Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem define propostas em Plenária Regional

Parlamento Jovem define propostas em Plenária Regional

por rayhannetallis@gmail.com publicado 11/08/2023 12h36, última modificação 11/08/2023 12h36

Por Rayhanne Tallis

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (9), a Plenária Regional do Parlamento Jovem (PJ Minas). O encontro teve por objetivo selecionar propostas que serão levadas para a edição estadual, prevista para acontecer em Belo Horizonte no mês de setembro. Participaram do encontro todos os municípios do polo União Norte, entre eles Bonito de Minas, Janaúba, Joaquim Felício, Luislândia e Montes Claros.

O tema da edição deste ano é “Jovem e Mercado de Trabalho”, e os estudantes das cinco escolas participantes debateram e votaram nas propostas dentro de três temas: Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho; Escolaridade e Qualificação Profissional; e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão do Trabalho. As propostas serão levadas para a próxima etapa que serão discutidas entre todos os municípios envolvidos no projeto. Também, ficou definido pelos alunos do polo União Norte, o tema que será apresentado para o Parlamento Jovem em 2024: “Educação sexual nas escolas”.

A estudante da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, Paula Ariane Ferreira dos Santos, destacou a importância do projeto para a vida dos jovens e parabenizou aos coordenadores pelo apoio. “Este projeto nos trouxe a consciência de como a política é importante em nossas vidas, somos nós os responsáveis por mudar o meio que vivemos e fazer dele cada vez mais justo. Programa como este nos dão a oportunidade de aprender, refletir e colocar em práticas nossas ideias como cidadãos. Parabenizo a todos os coordenadores pela realização e agradeço em nome de todos os alunos” concluiu.

A coordenadora regional do Parlamento Jovem do polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, agradeceu a todos pelo apoio e pela conclusão de mais uma etapa. “Agradeço aos companheiros de polo por todo empenho, juntos conseguimos realizar um belo trabalho. Este projeto não é importante apenas para os jovens, mas também para as escolas, famílias e sociedade em geral. Os bons cidadãos precisam de informação, treinamento e conhecimento para que se tornem cidadãos conscientes, engajados e éticos”, finalizou.

A próxima etapa do PJ ocorre no mês de setembro entre os dias 20 à 22, reunindo diversas escolas do estado de Minas Gerais e acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

ENTENDA MAIS SOBRE OS TEMAS ESCOLHIDOS

Subtema 01- Desenvolvimento Econômico e Geração De Trabalho

Inclusão do turismo nas escolas, em parceria da secretaria de educação, secretaria de cultura, turismo e meio ambiente. Introduzindo o conhecimento e visitação dos jovens estudantes a empresas, centros comerciais e pontos turísticos da cidade.

Subtema 02 - Escolaridade e Qualificação Profissional

Oferecer cursos gratuitos que promovam o conhecimento técnico para alunos, com cursos na área da tecnologia, línguas, primeiros socorros, administração, educação financeira, dentre outros, em conjunto com uma plataforma online que conecta o corpo docente da escola com o estudante e sua família com empresas, com troca de informações sobre oportunidade de vagas e cursos para os jovens. Criar oficinas que promovam atividades que melhorem a comunicação do jovem, criando oportunidades para que os alunos sejam direcionados para o mercado de trabalho.

Subtema 03: Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão do Trabalho

Criação de um aplicativo ou site e de oficinas/projetos gratuitos que nos permita entender as oportunidades no mercado de trabalho com parcerias, com o poder público e privado ajudando os jovens a decidir onde seguir de acordo com suas notas e evolução nos estudos (ENEM e nota de corte em faculdades).

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
ascom@montesclaros.mg.leg.br