Dezembro Verde: Câmara encerra campanha com homenagem
Por Christine Antonini
Em celebração ao Dezembro Verde, mês dedicado ao combate de maus-tratos e abandono de animais, a Câmara de Montes Claros entregou na noite desta quarta-feira (18/12), homenagem à ativista Isabel Leandra de Assis Cordeiro. Isabel que sempre foi dedicada à causa animal, abraçou ainda mais após seu cachorro (Chimbinha) ser diagnosticado erroneamente, vindo perder uma das pernas e a visão de um olho. A lei municipal (n°5.416/2023), que deu origem ao Dezembro Verde, bem como a homenagem foram de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PRD).
A vereadora Ceci destacou que é no mês de dezembro que aumentam os números de abandonos de animais, devido às férias e festas de fim de ano. “É um período em que muitos tutores, infelizmente, ignoram que os animais são seres sencientes e deixam à mercê do sofrimento”, pontuou. Para Ceci, a história de Isabel ensina que amar é resistir ao abandono, ao descaso e crueldade.
Isabel Cordeiro relatou que abraçou a causa animal e busca até hoje por justiça pelo seu cachorro, Chimbinha – um poodle de nove anos de idade. De acordo com Isabel, o cão pulou da cama e começou a mancar, preocupada com a situação, a tutora o levou em uma clínica veterinária em Montes Claros. Os veterinários que o atendeu informaram que Chimbinha tinha câncer e começaram o tratamento. Com o tempo, a pata do cachorro, bem como o olho começaram a necrosar, tendo que amputar. O cãozinho ficou manco e cego, uma vez que o tratamento errado acarretou a situação.
“Essa homenagem não é somente para nós e sim para todos os tutores que lutam diariamente pelos seus filhos de quatro patas. Chimbinha é o nome e a cara da luta pelos direitos dos animais. Ele tem o propósito de os tutores sempre questionarem os primeiros diagnósticos e procurar veterinários competentes”, encerrou a tutora Isabel Cordeiro.
CASO CHIMBINHA
O assunto circulou nas redes sociais, imprensa, até chegar aos deputados estaduais que realizaram uma audiência pública na Assembleia de Minas. Ainda segundo Isabel, a denúncia inclui desde diagnósticos precipitados, a ausência de exames conclusivos e o uso incorreto de procedimentos. Além disso, há suspeita de que profissionais sem a devida especialização tenham sido responsáveis por atendimentos.
_______________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br