Noite de homenagens na Câmara de Montes Claros
Por Christine Antonini
Na noite dessa quinta-feira (22/5), a Câmara de Montes Claros promoveu homenagens ao professor Gilson José Fróes e ao Instituto Vigilantes do Norte (IVGN). O evento foi de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) e contou com a participação de lojas maçônicas, autoridades civis e militares, professores da Unimontes e representantes políticos da cidade de Grão Mogol.
Gilson José Fróes foi agraciado com o título de Cidadão Honorário. Ele é natural de Grão Mogol e mudou-se, ainda muito jovem, para Montes Claros com intuito de concluir os estudos. Graduado em Filosofia com extensão acadêmica filantrópica, ajuda centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. O autor da proposição, vereador Cláudio Rodrigues destacou o trabalho do professor como coordenador setorial do Programa Alfabetização solidária (2000 a 2008), promovendo educação às comunidades do Nordeste e Norte do Brasil – o mesmo projeto se estendeu em Timor Leste, na Ásia (2001 a 2003).
“A grandeza de um homem não se mede apenas por suas conquistas pessoais, mas pelo impacto que ele gera na vida dos outros. O professor Gilson Fróes é, sem dúvida, uma dessas figuras raras que fazem da educação um instrumento de libertação. Da solidariedade uma missão de vida e da cidadania um exercício diário”, enfatizou o vereador.
Gilson Fróes agradeceu a todos pelas palavras e principalmente pela presença da família. “Somos uma família humilde de 12 irmãos, e meu sonho era terminar pelo menos o ensino médio. Vim para Montes Claros para concluir esse sonho e acabei realizando, junto com a Unimontes, o sonho de muitas pessoas no quesito educação”, afirmou o homenageado.
Durante a pandemia, Gilson Fróes coordenou a captação, organização e doação de aproximadamente 11 mil cestas básicas – ação que lhe rendeu homenagem do Projeto Mesa Brasil Sesc em 2024. Foi reconhecido com o prêmio Destaque em Educação pelo Rotary Montes Claros e outros prêmios no Ceará e agraciado pela Medalha da Inconfidência – honraria do Governo de Minas Gerais. Ele também é membro ativo da Loja Maçônica Vigilantes do Norte.
O secretário Municipal de Educação, Charles Gutemberg, ressaltou a ética e o compromisso que marcam a trajetória do professor Gilson Fróes em Montes Claros e em outras cidades até mesmo em outro continente. De acordo com o secretário, o homenageado contribui de forma efetiva com a formação de cidadãos, sempre enfatizando o espírito crítico, se comprometendo com uma sociedade mais justa e igualitária.
NA EDUCAÇÃO
Gilson Fróes foi coordenador de Alfabetização de Jovens e Adultos pela Unimontes, tutor do curso de Técnico de Meio Ambiente do INFMG e professor do ProJovem Urbano. O ex-reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza destacou o espírito de solidariedade do homenageado e que isso é um dos propósitos da maçonaria: trabalhar em prol da nobreza e generosidade. Já o ex-reitor, Paulo César de Almeida, pontuou a contribuição que Gilson deu para a sociedade e filantropia.
Entre muitas premiações e projetos, em 2002, Gilson Fróes foi indicado à Comenda da Ordem do Rio Branco – honraria do Ministério das Relações Exteriores por serviços prestados fora do Brasil.
SOBRE O INSTITUTO VIGILANTES DO NORTE
O Instituto Vigilantes do Norte (IVGN) foi criado em 2009 por Gilson Fróes, sendo uma instituição sem fins lucrativos, formada pelo de Homens Livres e de Bons Costumes, da Loja Maçônica Vigilantes do Norte. O intuito do IVGN é atuar em projetos de capacitação profissional para geração de renda para a população através da criação de e implantação de ferramentas para o desenvolvimento de atividades de lazer e assistência social.
De acordo com o venerável mestre da Loja Maçônica Arlindo dos Santos e Membro do IVGN, Lincoln Wagner de Queiroz Veloso, em 2016, as duas lojas uniram-se para desenvolver projetos, recebendo a chancela, tomando como base 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que foram adotados pela ONU – no Brasil. Os projetos acontecem em Minas Gerais, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Buscamos incentivar à instrução e à cultura em todos os seus níveis, promovendo ética, paz, cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais. Como precursor deste projeto, Gilson é incansável na busca em melhorar a qualidade de vida da sociedade e nunca mediu esforços para que alcancemos nossos objetivos”, finalizou o venerável mestre.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br