Câmara realiza audiência pública para discutir o enfrentamento da Fibromialgia
Por Rayhanne Tallis
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nesta quinta-feira (24), audiência pública com o objetivo de discutir o enfrentamento da fibromialgia, uma doença crônica que afeta entre 2% e 12% da população adulta brasileira, segundo dados. A iniciativa foi proposta pelo vereador Ailton do Vilage (MDB), que destacou a urgência de debater políticas públicas que ofereçam mais amparo e dignidade às pessoas que convivem com a doença.
Em sua fala o proponente ressaltou a luta das pessoas com a fibromialgia por reconhecimento e sensibilidade da população, na qual muitas vezes são julgadas pela falta de informação, sendo negado seus direitos e uma qualidade de vida digna. Para o vereador as pessoas com fibromialgia são desacreditadas ou subestimadas em sua dor. “Precisamos de mais empatia, informação e ação do poder público para que elas sejam tratadas com a seriedade que merecem”, afirmou.
O médico reumatologista Thiago Xavier, discutiu os principais desafios enfrentados no diagnóstico e no tratamento da fibromialgia, que esclareceu os impactos profundos da doença e criticou a invisibilidade enfrentada pelos pacientes. “Muitas pessoas olham para o paciente com fibromialgia e não veem nada. Mas a dor está lá. É real. A doença causa dores crônicas, fadiga, mal-estar, perda de mobilidade. Tem pacientes que não conseguem nem sair da cama em dias de crise”, explicou.
O médico e deputado Estadual Arlen Santiago (Avante), criticou o poder público, destacando a negligência no cumprimento das leis já existentes e as falhas graves na prestação dos serviços de saúde, especialmente para pacientes com fibromialgia.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br