Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador pede estudo em relação ao uso da água da barragem de Juramento

Vereador pede estudo em relação ao uso da água da barragem de Juramento

por Cristine Antonini publicado 27/01/2022 10h38, última modificação 27/01/2022 10h38

POR CHRISTINE ANTONINI

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania), em pronunciamento na Tribuna da Câmara, pediu estudo sobre o uso da água da barragem de Juramento, responsável por parte do abastecimento hídrico de Montes Claros. Para o vereador, a plantação de eucalipto às margens da barragem é a grande responsável pelo uso indevido da água, o que contribui para a escassez hídrica.

De acordo com Aldair Fagundes, o eucalipto por si só suga a água subterrânea e esse é um dos principais fatores para a barragem não encher, mesmo com a frequência de chuva.

“A monocultura do eucalipto é a ‘dona’ das águas. Segundo estudos técnicos, pelo menos 8mil hectares do eucalipto deveriam sair dali para recuperar os danos causados na barragem”, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda solicitou à Casa, uma visita técnica ao local, com vereadores, deputados e ambientalistas, para que possa negociar uma forma de não comprometer o empreendimento dos eucaliptos, mas também preservar o meio ambiente. “Uma sugestão é criar um parque de recarga nesse local dos 8 mil hectares para preservar a barragem”, ressaltou.

ADUTORA DA COPASA

Por muito tempo Montes Claros passou por um rigoroso racionamento de água. Devido a esse problema, a Copasa começou os serviços de captação de água do rio Pacuí e posteriormente no São Francisco. O vereador Aldair lembrou que a fase de teste deveria ser iniciada agora em fevereiro, mas devido as fortes chuvas dos últimos meses isso não será possível. A previsão é que seja iniciada em março.

“Essa adutora é uma conquista para cidade, uma vez que o município tem a dificuldade de crescer, trazer novas indústrias porque a cidade passa por esse racionamento de água”, finaliza o vereador.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc