Legislativo aprova 17 requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (08/04), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram 17 requerimentos, abordando temas como infraestrutura, segurança no trânsito, audiência pública e melhorias na educação.
Infraestrutura
Na área de infraestrutura, foram aprovados seis requerimentos. O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), reivindicou o recapeamento das ruas Ponte Nova e Alferes José Lopes Carvalho, no bairro Alto São João.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou um estudo de viabilidade para realizar a pavimentação asfáltica do estacionamento da Cidade Administrativa.
A limpeza da rua Ramiro Veloso, nº 101, no bairro Vila Brasília, na área da antiga granja Proave, foi solicitada pela vereadora Carol Figueiredo (PL). Ela justificou o pedido informando que o local se transformou em depósito de lixo, trazendo prejuízos aos moradores e favorecendo a proliferação de animais peçonhentos.
O vereador Igor Dias (PRD) requisitou a execução de drenagem pluvial na rua Sebastião Duarte, no bairro Vila Campos.
O vereador Odair Ferreira (União) solicitou a realização de um estudo técnico para a aquisição e instalação de lixeiras nas praças dos bairros Delfino Magalhães, Santo Antônio, Santa Lúcia, Alto da Boa Vista, Doutor João Alves e em toda a extensão da cidade.
A construção de uma pista de caminhada ao longo de toda a avenida Leonel Beirão de Jesus foi o requerimento apresentado pelo vereador Eduardo Preto (Pode).
O vereador Ailton do Vilage (MDB) enviou um ofício ao prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, solicitando a destinação de uma área pública na região do grande Village para a construção de um salão de velório.
Educação
A área da educação foi contemplada com três requerimentos. O vereador PC Landim (Avante) encaminhou um anteprojeto de lei ao secretário de Educação, Charles Gutemberg, propondo a inserção da temática do empreendedorismo na rede municipal de ensino, com foco na promoção e desenvolvimento da cultura empreendedora.
O vereador Raimundo Pereira (PDT) solicitou um estudo de viabilidade técnica para a construção de duas salas de aula e de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Sônia Quadros.
Ainda no setor educacional, os vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Crisóstomo da Minas Brasil (União) requereram o pagamento de adicional por atividade especial/insalubridade aos motoristas que conduzem os autocarros da Secretaria de Educação.
Segurança
Na área da segurança, o vereador Cláudio Rodrigues enviou um ofício ao coronel César William Passos, da 11ª RPM, solicitando apoio policial aos domingos, segundas, terças e quartas-feiras na Ceanorte.
Trânsito
Quanto à segurança no trânsito, o vereador Sóter Magno (PSD) solicitou a instalação de dois redutores de velocidade na avenida Domingos de Abreu Vieira, no bairro Sapucaia – um em frente ao número 230 e outro em frente ao número 450.
O vereador Marcos Nem (Pode) solicitou providências para que seja realizado um estudo de viabilidade com vista à instalação de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal Afonso Salgado.
Audiência Pública
O vereador Wilton Dias (Avante) propôs que a reunião ordinária do dia 8 de maio de 2025 seja transformada em audiência pública e remarcada para as 9 horas, com o objetivo de discutir a prestação dos serviços de água e esgoto sanitário no município de Montes Claros e suas consequências.
Saúde
Na área da saúde, o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou a disponibilização gratuita de abafadores de ruído para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista – da rede pública municipal.
Também na área da saúde, a vereadora Ceci Protetora (PRD) enviou um ofício ao secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, solicitando a castração de cães e gatos das comunidades rurais de Montes Claros. Pediu ainda que o transporte dos animais seja feito pelo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, através do Veículo de Transporte Animal – VTA, garantindo o transporte seguro dos animais até o local do procedimento e o seu retorno aos tutores.
Elevação de categoria
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a contratação da Fundação João Pinheiro, órgão oficial do Estado de Minas Gerais, responsável pelas linhas divisórias distritais, com o objetivo de oficializar a elevação do povoado de Canto do Engenho à categoria de distrito do município.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br