Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem Minas realizará etapa regional

Parlamento Jovem Minas realizará etapa regional

por rayhannetallis@gmail.com publicado 08/08/2023 15h41, última modificação 08/08/2023 15h41

Por Rayhanne Tallis

O Parlamento Jovem inicia nesta quarta-feira (9), a partir das 8h30, a segunda etapa regional do programa. A iniciativa é realizada por meio da Escola do Legislativo, e contará com a participação dos municípios de Bonito de Minas, Janaúba, Joaquim Felício, Luislândia e Montes Claros.

Nesta plenária regional os jovens desses municípios, discutem sobre os relatórios escolhidos em relação aos temas debatidos na primeira fase e definem quais propostas serão levadas à plenária estadual que será realizada, em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O tema escolhido para a edição deste ano foi “Jovem e Mercado de Trabalho” e três subtemas: “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”; “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar ativamente da política. Na primeira fase, este objetivo foi alcançado pela Escola do Legislativo, estimulando os jovens com bate-papos, discursos, rodas de conversas e dinâmicas que cumpriram com a proposta do programa.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradece pela confiança dos municípios e pela atuação de mais uma fase. “Amanhã é o dia da Plenária Regional, resultado dos trabalhos dos municípios do Polo União Norte. Estamos felizes por chegar até aqui. Montes Claros sedia e coordena o Polo há 7 anos com êxito e recebe com toda honra os municípios e todos os participantes do Parlamento Jovem. Somos gratos pela oportunidade de sediar este lindo projeto formação política e educação para a cidadania”, concluiu.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas (PJ) é um programa de formação política voltado aos estudantes de Ensino Médio dos municípios mineiros. O projeto cria a oportunidade de se ampliar o conhecimento acerca da política e dos instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberações que permitem a vivência do Poder Legislativo. Trata-se de uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (EL), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. O projeto é realizado em três etapas: Municipal, Regional e Estadual.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc