) a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida. A honraria é a maior comenda do Legislativo municipal, que anualmente homenageia lideranças do país que tenham prestado serviços em prol do município, no dia em que se comemora o aniversário da cidade, que este ano completa 168 anos. Mateus Simões será o 53º a ser homenageado com esta honraria.
Nascido no interior de Tocantins, na cidade de Gurupi, Mateus Simões mudou-se para a capital mineira ainda na infância. Sem abandonar suas raízes, começou seu trabalho como produtor rural nos estados do Tocantins e do Maranhão. Depois, iniciou o curso de direito na Faculdade Milton Campos, em Nova Lima – tornando-se procurador concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2013 e sócio de empresas de consultoria.
Durante sua fala, o vice-governador Mateus Simões destacou a pujança de Montes Claros, dando ênfase ao agronegócio local e como isso fortalece o Norte de Minas. “Só conseguimos fazer mudanças nas cidades com apoio dos prefeitos; precisamos continuar trabalhando em conjunto. Não é possível prosperar sozinho e trabalhar junto não depende de partido”, destacou o vice-governador.
Simões ainda enfatizou que o estado de Minas Gerais vai complementar mais de cinco milhões de carteiras assinadas. “Isso é reflexo dos profissionais que estamos oferecendo ao mercado com faculdades estaduais, como a Unimontes, e também dando possibilidade aos empresários de contratar, com condições melhores para terem seus próprios negócios”, pontuou o homenageado.
Mateus Simões também se destaca pela carreira no magistério. Na Fundação Dom Cabral, ministrou aulas nas áreas de Governança e Sucessão para famílias empresárias. O vice-governador também foi professor da Faculdade de Direito Milton Campos entre os anos de 2004 e 2019.
A escolha do homenageado é feita pela Mesa Diretora da Câmara de Montes Claros e aprovada pelos demais vereadores, baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado.
O vereador Soter Magno discursou em nome dos demais parlamentares, destacando a carreira política e no ramo da advocacia do vice-governador. “Mateus Simões tem uma trajetória construída nos valores franciscanos, com visão e experiência plural na academia, no agronegócio, no direito, na gestão pública e na política. O professor Mateus é daquelas pessoas necessárias em um mundo em permanente transformação”, ressaltou Soter.
Hoje, 3 de julho, Montes Claros celebra 168 anos. A vereadora Carol Figueiredo falou sobre o município chamando-o de “cidade da arte e da cultura”. “A cidade desponta como um dos maiores polos de desenvolvimento do interior de Minas Gerais, com inúmeras indústrias já instaladas e outras se instalando aqui, em especial no ramo farmacêutico, tornando Montes Claros referência nacional na produção de medicamentos”, ponderou a vereadora.
Além dos vereadores, estiveram presentes prefeitos de cidades do Norte de Minas, incluindo o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, lideranças políticas, representantes das polícias Militar, Civil e Penal, além de deputados estaduais, Tadeuzinho, Gil Pereira, Arlen Santiago e Carlos Henrique. Também esteve presente o deputado federal Marcelo Freitas.
“O governador e o vice olhou para nossa região do Norte de Minas, verificando as necessidades da população e o desenvolvimento da nossa terra. A Unimontes faz parte do desenvolvimento de Montes Claros, acredito que foi o quarto acontecimento na nossa cidade que contribuiu com o progresso, ressaltou o prefeito Guilherme Guimarães.
SOBRE O HOMENAGEADO
Em 2016, Mateus foi eleito vereador de Belo Horizonte com 5.522 votos, pelo partido Novo. Em 2018, coordenou a transição de Governo de Minas na equipe do governador Romeu Zema, recém-eleito na época.
Mateus também foi coordenador da transição de Governo Municipal em Joinville em 2020. No mesmo ano, ele assumiu o cargo de secretário-geral, licenciando-se do mandato de vereador da capital mineira – em 2022, foi eleito vice-governador de Minas Gerais.
A MEDALHA
A medalha leva o nome do ex-vereador Ivan José Lopes que foi vereador por três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, sendo presidente nos três mandatos – em 1991, em 1996 e em 1997. A escolha é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural da cidade. A honraria já foi concedida a nomes que contribuiram com a história de Montes Claros, do Estado e do país, a exemplo dos ex-prefeitos, Antônio Lafetta Ribeiro e Pedro Santos, do historiador Hermes de Paula, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro montes-clarense Darcy Ribeiro. Também foram homenageados nomes como, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República, Aureliano Chaves e os ex-senadores e ex-vice-presidentes, Marcos Maciel e José Alencar.
Confira a lista dos homenageados com a honraria:
1971: General Evandro Moreira de Souza Lima
1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto
1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima
1975: General José Lins de Albuquerque
1976: Dr. Aureliano Chaves e Ney Aminthas de Barros Braga
1977: Dr. Hermes Augusto de Paula
1978: General Ernesto Geisel (Presidente da República) e Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros
1979: Dr. Geraldo Corrêa Machado
1980: Francelino Pereira dos Santos
1982: Dr. Elizeu Resende
1984: Dr. Heráclito Sobral Pinto
1986: José Sarney
1987: Dr. Luiz Tadeu Leite
1988: Marina Helena Lorenzo Fernandes Silva
1989: Dr. Elias Siufi
1991: Darcy Ribeiro
1992: Maria Jacy Ribeiro
1993: Walduk Wanderley
1994: Dr. Pedro Santos
1995: Dr. João Bosco Martins de Abreu
1996: Dom Geraldo Majela de Castro
1997: Humberto Guimarães Souto
1998: Dr. Mário Ribeiro da Silveira
1999: Dr. Luiz de Paula Ferreira
2000: Maria José Colares Moreira (Zezé Colares)
2001: José Alencar Gomes da Silva
2002: Aécio Neves da Cunha
2003: Jairo Ataíde Vieira
2004: Padre Aderbal Humberto Murta de Almeida
2005: Gilberto Wagner Martins Pereira
2006: Dr. Arlen Santiago Filho
2007: Paulo César Gonçalves de Almeida
2008: Jamil Habib Curi
2009: Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo
2010: Antônia Colares (Tonha)
2011: Paulo César Mota Santiago
2012: Professor João dos Reis Canela
2013: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo
2014: Yvonne de Oliveira Silveira
2015: Tânia Raquel de Queiroz Muniz
2016: Padre Henrique Munáiz Puig
2017: Newton Carlos Amaral Figueiredo
2018: Ivan de Souza Guedes
2019: Josué Christiano Gomes da Silva
2020: Paulo de Faria Ribeiro
2021: Marcelo Eduardo Freitas
2022: Guilherme Augusto Guimarães Oliveira
2023: Luiz Tadeu Martins Leite
2024: Athos Avelino Pereira
2025: Mateus Simões de Almeida
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br