Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara pede permanência de projeto educacional e serviços de infraestrutura

Câmara pede permanência de projeto educacional e serviços de infraestrutura

por Selma Gonçalves publicado 08/02/2022 12h35, última modificação 09/02/2022 10h52

Por Selma Gonçalves

Os Vereadores de Montes Claros aprovaram, durante sessão ordinária desta terça-feira (08), dois projetos de resolução e 12 requerimentos.

Dentre os requerimentos quatro anteprojetos de Lei, três que buscam benefícios salariais para os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde e um que ajuda a classe artística, prejudicada com o novo decreto de enfrentamento da Covid que proíbe apresentações. Entenda sobre os anteprojetos em https://tinyurl.com/yckvs7te

homenagens

De autoria do vereador Odair Ferreira foi aprovado pela Casa, homenagem ao Padre Pedro Henrique Nunes com a entrega do título de Cidadão Honorário.

Outra homenagem aprovada pelos vereadores, foi proposta pelo Vereador Wilton Dias, concedendo título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao juiz de direito Richardson Xavier Brant.

Audiência Pública

Proposta pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues e aprovada por unanimidade a realização, na tarde desta terça-feira (8), na Câmara, audiência Pública para apresentação do Projeto de Construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), que soma a EF 030 – Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, a ser executado pela Petrocity Ferrovias. A ferrovia passará por Montes Claros e por municípios vizinhos, se configurando como um empreendimento de grande relevância para alavancar o desenvolvimento da região e do estado de Minas Gerais.

Outra audiência pública aprovada pelos vereadores foi proposta pela parlamentar professora Iara Pimentel. O evento será no plenário da Câmara no próximo dia 16, com início às 8h. O tema em debate será “Investir em educação é valorizar a carreira dos servidores”.

Infraestrutura

A Vereadora Graça da Casa do Motor (PSL) falou sobre os benefícios da chuva para a cidade mas lembrou de pontos que ficaram prejudicados e precisam de maior atenção, como a realização do serviço de trenagem no bairro Raul Lourenço.

Para garantir mais segurança para os moradores e quem passa pelo bairro Camilo Prates, o vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou a instalação de duas faixas elevadas na antiga avenida “E”, hoje avenida Maria José de Freitas.

Reinaldo Carrapicho (PRB) falou da necessidade e pediu a pavimentação asfáltica da rua Vicente Braga, localizada na Vila Atlântica, sentido bairro Nova Morada.

Acesso ao novo prédio da prefeitura

Os parlamentares Odair Ferreira (SD) e Wilton Dias (PTB) falaram dos riscos que corre quem passa pela avenida Governador Magalhães Pinto, bairro Jaraguá, acesso principal à nova sede da prefeitura.

Odair Ferreira pediu a abertura do canteiro central, com a devida sinalização e Wilton Dias solicitou a implementação de medidas de intervenção no trânsito na região, tais como: instalação de semáforo, faixa de pedestres e pontos de ônibus em ambos os lados da via.

Ainda sobre o transporte coletivo, Stalin Cordeiro (PODE) cobrou maior fiscalização do serviço, verificando itens como cumprimento de horários, estado de conservação dos veículos, passaporte sanitário e superlotação em horários de pico. Isso, segundo o vereador, para conferir maior segurança e dignidade à população que utiliza o serviço.

Educação

Daniel Dias (PC do B) falou sobre a necessidade do município manter o programa ‘Educamos’ e pediu o retorno do projeto ‘Reforço Escolar: Recuperação e Desenvolvimento de Aprendizagem’. Para ele uma forma importante de ajudar a superar as graves dificuldades do aprendizado impostas aos alunos durante a pandemia de Covid-19.

Saúde animal

Para um maior controle e combate a leishmaniose, o vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu a expansão do programa de manejo populacional de cães e gatos também para a zona

rural, assim como a realização de exames nas pessoas para possível diagnóstico da doença.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc