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Audiência exige melhorias nos serviços de água e esgoto

por Gissele Niza publicado 12/06/2025 13h12, última modificação 12/06/2025 13h12

Gissele Niza


Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12/6) na Câmara Municipal de Montes Claros audiência pública para debater a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O encontro, proposto pelo vereador Wilton Dias (Avante), reuniu autoridades políticas, representantes de associações, membros do Executivo Municipal, da própria Copasa e cidadãos preocupados com a situação atual do serviço.

O vereador Wilton Dias destacou os graves problemas enfrentados pela população no fornecimento de água e tratamento de esgoto. “Temos uma água muitas vezes contaminada, um contrato de prestação de serviço que, na prática, se tornou contrato de exploração. A Copasa explora o cidadão montes-clarense, que paga caro e recebe um desserviço”, afirmou. O vereador ainda cobrou medidas efetivas, ressaltando que a audiência não pode se limitar a reclamações.

De acordo com o parlamentar é necessário que tenha encaminhamentos com prazos de solução. O município de Montes Claros tem 30 anos de contrato com a Copasa. “Oito já se passaram e os problemas persistem. A população está se sentindo enganada”, completou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Paulo César Mota Santiago Filho, apontou dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na finalização das obras de saneamento, solicitando agilidade nos processos de recebimento das obras pela Copasa.

A diretora de qualidade da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia (Amasbe), Lorena Maria Guimarães, colocou o órgão à disposição da população para auxiliar na solução dos problemas, tanto na área urbana quanto na zona rural. “É essencial mantermos o diálogo e a comunicação para buscarmos respostas às demandas da população”, pontuou.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Guilherme Roedel, ressaltou a gravidade do tema e seus reflexos na saúde pública. “Saneamento básico é qualidade de vida. Infelizmente, qualquer levantamento por bairro demonstra que o serviço ainda é deficiente. Isso se reflete até mesmo em índices de mortalidade infantil. Água e esgoto tratado são direitos básicos que precisam ser garantidos integralmente”, afirmou. Roedel também cobrou maior clareza na divulgação dos dados e clamou o Legislativo municipal a pensar em medidas e projetos de lei para assegurar que 100% dos domicílios sejam efetivamente atendidos.

Durante a audiência, o gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, apresentou dados sobre a atuação da companhia em Montes Claros. Segundo ele, a cobertura de água chega a 99,92% e o esgotamento tratado alcança 99,52% dos imóveis. Em 2024, a empresa afirma ter investido aproximadamente R$ 34 milhões em manutenção e expansão, e já prevê investimentos superiores a R$ 2,8 milhões para o ano de 2025. "Estamos abertos ao diálogo. Os desafios existem e precisam ser enfrentados com parcerias e soluções conjuntas", afirmou.

Além das autoridades, o público presente também relatou dificuldades recorrentes como o fornecimento de água insalubre, tarifas elevadas, ausência de ligações de esgoto — obrigatórias desde 2022 — e os consequentes prejuízos à saúde da população.

Os vereadores presentes reforçaram os problemas e cobraram soluções imediatas por parte da Copasa, exigindo melhorias efetivas na prestação do serviço e mais respeito à população montes-clarense.

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