Câmara solicita informações sobre tratamento oncológico no município
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (1/7), 12 requerimentos foram aprovados pelos vereadores de Montes Claros. Entre eles, o de autoria da vereadora Carol Figueiredo (PL), solicitando transparência sobre a intervenção e agendamentos de primeira consulta para alguns casos de suspeita de câncer, bem como em determinados exames relacionados a pacientes já inseridos no tratamento oncológico.
De acordo com a vereadora, há demora nos agendamentos de primeira consulta para pessoas com suspeita de câncer, assim como no início do tratamento oncológico. A parlamentar pede a prestação de contas dos atendimentos dos hospitais Dilson Godinho, Santa Casa, Aroldo Tourinho, Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro e Hospital Universitário Clemente de Faria.
“Queremos saber qual o prazo estimado para a primeira consulta, se existe demanda reprimida ou fila de espera, e quantas vagas são disponibilizadas por mês. Esses são alguns questionamentos que estamos fazendo, pois precisamos aprofundar na realidade da vida das pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, defendeu a vereadora, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Montes Claros.
ZONA RURAL
Também foram aprovados três requerimentos relacionados à zona rural de Montes Claros. De iniciativa do vereador Eduardo Preto (n° 452/2025), reivindica ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário de agricultura, Osmani Barbosa, manutenção e aplicação de fresa asfáltica na estrada de acesso à Comunidade Santa Bárbara II. O ofício da vereadora Maria Helena (MDB) solicita reforma das quadras das comunidades rurais de Lagoinha e Olhos D'Água.
Já o requerimento nº 458/2025, de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicita asfalto/pavimentação da estrada rural principal de Atoleiro – do trecho que começa no quilômetro 13 da BR-365 (comunidade de Riacho do Meio) até a comunidade de Pederneiras.
INFRAESTRUTURA
Quatro requerimentos aprovados durante a sessão ordinária são voltados para infraestrutura e melhorias no município. O primeiro, nº 455/2025, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), solicita a instalação de semáforo na interseção da avenida Independência com a rua Lagoa Comprida, no bairro Carmelo – próximo ao Convento Carmelo Maria Mãe da Igreja, ao Paulo VI e ao Cemei.
De autoria do vereador Marcos Nem (Pode), o requerimento nº 456/2025 pede providências para que seja feita operação tapa-buracos na rua L, no bairro Vila Anália. O vereador Igor Dias (PRD) solicita a construção de uma praça no bairro Jardim Primavera – na quadra abaixo da linha de transmissão, que fica em frente à igreja católica.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União) expediu ofício reivindicando a instalação de um conjunto semafórico no cruzamento da rua Claudionor Antônio de Brito com a rua Antônio Costa, no bairro Cintra.
OUTROS
O vereador PC Landim (Avante) pediu apresentação à Câmara de Montes Claros sobre a nova data de abertura de processo licitatório para a construção da Arena MOC. Para o parlamentar, a demanda visa acelerar as obras e oferecer transparência ao legislativo e à população.
Mais uma vez, a vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, solicitando que as festividades promovidas pelo município, especialmente o réveillon.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br