Audiência pública debate saúde mental de trabalhadores da educação em Montes Claros
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na última sexta-feira (13/6), audiência pública com foco na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. A iniciativa foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT) e reuniu educadores, representantes sindicais, profissionais da saúde mental e membros da comunidade.
A proponente destacou a importância de colocar a saúde mental dos profissionais da educação no centro do debate. Para ela, o cuidado psicológico dos trabalhadores não pode mais ser tratado como algo secundário ou supérfluo. Iara reforçou que o adoecimento mental é consequência direta de condições de trabalho exaustivas, ambientes hostis e da ausência de políticas de valorização e acolhimento. Finalizou, destacando a importância de reconhecer os próprios limites e de buscar ajuda sempre que necessário.
A psicóloga Leila Lúcia elencou fatores que contribuem para o sofrimento mental na categoria, como sobrecarga de trabalho, pressão por resultados, assédio moral, falta de reconhecimento e dificuldades em conciliar vida pessoal e profissional. Ressaltou, ainda, que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de países mais ansiosos, o que tem impactos diretos na saúde física, gerando sintomas como dores de cabeça, gastrite e insônia.
Para Paulo Roberto, representante do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais, a discussão sobre saúde mental passa, antes de tudo, pela valorização profissional. “Não dá para falar em saúde mental quando as pessoas estão trabalhando o dia inteiro, manhã, tarde e noite, para conseguir sobreviver. O mínimo não está sendo garantido. Sem condições dignas, o sofrimento só aumenta”, criticou.
Ao final do encontro, os participantes reforçaram a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde mental dos servidores. Dentre as propostas levantadas estão: ampliação do número de psicólogos nas escolas, campanhas de conscientização, espaços de escuta e acolhimento, revisão da carga horária e ações permanentes de valorização dos trabalhadores da educação.
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