Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Escola do Legislativo finaliza plenária municipal do PJ 2023

Escola do Legislativo finaliza plenária municipal do PJ 2023

por Athur Jr publicado 04/07/2023 16h38, última modificação 04/07/2023 16h38

Por Arthur Amorim Jr.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros finalizou na tarde desta terça-feira (4), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, que neste ano trabalha com o tema: “o jovem e o mercado de trabalho”.

O primeiro-secretário da Casa, vereador Igor Dias (União Brasil) iniciou os trabalhos ressaltando a importância deste projeto e da participação dos jovens estudantes interessados em buscar conhecimentos, das escolas e pais por incentivarem esta iniciativa realizada pela Câmara através da Escola do Legislativo.

O Parlamento Jovem é falar da política, da parte boa, visando garantir cidadania. Fico muito à vontade e estar aqui, participando deste momento, pois sou oriundo do movimento estudantil. A reflexão que eu peço a todos é que observem os projetos que estão à disposição e qual deles você quer abraçar. Nem sempre podemos construir um futuro para nossa juventude, mas podemos construir a nossa juventude para o futuro.”

O vereador Daniel Dias (PC do B) comemorou a participação dos estudantes e como os pais e as direções das escolas quer continuar incentivando este projeto da Câmara, que neste ano chega à sua 14ª edição.

A monitora Isa Dias assinalou que: “hoje é um dia muito especial e importante, pois estamos apresentando propostas que vão ser aprovadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para que de fato nós já possamos exercer a nossa cidadania. Na prática, o PJ está fazendo com que cada estudante cumpra o seu papel de legislador.”

A coordenadora Regional do Parlamento Jovem Pólo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradeceu as diretoras, professoras e monitores que incentivam a participação dos alunos. “Vejo isto como um gesto de amor e carinhos desses educadores. Eu queria pedir a cada um para se cuidarem. Muitos falam que a juventude é o futuro, Não, vocês são o presente por isso, nós precisamos que todos estejam sempre saudáveis para fazer boas propostas e serem bons líderes.”

SOBRE O PJ

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior, dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento, como sociedade civil organizada.

O PJ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Neste ano, o tema que está sendo debatido é: “o jovem e o mercado de trabalho”, que visa despertar o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica e estimular a participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Participaram desta edição, estudantes das escolas Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), Antônio Canela, Beato José de Anchieta, Carlos Albuquerque, Levi Durães e Professor Plínio Ribeiro (escola Normal).

_______________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br