Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vice-governador de Minas Gerais recebe Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

Vice-governador de Minas Gerais recebe Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 03/07/2025 12h25, última modificação 03/07/2025 12h25
Vice-governador de Minas Gerais recebe Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros

Medalha de Honra a Montes Claros ao vice-governador Mateus Simões

Por Christine Antonini

A Câmara de Vereadores entregou nesta quinta-feira (3/7) a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida. A honraria é a maior comenda do Legislativo municipal, que anualmente homenageia lideranças do país que tenham prestado serviços em prol do município, no dia em que se comemora o aniversário da cidade, que este ano completa 168 anos. Mateus Simões será o 53º a ser homenageado com esta honraria.

Nascido no interior de Tocantins, na cidade de Gurupi, Mateus Simões mudou-se para a capital mineira ainda na infância. Sem abandonar suas raízes, começou seu trabalho como produtor rural nos estados do Tocantins e do Maranhão. Depois, iniciou o curso de direito na Faculdade Milton Campos, em Nova Lima – tornando-se procurador concursado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2013 e sócio de empresas de consultoria.

Durante sua fala, o vice-governador Mateus Simões destacou a pujança de Montes Claros, dando ênfase ao agronegócio local e como isso fortalece o Norte de Minas. “Só conseguimos fazer mudanças nas cidades com apoio dos prefeitos; precisamos continuar trabalhando em conjunto. Não é possível prosperar sozinho e trabalhar junto não depende de partido”, destacou o vice-governador.

Simões ainda enfatizou que o estado de Minas Gerais vai complementar mais de cinco milhões de carteiras assinadas. “Isso é reflexo dos profissionais que estamos oferecendo ao mercado com faculdades estaduais, como a Unimontes, e também dando possibilidade aos empresários de contratar, com condições melhores para terem seus próprios negócios”, pontuou o homenageado.

Mateus Simões também se destaca pela carreira no magistério. Na Fundação Dom Cabral, ministrou aulas nas áreas de Governança e Sucessão para famílias empresárias. O vice-governador também foi professor da Faculdade de Direito Milton Campos entre os anos de 2004 e 2019.

A escolha do homenageado é feita pela Mesa Diretora da Câmara de Montes Claros e aprovada pelos demais vereadores, baseada na contribuição social, política, econômica e cultural do indicado.

O vereador Soter Magno discursou em nome dos demais parlamentares, destacando a carreira política e no ramo da advocacia do vice-governador. “Mateus Simões tem uma trajetória construída nos valores franciscanos, com visão e experiência plural na academia, no agronegócio, no direito, na gestão pública e na política. O professor Mateus é daquelas pessoas necessárias em um mundo em permanente transformação”, ressaltou Soter.

Hoje, 3 de julho, Montes Claros celebra 168 anos. A vereadora Carol Figueiredo falou sobre o município chamando-o de “cidade da arte e da cultura”. “A cidade desponta como um dos maiores polos de desenvolvimento do interior de Minas Gerais, com inúmeras indústrias já instaladas e outras se instalando aqui, em especial no ramo farmacêutico, tornando Montes Claros referência nacional na produção de medicamentos”, ponderou a vereadora.

Além dos vereadores, estiveram presentes prefeitos de cidades do Norte de Minas, incluindo o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, lideranças políticas, representantes das polícias Militar, Civil e Penal, além de deputados estaduais, Tadeuzinho, Gil Pereira, Arlen Santiago e Carlos Henrique. Também esteve presente o deputado federal Marcelo Freitas.

“O governador e o vice olhou para nossa região do Norte de Minas, verificando as necessidades da população e o desenvolvimento da nossa terra. A Unimontes faz parte do desenvolvimento de Montes Claros, acredito que foi o quarto acontecimento na nossa cidade que contribuiu com o progresso, ressaltou o prefeito Guilherme Guimarães.

 

SOBRE O HOMENAGEADO

Em 2016, Mateus foi eleito vereador de Belo Horizonte com 5.522 votos, pelo partido Novo. Em 2018, coordenou a transição de Governo de Minas na equipe do governador Romeu Zema, recém-eleito na época.

Mateus também foi coordenador da transição de Governo Municipal em Joinville em 2020. No mesmo ano, ele assumiu o cargo de secretário-geral, licenciando-se do mandato de vereador da capital mineira – em 2022, foi eleito vice-governador de Minas Gerais.


A MEDALHA

A medalha leva o nome do ex-vereador Ivan José Lopes que foi vereador por três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, sendo presidente nos três mandatos – em 1991, em 1996 e em 1997. A escolha é baseada na contribuição social, política, econômica e cultural da cidade. A honraria já foi concedida a nomes que contribuiram com a história de Montes Claros, do Estado e do país, a exemplo dos ex-prefeitos, Antônio Lafetta Ribeiro e Pedro Santos, do historiador Hermes de Paula, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro montes-clarense Darcy Ribeiro. Também foram homenageados nomes como, o ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República, Aureliano Chaves e os ex-senadores e ex-vice-presidentes, Marcos Maciel e José Alencar.

 

Confira a lista dos homenageados com a honraria:

1971: General Evandro Moreira de Souza Lima

1973: Antônio Lafetá Rebello e Dr. José de Magalhães Pinto

1974: Dr. João Luiz de Almeida e José Carlos Valle de Lima

1975: General José Lins de Albuquerque

1976: Dr. Aureliano Chaves e Ney Aminthas de Barros Braga

1977: Dr. Hermes Augusto de Paula

1978: General Ernesto Geisel (Presidente da República) e Dr. Alpheu Gonçalves de Quadros

1979: Dr. Geraldo Corrêa Machado

1980: Francelino Pereira dos Santos

1982: Dr. Elizeu Resende

1984: Dr. Heráclito Sobral Pinto

1986: José Sarney

1987: Dr. Luiz Tadeu Leite

1988: Marina Helena Lorenzo Fernandes Silva

1989: Dr. Elias Siufi

1991: Darcy Ribeiro

1992: Maria Jacy Ribeiro

1993: Walduk Wanderley

1994: Dr. Pedro Santos

1995: Dr. João Bosco Martins de Abreu

1996: Dom Geraldo Majela de Castro

1997: Humberto Guimarães Souto

1998: Dr. Mário Ribeiro da Silveira

1999: Dr. Luiz de Paula Ferreira

2000: Maria José Colares Moreira (Zezé Colares)

2001: José Alencar Gomes da Silva

2002: Aécio Neves da Cunha

2003: Jairo Ataíde Vieira

2004: Padre Aderbal Humberto Murta de Almeida

2005: Gilberto Wagner Martins Pereira

2006: Dr. Arlen Santiago Filho

2007: Paulo César Gonçalves de Almeida

2008: Jamil Habib Curi

2009: Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo

2010: Antônia Colares (Tonha)

2011: Paulo César Mota Santiago

2012: Professor João dos Reis Canela

2013: Carlos Welth Pimenta de Figueiredo

2014: Yvonne de Oliveira Silveira

2015: Tânia Raquel de Queiroz Muniz

2016: Padre Henrique Munáiz Puig

2017: Newton Carlos Amaral Figueiredo

2018: Ivan de Souza Guedes

2019: Josué Christiano Gomes da Silva

2020: Paulo de Faria Ribeiro

2021: Marcelo Eduardo Freitas

2022: Guilherme Augusto Guimarães Oliveira

2023: Luiz Tadeu Martins Leite

2024: Athos Avelino Pereira

2025: Mateus Simões de Almeida

 

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc

Twitter: https://twitter.com/camaramoc

Instagram: www.instagram.com/camaramoc

Site: https://montesclaros.mg.leg.br


Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo