Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Show de cultura em solenidade de homenagem ao Grupo Fitas

Show de cultura em solenidade de homenagem ao Grupo Fitas

por Selma Gonçalves publicado 14/08/2023 11h46, última modificação 14/08/2023 11h46

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores realizou na noite de sexta (11), solenidade de homenagem ao presidente do Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros (Fitas), Marco Aurélio Dumont, em comemoração aos 18 anos do grupo. A homenagem foi proposta pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB).

Participaram do evento, além dos parlamentares, os integrantes do grupo Fitas, a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada Leninha, o presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Mestre Zanza Júnior e representantes do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Colégio Marista São José, Penitenciária de Francisco Sá Receita Federal, Presídio Alvorada e 55º Batalhão,

A vereadora Maria Helena, em seu pronunciamento, falou da importância do grupo para a cidade, região e estado: “Montes Claros é a terra da cultura, um lindo título, mas não basta apenas homenagear, precisamos reconhecer toda essa luta pela cultura. Queremos, através dessa homenagem, reconhecer a luta de cada integrante do grupo que sempre está levando os ‘nossos Montes’ para além dos ‘nossos Montes’ através nossa dança, música, cultura e folclore, mantendo viva a nossa história, preservando nossa raiz. Isso é muito lindo e nos emociona”, destacou a propositora da homenagem.

O homenageado, Marco Aurélio Dumont, falou da luta pela preservação da arte, cultura e folclore regional destacando o envolvimento de cada ‘fiteiro’ que compõe o grupo. “Em cada apresentação o Grupo Fitas traz à vida as ricas tradições folclóricas do nosso norte de Minas Gerais e Brasil, preservando e respeitando todos seus cultos e etnias através de danças folclóricas”, disse o presidente do Fitas.

O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Fitas, que você pode acompanha aqui: https://tinyurl.com/ybevx7xb

Grupo Fitas

Fundado em 2005 em Montes Claros, no Norte de Minas, o Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas tem o objetivo de resgatar, celebrar e divulgar a riqueza do folclore popular brasileiro e, em especial, do norte-mineiro, através de danças, músicas, vestimentas e poesia.

O Fitas realiza um permanente trabalho de pesquisa cultural e de criação artística, estudando e reinterpretando manifestações culturais tradicionais dos quatro cantos do Brasil, como o jongo, o carimbó, as danças gaúchas, o candomblé, o xaxado e o maracatu.

Nesses dezessete anos de estrada, o Fitas já se apresentou em diversas cidades e festivais de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, levando as cores, a beleza e as tradições do folclore regional e nacional.

Parceiro do Colégio Marista São José de Montes Claros, o grupo conta com a participação de dançarinos e músicos de variadas idades e áreas de formação; admiradores da cultura engajados na missão de aprender, ensinar e divertir através da arte.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br