Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Comissão aprova audiência pública que discutirá saúde mental da comunidade LGBTQIA+

por Cristine Antonini publicado 17/08/2023 11h36, última modificação 17/08/2023 11h36

POR CHRISTINE ANTONINI

A Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Câmara de Montes Claros deu parecer favorável ao requerimento da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que solicita audiência pública para debater sobre a importância da saúde mental da comunidade LGBTQIA+.

A vereadora apresentou um estudo realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ que aponta 182 suicídios em Montes Claros entre os anos de 2007 a 2017 ocasionados por homofobia. O estudo ainda destaca que esses números tendem a ser ainda maiores se contar os autoextermínios que não entraram na estatística.

“Os dados são alarmantes e estamos falando de números de seis anos atrás. E são os fatos consumados, ainda existem as tentativas que não entraram no estudo. Além das pessoas que se autoflagelam por não serem respeitadas, por medo de ser quem são, devido a homofobia”, defendeu a vereadora.

O requerimento foi aprovado pela Comissão e deverá entrar em pauta para votação na próxima sessão ordinária. A audiência está marcada para o dia 24 de agosto, às 8h.

OUTROS PROJETOS

A Comissão de Legislação Justiça e Redação reuniu com os representantes da Associação de Moradores do bairro Conjunto Residencial JK e Adjacências, e, deu o parecer favorável ao projeto n°92/2023 que concede o Título Declaratório de Utilidade Pública – a pasta é de autoria do vereador Junior Martins (Cidadania).

Também foi analisado o projeto n°96/2023, de iniciativa do vereador Elair Gomes (MDB), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer. Segundo o projeto, a data será celebrada anualmente no dia 21 de setembro.

Após o parecer das comissões, os projetos serão levados a votação em plenário.

Vereadores cobram adesão e planejamento do programa Minha Casa Minha Vida

por rayhannetallis@gmail.com publicado 16/08/2023 13h06, última modificação 16/08/2023 13h06

 Por Rayhanne Tallis

A falta de estrutura dos loteamentos e de financiamento do Minha Casa Minha Vida do Governo Federal levou os vereadores a usarem a tribuna da Câmara Municipal para cobrar melhorias para os moradores, na reunião desta terça-feira (15). A importância do programa que leva habitação à população de baixa renda foi reconhecida pelos legisladores, mas todos entendem a necessidade de maior planejamento para implantação do programa.

O programa Minha Casa Minha vida voltou a funcionar no início deste ano, e um dos requerimentos do vereador, Daniel Dias (PcdoB), é que o município faça a adesão ao novo Programa para atender as necessidades de moradia as pessoas com baixa renda, carentes, inscritas nos programas sociais do Governo Federal.

Uma das cobranças do vereador, foi em relação aos valores do financiamento, entendendo que muitas pessoas não conseguem pagar o valor ofertado pelo programa. “É necessário que essas taxas esteja no alcance do trabalhador assalariado. Muitas pessoas recebem apenas um salário-mínimo, permitindo apenas o gasto com a alimentação, não tem como pagar uma parcela de setecentos, ou mil reais, por mês, por exemplo.”

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), enfatizou a importância do retorno do programa, mas a sua preocupação é em relação à habitabilidade desses moradores, pois segundo ele é necessário fazer um aparelhamento público, para uma melhor adaptação das famílias.

___________________________________________


Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara homenageia funcionário em comemoração aos 70 anos

por Stenio Aguiar publicado 16/08/2023 12h50, última modificação 17/08/2023 09h23

Por Stênio Aguiar

A Câmara de Vereadores homenageou na manhã desta quarta-feira (16), o funcionário Carlyle Costa de Oliveira pela passagem do aniversário de 70 anos, comemorado no dia anterior. O homenageado trabalha no Legislativo municipal há 24 anos. Em 1999 ele, que era servidor efetivo da Prefeitura de Montes Claros, foi cedido para a Câmara de Vereadores. Em 2015, apesar da aposentadoria, Carlyle continuou a trabalhar no Parlamento municipal na função de assessor parlamentar da Presidência da Casa.

Esta homenagem foi pra mim uma surpresa, mas aqui estou cercado de amigos. Os anos vividos na Câmara Municipal foram de muito aprendizado. Enfim, agradeço a todos os colegas”, disse emocionado.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Junior Martins falou sobre os relevantes serviços prestados pelo funcionário para a Câmara de Vereadores.

Nesse dia tão especial, quero abraçar e parabenizar o funcionário Carlyle, um grande servidor desta Casa, que a anos presta seus serviços com agilidade, simplicidade e objetividade”, destacou.

Audiência pública cobra nomeação de aprovados no concurso do HUC

por rayhannetallis@gmail.com publicado 15/08/2023 13h15, última modificação 15/08/2023 13h17

Por Arthur Amorim Jr.

A Câmara de Montes Claros realizou na noite dessa segunda-feira (14), a audiência pública para discutir a situação dos aprovados na lista de espera do concurso público do Hospital Universitário Clemente Faria. O vereador proponente, Rodrigo Cadeirante (Rede), destacou que o objetivo da audiência foi ouvir e debater sobre o impasse em relação à morosidade em não nomear os aprovados excedentes no concurso realizado em 2018.

A secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, falou sobre a rede hospitalar em Montes Claros e ressaltou que o HU, além de ser o único ser 100% SUS atende não só o município, mas toda a macrorregião Norte, Jequitinhonha e Noroeste. “A nossa rede é insuficiente para atender os 101 municípios e isto já é visível. Temos um grupo de trabalho que vem discutindo a situação na saúde. O município acionou o governo do Estado em busca de uma solução para situação do HU para poder continuar prestando os serviços.”
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleison Rodrigues, informou que tem acompanhado a instabilidade do HUCF. “Chega-nos a notícia de que tem um prazo terminando e outro de 60 dias. Quanto aos concursados, acompanhamos o martírio que eles estão enfrentando e estamos juntos. Que esta audiência sirva para nos fortalecer”, disse.
O presidente do Sindsaúde, Avilmar Nunes, afirmou que já foram feitas várias solicitações junto ao governador Romeu Zema e não receberam respostas sobre as nomeações. “Defendemos que os concursados têm que ser nomeados. O HU está com grande demanda e estamos sobrecarregados. Queremos os concursados aprovados que estão na lista”
, reivindicou.

 O superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, Carlos Eduardo Mendes D'Angelis, enfatizou sobre a esperança de que a audiência sirva para fortalecer a cobrança que os concursados estão fazendo. “Tudo faz parte de uma negociação, como prometer uma assistência se não temos como pactuar? Todas as vagas do concurso foram preenchidas pelos aprovados, os que ficaram na lista de espera podem ser aproveitados e o prazo vence em 2024, podendo ser prorrogado até 2026. Para isto, está sendo realizado um estudo para atender as demandas”, comentou.

A representante dos concursados, a enfermeira Celina Oliveira, assinalou que a preocupação é o prazo que vai vencer em janeiro de 2024 e por isso, conta com o apoio de vereadores, deputados e do governador para que os excedentes da lista de 2018 sejam nomeados.

A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que preside a Comissão de Saúde da Câmara, propôs uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeuzinho, para acertar uma audiência pública e expor a situação dos concursados aprovados que estão na lista de espera para que sejam nomeados. “Queremos um HU equipado para atender a nossa população e os concursados que foram aprovados que sejam efetivados”.

A vereadora ressaltou que uma audiência proposta pelos deputados, o governo vai ouvir.
Os vereadores Daniel Dias (PC do B), Iara Pimentel (PT), Cláudio Rodrigues (Rede), Julinha da Pastoral (Podemos), Aldair Fagundes (Cidadania) acompanharam a solicitação da vereadora Maria Helena e defenderam, ainda, o pagamento integral do piso salarial da classe, bem como, mais investimento no HU e a nomeação de todos os aprovados no concurso, antes do prazo que se espira, em janeiro/2024.

Sobre o pedido

O concurso foi realizado em 2018, homologado em 2021 e suspenso por um ano, por conta da pandemia da Covid-19, retomando a contagem em 2022. Em 2023, o governador Romeu Zema fez as nomeações dentro do limite de vagas previstas no edital, mas, para preencher vagas excedentes, optou por fazer contratações, em detrimento da nomeação dos aprovados na lista. Como o prazo de validade do concurso expira em janeiro de 2024, torna-se urgente uma solução para que os remanescentes da lista não sejam prejudicados.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara pede instalação de UPA na região Norte

por Selma Gonçalves publicado 15/08/2023 12h40, última modificação 15/08/2023 12h40
16 requerimentos aprovados pela Casa Legislativa

Por Selma Gonçalves

Os vereadores de Montes Claros, aprovaram na reunião ordinária desta terça-feira (15), dezesseis requerimentos, entre eles a solicitação de construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região Norte de Montes Claros, composta pelos bairros do Grande Renascença, Grande Vilage e Grande JK.

Para o presidente da Casa Legislativa Junior Martins (Cidadania), autor do requerimento, e o vereador que subscreveu o documento, vereador Aldair Fagundes (Cidadania), a construção da UPA Norte será de suma importância porque vai descentralizar o atendimento de urgência e emergência, tirando a sobrecarga dos hospitais. A exemplo da UPA do Chiquinho, que desafogou sobremaneira o serviço nos hospitais mas também já está sobrecarregado, a distribuição de Unidades de Pronto Atendimento na cidade pode agilizar e melhorar o atendimento na área da saúde.

Também na área de assistência à saúde da população, o requerimento nº 338 apresentado pelo vereador Aldair Fagundes e Edmílson Bispo (PSD) pediu que a Casa Legislativa encaminhe ofício ao Deputado Federal Marcelo de Freitas solicitando apoio para viabilização de implantação de Base de apoio do SAMU na Região do Grande Santos Reis.

Aldair Fagundes explicou que como o Samu está no Delfino Magalhães a demora é grande para atender um chamado no Grande Santos Reis, principalmente no horário de pico, e isso coloca em risco a vida das pessoas. De acordo com o parlamentar já houve, no passado, uma movimentação no sentido da descentralização do Samu mas foi interrompida e, por isso, o assunto está sendo retomado, já que o Grande Santos Reis abrange mais de 30 bairros.

Transporte Gratuito

O Vereador Odair Ferreira (Solidariedade) apresentou requerimento nº 332 solicitando a possibilidade de implantar um transporte especial destinado a pessoas inscritas no CadÚnico que necessitam realizar consultas, exames, tratamentos e ou cirurgias com agendamento confirmado. A proposta é integrar a solicitação ao projeto de Transporte Sanitário Eletivo, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Montes Claros.

Para o vereador Odair Ferreira o requerimento visa beneficiar toda a população que não tem condições financeiras para pagar um transporte e se deslocar de sua casa para fazer exames, consultas, cirurgias nos locais destinados pela Secretaria de Saúde, além fortalecer o programa de atendimento na cidade.

Plano de promoção de servidores

No requerimento nº 329, a vereadora Professora Iara Pimentel (PT), apresentou anteprojeto de Lei que "Altera o regime de progressão e promoção da Lei Municipal n.° 3.174 de 2003 – Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores Públicos do Poder Executivo e do Município de Montes Claros", para que seja reenviado à Casa Legislativa, como Projeto de Lei, no intuito de garantia da valorização dos servidores públicos municipais. De acordo com a parlamentar, hoje a promoção acontece somente com dez anos de exercício do servidor e se o mesmo não tiver 90 dias de atestado médico. Pela proposta apresentada, a promoção acontecerá a partir de três anos e com a punição do atestado suspensa ou seja, os dias que o servidor ficou parado por questão de saúde passarão a ser contados.

Trânsito

O vereador Elair Gomes (MDB) solicitou, através do requerimento nº 334, providência em estudos técnicos para instalação de um redutor de velocidade na Avenida Ruy Duarte Pinto, em frente ao número 514, no bairro Belvedere, devido o alto índice de acidentes e excesso de velocidade

O parlamentar Valdecy Contador (Cidadania) apresentou requerimento nº 335 solicitando a construção com urgência de Trincheira no Trevo da Cowan, localizado na Av. Governador Magalhães Pinto no bairro Alcides Rabelo. Valdecy Contador acredita que a trincheira poderá diminuir o índice de acidentes.

A vice-presidente da Câmara, Maria Helena Lopes (MDB) solicitou, pelo requerimento nº 339, reiterando o requerimento de nº 81 de 2019, a Construção de uma ponte na Avenida José Corrêa Machado próximo à Rua São João, no bairro Todos os Santos.

A vereadora Julinha da Pastoral (PODE) apresentou o requerimento nº 341 solicitando ao executivo e MCTrans estudo técnico de viabilidade para implantação de faixas elevadas em frente a Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar, localizada à Rua Antônio Moreno nº 285 e Rua João Ferreira nº 119 – Bairro Santa Eugenia, e Escola Municipal Jair de Oliveira localizada à Rua Celestino Ferreira nº 326 e Rua Sinval Pereira Fialho nº 948 – Bairro Jardim Eldorado.

Raimundo do INSS solicitou, através do requerimento nº 343, a instalação de semáforo na Rua Juca Prates, bairro Centro. O vereador destacou que a implantação do semáforo vai melhorar o tráfego e diminuir o risco

Lazer e esporte

O parlamentar Reinaldo Carrapicho (PRB) pediu, no requerimento nº 337, a instalação de uma acadêmia ao ar livre na Comunidade de Vaca Morta.

Cláudio Rodrigues(REDE),em seu requerimento nº 340, solicitou estudo para a construção de um Parque ou uma Praça no terreno público do antigo Horto Municipal localizado entre a Rua do Cruzeiro/ Av. Nossa Senhora de Fátima e a Av. Manoel Caribé Filho no Bairro Maracanã.

O vereador Cláudio Rodrigues destaca que sugeriu a área que já é arborizada e está na entrada do bairro Maracanã, seja incluída no plano de gestão do município que é a criação de parques e construção de praças. O parlamentar explica que a população espera uma benfeitoria no local e, por isso, sugeriu ao prefeito Humberto Souto e vice Guilherme o estudo de viabilidade para a construção de um parque ou praça no local, o que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores que vão ter um local para a prática de esporte e lazer.

Saneamento básico e Desenvolvimento Social

A vereadora Graça da Casa do Motor (União) cobrou, através do requerimento nº 336, intervenção na rede de esgoto da rua Mármore, localizada no bairro Monte Carmelo II. O oficio, aprovado por unanimidade será encaminhado à COPASA.

O parlamentar Daniel Dias (PCdoB) sugeriu, no requerimento nº 344, envio de ofício ao prefeito Humberto Guimarães Souto e ao secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, solicitando que o Município de Montes Claros-MG faça a adesão ao novo Programa Minha Casa, Minha Vida, para atender as necessidades de moradia digna das pessoas com baixa renda, carentes, inscritas nos programas sociais do Governo Federal. O parlamentar solicita também que seja reaberto o cadastro para levantamento da real necessidade de demanda habitacional do município de Montes Claros, e, posteriormente, ampla divulgação do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O vereador Igor Dias pediu, em seu requerimento nº 330, a inclusão das formas de pagamento digital, tais como pix, QR code e transferência eletrônica, nos pagamento da tarifa de serviço de transporte coletivo, no município de Montes Claros.

Homenagens

A vereadora Ceci Protetora (PP)- solicitou, no requerimento nº 330, que a reunião do dia 14 de setembro de 2023 seja transformada em Sessão Especial com o objetivo de homenagear os 10 anos do "Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira – (HCMR) e ainda, que seja transferido o horário para 19:00 horas.

O presidente Júnior Martins no requerimento nº 331 pediu que seja transformada em Reunião Especial a reunião do dia 31 de agosto de 2023 e transferida para 19 horas, para concessão de Título de Cidadão Benemérito ao advogado trabalhista Nestor Rodrigues da Silva Neto.


_________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Câmara institui Semana de Conscientização da Saúde Mental das Crianças e Adolescentes

por Cristine Antonini publicado 15/08/2023 12h00, última modificação 15/08/2023 13h46

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), cinco projetos – sendo três do Legislativo e dois do Executivo. Entre os aprovados está o de n° 95/2023, que institui a semana municipal de conscientização da saúde mental de crianças e adolescentes – a proposta é de iniciativa do vereador Elair Gomes (MDB).

Segundo o projeto do vereador Elair, anualmente o dia 10 de setembro será dedicado a atenção integral às necessidades psicossociais. Durante as comemorações da Semana de Conscientização da Saúde Mental das Crianças e Adolescentes serão realizadas palestras, discussões, rodas de conversas e eventos com especialistas que abordarão o tema, visando à conscientização da população sobre a saúde mental. “Atualmente vemos uma grande frequência de casos que envolvem bullying e violência em escolas, casos que poderiam ser evitados caso houvesse uma melhor avaliação dos alunos”, defendeu o proponente do projeto.

Também foi aprovado o projeto n°100/2023, de autoria do vereador Igor Dias (União), que institui a Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ser realizada anualmente no dia 29 de outubro, data em que foi instituída o “Dia Mundial do AVC”. “Um dos intuitos desta data é conscientizar a população sobre os fatores de risco e as formas de contribuir com a prevenção primária da doença”, justificou o parlamentar.

De iniciativa do Executivo, o projeto n°104/2023, autoriza o repasse de R$40 mil à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) para a realização da 28ª edição da Fenics. Consta na pasta que a associação deverá disponibilizar 3mil ingressos gratuitos à população.

Outra proposta do Executivo, n°103/2023, altera a redação da lei 5.575/2023, que autoriza desafetação, afetação e dação em pagamento de áreas de propriedade do município para a construção do Cemei no bairro Santo Antônio Prolongamento. A mudança é apenas na numeração do loteamento – na lei consta lote 24, mas o correto é 25.

O último projeto aprovado concede Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao advogado, Bernardo Brant Maia – a proposição é do vereador Eldair Samambaia (PSD).

 

_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Show de cultura em solenidade de homenagem ao Grupo Fitas

por Selma Gonçalves publicado 14/08/2023 11h46, última modificação 14/08/2023 11h46

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores realizou na noite de sexta (11), solenidade de homenagem ao presidente do Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros (Fitas), Marco Aurélio Dumont, em comemoração aos 18 anos do grupo. A homenagem foi proposta pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

Participaram do evento, além dos parlamentares, os integrantes do grupo Fitas, a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada Leninha, o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Mestre Zanza Júnior e representantes do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Colégio Marista São José, Penitenciária de Francisco Sá Receita Federal, Presídio Alvorada e 55º Batalhão,

A vereadora Maria Helena, em seu pronunciamento, falou da importância do grupo para a cidade, região e estado: “Montes Claros é a terra da cultura, um lindo título, mas não basta apenas homenagear, precisamos reconhecer toda essa luta pela cultura. Queremos, através dessa homenagem, reconhecer a luta de cada integrante do grupo que sempre está levando os ‘nossos Montes’ para além dos ‘nossos Montes’ através nossa dança, música, cultura e folclore, mantendo viva a nossa história, preservando nossa raiz. Isso é muito lindo e nos emociona”, destacou a propositora da homenagem.

O homenageado, Marco Aurélio Dumont, falou da luta pela preservação da arte, cultura e folclore regional destacando o envolvimento de cada ‘fiteiro’ que compõe o grupo. “Em cada apresentação o Grupo Fitas traz à vida as ricas tradições folclóricas do nosso norte de Minas Gerais e Brasil, preservando e respeitando todos seus cultos e etnias através de danças folclóricas”, disse o presidente do Fitas.

O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Fitas, que você pode acompanha aqui: https://tinyurl.com/ybevx7xb

 Grupo Fitas

Fundado em 2005 em Montes Claros, no Norte de Minas, o Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas tem o objetivo de resgatar, celebrar e divulgar a riqueza do folclore popular brasileiro e, em especial, do norte-mineiro, através de danças, músicas, vestimentas e poesia.

O Fitas realiza um permanente trabalho de pesquisa cultural e de criação artística, estudando e reinterpretando manifestações culturais tradicionais dos quatro cantos do Brasil, como o jongo, o carimbó, as danças gaúchas, o candomblé, o xaxado e o maracatu.

Nesses dezessete anos de estrada, o Fitas já se apresentou em diversas cidades e festivais de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, levando as cores, a beleza e as tradições do folclore regional e nacional.

Parceiro do Colégio Marista São José de Montes Claros, o grupo conta com a participação de dançarinos e músicos de variadas idades e áreas de formação; admiradores da cultura engajados na missão de aprender, ensinar e divertir através da arte.

 

_____________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara discutirá situação dos aprovados em concurso público do HU

por rayhannetallis@gmail.com publicado 11/08/2023 16h56, última modificação 11/08/2023 16h56

Por Rayhanne Tallis

Na próxima segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Montes Claros realizará audiência pública, às 19h, para discutir a situação dos aprovados na lista de espera do concurso público, efetivado para provimento de cargos no Hospital Universitário Clemente de Faria em 2018. A audiência foi requerida pelo vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), que defendeu a necessidade da discussão diante da validade do concurso.

O concurso foi realizado em 2018, homologado em 2021 e suspenso por um ano, por conta da pandemia do Covid-19, retomando a contagem em 2022. Em 2023 o governador Romeu Zema fez as nomeações dentro do limite de vagas previstas no edital, mas, para preencher vagas excedentes, optou por fazer contratações, em detrimento da nomeação dos aprovados na lista. “Como o prazo de validade do concurso expira em janeiro de 2024, torna-se urgente uma solução para que os remanescentes da lista não sejam prejudicados”, afirmou o vereador.

A audiência também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

Câmara realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais

por Stenio Aguiar publicado 11/08/2023 12h40, última modificação 11/08/2023 13h35
Câmara realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais

A vereadora Maria Helena com o homenageado Jovino Soares Ruas ao lado de familiares e do vice-prefeito Guilherme Guimarães

Por Stênio Aguiar

A Câmara Municipal celebrou o Dia dos Pais em sessão especial, realizada na noite dessa quinta-feira (10). Foram 23 os homenageados com o diploma Hermindo de Souza Pinto, indicados pelos vereadores. O diploma leva o nome do pai de um dos criadores do bairro Maracanã e que também contribuiu de forma direta para o crescimento de Montes Claros.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Júnior Martins (Cidadania), que lembrou-se do seu primeiro ano como vereador, quando homenageou o seu pai Martins Lima. Ele destacou que a solenidade é uma forma de prestar honra a todos os pais.Com essa importante solenidade aos pais montes-clarenses, esta Casa proporciona esse momento tão sublime a cada um dos homenageados, cada um com sua história, valor e reconhecimento da sociedade. Assim, saúdo todos os pais que se doam e se entregam para o cuidado de suas famílias”, disse Júnior Martins.

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), que falou em nome dos vereadores, destacou que os homenageados recebem do Legislativo municipal não apenas uma placa, mas o reconhecimento desta Casa legislativa, onde estão os representantes da população de Montes Claros. “Ser pai é ser cúmplice nessa árdua, mas prazerosa missão de criar os nossos filhos e filhas para que eles possam dar o melhor de si para transformar o mundo num lugar melhor. A natureza de pai é essencialmente humana e nós, pais, somos forjados na luta incessante para fazermos dos nossos filhos seres melhores do que fomos”, relatou o parlamentar.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães, que participou da solenidade e foi homenageado pelo vereador Marcos Nem, destacou que a Câmara demonstra toda a sua sensibilidade com a população de Montes Claros quando dedica um dia para homenagear aos pais, sobretudo pela importância efetiva deles na família, que é a principal célula da sociedade. “Os pais representam, junto com as mães, o esteio dessa célula da sociedade”, acentuou Guimarães.

Em nome das homenageadas, Dilson Antônio Marques, falou sobre a beleza real de ser pai, que no amor educa e cuida dos seus filhos. “Não há missão mais bela e ao mesmo tempo tão difícil de educar o filho. Muitas vezes superamos dias e noites de dificuldades exercendo a paternidade com garra e coragem. Somos mais fortes e temos provado isso a cada obstáculo.

Confirma a lista dos homenageados aqui.

 _______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Parlamento Jovem define propostas em Plenária Regional

por rayhannetallis@gmail.com publicado 11/08/2023 12h36, última modificação 11/08/2023 12h36

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (9), a Plenária Regional do Parlamento Jovem (PJ Minas). O encontro teve por objetivo selecionar propostas que serão levadas para a edição estadual, prevista para acontecer em Belo Horizonte no mês de setembro. Participaram do encontro todos os municípios do polo União Norte, entre eles Bonito de Minas, Janaúba, Joaquim Felício, Luislândia e Montes Claros.

O tema da edição deste ano é “Jovem e Mercado de Trabalho”, e os estudantes das cinco escolas participantes debateram e votaram nas propostas dentro de três temas: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho; Escolaridade e Qualificação Profissional; e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão do Trabalho. As propostas serão levadas para a próxima etapa que serão discutidas entre todos os municípios envolvidos no projeto. Também, ficou definido pelos alunos do polo União Norte, o tema que será apresentado para o Parlamento Jovem em 2024: “Educação sexual nas escolas”.

A estudante da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, Paula Ariane Ferreira dos Santos, destacou a importância do projeto para a vida dos jovens e parabenizou aos coordenadores pelo apoio. “Este projeto nos trouxe a consciência de como a política é importante em nossas vidas, somos nós os responsáveis por mudar o meio que vivemos e fazer dele cada vez mais justo. Programa como este nos dão a oportunidade de aprender, refletir e colocar em práticas nossas ideias como cidadãos. Parabenizo a todos os coordenadores pela realização e agradeço em nome de todos os alunos” concluiu.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem do polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradeceu a todos pelo apoio e pela conclusão de mais uma etapa. “Agradeço aos companheiros de polo por todo empenho, juntos conseguimos realizar um belo trabalho. Este projeto não é importante apenas para os jovens, mas também para as escolas, famílias e sociedade em geral. Os bons cidadãos precisam de informação, treinamento e conhecimento para que se tornem cidadãos conscientes, engajados e éticos”, finalizou.

A próxima etapa do PJ ocorre no mês de setembro entre os dias 20 à 22, reunindo diversas escolas do estado de Minas Gerais e acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

ENTENDA MAIS SOBRE OS TEMAS ESCOLHIDOS

Subtema 01- Desenvolvimento Econômico e Geração De Trabalho

Inclusão do turismo nas escolas, em parceria da secretaria de educação, secretaria de cultura, turismo e meio ambiente. Introduzindo o conhecimento e visitação dos jovens estudantes a empresas, centros comerciais e pontos turísticos da cidade.

Subtema 02 - Escolaridade e Qualificação Profissional

Oferecer cursos gratuitos que promovam o conhecimento técnico para alunos, com cursos na área da tecnologia, línguas, primeiros socorros, administração, educação financeira, dentre outros, em conjunto com uma plataforma online que conecta o corpo docente da escola com o estudante e sua família com empresas, com troca de informações sobre oportunidade de vagas e cursos para os jovens. Criar oficinas que promovam atividades que melhorem a comunicação do jovem, criando oportunidades para que os alunos sejam direcionados para o mercado de trabalho.

Subtema 03: Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão do Trabalho

Criação de um aplicativo ou site e de oficinas/projetos gratuitos que nos permita entender as oportunidades no mercado de trabalho com parcerias, com o poder público e privado ajudando os jovens a decidir onde seguir de acordo com suas notas e evolução nos estudos (ENEM e nota de corte em faculdades).

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Grupo Fitas de Tradições Folclóricas receberá homenagem

por Gissele Niza publicado 10/08/2023 15h40, última modificação 10/08/2023 15h41

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nessa sexta-feira (11), às 19 h, sessão especial de homenagem ao Fitas Grupo de Tradições Folclóricas pelos 18 anos de tradição. A proposição é da Vice-presidente da Mesa Diretora, Vereadora Maria Helena (MDB).

O Grupo Fitas, atua há quase 18 anos, buscando contribuir com a preservação da diversidade cultural oriunda de tempos ancestrais, na edificação das relações humanas. Já realizou apresentações em escolas, eventos públicos e privado, além de Festivais Internacionais de Folclore no Brasil e América Latina, levando o nome de Montes Claros, de Minas Gerais e do Brasil.

“Reconheço a importância do Fitas para a preservação e promoção do folclore local. Parabenizo a todos pelo empenho e dedicação ao longo desses anos. A homenagem é uma forma de agradecer por todo o trabalho desenvolvido, pela divulgação e valorização das tradições folclóricas”, destaca Maria Helena.

O Diretor-presidente do grupo, Marco Aurélio Dumont, afirma que a homenagem em muito nos lisonjeia e engrandece, diante do reconhecimento da relevância de todo trabalho e dedicação de seus dirigentes e componentes, no desenvolvimento da tradução e reelaboração de danças populares brasileiras, valorizando o patrimônio imaterial dos antepassados para as gerações vindouras.

Os membros do grupo são voluntários dedicados e preocupados com a salvaguarda das matrizes tradicionais e da diversidade cultural brasileira, por apreço à cultura brasileira, mineira e especialmente a norte-mineira. Essa homenagem para o grupo é a aclamação ao trabalho de seus partícipes, que se sentem lisonjeados com tal honraria”, afirma Marco Aurélio.

A solenidade também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

 

Grupo Fitas

 

Fundado em 2005 em Montes Claros, no Norte de Minas, o Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas tem o objetivo de resgatar, celebrar e divulgar a riqueza do folclore popular brasileiro e, em especial, do norte-mineiro, através de danças, músicas, vestimentas e poesia.

O Fitas realiza um permanente trabalho de pesquisa cultural e de criação artística, estudando e reinterpretando manifestações culturais tradicionais dos quatro cantos do Brasil, como o jongo, o carimbó, as danças gaúchas, o candomblé, o xaxado e o maracatu.

Nesses dezessete anos de estrada, o Fitas já se apresentou em diversas cidades e festivais de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, levando as cores, a beleza e as tradições do folclore regional e nacional.

Parceiro do Colégio Marista São José de Montes Claros, o grupo conta com a participação de dançarinos e músicos de variadas idades e áreas de formação; admiradores da cultura engajados na missão de aprender, ensinar e divertir através da arte.

 _______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Projetos da Câmara são analisados pelas comissões

por Athur Jr publicado 10/08/2023 11h33, última modificação 10/08/2023 11h33

Arthur Amorim Jr.

Em reunião conjunta, as comissões de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e de Legislação, Justiça e Redação, nesta quinta-feira (10), analisaram os projetos de lei que serão votados nas próximas reuniões da Câmara Municipal.

O projeto discutido pelos membros das duas comissões diz respeito à liberação de recursos para a 28ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços – Fenics, que será realizada no período de 14 a 17/09/2023, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Em contrapartida, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI cederá estande para Câmara além de ingressos.

O Projeto de Lei do Executivo apreciado foi em relação a cessão de parte do terreno do município que fica na rotatória do bairro Santo Antônio, para construção de Cemei.

Os projetos dos vereadores Igor Dias (União Brasil) sobre a criação da Semana de Prevenção do AVC, em outubro/2023, e de Elair Gomes (MDB) sobre a Semana de Conscientização da Saúde Mental da Criança e Adolescente também receberam pareceres favoráveis dos membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Audiência pública denuncia situação trabalhista na Coteminas

por Stenio Aguiar publicado 10/08/2023 09h50, última modificação 10/08/2023 17h11

Por Christine Antonini

A Câmara de Montes Claros promoveu na noite dessa quarta-feira (9), audiência pública para discutir a situação dos trabalhadores da Coteminas. A iniciativa foi do vereador Daniel Dias (PCdoB) que destacou a crise financeira noticiada pela empresa fundada, no município, em 1967, e que emprega centenas de funcionários.

O vereador Daniel pontuou a importância da Coteminas para o desenvolvimento econômico de Montes Claros, gerando emprego e renda. O parlamentar ainda mostrou preocupação caso houver o fechamento da empresa, onde o município enfrentará um problema social com o grande número de desempregados no mercado de trabalho.“Lutamos para que esses funcionários tenham garantia dos postos de trabalho. E que, no caso de demissões, a Coteminas pague os direitos trabalhistas – temos relatos da falta do acerto financeiro, o não pagamento do FGTS e que empresa não estaria repassando para o INSS a contribuição do trabalhador”, enfatizou o vereador Daniel.

O ex-trabalhador da Coteminas, Talisson Cordeiro Gomes, relatou que ao questionar a empresa sobre a situação de trabalho, foi perseguido e demitido. Segundo ele, o fato aconteceu em março deste ano e até hoje nenhum acerto foi feito. “Quando procuramos a empresa para negociar sobre as demissões e fazer acordos coletivos, fomos coagidos e acabaram mandando embora o grupo que reivindicava”, disse.

De acordo com o advogado trabalhista, Isac Santos Pereira, a empresa violou todos os direitos constituídos na lei, como atrasos de salário, o não repasse ao INSS e a falta do pagamento das rescisões. “Ainda temos relatos que os funcionários são revistados antes de conversar com a chefia para evitar uma possível gravação da conversa”, pontuou o advogado.

A coordenadora do Ministério Público do Trabalho (MPT) acompanhou a reunião, não se aprofundando sobre a questão. Entretanto, afirmou que há uma ação aberta em relação às denúncias apresentadas acima e que é necessário que o sindicato, representante desses funcionários, se manifeste e busque pelas garantias de direito. “Qualquer dispensa trabalhista feita por alegação econômica deve ser feita por negociações”, concluiu.

A Coteminas não mandou representante para responder os questionamentos. O diretor-presidente da empresa, Josué Gomes enviou uma carta, na qual explica que, de fato, a empresa passa por uma crise financeira devido ao alto patamar dos juros que inviabilizam a produção. O executivo alegou que é necessário a ação de políticas econômicas que estabeleçam taxas compatíveis com as atividades produtivas. “Sempre cumprimos com zelo as nossas obrigações empresariais, trabalhistas, sociais e comunitárias e buscamos regularizar a atual situação, e, para isso estamos vendendo ativos do grupo, que darão o suporte necessário para a devida normalidade da nossa atividade”, declarou o executivo, na carta.

O evento foi finalizado com o encaminhamento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais em que solicita providências sobre o assunto e a realização de uma nova audiência em Montes Claros com os representantes da comissão de finanças do Estado.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara realiza nesta quinta-feira homenagem ao Dia dos Pais

por rayhannetallis@gmail.com publicado 09/08/2023 17h15, última modificação 09/08/2023 17h18

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros realizará nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30, uma sessão especial em comemoração ao Dia dos Pais, que neste ano será celebrado no dia 13 de agosto. A solenidade faz parte do calendário de eventos da Casa e na ocasião, serão homenageados 23 pais que receberão o Diploma Hermindo de Souza Pinto.

Para o evento, cada um dos vereadores, foi responsável por escolher um pai que expresse esse vínculo de amor, cuidado e proteção para seus filhos (as), exemplo este de merecimento da honraria a esta data especial.

A solenidade também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

CONFIRA OS INDICADOS PELOS VEREADORES PARA RECEBER A HONRARIA:

1 Aldair Fagundes - Dilson Antônio Marques

2 Cecília Meireles Ferreira - George Fernando Lucílio de Britto

3 Cláudio Rodrigues De Jesus - Adalberto Mendes De Almeida (Beto)

4 Daniel Dias Da Silva - Waldomiro Gonçalves Maciel

5 Edmilson Bispo - José Bispo

6 Edson Pereira dos Santos - João Gomes Ferreira

7 Elair Augusto Pimentel Gomes - Gilberto Reis dos Anjos

8 Eldair Gonçalves dos Santos - Joanes Soares Pereira

9 Heudes da Silva Siqueira - José Valdinei Gonçalves Siqueira

10 Iara De Fátima Pimentel Veloso - José Geraldo Leão Cangussu (Kojac)

11 Igor Gustavo Dias - José Romeu Dias Filho

12 José Marcos Martins de Freitas - Guilherme Guimarães Oliveira

13 Júlia Aparecida Amaro Rocha Vieira - Adalberto Souza de Oliveira (Seu Nem)

14 Maria das Graças Gonçalves Dias - Márcio Fonseca Leite

15 Maria Helena de Quadros Lopes - Jovino Soares Ruas

16 Marlus Mendes Soares - Valdecir Pereira Da Silva (Dé Salgados)

17 Martins Lima Filho - Aurélio Moreira Lima

18 Odair Ferreira Oliveira - Geraldo Ferreira De Oliveira

19 Raimundo Pereira da Silva - Jota Pinheiro

20 Reinaldo Barbosa da Silva - Manoel José Da Silva

21 Rodrigo Maia Oliveira - Josmar Xavier dos Santos

22 Valdecy Fagundes de Oliveira - José Getúlio Ferreira Souto

23 Wilton Afonso Dias Soares - Ezequiel Moisés Bustamante Soto

Dia dos Pais

No Brasil, o dia dos pais se iniciou a partir de uma iniciativa do Jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. A princípio, foi instituído o dia 14 de agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família. Porém, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto, data que até hoje permanece no nosso calendário.

______________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Parlamento Jovem Minas realizará etapa regional

por rayhannetallis@gmail.com publicado 08/08/2023 15h41, última modificação 08/08/2023 15h41

Por Rayhanne Tallis

O Parlamento Jovem inicia nesta quarta-feira (9), a partir das 8h30, a segunda etapa regional do programa. A iniciativa é realizada por meio da Escola do Legislativo, e contará com a participação dos municípios de Bonito de Minas, Janaúba, Joaquim Felício, Luislândia e Montes Claros.

Nesta plenária regional os jovens desses municípios, discutem sobre os relatórios escolhidos em relação aos temas debatidos na primeira fase e definem quais propostas serão levadas à plenária estadual que será realizada, em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O tema escolhido para a edição deste ano foi “Jovem e Mercado de Trabalho” e três subtemas: “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”; “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar ativamente da política. Na primeira fase, este objetivo foi alcançado pela Escola do Legislativo, estimulando os jovens com bate-papos, discursos, rodas de conversas e dinâmicas que cumpriram com a proposta do programa.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradece pela confiança dos municípios e pela atuação de mais uma fase. “Amanhã é o dia da Plenária Regional, resultado dos trabalhos dos municípios do Polo União Norte. Estamos felizes por chegar até aqui. Montes Claros sedia e coordena o Polo há 7 anos com êxito e recebe com toda honra os municípios e todos os participantes do Parlamento Jovem. Somos gratos pela oportunidade de sediar este lindo projeto formação política e educação para a cidadania”, concluiu.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas (PJ) é um programa de formação política voltado aos estudantes de Ensino Médio dos municípios mineiros. O projeto cria a oportunidade de se ampliar o conhecimento acerca da política e dos instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberações que permitem a vivência do Poder Legislativo. Trata-se de uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (EL), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. O projeto é realizado em três etapas: Municipal, Regional e Estadual.

_______________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Câmara realiza audiência para atualizar a situação dos trabalhadores da Coteminas

por Athur Jr publicado 08/08/2023 14h51, última modificação 08/08/2023 14h51

Por Arthur Amorim Jr.

A manutenção dos postos de trabalho e regularização da falta de pagamento e direitos trabalhistas dos funcionários da Coteminas S/A, em Montes Claros, é o tema da audiência pública que será realizada na próxima quarta-feira (9), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. O vereador Daniel Dias (PC do B) é o autor da propositura da audiência pública.

O objetivo segundo o proponente, é atualizar as informações sobre as ações relacionadas à situação dos trabalhadores da Coteminas S/A, em Montes Claros e respostas dos órgãos responsáveis: Ministério do Trabalho e Emprego, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, Delegacia Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Jurídica do Município, e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para a manutenção dos postos de trabalho e o pagamento das verbas trabalhistas dos funcionários e funcionárias da empresa.

“As informações que recebemos é de que a empresa está passando por dificuldades, o que tem gerado insegurança nos trabalhadores quanto a manutenção ou recebimento das verbas trabalhistas”, finalizou o vereador.

A audiência será de forma presencial e também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

SERVIÇO

Audiência Pública: A manutenção dos postos de trabalho e regularização da falta de pagamento e direitos trabalhistas dos funcionários da COTEMINAS S/A em Montes Claros.

Data: 09 de agosto 2023

Horário: 19 às 20h30

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara requer melhorias na zona rural, obras e mobilidade urbana

por Gissele Niza publicado 08/08/2023 11h35, última modificação 08/08/2023 11h36

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na reunião desta terça-feira (8), 15 requerimentos com solicitações de atendimento às demandas da zona rural, de obras, de mobilidade urbana e de proteção à mulher.

O Vereador Reinaldo Carrapicho (PRB) solicitou ao Executivo a instalação de placas de sinalização nas estradas rurais que foram asfaltadas recentemente. Foi requerido pelo Vereador Eldair Samambaia (PSD), o asfaltamento, calçamento ou assentamento com fresas de asfalto em todos os pontos críticos das estradas da zona rural, principalmente dos trechos íngremes, onde os veículos têm grandes dificuldades para superá-los.

A Vice-presidente da Mesa Diretora, Vereadora Maria Helena (MDB), solicitou a ampliação dos dias de feira na Central de Abastecimento do Norte de Minas (CEANORTE). A proposta é que a feira aconteça também nas sextas, atendendo à demanda dos 430 produtores cadastrados, que atendem o Norte de Minas e parte do Sul da Bahia, movimentando um volume considerável de mercadorias, gerando emprego e renda.

 

Obras

 

A recomposição asfáltica das Ruas do Bairro Independência: Colômbia, República do Peru e Canadá, foi apresentada pelo Vereador Marlus do Independência (PT). O Vereador Aldair Fagundes (Cidadania) requereu a realização de estudos de viabilidade para recapeamento das Avenidas Comendador Antônio Loureiro Ramos e Lincoln Alves dos Santos, no Distrito Industrial, e da Rua Acesso na Vila São Francisco de Assis.

Já o Vereador, Rodrigo Cadeirante (Rede), solicitou a reforma, revitalização e urbanização da Praça principal do Bairro São Geraldo II e a construção de uma Praça no Residencial Montes Claros. O Vereador Cláudio Rodrigues, também do Rede, requereu a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do grande Independência e de uma Praça no Bairro Jardim Primavera.

 

Mobilidade

 

Intervenções para melhoria da mobilidade urbana também foram requeridas pelos Vereadores. Edmílson Bispo (PSD) pediu a colocação de faixa elevada na Avenida Laudete Dias de Sá, no Bairro Jardim Olímpico. A vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a instalação de semáforo no Trevo da Cowan, localizado nas Avenidas Governador Magalhães Pinto e Deputado Plínio Ribeiro.

A implantação de redutores de velocidade e placas de sinalização de proibido parar e estacionar na Rua Manoel de Souza Brasil do Bairro Vila Atlântida, foi requerida pela Vereadora Julinha da Pastoral (Pode).

O Vereador Igor Dias (União) cobrou a implementação de um aplicativo de rotativo digital, para regularizar o estacionamento de veículos na área azul na cidade.

 

Mulher

 

A Comissão da Mulher apresentou requerimento solicitando ao Governador Romeu Zema e Delegada Geral da Polícia de Minas Gerais, Letícia Gamboge, que a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher de Montes Claros, possa funcionar 24 horas, em razão do elevado número de todos os tipos de violência contra a mulher, inclusive feminicídios, registrados no município.

O Vereador Daniel Dias (PCdoB) pediu ao Executivo ações de melhorias nos pontos de apoio destinados aos trabalhadores e trabalhadoras do Centro de Controle de Zoonoses, com adequação para atender as trabalhadoras mulheres contratadas a partir do último processo seletivo, como banheiros adequados para uso das mesmas.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook:
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Minuto de silêncio contra o feminicídio

por Selma Gonçalves publicado 08/08/2023 11h23, última modificação 08/08/2023 11h23

Por Selma Gonçalves

A reunião ordinária desta terça-feira (08), da Câmara de Montes Claros foi marcada pela manifestação da Casa Legislativa, que às 9 h, paralisou os trabalhos e, com um minuto de silêncio, protestou contra a violência doméstica e o feminicídio. O movimento foi aderido pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher, rede de saúde e empresas que simultaneamente participaram do ato, cada um em seu ambiente de trabalho.

 A manifestação faz parte das ações a serem realizadas, principalmente no mês de agosto, mês Lilás, que comemora a criação da Lei Maria da Penha (Lei número 11.340 de 7 de agosto de 2006), que este ano completa 17 anos. Todos os parlamentares participaram da reunião com o laço lilás afixado na veste, como forma de apoio a luta contra o feminicídio.

Na semana passada a rede de em fretamento a violência contra mulher e Comissão da Mulher da Câmara traçaram projetos e apresentaram propostas de políticas públicas para diminuir os índices de violência doméstica.

 DELEGACIA DA MULHER

Além do minuto de silêncio outra proposta, levantada na reunião da semana passada foi apresentada e aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira. O requerimento, subscrito por todos os parlamentares, solicita o encaminhamento de ofícios ao Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Romeu Zema e à Exma. Delegada Geral da Polícia de Minas Gerais Sra. Letícia Gamboge Reis, solicitando que a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher de Montes Claros, possa funcionar 24 horas, em razão do elevado número de todos os tipos de violência contra a mulher, inclusive feminicídios, registrados no Município.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara terá agenda extensa na próxima semana

por rayhannetallis@gmail.com publicado 04/08/2023 14h20, última modificação 04/08/2023 16h46

Por Rayhanne Tallis

A agenda da próxima semana da Câmara Municipal de Montes Claros está repleta de eventos. Na terça-feira (08), às 7h45, acontece a segunda reunião ordinária do semestre, após o recesso parlamentar.

Na quarta-feira (09) a partir das 8h, ocorre mais uma Oficina do Parlamento Jovem promovida pela Escola do Legislativo. O programa, que acontece no Plenarinho, visa estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio. Dando continuidade a agenda no dia, às 19h, haverá uma audiência pública para discutir sobre a situação trabalhista dos funcionários da Coteminas. A audiência é uma solicitação do vereador Daniel Dias (PCdoB).

Já na quinta-feira (10), em comemoração ao Dia dos Pais, será realizada reunião especial para entrega do Diploma Hermindo de Souza Pinto, o evento começa às 19:30h. Encerrando a semana, na sexta-feira (11), às 19h, também teremos reunião especial de Homenagem ao Fitas Grupo de Tradições Folclóricas, a homenagem é uma iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

Os eventos também serão transmitidos, ao vivo pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Ações de combate ao feminicídio são debatidas na Câmara

por rayhannetallis@gmail.com publicado 03/08/2023 13h32, última modificação 03/08/2023 13h32

Representantes da Rede de enfrentamento à violência contra mulheres e Comissão Permanente da Mulher da Câmara de Vereadores se reuniram na manhã desta terça-feira(03) para traçar ações de enfrentamento ao feminicídio na cidade.

A presidente da Comissão permanente da Mulher, vereadora Maria Helena(MDB) ressaltou que a missão da Comissão é propor políticas em favor da mulher no sentido de sugerir ações e programas para o enfrentamento à violência, a geração de emprego e renda, para um maior apoio a mulher trabalhadora, a criação de mais creches para que as mães possam trabalhar com tranquilidade. Mas, enfatizou que, no momento, o foco é especialmente para o índice de feminicídio que, de acordo com a parlamentar, vem aumentando desde a pandemia. “No momento, nós da Comissão e as representantes das instituições de assistência a mulher, que estão hoje nesta reunião, buscamos caminhos para diminuir esses índices de feminicídio em nossa cidade”, concluiu Maria Helena.

A vice-presidente da Comissão da Mulher, vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), ressaltou a necessidade de campanhas de conscientização e informação dos direitos e cuidados que é preciso manifestar contra esse tipo de crime. “ Um dos atos acontecerá semana que vem. Em um horário combinado faremos, onde estivermos, um minuto de silêncio, como forma de protesto e cobrança de punição severa para os crimes contra a mulher” informou Graça.

O vereador Daniel Dias (PC do B), que integra a comissão, também esteve presente nas discussões e falou sobre a importância do homem entrar nesta luta pela vida: “Pedimos essa reunião para criar mecanismos e cobrar mais políticas públicas efetivas para preservar a dignidade e a vida das mulheres e entendemos que temos que chamar os homens, os principais causadores destes crimes, para o debater sobre o assunto”, concluiu.

A vereadora professora Iara Pimentel (PT) elogiou a grande participação dos integrantes da rede de enfrentamento à violência contra mulheres, que apresentaram propostas, principalmente de conscientização, da necessidade de denunciar e buscar ajuda. Ela destacou a importância do envolvimento da Casa Legislativa no fortalecimento dessa rede: “É necessário lutar pelas políticas públicas no enfrentamento ao feminicídio e essas políticas só podem ser construídas a partir da contribuição das mulheres da rede”, enfatizou Iara.

A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Tatiane Ferreira Leite, destacou o trabalho desenvolvido pelo Centro, preparado para assistir todas as mulheres em situação de violência. “ Somos uma equipe especializada para dar todo suporte para as famílias que sofrem este tipo de violência e, como parte da rede de enfrentamento, vamos desenvolver mais ações para diminuir o medo e a violência contra a mulher".

A vereadora Julinha da Pastoral lamentou a situação onde muitos parceiros pensam ser donos das mulheres e tiram delas o direito de viver. “A Câmara, junto com a rede, vai buscar mais soluções para diminuir essa triste realidade”, ressaltou a parlamentar.

A reunião foi finalizada com algumas metas traçadas. Os participantes da reunião, com aprovação da Comissão, decidiram pela criação de um grupo de WhatsApp para avançar nas discussões e apresentação de ações, bem como o repasse das informações das ações realizadas.

A Comissão vai apresentar um ofício, com a participação da rede, solicitando o desmembramento da Vara Especializada em Violência Doméstica do Tribunal do Júri.

E na próxima terça-feira (08), às 09:00, todas as entidades envolvidas vão paralisar as atividades, cada um em seu local de atuação, fazendo um minuto de silêncio em apoio às famílias de vítimas de feminicídio e em protesto contra a violência.

Nova reunião

No prazo de 60 dias será realizada outra reunião da rede para discutir o andamento das ações iniciadas, bem como sugerir a realização de novas medidas de conscientização dos direitos das mulheres na cidade de Montes Claros.

Denúncias

Denúncias podem ser feitas no 180 ou 190. O CRAM que funciona na Avenida Mestra Fininha 715 – centro, está pronto, com o apoio da OAB Mulheres, para atender quem precisar de informação e/ou ajuda.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Requerimentos são aprovados durante sessão ordinária

por Cristine Antonini publicado 01/08/2023 12h10, última modificação 01/08/2023 12h24

POR CHRISTINE ANTONINI

Treze requerimentos foram aprovados na primeira sessão ordinária da Câmara de Montes Claros nesta terça-feira. O primeiro, de iniciativa do vereador Edmilson Bispo (PSD), solicita à Secretaria de Serviços Urbanos que notifique as empresas de telefonia quanto à retirada dos fios soltos, que ficam expostos e pendurados nas vias onde tem provocado acidentes.

A vereadora Ceci Protetora (PP) expediu ofício ao prefeito Humberto Souto para que os avaliadores no processo de seleção de projetos culturais sejam pessoas de fora do município. O intuito é tornar mais técnica, qualificada e eficaz a utilização de recursos públicos pelo município, garantindo uma avaliação imparcial e transparente.

A Comissão de Saúde da Casa elaborou ofícios para governador de Minas Gerais, Romeu Zema e ao presidente do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), André Luiz Moreira dos Anjos, solicitando a permanência da servidora Maura Lidiane Santos Cordeiro, no cargo de Coordenadora do Centro Regional do Ipsemg de Montes Claros. Para a Comissão, a servidora tem prestado serviço com excelência à frente da coordenadoria.

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) encaminhou ao Executivo anteprojeto de lei que “Altera o regime de progressão e promoção da Lei Municipal nº 3.176 de 2023 – Estatuto dos Servidores do Magistério do Município de Montes Claros”, para que seja reenviado a esta Casa Legislativa, como projeto de lei, no intuito de garantia da valorização dos servidores públicos municipais.

ZONA RURAL

A presidente da Comissão de Agricultura, vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a viabilidade para pavimentação asfáltica de 800 metros de estrada na comunidade rural de Pau D'óleo, no trecho do início da rodovia até a ponte do rio Riachão.

Também na zona rural, o vereador Edson Cabeleireiro (PV), elaborou requerimento solicitando pavimentação das ruas no entorno da praça localizada na comunidade de Buriti do Campo Santo. O vereador ainda pediu o asfaltamento da rua principal da comunidade de Olhos D'Água.

O vereador Wilton Dias (PTB) expediu ofício à Secretaria Municipal de Agricultura para viabilizar a instalação de uma agência bancária na Ceanorte. O intuito da proposta é facilitar o movimento financeiro dos agricultores que comercializam seus produtos no centro comercial e também de clientes.

INFRAESTRUTURA

O vereador Eldair Samambaia (PSD), solicitou a instalação de banheiros químicos na Praça Flamarion Wanderley. O parlamentar explicou que nas quintas-feiras, no bairro São José, funciona uma feira de produtos orgânicos da agricultura familiar. Entretanto, no local não há banheiro público para os clientes e feirantes.

O vereador Odair Ferreira (Solidariedade), pediu reforma na quadra de esportes da praça São Sebastião, localizada na Avenida das Américas, no bairro Doutor João Alves. Já no bairro Independência, o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicitou a reconstrução de parte do asfalto na avenida Lago Tucuruí. O parlamentar justificou que a pavimentação no local está deteriorada e dificulta a visibilidade da via e dificultando o trânsito dos veículos.

EVENTOS

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) agendou audiência pública para o dia 14 de agosto, com intuito de discutir sobre a situação dos aprovados no concurso público do Hospital Universitário Clemente de Faria. Já a vereadora Julinha da Pastoral (Pode) solicitou que seja transformada a reunião ordinária do dia 24 de agosto em sessão especial para Homenagear o Povo Negro de Montes Claros – o evento ocorrerá às 19h30.

Para a audiência da Coteminas, que será realizada no dia 9 de agosto, o vereador Daniel Dias (PCdoB) pediu a inclusão de novos participantes.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara retoma atividades e cobra ações contra o feminicídio

por Gissele Niza publicado 01/08/2023 11h26, última modificação 01/08/2023 11h26

Por Gissele Niza

 

A Câmara de Vereadores de Montes Claros retomou nesta terça-feira (1º) as reuniões ordinárias após o recesso parlamentar. Foram votados e aprovados 13 requerimentos. Não houve projetos em pauta devido ao recesso. Os vereadores destacaram a importância de buscar ações efetivas para o combate ao feminicídio. Foi citado fato ocorrido no domingo (30) em que uma mulher, de 45 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento, no Bairro Santos Reis.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) lamentou o feminicídio registrado e cobrou leis mais severas para os autores deste tipo de crime. Os vereadores Julinha da Pastoral (PODE) e Daniel Dias (PCdoB) pontuaram a importância de políticas públicas no combate aos crimes de violência contra a mulher.

Autor do projeto que criou a lei municipal definindo o dia 2 de dezembro de cada ano, como Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, o vereador Pastor Edmilson (PSD), também cobrou a execução de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal, no combate aos crimes.

A vereadora Iara Pimentel (PT) pediu mais respeito às mulheres e providências ao poder público para dar um basta na violência de gênero. Para a Vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Maria Helena (MDB), todos os setores da sociedade devem estar comprometidos e envolvidos em busca de reduzir os índices de feminicídio na cidade.

O vereador Aldair Fagundes declarou seu total apoio a ações em prol da luta contra a violência da mulher e ao feminicídio.

 

 

Comissões

 

As Comissões de Saúde e da Mulheres, realizaram ontem (31) reunião extraordinária, para discutir mecanismos para coibir o crime de feminicídio em Montes Claros.

Uma nova reunião será realizada na quinta-feira (3), com a participação de representantes de várias instituições – comércio, escolas, secretarias municipal e estadual de Educação e de Saúde – também para discutir ações positivas para conter o avanço de crimes de feminicídio.

Em Montes Claros foram registrados este ano outros dois casos de feminicídios tentados, sendo um registrado no dia 16 de abril, no bairro Monte Sião e; outro, no dia 11 de janeiro, no bairro Santo Inácio.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https
://twitter.com/camaramoc
Instagram: www
.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Banda de música da PM é homenageada

por Gissele Niza publicado 31/07/2023 15h20, última modificação 31/07/2023 15h28

Por Gissele Niza

 

A Câmara de Vereadores realizou na última sexta-feira (28), homenagem à banda de música da 11ª Região de Polícia Militar, que completou 65 anos. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Nem (PSC).

O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania), o segundo-secretário da mesa diretora, vereador Wilton Dias (PTB) e o vereador Marcos Nem (PSC), representaram os vereadores e entregaram ao maestro Tenente Músico Paulo Roberto Cruz Gomes, uma placa em homenagem aos integrantes da banda de música da PM, durante o concerto sinfônico “O Som da Vida”.

“Em meio à harmonia das notas musicais, aos sons de seus instrumentos e à habilidade e sensibilidade de seus integrantes que, ao longo dos últimos 65 anos, a Banda de Música, patrimônio do povo norte-mineiro, vem encantando ouvidos e preenchendo olhares e corações de esperança”, afirmou Junior Martins.
O comandante da 11ª RPM, coronel César Willian Passos, destacou a gratidão aos integrantes da banda de música que, ao longo de todos esses anos, percorreu vários caminhos, sempre com o compromisso de aproximar a Polícia Militar de Minas Gerais dos cidadãos, por meio da interação social.

“Ao cumprirem o seu papel junto à sociedade e na nossa Instituição, os nossos valorosos músicos, regidos pelo tenente músico Paulo Roberto Cruz Gomes, testemunharam momentos de alegria, manifestações de civismo, devoção, comoção e comemoração. Foi assim que, durante as últimas seis décadas, a qualidade musical da Banda de Música da 11ª RPM atravessou os muros dos quartéis e conquistou o público da nossa região”, declarou o comandante.


Concerto

O “I Concerto Sinfônico "O Som da Vida” foi realizado na praça da Catedral e contou com a presença de centenas de pessoas de Montes Claros e região. O objetivo foi incentivar a valorização da vida por meio da música e da integração entre vários órgãos e entidades. Participaram do evento as Bandas de Música da 11ª RPM e do 55º BI, a Orquestra do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, a Guarda Municipal de Montes Claros, JK Jazz Band de Diamantina, os corais da Arquidiocese e o Lírico Bezzi, além de músicos, cantores e instrumentistas convidados da cidade.

 

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Comissão de Saúde e da Mulher discutem feminicídio em Montes Claros

por rayhannetallis@gmail.com publicado 31/07/2023 13h30, última modificação 31/07/2023 15h22

Por Stênio Aguiar

As Comissões de Saúde e da Mulheres, em reunião extraordinária, discutiram nesta segunda-feira (31) mecanismos para coibir o crime de feminicídio em Montes Claros. A iniciativa aconteceu um dia depois da morte de uma mulher, de 45 anos, pelo ex-companheiro.

Precisamos dar um basta e ver ações concretas que realmente cheguem à população de modo a tocar as nossas famílias e que dê um resultado positivo”, comentou a presidente das duas comissões, a vereadora Maria Helena (MDB).

De acordo com a parlamentar, uma nova reunião, prevista para acontecer na quinta-feira (3/8), com a participação de representantes de várias instituições – comércio, escolas, secretarias municipal e estadual de Educação e de Saúde – discutirá ações positivas para conter o avanço de crimes de feminicídio. “É dar um basta nesta violência”, relatou.

Em Montes Claros foram registrados este ano outros dois casos de feminicídios tentados, sendo um registrado no dia 16 de abril, no bairro Monte Sião e; outro, no dia 11 de janeiro, no bairro Santo Inácio.

 Discussão

O assunto já foi tema de audiência pública realizada no dia 9 de fevereiro deste ano. Na oportunidade, a delegada Karine Maia, da Delegacia da Mulher, destacou a importância da medida protetiva para inibir as agressões. “Percebemos altos índices de agressão contra a mulher na nossa região como algo cultural, onde o homem sente superior pelo simples fato de ser homem. E com a acessão da mulher em todos os âmbitos, alguns se sentem ameaçados e diminuídos – fruto do machismo enraizado”, explicou a delegada.

No dia 5 de abril deste ano a Prefeitura de Montes Claros publicou no Diário Oficial a instituição do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, que será celebrado, anualmente, no dia 2 de dezembro.

 ___________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.

COPA DO MUNDO - Câmara pede ponto facultativo em dia de jogo da Seleção Feminina

por Stenio Aguiar publicado 17/07/2023 10h55, última modificação 17/07/2023 10h58
COPA DO MUNDO - Câmara pede ponto facultativo em dia de jogo da Seleção Feminina

THAIS MAGALHÃES/ CBF: As atletas da Seleção Brasileira

Por Stênio Aguiar


A vereadora Ceci Protetora (PP) protocolou um ofício em que solicita ao Executivo Municipal, que seja decretado ponto facultativo no horário dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino durante a Copa do Mundo. A competição será disputada na Austrália e Nova Zelândia, entre 20 de julho a 20 de agosto.

A iniciativa, segundo a parlamentar, visa dar mais visibilidade e incentivo aos esportes femininos, ao mesmo tempo em que oferece às jogadoras a representação igualitária. “É o reconhecimento que elas merecem, propusemos ao Prefeito decretar ponto facultativo nos dias dos jogos. O ponto facultativo é uma medida tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância ao futebol feminino”, destaca a vereadora.

 

Decisões federal, estaduais e municipais

O governo federal decidiu decretar ponto facultativo nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na competição. A previsão é que a portaria seja publicada amanhã (18), no Diário Oficial da União, de acordo com a Agência Brasil. A decisão de autorizar o ponto facultativo partiu de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, a medida só havia sido adotada no Mundiais masculinos.

Com a flexibilização, servidores poderão se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. De acordo com a portaria, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. O documento prevê ainda a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

O governo do Distrito Federal e Maranhão também decretou ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante os jogos da seleção brasileira na competição mundial.

A prefeitura de Riacho de Santana (RN), também decretou ponto facultativo nos órgãos da administração municipal nos dias úteis em que o Brasil jogar pela competição. De acordo com o decreto, o ponto facultativo vale das 7h às 12h nos dias de jogos.

A Câmara Municipal de Natal (RN) e de São Paulo (SP), bem como a Assembleia Legislativa de São Paulo também solicitam a publicação do ponto facultativo.

 

Dias de jogos na primeira fase

A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina acontecerá no dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida correrá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. O segundo jogo será no sábado, dia 29 de julho, contra a França, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.


_____________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.

Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal é homenageada

por Gissele Niza publicado 07/07/2023 12h23, última modificação 07/07/2023 12h23

Por Gissele Niza

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nessa quinta-feira (06), sessão especial para homenagear os 50 anos de fundação da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal de Montes Claros. A proposição foi do vereador Reinaldo Carrapicho (PRB). O evento que também homenageou pastores, presbíteros, evangelistas, missionários, diáconos e obreiros da igreja, contou a presença de autoridades civis, amigos e familiares.

Reinaldo Carrapicho destacou o reconhecimento da importância das as ações da igreja na cidade. “Esta homenagem foi aprovada por unanimidade, justamente como forma de reconhecer os trabalhos realizados pela igreja nestes 50 anos de atuação em Montes Claros”, disse o vereador.

O Vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, parabenizou os membros da igreja e desejou sucesso na missão de evangelizar e construir um mundo melhor. “Esta é uma homenagem mais do que justa. Desejamos sucesso e que cada vez mais a igreja cuide bem do nosso povo, conduzindo-o para um mundo de amor, respeito, ética e moral, levando Montes Claros e o mundo para um caminho melhor”, afirmou o Vice-prefeito.

Gratidão e honra. Esses foram os sentimentos destacados pelo pastor presidente da igreja homenageada, João Pereira de Aguiar. “Em nome da nossa igreja e de todos os nossos membros, os nossos sinceros agradecimentos aos vereadores desta Casa. Nos sentimos honrados com essa homenagem. São 50 anos de existência em Montes Claros, anos de desafios, de lutas, de enfrentamento no dia a dia, mas seguimos honrando e cumprindo a nossa missão de promover a dignidade da vida humana através do evangelho de Jesus Cristo. Essa homenagem nos dá mais força e nos impulsiona com coragem e dinamismo para continuarmos a nossa missão”, declarou José Pereira.

 

Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal

 

A Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal de Montes Claros foi fundada em janeiro 1973, por ocasião da Escola Bíblica de Pastores realizada no Lar Crianças Estrela da Esperança, em campanha realizada pelos pastores Antônio Benedito dos Santos e Luiz Mariano dos Santos.

Em 30 de julho do mesmo ano, a igreja foi instalada oficialmente em um pequeno salão na Avenida Cula Mangabeira. Já em 1974, foi adquirido um terreno na Rua Azaleia, no Bairro Sagrada Família, onde foi construído o primeiro templo próprio.

No ano de 1990, foi construído um novo templo na Rua Iolanda Almeida, no Bairro Cidade Nova, onde está situado até hoje. A igreja se expandiu e está presente atualmente nos Bairros de Montes Claros: Cidade Nova, Vila Sion, Mangues, Monte Carmelo, Jardim Primavera e Independência, além das cidades de Porteirinha, Lagoa de Freitas e Água Boa.


_____________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.


Recesso parlamentar

por Cristine Antonini publicado 07/07/2023 08h28, última modificação 07/07/2023 08h28
De 10 a 29 de julho

POR CHRISTINE ANTONINI

 

A partir do dia 10 de julho a Câmara de Vereadores inicia o recesso parlamentar, que segue até o dia 29. Durante este período as sessões especiais e reuniões ordinárias estarão suspensas, entretanto pode haver reuniões extraordinárias – três vereadores ficarão de plantão para alguma possível eventualidade, são eles: Maria Helena Lopes (MDB), Aldair Fagundes (Cidadania) e Marcos Nem (PSC).

Os demais servidores, bem como os gabinetes, funcionarão normalmente de 7h às 19h – o atendimento ao público também pode ser feito pelo telefone 3690-5400, e-mail presidencia@montesclaros.mg.leg.br e até mesmo pelo gabinete virtual.

 



______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Requerimento aprovado cria Centro de Repouso e Internação Psiquiátrico

por Stenio Aguiar publicado 06/07/2023 10h50, última modificação 06/07/2023 10h50

Por Stênio Aguiar

Na última reunião ordinária do semestre, a Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (6), seis requerimentos. Entre eles o de nº 294, do vereador Edmilson Bispo (PSD), que envia ao Executivo municipal anteprojeto que institui a Criação do Centro de Repouso e Internação Psiquiátrico em Montes Claros. O parlamentar sustentou a iniciativa como forma de minimizar a dificuldade encontrada pelas famílias de pessoas que transitam pela cidade sem o devido atendimento psiquiátrico. Destacou ainda que o requerimento dará mais visibilidade à Luta Antimanicomial.

Este requerimento visa garantir um ambiente adequado para o repouso e a internação de pacientes com transtornos mentais que necessitem de cuidados especializados, tendo como fundamento o acolhimento e tratamento humanizado oferecido por uma equipe multidisciplinar, bem como integrado com a rede de saúde mental, o que possibilita transparência, fiscalização, segurança e vigilância”, destacou o parlamentar.

O documento autoriza o Poder Executivo municipal buscar recursos financeiros junto aos governos estadual e federal, bem como destinar recursos do orçamento municipal para a construção, equipagem e manutenção do Centro de Repouso e Internação Psiquiátrico do Município.


Melhorias em estradas rurais

O requerimento da vice-presidente da Casa legislativa, vereadora Maria Helena (MDB), solicita o asfaltamento da via principal da comunidade rural de Mato Seco, que dá acesso à escola municipal Elvira Alves Durães.

Outro requerimento, de autoria da vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), solicita melhorias e possível asfaltamento de 12 quilômetros na estrada de acesso às comunidades rurais de Antônio Olinto, Parque Verde, Quintas da Serra, Borá, Vale Verde até o Milivre.


Outras solicitações

O requerimento do vereador Marcos Nem (PSC) solicita que a reunião ordinária do dia 17 de agosto deste ano seja transformada em reunião especial e transferida para as 19h. O intuito é homenagear o Hospital Aroldo Tourinho pelos 30 anos de criação do Banco de Leite Humano, o único e primeiro de Montes Claros, sendo referência no aleitamento materno para todo o Norte de Minas.

O requerimento do segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (PTB), solicita o envio de ofício ao superintendente-executivo da Caixa Econômica Federal para a reabertura de Casa Lotérica, no bairro Jardim Palmeiras.

O requerimento da vereadora Ceci Protetora (PP) solicita ao Executivo municipal a pavimentação das vias internas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), visando melhorar as condições de higiene e saúde.

 

Balanço do primeiro sementre

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, a Câmara de Vereadores realizou 26 sessões ordinárias e 16 audiências públicas. Ao longo do período, foram expedidos 257 ofícios; analisados 65 projetos de lei (39 do Legislativo e 26 do Executivo) e; aprovados 19 Resoluções.

______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Vereadores denunciam a precariedade das estradas rurais

por Stenio Aguiar publicado 05/07/2023 10h25, última modificação 05/07/2023 10h54
Vereadores denunciam a precariedade das estradas rurais

Estrada de Brejinho/ Foto: Divulgação

Por Rayhanne Tallis

 

A reunião da Câmara Municipal desta terça-feira (4) foi marcada por cobranças de melhorias das estradas rurais de Montes Claros. Os vereadores usaram a tribuna para denunciar os transtornos causados por construtoras, bem como para reivindicar melhorias de mobilidade nas estradas das comunidades e distritos.

O vereador Reinaldo Carrapicho (PRB), comentou sobre o estado da estrada da região de Vaca Morta. “Em visita à zona rural, fiquei assustado com a situação daquelas estradas. É um absurdo a destruição que a construtora Rocha Souza (Cros) tem deixado na passagem de Vaca Morta, Santa Rosa de Lima e São Pedro de Garça. As empresas, também, precisam se responsabilizar e arrumar as estradas por onde passam”, afirmou o parlamentar.

A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), falou sobre as denúncias que vem recebendo de moradores de comunidades rurais de Montes Claros. “As empresas estão desmanchando as estradas das comunidades de Marcela, Tiririca e Vaca Morta, que já tinham recebido patrolamento e cascalhamento e já estavam finalizadas. Os pequenos produtores rurais não podem ser prejudicados com essa situação, o povo tem cobrado e nós não podemos deixar isso continuar”, disse.

Valdecy Contador (Cidadania) solicitou mais atenção em relação às máquinas que prestam serviços nas estradas rurais, pois, as reformas estão sendo prejudicadas com o atraso dos maquinários, que estão quebrados. No seu pronunciamento, o vereador solicitou aos responsáveis a substituição das máquinas quebradas por outras alugadas, para que os serviços não fiquem parados.

A preocupação do vereador Marcos Nem (PSC), é com período chuvoso nos próximos meses, na qual dificultará ainda mais a circulação dos moradores pelas estradas rurais. Ele cobrou agilidade na reconstrução das estradas rurais e sugeriu à Secretaria de Agricultura contratar uma empresa para dar suporte a estas reformas. “Com os equipamentos que temos hoje, chegará o período de chuva, nos próximos meses, e não vamos ter condições de continuar o trabalho. É preciso resolver esse problema urgente”, concluiu.

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br


Escola do Legislativo finaliza plenária municipal do PJ 2023

por Athur Jr publicado 04/07/2023 16h38, última modificação 04/07/2023 16h38

Por Arthur Amorim Jr.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros finalizou na tarde desta terça-feira (4), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, que neste ano trabalha com o tema: “o jovem e o mercado de trabalho”.

O primeiro-secretário da Casa, vereador Igor Dias (União Brasil) iniciou os trabalhos ressaltando a importância deste projeto e da participação dos jovens estudantes interessados em buscar conhecimentos, das escolas e pais por incentivarem esta iniciativa realizada pela Câmara através da Escola do Legislativo.

O Parlamento Jovem é falar da política, da parte boa, visando garantir cidadania. Fico muito à vontade e estar aqui, participando deste momento, pois sou oriundo do movimento estudantil. A reflexão que eu peço a todos é que observem os projetos que estão à disposição e qual deles você quer abraçar. Nem sempre podemos construir um futuro para nossa juventude, mas podemos construir a nossa juventude para o futuro.”

O vereador Daniel Dias (PC do B) comemorou a participação dos estudantes e como os pais e as direções das escolas quer continuar incentivando este projeto da Câmara, que neste ano chega à sua 14ª edição.

A monitora Isa Dias assinalou que: “hoje é um dia muito especial e importante, pois estamos apresentando propostas que vão ser aprovadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para que de fato nós já possamos exercer a nossa cidadania. Na prática, o PJ está fazendo com que cada estudante cumpra o seu papel de legislador.”

A coordenadora Regional do Parlamento Jovem Pólo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradeceu as diretoras, professoras e monitores que incentivam a participação dos alunos. “Vejo isto como um gesto de amor e carinhos desses educadores. Eu queria pedir a cada um para se cuidarem. Muitos falam que a juventude é o futuro, Não, vocês são o presente por isso, nós precisamos que todos estejam sempre saudáveis para fazer boas propostas e serem bons líderes.”

SOBRE O PJ

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior, dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento, como sociedade civil organizada.

O PJ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Neste ano, o tema que está sendo debatido é: “o jovem e o mercado de trabalho”, que visa despertar o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica e estimular a participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Participaram desta edição, estudantes das escolas Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), Antônio Canela, Beato José de Anchieta, Carlos Albuquerque, Levi Durães e Professor Plínio Ribeiro (escola Normal).

_______________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook 
www.facebook.com/camaramoc
Twitter:
https://twitter.com/camaramoc
Instagram:
www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br



Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo