Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Grupo Fitas de Tradições Folclóricas receberá homenagem

Grupo Fitas de Tradições Folclóricas receberá homenagem

por Gissele Niza publicado 10/08/2023 15h40, última modificação 10/08/2023 15h41

Por Gissele Niza

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nessa sexta-feira (11), às 19 h, sessão especial de homenagem ao Fitas Grupo de Tradições Folclóricas pelos 18 anos de tradição. A proposição é da Vice-presidente da Mesa Diretora, Vereadora Maria Helena (MDB).

O Grupo Fitas, atua há quase 18 anos, buscando contribuir com a preservação da diversidade cultural oriunda de tempos ancestrais, na edificação das relações humanas. Já realizou apresentações em escolas, eventos públicos e privado, além de Festivais Internacionais de Folclore no Brasil e América Latina, levando o nome de Montes Claros, de Minas Gerais e do Brasil.

“Reconheço a importância do Fitas para a preservação e promoção do folclore local. Parabenizo a todos pelo empenho e dedicação ao longo desses anos. A homenagem é uma forma de agradecer por todo o trabalho desenvolvido, pela divulgação e valorização das tradições folclóricas”, destaca Maria Helena.

O Diretor-presidente do grupo, Marco Aurélio Dumont, afirma que a homenagem em muito nos lisonjeia e engrandece, diante do reconhecimento da relevância de todo trabalho e dedicação de seus dirigentes e componentes, no desenvolvimento da tradução e reelaboração de danças populares brasileiras, valorizando o patrimônio imaterial dos antepassados para as gerações vindouras.

Os membros do grupo são voluntários dedicados e preocupados com a salvaguarda das matrizes tradicionais e da diversidade cultural brasileira, por apreço à cultura brasileira, mineira e especialmente a norte-mineira. Essa homenagem para o grupo é a aclamação ao trabalho de seus partícipes, que se sentem lisonjeados com tal honraria”, afirma Marco Aurélio.

A solenidade também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: /tvcamamaramontesclaros.

Grupo Fitas

Fundado em 2005 em Montes Claros, no Norte de Minas, o Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas tem o objetivo de resgatar, celebrar e divulgar a riqueza do folclore popular brasileiro e, em especial, do norte-mineiro, através de danças, músicas, vestimentas e poesia.

O Fitas realiza um permanente trabalho de pesquisa cultural e de criação artística, estudando e reinterpretando manifestações culturais tradicionais dos quatro cantos do Brasil, como o jongo, o carimbó, as danças gaúchas, o candomblé, o xaxado e o maracatu.

Nesses dezessete anos de estrada, o Fitas já se apresentou em diversas cidades e festivais de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, levando as cores, a beleza e as tradições do folclore regional e nacional.

Parceiro do Colégio Marista São José de Montes Claros, o grupo conta com a participação de dançarinos e músicos de variadas idades e áreas de formação; admiradores da cultura engajados na missão de aprender, ensinar e divertir através da arte.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br