Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão aprova audiência pública que discutirá saúde mental da comunidade LGBTQIA+

por Cristine Antonini publicado 17/08/2023 11h36, última modificação 17/08/2023 11h36

POR CHRISTINE ANTONINI

A Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Câmara de Montes Claros deu parecer favorável ao requerimento da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que solicita audiência pública para debater sobre a importância da saúde mental da comunidade LGBTQIA+.

A vereadora apresentou um estudo realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ que aponta 182 suicídios em Montes Claros entre os anos de 2007 a 2017 ocasionados por homofobia. O estudo ainda destaca que esses números tendem a ser ainda maiores se contar os autoextermínios que não entraram na estatística.

“Os dados são alarmantes e estamos falando de números de seis anos atrás. E são os fatos consumados, ainda existem as tentativas que não entraram no estudo. Além das pessoas que se autoflagelam por não serem respeitadas, por medo de ser quem são, devido a homofobia”, defendeu a vereadora.

O requerimento foi aprovado pela Comissão e deverá entrar em pauta para votação na próxima sessão ordinária. A audiência está marcada para o dia 24 de agosto, às 8h.

OUTROS PROJETOS

A Comissão de Legislação Justiça e Redação reuniu com os representantes da Associação de Moradores do bairro Conjunto Residencial JK e Adjacências, e, deu o parecer favorável ao projeto n°92/2023 que concede o Título Declaratório de Utilidade Pública – a pasta é de autoria do vereador Junior Martins (Cidadania).

Também foi analisado o projeto n°96/2023, de iniciativa do vereador Elair Gomes (MDB), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer. Segundo o projeto, a data será celebrada anualmente no dia 21 de setembro.

Após o parecer das comissões, os projetos serão levados a votação em plenário.