Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/05/2023 13h13, última modificação 04/05/2023 13h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara Municipal promove três audiências públicas nesta semana

por Jerusia Arruda publicado 21/02/2022 10h05, última modificação 21/02/2022 10h03

Todas as sessões serão transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros promove três audiências públicas e uma sessão especial nesta semana, além da sessão ordinária que acontece sempre na manhã de terça-feira. Confira a agenda completa:

22/02 – Terça-feira
7h45: Sessão ordinária

23/02 – Quarta-feira
9 horas: Audiência Pública para debater sobre as "Soluções para amortizar o déficit atuarial e financeiro do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc”.
Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues
Confira a lista de autoridades convidadas: https://bit.ly/3s6DzO7

23/02 – Quarta-feira
19h30: Sessão Especial em “Homenagem aos Clubes de Rotary de Montes Claros”. Ressalta-se que no dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia Municipal do Rotariano, conforme Lei Municipal nº 4.880, de 28/03/2016.
Proponente: Vereador Cláudio Rodrigues

24/02 – Quinta-feira
9 horas: Audiência Pública para debater sobre o “Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário”, uma política pública que oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.
Proponente: Vereador Odair Ferreira
Confira a lista de autoridades convidadas: https://bit.ly/3v5iPb6

25/02 – Sexta-feira
8 horas: Audiência Pública para “Apresentação da Prestação de Contas do Terceiro Quadrimestre de 2021 pelo Executivo Municipal”.

9 horas: Audiência Pública para “Apresentação do Relatório Detalhado do Terceiro Quadrimestre do Exercício de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros”.

Participação do público
Por causa das restrições sanitárias em decorrência da Covid-19, para participar presencialmente das sessões o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone: (38) 3690-5432; pelo WhatsApp: (38) 99118-7666, ou pelo e-mail:

Na entrada haverá aferição de temperatura e também será exigida a apresentação do cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19 e o uso de máscara de proteção facial.

Vale lembrar que as sessões também serão transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Centro de Convenções será construído em Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 18/02/2022 14h55, última modificação 18/02/2022 14h55
Centro de Convenções será construído em Montes Claros

Foto: Cimams

A unidade vai beneficiar mais de 100 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha e fomentar o turismo de negócios nas duas regiões

Por JERUSIA ARRUDA

Nesta quinta-feira (17/02), foi dado mais um passo para a construção do tão esperado Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O ato oficial de assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta quinta-feira (17/02), na nova sede da Prefeitura de Montes Claros.

O documento foi assinado pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, e pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá.

O presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, também participou do ato oficial e, em seu pronunciamento, destacou a importância da parceria e união para que o projeto de construção do Centro de Convenções fosse concretizado. “Esse é um momento histórico, resultado da parceria e harmonia de entidades e do poder público, que se uniram para que esse projeto tão sonhado fosse concretizado. Depois de muitos anos de muita articulação, finalmente a ordem de serviço está sendo assinada, deflagrando o processo de efetiva execução da obra que vai fomentar o turismo de negócios em nosso cidade e região”, ressaltou.

O presidente também destacou a importância da articulação da Câmara Municipal de Montes Claros na concretização do projeto. “Cumprimento o vereador licenciado Soter Magno, que fez a intermediação e levou essa demanda ao prefeito Humberto Souto. Também cumprimento o prefeito Humberto Souto por acreditar na proposta e encaminhar o projeto de doação do terreno para análise da Câmara Municipal, e aos vereadores que votaram favorável, por unanimidade. Por fim, cumprimento o Cimams, através do seu presidente, o prefeito Valmir Morais, pela intermediação que nos trouxe até esse momento. É realmente um orgulho para Montes Claros sediar tão importante obra”, completa.

Centro de Convenções

O Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha será construído em Montes Claros, nas proximidades da nova sede da Prefeitura, no bairro Jaraguá I, em área de 2000 m2, doada pelo Município. A obra está orçada em R$ 4 milhões, recursos já repassados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal.

Além do auditório multiuso com área de 402 m2, o Centro de Convenções contará com salas de reuniões para prefeitos, sala de imprensa, e espaço para realização de convenções, seminários, exposições, feiras, cursos, treinamentos e oficinas.

O espaço vai beneficiar mais de 100 municípios das duas regiões.

 _______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Semana de Arte Moderna, 100 anos depois

por Jerusia Arruda publicado 18/02/2022 12h15, última modificação 21/02/2022 16h34

Montes Claros celebra os centenário da Semana de Arte Moderna com lançamento de livro e exposição de artes

Por JERUSIA ARRUDA

Neste mês, o Brasil comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, manifestação artístico-cultural ocorrida no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, que deflagrou uma revolução no meio cultural do país.

Em comemoração a esse marco que consolidou o Modernismo Brasileiro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial que reúne exposição de artes plásticas, lançamento de livro e diversas outras ações culturais.

Nesta sexta-feira (18/02), às 20h, será aberta a Exposição Comemorativa "100 Anos da Semana de Arte Moderna”, em cartaz na galeria Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula. A  mostra acontece no período de 18 de fevereiro a 13 de março e reúne esculturas e telas de 39 artistas plásticos, com a curadoria da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros e apoio da Câmara Municipal.

Programação

A Semana de Arte Moderna de 1922 envolveu artistas dos diversos segmentos dos meios intelectuais e culturais, com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de pinturas e esculturas, além de palestras.

Entre os participantes da Semana de 22 estava o poeta montes-clarense, Agenor Barbosa, artista de grande prestígio no início do século 20, reverenciado pelos paulistanos, que o tinham como um dos grandes nomes da literatura, sendo, inclusive, eleito em São Paulo para o rol dos dez maiores poetas paulistas.

Em homenagem ao poeta montes-clarense, a programação comemorativa do centenário foi aberta com o lançamento do livro ‘Uma Tristeza Mineira numa Capa de Garoa - Agenor Barbosa: um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna’, de Ivana Ferrante Rebello e Fabiano Lopes de Paula. O lançamento foi realizado na quinta-feira (17), no Corredor Cultural.

A programação encerra no sábado (19), com a Leitura Dramática Encenada do livro ‘Tarsila’, de Maria Adelaide Amaral, obra biográfica sobre Tarsila do Amaral, uma das principais artistas modernistas da América Latina. A apresentação será no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. (Com informações da Prefeitura Municipal).

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Audiência pública debate dificuldades de acesso aos serviços do INSS

por Selma Gonçalves publicado 17/02/2022 13h15, última modificação 17/02/2022 15h19

 Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (17) audiência pública para debater sobre aposentadoria, cortes de benefícios e as dificuldades de acesso ao atendimento presencial na agência do INSS em Montes Claros. A proposta foi apresentada pelo vereador Edmílson Bispo (PSD).

Além da população, participaram do evento vereadores, os advogados Felipe Freitas – representando a 11ª subseção da OAB, Bruna Silva Gomes e Flávia Botelho Fiúza.

Do INSS foi convidado o técnico Tiago David Luiz, que não compareceu. O Instituto Nacional do Seguro Social não enviou representante.

 O Vereador proponente lamentou a ausência de representantes do INSS e lembrou a importância da audiência pública para debater as dificuldades ao acesso ao Instituto que deveria garantir direitos dos segurados.

Uma pessoa contribui durante anos e ao buscar um direito é impedida e, muitas vezes, maltratada. Vamos continuar sendo a voz do povo que clama por dignidade e celeridade”, ressaltou Edmílson.

Na audiência foram apresentados vídeos com depoimentos de pessoas que há anos buscam e sofrem por não conseguir direitos como aposentadoria ou auxílio-doença.

O público presente aproveitou o evento para criticar, falar das dificuldades encontradas e cobrar mudanças.

Para o presidente da Câmara, Cláudio Rodrigues (Cidadania), essa bandeira é de todos os parlamentares que devem levar às autoridades políticas e judiciárias esse clamor da população.” A demora e dificuldade de acesso a diretos adquiridos ao logo de anos não pode ser admitida”, comentou.

A vereadora Iara Pimentel (PT) elogiou a proposta do parlamentar Edmílson e lamentou a situação vivida no Brasil: “É vergonhoso o cidadão ter direito e não ter acesso. Em 2020, por exemplo, mais de 4 milhões de benefícios foram negados. O problema é nacional, mas precisamos discutir de forma local e buscar solução para garantir qualidade de vida para quem tanto trabalhou e para quem não consegue, por questão de saúde, continuar produzindo”, comentou Iara.

O parlamentar Raimundo do INSS (PDT) falou sobre a urgente necessidade dos concursos públicos: “É preciso ter mais profissionais para tender de forma presencial. Infelizmente o cidadão precisa gastar o pouco de dinheiro que recebe para pagar advogado e assim tentar conseguir seu direito”, lamentou Raimundo.

A Vice-presidente da Câmara, Graça da Casa do Motor (PSL) criticou a necessidade de ter um intermediário para fazer valer o benefício que o trabalhador tem direito.

O vereador Igor Dias (PSL), cobrou mais atenção do Instituto quanto as informações: “São informações desencontradas, que confundem o cidadão que busca benefícios. Podemos citar a cobrança da prova de vida, quantas pessoas numa fila, num momento de pandemia”, comentou o parlamentar que criticou ainda a demora nas análises dos processos e sugeriu um mutirão para diminuir a fila de processos.

O Vereador Valdecy Contador (Cidadania) comentou que como profissional não viu um cidadão ter o processo aprovado na primeira análise. “A pessoa pode estar morrendo mas o benefício não é aprovado na primeira análise. Por isso já oriento procurar ajuda de um advogado. Não deveria ser assim, é preciso simplificar e analisar com mais atenção os processos”, comentou Valdecy.

O representante da 11ª Subseção da OAB Felipe Freitas falou sobre a necessidade de envolvimento de todos na busca por melhor qualidade no serviço do INSS e a celeridade nos processos.

Ele sugeriu que a Câmara contribua realizando encontros da população com profissionais da área, para que possam esclarecer aos segurados, de forma mais simples, sobre como buscar seus benefícios.

Provocou o executivo a investir mais na assistência social para acolher, orientar e encaminhar as pessoas que buscam ajuda.

Lembrou que a Defensoria Pública e a Justiça Federal também podem ajudar, ampliando o atendimento, principalmente às pessoas carentes, para esclarecer e ajudar nos processos de benefícios e aposentadorias.

O proponente da audiência, finalizou lembrando que a informatização do serviço é mais um obstáculo para quem não tem acesso à internet ou não sabe lidar, por exemplo, com os aplicativos necessários para iniciar o processo no INSS.

Com o apoio de todos os parlamentares, a Casa vai elaborar um documento sobre o que foi apresentado e cobrado na audiência e encaminhar ao presidente do INSS e Justiça do trabalho. 

_____________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Vereadores comemoram asfaltamento da avenida Olímpio Magalhães

por Selma Gonçalves publicado 17/02/2022 09h15, última modificação 18/02/2022 08h46

Por Selma Gonçalves

A união de forças entre três vereadores rendeu recursos para o asfaltamento de uma das mais importantes avenidas do bairro Delfino Magalhães. Juntos, Raimundo do INSS (PDT), Marcos Nem (PSC) e Odair Ferreira (SD), conseguiram a aprovação e recursos para o asfaltamento da avenida Olímpio Magalhães.

O asfaltamento da avenida,com 1.070 metros, cerca de um quilômetro, era uma reivindicação de mais de 30 anos e que em breve será iniciado.

Odair Ferreira lembrou que a obra trará benefício para toda a cidade: “A gente entende que além de beneficiar os moradores das margens da avenida, a obra que custará mais de um milhão de reais, será um elo entre vários bairros além de melhorar o fluxo até a MG122 - rodovia que vai pra Juramento”, destacou Odair.

O Vereador Raimundo do INSS falou sobre a importância do trabalho conjunto dos parlamentares para conseguir benefícios para a população: “Juntos fizemos a indicação, porque com o pedido de apenas um vereador não seria possível o benefício. Foi unindo forças, indicando os três a mesma obra, que obtivemos a aprovação e apoio do prefeito Humberto Souto. Outra ajuda importante foi do senador Alexandre Silveira, que através do senador Rodrigo Pacheco, liberou emenda por meio da Codevasf”, explicou Raimundo.

A data de início da obra não foi definida mas, de acordo com o vereador Marcos Nem, os trabalhos começarão em breve já que todo o serviço já foi autorizado pela prefeitura e Codevasf: “Enfim os moradores vão poder transitar sem enfrentar lama ou poeira e, com a construção do Mocão, outra luta nossa, as famílias vão viver com mais conforto além de ter um local para o esporte e claro, viver uma região mais bonita”, destacou Marcos Nem.

______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 


Câmara realiza audiência pública para discutir a situação do atendimento do INSS em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 16/02/2022 11h01, última modificação 16/02/2022 11h01
Câmara realiza audiência pública para discutir a situação do atendimento do INSS em Montes Claros

Foto: Divulgação

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros, através do vereador Edmilson Bispo (PSD), promove nesta quinta-feira (17/02), às 8h, audiência pública para debater sobre problemas relacionados ao INSS. Segundo o vereador, entre os temas discutidos está a aposentadoria, concessão e corte de benefícios e as dificuldades de acesso no atendimento presencial nas agências do INSS.

Para participar da audiência foram convidados representantes do INSS, advogados, juízes e promotores de Justiça.

Confira a lista de convidados no <AQUI>

Participação do público

Para participar presencialmente da audiência, o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone: (38) 3690-5432; pelo WhatsApp: (38) 99118-7666, ou pelo e-mail: gerencia@montesclaros.mg.leg.br

Seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para acesso ao Plenário o cidadão deverá apresentar o cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19, usar máscara de proteção facial e manter o distanciamento. Na entrada também haverá aferição de temperatura.

A audiência também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros.

 

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Plano de carreira do magistério é tema de audiência pública

por Cristine Antonini publicado 16/02/2022 10h05, última modificação 16/02/2022 10h05
Plano de carreira do magistério é tema de audiência pública

A audiência foi proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT)

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã desta quarta-feira, 16, audiência pública para discutir os investimentos e a valorização dos servidores da educação. A audiência foi uma iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que levantou as demandas da classe e apresentou em plenário.

O principal problema apontado pelos professores é a falta do plano de carreira do magistério. Segundo eles, há 10 anos o Ministério da Educação autorizou o plano, e, a rede estadual seguiu a determinação. Entretanto, de acordo com a vereadora Iara, na rede municipal de Montes Claros não existe um amparo para o magistério e ao administrativo da educação.

Para a vereadora, o progresso da sociedade acontece com investimento na educação. A parlamentar solicitou, além do plano de carreira, regularização na progressão de 10 anos e melhoria salarial. “Existe um desgaste no processo de contratação com acordos defasados, sem nenhuma garantia para o profissional”, enfatizou a vereadora.

Juliana Alves que é professora da rede municipal de ensino, destacou a alta jornada do magistério com baixos salários. A professora pontuou que a classe está cansada, uma vez que há quatro anos não é feito o reajuste salarial e em contrapartida aumentaram as taxas do Prevmoc e INSS.

Representando os professores do município que atuam na zona rural, Rose Beller, pontuou as dificuldades enfrentadas pela classe e pelos alunos, especialmente com a pandemia do novo coronavírus, em que as aulas deixaram de ser presencial e se tornaram remotas.

“Tivemos que nos reinventar, mudar a metodologia de ensino, e para isso ‘tiramos’ do nosso bolso para investir nas aulas. Fora isso, enfrentamos estradas ruins e ônibus escolar em péssimas condições”, salientou Rose.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Público de Montes Claros, Everton Thomaz, disse que a classe pede no mínimo o pagamento do piso salarial. “Isso traz uma insatisfação para os profissionais do magistério e do administrativo”.

Para finalizar, a proponente da audiência, vereadora Iara, ressaltou que a educação é feita em conjunto com toda uma equipe. “Tivemos uma experiência com a união de professores, assistentes sociais e psicólogos e percebemos o quanto os alunos evoluíram. É necessário que este trabalho continue”.

Foram convidados para a audiência pública, o procurador-geral de Montes Claros, Otávio Rocha, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e a superintendente regional de ensino, Maria Levimar Tupinambá – nenhum compareceu.

 

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara envia anteprojeto ao Executivo

por Cristine Antonini publicado 15/02/2022 10h46, última modificação 15/02/2022 10h46
Câmara envia anteprojeto ao Executivo

O anteprojeto é de autoria do vereador Wilton Dias

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante sessão ordinária desta terça-feira, 15, da Câmara de Montes Claros, o vereador Wilton Dias (PTB), apresentou anteprojeto de lei que autoriza a concessão de moradia própria ao ocupante de imóvel urbano de domínio do município. O objetivo é regularizar a situação fundiária em Montes Claros, baseada na Medida Provisória 2.220/2001.

Segundo a proposta, a concessão especial deverá ser apenas para fins de moradia, com área igual ou menor a 250m² – o proprietário deverá pagar as tarifas públicas, como IPTU e taxa de lixo. O vereador Wilton destaca que essa regularização de moradia não é invasão. São casos de famílias que residem há mais de vinte anos na propriedade e não possuem documentos da terra.

De acordo com o anteprojeto, ao contrário do usucapião, aplicado em imóveis privados, essa medida é instrumento para promover a regularização urbana em terras públicas, quando ocupadas informalmente por pessoas de baixa renda.

“Queremos oferecer dignidade para essas pessoas que estão em situação irregular. Sem a documentação das terras, os moradores não conseguem pedir ligação de luz e água. Vamos efetivar os direitos da Constituição, como a moradia e dignidade humana”, enfatizou Wilton.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.

 

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Câmara realiza audiência para discutir valorização dos servidores da educação

por Selma Gonçalves publicado 14/02/2022 10h40, última modificação 14/02/2022 11h13
Câmara realiza audiência para discutir valorização dos servidores da educação

site: todospelaeducacao

Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores de Montes Claros realiza na quarta-feira (16) audiência pública para discutir sobre os investimentos e a valorização dos servidores da educação. A proposta da vereadora professora Iara Pimentel foi aprovada por unanimidade pela Casa.

Para a propositora a audiência é uma forma de promover o diálogo entre representantes dos profissionais da educação, a Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação, através das suas gestoras Levimar Tupinambá e Rejane Veloso. “Vamos falar sobre valorização dos profissionais da educação. Estamos cobrando o reajuste de 33,24% do piso salarial nacional dos professores, profissionais do quadro do magistério e solicitamos o pagamento de melhores salários aos profissionais do quadro administrativo”, destacou Iara Pimentel.

Para participar da audiência foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Montes Claros, Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Público Municipal de Montes Claros além de professores da zona rural, urbana e advogados.

Confira a lista de convidados no link: https://tinyurl.com/2mufuh6h

 Participação do público

Para participar presencialmente da audiência, o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone: (38) 3690-5432; pelo WhatsApp: (38) 99118-7666, ou pelo e-mail: gerencia@montesclaros.mg.leg.br

Seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para acesso ao Plenário o cidadão deverá apresentar o cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19, usar máscara de proteção facial e manter o distanciamento. Na entrada também haverá aferição de temperatura.

A audiência também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

 _______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

Facebook: www.facebook.com/camaramoc

Twitter: https://twitter.com/camaramoc

Instagram: www.instagram.com/camaramoc

https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

 

 

Vereadores de Montes Claros conseguem emendas para aquisição de micro-ônibus para escolas especiais

por Cristine Antonini publicado 11/02/2022 09h40, última modificação 11/02/2022 09h40

POR CHRISTINE ANTONINI

Os vereadores Stalin Cordeiro (Pode) e Rodrigo Cadeirante (Rede), através do deputado federal Weliton Prado (Pros), conseguiram emenda parlamentar para a compra de dois micro-ônibus escolares adaptados para as escolas Vovó Clarice e Capelo Gaivota. Cada emenda é no valor de R$250 mil, totalizando R$500 mil no investimento na educação especial em Montes Claros.

De acordo com o vereador Stalin, através das emendas um dos micro-ônibus já foi adquirido, inclusive emplacado e que em breve será entregue. “Estamos felizes com as aquisições para essas escolas que fazem um trabalho brilhante com crianças especiais”, destacou o vereador.

Segundo o vereador Rodrigo Cadeirante, os veículos possuem elevadores para ajudar na locomoção dos alunos com deficiência física. “Tenho orgulho de ter realizado através do nosso trabalho, um sonho antigo da equipe de funcionários e colaboradores da Vovó Clarice e também de todos os alunos que precisam desse transporte especial – historicamente eles tiveram problemas com o transporte escolar, e agora isso será cessado”, defendeu Rodrigo.

SOBRE AS ESCOLAS

A Fundação Clarice Albuquerque (Vovó Clarice) presta atendimentos educacionais a educandos com deficiências mentais e outras deficiências associadas, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, a melhoria da qualidade de vida, socialização, a preparação para o trabalho e o pleno exercício de sua cidadania.

Já a Capelo Gaivota foi fundada em 1978, prestando atendimento clínico e pedagógico para aproximadamente 300 crianças a partir de quatro meses de idade , adolescentes, jovens , adultos e idosos carentes, com deficiência - presta atendimento clínico a usuários mensalmente oriundos das escolas regulares do município.

 

 

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

Câmara cobra reforma de unidades de saúde de Montes Claros

por Selma Gonçalves publicado 10/02/2022 12h16, última modificação 10/02/2022 12h16
Câmara cobra reforma de unidades de saúde de Montes Claros

Foto: internet

Por Selma Gonçalves

Em reunião ordinária desta semana, vários vereadores destacaram a ordem de serviço, dada pelo prefeito, para o asfaltamento de ruas na zona urbana e rural do município.

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania) ressaltou o serviço feito no trecho que dá acesso ao parque Lapa Grande. Ele lembrou que os moradores que em administrações passadas correram o risco de serem despejadas, hoje tem rede de esgoto e agora o asfalto: “Temos que mostrar e falar de ações que estão valorização e principalmente respeitando os moradores da região”, comentou o parlamentar.

Entre os bairros indicados, o executivo atendeu pedido do vereador Valdecy Contador (Cidadania) para o asfaltamento das ruas onze e lagoa Itapeva no Monte Carmelo e a rua quinze no Parque Pampulha que será recapeada.

Valdecy lembrou a situação precária que vivem os moradores em trechos da rua Inhô Machado e Avenida dos Militares que têm as casas inundadas quando chove, mesmo com todo reforço (barreiras) para impedir o problema. Cobrou uma efetiva obra de drenagem: “É triste ver as casas inundando, muros caindo quando tem uma chuva mais forte”, destacou Valdecy.

O parlamentar também apresentou, na reunião, requerimento pedindo a reforma das Unidades de Saúde das comunidades de Miralta e São João da Vereda:“Estamos acompanhando o trabalho nas comunidades. Os prédios estão totalmente danificados e a população precisa dessas obras. É nossa obrigação cobrar melhorias de trabalho para quem cuida do povo”, falou Valdecy Contador que também cobrou a reforma do salão de velório do Alto São João. Ele destacou a importância de cuidar do ambiente que é usado para o adeus ao ente querido.

 Conquistas

Na sessão ordinária, o vereador Igor Dias (PSL) defendeu investimentos e incentivos para a educação, pois acredita que para o crescimento do país é necessário apostar no ensino das crianças. Ele destacou a vitória dos moradores da Vila Guilhermina, principalmente dos professores e pais dos alunos que frequentam o Cemei “Amiguinhos da Vila” que, com o seu apoio, vão receber um prédio próprio de acordo com a necessidade das crianças. Igor Dias lembrou que as tratativas já estão em andamento e, muito breve, as obras serão iniciadas.

O parlamentar lembrou também da necessidade de lazer e dos investimentos que estão sendo feitos no parque Canelas. Em parceira com a comunidade, a Secretária de Meio Ambiente o local está ganhando um espaço para atividade aeróbica para atender aos idosos além de mais mesas e bancos de madeira. Investimentos também na iluminação: “Ações que darão mais conforto e segurança aos frequentadores da área”, concluiu.

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Escola do Legislativo de Montes Claros recebe o nome de “Professor Artur Leite”

por Jerusia Arruda publicado 10/02/2022 08h35, última modificação 10/02/2022 08h41
Escola do Legislativo de Montes Claros recebe o nome de “Professor Artur Leite”

Foto: Manoel Freitas

Com uma extensa carreira profissional, Artur Leite foi professor universitário, psicólogo, jornalista, radialista, colunista político, além de exercer o cargo de vereador

Por JERUSIA ARRUDA

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros desta quinta-feira (10/02), o presidente da Casa legislativa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) deu entrada a um projeto de resolução denominando a Escola do Legislativo de “Professor Artur Leite”.

De acordo com o presidente, a proposta é uma forma de a Câmara expressar seu compromisso com a educação para a cidadania e prestar uma homenagem ao cidadão Artur Luiz Ferreira Leite, que dedicou a vida ao trabalho incansável pelo progresso e desenvolvimento do município de Montes Claros e região. “Ao denominar a Escola do Legislativo Professor Artur Leite queremos homenagear não somente a figura do profissional e político de visão progressista, mas também, reafirmar os valores defendidos pelo cidadão, quais sejam: honestidade, retidão, firmeza de propósito, austeridade e caráter que devem nortear a atuação cívica de cada cidadão brasileiro”, destaca.

Com uma extensa carreira profissional, Artur Leite foi professor universitário, psicólogo, jornalista, radialista, colunista político, além de exercer o cargo de vereador na Câmara de Montes Claros na Legislatura de 1989 a 1992, quando ocupou a cadeira de vice-presidente na Mesa Diretora no ano de 1989, licenciando-se na sequência para exercer as funções de secretário de Governo do então prefeito Mário Ribeiro da Silveira.

Nascido em 27 de março de 1953 em São João da Ponte/MG, Artur Leite veio ainda criança para Montes Claros. Em sua extensa carreira profissional, passou pela TV Montes Claros (hoje Inter TV), TV Geraes, Rádio Sociedade e Rádio Itatiaia, Rádio Terra AM e 104,9 FM.

Na imprensa escrita, iniciou sua trajetória no extinto O Jornal de Montes Claros. Na sequência, assinou artigos e coluna política no Jornal de Notícias, Diário de Montes Claros, Gazeta Norte Mineira, Jornal do Norte e O Norte de Minas.

Atuou durante mais de duas décadas como professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e também foi presidente da Apae. Como articulador político e mestre de cerimônia, prestou assessoria de imprensa a diversas prefeituras da região.

Artur leite faleceu em 28 de novembro de 2018, deixando um legado de mais de 40 anos de atuação na imprensa de Montes Claros e região.

O PROJETO

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros foi criada pela Lei nº 3.880, de 17 de dezembro de 2007, com o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Casa Legislativa, entre outras finalidades.

O projeto de resolução denominando a escola de Professor Artur Leite será analisado pelas Comissões e, em seguida, votado em Plenário.

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Projeto de construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo é apresentado na Câmara

por Selma Gonçalves publicado 09/02/2022 10h50, última modificação 09/02/2022 10h50

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu nesta terça-feira (08/02), às 14h, audiência pública, para a apresentação e discussão do projeto de construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), que soma a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EF 030). O projeto será executado pela Petrocity Ferrovias.

Todos os vereadores participaram da audiência que contou com a presença do vice-prefeito e secretário Municipal de Serviços Urbanos Guilherme Guimarães, presidente da Petrocity Ferrovias José Roberto Barbosa, Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, presidente da ACI Montes Claros, Leonardo Lima de Vasconcelos, presidente da AMAMS José Nílson Bispo de Sá, deputado estadual José Reis, os deputados federais José Vitor de Resende Aguiar e Igor Timo, além de representantes de empresas envolvidas no processo, jornalistas. A população também participou de forma presencial e remota.

O presidente da Câmara Claudio Rodrigues (Cidadania) ressaltou que a audiência foi uma forma dos vereadores conhecer melhor o projeto, os impactos que trará para região e de levar à população, não só de Montes Claros, a informação dando a oportunidade de opinar e tirar dúvidas:" É um processo com partes que dependem do município e a Câmara, será atuante nessa interlocução, porque vai ter que mudar a legislação municipal. Os conselhos, órgãos municipais que vão expedir as licenças ambientais também vão participar do processo, por isso trouxemos esse assunto importante com investimento privado, mas, com contrato com a União e com prazo de implantação, disse Cláudio Rodrigues.

O presidente lembrou que o projeto vai trazer desenvolvimento:" Temos, por exemplo, a mineração na região de Grão Mogol que vai precisar escoar a produção e, com certeza, isso vai impactar, principalmente Montes Claros que terá o transbordo", ressaltou o vereador que lembrou também que o projeto não está ligado a VLI. Serão trilhos, maquinários, tudo independentes da ferrovia que, hoje, atua na cidade.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães falou da satisfação da cidade em receber e contribuir com um projeto. Ele elogiou a Câmara pela iniciativa de levar até a população informações sobre um investimento que levará o desenvolvimento para toda a região. “Esperamos que efetivamente essa ação aconteça. O prefeito Humberto Souto junto com a Câmara de vereadores criou, no ano passado, o distrito rodoferroviário em Montes Claros que já possibilita toda essa integração. Montes Claros está à frente desse processo olhando para o futuro, mas, pedindo a empresa que apresente de forma bem clara o traçado do projeto que passará pelo município, para que possamos programar e planejar o desenvolvimento urbano evitando qualquer conflito”, ressaltou Guilherme.

O presidente da Petrocity Ferrovias José Roberto Barbosa elogiou o evento e lembrou que essa é a primeira das audiências públicas organizadas para divulgar e discutir o projeto de construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo. As audiências antecedem a elaboração do termo de referência que será apresentado em março ao Instituto Brasileiro de Meio ambiente permitindo a empresa realizar efetivamente o estudo ambiental.

De acordo com José Roberto o projeto foi idealizado em 2017. Explicou:Nós tínhamos a BR 381 como a principal via para o abastecimento e encaminhamento de cargas. Diante disso, começamos a fazer um diagnostico nas regiões norte e noroeste do Espírito Santo, sul da Bahia, norte e noroeste de Minas e Vales. Enxergamos aí a viabilidade de uma ferrovia. Contratamos uma empresa, fizemos o estudo conceitual do projeto e protocolizamos no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI) da presidência da república. Ainda em 2017, buscamos a concessão, respeitando a legislação da época integrando o terminal de São Mateus a um traçado ferroviário que, ligado ao transporte rodoviário, traria a viabilização de nosso terminal portuário”, ressaltou José Roberto.

Ele lembrou que a ferrovia passará por 34 localidades, 24 municípios e todos serão visitados pela empresa que mostrará o traçado para buscar, de cada um, a anuência para o projeto: “Temos dez anos para implantar o projeto ou perderemos tudo que foi investido, 600 milhões de reais, que voltarão para a união se não for cumprido o prazo. Respeitamos os prazos dos projetos ambientais e de impacto e para tudo dê certo é preciso a parceria e apoio dos governos e municípios envolvidos. Já temos todo o traçado pronto e estaremos em contato com todos os envolvidos. Trabalhamos preocupados com a sustentabilidade e por isso investimos nos ajustes do plano” finalizou o presidente Petrocity Ferrovias.

 ____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara pede permanência de projeto educacional e serviços de infraestrutura

por Selma Gonçalves publicado 08/02/2022 12h35, última modificação 09/02/2022 10h52

 

Por Selma Gonçalves

Os Vereadores de Montes Claros aprovaram, durante sessão ordinária desta terça-feira (08), dois projetos de resolução e 12 requerimentos.

Dentre os requerimentos quatro anteprojetos de Lei, três que buscam benefícios salariais para os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde e um que ajuda a classe artística, prejudicada com o novo decreto de enfrentamento da Covid que proíbe apresentações. Entenda sobre os anteprojetos em https://tinyurl.com/yckvs7te

homenagens

De autoria do vereador Odair Ferreira foi aprovado pela Casa, homenagem ao Padre Pedro Henrique Nunes com a entrega do título de Cidadão Honorário.

Outra homenagem aprovada pelos vereadores, foi proposta pelo Vereador Wilton Dias, concedendo título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao juiz de direito Richardson Xavier Brant.

 Audiência Pública

Proposta pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues e aprovada por unanimidade a realização, na tarde desta terça-feira (8), na Câmara, audiência Pública para apresentação do Projeto de Construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), que soma a EF 030 – Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, a ser executado pela Petrocity Ferrovias. A ferrovia passará por Montes Claros e por municípios vizinhos, se configurando como um empreendimento de grande relevância para alavancar o desenvolvimento da região e do estado de Minas Gerais.

Outra audiência pública aprovada pelos vereadores foi proposta pela parlamentar professora Iara Pimentel. O evento será no plenário da Câmara no próximo dia 16, com início às 8h. O tema em debate será “Investir em educação é valorizar a carreira dos servidores”.

 Infraestrutura

A Vereadora Graça da Casa do Motor (PSL) falou sobre os benefícios da chuva para a cidade mas lembrou de pontos que ficaram prejudicados e precisam de maior atenção, como a realização do serviço de trenagem no bairro Raul Lourenço.

Para garantir mais segurança para os moradores e quem passa pelo bairro Camilo Prates, o vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou a instalação de duas faixas elevadas na antiga avenida “E”, hoje avenida Maria José de Freitas.

Reinaldo Carrapicho (PRB) falou da necessidade e pediu a pavimentação asfáltica da rua Vicente Braga, localizada na Vila Atlântica, sentido bairro Nova Morada.

 Acesso ao novo prédio da prefeitura

Os parlamentares Odair Ferreira (SD) e Wilton Dias (PTB) falaram dos riscos que corre quem passa pela avenida Governador Magalhães Pinto, bairro Jaraguá, acesso principal à nova sede da prefeitura.

Odair Ferreira pediu a abertura do canteiro central, com a devida sinalização e Wilton Dias solicitou a implementação de medidas de intervenção no trânsito na região, tais como: instalação de semáforo, faixa de pedestres e pontos de ônibus em ambos os lados da via.

Ainda sobre o transporte coletivo, Stalin Cordeiro (PODE) cobrou maior fiscalização do serviço, verificando itens como cumprimento de horários, estado de conservação dos veículos, passaporte sanitário e superlotação em horários de pico. Isso, segundo o vereador, para conferir maior segurança e dignidade à população que utiliza o serviço.

 Educação

Daniel Dias (PC do B) falou sobre a necessidade do município manter o programa ‘Educamos’ e pediu o retorno do projeto ‘Reforço Escolar: Recuperação e Desenvolvimento de Aprendizagem’. Para ele uma forma importante de ajudar a superar as graves dificuldades do aprendizado impostas aos alunos durante a pandemia de Covid-19.

 

Saúde animal

Para um maior controle e combate a leishmaniose, o vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu a expansão do programa de manejo populacional de cães e gatos também para a zona

rural, assim como a realização de exames nas pessoas para possível diagnóstico da doença.

____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

 

 

Vereadores de Montes Claros apresentam anteprojetos de lei

por Cristine Antonini publicado 08/02/2022 11h30, última modificação 08/02/2022 12h33

POR CHRISTINE ANTONINI

Quatro anteprojetos deram entrada nesta terça-feira, 8, durante a sessão ordinária da Câmara de Montes Claros. Três são de autoria do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) que tem o objetivo de oferecer benefícios trabalhistas para os agentes de combate a endemias e aos agentes de saúde. Já o último anteprojeto dispõe sobre auxílio emergencial cultural aos artistas montes-clarenses – a proposta é da vereadora Ceci Protetora (PP).

O primeiro anteprojeto de iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues aprovado pela casa refere a lei complementar que altera a base de cálculo do adicional por atividade especial (insalubridade). O outro é uma lei que visa a gratificação anual para a categoria dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. A última proposta do vereador dispõe sobre o reajuste anual do piso salarial para a categoria mencionada.

“A Casa já vem cobrando do prefeito Humberto Souto (Cidadania), um plano de valorização do servidor público municipal. O município possui várias categorias, algumas recebem o piso nacional, já outras são necessárias adequações, por isso, apresentamos (em forma de anteprojeto), sugestões para o Executivo. A classe em destaque precisa de reajuste salarial, retroativo de janeiro de 2022. Em relação ao auxílio à insalubridade, o município tem a prerrogativa de pagar de 10% a 40%, depende do levantamento técnico ambiental”, explicou o presidente da Casa.

De autoria da vereadora Ceci Protetora, foi encaminhado ao Executivo, o anteprojeto que dispõe sobre a instituição do “Auxílio Emergencial Cultural”, em decorrência ao Decreto Municipal nº 4.353/2022, que proíbe apresentações artísticas na cidade, devido ao aumento de contágio da Covid-19.

O projeto tem por finalidade diminuir os impactos financeiros causados à classe artística, oferecendo R$150 para ajuda de custos àqueles que sobrevivem da arte, e, que diante ao decreto não podem trabalhar. A ideia é que o recurso seja do Fundo Municipal de Assistência Social e Direito do Cidadão ou do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

“Trata-se de um projeto de lei que visa instituir o auxílio municipal emergencial para amparar os trabalhadores da cultura formal e informal. O objetivo do projeto é assegurar a melhora da condição de vida dos trabalhadores da cultura afetados”, destacou a vereadora.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.

Confira os outros requerimentos aprovados <AQUI>https://tinyurl.com/49mmvcp3

 

 

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

TV Câmara apresenta programa especial com Tino Gomes

por Jerusia Arruda publicado 04/02/2022 11h40, última modificação 11/08/2022 14h04

O Câmara Play reúne videoclipes do artista de muitas expressões culturais cujos talento e criatividade elevaram o nome de Montes Claros mundo afora 

 

Por JERUSIA ARRUDA

Nesta sexta-feira (04/02), o programa Câmara Play, da TV Câmara de Montes Claros,  apresenta uma edição especial com o cantor, compositor ator, humorista e escritor montes-clarense Tino Gomes. O programa vai ao ar às 18h, com reprise no mesmo horário ao longo da semana.

O especial com Tino Gomes é uma coletânea de videoclipes de sucessos consagrados ao longo de mais de 40 anos de carreira do artista, além de destacar sua paixão pelos Catopês e sua parceria com o escritor e compositor Georgino Jr.

Entre as músicas apresentadas estão ‘Monstesclareou', ‘Cantos de Catopê’, ‘Segredo da lua’, ‘Diamantina’, ‘Quando a noite vier’, e um videoclipe especial da música ‘Catopezera’, gravado no corredor cultural de Montes Claros, com participação de vários artistas da cidade.

O Câmara Play estreou no mês passado como parte da nova programação da TV Câmara, abrindo espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região.

A TV Câmara Montes Claros transmite no canal aberto digital 5.3 e também pode ser acessada pelo YouTube em:

www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

Confira a playlist do programa do Câmara Play no link: https://bit.ly/34gbeM0

Tino Gomes nasceu Juventino Dário de Oliveira, no celeiro de arte e cultura que é Montes Claros e se tornou um dos artistas mais completos de Minas Gerais. A história da trajetória desse artista irrequieto, e acima de tudo criativo e talentoso, está muito bem contada em sua página na internet. Confira:

Tino Gomes

Para descrever tanto talento, expressado de diversas formas, em 43 anos de profissão, o único jeito é falando das suas atividades em separado, já deixando claro que, na prática, tudo sempre aconteceu simultaneamente na carreira deste mineiro que adotou, como lema, a frase "Sou mineiro e falo um tal de Minerês”.

Desde criança, Tino já tocava violão. Dos 10 aos 16 anos, quando foi seminarista, cantava no coro e, no teatro no seminário, atuava em dramas e comédias. Nessa época, viajava de trem com a Companhia apresentando as peças, nos cinemas das cidades do sertão do Norte de Minas.

Após 6 anos, desistiu da carreira de seminarista e, em Montes Claros, sua terra natal, ainda adolescente, montou sua primeira banda de rock, “The Wilds”, onde se apresentava em bailes da cidade.

Sua história musical profissional deu seus primeiros passos em 1972, a partir dos palcos da peça "Morte e Vida Severina", em São Paulo, quando, então, junto com mais três atores (Charles Boavista, Angela Linhares e Eliane Steves) fundou o “Grupo Raízes”, cuja proposta era fortalecer a música regional do Brasil.

O primeiro disco do grupo tinha como carro chefe a música "Desentoado" ("...eu sou fruta do norte, no curral sou boi de corte; sou água de enxurrada, pau preto no pé da serra...") de autoria de Tino Gomes e Charles Boavista, sendo tocada em todo o território nacional. Essa era a época efervescente da música regional brasileira, quando então surgiram vários grupos conhecidos, tais como Quinteto Vilolado, Banda de Pau e Corda, Quinteto Harmorial, Novos Baianos e outros.

Em 1975, de volta a Montes Claros, Tino Gomes retornou ao Grupo Folclórico Banzé. Atuando como músico e dançarino, participou de vários festivais, nacionais e internacionais, representando a cultura e a tradição do norte de Minas. Em 1978, formou o grupo “Terno de São Benedito” e gravou seu primeiro disco solo "Saudação", que teve como produtor e diretor musical o cantor e compositor Ivan Lins.

A partir daí, foram quinze discos gravados e mais de quinhentos jingles e trilhas para comerciais. Em discos e dividindo palcos, Tino Gomes já teve, como parceiros, Ivan Lins, Flávio Venturini, Nivaldo Ornelas, Elza Soares, Gorete Milagres, Beto Guedes, Milton Nascimento, Marcus Viana, Jackson Antunes e outros.

Durante todos esses anos, a carreira de ator não ficou para trás. No cinema, trabalhou em vários filmes, entre eles o premiado filme de Carlos Alberto Prates “Minas Texas”, ao lado de Andréa Beltrão, José Dumont e Tony Ramos e o recém lançado “Meu Pé de Laranja Lima”, do diretor Marcus Bernstein. Também contracenou com o ator João Miguel no filme “Matraga - A hora e vez de Augusto Matraga”, do diretor Vinícius Coimbra, ainda inédito no circuito comercial.

Na televisão, foi apresentador de dois programas em BH: o irreverente “Brechó do Troca-Troca” e o “Programa Clandestino”. Também participou das novelas globais “Caminho das Índias” e “Malhação” e da minissérie “A Cura”.

Em 2009 esteve em cartaz no Teatro Clara Nunes/RJ, com o musical “Um lugar chamado recanto”, de Fred Mayrink. Atuando ao lado de Nivea Stelmann, Cláudio Galvan e Ronnie Marruda, Tino foi, também, o responsável pelas preparação musical de percussão dos atores.

Atualmente, Tino Gomes viaja com o seu espetáculo de humor “Cantoria e uns Cauzim de Safadeza”, que é sucesso de público e crítica onde se apresenta. Na peça, uma mistura inteligente de ‘causos’ populares e músicas engraçadas, Tino Gomes interpreta vários personagens caricatos. É um espetáculo que explora todo o seu potencial artístico e que proporciona um passeio irreverente pelo lado divertido da cultura mineira.

Público Infantil

Seu primeiro contato com as crianças foi ainda em São Paulo, em 1972, quando trabalhou como ator em peças infantis, como “O Palhaço Imaginador” de Ronaldo Ciambroni, no teatro Treze de Maio.

De volta a Montes Claros, Tino Gomes lecionou no Conservatório Lorenzo Fernandes, ministrando aulas de violão, musicalização e prática de conjunto para crianças.

Já morando em Belo Horizonte, a convite da Editora Lê, Tino escreveu “Festança”, seu primeiro livro infantil, ilustrado por Denise Rochael. “Festança” é uma colcha de retalhos de estórias infantis vividas no Norte de Minas. Para divulgação do livro, musicou algumas estórias e, juntamente com a equipe da Editôra Lê, se apresentou em escolas da capital e do interior de Minas, contando e cantando essas estórias para as crianças.

Com o sucesso do livro, Tino escreveu “A Magia do Signo”, também com desenhos de Denise Rochael. Um livro cheio de humor, onde brinca com as datas e os signos do zodíaco.

Dois anos mais tarde escreveu o livro, “O Menino e o Tempo”, desta vez, para a Editora do Brasil, com ilustrações de Marilda Castanho. O livro conta a história de um menino que passa a vida procurando saber o que há atrás de uma montanha onde nasce o sol. De tão preocupado com este fato, não percebe que sua vida passou rápido e já está velho.

Tino Gomes, então, escreveu “Camundongo’s Rap”, com ilustrações de Denise Rochael. Livro alegre, conta a estória de um ratinho cantador de hip hop que, junto com sua turma de amigos, vive provocando um gato. Este livro teve várias edições e, em 2011, o texto foi adotado pela FTD, integrando seus livros didáticos.

“O universo lúdico da criança me fascina. Sempre tive muita facilidade em lidar com crianças e, escrever para elas, é um presente para mim. Uma verdadeira válvula de escape no meio da seriedade do dia-a-dia”, diz Tino. “O meu próximo trabalho, que já está em andamento, será o DVD de desenho animado “Turma do Toy”, com 10 músicas infantis inéditas. Está sendo um trabalho muito gostoso de fazer. Ver a música tomar vida através dos personagens e dos desenhos é uma experiência nova para mim”.

Além do DVD infantil, já em andamento, seu próximo projeto é a gravação de um DVD Documentário, registrando toda sua trajetória artística pelas estradas de Minas e do Brasil. Um talento que despontou ainda criança e que continua a se recriar constantemente, a buscar novos caminhos e, principalmente, a aprender com os jovens. “Essa moçada está por aí fazendo coisas bacanas e eu tenho muito a ensinar e a aprender com eles.”

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereador reivindica melhorias para a região Norte da cidade

por Cristine Antonini publicado 04/02/2022 10h41, última modificação 04/02/2022 10h41

 POR CHRISTINE ANTONINI

O vereador Júnior Martins (Cidadania), em pronunciamento na Tribuna da Câmara de Montes Claros, solicitou melhorias para a região Norte da cidade, onde ficam localizados os bairros Renascença, Planalto, JK, entre outros.

De acordo com o parlamentar, foi solicitado junto ao secretário de Infraestrutura, Vanderlino Silveira, soluções para os problemas enfrentados pelos moradores da região. O vereador pediu agilidade na obra da ponte sobre a linha férrea na avenida Minas Gerais, entre os bairros Floresta e o JK.

“A região Norte tem um grande potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade, mas é preciso de investimento e organização. Essa ponte do JK mesmo ligará ao bairro Floresta – essa é uma demanda antiga que melhorá o tráfego de veículos e pedestres”, afirmou o vereador Júnior Martins.

Martins também solicitou reforma na ponte localizada na avenida Ruy de Albuquerque que dá acesso ao bairro Village do Lago. Acrescentou que nos bairros JK e Raul Lourenço a demanda é de drenagem. Explicou que os moradores tiveram problemas com o grande volume de chuva que ocorreu nos últimos meses.

Outra demanda apresentada pelo vereador foi a necessidade de intervenção na avenida Osmani Barbosa, que segundo ele, está totalmente esburacada.

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

Audiência debate situação da saúde em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 03/02/2022 11h26, última modificação 03/02/2022 11h26
Audiência debate situação da saúde em Montes Claros

O evento foi proposto pela vereadora Iara Pimentel

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira, 3, audiência pública para debater a situação da saúde pública municipal, principalmente em relação à falta de pediatras nos hospitais. A audiência foi proposta pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT).

Devido a pandemia do novo coronavírus e com a chegada da gripe H3n2, a procura por médicos nos postos de saúde e hospitais aumentou consideravelmente. Segundo os vereadores, diariamente eles recebem denúncias relacionadas a falta do atendimento médico, especialmente em relação às especialidades.

A vereadora Iara Pimentel destacou que é necessário criar medidas para fortalecer o SUS, pois é a principal porta de entrada para a população carente. “O direito à saúde não pode ser restrito a um grupo de pessoas. Em Montes Claros estamos vivendo uma crise nos hospitais, devido a Covid-19 e à gripe que atingiu grande parte da população. Além da superlotação nos hospitais, estamos vivendo com a falta de profissionais especializados, como é o caso dos pediatras”, pontuou a vereadora.

O Conselho Municipal de Saúde informou que encaminhou para os hospitais uma solicitação pedindo a relação dos especialistas que o município dispõe na rede SUS.

A audiência contou com a participação de representantes dos hospitais de Montes Claros, no qual, cada um mostrou a realidade de sua unidade e a necessidade dos profissionais da saúde. De acordo com a superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, Priscila Isabela Fonseca, o hospital conta com recursos limitados para uma demanda ilimitada. Destacou que antes a média mensal de atendimentos pediátricos era de 357 crianças, e que agora o número passou para 1.550. “Triplicamos nossa média de atendimento sem aumentar nossos recursos humanos”, enfatizou Priscila.

Representando o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, a médica pediatra, Cindy Machado, relatou os principais gargalos enfrentados pelos especialistas. A médica também pontuou que o hospital tem 10 leitos neonatal e que recentemente foi inaugurado um pronto de atendimento pediátrico – logo será inaugurado 10 leitos de UTI voltados para crianças.

“Muitos colegas estão deixando os postos de trabalho por causa da sobrecarga e pela falta de meios para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Recentemente tive que entubar uma criança de um ano de idade, mas não tinha vaga para encaminhá-la para um hospital que atendesse as necessidades – devido a esse tipo de situação, nós pediatras, decidimos abrir mão do plantão”, relatou a médica.

Segundo o superintendente da Santa Casa, Maurício Souza, a Secretaria Municipal de Saúde liberou um pediatra para atender nos plantões SUS, e devido a alta demanda, o hospital colocou a disposição, por conta própria, mais um especialista para ajudar.

A secretária de saúde, Dulce Pimenta, afirmou que o município tem limitação de profissionais, mas que junto com o SUS reforçará o quadro de médicos. A deputada estadual Leninha (PT) que também participou da audiência, disse que os médicos estão trabalhando à exaustão e muitos não são remunerados como deveriam. A deputada colocou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de Minas para reivindicar melhorias para a saúde da população montes-clarense.

SITUAÇÃO DOS PEDIATRAS

O representante dos médicos pediátricos, o advogado Igor Rafael Guedes, relatou os problemas enfrentados pela classe, entre eles a falta de garantia trabalhista, nem mesmo através de contrato. “Eles não pedem altas remunerações, o que precisam é o mínimo para trabalhar com dignidade, segurança no trabalho e condições para oferecer um bom atendimento aos pacientes”, finalizou o advogado.

 

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara promove audiência para debater sobre a situação da saúde pública em Montes Claros

por Jerusia Arruda publicado 02/02/2022 09h20, última modificação 04/02/2022 11h30

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros promove nesta quinta-feira (03/02), às 8h, audiência pública para debater sobre a situação da saúde pública em Montes Claros. A proposta é da vereadora Professora Iara Pimentel. 

“Ao promover essa audiência estamos cumprindo nosso papel, trazendo à Casa legislativa representantes do poder público, dos hospitais e da sociedade civil para empreender esse importante debate sobre a saúde pública, com ênfase na falta de atendimento pediátrico nos hospitais do nosso município”, destaca a vereadora.

Para participar da audiência foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos hospitais, da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Tutelar, da Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde, Deficiência e Idosos de Montes Claros e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Confira a lista de convidados no link: https://bit.ly/3Hz3kLW

Participação do público

Para participar presencialmente da audiência, o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone: (38) 3690-5432; pelo WhatsApp: (38) 99118-7666, ou pelo e-mail: gerencia@montesclaros.mg.leg.br

Seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para acesso ao Plenário o cidadão deverá apresentar o cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19, usar máscara de proteção facial e manter o distanciamento. Na entrada também haverá aferição de temperatura.

A audiência também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube: https://www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores de Montes Claros pedem urgência na reforma das estradas rurais

por Cristine Antonini publicado 01/02/2022 11h50, última modificação 01/02/2022 11h50

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante sessão ordinária desta terça-feira, 1, a bancada rural da Câmara de Montes Claros, se manifestou sobre a necessidade de reformas nas estradas que dão acesso aos distritos e povoados. A grande preocupação dos parlamentares é, que com o retorno presencial das aulas, ficará inviável o transporte escolar trafegar por estes trechos.

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) ressaltou a necessidade de patrolamento e cascalhamento nas estradas que dão acesso às comunidades de Buritis, Mucambo Firme e Tábuas. “Peço ao secretário Osmani Barbosa para verificar essa situação”, disse o vereador.

Várias estradas rurais, bem como pontes que ligam as comunidades e povoados foram danificadas com as fortes chuvas dos últimos meses. Segundo os vereadores, algumas pontes caíram e outras estão em estado crítico. O vereador Valdecy Contador (Cidadania) esteve presente nas comunidades de Lages e Capoeirão, onde reuniu com os pequenos produtores rurais para ouvir as demandas da região. “Com as fortes chuvas as estradas e pontes foram danificas e existe a necessidade de reformá-las”, ressaltou Valdecy.

O vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu agilidade na reforma das estradas de Canoas, Ribeirão de Tábuas, Santo Hilário, Esguicho, Cachoeira do Bananal, Brejo Novo, Ponte Grossa, Barranco e Vargem de Baixo. “Essas estradas estão em péssimas condições e a tendência é que o fluxo de veículos nelas aumente com a volta das aulas. Peço ao prefeito Humberto Souto (Cidadania) para que possa liberar o mais rápido possível as máquinas para executar as reformas”, destacou Samambaia.

O vereador Marcos Nem (PSC) esteve reunido com o Executivo e com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, para levar as demandas da zona rural. O parlamentar disse que as máquinas já estão trabalhando nas comunidades de Ponta do Morro, Laranjão e Cruzinha.

 

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Anteprojeto visa a criação do plano de carreira dos profissionais da educação

por Cristine Antonini publicado 27/01/2022 10h56, última modificação 27/01/2022 10h56

POR CHRISTINE ANTONINI

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 27, na Câmara de Montes Claros, o requerimento de iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), criando um anteprojeto de lei, que dispõe sobre o “Plano de Carreira do Sistema Municipal de Ensino” – a proposta visa atualizar o projeto de 2017, com uma nova revisão. O requerimento teve aprovação de todos os parlamentares da Casa.

Segundo o anteprojeto da vereadora Iara, a proposta dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos profissionais do magistério no município, que inclui os seguintes cargos: professor, especialista da educação (supervisor educacional), especialista da educação (supervisor de ensino), supervisor pedagógico, analista de conteúdos curriculares, analista da educação, inspetor, instrutor de libras, intérprete de libras, psicopedagogo e a direção escolar.

De acordo com a proponente do anteprojeto, a pasta tem o objetivo de incentivar a profissionalização do servidor do magistério, mediante a criação de condições que amparem e valorizem a contratação de seus esforços no campo do sistema municipal de ensino.

O plano de carreira propõe a valorização profissional, a abertura de concurso público, garante justiça aos nossos colegas na readaptação, regulamentação de carga horária e pagamento do piso nacional”, enfatiza a vereadora Professora Iara Pimentel.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.

OUTROS REQUERIMENTOS APROVADOS

Também durante a sessão ordinária desta quinta-feira, outros três requerimentos foram aprovados. O primeiro, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), transforma a reunião ordinária do dia 29 de maio em sessão especial, em homenagem aos 60 anos da Unimontes.

De iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PP), o requerimento solicita informações sobre as obras das creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição Equipamentos para a rede Escolar Pública de Ensino Infantil (Proinfância) do Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE) do Ministério da Educação, que está em construção no município, detalhando o que foi repassado pelo Fundeb, e se todos os valores já foram utilizados nas obras das creches.

O último requerimento, do vereador Wilton Dias (PTB), solicita a construção de um acesso do bairro Morada do Parque à rotatória do Parque Municipal Milton Prates, localizada no cruzamento das avenidas Pedro Augusto Veloso com a Avenida Francisco Gaetani, com objetivo de atender moradores, transeuntes e, em especial, a comunidade escolar dos bairros adjacentes.


_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 


Vereador pede estudo em relação ao uso da água da barragem de Juramento

por Cristine Antonini publicado 27/01/2022 10h38, última modificação 27/01/2022 10h38

POR CHRISTINE ANTONINI

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania), em pronunciamento na Tribuna da Câmara, pediu estudo sobre o uso da água da barragem de Juramento, responsável por parte do abastecimento hídrico de Montes Claros. Para o vereador, a plantação de eucalipto às margens da barragem é a grande responsável pelo uso indevido da água, o que contribui para a escassez hídrica.

De acordo com Aldair Fagundes, o eucalipto por si só suga a água subterrânea e esse é um dos principais fatores para a barragem não encher, mesmo com a frequência de chuva.

“A monocultura do eucalipto é a ‘dona’ das águas. Segundo estudos técnicos, pelo menos 8mil hectares do eucalipto deveriam sair dali para recuperar os danos causados na barragem”, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda solicitou à Casa, uma visita técnica ao local, com vereadores, deputados e ambientalistas, para que possa negociar uma forma de não comprometer o empreendimento dos eucaliptos, mas também preservar o meio ambiente. “Uma sugestão é criar um parque de recarga nesse local dos 8 mil hectares para preservar a barragem”, ressaltou.

ADUTORA DA COPASA

Por muito tempo Montes Claros passou por um rigoroso racionamento de água. Devido a esse problema, a Copasa começou os serviços de captação de água do rio Pacuí e posteriormente no São Francisco. O vereador Aldair lembrou que a fase de teste deveria ser iniciada agora em fevereiro, mas devido as fortes chuvas dos últimos meses isso não será possível. A previsão é que seja iniciada em março.

“Essa adutora é uma conquista para cidade, uma vez que o município tem a dificuldade de crescer, trazer novas indústrias porque a cidade passa por esse racionamento de água”, finaliza o vereador.

 

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2022

por Selma Gonçalves publicado 25/01/2022 13h10, última modificação 25/01/2022 13h10

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou nesta terça-feira (25) a primeira sessão ordinária de 2022. Os parlamentares discutiram e votaram o pedido de impeachment do prefeito Humberto Souto (Cidadania), feito pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB), que foi rejeitado pela Casa (entenda o caso e como foi a votação em https://tinyurl.com/3p6yacy2).

Os vereadores também fizeram um balanço do trabalho realizado em 2021 e colocaram em pauta oito requerimentos que foram discutidos e aprovados.

Sessões Especiais

Solicitada pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) a sessão ordinária do dia 03 de março será transformada em Sessão Especial, para realizar o Lançamento Regional da Campanha da Fraternidade 2022, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Educação”, e será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

Também de autoria do vereador Cláudio Rodrigues foi aprovada sessão especial no dia 23 de fevereiro de 2022, às 19h30, em homenagem aos Cubes de Rotary de Montes Claros. Nesta data é comemorado o Dia Municipal do Rotariano, conforme Lei Municipal nº 4.880, de 28/03/2016, aprovada nesta Casa.

 Audiências Públicas

A pedido da vereadora Professor Iara Pimentel (PT) a sessão ordinária do dia três de fevereiro será transformada em audiência pública, com início às 8 horas. O tema será a “situação da saúde pública em Montes Claros”.

Como objetivo é debater sobre o “Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário” também foi aprovado o requerimento do vereador Odair Ferreira (Solidariedade) para transformar a sessão ordinária do dia 24 de fevereiro em audiência pública.

O Terra Brasil-PNCF é uma política pública que oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.

 Telefonia rural

A vereadora Graça da Casa do Motor (PSL) apresentou requerimento, subscrito pelos parlamentares, solicitando informações sobre o programa de telefonia “Alô Minas” que em Montes Claros contemplou as comunidades rurais de Santa Bárbara, Pedra Preta e Lagoinha, conforme publicado no Diário Oficial do Município em 19/05/2021, mas que até o momento não receberam o benefício.

 Assistência à saúde

Vereador  Stalin Cordeiro (Pode) falou sobre a dificuldade na assistência médica e solicitou a contratação de técnicos de enfermagem, médicos clínicos gerais e pediatras para atendimento nos PSFs de Montes Claros.

 Saúde animal

A vereadora Ceci Protetora (PP) pediu, através de requerimento apoiado pelos parlamentares, que o Município realize chamamento público para credenciamento das Organizações da Sociedade Civil de Proteção Animal e protetores individuais interessados em participar do programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, para acesso ao Banco de Doação de Ração Municipal. De acordo com a vereadora Ceci Protetora o chamamento é uma forma agilizar o cadastramento de todos os protetores individuais e ONGs para que sejam beneficiados, com equidade, tanto pelo banco de ração quanto pelos outros projetos que vierem a ser implantados no município.

 _________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

 

 

 

Câmara de Montes Claros rejeita pedido de impeachment contra o prefeito Humberto Souto

por Cristine Antonini publicado 25/01/2022 10h24, última modificação 25/01/2022 10h24

POR CHRISTINE ANTONINI

Por unanimidade a Câmara Municipal de Montes Claros rejeitou a admissibilidade do processo de impeachment contra o prefeito Humberto Souto ( Cidadania), que foi apresentado pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB). O pedido refere a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 para que a população possa frequentar locais públicos e privados. A discussão acerca do assunto foi debatida durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25/1.

Os vereadores consideraram que a proposta do deputado é uma “falta de respeito” à população de Montes Claros, uma vez que o “passaporte” da vacina foi validado pelo Tribunal de Justiça e pela própria Câmara. Alegaram os legisladores, “ que ir a favor do pedido de impeachment, é ir contra a todos os decretos impostos anteriormente, que tiveram o objetivo de conter a contaminação do novo coronavírus” .

Para o vereador Edmilson Bispo (PSD), basta ver o número de redução em relação à contaminação para saber que a atitude do prefeito foi benéfica. Segundo a vereadora Iara Pimentel (PT), a atitude do deputado é “negacionista e absurda”, e, que é preciso incentivar a vacinação contra a Covid-19. O vereador Daniel Dias (PcdoB) também concorda que o negacionismo da imunização gera mortes cada vez mais frequentes. O vereador Marlus do Independência pontuou que o deputado Bruno Engler poderia ter procurado os parlamentares para discutir o assunto e conhecer a realidade da saúde do município antes de tomar essa decisão.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), ressaltou que a Câmara de Montes Claros respeita aqueles que optaram por não se vacinar. Entretanto, o prefeito Humberto Sou7to9 tem feito uma gestão pautada no bem-estar da população e no interesse da maioria.

 

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Vereadores levantam demandas nas comunidades rurais

por Selma Gonçalves publicado 24/01/2022 10h40, última modificação 24/01/2022 10h54

Por Selma Gonçalves

Durante o recesso parlamentar, os vereadores de Montes Claros fiscalizaram obras acompanharam situações nos bairros e zona rural. A vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Graça da Casa do Motor (PSL), visitou comunidades rurais e povoados para ver de perto a situação pós chuva. As principais reivindicações dos moradores foram a falta d’água e reforma de estradas.

Montes Claros possui em torno de 8 mil quilômetros de extensão de estradas em comunidades rurais, muitas delas danificadas com as últimas chuvas. Em localidades como Antônio Olinto, máquinas da prefeitura já estão trabalhando para melhorar o tráfego.

A parlamentar acredita que a situação pode mudar com as obras de reforma das vias de comum acesso: “A prioridade deverá ser as vias que existem o tráfego do transporte escolar”, destaca a vereadora.
Os produtores,
satisfeitos com as chuvas, lembraram da necessidade de melhorar o abastecimento de água. Atualmente, 78 localidades possuem o programa “Pró-àgua” que visa gerenciar água potável para o consumo humano para pequenos agricultores.


SEGURANÇA

Com a pandemia, muitas famílias migraram para a zona rural. O aumento da população acendeu um alerta sobre a segurança. Graça lembra que por causa do aumento de casos de furtos e roubos, foi solicitado à Polícia Militar e Guarda Municipal reforço no patrulhamento rural.
“Assim como na cidade, as famílias da zona rural precisam ter a sensação de segurança para viver com mais tranquilidade, produzir alimentos, criar animais para comercializar. Sabemos de casos de roubo de gado, aves e até mesmo a invasão de hortas para furto de alimentos. Não podemos permitir isso”, enfatizou Graça.

_______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 


Câmara Municipal de Montes Claros retoma as atividades parlamentares

por Cristine Antonini publicado 24/01/2022 09h30, última modificação 24/01/2022 09h53

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros promove nesta terça-feira, 25/1, a primeira sessão ordinária deste ano. Devido ao recesso parlamentar, não há projetos em tramitação – a sessão será pautada por assuntos gerais, ou seja, demandas da população que chegam aos parlamentares.

As sessões continuarão seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus: os visitantes deverão apresentar o cartão de vacina que comprove a imunização contra a Covid-19, manter o distanciamento e o uso de máscara de proteção contra o vírus – na entrada também haverá aferição de temperatura.

As sessões serão transmitidas ao vivo, às 7h45, pela TV Câmara, canal 5.3, e, pelo YouTube. Mais informações pelo nosso site ou pelo (38) 3690-5400.


______________________________________________.

 

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://www.montesclaros.mg.leg.br/

Jovens atletas do jiu-jitsu buscam apoio da Câmara Municipal

por Jerusia Arruda publicado 18/01/2022 16h44, última modificação 18/01/2022 16h44

Conhecidas como as ‘Irmãs Leoas’ devido ao alto desempenho no caratê, no judô e no jiu-jitsu, Anny Gabriele e Maya Eduarda querem levar o nome de Montes Claros para os torneios Brasil a fora

 

Por JERUSIA ARRUDA

O presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, recebeu na tarde desta terça-feira (18/01) a visita das atletas Anny Gabriele e Maya Eduarda, conhecidas como as ‘Irmãs Leoas’ devido ao alto desempenho que vêm apresentando no caratê, no judô e no jiu-jitsu em torneios em Minas Gerais e Brasil a fora.

As atletas foram recebidas no gabinete da Presidência, acompanhadas do pai, o treinador de goleiros e técnico de futebol Luiz Fernando Gatão, que após uma carreira de sucesso no futebol, agora tem o desafio de fazer a gestão da carreira das jovens atletas, cujo meta é chegar à disputa de jogos olímpicos.

“É uma missão tão árdua e difícil quanto preparar os profissionais do futebol, mas tem uma compensação muito grande a cada evolução apresentada, a cada torneio conquistado. Além do orgulho profissional, tem o coração que bate forte”, observa o pai orgulhoso, conhecido por ser um treinador disciplinado e rigoroso com os atletas dos clubes por onde passou.

Durante a visita, Gatão relatou ao presidente da Câmara as dificuldades enfrentadas para manter a preparação adequada das filhas. “Temos uma longa jornada de torneios pela frente, com grande chance de vitórias, mas precisamos de apoio para o elevar o rendimento das atletas. Como as fronteiras entre o público e o privado passam pela Câmara, vimos buscar esse apoio junto ao presidente Claudim, para manter a preparação das meninas, cuja trajetória certamente irá elevar ainda mais o nome da nossa cidade Brasil a fora”, ressalta.

O presidente Cláudio Rodrigues destacou o comprometimento da Câmara em apoiar o esporte e, principalmente, as iniciativas que possam incentivar e promover mais qualidade de vida para crianças e adolescentes. “Vamos pensar, junto com o executivo municipal, em projetos que possam dar mais sustentabilidade ao esporte local e que possibilitem a formação de atletas de alto rendimento e incentivar jovens talentos”, afiançou.

Apesar da pouca idade, Anny Gabriele, de 14 anos de idade, e Maya Eduarda, de 11, colecionam vários títulos. Maya, com apenas 7 anos, foi prata no Pan-Americano, ouro no Open Internacional e ouro no Norte Mineiro. Já Anny foi bronze no Pan-Americano, ouro no Open Internacional e ouro no Norte Mineiro.

Já o pai das atletas, Luiz Fernando Gatão, tem uma trajetória reconhecida no futebol mineiro, com passagens pelo Atlético e Cruzeiro. Gatão também foi responsável pelo treinamento do goleiro Taffarel e atuou como treinador das equipes do Ipatinga e Villa Nova, de Nova Lima.

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

TV Câmara Montes Claros abre espaço para a arte e a cultura

por Jerusia Arruda publicado 14/01/2022 10h50, última modificação 17/01/2022 07h33
TV Câmara Montes Claros abre espaço para a arte e a cultura

Programa Câmara Play estreia com uma coletânea de videoclipes do violonista, compositor, arranjador e produtor artístico musical Valmyr de Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)

Além da divulgação do trabalho Legislativo, a nova programação do canal estreia o programa Câmara Play ,abrindo espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região


Por JERUSIA ARRUDA

A partir desta sexta-feira (14/01), às 19h, a TV Câmara Montes Claros passa a apresentar o programa ‘Câmara Play’, abrindo espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região.

O Câmara Play estreia apresentando uma coletânea de videoclipes do violonista, compositor, arranjador e produtor artístico musical Valmyr de Oliveira. Entre as músicas apresentadas estão ‘Catopelando’, ‘A Moça e a Rosa’, ‘Bamba Lelê’, ‘Chegança’, ‘Feijão Tropeiro’ e ‘Modo de Amar’.

Valmyr de Oliveira
Nascido na pequena cidade de Buenópolis, mudou-se aos onze anos de idade (1971) para a cidade de Montes Claros, ambas no interior de Minas Gerais, onde conviveu desde muito cedo com a forte influência folclórica da região. Fixou residência na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1993.

Iniciou seus estudos em música em 1972, no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, na cidade de Montes Claros - MG, cursando Violão Popular com a professora Geni Rosa e curso técnico de Violão Clássico com os professores Mauro Necésio e Lindolfo Bicalho. Graduou-se bacharel em Violão Clássico, orientado pelo professor Leo Soares, fez licenciatura em Música e pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música. É mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Desenvolve trabalhos em Educação desde 1981. Atuou como professor de Música no Conservatório Lorenzo Fernandez, na cidade de Montes Claros - MG, e no Conservatório Lia Salgado, na cidade de Leopoldina - MG. Lecionou as cadeiras de Violão e Harmonia Aplicada ao Instrumento nos cursos de Musicoterapia, Violão Clássico, Cordas Brasileiras Dedilhadas, Guitarra Elétrica e Contrabaixo Elétrico do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) - RJ.

No curso de licenciatura em Música dessa instituição, desenvolveu um trabalho em Educação Musical, tendo o violão como instrumento deste processo educacional, ou seja, como instrumento musicalizador, tema de sua dissertação de mestrado.

Foi coordenador técnico e fundador do Estúdio CBM e coordenador acadêmico dos cursos de bacharelado em Instrumentos, Canto, Regência, Composição e Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-UNICBE).

Artisticamente, atua como violonista, compositor, arranjador e produtor artístico musical. Participou como músico instrumentista e cantor do Grupo Folclórico Banzé, apresentando-se em vários estados brasileiros e no exterior, como no Festival Mundial de Folclore, na Bélgica e França, e no Internationale Volkust Festpiele na Áustria, em 1981. Em 1984, apresentou-se no International Folkfest of Tenessee, nos EUA, e, em 1987, participou do XXV Festival Internacional de Los Pirineos, realizado na Espanha e França. O Grupo Folclórico Banzé foi o primeiro grupo brasileiro a se apresentar no Epcot Center, na Disney World.

Integrou o Grupo Instrumental Marina Silva, como instrumentista e compositor. O segundo CD do grupo teve indicação para o Prêmio Sharp, na categoria Música Instrumental, em 1994.

No teatro, participou das peças A Ver Estrelas e Uma Noite de Lua, de autoria de João Falcão, como instrumentista; Lisbela e o Prisioneiro, dirigida por Guel Arraes, como arranjador; e do musical Um Lugar Chamado Recanto, escrito e dirigido por Frederico Mayrink, como instrumentista. Compôs, em parceria com Gabriel Machado, a trilha original da peça Não se brinca com o amor, autoria de Alfred de Musset.

Tem dois CDs solo: Brilho de Saudade (1996), que obteve indicação para o Prêmio Sharp, e Trejeito, em que vive a experiência de cantar, compor, arranjar e produzir.

Dentre outros trabalhos, participou dos grupos Terno de São Benedito, Trio.Br e Seresta Carioca. Em 1996, ao lado de Paulo Pedrassoli e Ricardo Filipo, funda a Camerata de Violões, sendo até hoje integrante do grupo.

DISCOGRAFIA
Disco de Vinil
1979 - Cantigas de Roda e Canções Infantis do Norte de Minas Gerais - Grupo Folclórico Banzé - instrumentista - Gravadora Marcus Pereira
1980 - Saudação - Tino Gomes - instrumentista e compositor - produção independente
1981 - Canto Brasileiro - Grupo Folclórico Banzé - instrumentista e cantor - Gravadora

Cristal Discos
1986 - Grupo Instrumental Marina Silva - Grupo Instrumental Marina Silva - instrumentista - produção independente
1987 - Plantando Emoções - Wanderdaik - instrumentista e compositor - produção independente
1992 - Duas Faces - Wanderdaik - instrumentista, compositor e diretor artístico - produção independente.

CD
1993 - Grupo Instrumental Marina Silva - Grupo Instrumental Marina Silva - instrumentista e compositor - produção independente
1996 - Brilho de Saudade - Valmyr de Oliveira - instrumentista, cantor, compositor e produtor - produção independente.
1997 - Cantos da Terra - Grupo Showcante/Joaquim de Paula - instrumentista e cantor - Produção Fundação Roquete Pinto
1999 - Músicas para Violão Brasileiro - Toni Costa - participação da Camerata de Violões - produção independente
2001 - Camerata de Violões - Camerata de Violões - instrumentista e compositor - produção independente
2002 - Violões da AV-Rio - Diversos - participação da Camerata de Violões - produção independente
2003 - Primeiro Compasso Clássico - Diversos - participação da Camerata de Violões - Biscoito Fino
2008 - Camerata de Violões - Camerata de Violões - instrumentista e arranjador - Biscoito Fino
2008 - Obras para Violão de Roberto Vitório - Roberto Vitório - participação da Camerata de Violões - produção independente
2010 - Trejeito - Valmyr de Oliveira - instrumentista, cantor, compositor e produtor - produção independente.
2011 - Fernanda Canaud interpreta Almiro Zarur - Almiro Zarur - produtor artístico - produção independente
2015 - Suítes do Brasil - Camerata de Violões - instrumentista, arranjador e direção geral - produção independente.
2018 – Camerata de Violões 21 anos – direção geral – Trinity Music e Lei do ISS de Incentivo à Cultura.
2021 – Octeto Instrumental Brasileiro – composição e direção geral – Notícias de Tudo Projetos de Comunicação e Lei do ISS de Incentivo à Cultura.

DVD
2021 – Cordas Clássicas - Camerata de Violões - instrumentista, arranjador e direção geral - produção independente.

SINGLES
2018 – Chegança – composição, arranjo, produção e direção - Independente.
2019 - Tantos Ares - composição e arranjo – Independente.
2020 – Feijão Tropeiro – composição, produção e direção - Independente.
2021 – A Moça e a Rosa – composição, produção e direção - Independente.

Nova programação
Além de transmitir, ao vivo, todas as sessões , através do programa ‘Direto do Plenário’, a TV Câmara Montes Claros também leva ao cidadão produções informativas, culturais e educacionais, desenvolvidas através de parcerias com diversas instituições públicas de Montes Claros.
Como o objetivo principal do canal é dar transparência e divulgar o trabalho parlamentar, a programação diária sempre é interrompida quando há transmissões ao vivo das sessões no plenário.

A TV Câmara Montes Claros transmite no canal aberto digital 5.3 e também pode ser acessada em tempo real pelo YouTube em: www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

Confira a programação completa no Portal Câmara.

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

TV Câmara Montes Claros apresenta nova grade de programação

por Jerusia Arruda publicado 14/01/2022 10h20, última modificação 14/01/2022 10h51
TV Câmara Montes Claros apresenta nova grade de programação

O programa Trilha da Leitura, produzido pela Secretaria Municipal, de Educação é exibido diariamente, em quatro horários

Além da divulgação do trabalho Legislativo, a nova programação abre espaço para estudantes, artistas e informações de utilidade pública

Por JERUSIA ARRUDA

A TV Câmara de Montes Claros está preparando uma nova grade de programação, que vai possibilitar maior divulgação das atividades e ações do Legislativo, além de abrir espaço para temas com foco local e regional, com produção interessante e atrativa para o público do canal.

De acordo com o presidente, vereador Cláudio Rodrigues, o principal objetivo é dar transparência aos trabalhos da Câmara e aproximar o cidadão da atuação parlamentar. “A TV Câmara é uma emissora sem fins lucrativos voltada inteiramente à promoção da cidadania e da democracia, e se configura como um importante canal de comunicação do Legislativo com o cidadão, de forma transparente, direta e em tempo real”, destaca.

A TV Câmara Montes Claros transmite no canal aberto digital 5.3 e também pode ser acessada em tempo real pelo YouTube em: www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

Nova programação

Além de transmitir, ao vivo, todas as sessões , através do programa ‘Direto do Plenário’, a TV Câmara Montes Claros também leva ao cidadão produções informativas, culturais e educacionais, desenvolvidas através de parcerias com diversas instituições públicas de Montes Claros.

Uma das novidades da nova programação são as aulas para os estudantes da escola básica produzidas pela Secretaria Municipal de Educação. As aulas são transmitidas diariamente em quatro horários, sendo as aulas da manhã (às 7h e às 10h) para os anos iniciais, e a tarde (às 13h e às 16h) para os anos finais.

Ao longo da programação também são transmitidos programas informativos, como o ‘Você Sabia?’, esclarecendo dúvidas sobre a atividade parlamentar, o ‘Montes Claridades’, apresentado pelo historiador Wanderlino Arruda, contando a história de cidadão ilustres e de praças e logradouros de Montes Claros, além dos conteúdos produzidos pelas instituições parceiras, com informação, orientação e utilidade pública para o cidadão.

Como o objetivo principal do canal é dar transparência e divulgar o trabalho parlamentar, a programação diária sempre é interrompida quando há transmissões ao vivo das sessões no plenário.

Estreia

A partir desta sexta-feira, às 19h, a TV Câmara Montes Claros passa a apresentar o programa ‘Câmara Play’, abrindo espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região.

O Câmara Play estreia apresentando uma coletânea de videoclipes do violonista,  compositor, arranjador e produtor artístico musical Valmyr de Oliveira. Entre as músicas apresentadas estão ‘Catopelando’, ‘A Moça e a Rosa’, ‘Bamba Lelê’, ‘Chegança’, ‘Feijão Tropeiro’ e ‘Modo de Amor’.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE A ESTREIA DO PROGRAMA CÂMARA PLAY

A partir de fevereiro, estreiam dois novos programas com participação ao vivo dos vereadores: o ‘Câmara em Ação’, boletim informativo sobre as ações dos vereadores junto à comunidade, e o ‘Tribuna Livre’, programa de entrevista com os vereadores, para comentar sobre os projetos e requerimentos votados em Plenário.

_______________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Câmara divulga balanço dos trabalhos em 2021

por Selma Gonçalves publicado 10/01/2022 13h05, última modificação 11/01/2022 10h43

Por  Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros divulgou balanço geral dos trabalhos realizados em 2021.

Dos 140 projetos de lei que deram entrada, 98 foram aprovados. Em relação as propostas de resolução, 40 entraram para discussão e votação, sendo aprovados 36 o restante foi retirado de tramitação ou, arquivado. Além disso, oito projetos de lei complementar e dois projetos de decretos legislativos foram aprovados pelos vereadores.

As votações ocorreram em 45 sessões ordinárias e quatro sessões extraordinárias realizadas no decorrer de 2021. Durante o ano também foram realizadas 19 audiências públicas totalizando 68 sessões.

Entre os projetos de lei e projetos de resolução discutidos e votados estão, o de n°19/2021, de autoria da Mesa Diretora, que regulamenta as regras para Registro de Controle Eletrônico da Frequência dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Montes Claros. Em memória as vítimas do novo coronavírus, o projeto da vereadora Iara Pimentel, institui 5 de abril como o dia municipal para a população prestar condolências e homenagem aqueles que faleceram devido à doença – o projeto é da vereadora Iara Pimentel (PT).

Outro projeto que mudou o regimento da Casa, foi do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), que reduziu o valor da Medalha de Honra a Montes Claros, que anualmente é entregue para uma autoridade, no dia do aniversário da cidade.

Ao longo do ano foram criadas três frentes parlamentares: através de projeto da vereadora  Ceci Protetora(PP), foi instituída a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais além da Frente Parlamentar em Defesa da Educação e Organização do Trânsito. Projeto da mesa diretora e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, projeto dos vereadores Cláudio Rodrigues(Cidadania), Soter Magno (PSD) e Stalin Cordeiro (Pode). Também foi criada a Comissão Permanente da Mulher, uma iniciativa da vereadora Maria Helena (MDB).

Audiências Públicas

Durante o ano vários assuntos foram discutidos entre os parlamentares, autoridades e comunidades em audiências públicas realizadas de forma remota, e, ou híbrida - com controle do número de participantes, para evitar aglomeração.

Confira os assuntos discutidos:

04/03 – Tema: Aprofundar a proteção animal no município, promovendo um debate entre Poderes e Sociedade para criação de uma cadeia que vai desde a prevenção a maus tratos e abandono até a recolocação desses animais num novo lar ou habitat. Proposição: Manoel Stálin Cordeiro(Pode).

05/05 – Tema: Não à Municipalização, não ao desmonte da Educação Pública”. Proposição da vereadora Iara Pimentel (PT).

20/05 – Tema: A Semana da Enfermagem e o Projeto de Lei 2.564/2020 que propõe o piso salarial nacional dos Profissionais da Enfermagem e das Parteiras. Proposição dos vereadores: Daniel Dias (PC do B) e Cláudio Rodrigues (Cidadania).

27/05 – Tema: Reforçar o compromisso assumido pelos Legislativos Municipais na discussão da Reforma Administrativa. Proposição: vereadora Iara Pimentel (PT).

09/06 – Tema: A Defesa da Usina de Biocombustível da Petrobrás – Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG). Proposição: vereadora Iara Pimentel (PT).

10/06Tema: O Projeto do Anel Rodoviário Norte. Proposição: Aldair Fagundes.

01/07Tema: Discutir sobre a Substituição Gradativa da Tração Animal em Montes Claros (MG), para esclarecer a necessidade dessa substituição e conhecer experiências bem-sucedidas de outros municípios que implementaram esse projeto. Proposição da vereadora Ceci Protetora (PP).

12/08 – Tema: Relevância e Estruturação da Visitação Turística do Parque Estadual da Lapa Grande. Proposição: Aldair Fagundes (Cidadania).

09/09 – Tema: Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros. Proposição: Iara Pimentel (PT).

13/09 – Tema: Principais desafios na aplicação da lei que trata das situações de maus-tratos contra os animais em Montes Claros, visando discutir sobre as adversidades para o cumprimento da Lei Federal nº 14.064/2020 (Lei Sansão). Proposição: Cecília Meireles (PP).

29/09 – Tema: Ecocrédito de Reciclagem – Eco-Recicla, Projeto em tramitação nessa Casa Legislativa. Proposição: Cláudio Rodrigues (Cidadania).

30/09 – Tema: Recursos Hídricos e Energias Renováveis no Município de Montes Claros (MG).Proposição: Edmílson Bispo (PSD).

27/10 – Tema: Impactos da Mineração no Norte de Minas. Proposição: Iara Pimentel (PT).

18/11 – Tema: A Importância de Políticas Públicas de Proteção aos Animais. Proposição: Cecília Meireles (PP).

25/11 – Tema: O acesso e regularização de ligação de água, esgoto, energia, luz e numeração de casas na área urbana de Montes Claros (MG). Proposição: Cláudio Rodrigues (Cidadania).

01/12 – Tema: Funcionários do Transporte Coletivo Urbano De Montes Claros (MG). Proposição: Vereadora Iara Pimentel(PT).

02/12 – Tema: Sobre Ruas e cruzamentos que causam acidentes fatais em nosso Município. Proposição: Maria Helena Lopes (MDB).

09/12 – Tema: A real situação financeira do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros/MG (PREVMOC). Proposição: Cláudio Rodrigues (Cidadania).

20/12 – Tema: Os impactos que os fogos de estampido e de artifício e artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso causam à saúde e ao meio ambiente. Proposição: Ceci Protetora (PP).

Recesso parlamentar 

O recesso parlamentar que começou no dia 1 de janeiro segue até dia 20. Durante este período as sessões especiais e reuniões ordinárias estarão suspensas, entretanto pode haver reuniões extraordinárias - três vereadores estão de plantão para alguma possível eventualidade, são eles: Cláudio Rodrigues (Cidadania), Júnior Martins (Cidadania) e Leãozinho (Patriota).

Os demais servidores, bem como os gabinetes, funcionarão normalmente de 7h às 19h – o atendimento ao público também pode ser feito por telefone 3690-5400, e-mail presidencia@montesclaros.mg.leg.br e até mesmo pelo gabinete virtual.

___________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo