Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Requerimentos são aprovados durante sessão ordinária

Requerimentos são aprovados durante sessão ordinária

por Cristine Antonini publicado 01/08/2023 12h10, última modificação 01/08/2023 12h24

POR CHRISTINE ANTONINI

Treze requerimentos foram aprovados na primeira sessão ordinária da Câmara de Montes Claros nesta terça-feira. O primeiro, de iniciativa do vereador Edmilson Bispo (PSD), solicita à Secretaria de Serviços Urbanos que notifique as empresas de telefonia quanto à retirada dos fios soltos, que ficam expostos e pendurados nas vias onde tem provocado acidentes.

A vereadora Ceci Protetora (PP) expediu ofício ao prefeito Humberto Souto para que os avaliadores no processo de seleção de projetos culturais sejam pessoas de fora do município. O intuito é tornar mais técnica, qualificada e eficaz a utilização de recursos públicos pelo município, garantindo uma avaliação imparcial e transparente.

A Comissão de Saúde da Casa elaborou ofícios para governador de Minas Gerais, Romeu Zema e ao presidente do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), André Luiz Moreira dos Anjos, solicitando a permanência da servidora Maura Lidiane Santos Cordeiro, no cargo de Coordenadora do Centro Regional do Ipsemg de Montes Claros. Para a Comissão, a servidora tem prestado serviço com excelência à frente da coordenadoria.

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) encaminhou ao Executivo anteprojeto de lei que “Altera o regime de progressão e promoção da Lei Municipal nº 3.176 de 2023 – Estatuto dos Servidores do Magistério do Município de Montes Claros”, para que seja reenviado a esta Casa Legislativa, como projeto de lei, no intuito de garantia da valorização dos servidores públicos municipais.

ZONA RURAL

A presidente da Comissão de Agricultura, vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a viabilidade para pavimentação asfáltica de 800 metros de estrada na comunidade rural de Pau D'óleo, no trecho do início da rodovia até a ponte do rio Riachão.

Também na zona rural, o vereador Edson Cabeleireiro (PV), elaborou requerimento solicitando pavimentação das ruas no entorno da praça localizada na comunidade de Buriti do Campo Santo. O vereador ainda pediu o asfaltamento da rua principal da comunidade de Olhos D'Água.

O vereador Wilton Dias (PTB) expediu ofício à Secretaria Municipal de Agricultura para viabilizar a instalação de uma agência bancária na Ceanorte. O intuito da proposta é facilitar o movimento financeiro dos agricultores que comercializam seus produtos no centro comercial e também de clientes.

INFRAESTRUTURA

O vereador Eldair Samambaia (PSD), solicitou a instalação de banheiros químicos na Praça Flamarion Wanderley. O parlamentar explicou que nas quintas-feiras, no bairro São José, funciona uma feira de produtos orgânicos da agricultura familiar. Entretanto, no local não há banheiro público para os clientes e feirantes.

O vereador Odair Ferreira (Solidariedade), pediu reforma na quadra de esportes da praça São Sebastião, localizada na Avenida das Américas, no bairro Doutor João Alves. Já no bairro Independência, o vereador Cláudio Rodrigues (Rede) solicitou a reconstrução de parte do asfalto na avenida Lago Tucuruí. O parlamentar justificou que a pavimentação no local está deteriorada e dificulta a visibilidade da via e dificultando o trânsito dos veículos.

EVENTOS

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) agendou audiência pública para o dia 14 de agosto, com intuito de discutir sobre a situação dos aprovados no concurso público do Hospital Universitário Clemente de Faria. Já a vereadora Julinha da Pastoral (Pode) solicitou que seja transformada a reunião ordinária do dia 24 de agosto em sessão especial para Homenagear o Povo Negro de Montes Claros – o evento ocorrerá às 19h30.

Para a audiência da Coteminas, que será realizada no dia 9 de agosto, o vereador Daniel Dias (PCdoB) pediu a inclusão de novos participantes.

_______________________________

ascom@montesclaros.mg.leg.br