Câmara concede Título de Cidadão Benemérito a professor
Por Rayhanne Tallis
Na noite da última sexta-feira (11/04), a Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial para entrega do Título de Cidadão Benemérito ao Professor Juvenal Caldeira Durães. Aos 97 anos, o professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem sua trajetória marcada pela dedicação como educador, escritor e membro ativo da vida cultural da cidade.
A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Maria Helena (MDB), que descreveu o professor como um mestre inspirador e uma referência na educação de Montes Claros. Segundo a parlamentar, a contribuição de Juvenal vai muito além da sala de aula, ele ajudou a construir a própria história da cidade. “Agradeço imensamente pela oportunidade de fazer parte desta história e de poder expressar, em nome de toda a comunidade, nossa gratidão e reconhecimento por tudo que o senhor representa”, destacou.
Representando a família, o filho do homenageado, Marco Antônio, compartilhou a trajetória do pai como exemplo de superação, dedicação e sabedoria. Ele relembrou uma importante conquista: a implantação do curso superior de Matemática em Montes Claros, que não existia à época, e cuja vinda foi possível graças ao esforço conjunto de seu pai com outros colegas.
O confrade da Academia Montes-clarense de Letras, Dário Contrim, também prestou homenagem, exaltando a difícil e nobre missão de ensinar. Segundo ele, Juvenal é um verdadeiro artista da educação, que escreveu com sabedoria e sensibilidade os livros “Sítio Azevedo”, “Experiências de uma Vida” e “Assim eu Penso”.
Em sua fala, o professor Juvenal Durães agradeceu emocionado pelo reconhecimento e por tantos anos de histórias vividas na educação que ajudou a transformar.
O homenageado
Juvenal Caldeira Durães teve uma carreira exemplar como professor em instituições renomadas, como o Colégio Diocesano, Colégio Marista São José, Escola Normal Professor Plínio Ribeiro e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde também atuou como vice-diretor e diretor. Foi um dos fundadores do curso superior de Matemática da antiga FAFIL (hoje UNIMONTES), integrando a primeira turma da região ao lado de sua esposa Rosa.
Além da sala de aula, Juvenal se destacou como escritor e defensor da cultura local, sendo membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Formado em violão clássico pelo Conservatório Lorenzo Fernandes e estudioso de idiomas como inglês e italiano, sempre buscou novos conhecimentos. Mesmo após a aposentadoria, continua contribuindo como voluntário em ações educacionais e sociais. Também se dedicou à produção rural, com iniciativas sustentáveis em benefício das comunidades locais, consolidando sua trajetória como um homem íntegro, generoso e profundamente comprometido com o desenvolvimento humano e cultural.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br