Notícias
Academia Montes-clarense de Letras é homenageada na Câmara
Os vereadores Junior Matins (PP) e Iara Pimentel (PT) entregam a placa de homenagem ao presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Edson Andrade
Por Stênio Aguiar
Reflexões sobre a passagem dos anos, canções e a poesia marcaram a Reunião Especial realizada no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros nesta quinta-feira (24/10) para homenagear a Academia Montes-clarense de Letras (AML). Solicitada pela vereadora Professora Iara Pimentel (PT), a solenidade reuniu intelectuais, acadêmicos, políticos e outras autoridades. Em seu discurso, a vereadora destacou a missão da Academia Montes-clarense de Letras como sendo a guardiã da produção literária da cidade no mesmo momento em que promove um diálogo entre a arte e a cultura.
A parlamentar lembrou a história da Academia, fundada em 1966, e ressaltou a importância dos imortais na Academia Brasileira de Letras - Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro – e dos montes-clarenses, Aurélio Buarque de Holanda, que também ocupou cadeira na Academia Brasileira de Letras e; de Amelina Chaves, que tanto contribuiu com a literatura de Montes Claros. “A Academia Montes-clarense de Letras é incentivadora da leitura, promotora do diálogo entre a literatura e as outras formas de arte e, sobretudo, a grande imortalizadora da nossa história e da nossa gente”, ponderou.
O papel da Academia como guardiã da palavra também foi enfatizado por seu presidente, Edson Andrade. Para ele, a instituição, ao longo dos 58 anos de existência, vem contando a sua história para ser conhecida por todos os montes-clarenses, sobretudo em virtude de grandes nomes que também estiveram nas academias Brasileira de Letras, Mineira de Letras e Municipalista de Letras.
“Nós somos uma grande Academia, talvez das mais brilhantes deste país. Nós temos livros na Biblioteca Nacional e publicados em todo o Brasil, na Europa e na América. A Academia Montes-clarense de Letras é motivo de orgulho para todos nós e temos a convicção e a certeza de que nós estamos construindo a melhor literatura brasileira”, ressalta Andrade.
_________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Parlamento aprova requerimentos para melhorar infraestrutura
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (29), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou quatro requerimentos destinados a obras de infraestrutura. Um deles, do vereador Soter Magno (PSD), solicita o alargamento da ponte na avenida Dulce Sarmento sobre o córrego do Cintra. O parlamentar defende que a obra contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e redução da ocorrência de acidentes no local.
O primeiro-secretário da Casa legislativa, Igor Dias (PRD), pede a realização de estudo técnico para realização de obras de melhoraria na drenagem entre as ruas Herculano Miranda e Cosme Antunes, no bairro Canelas. No entendimento do vereador, o acúmulo de água no local tem causado transtornos aos moradores e preocupação com o risco à saúde pública, durante o período chuvoso.
A realização de estudo técnico para instalação de iluminação no trecho de 1,2 quilômetro que liga o Anel Rodoviário Leste ao bairro Jardim Alegre/Facela foi reivindicado pela vereadora Graça da Casa do Motor (União).
A vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB) solicita realização da instalação de grades alambrados e gramado no campo de futebol da comunidade rural de Lagoinha. O requerimento foi assinado também pelo vereador Marlus do Independência (PSD).
Projetos
Durante a reunião, foi aprovado o Projeto de Lei nº 145 de 2024, do vereador segundo-secretário Wilton Dias, que denomina sete ruas no bairro Reserva Real. A rua G, passa a ser denominada de rua Gardênia Real. A rua H passa a ser rua Hortênsia Real; a rua I será chamada de rua Ipê Real; a rua J será rua Jequitibá Real; a rua L será chamada de rua Lírio Real; a rua O passa a chamar rua Orquídea Real e; a rua P, passa a ser denominada rua Palmeira Real.
Foi aprovado ainda o Projeto de Resolução nº 31/2024, do vereador Igor Dias, que concede o diploma de Honra ao Mérito ao Escritório de Advocacia Silva e Freitas, em reconhecimento aos serviços prestados a Montes Claros.
_________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores se manifestam sobre a demolição do Sonotur
Por Arthur Amorim Jr.
Na reunião ordinária desta terça-feira (29), os vereadores manifestaram sobre a demolição do imóvel do antigo motel Sonotur, ocorrido na quinta-feira (24). O local já foi alvo de audiências públicas na Câmara de Vereadores e de denúncias dos moradores do entorno do espaço devido ao seu abandono, já que se transformou em ponto de prostituição e do uso continuado de drogas.
O vereador Odair Ferreira, do União, ressaltou que a demolição do motel foi importante para os moradores da região do bairro Santo Antônio, pois devolveu segurança para toda a população. Lembrou que a Câmara teve papel decisivo nesta decisão ao fazer cobranças para se chegar a uma solução que favorecesse os moradores.
A opinião foi corroborada pelo colega de Parlamento, Marcos Nem, do Podemos, ao enfatizar que a demolição do imóvel vai dar um novo aspecto àquela localidade. Entretanto, pediu atenção especial da Secretaria de Desenvolvimento Social aos moradores em situação de rua que ali residiam.
Já a vereadora Professor Iara Pimentel, do PT, assinalou que a demolição do motel Sonotur não é garantia segurança aos moradores locais e nem dos moradores em situação de rua. Denunciou que apenas seis pessoas que estavam abrigados naquele local foram alocados num abrigo. Defendeu a necessidade de atendimento aos moradores em situação de rua, com políticas públicas.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores pedem urgência em serviços de drenagem na cidade
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (29), os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros debateram sobre os problemas de alagamentos causados pelas chuvas na cidade e solicitaram urgência na realização de serviços de drenagem em diversos bairros.
O vereador Valdecy Contador (PP) destacou a necessidade de atenção especial para a drenagem no bairro Raul Lourenço, que interliga os bairros Planalto, JK e Alcides Rabelo, os quais, mais uma vez, estão enfrentando alagamentos devido ao período chuvoso. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) reiterou o pedido para o Raul Lourenço e informou que cobrou do secretário de Serviços Urbanos Vanderlino Silveira e o vice-prefeito Guilherme Guimarães, agilidade nos serviços.
O primeiro-secretário da Casa Legislativa, Igor Dias (PRD), também pediu urgência na realização de serviços de drenagem no Canelas II, onde considera caótica a situação do acúmulo de lixo e água. Ele fez um apelo ao vice-prefeito Guilherme Guimarães para que a região receba uma intervenção rápida.
A vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou, além de obras de pavimentação, serviços de drenagem nos bairros Panorama II, Santo Inácio e arredores que sofrem com o lixo e esgoto por falta de escoamento. A parlamentar ressaltou que continuará buscando soluções para o problema.
Emendas Impositivas
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), destacou a proposta de emenda impositiva para a drenagem nas avenidas Bio Lopes e Três Poderes, no bairro Renascença. “A incidência de enchentes nessa região é muito alta, prejudicando os moradores próximos à unidade de saúde. Por isso, é necessário um novo sistema de drenagem para resolver o problema”, afirmou.
O segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (Avante), também anunciou emendas impositivas para serviços de drenagem no bairro Reserva Real e na Avenida das Américas.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara denuncia assoreamento de nascentes
Por Mariana Vitorino
A concessionária Eco135, responsável pela duplicação da BR-135, foi alvo de denúncias ambientais durante a reunião ordinária dessa terça-feira (29). Vereadores como Graça da Casa do Motor (União) e Soter Magno (PSD) foram responsáveis pelas queixas na Câmara.
O que tem acontecido nas nascentes é que, por causa da construção e das chuvas, água e restos de materiais têm descido para dentro da nascente e com isso obstruindo todas as nascentes.
“O governo quer melhorias, mas tem que preservar o bem-estar do morador e a natureza. A preocupação da região é, se matar as três nascentes como fica? Nós já enfrentamos muitos problemas com o abastecimento de água”, explica a vereadora, Graça da Casa do Motor (União).
A duplicação da BR-135 é uma obra muito aguardada e pedida pela população, mesmo com licença ambiental para ser realizada, não permite que impactos ambientais sejam gerados.
“Ainda que seja licenciada, é preciso olhar a execução da obra porque os moradores da região tem nos apontado muitos problemas, então como ambientalista, e defensor do meio ambiente me sinto na obrigação de fiscalizar. Nós já fizemos solicitações à Secretaria do Meio Ambiente para que possa tomar as medidas cabíveis”, garantiu Soter Magno.
A informação apurada é de que Rios importantes para a região como Rio Verde Grade, Rio Traíra, Rio Pacuí e outros estão sendo prejudicados pelo assoreamento das nascentes, além de impactar cerca de 20 comunidades rurais.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) pediu que a Eco seja notificada por ter aumentado o fluxo de água, piorando o serviço de drenagem, no bairro Santa Rafaela.
Nota da Eco
“A Eco135 informa que possui todas as licenças ambientais necessárias e implementou medidas de controle no local, como barreiras para controle de erosão e bacias de contenção, para mitigar o carreamento do solo. Todos esses pontos são monitorados constantemente para verificação da efetividade das ações implantadas. Sempre que necessário adequações são realizadas.”
Duplicação BR-135
As obras da duplicação estão sendo realizadas no trecho Norte, onde serão construídos 40 quilômetros de pistas duplicadas. A previsão de entrega é junho de 2025.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores aprovam requerimento que cobra obras de drenagem
O alagamento da principal via de acesso entre os bairros Cidade Industrial e no Residencial Vitória II compromete o trânsito de veículos e pessoas
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou o requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor (União), que solicita a realização de estudo para melhoria da drenagem nos bairros Cidade Industrial e no Residencial Vitória II. A parlamentar destacou que as obras são fundamentais para melhoria da drenagem dos bairros, que no período chuvoso gera pontos de alagamento. “A principal via do bairro Cidade Industrial, que dá acesso ao Residencial Vitória I e Vitória II inundada dificultando o trânsito de pessoas para a região. Todos os anos, quando chove o cenário se repete. É a mesma coisa”, destacou.
A vereadora também solicitou o apoio da população, para que o lixo seja destinado corretamente e assim evitar o entupimento de bueiros.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova orçamento para 2025
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara de Montes Claros aprovou na reunião ordinária desta terça-feira (05/11), o Projeto de Lei nº144/ 2024, que estima a receita e fixa a despesa do município de Montes Claros para o exercício financeiro de 2025.
Para o ano que vem, o Executivo terá uma receita total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e de Investimentos do município, já com as devidas deduções legais, o montante de R$ 2.393.572.750,00 (dois bilhões, trezentos e noventa e três milhões, quinhentos e setenta e dois mil, setecentos e cinquenta reais).
As despesas por órgãos ficaram da seguinte forma: Poder Legislativo 35.476.000,00, para o Poder Executivo 2.358.096.750,00 sendo para Administração Direta: 2.122.382.800,00; Prevmoc, 204.538.200,00; Amasbe 500.000,00; Supermoc – 513.000,00; Esurb - 11.000.000,00; e MCTrans – 19.162.750,00.
Na reunião, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar de nº 11 de 2024, visa a nomeação que definirá a ocupação dos cargos em comissão e as funções de confiança, no âmbito da Administração Pública Direta do Poder Executivo do Município de Montes Claros, ficam estruturados nos termos da presente Lei Complementar. Os cargos em comissão e as funções de confiança poderão conferir ao seu ocupante um conjunto de atribuições e de responsabilidades correspondentes às competências previstas em unidade da estrutura organizacional do órgão ou da entidade do município, estabelecendo os procedimentos específicos a serem observados pelos seus nomeados ou designados e poderá determinar outras competências e estímulos à gestão dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.
____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Requerimentos são aprovados em ordinária
Por Mariana Almeida
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), os parlamentares da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram a compra de cadeiras destinadas ao salão funerário público da cidade, que já está pronto para uso. O pedido visa assegurar que famílias de baixa renda, sem condições de arcar com os altos custos de um funeral, possam realizar despedidas dignas aos seus entes queridos. O vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) destacou a importância social do projeto, lembrando que o acesso a um funeral respeitoso é um direito de todos.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou que seja realizada instalação de braços e luminárias nos postes ao longo da avenida das Indústrias, no Distrito Industrial, que contempla o trevo da antiga ASSEDI até a Nestlé. O objetivo da proposta é aumentar a segurança e melhorar as condições de visibilidade no corredor industrial, que concentra tráfego intenso de veículos e trabalhadores. A parlamentar destacou ainda, que a falta de iluminação nesse trecho tem gerado riscos à população e reforçou a necessidade de uma resposta urgente para atender as demandas de segurança e infraestrutura local.
Já o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) cobrou um estudo de viabilidade para alterar o itinerário das linhas de ônibus que transitam pela rua do Flamengo, no bairro Maracanã, em especial as que passam em frente à Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque. A medida é motivada pelo alto fluxo de veículos e transporte coletivo na via, que gera conflitos no trânsito e apresenta um risco à segurança de estudantes e demais pedestres. Ele destacou que o desvio das linhas de ônibus ajudará a reduzir o trafego de veículos em frente à escola.
No bairro Vila Campos, o vereador Igor Dias (PRD) pediu a construção de uma praça, com o objetivo de oferecer um espaço de convivência, lazer e recreação aos moradores, especialmente crianças e idosos.
A vereadora Ceci Protetora (PRD) requereu a organização e realização de castrações de cães nas comunidades da zona rural de Montes Claros para controle populacional e saúde animal. Ela afirma que para esse serviço é fundamental contar com a disponibilidade de transporte adequado por parte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que deve garantir o transporte seguro dos animais até o local do procedimento e o retorno dos mesmos aos seus tutores.
Por fim, a vereadora Iara Pimentel (PT) solicitou o estudo e pagamento do roteiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2024, estabelecido pela legislação. De acordo com a parlamentar, a medida visa garantir o correto repasse dos recursos para as categorias da educação, assegurando a valorização e garantia dos benefícios aos profissionais da educação.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamentares reivindicam reforma em ponte, no bairro Amazonas
Por Mariana Vitorino
A ponte que liga o bairro Edgar Pereira ao Amazonas foi tema de discussão no plenário, nessa terça-feira (05), durante reunião ordinária. Vereadores pedem à administração pública para que problema seja solucionado.
O vereador Soter Magno (PSD) relatou que tem recebido muitas reclamações de moradores da região sobre o perigo de transitar na ponte e que a chance de um acidente é grande.
O parlamentar Cláudio Rodrigues(Cidadania) reforçou que a cobrança de melhorias dessa ponte tem sido feita nesta Casa desde 2020. Ele assegurou que foi pedido agilidade junto ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães, e que, embora o serviço tem demorado a ser feito, não é por falta de cobrança do legislativo.
Graça da Casa do Motor (União) mencionou sobre a parte em que os pedestres utilizam está inviável. Garantiu ainda que em contato com a Secretaria de Infraestrutura, a pasta informou que já está fazendo um projeto para nova ponte.
Em nota, a Prefeitura informou que “está adquirindo vigas metálicas para substituir as madeiras que dão sustentação ao pavimento asfáltico. Vale destacar que uma viga de madeira se rompeu provocando o aparecimento de buracos na ponte. Essa ponte foi construída há mais de 25 anos e ficou sem receber manutenções por um longo período, o que resultou no rompimento de parte da madeira. Mas a Prefeitura vai resolver definitivamente o problema, proporcionado mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. O local será novamente sinalizado para evitar que pedestres passem pelo local onde existe o buraco.”
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores denunciam caso de violência em CEMEI
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária da Câmara de Montes Claros, realizada nessa terça-feira (5/11), uma denúncia de agressão a aluno em Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), foi apresentada pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), e encaminhada à Comissão de Educação para apuração dos fatos.
Durante pronunciamento, a vereadora relatou que foi procurada por uma mãe, que alegou que teria seu filho sido agredido por uma professora em um CEMEI local. Segundo a mãe, a criança chegou em casa com um hematoma no braço e relatou que havia sido puxada pela professora. Maria Helena solicitou a apuração imediata do caso, destacando a gravidade da situação, que, segundo ela, configura uma acusação de violência contra um menor.
“Esta Casa não pode se omitir, não pode se calar diante de um fato tão grave. Peço que a Comissão de Educação investigue minuciosamente este caso. Vale lembrar que já apresentei, em reuniões anteriores, outras denúncias relacionadas à gestão desse CEMEI”, afirmou Maria Helena.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Daniel Dias (PCdoB), confirmou que a denúncia foi formalmente registrada e será investigada em uma reunião marcada para a próxima quinta-feira. “Todas as partes envolvidas serão convocadas para prestar esclarecimentos. Após a apuração, tomaremos as medidas cabíveis e daremos uma resposta à população”, explicou Daniel Dias.
Nota da Prefeitura
Em nota a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros informou que, “assim que soube do caso, a Secretaria de Educação enviou uma equipe de inspetores à escola. A equipe colheu vários depoimentos, todos com o mesmo teor: a criança não sofreu agressão alguma, mas caiu sozinha de uma cadeira e machucou o braço. Inclusive a mesma foi entregue sem problemas para o responsável, e apenas ao chegar em casa relatou essa história. A Prefeitura reitera seu compromisso com o bem-estar das mais de 30 mil crianças matriculadas na rede municipal de Ensino e vai continuar realizando a apuração dos fatos”.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Cultura e esporte em pauta
Por Mariana Vitorino
Em reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (07/11), dois projetos foram analisados e receberam parecer positivo para o Título Declaratório de Utilidade Pública. Os proponentes foram os vereadores Igor Dias (PRD)e Maria Helena (MDB).
Os projetos de Lei nº 146 e 148 contemplam as instituições Grupo Fitas e Associação Esportiva Marquinhos Karatê. Antes do parecer positivo (legal e constitucional), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação reuniu com representantes das associações para conhecer o trabalho desenvolvido por eles e a real necessidade de cada uma.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), relator da Comissão, enfatizou a importância das instituições receberem o título, para terem acesso a recursos públicos fazendo a diferença na vida das pessoas transformando o cenário socioeconômico da cidade. Além do resgate cultural e incentivo ao esporte.
A Associação Esportiva Marquinhos Karatê, que leva o nome do fundador, tem prestado serviço à comunidade há 30 anos. Ele ressalta que agora a equipe vai poder expandir os trabalhos com crianças, jovens e adulto, inserindo-os no cenário nacional do esporte. A associação pretende, ainda, desenvolver um projeto de karatê nas escolas.
Igor Dias, proponente do projeto 148, explicou que esse título confere realmente a legitimidade necessária e o reconhecimento da Casa Legislativa para instituições que desenvolvem trabalhos em prol da sociedade, beneficiando crianças carentes.
GRUPO FITAS
Marco Aurélio Drummond tem dedicado a vida para o Grupo Fitas e, agora, com a possibilidade da instituição ter o Título de Utilidade Pública ele analisa que esse é o momento em que a chave vira para o Grupo, onde será possível conseguir recursos, viabilizar os objetivos de pesquisas levar a cultura montes-clarense para outros lugares.
A parlamentar, Maria Helena, que é proponente do projeto, enfatizou que a política não é somente saúde, educação ou infraestrutura. “O esporte e a cultura também são duas áreas fundamentais para o desenvolvimento da população,” salientou.
Os projetos poderão entrar na pauta de votação da próxima Reunião Ordinária de terça (12).
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara concede Título de Cidadã Benemérita à Delegada da Mulher
Por Cássia Soares
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (7/11), Sessão Especial para entrega do Título de Cidadã Benemérita à delegada da Polícia Civil, Karine Aparecida Maia Costa de Faria. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor (União) e contou com a presença de autoridades civis, militares, políticas, amigos e familiares da homenageada.
Em pronunciamento, a proponente da honraria destacou a atuação da delegada Karine Maia na defesa e proteção das mulheres, ressaltando que sua trajetória reflete as conquistas dos direitos femininos no Brasil. “Ao reconhecer a delegada Karine Maia como Cidadã Benemérita de Montes Claros, estamos fazendo muito mais do que premiar uma carreira de sucesso, homenageamos a pessoa que ela é: alguém que, com inteligência, trabalho árduo e imensa humanidade, tem transformado a vida das pessoas”, enfatizou a parlamentar.
O procurador-geral do Município, Otávio Batista Rocha Machado, ressaltou que a honraria está diretamente relacionada à luta de Karine Maia pela proteção da mulher e pelo enfrentamento da violência em Montes Claros. “O Brasil foi forjado em meio a conflitos, e essa sociedade violenta é enfrentada todos os dias. As conquistas são recentes, e é necessário, como faz a doutora Karine Maia, continuar o trabalhando pelos direitos invioláveis das mulheres”, afirmou.
O deputado federal Marcelo Freitas (União) também reconheceu a importância da delegada, destacando seu profissionalismo e coragem. “A delegada Karine é uma mulher exemplar, competente e corajosa, e não é por acaso que ela está à frente da Delegacia Especializada da Mulher, combatendo a violência e garantindo proteção das mulheres em Montes Claros. Esta homenagem reconhece a grandeza do seu trabalho e da sua pessoa”, declarou.
Durante o discurso, a delegada Karine Maia expressou sua gratidão e ressaltou a importância de receber o reconhecimento na cidade onde se formou e exerceu a maior parte de sua carreira, tanto como delegada quanto como docente em cursos na área policial e penal. Ela agradeceu aos familiares pelo incentivo ao longo de sua trajetória e reafirmou seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres.
“Esse reconhecimento reforça meu compromisso com o trabalho. Em um ambiente predominantemente masculino, tenho a oportunidade de exercer meu ofício sem jamais perder a minha essência feminina”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Junior Marins (PP), também ressaltou o orgulho da Casa em prestar a homenagem. “A cidade de Montes Claros tem orgulho de contar com a delegada Karine Maia na defesa dos direitos e proteção das mulheres”, concluiu o parlamentar.
A Homenageada
Karina Aparecida Maia Costa é Delegada de Polícia Classe Especial da Polícia Civil de Minas Gerais, atuando como titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros desde 2013. Com uma sólida formação acadêmica, é pós-graduada em Direito Processual e mestranda em Desenvolvimento Social, além de ser professora de Direito Penal em instituições como a Funorte e o UNIFIPMoc. Karina também se destaca como palestrante e autora, contribuindo com obras sobre o impacto da pandemia no Direito e com estudos sobre temas como a Lei Maria da Penha e o feminicídio. Sua trajetória se caracteriza pelo compromisso com a justiça e pela constante busca por aprimoramento, tanto no campo acadêmico quanto na prática policial, especialmente no combate à violência contra a mulher.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Vereadores aprovam oito requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante reunião realizada nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou oito requerimentos destinados a melhoria no trânsito, pavimentação de estradas e combate à dengue. Na área de saúde, o pedido do segundo-secretário da Casa Legislativa, vereador Wilton Dias (Avante), é pela viabilidade de determinar a liberação da vacina contra a dengue para os servidores que atuam nas salas de vacinações dos serviços de saúde municipal.
A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou que seja realizado estudo técnico e implementação de redutores e semáforo de regulamentação e controle do trânsito no cruzamento entre as avenidas São Judas e das Américas. A parlamentar cobrou ainda, redutores de velocidade na avenida do São Judas, na altura do número 2010.
Na área de infraestrutura, o requerimento do vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) cobra do secretário de Agricultura, que seja criada uma equipe para fazer a roçada das margens das estradas que foram pavimentadas recentemente no município.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) também fez cobrança na área de infraestrutura, para que seja realizado estudo de drenagem na avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente ao nº 2121, no bairro São Judas Tadeu II.
Em busca de providências para a posse dos aprovados no concurso público para provimento de cargos no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), o vereador Rodrigo Cadeirante (União) apresentou requerimento solicitando que seja expedido ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com cópia aos secretários de Estado de Educação, de Saúde, de Planejamento e Gestão, Igor de Alvarenga Rojas, Fábio Baccheretti, e Camila Neves respectivamente, cobrando uma resposta.
A cobrança da vereadora Ceci Protetora (PRD) foi relacionada às festividades de Réveillon (2024/2025), promovidas pela Prefeitura de Montes Claros. A parlamentar solicita que a mesma não tenha a soltura de fogos de estampido, em virtude do mesmo provocar estresse e sofrimento a pessoas hospitalizadas, idosas, crianças, especialmente indivíduos com Transtorno de Espectro Autista e outras sensibilidades auditivas, nos quais podem desencadear uma sobrecarga sensorial, levando a reações diversas.
Homenagem
O vereador Sóter Magno (PSD) apresentou requerimento solicitando que seja realizada reunião especial de homenagem, no dia 13/12/2024, às 19 horas, para homenagear o Consórcio Intermunicipal Multifacetário da Área Mineira da Sudene (Cimams), pelos 10 anos de relevantes serviços prestados à sociedade montes-clarense e região, traduzindo o reconhecimento desta Casa.
Grafite
A humanização do muro da Praça de Esportes, através de pintura com grafites temáticos da nossa história, memória cultural e esportiva, inclusive podendo ser feito pelo município um canal de sugestões para a população participar sugerindo temas e acontecimentos históricos da nossa cidade, foi a solicitação feita pelo vereador Igor Dias (PRD).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Grupo folclórico e Associação de karatê recebem título de Utilidade Pública
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou dois projetos de utilidade pública a instituições da cidade. Um deles, da vereadora Maria Helena (MDB), reconhece o trabalho desenvolvido pelo Grupo Fitas de Montes Claros ao longo de 19 anos. O Fitas surgiu com o propósito de resgatar e divulgar as tradições de todas as regiões do Brasil, principalmente do Norte de Minas.
Outro projeto, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), valida a utilidade pública da Associação Esportiva Marquinhos Karatê, com sede no bairro São Judas Tadeu. A Associação, que contribui para o resgate dos jovens carentes de Montes Claros, tem como propósito levar o karatê para as escolas da cidade.
Foi aprovado ainda, o Projeto de Resolução 32/2024, que concede o título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao médico Bruno Bispo de Sá. O projeto, do segundo-secretário da Casa Legislativa, Wilton Dias (Avante), reconhece os seus relevantes serviços prestados pelo profissional para o município.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Morte de pequizeiros preocupa parlamentares
Por Cássia Soares
Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, nesta terça-feira (12), vereadores expressaram preocupação com o aumento do número de pequizeiros mortos na cidade e na região. Um pedido formal de investigação das causas do problema será encaminhado pelo Parlamento aos órgãos ambientais, diante da ameaça do risco de extinção da planta nativa, caso medidas urgentes não sejam adotadas.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou a mortandade de pequizeiros nas imediações das comunidades de Vaca Morta e Santa Rosa de Lima. Segundo ela, os moradores estão alarmados com a situação e solicitaram providências. A parlamentar informou que entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para cobrar uma resposta dos órgãos competentes.
O vereador Reinaldo Carrapicho (PSD) também demonstrou preocupação com o fato e pediu o apoio da imprensa local, para esclarecer à população as causas do fenômeno. "É preocupante ver a grande quantidade de pés de pequi morrendo. Não sabemos se isso ocorre por causas naturais, climáticas ou, até mesmo, criminosas. Por isso, pedimos que as autoridades competentes realizem uma investigação, pois não podemos permitir que isso continue", enfatizou.
O vereador Soter Magno (PSD) ressaltou o fato de que, embora haja uma praga atingindo os pequizeiros em várias áreas da região, a morte em larga escala das plantas, especialmente em Vaca Morta e Santa Rosa de Lima, parece ser alarmante. O parlamentar afirmou que solicitará uma investigação formal junto à Polícia de Meio Ambiente para apurar as causas do problema.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que recebeu solicitações sobre o problema e já está formalizando a denúncia junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), uma vez que a área é de competência estadual, e acionará a Polícia de Meio Ambiente. A Pasta também informou que está elaborando uma comunicação oficial sobre o assunto.
Pequi: Um Símbolo do Cerrado Brasileiro
O pequi é um dos frutos mais emblemáticos do Cerrado brasileiro, tanto pelo seu valor cultural quanto socioeconômico. Amplamente utilizado na culinária, o pequi representa a diversidade e a riqueza do bioma Cerrado, além de gerar emprego e renda em áreas empobrecidas e em terras áridas do país.
O tema inclusive já foi pauta, no Congresso Nacional, por meio de uma proposta de reconhecimento do mérito do pequi, com o objetivo de transformar Montes Claros na capital nacional do pequi (PL 193/2021). A iniciativa é de autoria do deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) e visa valorizar ainda mais a importância da planta para o Norte de Minas e para o Brasil.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Feiras livres poderão tornar autarquias
Por Christine Antonini
Foram aprovados cinco requerimentos, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19/11), na Câmara de Montes Claros. De autoria do vereador Igor Dias (PRD), o requerimento (n°379/2024), solicita a criação de uma coordenação municipal ou autarquia para administração das novas feiras livres que funcionam em espaços públicos.
Segundo o vereador Igor Dias, a proposta visa estruturar administração das novas feiras livres que vierem a funcionar em espaços públicos, bem como das já existentes que optarem por aderir a essa gestão, desde que também localizadas em áreas públicas.
Ainda de acordo com o vereador, essa coordenação regulamentará e apoiará a organização dos feirantes, promovendo melhorias na infraestrutura, garantindo a limpeza e segurança dos locais, e implementando práticas sustentáveis, em benefício dos comerciantes e consumidores. Além disso, o parlamentar explicou que, muitas vezes, as pessoas ficam perdidas sobre quem procurar e o que fazer para iniciar uma feira, e que, essa autarquia ajudará na orientação.
Também, foram aprovados, durante a sessão, três requerimentos voltados para a infraestrutura e melhorias na urbanização da cidade. O primeiro, de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), reivindica a conclusão da praça do bairro Chiquinho Guimarães.
O vereador Soter Magno (PSD), enviou ofício ao prefeito Humberto Souto, solicitando a construção de faixa elevada na avenida Olímpio Teixeira Guimarães, em frente ao número 568, no bairro Morada do Parque, ao lado da praça da Amizade. Para o vereador, essa obra visa garantir maior segurança aos pedestres, que circulam diariamente por essa via, principalmente crianças e idosos que frequentam a praça, onde há intenso tráfego e um elevado fluxo de pessoas.
No bairro Independência, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou asfalto da rua em frente ao posto de gasolina Rede Trevo, localizado na avenida n°5.105. Já a vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício ao prefeito Humberto Souto, com cópia para o secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Oliveira, solicitando o funcionamento do curral municipal por 24 horas e sete dias por semana.
“No final do dia e nos finais de semana, existe grande demanda de animais de grande porte soltos em vias públicas. Além de serem vítimas de maus-tratos, esses animais também podem causar acidentes”, justificou a vereadora Ceci.
MOÇÃO
De iniciativa da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), a moção n°6/2024 foi aprovada. A pasta visa apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela redução da jornada de trabalho e fim da jornada 6x1 que já ultrapassou as 171 assinaturas para ser protocolada e seguir tramitação no Congresso Nacional.
De acordo com a vereadora, a escala 6x1 foi implementada há décadas e é comum em diversos setores como comércio, saúde e serviços, onde a demanda contínua requer disponibilidade diária. “Entretanto, críticos defendem que o modelo vigente é exaustivo e prejudicial à qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores”, finalizou a vereadora.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara promove dois eventos nesta semana
Por Christine Antonini
Além da sessão ordinária desta terça-feira (26/11), a Câmara Municipal de Montes Claros promove duas sessões especiais – sendo uma na quinta (28/11) e outra na sexta-feira (29/11). Não há projetos na pauta da reunião de amanhã – os vereadores votarão em requerimentos e usarão o tempo na Tribuna para discutir sobre questões da cidade.
De iniciativa do vereador Wilton Dias (Avante), na quinta-feira, a Casa Legislativa entrega Título de Cidadão Honorário ao desembargador Leopoldo Mameluque – o evento começa às 19h.
Já na sexta-feira, às 19h, a Academia Feminina de Letras de Montes Claros será homenageada pelos 15 anos de relevantes serviços prestados – o evento é de autoria do vereador Soter Magno (PSD).
Confira a agenda <AQUI>
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores solicitam serviço de drenagem
Por Christine Antonini
Diversos bairros ficaram alagados, após as fortes chuvas que ocorreram em Montes Claros no último fim de semana. Em algumas regiões, a água chegou a entrar dentro das residências, o que preocupou os vereadores da Câmara Municipal. O assunto foi debatido durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/11).
O vereador Igor Dias (PRD) cobrou o serviço de drenagem no Canelas II, uma vez que o bairro sempre alaga quando chove. O vereador destacou que o nível de água do canal que passa pelo bairro ficou acima do normal, levando lama para as casas.
“Mesmo com os moradores colocando barreiras de proteção, houve destruição de casas. É uma missão difícil, pois, contra a natureza não podemos brigar. Entretanto, precisamos de uma resposta da Administração para saber se existe alguma solução para o problema”, enfatizou Igor Dias.
Segundo a vereadora Graça da Casa do Motor (União), todos os anos os moradores dos bairros, Vitória I e II e no Raul Lourenço, Cidade Industrial, sofrem com alagamentos que acabam invadindo as casas e danificando residências e os móveis, trazendo grandes prejuízos.
O vereador Odair Ferreira (União) também falou sobre as enchentes que atingiram diversos bairros pela cidade. Ele destacou o bairro Novo Delfino onde várias casas foram alagadas, principalmente aquelas que ficam à margem de um córrego.
No bairro Monte Carmelo, o vereador Valdecy Contador (PP) solicitou o serviço de drenagem. De acordo com o parlamentar, o bairro Pampulha e região também sofrem durante o período chuvoso com enchentes.
“Além desses bairros, moradores do JK e Raul Lourenço foram prejudicados, por isso, pedimos a reforma da avenida Mil que evitará esses alagamentos”, afirmou o vereador.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) falou sobre a necessidade de drenagem no bairro Santa Rafaela. De acordo com ele, após a conclusão do anel rodoviário, todo escoamento cai no Santa Rafaela, deixando os moradores ilhados.
“Muitos tiveram que esperar a água baixar para voltar às suas residências”, disse o parlamentar.
Na zona rural, a situação não foi diferente. Devido às chuvas intensas, as estradas ficaram alagadas e crateras foram abertas nas vias. O vereador Marcos Nem solicitou reformas nas estradas que dão acesso às comunidades de Alphaville e Plazza – com o trecho danificado, o transporte escolar não consegue trafegar.
As reivindicações dos parlamentares foram levadas ao prefeito Humberto Souto e às secretarias pertinentes.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Obras de infraestrutura em pauta
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, em reunião ordinária, nesta terça-feira (26/11), seis requerimentos, sendo cinco voltados para a área de infraestrutura.
O vereador Soter Magno (PSD) solicitou ao Executivo que seja incluído nas obras do Programa de Investimento no Cidadão (PIC) o recapeamento asfáltico em toda a extensão da Avenida Olímpio Teixeira Guimarães, no Bairro Morada do Parque. A vereadora Graça da Casa do Motor (União) cobrou uma reforma geral do calçadão da Praça de Esportes.
A construção de um campo de futebol no lote público localizado entre as ruas Quatro, Hércules Vieira Silva e Josefina Chaves, ao lado da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, nos fundos do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Regina Peres, foi requerida pelo vereador Igor Dias (PRD).
Já a vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), pediu a ligação de água dos banheiros da Rodoviária de Montes Claros, que foram reformados e ainda não tiveram a água religada.
Por fim, ainda na área de infraestrutura, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) requereu serviço de limpeza, retirada de entulhos e fechamento de boca de lobo que se encontra aberta, na Avenida Projetada, no loteamento Terra Jardins, no fundo do Condomínio Moradas Montes Claros.
CONCURSO
O vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou ao Executivo informações referentes ao novo cronograma do Concurso da FUNDEP, os critérios para contratação e designação de profissionais da educação.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Ofício solicita psicóloga no presídio Alvorada
Por Mariana Vitorino
Durante a reunião ordinária desta terça-feira (26), a vereadora Graça da Casa do Motor (União) reivindicou ao Executivo a adição de uma psicóloga no quadro de funcionários do presídio Alvorada, em Montes Claros.
Atualmente, o presídio conta com, aproximadamente, 100 detentas e apenas psicólogos do sexo masculino disponíveis para atendimento. O pedido foi feito à parlamentar pelos familiares das presas. Segundo a vereadora Graça, as mulheres se sentiriam mais à vontade e confortáveis de conversarem com outra mulher e o objetivo do pedido é sensibilizar o prefeito para a causa.
“Dentro da prisão já é uma realidade tão difícil, as presas precisam ter, pelo menos, o poder de escolher com qual profissional ela quer se consultar, para conversar, desabafar, e a relação de mulher para mulher pode ser mais fácil”, explica a vereadora, Graça da Casa do Motor.
Giulia Miranda é advogada criminalista e conhece bem a realidade um presídio, principalmente o feminino. Para ela, a presença de uma psicóloga seria um grande avanço no tratamento das detentas.
“Contar com psicólogas nos presídios representaria um avanço significativo ao acesso à saúde mental. Além de contribuir para o bem-estar emocional das internas, essa atuação pode auxiliar na ressocialização, o que pode vir a beneficiar a sociedade como um todo”, afirma.
O ofício foi encaminhado para o Prefeito e secretárias pertinentes.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Falta de água em Aparecida do Mundo Novo é denunciada em Tribuna
Por Mariana Vitorino
Há mais de três dias o distrito de Aparecida do Mundo Novo está sem água por falta de energia no poço artesiano da comunidade. A denúncia chegou na Câmara pelo vereador Rodrigo Cadeirante (União), na reunião ordinária de terça-feira (26).
Segundo o parlamentar, a comunidade tem constantes problemas com o fornecimento de energia elétrica, como picos de energia. Com o período chuvoso, a situação aconteceu repetidamente e interrompeu o abastecimento de água.
“Essa situação é ainda mais grave porque o abastecimento do distrito depende de um poço artesiano fazer a captação da água até o ponto de armazenamento, tratamento e distribuição. Essa captação depende da energia elétrica”, explica Rodrigo.
A falta de energia é recorrente e Eduardo Rodrigues, líder comunitário do distrito, conta que a Cemig não tem atendido as reclamações.
“Às vezes a Copasa abre uma nota junto a Cemig para que ela venha resolver e fica dois, três dias sem a Cemig comparecer na comunidade para verificar de perto a situação. A energia da nossa região é muito fraca, a gente sempre fica sem fornecimento principalmente no período chuvoso”, conta.
Problema Antigo
O vereador Rodrigo conta, ainda, que além de ser constante, a falta de energia tem causado prejuízos aos agricultores.
“Sem energia elétrica, por exemplo, não dá para fornecer leite porque precisa do tanque de resfriamento, então muitos produtores perdem os leites. Nós temos informações de pessoas que perderam toda a lavoura de milho por causa da falta de energia” afirma.
O distrito tem 430 residências e 1.002 moradores e, segundo o líder comunitário, “é difícil ser abastecida por caminhões-pipa, logo, se faz necessário, o uso do poço artesiano. Para a água chegar corretamente às casas, é necessário que ambas as empresas trabalhem juntas”, reforça.
A gerência da Copasa foi acionada para solucionar o problema junto a Cemig.
___________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Desembargador do TJMG é o novo Cidadão Honorário de Montes Claros
Por Gissele Niza
Montes-clarense de coração e com uma trajetória exemplar em prol da justiça em todo o Estado, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Leopoldo Mameluque, é o mais novo Cidadão Honorário de Montes Claros. A honraria foi entregue na Câmara de Vereadores na quinta-feira (21/11), durante uma solenidade que contou com a presença de autoridades do poder judiciário, políticas, civis, militares, vereadores, ex-vereadores, empresários, professores, amigos e familiares.
A proposta para a concessão do título foi feita pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (Avante), que destacou a significativa contribuição do homenageado na defesa da justiça, na educação e no desenvolvimento de Montes Claros. “Leopoldo Mameluque é um exemplo de profissionalismo, liderança e, acima de tudo, um cidadão que tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento de Montes Claros e da região Norte de Minas. Ele é, sem dúvida, um verdadeiro montes-clarense de coração, que construiu sua trajetória pautado no respeito à justiça, à ética e aos valores que todos nós prezamos. Sempre esteve ao lado das causas justas, da solidariedade e do bem comum”, afirmou o vereador.
Representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, o desembargador Ricardo Cavalcante Motta ressaltou a admiração dos integrantes do tribunal pelo homenageado. “Esta é uma homenagem mais do que justa. Quando esta Casa homenageia Leopoldo Mameluque, ela também homenageia o TJMG, e todos nós nos sentimos honrados, representados e agradecidos por essa distinção”, destacou.
A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha (PT), ressaltou a importância do trabalho de Leopoldo para a sociedade, sempre contribuindo para a formação cidadã e a busca pela justiça e pela paz. “Ele tem percorrido todas as regiões de Minas onde há conflitos, ouvindo as populações tradicionais. Para nós, isso é muito significativo. Ele leva a justiça até os povos, escuta as pessoas. Esta é uma missão nobre: fazer o melhor por um mundo melhor. E é exatamente isso o que ele faz”, afirmou.
O evento também foi marcado por homenagens da família: mãe, esposa, filhos, irmão e primo. Emocionado, Leopoldo Mameluque agradeceu à Casa Legislativa pela honraria e relembrou sua infância, adolescência e juventude em cidades do Norte de Minas, além de sua trajetória em Montes Claros e sua atuação no judiciário desde o início da carreira. “Este título de Cidadão Honorário de Montes Claros é muito importante e representativo para mim. Ele reforça a certeza de que vale a pena nos esforçarmos para sermos fiéis e amorosos com os mais próximos e solidários, com os mais fracos, com os desamparados e com aqueles que mais necessitam. Muito obrigado”, disse.
HOMENAGEADO
Leopoldo Mameluque, nascido em 19 de novembro de 1963 em Pirapora/MG, é um profissional com trajetória diversificada, que abrange as áreas de Engenharia, Direito e Judiciário. Filho de Pedro Mameluque Mota (in memoriam) e Maria da Glória Caxito Mameluque, passou parte da infância em São Francisco/MG, antes de se mudar com a família para Montes Claros/MG em 1973. Lá, concluiu seus estudos em várias instituições de ensino, como a Escola Estadual Armênio Veloso, Polivalente, CBMoc e Biotécnico. Durante sua juventude, foi escoteiro e atuou no JUMA, grupo de jovens da Paróquia Matriz de Nossa Senhora e São José, onde conheceu Liliann Veloso Rocha Mameluque, com quem se casou e teve três filhos: Pedro, Maria e Sara.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), Leopoldo trabalhou na Biobrás em Montes Claros e na Embraer em São José dos Campos/SP. Posteriormente, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em 1989. Retornando a Montes Claros em 1994, atuou como advogado, especialmente nas áreas cível, criminal e trabalhista, e se envolveu com a Pastoral Carcerária e o Encontro de Casais com Cristo da Catedral.
Em 1997, foi aprovado no concurso público para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde atuou em diversas comarcas, incluindo Monte Azul, Grão Mogol, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, e, de 2012 a 2020, foi juiz titular da 3ª Vara Cível de Montes Claros. Além disso, integrou turmas recursais e atuou como avaliador de sentenças penais na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. Nos biênios de 2009 a 2023, foi Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, responsável pela supervisão de órgãos de jurisdição em regiões como o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha.
Leopoldo Mameluque também se destacou no campo acadêmico, com especialização em Direito pela UNIMONTES e PUC-MG, além de mestrados em Ciências Penais pela UFMG e em Direito Comparado pela Samford University (EUA). Publicou livros, como Privatização, Modernismo e Ideologia (1994) e Manual do Novo Júri (2008), além de obras mais recentes como Blacks Protection Against Color-Based Race Discrimination (2023).
Foi professor em diversas universidades, como PUC-Minas, UNIMONTES e Faculdades Pitágoras. Por sua atuação, recebeu títulos de Cidadão Honorário em municípios mineiros e diversas medalhas de reconhecimento, como as Medalhas Hélio Costa e Ruy Gouthier de Villhena, além da Medalha do Mérito Policial Civil.
Leopoldo é amplamente reconhecido por sua dedicação ao trabalho, principalmente em Montes Claros, cidade que considera seu lar e onde construiu laços profundos com a família e amigos.
__________________________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Academia Feminina de Letras recebe homenagem pelos 15 anos
Por Christine Antonini
Na noite da última sexta-feira (29/11), a Câmara de Vereadores homenageou a Academia Feminina de Letras de Montes Claros pelos 15 anos de fundação. A honraria foi uma iniciativa do vereador Soter Magno (PSD), que enfatizou que a instituição, além de celebrar a literatura, enaltece a força, a sensibilidade e a contribuição única da mulher na construção cultural e intelectual da sociedade.
Fundada em 2009 pela professora Yvonne de Oliveira Silveira, a academia conta com 40 cadeiras ocupadas por mulheres que são professoras, pesquisadoras e/ou escritoras. A instituição funciona no berço cultural de Montes Claros, na rua Justino Câmara, contribuindo com o desenvolvimento intelectual da cidade.
O vereador Soter Magno destacou que foi sob liderança de mulheres que a academia cultivou e perpetuou a literatura como ferramenta de transformação e resistência. “O trabalho da academia ecoa não apenas nas páginas que escrevem, mas também nos corações que tocam. Cada verso, cada narrativa e cada diálogo que nasce entre essas paredes ultrapassa fronteiras e deixa marcas duradouras em todos nós”, pontuou o parlamentar.
De acordo com a presidente da Academia de Letras, Catarina Durães Caldeira, desde a fundação da instituição, as obras feitas por mulheres tiveram grandes destaques, no lançamento de livros, desenvolvimento de pesquisas, valorizando as raízes montes-clarenses e a importância da mulher na sociedade.
“Além de ser uma Academia de Letras, nossa intenção é ser um espaço cultural na nossa sociedade”, pontuou a presidente. Ainda durante esses 15 anos, através de textos, mulheres resgataram memórias, denunciaram injustiças e celebraram a cultura de Montes Claros e Região.
A secretária municipal de Cultura, Júnia Rabello, ressaltou que as mudanças feitas por mulheres parecem ser invisíveis perante o olhar da sociedade. “Além de mães, avós, todas somos professoras e carregamos a missão de escrever, ensinar e educar”, finalizou.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Projetos e eventos movimentam a Câmara
Além da sessão ordinária desta terça-feira (03) a Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta semana, dois eventos, um na sexta-feira (06) e outro no sábado (07). Para a reunião de amanhã, há um projeto em pauta, que destina Título Declaratório de Utilidade Pública para o Instituto Ivan Guedes.
Na sexta-feira a Escola do Legislativo homenageia os melhores poetas do ano, do Concurso de Poesias da escola. O evento será às 19h.
Já no sábado, às 8h30, de autoria do vereador Junior Martins (PP), a Casa Legislativa concede o Título de Cidadão Benemérito a Flávio Roscoe, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Walker Lahamann, Diretor Executivo da Eurofarma.
Confira a agenda completa <AQUI>
Instituto Ivan Guedes recebe Título Declaratório
Por Mariana Vitorino
O projeto que estava na pauta da reunião desta terça-feira (03) foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa. A proposta concede o Título Declaratório de Utilidade Pública para o Instituto Ivan Guedes e é iniciativa do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
O Instituto Ivan Guedes foi fundado em 2006 pela família Guedes e Paixão com intuito de ajudar pacientes em tratamento oncológico. Atualmente, a instituição atende 180 crianças em diversos projetos sociais.
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
Requerimentos em bloco
Sete requerimentos foram aprovados em bloco e a maioria sobre a infraestrutura da cidade.
De autoria do vereador Junior Martins (PP), a Câmara concede Título de Cidadão Benemérito a Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Walker Lahamann, diretor executivo da Eurofarma.
A proposta nº 395 de autoria do parlamentar Wilton Dias (Avante) solicita a implantação de um quebra-molas na avenida Leonel Beirão de Jesus, na altura com a rua Santa Efigênia, no bairro Morrinhos. Segundo vereador, a região tem alto fluxo de veículos e acidentes.
Ainda sobre o trânsito da cidade, Wilton Dias e Maria Helena Lopes (MDB) pedem a implantação de semáforo para controle do tráfego na região do cruzamento da rua Raul Corrêa com a rua Francisco Versiane Athayde, nos bairros Funcionários/Cândida Câmara. De acordo com os parlamentares, o cruzamento tem alto fluxo de veículos e de acidentes.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) requereu a construção de uma baia de retorno na estrada do distrito de Ermidinha, localizada na BR-135, na altura do KM 319.
Já o vereador Soter Magno (PSD) pede o Executivo a construção de uma academia ao ar livre na praça Capitão José Maria Rodrigues de Souza, ao lado da Igreja Santa Clara, no bairro Morada do Sol.
O parlamentar Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicita a implantação de faixa elevada em frente a Escola Estadual Vereador Francisco Tófani, localizada na rua Paraná nº 132, bairro Roxo Verde.
E, para finalizar, o requerimento do parlamentar Rodrigo Cadeirante (União) pede ao Ministério Público acompanhamento na investigação do deficit orçamentário nas contas da Câmara Municipal de Montes Claros.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram fim da sobrecarga na Educação
Por Gissele Niza
Garantir o direito a férias regulares e recessos para os servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, sem sobrecarregá-los com a reposição de carga horária. Essa foi a proposta apresentada pelo vereador Daniel Dias (PCdoB) durante a reunião ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira.
Daniel Dias explicou que, nos últimos três anos consecutivos, atendendo a uma solicitação da Comissão de Educação, o recesso de outubro concedido ao magistério foi estendido também aos servidores administrativos. No entanto, neste ano, os profissionais estão sendo obrigados a repor as horas da semana do professor, correspondente ao mês de outubro.
“Os servidores administrativos têm direito apenas às férias regulares, o que é injusto. Não é justo que o magistério tenha direito ao recesso enquanto os administrativos são obrigados a permanecer nas escolas apenas para cumprir horário, sem ter tarefas a realizar. Estamos lutando para transformar o direito aos recessos em lei, para que esses servidores não sejam sacrificados, não precisem ficar além do horário ou chegar antes para compensar horas de recesso, como tem acontecido”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destacou que tem recebido várias denúncias de pressão psicológica sobre os servidores administrativos, forçados a repor as horas da semana do professor, o que resulta em sobrecarga e desvalorização desses profissionais. “É preciso respeitar o direito sagrado do descanso dos profissionais da educação”, enfatizou.
No mesmo sentido, o vereador Raimundo do INSS (PDT) também se manifestou, cobrando igualdade de direitos para os servidores administrativos da educação e o fim da sobrecarga. “São muitos os profissionais que têm tirado licença médica por não suportarem a carga horária excessiva. Já não basta o aumento da carga de 30 para 40 horas semanais; obrigar os profissionais a reporem a carga horária da semana dos professores é um absurdo”, concluiu.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Escola Dulce Sarmento recebe homenagem da Câmara
Por Mariana Vitorino
Na reunião ordinária desta quinta-feira (05/12) dois requerimentos foram aprovados, um deles promove uma homenagem aos 60 anos da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento. A proposição é do vereador Daniel Dias (PCdoB).
A Escola foi fundada em 1964 e conta com o funcionamento das etapas de formação de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – Educação para Jovens e Adultos. Ela leva o nome da professora Dulce Sarmento, figura importante na educação musical de Montes Claros.
A homenagem será no dia 16, às 19h30 na Câmara Municipal.
Já o segundo requerimento aprovado, proposto pelo vereador Marcos Nem (PODE), solicita a implantação de semáforos no cruzamento da avenida Irmão Jaime Damião com Carlos Ferrante e no cruzamento da avenida Irmão Jaime Damião com avenida Presidente Kennedy e de redutores de velocidade na avenida Carlos Ferrante, Maximiliano Pereira e avenida dos Ipês, todas no bairro Edgar Pereira.
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Poemas são premiados pela Escola do Legislativo
Por Mariana Vitorino
Os poemas vencedores do Concurso de Poesia da Escola do Legislativo foram homenageados em sessão especial, na última sexta-feira (06). Esse ano o tema do concurso foi “A importância de conhecer meus direitos e deveres”.
Além dos familiares dos participantes, o evento contou com a presença do corpo docente e gestores das escolas campeãs.
Na categoria um, o terceiro lugar ficou com o estudante Arthur Silva Nascimento e o poema “De repente eu tenho direitos”. O segundo lugar ficou para a poesia “Direitos e deveres”, da Káren Germano Gonçalves. E o primeiro lugar quem levou foi o poema “Conheça os seus direitos, não a exploração”, da aluna EJA Marlene Barbosa Dias.
O poema “Direito e conscientização”, da aluna Maria Beatriz Pinheiro Lima garantiu o terceiro lugar, na segunda categoria. Em segundo lugar, a poesia “A importância de conhecer os meus direitos e deveres”, da estudante Sofia Emanuele Medeiros Câmara. O primeiro lugar da categoria ficou para “O sonho de hoje, pode ser um direito de amanhã. Lute!” do aluno Bryan Cardoso Barbosa.
Na categoria três, quem levou o terceiro lugar foi a poesia “A voz do direito”, da aluna Maria Eduarda Drummond Oliveira Dias. No segundo lugar, a estudante Sara Maia Lopes com o poema “Direitos e Deveres”. “A liberdade só saber”, da aluna Ana Júlia Leal foi a grande campeã da categoria.
A aluna Ana Júlia agradeceu à Escola do Legislativo pela oportunidade de participar do concurso. Os nove gestores das escolas participantes reforçaram a gratidão à iniciativa e a importância de ações como o concurso, que fomentam a leitura e escrita.
A vereadora Iara Pimental (PT) enfatizou que Montes Claros é a cidade da arte e da cultura e incentivou aos ganhadores que se inscrevam na próxima edição do Psiu Poético. “A Escola do Legislativo tem grande importância nessa casa, de trazer esses talentos para a Câmara, de valorizar esses talentos e agregar escolas públicas estaduais e municipais. Esse evento mostra a necessidade da nossa luta da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.
A coordenadora da Escola, Cristiane Nunes, relembrou o apoio das escolas em participar do concurso. “Sem as escolas abrirem as portas nós não temos acesso aos alunos e familiares. Esse ano teve um número significativo de inscrição de escolas. Um dos nossos objetivos é trazer a sociedade para a casa do povo, aproximar a sociedade do poder legislativo”, contou.
A vice-presidente da Câmara, Maria Helena Lopes(MDB) parabenizou os participantes pela decisão de se inscrever no concurso e serem mentes pensantes. “Hoje nós vivemos um mundo de muita tecnologia e muita cultura de massa, onde é mais fácil reproduzir do quê pensar, e a poesia é um texto de sensibilidade, do sentimento de cada um. É muito bonito ver vocês participando do concurso, tendo olhar crítico e sensibilidade” reforçou.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Empresários Flávio Roscoe e Walker Lahmann recebem Título de Cidadão Honorário
Por Gissele Niza
No último sábado (07/12), a Câmara Municipal realizou sessão especial para a entrega do título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e ao diretor executivo da Eurofarma, Walker Lahmann. A honraria, uma das maiores concedidas pela cidade, reconhece as contribuições significativas de pessoas que, por meio de seu trabalho e dedicação, têm promovido o desenvolvimento de Montes Claros e de toda a região. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e empresariais, além de amigos e familiares dos homenageados.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, se destaca pelo papel fundamental que desempenha no fortalecimento da indústria e do setor produtivo em Minas Gerais. Sob sua liderança, a Federação tem promovido diversas iniciativas voltadas ao crescimento econômico do estado, impactando positivamente cidades como Montes Claros, que se beneficiam diretamente de seu trabalho de articulação e incentivo ao setor.
Walker Lahmann, por sua vez, tem sido um nome de destaque no setor farmacêutico. Como diretor executivo da Eurofarma, ele tem contribuído para a expansão da empresa em Minas Gerais, gerando empregos e implementando projetos de responsabilidade social e sustentabilidade. Sua gestão na Eurofarma tem impulsionado a inovação e o crescimento da companhia, trazendo benefícios para a economia local e regional.
A proposição do título de Cidadão Honorário para Flávio Roscoe foi de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Martins (PP), que ressaltou a importância da homenagem. "É um orgulho para Montes Claros mostrar sua força e seu comprometimento com o desenvolvimento ao homenagear um homem como Flávio Roscoe. Ele é um grande destaque em todo o Estado de Minas Gerais, um homem que dedica sua vida e sua história ao desenvolvimento e à melhoria da vida do povo mineiro", afirmou o vereador Júnior Martins.
Emocionado Flávio Roscoe fez questão de agradecer a honraria. “Recebo com muito carinho e emoção este título, que me concede uma dupla cidadania: de Belo Horizonte, minha cidade natal, e de Montes Claros, que agora passo a considerar também como minha cidade. Agradeço a todos pela escolha e louvo o trabalho que vem sendo realizado por vocês, executivo e legislativo, em prol do crescimento de Montes Claros. Com este título, me sinto ainda mais comprometido a buscar investimentos e parcerias que ajudem a cidade a crescer e a prosperar”, afirmou o presidente da FIEMG, destacando a importância da colaboração entre as esferas pública e privada para o desenvolvimento local.
O vereador Odair Ferreira (UB), que foi o proponente da homenagem a Walker Lahmann, pontuou a dedicação do agraciado não só para o setor empresarial, mas também para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. “Walker Lahmann tem uma trajetória admirável que vai além do mundo corporativo e da ciência. Como diretor da Eurofarma, ele não apenas lidera uma das maiores empresas do setor farmacêutico, mas também tem contribuído ativamente para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas. Seu trabalho e seu compromisso com o desenvolvimento de Montes Claros são exemplares e merecem ser reconhecidos por todos nós”, afirmou o vereador.
Walker Lahmann, também emocionado, expressou sua gratidão pela homenagem e destacou a importância de Montes Claros em sua trajetória. "Quero parabenizar a Unimontes pela criação do curso de Farmácia, que certamente será um marco para a cidade e para a Eurofarma, pois acreditamos no potencial de Montes Claros e na contribuição significativa que essa formação trará para a saúde e o bem-estar da comunidade", disse. O diretor executivo da Eurofarma falou também sobre a acolhida que a cidade oferece aos que vêm de fora. "Quando reconhecemos as pessoas, mostramos que Montes Claros é uma cidade amigável, acolhedora e que tem uma história construída não apenas por aqueles que nasceram aqui, mas também por aqueles que vieram de fora e contribuíram para o seu crescimento. Isso é o que torna Montes Claros única, e é isso que diferencia a cidade de tantos outros lugares", afirmou Lahmann.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, fez questão de parabenizar os homenageados. "É uma honra para a cidade reconhecer e valorizar as trajetórias de pessoas como Flávio Roscoe e Walker Lahmann, que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de nossa cidade. O empenho e o compromisso deles com o crescimento de Montes Claros são um exemplo para todos nós", disse Guilherme.
Os deputados federal e estaduais, Delegado Marcelo Freitas (UB), Gil Pereira (PSD) e Arlen Santiago (Avante), também prestaram reverência aos homenageados, reconhecendo a importância de suas atuações e o trabalho que vêm realizando em prol de Montes Claros e de toda a região.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Cimams será homenageado pela Câmara
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros promove nesta semana, três sessões, sendo uma ordinária (na terça-feira) e duas especiais (na quinta e sexta-feira). Além de requerimentos, constam na pauta da reunião ordinária de amanhã, um projeto e um veto parcial ao projeto de lei n°144/2024 – sessão começa às 7h45.
De iniciativa do vereador Wilton Dias (Avante), na quinta-feira (12/12), às 19h, a Casa Legislativa homenageia o coronel César William Passos – comandante da 11ª Região de Polícia Militar. Na sexta-feira (13/12), a reunião especial é para homenagear o Consórcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene (Cimams) pelos 10 anos de fundação – o evento é de autoria do vereador Soter Magno e começa às 19h.
Confira a agenda completa no site <AQUI>
Projetos e requerimentos aprovados na Câmara
Por Gissele Niza
Na reunião ordinária desta terça-feira (10/12), a Câmara Municipal aprovou projetos e requerimentos voltados para a melhoria da infraestrutura, saúde, educação e segurança da cidade. Entre os principais itens aprovados, está o veto nº 3 de 2024 ao Projeto de Lei nº 144/2024, proposto pelo Executivo Municipal, que trata da destinação de emendas impositivas para a ampliação da rede de drenagem da Rua Oito, no bairro Santa Cecília/Tiradentes, de autoria do Executivo Municipal.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 160 de 2024, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI), de autoria do vereador Soter Magno (PSD), que visa sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e apoio às crianças com dificuldades de fala.
Além dos projetos, diversos requerimentos foram aprovados. O de nº 402 de 2024, de autoria da vereadora Graça da Casa do Motor (UB), solicita ao prefeito Humberto Guimarães Souto a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jardim Alegre – Facela. Já o requerimento nº 403 de 2024, proposto pela vereadora Ceci Protetora (PRD), solicita o agendamento de uma sessão especial para homenagear Isabel Leandra de Assis Cordeiro, a ser realizada no dia 18 de dezembro de 2024.
O vereador Igor Dias (PRD) apresentou o requerimento nº 404 de 2024, que solicita o estudo e mapeamento da antiga estrada Serra Velha para inclusão no rol de estradas vicinais do município, além da sugestão de oficialização da estrada com o nome de Hermes de Paula.
De autoria do vereador Rodrigo Cadeirante (UB), o requerimento nº 405 de 2024, pede o asfaltamento da ligação entre os bairros São Geraldo II (Rua Porteirinha) e Mirante do Sol. O parlamentar também foi autor do requerimento nº 406 de 2024, que solicita melhorias no campo de futebol do bairro São Geraldo II, com a colocação de gramado, tela e iluminação.
Já o requerimento nº 407 de 2024, de autoria do segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador Wilton Dias (AVANTE), pede a implantação de redutores de velocidade (quebra-molas) na Rua Londres, no bairro Ibituruna, para aumentar a segurança no local.
Por fim, o requerimento nº 408 de 2024, proposto pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), solicita ao prefeito Humberto Souto e à Secretaria Municipal de Educação a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) no bairro Edgar Pereira, para atender à demanda educacional da região.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Apraxia de fala ganha Dia Municipal
Por Mariana Vitorino
Durante a reunião ordinária desta terça-feira (10) a situação de algumas áreas de Montes Claros foi pauta. Assuntos como drenagens, fiação e pavimentação foram levantadas. Além disso, criação do Dia Municipal da Apraxia de Fala teve destaque.
O vereador Soter Magno (PSD) em seu discurso mencionou sobre a importância da conscientização sobre a Apraxia de Fala – AFI. Além disso, o projeto do parlamentar para a criação de um Dia Municipal de Conscientização foi votado por unanimidade. Segundo Soter, é preciso que a sociedade esteja atento às crianças, pois é a idade que mais diagnostica o distúrbio, e trabalhar a necessidade da atenção para esse assunto. O dia ficou instituído 14 de março.
A apraxia da fala (AFI) é um distúrbio neurológico que dificulta a fala, pois afeta a capacidade de articular os músculos envolvidos no ato de falar. A AFI pode ser adquirida em qualquer idade ou ser desenvolvimental, ou seja, a pessoa nasce com ela.
Infraestrutura em pauta
A vereadora Maria Helena (MDB) e o vereador Soter, cobraram solução para a fiação soutas nas ruas apresentando riscos à população e deixando a cidade feia. Os parlamentares pediram uma providência por parte da Prefeitura, Cemig e empresas telefônicas.
Maria Helena também abordou sobre a rua Quinca Souto, na Vila Atlântica. “eu fiquei assustada com aquela rua, que é uma rua de acesso. A situação lá é intransitável”, afirma. A parlamentar reforçou, ainda, a necessidade de drenagem nos bairros Santa Rafaela e Canelas.
O vereador Leãozinho (União) pediu ao executivo que execute a drenagem das Rua A, no Vila Sion, e 17 no bairro Alto da Boa Vista, porque ambas ficam intransitáveis e as casas dos moradores são inundadas.
Marlus do Independência (PSD) solicitou recapeamento na avenida Independência e Imperatriz, que, segundo o parlamentar, nesse período de chuva abre bastante buracos.
Em discurso, o vereador Stalin Cordeiro (União) garantiu que o novo prefeito continuará a pavimentação na avenida Ermelina Sena. Foi solicitado também o recapeamento da outra parte da Leonel Beirão de Jesus, no trecho que liga até a Ceanorte.
O vereador Junior Martins (PP) celebrou a finalização da colocação das vigas na ponte que liga o bairro Alice Maia e Edgar Pereira, e afirmou que é uma importante obra para a região.
_________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores eleitos para o próximo pleito são diplomados
Por Christine Antonini
Na manhã desta quarta-feira (11/12), a Justiça Eleitoral diplomou os vereadores eleitos/reeleitos e seus primeiros suplentes, para o próximo pleito. Na oportunidade, também foram diplomados, o prefeito eleito, Guilherme Guimarães e; o vice-prefeito, Otávio Rocha. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Câmara Municipal de Montes Claros possui 23 vereadores. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Dos 23 diplomados, cinco são mulheres – fato histórico na Casa legislativa montes-clarense.
Lembrando que os vereadores eleitos/reeleitos, bem como prefeito e o vice, tomarão posse na Câmara, no dia 01/01/2025.
ELEITOS PARA A 20° LEGISLATURA – pleito 2025 a 2028
Caroline Figueiredo Costa
Cecília Meireles Ferreira
Iara de Fátima Pimentel Veloso
Maria das Graças Gonçalves Dias
Maria Helena de Quadros Lopes
Ailton Soares dos Reis
Cláudio Rodrigues de Jesus
Daniel Dias da Silva
Edson Pereira dos Santos
Eduardo Vinícius Soares Ferreira
Eldair Gonçalves dos Santos
Igor Gustavo Dias
José Crisóstomo Lopes
José Marcos Martins de Freitas
Marlus Mendes Soares
Martins Lima Filho
Odair Ferreira Oliveira
Paulo César Landim Miranda
Raimundo Pereira da Silva
Reinaldo Antônio Dias
Rodrigo Maia de Oliveira
Soter Magno do Carmo
Wilton Afonso Dias Soares
Parlamento homenageia comandante da PM
O presidente da Câmara, Junior Martins (à dir.); o vereador Wilton Dias; o homenageado coronel César William com a esposa, Gleide Silva e; os filhos, Gabriele e Guilherme
Por Stênio Aguiar
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na noite dessa quinta-feira (12/12), sessão solene para a entrega do título de cidadão honorário de Montes Claros ao comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César William Passos pelos relevantes serviços prestados a cidade e região. Participaram do evento, autoridades civis, militares e familiares do homenageado.
O proponente da homenagem, vereador Wilton Dias (Avante), destacou a trajetória e o compromisso do homenageado, que dedicou sua vida ao serviço em prol da sociedade mineira. “O coronel César sempre carregou consigo o orgulho de suas raízes e o compromisso com os valores que lhe foram ensinados”, comentou o parlamentar.
Dias destacou ainda as estratégias adotadas pelo homenageado, que está à frente da 11ª Região de Polícia Militar há quase dois anos, para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança. “A abordagem humanizada e inovadora do coronel César na gestão da segurança pública é fundamental. Seja no desenvolvimento de projetos comunitários, seja no uso de ferramentas modernas para otimizar o trabalho da corporação. Sua visão e liderança tem transformado vidas e inspirado aqueles que têm o privilégio de trabalhar ao seu lado”, pontuou.
No seu discurso, o homenageado reafirmou o compromisso de empregar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos como forma de retribuir o carinho e acolhimento que, junto com a família, recebeu em Montes Claros. “O maior patrimônio de um homem é sua família. Aos meus comandados, lhes digo: o maior tesouro de um comandante é a sua tropa. Confie sempre na Polícia Militar de Minas Gerais, o maior patrimônio do povo mineiro”, discursou o coronel César William.
O presidente da Câmara de Vereadores, Junior Martins (PP), no seu pronunciamento, destacou as homenagens concedida pela Casa Legislativa em reconhecimento a homens e mulheres que entregam a suas vidas, de alguma forma, para Montes Claros, como tem sido a postura do coronel César William. “A maior dádiva de um líder é ter o respeito de seus liderados e, nesta noite, podemos ver isso aqui com a sua tropa”, discursou Martins e acrescentou sobre a importância do apoio familiar. O parlamentar ressaltou ainda a Segurança Pública adotada em toda a área da 11ª Região de Polícia Militar.
Homenageado
César William Passos, natural de Grão Mogol, é filho de Antônio Carlos Passos e Maria Eustáquia das Graças e nasceu no dia 25 de abril de 1976. Policial militar desde 1998, após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais, sendo destacado para atuar na sede do 10º BPM. Ele também é graduado em Direito. Na Polícia Militar desempenhou diversas cargos após participar de inúmeros cursos de capacitação e especialização em Segurança Pública. Há um ano e oito meses mantém-se a frente do comando da 11ª Região de Polícia Militar. Ao longo de anos, atuou ainda como professor na 103ª CET, do 10º BPM.
_________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara celebra Dezembro Verde
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros promove na segunda-feira (16/12), sessão especial para homenagear a Escola Estadual Professora Dulce Sarmento pelos 60 anos de fundação. O evento, de autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB), começa às 19h.
Além de requerimentos, 23 projetos estão na Ordem do Dia da sessão ordinária de terça-feira (17/12) – todos são de iniciativa do Legislativo. A reunião começa às 7h45.
Em celebração ao Dezembro Verde, mês dedicado ao combate de maus-tratos e abandono de animais, a Casa Legislativa homenageará a ativista Isabel Leandra de Assis Cordeiro. Isabel abraçou a causa animal após seu cachorro (Chimbinha), ter sido diagnosticado erroneamente e consequentemente perdeu a perna e ficou cego de um olho. A lei (n°5.416/2023), que deu origem ao Dezembro Verde, bem como a homenagem são de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PRD). O evento inicia às 19h.
Confira a agenda completa <AQUI>
_____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara homenageia Cimams pelos 10 anos de fundação
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou sessão especial nessa sexta-feira (13/12) para homenagear o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) pelos 10 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados aos municípios do Norte de Minas. O evento, a partir de proposição do vereador Soter Magno (PSD), contou com a presença de autoridades políticas, militares, funcionários do consórcio e membros da sociedade civil.
Durante o discurso, o parlamentar destacou a importância de celebrar a data e reconhecer o trabalho incansável e comprometido da instituição, que tem sido uma parceira no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida dos moradores por ele assistido.
“O trabalho desenvolvido pelo Cimams ao longo desses 10 anos é um exemplo de como a união entre os municípios pode gerar resultados extraordinários. Que o exemplo de trabalho coletivo e a busca constante pela melhoria da vida pública continue a inspirar as futuras gerações”, ressaltou Soter Magno.
Com a sua visão inovadora e multi-institucional, o parlamentar entende que a entidade tem sido fundamental na implementação de políticas públicas que envolvem diversos setores. “Em nome da Câmara Municipal de Montes Claros, parabenizo todos os envolvidos nesta jornada - servidores, gestores, parceiros institucionais - e, acima de tudo, os cidadãos que se beneficiam de cada projeto realizado. Este é um momento de celebração, mas também de renovação do compromisso com o futuro. Que os próximos anos tragam ainda mais vitórias, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para todos”, ponderou.
O procurador-geral de Montes Claros e vice-prefeito eleito, Otávio Rocha, ressaltou o protagonismo que o Cimams ganhou ao longo dos últimos 10 anos e na gestão do presidente Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis,
O deputado estadual Arlen Santiago enfatizou que uma entidade grande e forte se fortalece pelas pessoas que estão nela. Afirmou ainda, que o presidente Valmir Morais por onde passa faz o bem e mostra que é um grande construtor. “Cimams é o que é porque tem um comandante como Valmir.”
O presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá, no seu discurso, observou que a construção da sede da instituição teve a participação de outros atores, entre eles, o ex-presidente Edmárcio Moura Leal, que iniciou o sonho que se materializou em uma sede própria na sua atual gestão.
“Para se ter êxito nas conquistas precisamos fortalecer os vínculos de amizade, interna e externamente. Estamos felizes por esta homenagem feita ao Cimams pela Câmara Municipal de Montes Claros a partir de proposição do vereador Soter Magno, só reconhecer o trabalho desenvolvido pelo nosso consórcio em prol dos municípios”, enfatizou Morais.
_________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
192 anos de história
Por Christine Antonini
16 de dezembro foi o dia escolhido pelo legislador como a data comemorativa de aniversário, através da Resolução nº 13, de 08 de maio de 2003. A escolha da data faz alusão ao dia 16 de dezembro de 1947, quando foi reinstalado o Poder Legislativo municipal e ocorreu a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, após o período em que a atividade parlamentar foi interrompida, durante o Governo de Getúlio Vargas.
Em seu artigo primeiro, a Resolução cria várias Vilas na Província de Minas Gerais, antes denominadas de 'Povoações' ou 'Arraiais', incluindo a de Formigas - antigo nome de Montes Claros.
No artigo segundo, para cada Vila, são criadas as Câmaras Municipais, principal instituição da estrutura administrativa da Vila, que favorece seu desenvolvimento em vários aspectos, como o urbano e o econômico. A primeira eleição da Câmara de Vereadores da Vila de Montes Claros de Formigas ocorreu em 23 de julho de 1832 e, em 16 de outubro do mesmo ano, a Câmara foi, solenemente, instalada.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores aprovam 19 projetos
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (17/12), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou 19 projetos destinados à melhoria em Montes Claros. Um dos projetos, do vereador Reinaldo Carrapicho (PSD), denomina o campo de futebol localizado no distrito de Santa Rosa de Lima como Campo de Futebol Mauro Elton Ribeiro Veloso.
Entre os projetos, estão os que concede título de cidadão honorário ao comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves e ao diretor executivo da InterTV Minas, Fábio Luiz Braidatto. Ambos os projetos são de autoria do vereador Marcos Nem (Podemos).
Denominação de vias
Durante a reunião foram aprovados oito projetos do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) para a denominação de ruas. Um deles denomina sete ruas no bairro Castelo Branco (ruas dos Pardais, do Pombo, Cardeal, Cupim, Charles Rodrigues, Papa Capim e Pica-Pau).
Além das ruas da Águia, do Pássaro Preto, Calopsita e Soldadinho também no bairro Castelo Branco.
Há ainda a denominação das ruas Condor, na Chácaras Quintas da Boa Vista; Lagoa Tanganica, no bairro Carmelo; Piracicaba, no bairro Guarujá e; das Gardênias, no bairro Jardim Olímpico.
Foram denominados ainda 19 ruas no bairro Cidade Industrial a partir de projeto do vereador Aldair Fagundes (União). As ruas são: Lourenço Mendes, Edilson Pereira de Souza, dos Pássaros, Manoel Dias, Maurício Lopes dos Santos, Linda, Maria Flor, Antônio Pereira Batista, Netuno, Paulo Vieira, Três Marias, Edvaldo José, Perseverança, Belas Rosas, Andrômeda, Feliciana Araújo Carneiro, Meteoro, beco Flor de Liz, Maria das Mercês e Emília Alves. Ainda foram denominadas as ruas São Dimas e Santa Isabel, no bairro Todos Santos II Prolongamento e no bairro Barcelona Park; bem como as ruas Ana dos Reis Souza, no bairro Vila Antônio Narciso; Jovino Ferreira de Souza, Luiz Lopes Batista e Aurino Genésio de Lima, no bairro Distrito Industrial.
De autoria do vereador Wilton Dias (Avante) foi aprovado o projeto que denominam as ruas Aroeira Real, Cacto Real, Dracena Real, Embaúba Real, Kamomila e Margarida Real, no bairro Reserva Real.
De autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB) foram denominadas a rua Flor de Jatobá e a praça Nina Dias, no bairro Maracanã.
Foi denominado ainda a avenida Fernando Dias de Souza, na comunidade rural de Antônio Olinto, a partir de projeto da vereadora Graça da Casa do Motor (União).
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara presta homenagem à Escola Dulce Sarmento
Por Cássia Soares
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa segunda-feira (16/12), sessão especial em comemoração aos 60 anos de fundação da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Daniel Dias (PCdoB) e contou com a presença de autoridades civis, políticas, educadores, alunos e egressos da instituição.
Em pronunciamento, o parlamentar destacou que a professora Dulce Sarmento foi um exemplo de inclusão social e responsável por diversas transformações na educação, ressaltando a ampla variedade de cursos oferecidos ao longo da história do educandário. Enfatizou, ainda, a importância da instituição em sua formação pessoal, ao recordar que, nela se envolveu com o movimento estudantil e desenvolveu seu espírito de liderança. “A educação transforma vidas e eu sou um exemplo disso. A Escola Dulce Sarmento é um verdadeiro lar de aprendizado, com profissionais preparados para transformar a sociedade”, afirmou Daniel Dias.
A ex-diretora da escola, Nilva Vilas Boas, recordou sua trajetória de 33 anos junto à instituição destacando a evolução do ensino, os avanços tecnológicos e a conquista de parcerias para estágios remunerados em importantes empresas da cidade. A professora fez um apelo para que educadores e autoridades políticas não deixem que a escola perca sua relevância social e sua continuidade.
O prefeito de Claro dos Poções, Marcelino de Oliveira Neto, ao representar os egressos da unidade de ensino, enfatizou a importância da instituição, não apenas para alunos de Montes Claros, mas também para aqueles que vêm de cidades de todo o Norte de Minas.
A atual diretora, Patrícia Alves, ressaltou que a celebração dos 60 anos de fundação da Escola Dulce Sarmento reflete o impacto positivo na vida de muitos educandos e educadores. A pedagoga destacou que é por meio da educação que se pode construir um mundo melhor e enfatizou o protagonismo juvenil defendido pela instituição, como uma maneira de influenciar a comunidade, a cidade e o país.
A vice-presidente da Casa Legislativa, Maria Helena (MDB), que presidiu a solenidade, encerrou a sessão recordando a atuação do professor Hamilton Lopes e os desfiles da fanfarra promovidos pela escola. “A fanfarra é um patrimônio cultural da nossa cidade. Precisamos lutar pela continuidade do trabalho realizado pela Escola Dulce Sarmento”, concluiu a parlamentar.
Escola Professora Dulce Sarmento
Fundada em 1964, a Escola Estadual Dulce Sarmento é uma das mais tradicionais de Montes Claros, oferecendo turmas de ensino fundamental, ensino médio e também do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Câmara aprova quatro requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante reunião realizada nesta terça-feira (17), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou quatro requerimentos, com destaque para a área de educação com construção do Cemei na Comunidade Rural de Lagoinha, a partir de solicitação da vereadora Maria Helena (MDB).
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) também apresentou requerimento que solicita a construção de Cemei no bairro Residencial Portal dos Ipês.
Trânsito
Em busca de dar mais segurança aos pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas, o vereador Reinaldo Barbosa (PSD) solicitou que a MCTrans realize estudo técnico para a instalação de semáforo na avenida das Indústrias, próximo aos Supermercados BH e Mart Minas.
Playground
Na área de infraestrutura urbana, o vereador Soter Magno (PSD) solicitou a reforma com a instalação de playground e academia ao ar livre na praça Capitão José Maria Rodrigues de Souza, ao lado da Igreja Santa Clara, no bairro Morada do Sol.
______________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Dezembro Verde: Câmara encerra campanha com homenagem
Por Christine Antonini
Em celebração ao Dezembro Verde, mês dedicado ao combate de maus-tratos e abandono de animais, a Câmara de Montes Claros entregou na noite desta quarta-feira (18/12), homenagem à ativista Isabel Leandra de Assis Cordeiro. Isabel que sempre foi dedicada à causa animal, abraçou ainda mais após seu cachorro (Chimbinha) ser diagnosticado erroneamente, vindo perder uma das pernas e a visão de um olho. A lei municipal (n°5.416/2023), que deu origem ao Dezembro Verde, bem como a homenagem foram de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PRD).
A vereadora Ceci destacou que é no mês de dezembro que aumentam os números de abandonos de animais, devido às férias e festas de fim de ano. “É um período em que muitos tutores, infelizmente, ignoram que os animais são seres sencientes e deixam à mercê do sofrimento”, pontuou. Para Ceci, a história de Isabel ensina que amar é resistir ao abandono, ao descaso e crueldade.
Isabel Cordeiro relatou que abraçou a causa animal e busca até hoje por justiça pelo seu cachorro, Chimbinha – um poodle de nove anos de idade. De acordo com Isabel, o cão pulou da cama e começou a mancar, preocupada com a situação, a tutora o levou em uma clínica veterinária em Montes Claros. Os veterinários que o atendeu informaram que Chimbinha tinha câncer e começaram o tratamento. Com o tempo, a pata do cachorro, bem como o olho começaram a necrosar, tendo que amputar. O cãozinho ficou manco e cego, uma vez que o tratamento errado acarretou a situação.
“Essa homenagem não é somente para nós e sim para todos os tutores que lutam diariamente pelos seus filhos de quatro patas. Chimbinha é o nome e a cara da luta pelos direitos dos animais. Ele tem o propósito de os tutores sempre questionarem os primeiros diagnósticos e procurar veterinários competentes”, encerrou a tutora Isabel Cordeiro.
CASO CHIMBINHA
O assunto circulou nas redes sociais, imprensa, até chegar aos deputados estaduais que realizaram uma audiência pública na Assembleia de Minas. Ainda segundo Isabel, a denúncia inclui desde diagnósticos precipitados, a ausência de exames conclusivos e o uso incorreto de procedimentos. Além disso, há suspeita de que profissionais sem a devida especialização tenham sido responsáveis por atendimentos.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento aprova mudança administrativa do Executivo
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou três projetos de lei e emendas. Um deles, altera a Lei Complementar nº40, de 2012, que visa adequar a estrutura administrativa do Executivo às propostas da nova administração pública do município, a ser iniciada em 1º de janeiro de 2025. Entre as mudanças, está o desmembramento da Secretaria de Defesa Social que passa a ser Secretaria de Segurança Integrada e criadas as secretarias de Defesa Civil, de Inovação e Projetos Especiais, Aceleração Econômica, Administração e Comunicação.
Outro projeto aprovado, também do Executivo, altera diversos dispositivos, inclusive com denominação de unidade de ensino em Montes Claros, não dispondo sobre a criação oficial dos educandários, o que se pretende corrigir com a aprovação do presente Projeto.
De autoria do vereador Igor Dias (PRB), foi aprovado ainda o projeto de lei que concede título de cidadão honorário ao advogado e presidente da Comissão de Direito Público Municipal da 11ª Subseção da OAB, Danilo Soares de Oliveira.
Redutor de velocidade e Passe Livre Estudantil
Durante a reunião ordinária, também foram aprovados dois requerimentos. Um deles, de autoria do vereador Wilton Dias (Avante), que solicita a implantação de redutores de velocidade na avenida Olímpio Teixeira Guimarães – entre as avenidas Corinto Crisóstomo Freire e Francisco Gaetani (BR-365), no bairro Morada do Parque. De acordo com o parlamentar, a medida visa aumentar a segurança das pessoas que circulam no local, tendo em vista o fluxo de veículos que transitam em alta velocidade.
A prorrogação do Programa Passe Livre Estudantil para o ano de 2025, que prevê manutenção e custeio do serviço em Montes Claros foi solicitado pelo vereador Daniel Dias (PCdoB). No documento, o parlamentar argumenta que o acesso ao serviço para estudantes carentes no transporte coletivo garante o acesso à educação com equidade e de modo inclusivo.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Aprovado relatório da CLI
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19/12), na Câmara Municipal de Montes Claros, os parlamentares analisaram e votaram o relatório da Comissão Legislativa de Investigação (CLI), que apurou o deficit de R$ 2,2 milhões. O documento foi aprovado em plenário.
A CLI foi instaurada em 23 de novembro a pedido da vereadora Professora Iara Pimentel (PT). A comissão composta pelos vereadores Daniel Dias (PCdoB), Marlus do Independência (PSD) e Marcos Nem (Pode), ouviu setores envolvidos e também membros da Mesa Diretora na elaboração do orçamento da Casa Legislativa para chegar a um parecer antes do final desta legislatura.
O relatório concluiu que não foram apresentados dados ou fatos que demonstrassem a prática de ato ilícito penal por qualquer setor envolvido, bem como a inexistência de lesão ao patrimônio público, uma vez que todas as despesas realizadas se deram em razão de gastos públicos, com previsão legal para sua existência. Concluiu-se também que todas as diferenças mensais surgiram em razão do não controle da execução orçamentária e financeira, ou seja, da não inclusão de algumas despesas no planejamento dos gastos anuais, a exemplo dos encargos patronais.
Durante a averiguação do documento, a CLI elaborou oito recomendações para a próxima legislatura, entre elas, que a Controladoria de Contabilidade centralize e supervisione toda a parte financeira da Casa, executando 100% do Orçamento da Câmara; caso seja possível, a criação de uma conta específica que será depositado o dinheiro dos restos a pagar.
Vale ressaltar que todos os vereadores defendem a garantia de direitos adquiridos, especialmente trabalhistas e a valorização de todos os servidores - sejam efetivos, comissionados, cedidos à Casa - ou funcionários terceirizados.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores eleitos serão empossados no dia 1° de janeiro
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza no dia 1° de janeiro, às 8h30, a cerimônia de posse dos vereadores eleitos/reeleitos para o pleito de 2025/2028. Dos 23 parlamentares, cinco são mulheres – fato histórico na Casa legislativa montes-clarense.
De acordo com o Regimento Interno da Casa, a sessão de posse será presidida pelo vereador mais velho – Raimundo do INSS – que dará posse aos eleitos. Após essa etapa, os membros que farão parte da Mesa Diretora – presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários - serão eleitos para o pleito de 2025/2026. Em consenso com a maioria, os vereadores decidiram por chapa única, mostrando a união do legislativo.
Ainda durante a sessão, o presidente empossado dará posse para o prefeito eleito Guilherme Guimarães e seu vice-prefeito Otávio Rocha. Logo após a cerimônia, os eleitos irão para o saguão da Prefeitura de Montes Claros (sede nova) para transmissão de cargo.
ELEITOS PARA A 20° LEGISLATURA – pleito 2025 a 2028
Caroline Figueiredo Costa
Cecília Meireles Ferreira
Iara de Fátima Pimentel Veloso
Maria das Graças Gonçalves Dias
Maria Helena de Quadros LopesAilton Soares dos Reis
Cláudio Rodrigues de Jesus
Daniel Dias da SilvaEdson Pereira dos Santos
Eduardo Vinícius Soares Ferreira
Eldair Gonçalves dos Santos
Igor Gustavo Dias
José Crisóstomo Lopes
José Marcos Martins de Freitas
Marlus Mendes Soares
Martins Lima Filho
Odair Ferreira Oliveira
Paulo César Landim Miranda
Raimundo Pereira da Silva
Reinaldo Antônio Dias
Rodrigo Maia de Oliveira
Soter Magno do Carmo
Wilton Afonso Dias Soares
______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento aprova contas do Executivo referentes a 2017
Por Cássia Soares
Na última reunião do ano, realizada em sessão extraordinária nesta sexta-feira (20/12), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou o Projeto de Resolução nº 38/2024, que trata da prestação de contas do Município. O projeto foi elaborado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Casa legislativa, com base no parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que analisou e aprovou as contas do exercício financeiro de 2017, referente ao mandato do prefeito Humberto Souto.
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, vereador Wilton Dias (Avante), ressaltou que a análise foi realizada a partir dos documentos do processo encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo o parlamentar, a única ressalva apontada foi a necessidade de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado pelo prefeito Humberto Souto, o que viabilizou a aprovação das contas. “A aprovação comprova que o prefeito empenhou esforços para aplicar corretamente os recursos arrecadados em benefício da população de Montes Claros”, destacou o parlamentar.
O relator da Comissão, vereador Aldair Fagundes (União), explicou que o ano de 2017 foi atípico, pois o sistema contábil vigente na época não permitia a conclusão das contas conforme as exigências do Tribunal de Contas. “Foi somente após a formalização do Termo de Ajustamento de Gestão entre o prefeito Humberto Souto e o Tribunal de Contas que o processo pôde ser finalizado”, concluiu o parlamentar.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores tomam posse para a 20ª legislatura
Por Christine Antonini
Tomaram posse nesta quarta-feira (1º), os vereadores eleitos para assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros para a 20ª Legislatura – 2025/2028. Na cerimônia, também tomaram posse o prefeito Guilherme Augusto Guimarães Oliveira e o vice-prefeito Otávio Batista Rocha Machado.
Dos 23 vereadores eleitos, 5 exercerão o mandato pela primeira vez e 18 foram reeleitos. Pela primeira vez na história da Casa Legislativa, cinco mulheres tomaram posse.
Tomaram posse os vereadores: Caroline Figueiredo Costa (PL), Cecília Meireles Ferreira (PRD), Iara de Fátima Pimentel Veloso (PT), Maria das Graças Gonçalves Dias (União), Maria Helena de Quadros Lopes (MDB), Ailton Soares dos Reis (MDB), Cláudio Rodrigues de Jesus (Cidadania), Daniel Dias da Silva (PCdoB), Edson Pereira dos Santos (PV), Eduardo Vinícius Soares Ferreira (Pode), Eldair Gonçalves dos Santos (PSD), Igor Gustavo Dias (PRD), José Crisóstomo Lopes (União, José Marcos Martins de Freitas (Pode), Marlus Mendes Soares (PSD), Martins Lima Filho (PP), Odair Ferreira Oliveira (União), Paulo César Landim Miranda (Avante), Raimundo Pereira da Silva (PDT), Reinaldo Antônio Dias (União), Rodrigo Maia de Oliveira (União), Soter Magno do Carmo (PSD) e Wilton Afonso Dias Soares (Avante).
A cerimônia de posse, realizada na sede do legislativo, foi seguida da eleição da Mesa Diretora. Após empossada a Mesa Diretora, o presidente Junior Martins ressaltou o comprometimento com o povo montes-clarense. “Daremos continuidade aos trabalhos do último biênio”, pontuou o presidente. Ao final da sessão, o presidente deu posse ao prefeito Guilherme Augusto Guimarães Oliveira e o vice-prefeito Otávio Batista Rocha Machado.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Câmara elege a nova Mesa Diretora
(da dir. para a esq.) Marlus da Independência (PSD), 1º secretário; Junior Martins (PP), presidente; Rena de Nova Esperança (União), vice-presidente e; Ailton do Village (MDB), 2º secretário
Por Stênio Aguiar
A Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (1º), sessão ordinária para eleição da Mesa Diretora no biênio 2025/2026 da 20ª Legislatura. Apenas uma chapa foi apresentada – o registro aconteceu no dia 16 de dezembro de 2024.
A eleição foi realizada por votação aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do Plenário. A Mesa da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e suas competências estão definidas no artigo 43 do Regimento Interno.
O presidente da Câmara, vereador Junior Martins (PP), foi reeleito para o cargo. O vereador Rena de Nova Esperança (União), como vice-presidente; Marlus da Independência (PSD), como 1º secretário e; Ailton do Village (MDB), como 2º secretário.
Durante pronunciamento, o presidente eleito, Júnior Martins, ressaltou o seu comprometimento com a continuidade ao trabalho transparente voltado para a população. “É aqui [na Casa legislativa] onde se apreciam as propostas para que a cidade ande nos trilhos certos, demonstrando exemplo ao povo de Montes Claros, para darmos continuidade aos trabalhos”, destacou o parlamentar.
Regras
Há duas eleições para a Mesa em cada legislatura (período de quatro anos do mandato). A primeira é realizada no início do 1º ano legislativo, que no caso, foi a eleição desta quarta (1º), logo após a posse dos vereadores eleitos. A segunda, ocorre no fim do 2º ano legislativo, na 2ª quinzena de dezembro.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Parlamento define os membros das Comissões Permanentes
Por Stênio Aguiar
Durante a primeira reunião realizada em 2025, a Câmara de Vereadores de Montes Claros realizou nesta quinta-feira (2), a escolha dos integrantes que irão compor as 14 Comissões Permanentes para o biênio 2025/2026.
Após a escolha dos integrantes, as comissões irão se reunir para definir o cargo que cada parlamentar irá desempenhar. De acordo com o presidente da Casa legislativa, Junior Martins (PP), as comissões - formadas pelo presidente, vice-presidente e relator - trabalham efetivamente na apreciação dos projetos que chegarem ao Legislativo antes de ir para a votação no Plenário.
Wilton Dias (Avante) destacou que a indicação dos parlamentares para cada comissão foi com base a afinidade ou área de atuação, o que demonstra uma forma democrática de escolha dos integrantes das comissões.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) ressaltou que a composição das Comissões temáticas é uma das etapas do processo legislativo. Cada Comissão terá um cronograma de reuniões que atende as necessidades do Parlamento.
Comissões Permanentes
De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores cada parlamentar pode participar de até três comissões como efetivo e em outra três como suplente. Na próxima etapa do processo de formação das Comissões, o presidente da Casa irá publicar as comissões através de portaria. Na sequência, nas primeiras reuniões das Comissões, acontece a definição dos cargos em cada comissão.
Legislação, Justiça e Redação
Efetivos: Marcos Nem (Pode), PC Landim (Avante) e Maria Helena (MDB)
Suplente: Eduardo Preto (Pode), Wilton Dias (Avante) e Raimundo do INSS (PDT)
Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas
Efetivos: Wilton Dias (Avante), Eduardo Preto (Pode) e Raimundo do INSS (PDT)
Suplente: PC Landim (Avante), Marcos Nem (Pode) e Daniel Silva (PCdoB)
Serviços Públicos Municipais
Efetivos: Igor Dias (PRD), Rodrigo Cadeirante (União) e Rena de Nova Esperança (União)
Suplente: Ceci Protetora (PRD), Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Crisóstomo da Minas Brasil (União)
Denominação de Vias e Logradouros
Efetivos: Edson Cabeleireiro (PV), Ailton do Vilage (MDB) e Cláudio Rodrigues (Cidadania)
Suplente: Marlus do Independência (PSD), Maria Helena (MDB) e Igor Dias (PRD)
Saúde
Efetivos: Carol Figueiredo (PL), Crisóstomo da Minas Brasil (União) e Marcos Nem (Pode)
Suplente: Daniel Silva (PCdoB), Rena de Nova Esperança (União) e Eduardo Preto (Pode)
Educação
Efetivos: Daniel Silva (PCdoB), Professora Iara Pimentel (PT) e Eduardo Preto (Pode)
Suplente: Wilton Dias (Avante), Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Marcos Nem (Pode)
Segurança e Direitos Humanos
Efetivos: PC Landim (Avante), Carol Figueiredo (PL) e Professora Iara Pimentel (PT)
Suplente: Wilton Dias (Avante), Edson Cabeleireiro (PV) e Cláudio Rodrigues (Cidadania)
Licitações
Efetivos: Eduardo Preto (Pode), Ailton do Vilage (MDB) e Cláudio Rodrigues (Cidadania)
Suplente: Marcos Nem (Pode), Maria Helena (MDB) e Rodrigo Cadeirante (União)
Ética Parlamentar
Efetivos: Soter Magno (PSD), Wilton Dias (Avante) e Raimundo do INSS (PDT)
Suplente: Marlus do Independência (PSD), PC Landim (Avante) e Eldair Samambaia (PSD)
Agricultura
Efetivos: Rena de Nova Esperança (União), Graça da Casa do Motor (União) e Eldair Samambaia (PSD)
Suplente: Crisóstomo da Minas Brasil (União), Rodrigo Cadeirante (União) e Soter Magno (PSD)
Meio Ambiente
Efetivos: Edson Cabeleireiro (PV), Ceci Protetora (PRD) e Soter Magno (PSD)
Suplente: Eduardo Preto (Pode), Igor Dias (PRD) e Eldair Samambaia (PSD)
Esporte
Efetivos: Odair Ferreira (União), Edson Cabeleireiro (PV) e Igor Dias (PRD)
Suplente: Cláudio Rodrigues (Cidadania), PC Landim (Avante) e Ceci Protetora (PRD)
Cultura e Turismo
Efetivos: Ailton do Vilage (MDB), Daniel Silva (PCdoB) e Ceci Protetora (PRD)
Suplente: Maria Helena (MDB), Professora Iara Pimentel (PT) e Igor Dias (PRD)
Mulher
Efetivos: Maria Helena (MDB), Carol Figueiredo (PL)e Professora Iara Pimentel (PT)
Suplente: Daniel Silva (PCdoB), Ailton do Vilage (MDB) e Ceci Protetora (PRD).
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento aprova requerimento para melhoria na saúde
Por Stênio Aguiar
Durante reunião na Câmara de Vereadores de Montes Claros, realizada nesta terça-feira (7/1), foram aprovados 16 requerimentos, que propõem melhorias na saúde e na infraestrutura do município.
Um dos requerimentos é da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que solicita o retorno do atendimento de pediatras em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Montes Claros.
Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB), solicita que seja mantida a concessão do Passe Livre Estudantil, ao longo de 2025, conforme prevê Art. 1°, §2° da Lei nº 5.625, de 06 de dezembro de 2023. A legislação garantia a concessão do beneficio até 31 de dezembro de 2024.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicita a reforma e adequação das rampas de acessibilidade em calçada na área central da cidade, bem como na Avenida Deputado Esteves Rodrigues.
Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou o reajuste referente do piso salarial para os agentes Comunitários de Saúde e de Combates a Endemias’, nos termos da Emenda Constitucional nº 120 de 05/08/2022 e o Decreto Presidencial nº 12.342/2024, e retroativo ao mês de janeiro.
Foi aprovado o anteprojeto de lei que ‘Dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros excessivos provenientes de escapamentos de motocicletas, veículos similares. O requerimento é de autoria do vereador Wilton Dias (Avante). Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.
Meio ambiente
A solicitação da inclusão de mensagens publicitárias nos caminhões compactadores de lixo, com o objetivo de promover e incentivar a prática da coleta seletiva de resíduos foi o tema do requerimento Soter Magno (PSD).
A vereadora Ceci Protetora (PRD), solicita que a emenda impositiva de sua autoria, no valor de R$ 290.206,07 seja destinada aos caixas escolares do município, em ações de educação para a proteção e bem-estar animal.
A instalação de banheiro público no Parque Sagarana foi o tema do requerimento do vereador PC Landim (Avante).
Infraestrutura
Entre os requerimentos de melhorias na infraestrutura está o anteprojeto de lei que dispõe sobre a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres em frente as escolas estaduais, municipais e particulares no Município, como forma de proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres. O requerimento é da vereadora Maria Helena (MDB).
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicita a implantação de iluminação no trecho que liga o anel rodoviário Leste ao bairro Jardim Alegre/Facela, bem com a pavimentação de trecho da via de acesso.
Outro requerimento, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), solicita a instalação de redutor de velocidade em frente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José, na avenida Leonel Beirão de Jesus, no bairro Dr. João Alves.
O vereador Odair Ferreira (União) solicita a implantação de redutor de velocidade na avenida Central, no Vila Sion.
A revitalização da Praça Itapetinga, localizada no bairro Alto São João foi solicitada pelo vereador Junior Martins (PP).
O vereador Ailton do Vilage (MDB) solicita a reforma da ponte (barreiras de proteção e passarela de pedestre) da avenida Rui de Albuquerque no bairro Village I.
A reforma do Centro Cultural de Montes Claros, com melhorias na infraestrutura, modernização dos equipamentos de som e iluminação e, a adequação às normas de acessibilidade foi solicitado pelo vereador Igor Dias (PRD).
O vereador Eldair Samambaia (PSD) solicita o patrolamento e cascalhamento das estradas entre os distritos de Santa Rosa de Lima e São Pedro da Garça e; das estradas de Capivara, Matos, Maganagem, Crispim, Campos e Patrona, ambas no distrito de Santa Rosa de Lima.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara reivindica prorrogação do Passe Livre Estudantil
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, na manhã desta terça-feira (07), o vereador Daniel Dias (PC do B) apresentou requerimento solicitando ao prefeito Guilherme Guimarães (União), que seja mantido a concessão do Passe Livre Estudantil, uma vez que o programa fora instituído através da Lei n°. 5.625 de 6 de dezembro de 2023. No entanto, a legislação garantia a concessão do benefício apenas até 31 de dezembro de 2024, com a possibilidade de prorrogação conforme o Art. 1°, §2° da referida Lei, é necessário a autorização via Decreto do Prefeito.
Em defesa da prorrogação do prazo, o parlamentar justificou que o Passe Livre Estudantil é importante benefício que isenta os estudantes carentes do pagamento dos bilhetes no transporte público, evitando assim a evasão escolar, uma vez que o valor gasto em locomoção até as instituições de ensino é um obstáculo para a permanecia nos estudos de diversos estudantes, tendo sido implementado no ano de 2024, em Montes Claros, demonstrando a capacidade orçamentária do município em arcar com os valores necessários para o custeio do programa e manutenção do Passe Livre Estudantil.
Sobre o Passe Livre Estudantil
O Passe Livre substitui o antigo Meio Passe e, como o próprio nome diz, financia o pagamento integral do valor da passagem do transporte coletivo no trecho casa/escola e escola/casa. Conforme previsto na Lei nº 5.625, de 06/12/2023, que dispõe sobre a criação do Passe Livre Estudantil, o custeio do benefício estava assegurado até 31 de dezembro de 2024, com validade exclusiva para a utilização no Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros. Ainda conforme a legislação, o benefício é destinado ao transporte de estudantes regularmente matriculados em instituições sediadas no município e que residam a distâncias superior a mil metros das respectivas unidades de ensino. A Lei também prevê que o auxílio seja concedido preferencialmente aos estudantes cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais desenvolvidos pelo Município e pelo Governo Federal.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Melhorias na iluminação pública são discutidas na Câmara
Arquivo/ Vereadora Graça - No acesso ao bairro Jardim Alegre/Facela já foram instalados os postes, no entanto ainda não foram instaladas as luminárias
Por Stênio Aguiar
Em requerimento aprovado na reunião da Câmara de Montes Claros, na terça-feira, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou ao Executivo municipal a instalação de lâmpadas para iluminar o trecho que liga o Anel Rodoviário Leste ao bairro Jardim Alegre/Facela, bem como a troca de lâmpadas queimadas e iluminação no calçadão da Praça de Esportes (Calçadão Conrado Pereira). A parlamentar destacou que a iluminação pública traz mais segurança para a população.
Em relação ao acesso ao bairro Jardim Alegra, ela justifica que o trecho de 1,2 quilômetro já conta com os postes de iluminação, no entanto há necessidade da instalação das luminárias. A medida, segundo Graça da Casa do Motor, atende ao pedido da Associação dos moradores daquele bairro e visa proporcionar benefícios para a população que praticam atividades físicas no local, bem como as pessoas que transitam na região indo e vindo do trabalho ou da escola. “A falta de iluminação vem gerando grande transtorno aos moradores, ficando eles impossibilitados pela escuridão no local, privando os mesmos de aproveitarem e terem mais segurança”, destacou a vereadora.
Calçadão da Praça de Esportes
Em outro requerimento, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (9/1), Graça da Casa do Motor solicitou a reforma geral e bem como as trocas de luminárias instaladas em frente as bancas de comércio no calçadão Conrado Pereira, na Praça de Esportes. No requerimento, a parlamentar destaca que a falta de iluminação associado a degraus no piso vem ocasionando acidente com pedestres. Ela solicita ainda a necessidade da implantação rampa para acessibilidade destinada a cadeirantes.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Incentivo à coleta seletiva é pauta em reunião
Por Cássia Soares
Na reunião ordinária dessa terça-feira (7), a Câmara Municipal de Montes Claros discutiu, entre outros assuntos, a proposta de implementação de ações de conscientização ambiental, com o objetivo de incentivar a população sobre a importância da coleta seletiva na cidade. A proposta inclui a plotagem dos caminhões compactadores com mensagens.
O vereador Soter Magno (PSD), por meio de seu primeiro requerimento do ano, solicitou à Prefeitura de Montes Claros a realização de plotagem em todos os caminhões compactadores de lixo, com mensagens educativas sobre a importância da coleta seletiva. De acordo com o vereador, a ação visa aprimorar a sustentabilidade e a gestão dos resíduos, além de contribuir para a ampliação da vida útil do aterro sanitário.
Entre as sugestões de mensagens impactantes, o requerimento sugere frases como: “Separe seu lixo: a natureza agradece”; “A coleta seletiva começa com você”; e “Recicle e ajude o meio ambiente”.
“Essa iniciativa tem grande potencial de engajamento da população, pois, os caminhões circulando pela cidade podem incentivar uma mudança de comportamento em relação à preservação ambiental. A população precisa se deparar com essas mensagens em todos os lugares para se envolver ativamente e colaborar na separação dos materiais recicláveis e orgânicos”, afirmou Soter Magno.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Dez requerimentos são aprovados na Câmara
Por Cássia Soares
Nesta quinta-feira (9), em reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, os vereadores aprovaram, 10 requerimentos, sendo três deles, voltados à infraestrutura. Os demais documentos abordam questões relacionadas à saúde, lazer, segurança no trânsito e acessibilidade.
Infraestrutura
O vereador Eldair Samambaia (PSD) apresentou requerimento solicitando o asfaltamento de importantes acessos na cidade. As obras envolvem a ligação entre a Estrada da Produção e a comunidade de Tabuas, entre o distrito de Santa Rosa de Lima e o distrito de São Pedro da Garça, além do trecho entre a Estrada da Produção, os distritos de Ermidinha e Pedra Preta dos Montes, e a estrada que ligam os distritos de Miralta e Vila Nova de Minas à BR-135, chegando à comunidade de Marcela.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) pediu a reforma geral do calçadão da Praça de Esportes (Calçadão Conrado Pereira), incluindo a substituição de lâmpadas queimadas e a melhoria da iluminação ao redor da praça e nas imediações das bancas de comércio.
Já o vereador Marcos Nem (Pode) requereu a realização de um estudo técnico para o recapeamento da Rua Roque Ferreira Pimenta, que liga os bairros Delfino e Camilo Prates.
Lazer e Saúde
Na área de lazer, o vereador Ailton do Village (MDB) solicitou a construção de um parque na região do Grande Village, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local, para atender os moradores da região.
Na saúde, o vereador Eduardo Preto (Pode) pediu a construção de um centro de saúde no bairro Santo Inácio, com salas amplas para atendimento odontológico e uma recepção que proporcione mais conforto e comodidade aos pacientes.
Acessibilidade e Segurança no Trânsito
Em relação à acessibilidade, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) requereu a construção de uma rampa de acesso para cadeirantes na Avenida Viriato Ribeiro Aquino, no bairro Canelas, próximo à faixa de pedestres.
Para a segurança no trânsito, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicitou a implantação de um redutor de velocidade na Avenida Sol Nascente, na interseção com a Rua João Pereira da Silva, no bairro Vila Sion. Além disso, o vereador Soter Magno (PSD) pediu a construção de uma faixa elevada na Rua Euzébio Alves Sarmento, em frente ao Colégio Ímpar, no bairro Jardim São Luís.
A Câmara também aprovou outros dois requerimentos. A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou fiscalização e limpeza urbana nas imediações da Lagoa Interlagos, enquanto o vereador PC Landim (Avante) requisitou a reforma e adequação da Casa da Cidadania de Montes Claros.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadora cobra retorno de pediatras às ESF’s e segurança nas escolas
Por Gissele Niza
Em reunião ordinária da última terça-feira (07.01), a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apresentou duas propostas para a saúde e a segurança da população de Montes Claros. O requerimento de nº 220/2025 pede o retorno dos pediatras às Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), visando garantir um atendimento mais eficiente e preventivo às crianças da cidade. Já o anteprojeto nº 2021/2025, solicita a instalação de faixas elevadas nas proximidades das escolas, a fim de reduzir o risco de acidentes com alunos e professores.
Pediatras
O requerimento que solicita a volta dos pediatras para os PSFs ganha destaque pela urgência do tema. Maria Helena explica que, até algum tempo atrás, as Estratégias de Saúde da Família contavam com pediatras para atendimentos especializados, mas atualmente os profissionais estão concentrados na Policlínica Ariosto Corrêa Machado. Essa mudança, segundo a vereadora, não trouxe bons resultados. “O SUS preconiza que o médico da família deve atender de bebês a idosos, mas, na prática, essa solução não tem sido eficaz, principalmente no atendimento pediátrico”, afirma.
A principal crítica da vereadora é a falta de acompanhamento preventivo. De acordo com ela, sem a presença de pediatras nas unidades básicas de saúde, muitas crianças só recebem atendimento imediatista. “O atendimento precoce é essencial. Se tivermos pediatras nos PSFs, poderemos oferecer um tratamento preventivo, evitando que as crianças cheguem às unidades de pronto atendimento com complicações mais sérias”, destaca Maria Helena.
Outro ponto levantado pela vereadora é a falta de flexibilidade no agendamento de consultas, o que prejudica ainda mais o atendimento. Muitas crianças adoecem antes da consulta marcada, e a demanda espontânea acaba sobrecarregando as unidades de saúde, deixando as crianças sem atendimento imediato. Maria Helena defende que os pediatras devem estar disponíveis nas unidades de saúde para garantir atendimento rápido e eficaz.
Segurança nas escolas
Quanto ao anteprojeto apresentado pela vereadora visando aumentar a segurança nas imediações das escolas de Montes Claros, ela explica que foi procurada por pais, mães e professores, assim como outros vereadores já foram, que relataram casos recorrentes de atropelamentos e acidentes nas portas das instituições de ensino.
“Há uma grande aglomeração nas saídas das escolas, e as crianças, muitas vezes, saem correndo sem esperar pelo pai ou responsável. Isso tem gerado muitos acidentes. A nossa proposta é que sejam instaladas faixas elevadas em frente às escolas municipais, estaduais e particulares, como medida para garantir a segurança de crianças, adolescentes e profissionais da educação. A segurança nas portas das escolas deve ser uma prioridade. Não podemos permitir que nossas crianças sejam expostas a esses perigos todos os dias”, ressalta a vereadora.
Além dos acidentes de trânsito, Maria Helena também se preocupa com o contexto mais amplo da segurança escolar. Ela lembra que, além dos atropelamentos, a violência nas escolas é um tema que vem sendo debatido. “A segurança começa na porta das escolas, e essa é uma medida que pode contribuir para uma proteção maior para os nossos alunos”, conclui.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Sessão ordinária é marcada por 23 requerimentos
Por Christine Antonini
Pauta cheia na sessão ordinária desta terça-feira (14/1), na Câmara de Montes Claros, onde 23 requerimentos foram aprovados. Os vereadores deram entrada em pedidos para melhorias na infraestrutura, saúde e educação. Entre os requerimentos aprovados estão um anteprojeto de lei e uma moção de apoio.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou à Copasa, a construção de reservatório de água no distrito de Nova Esperança para prevenir ocorrências de falta d´água. De acordo com a vereadora, o distrito tem mais de 7 mil moradores e apenas um reservatório de 60mil litros para abastecer aos moradores.
Também no distrito de Nova Esperança, o vice-presidente da Casa, vereador Rena (União), reivindica a duplicação da BR MGC-135 entre o quilômetro 342 e 344 – que liga o distrito à sede de Montes Claros. Segundo o vereador, a estrada possui grande fluxo de veículos pesados, gerando acidentes.
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), expediu ofício solicitando recuperação da calçada ao longo da avenida Sidney Chaves, bem como a construção do muro de arrimo e calçadas, tanto na avenida quanto na rua Zélia Maria – localizada no bairro Renascença.
De autoria do vereador Eldair Samambaia (PSD), o requerimento aprovado, solicita construção de canaletas nos distritos e comunidades rurais que receberam a pavimentação asfáltica. O serviço faz parte do Programa Municipal de Mobilidade Rural. Segundo o vereador, algumas vias não tiveram as canaletas construídas, gerando risco de danificação do asfalto, enquanto as canaletas de outras estradas foram danificadas pela ação humana ou devido ao tempo de construção.
“Ao mesmo tempo, o mato cresceu bastante às margens das rodovias, necessitando de roçada para melhorar a visibilidade dos usuários e reduzir os riscos de acidentes”, justificou o vereador.
O vereador Marlus do Independência (PSD), pediu a inclusão de um sistema de monitoramento de câmera olho vivo no Grande Independência e no bairro Esplanada – locais esses onde são concentrados o comércio da região. Já o vereador Raimundo do INSS (PDT), solicitou a construção de praça entre as ruas Dois e C e na avenida Osmani Barbosa, no bairro Planalto.
O requerimento do vereador Daniel Dias (PCdoB), solicita que seja concedida gratificação no valor de até 100% para os servidores ocupantes dos cargos de bombeiro hidráulico, serralheiro, pintor, carpinteiro e eletricista. O parlamentar também solicita a alteração do salário-base dos servidores que exercem a função de encarregado de serviços gerais e encarregado de setor.
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB), expediu ofício solicitando providências para que seja realizada a abertura da passagem da linha férrea que liga o bairro de Lourdes à rua Ângelo de Quadros nos bairros São José, Vila Ipiranga e Monte Carmelo, e também na avenida Atlântica e adjacentes, com intuito de desafogar o fluxo do trânsito de veículos dessas localidades.
O vereador PC Landim (Avante), expediu ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, solicitando o desenvolvimento de um aplicativo de comunicação que viabilize e simplifique o contato entre os cidadãos e os serviços públicos municipais.
SAÚDE
Alguns requerimentos voltados para saúde e bem-estar dos montes-clarenses também foram aprovados, entre eles, do vereador Soter Magno (PSD) que reivindica construção de Unidade Básica de Saúde tipo dois, no bairro Morada do Sol. Para o vereador, o local é um ponto estratégico que atenderá não apenas os moradores do próprio bairro, mas também das localidades vizinhas, como os bairros Augusta Mota, São Luiz, Ibituruna e Funcionários.
Preocupados com aqueles que sofrem da doença de fibromialgia, os vereadores Ailton do Vilage (MDB) e Rodrigo Cadeirante (Rede) entraram com requerimentos para oferecer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. O do vereador Ailton solicita criação de cadastro municipal de portadores de fibromialgia, com o intuito de obter levantamento estatístico. Já o de Rodrigo prevê que o município crie políticas públicas voltadas aos portadores e que haja concessão de carteirinha de identificação de pessoas com fibromialgia.
O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicita que o município faça cadastramento de pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A vereadora Carol Figueiredo (PL) enviou ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, solicitando informações sobre o número de abortos induzidos ocorridos no município nos últimos quatro anos. Para a vereadora, isso faz parte de uma estratégia para apurar e examinar programas executados pela Secretaria de Saúde de Montes Claros.
Bem-estar animal também é questão de saúde pública, por isso, a vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício ao secretário de Ambiente, Bem-estar Animal e Sustentabilidade, Fabiano de Oliveira, solicitando a inclusão de denúncias de violência, maus-tratos e abandonos de cães, gatos, equinos, muares e asininos nos canais de comunicação da secretaria.
ANTEPROJETO
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), encaminhou anteprojeto que estabelece a Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica. Essa iniciativa proporciona a introdução de novidades e aperfeiçoamento produtivo e social de Montes Claros. Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo - esse poderá encaminhá-lo à Câmara e, após aprovado, transformá-lo em lei.
MOÇÃO
A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) elaborou moção em prol dos professores de apoio da Unimontes. Segundo a pasta, a universidade enviou um documento destacando que o processo seletivo foi devidamente realizado e, os profissionais aprovados demonstraram estar aptos ao desenvolvimento das atividades essenciais ao cumprimento das políticas de inclusão no âmbito da instituição.
“No entanto, até o presente momento, não houve o deferimento ou a formalização necessária para que esses docentes iniciassem suas atividades”, ressaltou a vereadora.
EDUCAÇÃO E ESPORTE
Na área da educação e do esporte, cinco requerimentos foram aprovados, entre eles, o do vereador Odair Ferreira (União), para a construção de creches na região do Grande Delfino Magalhães. Também foi aprovado ofício ao secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg, solicitando celeridade no processo para pagamento das escolas conveniadas – essa proposta foi elaborada em conjunto com os vereadores Rodrigo Cadeirante, Ceci Protetora, Edson Cabeleireiro, Rena de Nova Esperança.
O vereador Marcos Nem (Pode) solicitou a instalação de vestiários no campo de futebol na comunidade de Barreiras. Já o vereador Igor Dias (PRD) pediu o retorno do processo de revitalização da Praça de Esportes e de todo o seu complexo de equipamentos esportivos.
CRAS
O vereador Wilton Dias (Avante) pediu a inclusão no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, a construção de 11 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ainda em relação ao CRAS, o vereador Eduardo Preto (Pode), pediu a construção e reforma das unidades dos CRAS em Montes Claros.
____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamentares defendem políticas públicas no enfrentamento à fibromialgia
Arquivo/ Câmara Municipal: A Lei nº 5258/2020 teve origem no Projeto de Lei nº 33/2020, do vereador Ailton do Vilage (MDB)
Por Stênio Aguiar
Melhorias em prol da saúde pública foi um dos temas mais debatidos durante a reunião ordinária desta terça-feira (14/1) pelos vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros. O tema central foi a fibromialgia, que em virtude da falta de um diagnóstico claro e a variedade de sintomas, muitas vezes atrasam o tratamento adequado.
O vereador Rodrigo Cadeirante (União), em requerimento, solicitou que sejam instituídas políticas públicas objetivando a concessão de carteirinha de identificação de pessoas com a fibromialgia, para fins de atendimentos prioritários, equiparando a prioridade da pessoa com deficiência.
O assunto também foi tema do requerimento apresentado pelo vereador Ailton do Vilage (MDB), que solicita a criação de cadastramento municipal das pessoas com fibromialgia, com o intuito de obter levantamento estatístico sobre quantas pessoas são acometidas pela doença, bem como onde estão localizados, quem são e quais são as suas necessidades individuais, para tratamento correto da deficiência e melhoria da qualidade de vida.
“Quem vê uma pessoa com fibromialgia, visivelmente não sabe que ela sofre com dores crônicas e que afeta o aspecto emocional. Muitas vezes não dá vontade de levantar da cama e esta foi uma causa de muitas pessoas com essa doença não estarem aqui hoje. Vamos a luta contra um preconceito, que muitas vezes está dentro da própria família”, destaca Ailton do Vilage.
Os requerimentos visam ampliar o acesso ao serviço no município. Isso, porque a Lei nº 5852/2020 sancionada pelo então prefeito Humberto Souto, teve origem no Projeto de Lei 33/2020, de iniciativa do vereador Ailton do Vilage, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A data é comemorada anualmente na semana do dia 12 de maio e visa sensibilizar a população por meio de palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades, acerca da importância do tema, bem como discutir políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com fibromialgia.
Sobre a Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e sensibilidade em áreas específicas do corpo. Embora a causa exata da fibromialgia não seja amplamente compreendida, acredita-se que esteja relacionada a processos neurológicos e genéticos. A doença afeta principalmente mulheres e é frequentemente associada a outras condições autoimunes e crônicas.
Pacientes com fibromialgia enfrentam uma série de desafios diários devido à intensidade e persistência dos sintomas. A falta de um diagnóstico preciso e a variedade de sintomas, muitas vezes, levam a um atraso no tratamento adequado.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Falta d’água em Nova Esperança preocupa vereadores
Por Christine Antonini
Os vereadores denunciaram na Tribuna da Câmara Municipal a constante falta de água no distrito de Nova Esperança, que fica a cerca de 20 quilômetros da sede de Montes Claros. Segundo os parlamentares, a última escassez d’água ocorreu na véspera do Natal – na qual os moradores ficaram cinco dias sem água.
De acordo com o vice-presidente da Casa, Rena de Nova Esperança (União), constantemente ocorre a falta de água no distrito, devido a problemas na bomba e a falta de energia elétrica também vem contribuindo para a situação.
“Foi acionado os responsáveis pela Copasa de Montes Claros, mas os mesmos não tinham equipamentos adequados para retirar a bomba. Foi preciso vir de Belo Horizonte os equipamentos para executar os serviços. Já acionamos o Poder Público estadual que está cobrando da Copasa as medidas emergenciais para o abastecimento de água em Nova Esperança”, pontuou o vice-presidente.
Ainda segundo o parlamentar, foi necessário que comerciantes locais contratassem caminhão pipa para abastecer o distrito e a Copasa também enviou outro. Rena informou que houve manifestação dos moradores para que o problema fosse resolvido.
O vereador enviou ofício à Copasa informando a situação para que seja solucionado o mais rápido possível.
“Pode ser feito um novo poço de água equipado com nova bomba para ficar de reserva e também ser construído um novo reservatório. Assim, quando der problemas no existente, a população não ficará tão prejudicada, uma vez que temos apenas um poço que está localizado na comunidade de Cabeceiras”, ressaltou Rena de Nova Esperança.
Para também tentar resolver a situação, a vereadora Graça da Casa do Motor (União) solicitou à Copasa, a construção de reservatório de água no distrito de Nova Esperança para prevenir ocorrências de falta d´água. De acordo com a parlamentar, o distrito tem mais de 7 mil moradores e apenas um reservatório de 60mil litros para abastecimento.
“Um poço artesiano atenderá à população e em qualquer eventualidade de quebra de bomba e falta de energia, possa amenizar a situação, pois, em decorrência ao último problema com a bomba, a população ficou dias sem água, sendo abastecida por caminhão-pipa”, afirmou a vereadora Graça.
ESTRADA
Também no distrito de Nova Esperança, o vice-presidente da Casa, vereador Rena (União), reivindica a duplicação da MGC-135 entre o quilômetro 342 e 344 – que liga o distrito à sede de Montes Claros. Segundo o vereador, a estrada possui grande fluxo de veículos pesados, gerando acidentes.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Zona Rural: Câmara solicita energia solar para poços artesianos
Por Cássia Soares
Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, realizada nesta quinta-feira (16), os vereadores aprovaram dez requerimentos, que incluem propostas de melhorias em infraestrutura, segurança no trânsito e lazer. Entre as demandas aprovadas, estão também, iniciativas voltadas para o aprimoramento dos serviços públicos essenciais e a instalação de placas de energia solar.
O requerimento do vereador Eldair Samambaia (PSD), solicita a avaliação da viabilidade de instalação de sistemas de energia solar em todos os poços artesianos públicos da zona rural. De acordo com o parlamentar, a proposta visa reduzir os custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade nos serviços públicos.
O vereador Marcos Nem (Pode) apresentou proposta destinada a comunidade rural, pedindo a realização de estudo sobre a viabilidade para extensão da rede de abastecimento de água entre a Vila Sion até a comunidade de Antônio Olinto. Segundo o parlamentar, a comunidade, atualmente, enfrenta dificuldades no fornecimento de água.
No âmbito da Assistência Social, o vereador Eduardo Preto (Pode), solicitou o reenquadramento salarial dos conselheiros tutelares do grau I para o grau V, com o objetivo de reconhecer a importância e a complexidade das funções desempenhadas por esses profissionais, que atuam na proteção de crianças e adolescentes no município.
Saúde, Esporte e Lazer
A vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto I. A parlamentar ressaltou que a medida visa proporcionar melhores condições de atendimento médico à população.
Em relação ao esporte, o vereador PC Landim (Avante) pediu a aquisição de um micro-ônibus para a Secretaria Municipal de Esportes, com o intuito de facilitar o transporte de atletas e ampliar a oferta de atividades esportivas na cidade.
A vereadora Maria Helena (MDB) propôs a construção da praça Capitão José Maria Rodrigues de Souza, no bairro Morada do Sol, bem como a implantação de uma pista de caminhada para os moradores da região.
O vereador Igor Dias (PRD), fez um apelo para que o projeto de humanização do canteiro central da avenida Beija-Flor, no bairro Jardim Primavera, seja executado. A proposta inclui a construção de um complexo social e de lazer e visa beneficiar diretamente os moradores da área.
Infraestrutura e segurança no trânsito
Em relação à infraestrutura urbana, o vereador Soter Magno (PSD) solicitou o recapeamento da avenida Tito Versiane dos Anjos, no bairro Augusta Mota. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma importante via, que necessita de reparos urgentes para garantir segurança aos motoristas e pedestres.
O vereador Ailton do Vilage (União) encaminhou pedido relacionado ao tráfego de veículos, e solicitou a instalação de redutores de velocidade na Avenida 200, no trecho entre o bairro Jaraguá II e Village I, visando melhorar a segurança viária na região.
Homenagem
O vereador Daniel Dias (PCdoB), propôs a realização de uma sessão especial para comemorar os 30 anos da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, a ser realizada no dia 19 de novembro deste ano. De acordo com o parlamentar, a homenagem visa reconhecer o trabalho da instituição na área da saúde pública em Montes Claros.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Janeiro Branco: Legislativo defende a criação de políticas públicas
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (14), vereadores aproveitaram para reforçar a campanha pelo Janeiro Branco, criada em 2014, cujo objetivo é conscientizar a sociedade quanto à saúde mental e emocional e a criação de políticas públicas.
Sobre o tema, o vereador Wilton Dias (Avante), criador de leis, como o Dia Municipal contra a Psicofobia, a Semana de Conscientização sobre Esquizofrenia, o Setembro Amarelo, a Semana de Valorização a Vida, o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio, a Semana de Conscientização sobre Bullying e a vaga de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ressaltou que essas ações têm o objetivo de promover a inclusão e o cuidado com a saúde mental no município. Por isso, defendeu a criação de políticas públicas, buscando minimizar a dor daquelas pessoas que têm na família, alguém com transtornos mentais.
A vereadora Iara Pimentel (PT) assinalou que a Câmara Municipal, como a Casa do Povo, reconhece a importância do Janeiro Branco e incentiva que no serviço público e nas empresas os gestores invistam tempo para refletir junto com os servidores/colaboradores sobre a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O objetivo do Janeiro Branco é de alertar para a importância de cuidar da saúde mental; estimular a busca por cuidados especializados; prevenir doenças mentais como ansiedade, depressão e pânico; debater a importância da saúde mental nas relações humanas. A cor branca representa um quadro em branco, onde é possível escrever uma nova história de saúde mental, sem tabus e preconceitos.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara institui Procuradoria da Mulher
Por Christine Antonini
Foi aprovado, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21/1), na Câmara de Vereadores, o projeto de resolução n°2/2025, de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que institui a Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo. Um dos objetivos do projeto é receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
De acordo com o projeto, o órgão independente, formado por procuradoras vereadoras, contará com o suporte técnico da Câmara Municipal, indicado pelo presidente da Casa Legislativa, para secretariar os seus trabalhos, contribuindo com a implantação e implementação de políticas públicas municipais de equidade.
“A procuradoria será mais um órgão de amparo à mulher vítima de qualquer tipo de abuso. Um lugar que ela receberá acolhimento. Queremos promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu deficit de representação na política para subsidiar políticas públicas”, defendeu a autora do projeto, vereadora Maria Helena.
Também de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes, foi aprovado o projeto n°5/2025, que altera o regimento interno da Casa Legislativa. Com a aprovação da pasta, cada vereador poderá (anualmente) conceder somente quatro honrarias instituídas pela Câmara Municipal de Montes Claros. Além disso, fica impedida a proposição de homenagem via requerimento, exceto as instituídas por resolução. Antes da alteração do projeto, os parlamentares podiam conceder duas homenagens, no entanto, outras honrarias eram feitas através de requerimentos.
“A Casa não tinha a previsão anual de quantas homenagens seriam entregues ao longo do ano e sabemos que isso gera gasto. Agora, teremos essa previsão”, defendeu a parlamentar.
Outros dois projetos foram aprovados durante a sessão ordinária, o primeiro de autoria do vereador Odair Ferreira (União), concede Título de Cidadã Honorária à educadora Euna Duarte Guimarães.
A outra proposta concede Título Declaratório de Utilidade Pública para o Instituto de Desenvolvimento de Saúde São José. A instituição está sendo criada para dar suporte ao antigo Hospital Prontocor – o projeto é de iniciativa do vereador Marcos Nem (Pode). A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
Também foi aprovado o projeto n°6/2025, de iniciativa do prefeito Guilherme Guimarães, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, no valor de 249.356.361,99 para a implantação das novas secretarias municipais e readequação das já existentes.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova 14 requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a sessão ordinária da Câmara de Montes Claros, desta terça-feira (21/1), os vereadores aprovaram 14 requerimentos. Mais uma vez, a área de infraestrutura foi a mais solicitada, como o pedido feito pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) para que seja realizado o serviço de drenagem na rotatória sentindo da avenida Pedro Augusto Veloso, localizada no final da avenida Mestra Fininha, e que seja estendido o mesmo serviço na avenida Corinto Crisóstomo Freire do bairro Morada do Parque.
A solicitação do vereador Sóter Magno (PSD) foi pela revitalização/desassoreamento da Lagoa do Parque Municipal Milton Prates, com implementação de um sistema de drenagem pluvial adequado para suportar o grande volume de água durante o período chuvoso.
Já o vereador Marcos Nem (Pode) reivindicou a realização de um estudo para a possibilidade de atendimento a comunidade de Miralta, com o término da infraestrutura da praça do Bonfim, pavimentação das ruas Padre Lucas (50 mts), Beco do Curió (50 mts), Beco do Bonfim (55 mts) e a iluminação pública Também solicitou a instalação de dois postes na rua Montes Claros, um no beco do Curió e outro na rua Bonfim.
A autorização pela recuperação do asfalto em torno da Escola Estadual Egídio Cordeiro, localizada na Avenida Alameda das Américas, nº 580, principalmente a lateral da escola pela rua Jorge Washington, no bairro Independência, foi a solicitação feita pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) solicita estudos técnicos para a urbanização do trecho final conhecido como Córrego das Lages, nas margens dos bairros Santa Cecília, Vila Tiradentes, JK, Renascença, Floresta e Vila Verde.
Enquanto, o vereador Wilton Dias (Avante), cobrou a adoção das medidas necessárias para que seja realizada ligação asfáltica da BR-251 à Comunidade de Campos Elísios.
O requerimento da vereadora Carol Figueiredo (PL) foi pela reforma da Praça Natalício Durães, no bairro Santa Lúcia.
TRÂNSITO
Em relação ao trânsito, o pedido do vereador Igor Dias (PRD) foi pelo recuo das defensas metálicas na av. Dr. Alvimar Gonçalves de Oliveira, entre suas travessias de pistas das ruas Júlio Canela e Frei Eustáquio, visando ampliar o campo de visão para motoristas e motociclistas.
Ainda sobre o assunto, o vereador Paulo César Landim (Avante) solicitou um estudo de viabilidade para o fechamento de parte da via que conecta o Parque Sagarana ao Parque Municipal Milton Prates, aos domingos, com o objetivo de promover a prática esportiva, o laser e a segurança das famílias.
SEGURANÇA
O requerimento do vereador Raimundo Pereira foi pelo estudo técnico para avaliação da construção edificada da IEC, para coordenação de reformas.
EDUCAÇÃO
Na área de educação, o vereador Eduardo Preto (Pode) cobrou providências para regulamentar o uso de celulares nas escolas municipais em conformidade com a legislação federal vigente, tendo em vista a Lei 15.100/2025.
SAÚDE
Em relação à área da saúde, a solicitação do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) foi pela construção de um centro de referência e atendimento às pessoas neurodivergentes.
PROTEÇÃO ANIMAL
O requerimento da vereadora Ceci Protetora (PRD) foi pela urgentemente iniciação da construção das baias de pré e pós-operatório individuais, com foco exclusivo para cadelas no cio capturadas na rua, em cumprimento às emendas impositivas da LOA 2024, no valor de R$ 140.357,58.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento cobra mais ações contra o feminicídio
Por Stênio Aguiar
Mais políticas públicas contra o feminicídio tem sido pedidos recorrente dos vereadores durante as reuniões ordinárias realizada na Câmara Municipal de Montes Claros. Nem mesmo o aumento da pena para quem comete feminicídio, que passou de 30 anos para até 40 anos, tem sido suficiente para conter os casos de violência cometida contra a mulher. Durante reunião dessa terça-feira (21), quatro parlamentares cobraram do Poder Público a adoção de mais medidas para frear a onda de violência contra a mulher, em razão do gênero.
O vereador Ailton do Vilage (MDB) falou sobre o feminicídio registrado na noite de sexta-feira (17), em Montes Claros e que tirou a vida de uma mulher enquanto trabalhava. O parlamentar destacou a necessidade de se aprimorar as leis no Brasil como mecanismo para evitar esse tipo de crime. Falou sobre a urgência na reestruturação do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM) para melhor atendimento das mulheres vítimas de violência. Solicitou ainda, o apoio dos demais vereadores para a destinação de emendas parlamentares para o órgão.
O presidente da Casa legislativa, Junior Martins (PP), destacou a importância da sociedade valorizar a vida, desde a concepção até a morte natural. “Infelizmente, as circunstâncias do mundo, que a sociedade muitas vezes instiga, levam uma pessoa a ceifar a vida da outra. Como deve ser difícil a reestruturação da família que perde uma pessoa assassinada. Por isso, é importante que cada um reflita sobre o valor que a vida representa”, destacou.
A vereadora Professora Iara Pimentel (PT), durante o seu pronunciamento, fez a leitura da Nota de Repúdio do Fórum Norte Mineiro em Defesa da Vida das Mulheres Meninas (Ferminorte) em virtude do feminicídio registrado num supermercado de Montes Claros. “Não podemos naturalizar o feminicídio nem ouvir notícias de assassinado de mulheres como algo comum e corriqueiro e seguir a vida como se nada tivesse acontecido”, ponderou a parlamentar.
Edson Cabeleireiro (PV) falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias que perderam mulheres vítimas de feminicídios e cobrou reestruturação de políticas públicas para conter este crime hediondo.
________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Parlamento cobra entrega de kit escolar no início das aulas
Por Christine Antonini
Foram aprovados, durante a sessão ordinária da Câmara de Montes Claros desta quinta-feira (23/01), 14 requerimentos. Entre eles, do vereador Ailton do Vilage (MDB) solicitando agilidade na entrega do kit de material escolar nas escolas do município.
De acordo com o vereador, o requerimento se faz necessário, uma vez que em anos anteriores, o kit de material escolar foi entregue aos alunos praticamente no final do ano. “Grande parte destes alunos, que estudam em Cemeis e em escolas municipais, são carentes. Os pais não têm condições de arcar com os custos do material escolar e uniforme. Pedimos para que sejam entregues logo no início das aulas”, justificou o vereador.
O vereador Wilton Dias (Avante) entrou com um requerimento solicitando três demandas para o bairro Residencial Sul. O primeiro pedido é a construção de unidade básica de saúde; o segundo é a instalação de Cemei e também uma praça. Segundo o parlamentar, essas obras atenderão, além do bairro Residencial Sul, Mirante do Sol e Monte Belo.
INFRAESTRUTURA
Também foram aprovados requerimentos que pleiteiam melhorias na infraestrutura da cidade, como construção de praças, recapeamento e instalação de lombadas. De iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), o requerimento solicita a construção de praça na área verde do bairro Jardim Liberdade – localizada entre as ruas Joaquim José da Silva Xavier e Professor Waldir Rameta.
O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) enviou ofício para o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Vanderlino José Silveira, para que seja construída uma ponte ligando a rua Monte Sião, no bairro Esplanada, à rua Geraldo Francisco de Assis, no bairro Santa Laura.
No bairro São José, o vereador Soter Magno (PSD) solicita reforma da praça Manoel José, que fica em frente a Escola Estadual Antônio Figueira. Segundo o vereador, esse requerimento está reiterando ofício enviado ao Executivo em 2024.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União), pede autorização para realizar a abertura de uma entrada de acesso à rua Herculano Cândido Rabelo, no bairro Alcides Rabelo. Já o vereador Marcos Nem (Pode) enviou ofício para a implantação de um semáforo na avenida das Indústrias ou um redutor de velocidade – próximo aos supermercados Mart Minas e BH.
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) expediu ofício à secretária de esportes e juventude, Juliana Peixoto, solicitando a manutenção das academias ao ar livre instaladas na cidade. Edson afirmou que as academias estão sem possibilidade de uso, devido às más condições dos aparelhos.
ZONA RURAL
Dois requerimentos voltados para a zona rural foram aprovados, durante a sessão ordinária. O primeiro, solicita estudo para a construção de ponte para acesso à comunidade Extrema – a pasta é de iniciativa do vereador Eduardo Preto (Pode). Já o vice-presidente da Casa, vereador Rena (União), pediu à presidente da Esurb, Maria Lúcia Pereira, solicitando o serviço de tapa-buracos no distrito de Nova Esperança.
DEMAIS REQUERIMENTOS
O vereador PC Landim (Avante) enviou ofício ao Executivo, solicitando a realização de uma campanha publicitária de mobilização para conscientizar e incentivar a população sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para as entidades beneficentes da cidade. Já o vereador Igor Dias (PRD) reivindica a construção de campo de futebol no lote público, localizado entre as ruas 4, Hércules Vieira Silva e Josefina Chaves – no bairro Regina Peres.
A vereadora Ceci Protetora (PRD) expediu ofício solicitando (urgentemente) providências para a contratação de profissional comportamentalista animal ou de empresa especializada para atender as demandas relacionadas ao diagnóstico e ressocialização de cães apreendidos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebookwww.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Pessoas neurodivergentes poderão ter atendimento especializado
Por Gissele Niza
Foi apresentado, na última terça-feira (21.01), em reunião ordinária da Câmara Municipal, o requerimento 04/2025, de autoria do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (UB), que solicita à Prefeitura de Montes Claros a criação de um Centro de Referência e Atendimento às Pessoas Neurodivergentes.
A proposta visa oferecer suporte especializado a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Dispraxia, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Tourette, condições que afetam milhares de pessoas e frequentemente resultam em barreiras no acesso a serviços essenciais de saúde, educação e inclusão social.
A criação do centro busca proporcionar um atendimento integral e especializado, atendendo a diversas necessidades em um único local. “A importância desse centro é ser um espaço especializado que abrange todas as necessidades em um só lugar, oferecendo acolhimento para as famílias e assistência para as crianças e adolescentes, como terapia ocupacional, fonoterapia, acompanhamento médico e fornecimento de medicamentos”, explica o proponente da iniciativa.
O Centro de Referência terá como principais atividades o diagnóstico precoce, a orientação jurídica sobre os direitos das crianças neurodivergentes e o acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar. “Os atendimentos oferecidos garantirão que as crianças recebam todas as informações necessárias para iniciar a avaliação e o tratamento adequado, além de orientação sobre como acessar os direitos legais”, complementa.
Além de beneficiar diretamente os indivíduos com neurodivergência, a proposta visa fortalecer políticas públicas de igualdade e acessibilidade no município, oferecendo suporte às famílias para enfrentar os desafios do cotidiano. “Este centro contribuirá de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida, promovendo a inclusão e dignidade das pessoas neurodivergentes”, afirma Crisóstomo.
Neurodivergência – O que é e como identificar?
Neurodivergência é um termo que descreve as condições neurológicas que diferem do padrão considerado típico, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Síndrome de Tourette, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a Dispraxia.
Indivíduos neurodivergentes podem apresentar diferentes formas de pensar, aprender e se comportar, o que pode gerar desafios em áreas como socialização, aprendizagem e organização. Identificar sinais precoces e buscar acompanhamento adequado é fundamental para proporcionar um desenvolvimento mais saudável e inclusivo.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Requerimento solicita construção de mais Cras no município
Por Christine Antonini
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) são a porta de entrada da assistência social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Visando nesse serviço oferecido à população, o vereador Eduardo Preto (Pode), entrou com requerimento solicitando construção de novas sedes e reformas nas existentes.
De acordo com o vereador, o município possui 11 Cras’s e que a maioria dos imóveis são alugados, sem estrutura para atender à população e também se encontram em situações precárias. Para o parlamentar, é essencial garantir espaços dignos e acessíveis, bem como avaliar a construção de novas unidades para melhorar o atendimento.
“O que buscamos é ampliação do serviço para 15 unidades e melhorar o trabalho dos profissionais que prestam o serviço a domicílio”, defendeu Eduardo Preto.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, o Cras ampara às famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio funerário. entre outros.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Aprovados projetos que beneficiam a educação e a comunidade
Gissele Niza
Na reunião ordinária desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou projetos de lei que visam o repasse de recursos e o fortalecimento de iniciativas sociais na cidade. Dentre os quatro projetos aprovados, o Projeto de Lei nº 9 de 2025 autoriza o repasse financeiro para entidades que atuam na educação infantil.
Essas entidades desempenham um papel fundamental na educação de crianças e jovens que não têm acesso a vagas nas escolas municipais, estaduais ou particulares.
O que diz o projeto?
O projeto autoriza a celebração de convênios com as seguintes instituições:
Casa da Juventude São Luiz Gonzaga: R$ 397.378,91;
Centro de Recuperação Renascer: R$ 2.438.825,82;
Projeto Comunitário Betel: R$ 1.190.185,47;
Projeto Comunitário Nova Canaã: R$ 1.161.978,68;
Círculo de Trabalhadores Cristãos de Montes Claros: R$ 549.708,30;
CCVEC – Centro Comunitário de Vivência Educacional Prof. Luiz Flávio Pereira: R$ 1.168.796,17;
APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais: R$ 2.554.385,22;
Fundação Clarice Albuquerque: R$ 1.920.650,43;
Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva: R$ 1.893.720,75.
Essas parcerias visam garantir a continuidade de serviços essenciais para a educação de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, ampliando as possibilidades de atendimento e inclusão educacional no município.
Outros projetos aprovados
A Câmara também aprovou projetos que concedem o Título Declaratório de Utilidade Pública a algumas associações de Montes Claros. São eles:
Projeto de Lei nº 3 de 2025: Concede título à Associação de Pequenos Produtores Rurais Alphaville, de autoria do vereador Marcos Nem.
Projeto de Lei nº 4 de 2025: Concede título ao Centro de Convívio Sementes da Esperança, de autoria do vereador Soter Magno.
Projeto de Lei nº 5 de 2025: Concede título à Associação de Pequenos Produtores Rurais do Mirante da Serra, também de autoria do vereador Marcos Nem.
Essas concessões de título ajudam a garantir o reconhecimento das atividades dessas entidades e facilitam o acesso a recursos públicos e apoio institucional.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Melhorias para o Conselho Tutelar será tema de audiência
Por Stênio Aguiar
Durante reunião realizada nesta terça-feira (28/1), a Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou 19 requerimentos que solicitam melhorias para Montes Claros. Um dos requerimentos, do vereador Eduardo Preto (Pode), solicita a realização de audiência pública, no dia 6 de fevereiro, a partir das 8h30, para discutir melhorias estruturais para o Conselho Tutelar. O evento irá acontecer na Câmara Municipal.
O vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou o pagamento do reajuste de 6,27% do piso salarial do magistério, previsto na Lei Federal 11.738 de 16 de Julho de 2008.
A vereadora Ceci Protetora (PRD) pediu a efetivação da ação conjunta entre a MCTrans; Secretaria de Serviços Urbanos; Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade e; Secretaria de Desenvolvimento Social para a realização do censo completo dos carroceiros, bem como a identificação individualizada das carroças e microchipagem obrigatória dos equinos.
A construção do Centro de Saúde, no bairro Vila Telma, como forma de garantir qualidade de vida e bem-estar para a população, foi solicitado pelo vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União).
Obras de infraestrutura
A vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicita a reforma e manutenção com prioridade e celeridade para finalizar a obra no Mercado Central de Montes Claros. A instalação de redutores de velocidade na esquina das ruas Francisco Muniz Magalhães e Teófilo de Almeida, no bairro Jardim Brasil, foi solicitado pelo vereador Marcos Nem (Pode) para conter o alto índice de acidente naquele local.
O vereador Eldair Samambaia (PSD) solicita a construção de ponte sobre o Córrego do Cintra, na rua Altair Pereira de Souza, bairro Vera Cruz. O vereador Raimundo do INSS (PDT), solicita estudo de viabilidade técnica para a canalização do córrego e pavimentação asfáltica ao longo das margens, na avenida Olímpio Magalhães Filho, bairro Santo Antônio II.
A instalação provisória de luminária solar no trecho da ponte que interliga os bairros Santo Antônio e Jardim Olímpico e na avenida Maceió foi solicitada pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).
O vereador Rena de Nova Esperança (União) solicita a implantação de rede água intermediária entre a adutora da Copasa, na Comunidade de Rebentão dos Ferros, e o distrito de Nova Esperança.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicita que seja intensificado a fiscalização, contenção e abordagem por parte da Secretaria de Ação Social, apoiada pela Guarda Municipal, para coibir a intimidação provocada pela atitude de várias interferências, cometidas contra os transeuntes na Rodoviária.
O patrolamento e cascalhamento da estrada rural da comunidade de Campos Elísios que liga à comunidade de Canaci, dando continuidade até a Estrada da Produção foi solicitada pelo vereador Wilton Dias (Avante).
O vereador Marlus do Independência (PSD) solicita a criação de uma praça em terreno de responsabilidade do município, localizada na rua Lagoa Rodrigues de Freitas, no bairro Carmelo. O vereador Soter Magno (PSD) solicita a construção de calçada no lado esquerdo de quem sobe a ponte no bairro Jardim Liberdade, estendendo-se até o final da rua José Joaquim da Silva Xavier.
O vereador Igor Dias (PRD), solicita a construção de uma pista de caminhada no entorno do campo no bairro Primavera, precisamente sob a calçada que margeia o campo.
A criação de ponto de apoio para motoboys e entregadores de aplicativos, localizado na Avenida Sanitária, foi solicitada pelo vereador Ailton do Vilage (MDB).
Espaço para prática de esporte
O vereador Edson Cabeleireiro (PV) solicita a manutenção dos campos de futebol da cidade. O vereador Odair Ferreira (União) solicita a construção de uma cobertura para a quadra de esportes localizada na rua Um, no bairro Vila Sion. O vereador PC Landim (Avante) solicita a limpeza ao redor do campo de terra preta, no bairro Canelas II.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Censo dos carroceiros é cobrado na Câmara
Por Arthur Amorim Jr.
Foi apresentado, na última terça-feira (28), em reunião ordinária da Câmara Municipal, a proposta da vereadora Ceci Protetora (PRD) de realização de censo dos carroceiros de Montes Claros, antiga exigência da proteção animal, de muitos cidadãos e também uma solicitação do seu mandato.
Justificou que é uma necessidade de realizar um censo dos carroceiros de Montes Claros, acompanhado da identificação individualizada das carroças, dos respectivos condutores e da microchipagem dos cavalos utilizados nesta atividade.
Explica a parlamentar que “desde 2021, quando iniciou a discussão para propor soluções graduais da tração animal no município, a medida foi apontada como indispensável para um avanço com responsabilidade e planejamento na implementação dessa política. Na ocasião, o município procederia com levantamento, mas, infelizmente, não foi realizado” comentou. Com a nova administração, ela voltou a solicitar formalmente a realização do censo e das ações complementares que são fundamentais para a correta execução da Lei Municipal que determina a substituição gradativa da tração animal na cidade.
Outra justificativa apontada pela vereadora é que o censo dos carroceiros é um instrumento essencial para identificar e compreender a realidade daqueles que ainda necessitam dessa prática para sua subsistência e com isso poder começar a pensar nas políticas públicas voltadas a substituição desse ofício.
O objetivo é fazer o levantamento de dados que ajudam a buscar alternativas que garantam a dignidade das pessoas, promovendo capacitação, além de descobrir quem são e quantas são as famílias que sobrevivem da tração animal, quantos animais são usados, ao mesmo tempo, garantindo o bem-estar animar e avançando na modernização. Ceci cita que a identificação individualizada das carroças e dos respectivos carroceiros com microchipagem dos equinos permitirão o necessário acompanhamento e responsabilização daqueles que não cumprem a legislação de trânsito da destinação correta dos resíduos no município, desestimulando que maus-tratos sejam cometidos sem qualquer penalização.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Montes Claros poderá aderir ao Projeto Cidade Angels
Gissele Niza
Em busca de melhorias no atendimento à saúde das pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o vereador Igor Dias (PRD) apresentou requerimento para que o município faça a adesão ao Projeto Cidade Angels, em parceria com a Associação AVC Montes Claros. A proposta visa fortalecer a rede de saúde local, ao promover ações de prevenção, tratamento e reabilitação para as vítimas de AVC.
O Projeto Cidade Angels é uma iniciativa de reconhecimento nacional que busca aprimorar a linha de cuidado para pessoas que sofreram AVC, com ações que englobam conscientização, prevenção, tratamento emergencial e reabilitação. A adesão ao projeto permitiria à cidade otimizar os recursos de saúde já existentes e promover a integração mais eficaz entre os serviços públicos e particulares de atendimento.
Além disso, a parceria com a Associação AVC Montes Claros, que já realiza trabalho relevante na conscientização e apoio a pacientes e familiares, fortaleceria o desenvolvimento de ações voltadas à humanização do atendimento e à redução dos índices de mortalidade e morbidades causadas pelo AVC.
“A proposta também contempla a capacitação de profissionais de saúde, com foco na melhoria dos protocolos de atendimento emergencial e no aumento da estrutura de suporte para as vítimas e seus familiares. A implementação do Projeto Cidade Angels contribuiria diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população e o bem-estar dos cidadãos”, justifica o parlamentar.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br
Anteprojeto de reajuste para agentes é enviado ao Executivo
Por Stênio Aguiar
Durante sessão ordinária desta quinta-feira (30/1), na Câmara Municipal, foi aprovado o anteprojeto de lei, que dispõe sobre a proposta de reajuste salarial aos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) de Montes Claros. O anteprojeto, de autoria da vereadora Maria Helena (MDB), visa atualizar o piso nacional da categoria, em vigor desde 1º de janeiro, para R$ 3.036. Conforme a Emenda Constitucional nº120, de 2022, o piso salarial nacional dos ACS e ACE deve ser de dois salários mínimos, que hoje é de 1.518.
Durante a reunião, foram aprovados outros 15 requerimentos. Entre eles, o da vereadora Ceci Protetora (PRD), que solicita a inclusão dos cães com tutores que testaram positivo para leishmaniose visceral canina no Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Espaço para prática de esporte
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicita a construção de quadra de esportes e campo de futebol em área institucional já existente no bairro Jardim Olímpico, conforme solicitação da Associação dos Moradores do bairro.
Na mesma região da cidade, o vereador Odair Ferreira (União) solicita a construção de cobertura para a quadra de esportes na praça João Batista Moura, no bairro Alto da Boa Vista.
A construção de quadra coberta para o distrito de São Pedro da Garça, foi solicitada pelo vereador Wilton Dias (Avante).
Obras de infraestrutura
O presidente da Câmara de Vereadores, Junior Martins (PP) solicita o recapeamento da avenida Sidney Chaves, uma importante via de acesso que liga as regiões central e oeste à região norte da cidade. A finalização da pavimentação na avenida Hermelinda Sena, no bairro São Judas II, bem como até o bairro Vila Telma foi solicitada pelo vereador Eduardo Preto (Pode). O vereador Ailton do Vilage (MDB) solicita a pavimentação de ruas nos bairros Novo Horizonte, Village do Lago, Nova América, Clarice Athaide, Jaraguá II e Jardim Primavera.
A reforma da praça Altino Miranda, no bairro Esplanada, foi solicitada pelo vereador Crisóstomo da Minas Brasil. O vereador Soter Magno (PSD) solicita a reforma das praças Professora Luciola Dias Ferreira e João de Deus Boaventura, no bairro Augusta Mota.
O vereador Marcos Nem (Pode) solicita a pavimentação de 130 metros de asfalto na rua Rio das Velhas, no bairro Guarujá.
O vereador PC Landim (Avante) pede melhorias na sinalização das vias públicas, estacionamento, limpeza urbana e lixeiras públicas no bairro Distrito Industrial.
A construção de área coberta no salão de velórios do bairro Maracanã, além do plantio de árvores e a colocação de bancos de concreto foi solicitada pelo vereador Rodrigo Cadeirante (União).
O vereador Rena de Nova Esperança (União) solicita a manutenção, patrolamento e cascalhamento de estradas rurais nas comunidades de Camarinhas I e II, de Cavaleira e de Poço do Banho.
A reforma do Cras Rural, no Mercado Central, foi solicitada pela vereadora Graça da Casa do Motor (União). A parlamentar destaca que o espaço apresenta pouca ventilação, vidraça das janelas quebrada, falta de zeladoria e de sala adequada para atendimentos individuais.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara promove audiência pública
Por Christine Antonini
Além da sessão ordinária desta terça-feira (4/2), a Câmara de Montes Claros promove uma audiência pública, de iniciativa do vereador Eduardo Preto (Pode), para discutir sobre melhorias estruturais para o Conselho Tutelar da cidade. A audiência será realizada na quinta-feira (6/2), às 8h30.
Será votado o projeto de resolução n°7/2025, que cria a Frente Parlamentar do Empreendedor. A pasta tem o intuito de organizar e propor políticas públicas visando o desenvolvimento da cidade. A proposta é do vereador Wilton Dias (Avante).
Além disso, também constam na Ordem do Dia, nove requerimentos (podendo entrar mais até o momento da reunião), a maioria deles reivindicam melhorias para Montes Claros.
Na quinta-feira, às 8h30, a Casa Legislativa promove audiência pública para discutir adequação na estrutura para as unidades do Conselho Tutelar da cidade, bem como discutir melhorias salariais e de trabalho. O evento é de iniciativa do vereador Eduardo Preto.
Confira a agenda completa <AQUI>
____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Morre ex-prefeito Humberto Souto
O presidente Junior Martins em nome da Câmara Municipal de Montes Claros, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Prefeito Humberto Souto, aos 90 anos, ocorrido na data de 04.02.2025.
Com sua partida, a cidade perde um homem de grande caráter, cuja trajetória de vida foi marcada pela honestidade, dedicação e compromisso com o bem-estar de todos os montes-clarenses.
Humberto Souto foi vereador de Montes Claros em 1962, além de ter ocupado outros importantes cargos públicos, tanto em nível estadual quanto federal, sempre com zelo e dedicação.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com a família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem. Que a memória de Humberto Souto seja eternizada em nossos corações e em nossa cidade.
Ainda não há informações sobre o velório e enterro.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros
Câmara aprova atualização do piso salarial dos agentes comunitários de saúde
Por Christine Antonini
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11/2), oito projetos em pauta. Entre as propostas aprovadas está o projeto de lei complementar n°01/2025, que dispõe sobre a atualização do piso salarial dos agentes comunitários de saúde, combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde pública.
De acordo com o projeto, o município paga o piso salarial para a classe mencionada. Entretanto, com o aumento nacional do salário-mínimo, que ocorreu no início deste mês, a folha não pôde ser alterada, pois, segundo a legislação, para haver o reajuste é necessário que o Executivo elabore um projeto solicitando o aumento. O ajuste passará para R$ 3.036,00.
Também foi aprovado o projeto n°07/2025, que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedor – o projeto é de iniciativa do vereador Wilton Dias (Avante). Segundo o proponente, o projeto tem o intuito de planejar discussões, organizar proposição de políticas públicas com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento econômico.
“Queremos que com a criação dessa Frente Parlamentar, possamos desburocratizar a simplificação tributária, o empreendedorismo, garantindo e protegendo à livre iniciativa do desenvolvimento econômico do município”, explicou o vereador Wilton Dias que também é presidente da Comissão de Finanças da Casa Legislativa. Conforme o regimento interno, a nova Frente Parlamentar funcionará com três membros (vereadores) efetivos e três suplentes.
Foi aprovado o projeto de resolução n°2/2025, que dispõe sobre a extinção, criação e reestruturação de cargos da Câmara Municipal de Montes Claros. Outro projeto (n°11/2025) aprovado fixa o valor de R$500,00 de vale-alimentação para todos servidores da Casa. Também alterando a estrutura da Casa Legislativa, foi aprovado o projeto (n°22/2025), que dispões sobre a estrutura dos gabinetes – limitando no mínimo três servidores e no máximo 18.
TÍTULO DECLARATÓRIO
Foram aprovados dois projetos de iniciativa do vereador PC Landim (Avante) que garante título Declaratório de Utilidade Pública para instituições do município. O primeiro (n°13/2025) concede o título ao Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento municipal, potencializando pessoas e organizações especialmente para ações voltadas para pessoas em vulnerabilidade social. A organização desenvolve a campanha Leão Solidário, buscando fortalecer a cidadania fiscal e aumentar a destinação do imposto de renda para o atendimento de crianças, adolescentes e pessoas idosas.
A segunda proposta (n°14/2025) concede Título Declaratório de Utilidade Pública à Associação North Esporte Clube. A entidade impacta a vida de 350 jovens entre 12 e 18 anos, oferecendo prática esportiva, alimentação, assistência médica e escolar, além de moradia para 70 adolescentes. Atualmente, todo o suporte é mantido com recursos próprios.
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
____________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter:https://twitter.com/camaramoc
Instagram:www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Infraestrutura é destaque entre requerimentos aprovados
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, nesta terça-feira (11.02), 21 requerimentos e uma moção, com foco em áreas como infraestrutura, saúde, segurança, esportes e educação.
O vereador Eduardo Preto (Pode) apresentou o requerimento nº 125, solicitando ao Executivo a revitalização e a cobertura da quadra poliesportiva no bairro Portal dos Ipês. Já o vereador Rodrigo Cadeirante (União), por meio do requerimento nº 126, pediu a execução de obras de drenagem e pavimentação na rua Clarindo Pereira Lopes, localizada no bairro Vila Antônio Narciso, na região do Grande Santos Reis. Além disso, o vereador Marcos Nem (Pode) solicitou, no requerimento nº 131, a extensão da rede elétrica entre o posto Potência e a comunidade de Valentina.
De autoria do vereador Eldair Samambaia (PSD), o requerimento nº 133, visa o recapeamento da rua Manoel Bandeira, importante via de escoamento no bairro Planalto, enquanto o vereador Rena de Nova Esperança (União), no requerimento nº 137, pediu a reforma das pontes nas comunidades de Cabeceiras, Mucambo Firme e Cabeceiras de Baixo. O vereador Edson Cabeleireiro (PV), por sua vez, no requerimento nº 146, requisitou a manutenção das estradas rurais que conectam o distrito de Nova Esperança às comunidades de Olhos D'Água, Buriti do Campo Santo, Lagoa do Barro e Calhau.
A realização de um estudo de viabilidade para a instalação de rede de esgoto e a extensão da rede na Rua Paulo Ferreira Lima, no bairro Nossa Senhora de Fátima, foi solicitado pelo vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), através do Requerimento nº 139. Neste sentido, os vereadores Rodrigo Cadeirante (União) e Crisóstomo da Minas Brasil (União) apresentaram o requerimento de nº 127 solicitando ao gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, providências quanto à rede de esgoto na rua Clarindo Pereira Lopes, no bairro Vila Antônio Narciso, na região do Grande Santos Reis.
Saúde
Na área da saúde, o vereador Ailton do Vilage (MDB), com o requerimento nº 129, solicitou a instalação de um atendimento médico 24 horas, na região do Grande Village. Já a vereadora Ceci Protetora (PRD), no requerimento nº 140, pediu celeridade ao Executivo na implementação da Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) e do SAMU Animal.
Esporte
No setor de esporte, o vereador Odair Ferreira (União), por meio do requerimento nº 135, cobrou a construção de uma cobertura para a quadra de esportes na praça Doutora Zilda Arns, no bairro Santo Antônio.
Os vereadores Wilton Dias (Avante) e PC Landim (Avante), no requerimento nº 134, pediram a viabilidade de um Projeto de Lei de Incentivo e apoio ao esporte, com dotação orçamentária própria na LDO.
Zona rural
O requerimento nº 128, de autoria da vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a criação de um programa de conscientização para pecuaristas e equinocultores sobre animais soltos nas vias, visando maior segurança nas estradas vicinais e Brs.
Segurança
Na área de segurança pública, o vereador Junior Martins (PP) solicitou, no requerimento nº 138, a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do bairro Renascença, dentro do programa Guardiã dos Montes. Já o vereador Raimundo do INSS (PDT), com o requerimento nº 141, requisitou à MCTRANS um estudo de viabilidade técnica para a instalação de semáforos na interseção da av. Antônio Lafetá Rebelo com a av. Dulce Sarmento e rua Quinze, no bairro Monte Carmelo.
Educação
Na educação, a vereadora Professora Iara Pimentel (PT), por meio do requerimento nº 145, encaminhou ao Executivo, um anteprojeto de Lei Complementar para alterar a Lei Complementar nº 115, de 06 de dezembro de 2023, no seu Art. 6º. Além disso, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB), no Requerimento nº 144, solicitou a reforma do telhado da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão, localizada na Comunidade Rural de Canto do Engenho.
Audiência
Em outros temas, os vereadores Eduardo Preto (Pode) e Daniel Dias (PCdoB), no requerimento nº 142, solicitaram que a reunião ordinária do dia 20 de fevereiro de 2025 seja transformada em Audiência Pública, com o objetivo de discutir as melhorias estruturais para o Conselho Tutelar.
Homenagem
O vereador Igor Dias (PRD), no requerimento nº 143, sugeriu que o município realize uma homenagem póstuma à memória de Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, na nova concha acústica a ser construída na praça dos Jatobás.
Moção
A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou que seja enviada uma Moção à família do ex-prefeito Humberto Souto, que faleceu no último dia 04.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram melhorias e segurança nas estradas e pontes da zona rural
Por Arthur Amorim Jr.
Melhorias nas estradas rurais e segurança no trânsito foram amplamente reivindicados pelos vereadores, na reunião da Câmara Municipal, nesta terça-feira (11).
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) denunciou a falta de sinalização na estrada que liga as comunidades de Brejão e Camela, oportunidade que solicitou a MCTRANS, instalação de redutores de velocidade para evitar acidentes, como vários que já ocorreram no local.
O vereador Rena de Nova Esperança (União), cobrou da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a reforma, em caráter de urgência, da ponte da comunidade de Cabeceiras com entrada próximo da BR 135 na estrada de acesso ao Mucambo Firme; da ponte localizada dentro da comunidade de Mucambo Firme e também a da ponte de Cabeceiras de baixo, próximo a chácara Mica Motor.
O vereador Marcos Nem (Pode) também solicitou a MCTRANS melhorias no trânsito da zona rural, destacando a necessidade de instalação de faixa elevada na comunidade de Cabeceira e reforma das estradas que atendem aquela comunidade.
Devido a grave situação em que se encontra a estrada que liga as comunidades de Morro Vermelho a Claraval, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) conseguiu o atendimento imediato que está sendo realizado por uma patrol. Afirmou que o serviço é apenas um paliativo, para amenizar a situação e não deixar de atender os moradores das duas comunidades. Informou que apresentou uma solicitação de melhoria da ponte, localizada próximo a Dona Zica.
O pedido do vereador Odair Ferreira (União) foi também, em relação à segurança no trânsito, para que a MCTRANS faça a instalação de redutores de velocidade nas avenidas Olímpio Magalhães, Eugênio Veloso, Artur Fagundes. Lembrou o estudo de viabilidade já foi feita pela empresa.
INFRAESTRUTURA
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) pediu urgência a Copasa para solucionar o problema da rede de esgoto, pois está impedindo a realização da pavimentação das ruas na Vila Castelo Branco, sendo que a ordem de serviço já foi dada ainda em julho/2023.
A revitalização da Lagoa do Interlagos foi mais uma vez o pedido reforçado pelo vereador Sóter Magno (PSD). Se mostrou otimista quanto a celeridade da realização deste serviço, acreditando que o Prefeito Guilherme Guimarães dará uma atenção especial aquele logradouro, considerado um dos cartões postais da cidade.
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) tranquilizou os moradores da parte Norte do município, quanto aos serviços essenciais, como a limpeza e capina. Afirmou que enviou diversos ofícios e se reuniu com o prefeito Guilherme Guimarães e recebeu a garantia de que os asfaltamentos serão retomados brevemente nas ruas do contorno, na Vila Exposição; Miralta, na Vila Tiradentes; o beco entre rua Quatro e Biô Lopes, no bairro Santa Cecília e Renascença; além das duas ruas na Vila Verde.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Radar é solicitado na avenida Osmani Barbosa
Por Christine Antonini
Dez requerimentos foram aprovados, na Câmara de Montes Claros, durante sessão ordinária desta quinta-feira (13/2). Entre eles está o de n°155/2025, de iniciativa do vereador Raimundo do INSS (PDT), solicitando ao presidente da MCTrans, Vinícius Pereira Santos, que viabilize a instalação de radares ou lombadas na avenida Osmani Barbosa, no bairro Planalto.
Segundo o vereador, os radares são necessários devido ao elevado índice de acidentes registrados na avenida Osmani Barbosa.
“A maioria destes acidentes são causados pelo excesso de velocidade. Caso não seja possível atender essa demanda que, pelo menos, estudem a possibilidade de instalar redutores de velocidade ou lombadas”, enfatizou o vereador Raimundo.
Foi aprovado o ofício da vereadora Carol Figueiredo (PL) reivindicando fiscalização, correção e manutenção da calçada no fundo do Shopping Popular. Segundo a parlamentar, a população vem reclamando que o passeio não está em boas condições, com muitos buracos, o que acarreta quedas de quem passa por lá.
O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicita saneamento básico, canalização do córrego e pavimentação asfáltica na rua 32, no bairro Alto da Boa Vista. O vereador aponta que o córrego é a céu aberto causando mau cheiro e quando chove, a água transborda, fazendo necessário também o serviço de drenagem no local.
Foi aprovado requerimento pedindo a possibilidade de reaproveitar as passarelas para pedestres, que estavam no viaduto JK e realocar na ponte da avenida Ruy de Albuquerque, no bairro Vilage do Lago – o requerimento é de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP) e Ailton do Vilage (MDB). Segundo os parlamentares, a solicitação visa garantir a segurança de pedestres e ciclistas, que acabam dividindo o espaço com veículos.
De acordo com o vereador PC Landim (Avante), o Creas I, que fica localizado na rua Tiradentes, no Centro, precisa de atenção na segurança, transporte e infraestrutura no espaço.
“É necessário a disponibilização de um guarda municipal ou vigia para garantir a proteção dos profissionais, usuários e do patrimônio público, assegurando um ambiente seguro para a realização dos atendimentos”, pontuou o vereador. Ainda no requerimento, o parlamentar pediu um veículo para que os servidores possam se deslocar à zona rural de Montes Claros, onde diversas famílias necessitam de acompanhamento regular.
De autoria dos vereadores Rodrigo Cadeirante (União) e Crisóstomo da Minas Brasil, o ofício, aprovado, solicita a construção da ponte com passagem lateral para pedestre na rua 33, no bairro Alto da Boa Vista.
Também foi aprovado, o requerimento do vereador Marcos Nem (Pode) que solicita providências na execução do asfalto que liga Facela/Jardim Alegre às comunidades de Pau Ferro, Copacabana, Laranjão Mumbuca, Monte das Oliveiras I e II e região do Rio Verde. Ainda em relação à zona rural, o vice-presidente da Casa, vereador Rena (União) reivindica o serviço de iluminação da praça central do distrito de Nova Esperança. O vereador ainda solicita o mesmo serviço na praça em frente à igreja católica e do canteiro central da avenida Joaquim de Abreu.
EVENTOS
27/2 – 8h – Audiência pública para discutir sobre assistentes sociais e psicólogos na educação: nucleação, desafios e valorização dos serviços na rede municipal de ensino – Autor: Comissão de Educação
13/3 – 19h – Audiência pública com o objetivo de discutir sobre a Campanha da Fraternidade 2025 – Autor: Vereador Soter Magno
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara recebe a visita do presidente da Assembleia Legislativa
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara dos Vereadores de Montes Claros recebeu na tarde desta sexta-feira (14) a visita do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins, o Tadeuzinho (MDB). Ele foi recepcionado pelo presidente da casa, Junior Martins (PP), e pelos vereadores Maria Helena Lopes (MDB), Edson Cabeleireiro (PV), Igor Dias (PRD) e Marcos Nem (Pode).
Esta foi a primeira visita do parlamentar à Câmara dos Vereadores após ser reeleito e empossado à presidência da Assembleia. Aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente da Casa, Junior Martins, por também ter sido reeleito e firmou o compromisso de manter a aproximação do legislativo estadual com o municipal. “Esta visita de cortesia demonstra que as duas casas são independentes, mas que harmonia e diálogo estarão sempre presentes. As portas da Assembleia estão sempre abertas,” afirmou.
Em nome dos 23 vereadores que fazem parte da Casa, o presidente Junior Martins agradeceu a visita do presidente da ALMG e disse que é uma honra para o município ter um representante no mais alto grau à frente do legislativo mineiro. Por isso, ressaltou que, durante o seu mandato, vai buscar sempre este estreitamento entre as duas casas, trabalhando juntos e buscando alternativas para ajudar a população.
Sobre o deputado Tadeu Martins
Nascido em Montes Claros, o deputado Tadeu Martins é filho do ex-prefeito da cidade Luiz Tadeu Leite. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2010, aos 24 anos, e de 2019 a 2022 foi o 1º secretário da Assembleia. Em 2022, aos 36 anos, foi reeleito para o quarto mandato, com 96.862 votos. Foi eleito presidente da ALMG, em 2022 e reeleito em 2025.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Melhorias estruturais para o Conselho Tutelar em pauta
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros realiza, nesta semana, além da sessão ordinária de terça-feira (18/2), uma audiência pública para discutir melhorias estruturais para o Conselho Tutelar da cidade. O evento, de autoria dos vereadores Daniel Dias (PCdoB) e Eduardo Preto (Pode), ocorrerá na quinta-feira (20/2), às 8h30.
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Sua missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.
Montes Claros conta com 20 conselheiros tutelares, eleitos para o mandato de 2024 a 2028. Eles podem aplicar medidas como o encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsáveis, além de orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais e requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, tanto em regime hospitalar quanto ambulatorial, entre outras.
Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. Ao tomar conhecimento desses casos, o Conselho deve aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para garantir a proteção integral da criança ou do adolescente. Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do Poder Público, em especial nas áreas de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.
Confira a agenda completa <https://www.montesclaros.mg.leg.br/institucional/eventos>
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Aprovado o Cadastro de Protetores de Animais Independentes
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18/2), três projetos, um de Lei e dois de Resolução. Destaque para o Projeto de Lei nº 17 de 2025, de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD), que Institui o Cadastro de Protetores de Animais Independentes de Montes Claros-MG e dá outras providências.
A parlamentar justifica que os protetores independentes de animais são pessoas naturais que, voluntariamente, atuam pelo bem-estar animal, prestando assistência de diversas formas a animais abandonados, necessitados de socorro ou que se encontram em situação de perigo. Seja por meio do acolhimento em suas próprias residências, realização de resgates, promoção de campanhas de castração e adoção de animais, arrecadação de ração e medicamentos, entre outras formas de colaboração com a causa animal, os protetores agem efetivamente em defesa destes seres que necessitam da tutela humana para viver com dignidade.
O projeto de Lei nº 8 de 2025, também de autoria da vereadora Ceci Protetora, concede o Título de Cidadã Honorária a Chefe da Polícia Civil, Letícia Baptista Gamboge Reis, pelos relevantes serviços prestados ao município, na área de segurança pública, sendo reconhecida por sua liderança ética, justa e eficiente, sendo uma referência para os policiais civis de Minas Gerais.
Também foi aprovado o Projeto de Resolução nº 10 de 2025, de autoria do vereador Eduardo Preto (Pode), que revoga o inciso VIII do art. 64 e art. 75 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Montes Claros, que se refere a obras e serviços de urgência e inadiáveis, decorrentes de casos fortuitos ou de força maior; acidentes graves ou perigo iminente à segurança e ao bem-estar da comunidade, e restabelecimento dos serviços públicos essenciais, tais como energia elétrica, telefone, água, esgoto e sistema viário.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara reivindica Plano de Carreira para a Guarda Municipal
Por Arthur Amorim Jr.
Na reunião da Câmara Municipal desta terça-feira (18), 17 requerimentos foram aprovados. Entre eles está o de nº 157/2025, de iniciativa do Vereador Wilton Dias (Avante), que solicita ao secretário de Segurança Integrada, Járson Sebástian Hansen Ferreira, a viabilidade de adotar as medidas necessárias para instituir o Plano de Carreira para a Guarda Municipal de Montes Claros, bem como a viabilidade de regulamentar o porte de arma de fogo em serviço por seus agentes.
O requerimento do vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) foi pelo encaminhamento ao procurador-geral do município, Danilo Soares, a proposta de anteprojeto de lei que institui o “Fundo de Amparo a ações voltadas para o custeio do bem-estar do Servidor Público Municipal de Montes Claros”.
TRÂNSITO
A segurança no trânsito estava entre os requerimentos aprovados, destaque para o do presidente da Casa, Junior Martins (PP), que solicitou que sejam adotadas as medidas necessárias para a proibição do trânsito de veículos pesados dentro dos bairros, sobretudo na avenida Minas Gerais, que corta os bairros JK e Renascença, com a devida sinalização e o reforço da fiscalização no local para garantir a efetividade da medida. Enquanto o vereador Sóter Magno cobrou a continuidade da duplicação da avenida Osmani Barbosa, do semáforo até a entrada da UFMG.
ESPORTE
Na área de esporte, o vereador PC Landim (Avante) solicitou que fosse encaminhado a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o anteprojeto de lei que institui o Programa Bolsa Atleta Municipal; Cria o Conselho Municipal de Políticas de Esportes e o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e dá outras providências.
O pedido do vereador Marcos Nem (PSC) foi por empenho e providências no sentido de reforma da cobertura da quadra poliesportiva, localizada ao lado da Escola Municipal Alcides Carvalho, no Bairro Vera Cruz.
Já o requerimento do vereador Eduardo Preto (União) foi pela cobertura e revitalização da praça do bairro Joaquim Costa, localizada na rua Olga Benário Prestes, esquina com a rua 10.
INFRAESTRUTURA
A infraestrutura foi outra área destacada, na solicitação do vereador Igor Dias (PRD), cobrando estudo e planejamento para a elaboração e implementação de um projeto paisagístico para a pista de caminhada do bairro São Judas, com revitalização dos canteiros e arborização adequada, visando o embelezamento do local.
Na mesma área, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União), solicitou a adoção de medidas administrativas cabíveis em face do proprietário do imóvel localizado na avenida do Exército com avenida Lauro Dias Sá, no bairro Alto da Boa Vista, (lote do antigo Motel Sonotur) em razão de situação de abandono e das consequências advindas desse estado.
O requerimento da vereadora Carol Figueiredo (PL) foi pela pavimentação asfáltica e melhoria na iluminação pública na Rua São Marcos, altura do nº 600 até o final da rua, no bairro Todos os Santos. Enquanto, o vereador Raimundo Pereira (PDT) solicitou a limpeza de área da Prefeitura, localizada na Rua Ouvernor Fernandes, bairro Edgar Pereira.
A instalação de iluminação pública na rua Walter Ferreira Barreto, a partir da lateral do condomínio Portal Aroeiras, próximo a sede do novo Fórum do Tribunal de Justiça, até a avenida Guimarães Rosa, no bairro Ibituruna, foi a solicitação do vereador PC Landim (Avante).
SAÚDE
No seu requerimento, o vereador Eldair Samambaia (PSD) solicitou empenho no sentido de viabilizar a instalação de alarmes na Unidade de Saúde da comunidade de Brejinho e demais unidades de saúde e de ensino da zona rural, para inibir ataques e roubos, como ocorreram recentemente.
EDUCAÇÃO
Na área de educação, o pedido do vereador Marlus do Independência (PSD) reivindicou a viabilidade de transformar o anexo do Cemei Ana Lúcia Mota em uma nova escola, a fim de atender às demandas dos bairros Independência, Nova Suíça, Santos Dumont, Portal dos Ypês e áreas adjacentes.
Outro pedido feito no setor foi proposto pelo vereador Ailton do Vilage (MDB), para ser ampliada a distribuição de material escolar realizada nas escolas municipais, para que também alcance as escolas conveniadas que atendem crianças com necessidades especiais.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apresentou requerimento para ser agendada Audiência Pública para o dia 13 de março, às 08h30, na Câmara Municipal de Montes Claros, visando discutir a respeito da reforma do Mercado Municipal.
Outra Audiência Pública também foi agendada, em requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor (União), no dia 20/03/2025, às 09 horas, objetivando discutir sobre reservas de água.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Polo União Norte acerta a participação do PJ de Mirabela
Por Arthur Amorim Jr.
Na manhã desta quarta-feira (19), a coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros, Cristiane Alves Nunes, participou de videoconferência com o presidente da Câmara Municipal de Mirabela, João José Gonçalves de Souza, e os vereadores Charlene Rocha Souto, Katia Regina Rodrigues Aquino Lopes, João Ricardo Matos Neto e Ryan Rodrigues Silva, para tratar dos detalhes do Parlamento Jovem de Mirabela.
A Câmara Municipal de Montes Claros é Polo Regional do Parlamento Jovem e dá suporte técnico às Câmaras do Norte de Minas, que participam do projeto. Os vereadores manifestaram interesse em desenvolver o PJ de Minas, no município, considerando que o mesmo é essencial e importante para os jovens.
A coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros, Cristiane Alves Nunes, destacou que o Polo União Norte cresce e se fortalece com estas ações e que Mirabela é Câmara ingressante, portanto, precisa de mais suporte para implantar o projeto no município.
Ressaltou ainda que neste momento inicial foi explicado todo o processo de implantação do PJ na cidade (busca de parcerias, monitorias, oficinas, divulgação nas escolas) para fazer o lançamento e dar início às oficinas.
A Câmara de Montes Claros, por ser polo regional, oferece às Câmaras do União Norte uma formação para os monitores do PJ Minas, que acontecerá nos dias 12 e 13 de marco, deste ano, e já conta com a presença de Mirabela.
Na edição de 2025, o o tema escolhido pelo Parlamento Jovem de Minas é “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito, A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social, e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania.
______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara realiza visita técnica à Polícia Civil
Por Arthur Amorim Jr.
Na tarde dessa quarta-feira (19/02), uma comissão de vereadores liderada pelo presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), realizou uma visita técnica à Delegacia Regional da Polícia Civil de Montes Claros, na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública em Montes Claros.
O delegado-geral de Polícia e chefe do 11° Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho, recebeu os vereadores e ressaltou que é muito importante esta aproximação com os representantes da população de Montes Claros, para maior estreitamento, diálogo e na formatação de um projeto de segurança e cidadania, mediante as demandas apresentadas. Acrescentou, ainda, que a Câmara tem força e pode ser uma importante interlocutora para conquistas de recursos que poderão ajudar a segurança pública, junto aos deputados e ao governo do Estado.
Ainda durante a visita, o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Rezende da Silveira, fez uma apresentação sobre as atribuições e serviços de cidadania e finalísticos realizados pela Polícia Civil, como apurações de crimes, controle de veículos e de condutores, além da emissão de Carteiras de Identidade, onde foram emitidas, apenas em 2024, mais de 60 mil.
O presidente da Casa, vereador Júnior Martins, enfatizou que esta visita técnica foi importante para estreitar, aprofundar e realizar um trabalho conjunto do legislativo com a segurança pública. Acrescentou que não existe projeto que funciona individualmente e esta visita é o pontapé inicial de uma relação duradora.
Presenças
Participaram da visita técnica, os delegados Jurandir Rodrigues César, Bruno Rezende e Danilo Ferraz, o presidente da Casa, Junior Martins, os vereadores PC Landin (Avante), Daniel Dias (PC do B), Ailton do Vilage (MDB), Rodrigo Cadeirante (União), Eduardo Preto (Pode) e assessores parlamentares.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara é palco de audiências públicas
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal de Montes Claros terá uma agenda cheia de eventos nos próximos dias, com audiências públicas e uma reunião ordinária programada para esta semana.
A reunião ordinária da Câmara será realizada às 7h45 do dia 25 de fevereiro de 2025.
No dia 26 de fevereiro de 2025, às 08h, será realizada a Audiência Pública para apresentação da Prestação de Contas do 3º Quadrimestre do Exercício de 2024. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, irá detalhar a execução orçamentária do município, promovendo transparência na gestão dos recursos públicos e permitindo que a população acompanhe as finanças municipais de forma clara.
Já no dia 27 de fevereiro de 2025, também às 08h, a Comissão de Educação da Casa promove uma audiência pública para debater sobre a presença de assistentes sociais e psicólogos na educação. O tema será “Nucleação, desafios e valorização dos serviços na Rede Municipal de Ensino”.
A audiência buscará discutir como esses profissionais podem contribuir ainda mais para a qualidade do ensino, abordando os desafios enfrentados e as possíveis melhorias para a categoria.
Confira a agenda completa <AQUI>
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores aprovam vinte requerimentos
Por Gissele Niza
Na reunião desta terça-feira (25/02) da Câmara Municipal de Montes Claros, 20 requerimentos foram aprovados, abordando questões essenciais para a melhoria da infraestrutura, saúde, educação e segurança da cidade.
A infraestrutura urbana foi um dos temas mais discutidos, com requerimentos como os do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (UB), que solicitou a revitalização de um córrego no Bairro Vila Sion, e o vereador Ailton do Vilage (MDB), que pediu a construção de uma pista de caminhada na Av. 200, entre os bairros Jaraguá II e Village I.
O vereador Marcos Nem (PODE) também requereu a instalação de uma lixeira comunitária na comunidade de Santa Rita de Mandacaru, enquanto o vereador Marlus do Independência (PSD) propôs a instalação de um semáforo para pedestres na Avenida Independência no cruzamento com a rua Belize.
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) cobrou a reforma da ponte que liga o Rio Pacuí, divisa de Montes Claros e São João da Lagoa, enquanto o vereador Odair Ferreira (UB) requereu a aquisição de banheiros químicos para todas as feirinhas realizadas na cidade.
À concessionária ECO 135, o vereador Igor Dias (PRD) solicitou informações sobre a implementação da automação da cobrança nas praças de pedágio, sem a utilização da mão de obra humana. Já o vereador Raimundo do INSS (PDT) requereu um estudo de viabilidade técnica para reconstrução de lombada, colocação de placa de sinalização e iluminação em poste de luz, localizados na Rua Boa Esperança, em frente a casa 860 B, bairro Santa Rita II.
A celeridade das obras do prédio onde funcionava o Colégio Tiradentes, localizado na rua Camilo Prates, nº 351, esquina com rua Dom João Pimenta, foi cobrada pela vereadora Graça da Casa do Motor (UB). O vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu a instalação de redutores de velocidade ou controles de velocidade eletrônicos na MGT-135 na estrada do acesso para a Comunidade de Camarinhas.
Saúde
A área da saúde também foi contemplada, com o requerimento da vereadora Carol Figueiredo (PL), que solicitou melhorias na infraestrutura da ESF Renascença. Além disso, a vereadora Ceci Protetora (PRD) sugeriu a instalação de tendas de hidratação e fornecimento de água potável durante o carnaval de rua, visando garantir a segurança dos foliões.
Educação
A educação foi outro tema relevante. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou garantias para a carga horária dos servidores da educação municipal e, junto com o vereador Rodrigo Cadeirante (UB) a regulamentação da distribuição da carga horária dos professores da rede municipal que possuem jornada interior a 40 horas semanais.
Segurança
Na área da segurança, o vereador Wilton Dias (Avante) pediu a instalação de câmeras de monitoramento na entrada da comunidade Vale dos Ipês, enquanto o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) cobrou um estudo sobre a criação de um seguro de vida para servidores municipais, especialmente os que trabalham em funções de risco.
Esporte
Pelo esporte, o vereador PC Landim (Avante) cobrou o envio do anteprojeto de lei que Institui o Programa Bolsa Atleta Municipal ao Executivo e à a secretaria Secretária de Esporte, Lazer e Juventude. O vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou a construção de uma quadra poliesportiva na Praça do Conjunto Residencial Vitória II.
Meio ambiente
O vereador Soter Magno (PSD) pediu para seja encaminhado ao Executivo o anteprojeto de lei que institui o Programa IPTU Verde no município.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Agressores de mulheres são proibidos de assumirem cargos públicos no âmbito municipal
Por Christine Antonini
A Câmara de Montes Claros aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (25/2), três projetos – sendo dois do Legislativo e um do Executivo. Entre as propostas aprovadas está a de n°24/2025, que proíbe pessoas que respondam ou tenham sido condenadas a processos oriundos das leis Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente ou Lei Henry Borel de assumirem cargos no âmbito da administração pública municipal. O projeto é de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT).
Segundo a proponente do projeto, diante do agravamento do quadro de violência contra vulneráveis, é dever do Poder Público intensificar ações punitivas contra condenados por crimes que atraem profunda reprimenda social e legal, principalmente à violência contra a mulher e os crimes cometidos contra a criança e/ou adolescente.
“Tivemos casos no nosso município de agressores, assediadores que fizeram isso dentro dos órgãos municipais. Devemos proteger todas as servidoras para que possam trabalhar sem medo, para que esse tipo de crime não volte acontecer”, justificou a vereadora Iara Pimentel.
A Câmara de Montes Claros também aprovou o projeto, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal ou outro banco oficial, com a garantia da União, no valor de R$ 850 milhões. De acordo com a pasta, o montante será destinado às obras de infraestrutura na cidade, compra de maquinário e equipamentos, aquisição de ônibus para o transporte coletivo, projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo e financiamento ao programa de regularização fundiária.
De iniciativa do vereador Odair Ferreira (União), o projeto n°12/2025 concede Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho ao Núcleo de Atenção à Saúde a Práticas Profissionalizantes que pertence a Faculdade UniFipimoc/Afya, pelos 20 anos de prestação de serviço em Montes Claros.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Prestação de contas da Prefeitura de Montes Claros apresenta superávit
Por Arthur Amorim Jr.
Durante audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Montes Claros realizou a prestação das contas das metas fiscais do Município referente ao terceiro ciclo (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024). A prestação de contas quadrimestral faz parte das ações de fiscalização do Executivo pelo Poder Legislativo.
O secretário de Finanças da prefeitura de Montes Claros, William César Rocha, fez a abertura e a apresentação dos números foi feita pelo diretor de contabilidade, Wilson Atair Ramos, apontando que no terceiro quadrimestre de 2024, a receita total realizada foi de R$ 2.006.066.964,21, tendo uma receita empenhada de R$ 1.925.794.450,37, resultando no superávit financeiro de R$ 80.272.513,84.
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, vereador Wilton Dias (Avante), considerou a prestação de contas positiva e que a administração realizou diversos investimentos, obtendo superavit. Entretanto, fez uma ressalva em relação ao setor de infraestrutura, que tem sido deficitário e cobrado pela Casa, principalmente no que diz respeito à instalação de iluminação pública, para que o secretário desta pasta possa estar presente nas próximas audiências para responder às dúvidas.
O secretário de Finanças da Prefeitura de Montes Claros, William César Rocha, ressaltou que a prestação de contas foi esclarecedora e feita para os legítimos representantes do povo, mostrando a real situação do município, no âmbito da receita e despesa. Classifica que a prestação vem demonstrar transparência do atual prefeito Guilherme Guimarães, que propõe fazer durante todo o seu mandato, em todo quadrimestre ou quando necessário. Em relação ao superávit alcançado em 2024, o secretário enfatizou que é resultado da eficiência da administração no âmbito tributário e a promessa é de continuar trabalhando para que a atual administração possa continuar investindo nas demandas que a população necessita.
Confira alguns números apresentados em relação ao que deveria ser arrecadado pelo município e ao que foi recebido:
IPTU – Previsão de R$ 105.000.000,00 // Arrecadado: R$ 48.189.879,91
IPVA – Previsão de R$ 77.700.000,00 // Arrecado: R$ 106.615.073,99
FUNDEB – Previsão de R$ 250.000.000,00 // Arrecadado: R$ 238.863.863,38
SUS – Previsão de R$ 403.750.000,00 // Arrecadado: R$ 553,183.987,53
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Saúde apresenta prestação de contas na Câmara
Por Gissele Niza
A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal, audiência pública para apresentação do terceiro relatório detalhado do quadrimestre anterior (setembro, outubro, novembro e dezembro) de 2024. Trata-se de uma obrigação legal municipal, prevista pela Lei nº 141/2012.
Participaram da audiência os secretários municipais de Saúde e Finanças, Eduardo Luiz da Silva e Willian César Rocha, respectivamente; vereadores, técnicos e assistentes da Secretaria Municipal de Saúde. O público acompanhou a sessão de forma presencial e remota, através da TV Câmara e YouTube.
Conforme apresentação feita pelo coordenador de informações de saúde, Frederico Drumond, a receita total da pasta para o período foi de R$ 1.002.819.462,16, enquanto a despesa líquida foi de R$ 993.463.156,13. Os investimentos feitos no setor hospitalar e ambulatorial totalizaram 496.774.882,94, sendo 240.115.954,28 para a Santa Casa,110.245.863,89 para o Dílson Godinho, 71.419.512,99 para o Aroldo Tourinho, 24.100.554,96 para o Hospital Universitário Clemente de Faria e 50.892.996,82 para o Mário Ribeiro; serviços especializados de reabilitação em deficiência intelectual – todo ano de 2024: Apae – R$ 3.145.238,61; Fundação Clarice Albuquerque – R$ 497.574,83 e; Capelo Gaivota – R$ 565.760,35. No TFD - Tratamento Fora do Domicílio, foram gastos R$ 1.935.351,59; Assistência Farmacêutica – R$ 7.744.196,08; produções de laboratórios de análises clínicas – R$ 7.306.432,88; consultas e exames com tabela diferenciada – R$ 6.404.092,61.
Atendimentos
Na atenção primária à saúde foram atendidas 1.770.599 pessoas; na saúde bucal, 47.337; no Programa Melhor em Casa, 16.102; Saúde da Mulher, 12.574; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – 21.960 atendimentos; Pronto Atendimento Dr. Alpheu de Quadros – 108.585; UPA Chiquinho Guimarães – 92.210; Policlínica Dr. José Carlos do Espírito Santo – 7.640; e Policlínica Ariosto Corrêa Machado – 3.754. Foram castrados 336 animais; na Vigilância Sanitária – 3.183 atendimentos; Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atenção Especializada (SAE) - 2.657 (Consultas especializadas realizadas) e 812 (exames de hanseníase, leishmaniose e CDRL no SAE ampliado).
Os vereadores Junior Martins (PP), Iara Pimentel (PT), Wilton Dias (Avante), Graça da Casa do Motor (UB), Cláudio Rodrigues (Cidadania), Daniel Dias (PCdoB) e Eldair Samambaia (PSD), acompanharam de forma presencial os trabalhos e, ao final da apresentação, fizeram questionamentos, que foram respondidos pelo secretário Municipal de Saúde, Eduardo Luiz da Silva.
O relatório apresentado nesta quarta-feira é o terceiro relatório e o de fechamento do ano de 2024. De acordo com o secretário, o Relatório Quadrimestral é uma obrigação constitucional que está no regimento do SUS e que os gestores precisam cumprir quadrimestralmente. Também faz parte dos instrumentos de gestão, junto com o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde, o Relatório Quadrimestral e o Relatório de Gestão Anual, trazendo os números do recurso financeiro que foi investido e como esse recurso se transformou em serviços e ações de saúde para a população.
“No último quadrimestre, nós tivemos investimentos importantes na saúde de Montes Claros, cumprindo o mínimo constitucional, além do mínimo constitucional, algo em torno de 30,8%. O município investiu no ano passado em saúde e esse recurso financeiro se transformou em milhares de serviços e ações de saúde para os residentes de Montes Claros e para a população da macronorte. Nós avaliamos positivamente o último relatório e esperamos dar continuidade às ações de promoção, prevenção e cuidado da saúde da população nos próximos quadrimestres”, afirmou Eduardo Luiz.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Comissão de Educação reivindica inserção de psicólogos assistentes sociais nas escolas
Por Christine Antonini
A Comissão de Educação da Câmara de Montes Claros, através de solicitação da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), promoveu na manhã desta quinta-feira (27/2), audiência pública para discutir sobre a inserção e valorização de psicólogos e assistentes sociais na rede municipal de ensino.
A lei federal n° 13.935/2019 preconiza que escolas de ensino básico devem contar com psicólogos e assistentes sociais para dar suporte psicopedagógico aos alunos. De acordo com a vereadora, a atuação desses profissionais é importante para a saúde mental e proteção dos alunos.
“Esses profissionais vão além do atendimento psicossocial. Eles participam da elaboração de projetos pedagógicos, do desenvolvimento e acompanhamento dessas crianças e jovens, que muitas vezes estende fora do muro das escolas; dando suporte também para as famílias”, destacou Iara Pimentel.
Ainda segundo a parlamentar, crianças, jovens/adultos (especialmente em situação de vulnerabilidade) não podem ficar sem esse atendimento, e, que é papel da Secretaria Municipal de Educação garantir a integração do psicólogo e assistente social dentro das unidades escolares. “De 2021 até hoje foram reduzidos mais de 200 profissionais que estavam dentro da escola. Fomos informados que para atender todas as escolas municipais de Montes Claros temos apenas 40 profissionais – sendo 20 psicólogos e 20 assistentes sociais. Isso é inaceitável”, concluiu a parlamentar.
Segundo a assistente social, Rosilene Paula Andrade, a equipe de psicólogos e assistentes sociais têm feito um trabalho para evitar a evasão escolar. Ela afirma que desde quando foi implementada a lei, foi possível reduzir a evasão a quase zero. “Isso é um feito impactante e significativo, especificamente nesse período pós pandêmico, os alunos não queriam voltar para escola”, pontuou.
Para a presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social, Leila Lúcia Gusmão, é inadmissível as condições de contratação que o município ofereceu aos profissionais. Segundo ela, serão 20 psicólogos e 20 assistentes sociais para atender toda rede de ensino.
“Isso é um descaso, menosprezo e desrespeito conosco. Existe uma lei que nos fundamenta, um código de ética e nossa atuação se faz relevante e importante nesse meio. A população nossa é carente – nossas crianças convivem com desigualdade social, com fome, vendo seus pais desempregados. E nós, fazemos o trabalho de ouvir esses alunos, acolher essas famílias, participando de debates a fim de procurar melhorias de vida para todos”, defendeu.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Daniel Dias (PCdoB) destacou que em 2020 houve uma audiência pública para averiguar o quantitativo que esses profissionais atendiam – e o número chegou a mais de 30 mil atendimentos. “Temos recursos para pagar esses profissionais, pois, apliquei emendas no Fundeb para essa finalidade”, finalizou Daniel Dias.
________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara aprova oito requerimentos
Por Arthur Amorim Jr.
Foram aprovados, durante a sessão ordinária da Câmara de Montes Claros desta quinta-feira (06/03), oito requerimentos. O setor de infraestrutura foi o mais solicitado, com pedidos por reformas, melhorias e segurança no trânsito.
A vereadora Carol. Figueiredo (PL) pediu para que as secretarias de Ambiente, bem-estar animal e Sustentabilidade e de Serviços Urbanos possam averiguar o desnível do passeio e poda das árvores em área escolar localizada na Escola Estadual Professor Hamilton Lopes.
Ainda na área de infraestrutura, a solicitação da vereadora Maria Helena Lopes (MDB) foi para que seja realizada a conclusão das obras no Boulevard, localizado no bairro Morada do Parque.
Em seu requerimento, o vereador Wilton Dias (Avante) reivindicou da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude a viabilidade da execução de melhorias no Campo de São Pedro da Garça.
Outro pedido feito às secretarias de Esporte e de Meio Ambiente, foi do vereador Eduardo Preto (Pode), que cobrou a revitalização do Parque Marcelo Condé.
Trânsito
Em busca de garantir a segurança no trânsito, o vereador Marcos Nem (Pode) cobrou empenho e providências necessárias para que seja feita a instalação de semáforo na rotatória do Sion, na avenida Dulce Sarmento com a avenida Deputado Plínio Ribeiro.
Reforma
O vereador Paulo César Landim (Avante) solicitou a reforma, estruturação e melhorias no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM) de Montes Claros.
Audiência
Transformar a Reunião Ordinária do dia 27 de março de 2025, em Audiência Pública, a ser realizada às 08:00, no Plenário da sede da Câmara Municipal de Montes Claros para debater sobre “Frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica na Zona Rural de Montes Claros”, foi o requerimento apresentado pela Comissão de Agricultura
Anteprojeto
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou que seja encaminhado ao prefeito Guilherme Guimarães e ao Procurador-Geral Danilo Soares, a proposta de Anteprojeto de Lei Complementar que “Dispõe sobre o Programa de Prorrogação da Licença Paternidade de que trata o art. 1º, inciso II, da Lei Federal nº 11.770, de 09 de setembro de 2008, e altera a Lei Municipal nº 3.175, de 23 de dezembro de 2003”.
_______________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Projetos aprovados nesta quinta-feira
Por Gissele Niza
Na reunião ordinária desta quinta-feira (6/3), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou quatro projetos, sendo um de resolução e três de lei.
De autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), foi aprovado o Projeto de Resolução 13/2025 que concede o Título de Cidadão Benemérito à Juvenal Caldeira Durães, pelos relevantes serviços sociais prestados ao município e região.
O Projeto de Lei nº 16/2025 concede Título Declaratório de Utilidade Pública para a Associação Rural e Ambiental Amigos do Recanto – ARAAR, do distrito de Santa Rosa de Lima. A proposição é do vereador Wilton Dias (Avante).
A vereadora Carol Figueiredo (PL) apresentou o Projeto de Lei 18/2025 que concede Título Declaratório de Utilidade Pública ao Centro de Reabilitação Contra Dependência Química Gileade.
Por fim, foi também foi aprovado o Projeto de Lei 19/2025, de autoria do vereador Eldair Samambaia (PSD), que concede Título Declaratório de Utilidade Pública à Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade do Gandu.
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Marco histórico: cinco mulheres no legislativo montes-clarense
Por Christine Antonini
Montes Claros, uma cidade rica em história e cultura, também se destaca pela sua representação feminina na política. A presença de vereadoras na Câmara Municipal é um marco significativo, refletindo a luta pela igualdade de gênero e a importância da voz feminina nas decisões políticas. Vamos conhecer as cinco vereadoras que estão deixando sua marca na história da cidade.
Carol Figueiredo está no seu primeiro mandato, eleita pelo PL e também é suplente de deputada estadual pelo partido. Porém, no momento, decidiu dedicar sua vida política como vereadora, pelo bem do povo montes-clarense. Figueiredo acredita que ‘foi escolhida’ para entrar para a política, uma vez que ela enxerga esse dever para servir a Deus e as pessoas.
“Aceitei trilhar esse caminho devido às causas sociais e pró-vida. Sou católica e tive uma educação muito pautada nos princípios cristãos e no altruísmo. Faço trabalhos sociais desde os seis anos de idade”, destaca Carol que também é voluntária em várias instituições de caridade.
Ceci Protetora está no seu segundo mandato consecutivo, eleita pelo PRD, sendo a terceira vereadora mais bem votada na última eleição. A vereadora acredita que esse feito se deve ao apoio e a confiança que a população depositou no seu trabalho e nas causas que defende. Segundo Ceci, a causa animal foi o que a motivou entrar para a política, que de acordo com ela, é uma ferramenta poderosa de transformação social e, por isso, tão necessária.
“Ao longo desses anos, presenciei de perto a negligência e a ausência de políticas públicas voltadas para a causa animal. E entendi que, se ninguém fazia, eu precisava fazer. Foi essa indignação que me levou para a política: a necessidade de mudar essa realidade, criar leis e garantir que o município tivesse um olhar comprometido com o bem-estar animal e a saúde pública”, ressalta a vereadora.
Professora Iara Pimentel também está no seu segundo mandato consecutivo pelo PT. Durante esse período foi apresentado e aprovadas leis, protocoladas denúncias e fiscalizado o uso adequado dos recursos públicos. Sempre defendendo a educação pública de qualidade social, a cultura, a saúde, a assistência social e os direitos dos trabalhadores. Mãe de dois filhos, a vereadora divide seu tempo também atuando como professora.
Segundo Iara, a decisão de entrar para a política foi coletiva, engajada nas lutas dos movimentos sociais e sindicais. “Defendo a vida das mulheres, o acesso a direitos pelos trabalhadores, a educação pública de qualidade social. Defendo uma cidade inclusiva, com acesso a serviços de qualidade a toda a população, com foco na periferia. Uma cidade melhor de se viver. Assim, me sentia preparada para ocupar uma cadeira no parlamento e cumprir com eficiência o papel de vereadora”, pontuou Pimentel.
No seu terceiro mandato consecutivo, a vereadora Graça da Casa do Motor foi eleita pelo partido União Brasil, com o objetivo de mudar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, acompanhando de perto as necessidades, compreendendo as demandas e buscando soluções através da Casa Legislativa. Mãe de três filhos, a vereadora concilia seu tempo administrando sua própria empresa.
“Montes-clarense de coração, meu desejo é que a cidade se desenvolva de forma sustentável, e se torne cada vez mais um lugar melhor para viver. E a família é essencial para essa jornada”, destaca a vereadora.
Maria Helena Lopes eleita pelo MDB é a única mulher do Legislativo de Montes Claros que foi vereadora no ano passado (2000 – 2004) e, conseguiu voltar anos depois em 2016, sendo reeleita e assumindo seu quarto mandato. Oriunda de família política, Maria Helena tem no sangue o dom de legislar – ela conta que entrou no ramo motivada pela ausência de mulheres na Câmara de Montes Claros.
Quando eleita pela primeira vez, Maria Helena tinha 28 anos de idade e lembra que sofreu preconceito por ser mulher ocupando uma cadeira na maior Câmara do Norte de Minas. Por ser a mulher mais jovem da Casa, a vereadora contou que ouvia insultos como “bonitinha burra”, também foi assediada, entre outros desafios.
“As pessoas confundem mulher pública com mulher liberada, esquecem que temos compromissos e família, além do que a melhor forma de agredir mulher na política que não se envolve em esquema de corrupção, que não se vende é inventando histórias sobre sua moral e vida particular”, ressalta a vereadora.
MULHER NA POLÍTICA
A participação das mulheres na vida política brasileira começou há 87 anos, quando em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, pela primeira vez a mulher brasileira pôde votar e ser votada em âmbito nacional. Sete décadas depois, elas passaram a ser maioria no universo de eleitores do país.
Carol Figueiredo acredita que mulheres devem ajudar umas às outras, sendo as principais qualidades é a essência feminina, o acolhimento do outro, seja homem, mulher, criança, adulto ou idoso.
Um dos conselhos que Carol sugere para as mulheres que desejam entrar para a política é que independente do caminho que escolham seguir é que sejam femininas, e não feministas. A vereadora enfatiza que não se refere ao feminismo radical.
“Infelizmente, há muitas mulheres por aí, mesmo as mais conservadoras, devastadas pelas ideias feministas. Posso falar isso com propriedade, pois fui também uma dessas mulheres que sofreram com certas influências, mesmo tendo sido educada por uma família católica e colégio de freiras. Lutem contra a rivalidade feminina, tão comum entre nós. Sejam inspiradoras e, como raios de sol, iluminem os caminhos de outras mulheres para que elas tenham conquistas ainda mais grandiosas que as suas”, defende Carol.
De acordo Ceci Protetora, historicamente a política sempre foi espaço dominado por homens, e essa desigualdade não é fruto do acaso, mas de uma estrutura patriarcal que, por séculos, silenciou e excluiu mulheres das decisões que moldam a sociedade. Para Ceci, todas as pessoas precisam entender que a política não é neutra e que reflete relações de poder, e que a ausência de mulheres resulta em políticas que não as representam.
“Entrar para a política não é apenas ocupar um cargo, mas reivindicar nosso direito de decidir, de transformar e de criar políticas públicas que contemplem nossas realidades e necessidades”. É desafiador? Sim. Mas cada mulher que rompe essa barreira abre caminho para tantas outras. Se você quer estar na política, vá com coragem e perseverança, pois sua presença não é apenas necessária, é revolucionária”, afirma Ceci.
Segundo Iara Pimentel ainda é irrisório o número de mulheres que ocupam cargos na política, apesar de serem mais de 52% do eleitorado. Para ela, essa situação demonstra a profunda desigualdade que permeia toda a sociedade.
“Estamos lutando para que mais mulheres ocupem cargos eletivos, combatendo à violência de gênero. Sem as mulheres não há democracia. A participação da mulher na política é um investimento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a partir das políticas públicas de inclusão e combate à violência, onde todas as vozes são ouvidas”, defende Pimentel.
A vereadora Graça destaca que é fundamental que mais mulheres estejam presentes e sejam atuantes na política. “São escolhas e decisões realizadas a partir da nossa visão, a postura e olhar detalhista resultam em mais leveza no exercido das atividades e criação de políticas públicas mais justas”, afirma.
Apesar de ser um feito histórico, cinco vereadoras na Câmara de Montes Claros, Maria Helena ainda acredita ser pouco e ainda não teve uma mulher na presidência. “Coragem! É o que digo para as mulheres que queiram assumir um cargo político. Nunca desista dos seus sonhos, você é necessária para mudar a história de nossa sociedade, equilibrando as forças políticas e trazendo o olhar feminino para que tenhamos uma sociedade justa, igualitária, humana, que se preocupa com os princípios constitucionais.
VOTO FEMININO
As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. Vargas chefiava o governo provisório desde o final de 1930, quando havia liderado um movimento civil-militar que depôs o presidente Washington Luís. Uma das bandeiras desse movimento (Revolução de 30) era a reforma eleitoral. O decreto também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara promove homenagem e audiências
Por Arthur Amorim Jr.
A Câmara Municipal de Montes Claros tem uma extensa programação nos próximos dias. Na segunda-feira (10/3), às 11 horas, no plenário, será realizada a Reunião Especial de homenagem para entrega de título de Cidadã Honorária à Chefe da Polícia Civil Dra. Letícia Batista Gamboge Reis. O evento é de autoria da vereadora Ceci Protetora (PRD).
Na terça-feira (11/3), a acontece a reunião ordinária da Câmara, às 7h45.
Duas audiências públicas estão previstas para a quinta-feira (13/3), no plenário. A primeira acontecerá às 8h30, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que vai discutir a respeito da reforma do Mercado Municipal.
A segunda audiência, às 19 horas, de autoria do vereador Sóter Magno (PSD) vai debater sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema a “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”.
____________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais recebe homenagem
Por Christine Antonini
A Câmara de Montes Claros entregou, na manhã desta segunda-feira (10/3), o Título de Cidadã Honorária à chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge Reis. A homenagem foi de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PRD) e contou com a participação de membros da segurança pública, do prefeito Guilherme Guimarães e também do deputado federal Marcelo Freitas.
Letícia Gamboge Reis ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em 1997, com trajetória marcada por busca de melhorias institucionais. Ao longo destes anos, a delegada ocupou cargos estratégicos, como a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da PCMG, esteve à frente da direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais e a cooperação do Projeto Mediar, voltado à mediação de conflitos.
Letícia Gamboge chefiou o Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa - em 2023 assumiu o cargo de chefe da PCMG.
Para a proponente do evento, Ceci Protetora, a delegada Letícia Gamboge é uma líder inspiradora, profissional incansável, de caráter íntegro e comprometida com o bem comum.
“À frente da chefia da Polícia Civil do Estado, ela carrega em seus ombros não apenas a responsabilidade de comandar uma das mais importantes instituições de segurança de Minas Gerais, mas também a missão de torná-la mais acessível, modernizando, sendo eficiente e qualificada às necessidades atuais da sociedade”, ressaltou a parlamentar.
Além da atuação como chefe da PCMG, Letícia Gamboge atua como professora na formação de novos profissionais e na capacitação de membros da polícia. “Fico honrada em receber essa homenagem em Montes Claros. Entretanto, não estaria aqui se não fosse a excelência da nossa corporação local, que conseguiu um feito histórico: eles superaram a meta que estabelecemos em 120%. Nossa missão como policial civil é árdua ainda mais quando somos mulheres e precisamos ocupar tantas atribuições, fazendo todas com competência”, agradeceu Gamboge.
O deputado federal Marcelo Freitas (União) pontuou que a Casa Legislativa acerta mais uma vez em conceder a honraria para a delegada Letícia Gamboge, especialmente pela representatividade feminina em todos os setores da segurança pública. Já o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União) destacou a importância da meritocracia, especialmente em cargos públicos.
“Mulheres em cargos de grande impacto social não deveriam ser exceção. Ainda bem que nossa sociedade está mudando, como reflexo disso, temos cinco mulheres vereadoras desta Casa”, finalizou o prefeito.
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara solicita criação da Casa de Apoio à Mulher
Por Christine Antonini
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11/3), vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram dezessete requerimentos que estavam na Ordem do Dia. Entre eles, o de n° 215/2025, de iniciativa da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), que solicita a implantação de uma Casa de Apoio à Mulher.
Segundo o requerimento a Casa será criada através do programa “Mulher Viver Sem Violência”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A autora explica que o projeto é uma ferramenta que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.
“O Mulher, Viver sem Violência foi lançado em 13 de março de 2013, com objetivo de integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, da justiça, da segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira”, justificou Maria Helena.
Foi aprovado ofício, de autoria do vereador Soter Magno (PSD), pedindo a construção de uma passarela para pedestres sobre a Avenida José Corrêa Machado, em frente ao Parque Sagarana. De acordo com o parlamentar, a construção será uma alternativa segura e eficiente para a travessia de pedestres que desejam acessar o parque, permitindo que os visitantes tenham um trajeto mais seguro, livre de riscos no trânsito e com maior comodidade.
O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) encaminhou ofício ao prefeito Guilherme Guimarães, cobrando a criação de um parque ecológico em área verde, que fica situada entre as avenidas Irmão Jaime Damião e João XXIII – nos bairros Jardim Brasil e Edgar Pereira. Já o vereador Odair Ferreira (União), expediu ofício solicitando a instalação de alambrados nas laterais das quadras da praça João Batista Moura (bairro Alto da Boa Vista) e da praça Doutora Zilda Arns (bairro Santo Antônio).
O vice-presidente da Casa, vereador Rena de Nova Esperança (União) reivindica a construção da quadra poliesportiva coberta do Cemei Nossa Senhora da Conceição, no bairro Santos Reis. O vereador Igor Dias (PRD) encaminhou ofício solicitando a continuidade e fiscalização das obras do Armazém da Central do Brasil – Armazém Cultural. Igor explica que o prédio se encontra hoje sem uma destinação específica, podendo tornar-se um grande espaço multiuso.
“O local pode ser usado para diversas manifestações culturais, educacionais e para a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade, tais como: feiras, espaços gastronômicos, apresentações dos nossos artistas musicais e das artes cênicas e exposições”, defendeu o vereador.
Pensando na causa animal, a vereador Ceci Protetora (PRD) expediu ofício para o Executivo e para a Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, solicitando que o Grupo Tático Ambiental da Guarda Municipal possa atuar na prevenção e repressão aos crimes de maus-tratos.
Já o requerimento do vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicitou a construção de uma ponte na rua Aracaju, localizada no bairro Santo Antônio II.
TRÂNSITO
Cinco requerimentos que estavam na pauta eram sobre melhorias no trânsito de Montes Claros. O vereador Eduardo Preto (Pode) solicitou a instalação de faixa elevada para pedestres na avenida Padre Chico, em frente ao Supermercado BH, no Centro da cidade. O vereador Eldair Samambaia (PSD) pediu a instalação de quebra-molas nas rodovias recém-pavimentadas nas proximidades das entradas/saídas das propriedades rurais e também dentro dos distritos e povoados, visando reduzir os riscos de acidentes.
Para melhorar o trânsito na avenida Dulce Sarmento, o vereador Marcos Nem (Pode) expediu ofício para que seja feita ligação entre as avenidas Itamar Caldeira (bairro Vila Ipiranga) e a Francisco Gonçalves do Santos, na lateral da Havan, no bairro Vera Cruz, com o objetivo de desafogar trânsito.
O vereador PC Landim (Avante) cobrou a instalação de quebra-molas ou redutor de velocidade no cruzamento da rua Correia Machado com a Cônego Chaves, na altura do número 419, no bairro Morrinhos. Já o vereador Daniel Dias (PCdoB) solicitou a instalação de semáforo de pedestre na avenida Dulce Sarmento - esquina com a rua Padre Eustáquio, no bairro São José.
A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou recapeamento na avenida Leonel Beirão de Jesus, altura do nº 2.280 até a entrada da Ceanorte. E o vereador Raimundo do INSS (PDT) pediu a canalização, pavimentação asfáltica e muretas de proteção às margens do Córrego do Cintra.
ZONA RURAL
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) encaminhou requerimento reivindicando agilidade na licitação para construção das três pontes que dão acesso ao Distrito de Ermidinha, Cabeceiras/Miralta e Mucambo Firme.
EVENTOS
31/3 – 19h - Reunião Especial em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher – autor vereador Junior Martins
__________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Vereadores cobram reforma e construção de pontes na zona rural
Por Gissele Niza
Na última sessão da Câmara Municipal de Montes Claros, nessa terça-feira (11/03), vereadores expressaram preocupações em relação à infraestrutura nas zonas rurais, com ênfase na necessidade urgente da construção e reforma de pontes que dão acesso a várias comunidades, essenciais para o transporte escolar e a segurança da população.
A vereadora Graça da Casa do Motor (União) destacou a importância da manutenção das estradas rurais, enfatizando que as vias de acesso ao transporte escolar precisam ser priorizadas. Ela apresentou requerimento em que pede agilidade na licitação para a construção de três pontes essenciais para o distrito de Ermidinha, Cabeceiras/Miralta e Mucambo Firme. "Apesar de algumas vias terem sido asfaltadas, as pontes ainda não foram reformadas, e isso representa risco para os moradores da zona rural", afirmou a parlamentar.
O vice-presidente da Casa, vereador Rena de Nova Esperança (União) reforçou o requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor e foi mais enfático sobre a urgência da construção das pontes, relatando que já ocorreram acidentes graves no local. "Já perdemos vidas, com duas pessoas falecendo devido à precariedade das pontes. Não podemos esperar mais. Precisamos de uma ação imediata", afirmou o vereador, ressaltando que a situação é uma questão de segurança pública.
A cobrança da reforma e construção de pontes na zona rural também foi feita pelo vereador Marcos Nem (Pode). “Estamos cobrando junto a Executivo a agilidade nas obras necessárias na zona rural, inclusive o prefeito já autorizou a reforma de algumas pontes na comunidade de Cabeceiras”, pontuou o parlamentar.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Campanha da Fraternidade e meio ambiente em pauta
Por Gissele Niza
A Câmara Municipal realizou nessa quinta-feira (13/03) audiência pública dedicada a discutir a Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O evento foi de iniciativa do vereador Soter Magno (PSD) e reuniu autoridades políticas, religiosas e representantes da sociedade civil para refletir sobre os desafios ambientais contemporâneos e a responsabilidade coletiva diante da crise ecológica.
O proponente ressaltou a urgência do tema, destacando a responsabilidade das gerações atuais em preservar o meio ambiente para as futuras gerações. “Nós sabemos que o mundo vive os problemas das crises ambientais. Se tivéssemos tido preocupação no passado, talvez não estaríamos aqui nesta Casa Legislativa discutindo este tema tão importante para toda sociedade e que traz preocupação para a presente e para as futuras gerações. A verdadeira preservação ambiental começa na nossa casa”, afirmou o parlamentar.
Guilherme Roedel, promotor de Meio Ambiente e representante do Ministério Público, também enfatizou a importância da ação coletiva para reverter a crise climática, classificando-a como uma verdadeira crise civilizatória. Ele destacou a necessidade de compatibilizar o crescimento urbano com a preservação das árvores nativas, além de chamar a atenção para o problema do assoreamento do rio São Lamberto, uma das questões ambientais mais graves do município. “O Ministério Público é um grande parceiro do desenvolvimento sustentável e está devidamente preocupado com o meio ambiente. A cidade precisa se integrar mais à natureza”, pontuou Roedel.
O Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, reforçou que o tema não se trata de uma questão exclusivamente religiosa, mas de um apelo urgente pela preservação da vida no planeta. “As crises socioambientais, climáticas e de toda ordem vão dizimar a todos, começando pelos mais pobres. Mas quando faltar água, comida e ar, mais cedo ou mais tarde, morrerão também os grandes e os poderosos”, alertou Dom José. Para ele, é essencial que toda a sociedade se una para enfrentar o que ele chamou de uma catástrofe iminente. “Precisamos reconciliar a humanidade com a natureza”, completou o arcebispo.
Por fim, o prefeito Guilherme Guimarães (União) destacou a importância da sensibilização individual e comunitária. "A campanha da fraternidade é um momento importante para a nossa igreja, que está sensibilizando as pessoas sobre a necessidade de cada um participar do processo do desenvolvimento do mundo. Sabemos que o poder público tem a sua responsabilidade, mas é importante salientar que nenhuma lei será capaz de mudar as coisas se não sensibilizarmos cada um dos habitantes. Pensar globalmente, mas agir localmente, concluiu o prefeito.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema a frase bíblica “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). Esta campanha tem o propósito de sensibilizar os cristãos e a sociedade para a urgente necessidade de cuidar da casa comum, a Terra, e de promover a justiça ecológica de forma integral.
O conceito de “ecologia integral”, proposto pelo Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, é central na campanha deste ano. Ele convoca a humanidade a compreender a interconexão entre os problemas ambientais, sociais, econômicos e culturais, propondo soluções que envolvam tanto o cuidado com o meio ambiente quanto a promoção da dignidade.
A frase do Gênesis, “Deus viu que tudo era muito bom”, destaca a bondade e a beleza da criação divina, lembrando-nos da responsabilidade que temos em preservar o mundo em que vivemos. Em tempos de degradação ambiental, crise climática e desigualdades sociais, a Campanha da Fraternidade 2025 reforça a importância de unir esforços para a construção de um futuro mais justo, sustentável e fraterno.
______________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara promove audiência sobre reservas de água
Por Arthur Amorim Jr.
Além da sessão ordinária desta terça-feira (18/3), às 7h30, a Câmara de Montes Claros promove uma audiência pública, de iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor, para discutir sobre reservas de água. A audiência será realizada na quinta-feira (20/3), às 9 horas.
Conforme a parlamentar, a audiência será uma oportunidade para destacar as questões relacionadas à água, além de promover a conscientização sobre a importância desse recurso. “A água, que é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, desempenha um papel crucial na estabilidade e prosperidade das Comunidades, regiões e cidades. Esta discussão nos levará a refletir qual deve ser a solução para região semiárido, visando a construção da barragem de Congonhas, para atender Montes Claros e Norte de Minas.
____________________
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais
Escola do Legislativo realiza curso de Formação de Monitores do PJ 2025
Por Arthur Amorim Jr.
Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros encaminhou convite aos membros do Polo União Norte para o curso de Formação de Monitores do Parlamento Jovem 2025, que será realizado nos dias 2 e 3 de abril, no plenarinho da Casa Legislativa.
A formação de monitores do Parlamento Jovem 2025 é oferecida aos coordenadores dos municípios do Polo União Norte e também aos monitores, estudantes de determinadas áreas do conhecimento, como Direito, História, Ciências Sociais e Pedagogia.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Câmara Municipal de Montes Claros faz parte há 16 anos.
Na edição de 2025, o tema escolhido pelo Parlamento Jovem de Minas é “Juventude e Direitos Culturais”, com os subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito, A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social, e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania. O programa tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de conhecer a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.
O projeto é dividido em três etapas: local, regional e estadual. Os estudantes discutem o tema e elaboram propostas para a cidade.
Atividades do Parlamento Jovem: debates, pesquisas, palestras, visitas a instituições, processos formativos, elaboração de propostas para o enfrentamento dos problemas identificados, e sessão final no plenário da Câmara Municipal.
____________________
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais
Seis projetos são aprovados na Câmara
Por Gissele Niza
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou seis projetos que reconhecem e homenageiam entidades e personalidades do município. As propostas incluem resoluções que concedem honrarias e leis que conferem utilidade pública a instituições locais.
Projetos de Resolução
Três dos projetos aprovados concedem a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho, honraria que destaca relevantes serviços prestados à comunidade. Foram contemplados:
170º Grupo de Escoteiros Darcy Ribeiro – Projeto de Resolução nº 14/2025, de autoria do vereador Marcos Nem (Pode).
Sicoob Credinor – Projeto de Resolução nº 17/2025, de autoria do vereador Wilton Dias (Avante).
Além disso, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 16/2025, que concede o Título de Cidadão Benemérito ao senhor José Henrique de Carvalho Veloso, por iniciativa da vereadora Graças da Casa do Motor (União).
Projetos de Lei
Outros três projetos de lei conferem o Título Declaratório de Utilidade Pública a importantes entidades locais:
Instituto Plus – Projeto de Lei nº 26/2025, apresentado pelo vereador PC Landim (Avante).
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Monte Rural – Projeto de Lei nº 33/2025, de autoria do vereador Marcos Nem (Pode).
Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Mumbuca e Laranjão – Projeto de Lei nº 34/2025, também proposto pelo vereador Marcos Nem (Pode).
A concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br
Câmara cobra divulgação de manobras de desengasgo
Por Arthur Amorim Jr.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (18/3), vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros aprovaram 21 requerimentos que estavam na Ordem do Dia. Entre eles, o de nº 225 de 2025, de iniciativa do vereador Rodrigo Cadeirante (União), exigindo que os comércios sejam fiscalizados a respeito da obrigatoriedade quanto a aplicação da Lei 5.686 de 03 de Abril de 2024, que prevê a afixação de cartazes com orientações de desengasgo.
INFRAESTRUTURA
Mais uma vez, a área de infraestrutura foi a mais demandada. A vereadora Carol Figueiredo (PL) cobrou melhorias na infraestrutura geral do espaço da Central de Abastecimento do Norte de Minas, Ceanorte.
O pedido do vereador Sóter Magno (PSD) foi pela implementação da coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidade.
A revitalização do passeio ao longo de toda avenida Antônio Lafetá Rebelo (córrego das Melancias), localizada no bairro Santa Lúcia, bem como a reposição das grades de proteção ao longo da referida via, foi o requerimento apresentado pelo vereador Odair Ferreira (União).
A construção de casas de velórios em todos os distritos que não têm, bem como reformas nos que necessitam, foi a solicitação feita pela vereadora Graça da Casa do Motor (União).
O vereador Paulo César Landim (Avante) cobrou a atualização sobre o plano de atuação para a revitalização da Lagoa do Interlagos, considerando a importância desse espaço para a qualidade de vida da população e a preservação ambiental.
Já o vereador Rena de Nova Esperança (União) solicitou a manutenção de duas importantes pontes na zona rural de Cabeceiras/Baixa.
TRÂNSITO
Melhorias no trânsito também foi reivindicado pelos vereadores, dentre eles, o vereador Eldair Samambaia (PSD), que pediu que a MCTrans realize um estudo de viabilidade técnica para a instalação de semáforos e faixas para pedestres no trevo da Sion, entre as avenidas Dulce Sarmento e Deputado Plínio Ribeiro, para controlar o tráfego e reduzir os congestionamentos, o tempo de espera e os riscos de acidentes.
Em seu requerimento, o vereador Marcos Nem (Pode) solicitou a instalação de semáforos na avenida Dulce Sarmento, cruzamento com a avenida Antônio Lafetá Rabelo e rua Januário Juliano.
O pedido do vereador Raimundo Pereira da Silva (PDT) foi pela instalação de faixa de pedestre e placa de sinalização em frente ao Cemei Prof. Maria das Dores Martins, localizado na rua Sete de Setembro,1140, bairro Maracanã.
SAÚDE
Na área de saúde, o vereador Ailton do Vilage (MDB) solicitou que a assistência em órtese e prótese, bem como a disponibilização de auxiliares de locomoção sejam reestabelecidas. Enquanto o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (|União) pediu para que seja ampliada a Unidade de Saúde da Família (USF), do Bairro Vila Sion.
EDUCAÇÃO
No setor educacional, o pedido dos vereadores Maria Helena Lopes (MDB) e Eduardo Ferreira (Pode) foi pela reforma do Cemei Amiguinhos da Adelour, localizado na rua Geovane Soares da Cruz, n° 609, bairro de Lourdes.
FUNCIONALISMO
O funcionalismo público mereceu destaque em dois requerimentos, sendo que um deles, de autoria dos vereadores Cláudio Rodrigues (Cidadania) e Edson Cabeleireiro (PV), solicitando o pagamento de adicional por exercer atividades especiais, no percentual de 40% (quarenta por cento), a todas as serventes de zeladorias e ajudantes de serviços gerais da Secretaria de Educação e demais secretarias que desempenham atividades de limpeza e higienização de banheiros e instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação.
O outro, do vereador Wilton Dias (Avante), foi sobre o anteprojeto de lei que "Dispõe sobre a redução da jornada de trabalho do servido que tenha filho ou dependente portador de Transtorno do Espectro Autista – TEA.
ANIMAL
A vereadora Ceci Protetora (PRD) solicitou a implementação de um Programa Municipal de Vacinação Canina, com a vacina polivalente importada (V8 ou V10), para cães que estão sob a tutela de pessoas classificadas de baixa renda (inscritas no CadÚnico), de ONGs ou de protetores independentes (inscritos no Cadastro de Protetores de Animais Independentes de Montes Claros, Lei nº 5.785/2025).
AUDIÊNCIA
Três audiências públicas foram agendadas. A primeira para o dia 28/03, às 9 horas, de autoria da vereadora Professora Iara Pimentel (PT), tendo como pauta: “O papel do Poder Público na garantia de direitos e o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher” - REVICOM e do Fórum Norte Mineiro em Defesa da Vida de Mulheres e Meninas -FEMINORTE.
A segunda audiência pública, de autoria da Comissão de Segurança e Direitos Humanos, marcada para o dia 03 de abril, às 19 horas, vai debater sobre "Esclarecimentos e conscientização da população e dos empreendedores a respeito da possibilidade de destinar os valores do Imposto de Renda aos Fundos Municipais que são fundamentais para o financiamento de projetos sociais do município de Montes Claros".
A terceira audiência pública, de autoria da vereadora Maria Helena Lopes (MDB), foi agendada para o dia 10 de abril, às 08hs, objetivando discutir sobre a Reforma do Mercado Municipal de Montes Claros.
____________________
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506
E-mail: ascom@montesclaros.mg.leg.br
Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina -
Montes Claros-Minas Gerais