Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Plano de carreira do magistério é tema de audiência pública

Plano de carreira do magistério é tema de audiência pública

por Cristine Antonini publicado 16/02/2022 10h05, última modificação 16/02/2022 10h05
Plano de carreira do magistério é tema de audiência pública

A audiência foi proposta pela vereadora Iara Pimentel (PT)

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros promoveu na manhã desta quarta-feira, 16, audiência pública para discutir os investimentos e a valorização dos servidores da educação. A audiência foi uma iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), que levantou as demandas da classe e apresentou em plenário.

O principal problema apontado pelos professores é a falta do plano de carreira do magistério. Segundo eles, há 10 anos o Ministério da Educação autorizou o plano, e, a rede estadual seguiu a determinação. Entretanto, de acordo com a vereadora Iara, na rede municipal de Montes Claros não existe um amparo para o magistério e ao administrativo da educação.

Para a vereadora, o progresso da sociedade acontece com investimento na educação. A parlamentar solicitou, além do plano de carreira, regularização na progressão de 10 anos e melhoria salarial. “Existe um desgaste no processo de contratação com acordos defasados, sem nenhuma garantia para o profissional”, enfatizou a vereadora.

Juliana Alves que é professora da rede municipal de ensino, destacou a alta jornada do magistério com baixos salários. A professora pontuou que a classe está cansada, uma vez que há quatro anos não é feito o reajuste salarial e em contrapartida aumentaram as taxas do Prevmoc e INSS.

Representando os professores do município que atuam na zona rural, Rose Beller, pontuou as dificuldades enfrentadas pela classe e pelos alunos, especialmente com a pandemia do novo coronavírus, em que as aulas deixaram de ser presencial e se tornaram remotas.

“Tivemos que nos reinventar, mudar a metodologia de ensino, e para isso ‘tiramos’ do nosso bolso para investir nas aulas. Fora isso, enfrentamos estradas ruins e ônibus escolar em péssimas condições”, salientou Rose.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Público de Montes Claros, Everton Thomaz, disse que a classe pede no mínimo o pagamento do piso salarial. “Isso traz uma insatisfação para os profissionais do magistério e do administrativo”.

Para finalizar, a proponente da audiência, vereadora Iara, ressaltou que a educação é feita em conjunto com toda uma equipe. “Tivemos uma experiência com a união de professores, assistentes sociais e psicólogos e percebemos o quanto os alunos evoluíram. É necessário que este trabalho continue”.

Foram convidados para a audiência pública, o procurador-geral de Montes Claros, Otávio Rocha, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e a superintendente regional de ensino, Maria Levimar Tupinambá – nenhum compareceu.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br