Chefe de cartório recebe título de Cidadã Honorária
Por Christine Antonini
Na última sexta-feira (6/6), a Câmara de Montes Claros, através de iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode), promoveu sessão de homenagem para entregar Título de Cidadã Honorária à oficial de cartório do 1° Registro de Imóveis, Rosiane Rodrigues Vieira. Na oportunidade, o parlamentar também prestou homenagem ao cartório pelos 154 anos de fundação no município. O evento contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães.
Nascida em Goiânia, Rosiane Rodrigues Vieira começou cedo sua vida no direito. Com apenas 16 anos de idade iniciou a graduação pela Universidade Federal de Goiás, formando aos 21 anos, no de 2007 – concluindo a especialização em Direito Constitucional em 2008. Em novembro de 2011, assumiu, por meio de concurso público, a delegação da Serventia de Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos, Protestos e Tabelionato 2° de Notas da cidade de Paraíso – TO. No ano de 2013, também por meio de concurso, tornou-se titular do 1° Registro de Imóveis de Montes Claros.
“Com a atuação de Rosiane à frente do cartório, houve modernização nos processos de documentação e com isso tudo ficou mais rápido e acessível. Dando maior segurança para todos nós que, alguma vez na vida, precisaram utilizar os serviços. Além disso, Rosiane é humilde sempre pensando no bem do próximo, trabalhando em causas sociais e em defesa dos direitos das mulheres”, pontuou o proponente do evento, vereador Marcos Nem.
Antes de assumir o cartório de Montes Claros, Rosiane Vieira foi aprovada em diversos concursos de ampla concorrência. De acordo com Waldir da Paz Durães, um dos mais antigos ex-funcionários do 1° Registro de Imóveis, além do profissionalismo, a homenageada, trata todos os colaboradores com senso de justiça e solidariedade. “O Título de Cidadã Honorária é um presente para senhora, e nossa cidade ganha com o exemplo de ser humano que você é”, afirmou Waldir.
A homenageada também é diretora-presidente do Instituto Roseiral, que é uma associação privada sem fins lucrativos que atua de forma direta e permanente na promoção e defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero e na luta pelo empoderamento feminino.
Advogado e membro do Instituto Roseiral, Eduardo Barbosa enfatizou os serviços comunitários prestados por Rosiane Vieira, pontuando a sua incansável luta pelos direitos das mulheres. Como a criação do projeto “Rosas para Joaquina”, onde atua diariamente no combate à discriminação e na promoção da igualdade de gênero. “Ela é a voz e a esperança para tantos e tantas que buscam por justiça e respeito”, disse.
Durante seu discurso a homenageada, contou como foi sua infância até chegar a assumir um cartório em Montes Claros. Ela declarou que por muitos anos, um dos seus sonhos era ser reconhecida como cidadã montes-clarense. Rosiane agradeceu ao direito por ajudá-la a fomentar sua carreira e ressaltou que nada adiantaria se não tivesse o apoio de sua família.
“Tonando agora uma cidadã montes-clarense, isso traz um compromisso maior: à frente do cartório e também como munícipe. Sonho com um Montes Claros de qualidade melhor de vida e equidade de gênero”, defendeu.
SOBRE O CARTÓRIO
O Cartório de Ofício do 1° Registro de Imóveis de Montes Claros foi fundado em 8 de junho de 1871, completando 154 anos. O cartório é responsável pelas cidades de Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento – com diversas certificações de qualidade e gestão, participando do Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil – nos últimos anos recebeu a maior categoria “Diamante”.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br