Falta de água em Aparecida do Mundo Novo é denunciada em Tribuna
Por Mariana Vitorino
Há mais de três dias o distrito de Aparecida do Mundo Novo está sem água por falta de energia no poço artesiano da comunidade. A denúncia chegou na Câmara pelo vereador Rodrigo Cadeirante (União), na reunião ordinária de terça-feira (26).
Segundo o parlamentar, a comunidade tem constantes problemas com o fornecimento de energia elétrica, como picos de energia. Com o período chuvoso, a situação aconteceu repetidamente e interrompeu o abastecimento de água.
“Essa situação é ainda mais grave porque o abastecimento do distrito depende de um poço artesiano fazer a captação da água até o ponto de armazenamento, tratamento e distribuição. Essa captação depende da energia elétrica”, explica Rodrigo.
A falta de energia é recorrente e Eduardo Rodrigues, líder comunitário do distrito, conta que a Cemig não tem atendido as reclamações.
“Às vezes a Copasa abre uma nota junto a Cemig para que ela venha resolver e fica dois, três dias sem a Cemig comparecer na comunidade para verificar de perto a situação. A energia da nossa região é muito fraca, a gente sempre fica sem fornecimento principalmente no período chuvoso”, conta.
Problema Antigo
O vereador Rodrigo conta, ainda, que além de ser constante, a falta de energia tem causado prejuízos aos agricultores.
“Sem energia elétrica, por exemplo, não dá para fornecer leite porque precisa do tanque de resfriamento, então muitos produtores perdem os leites. Nós temos informações de pessoas que perderam toda a lavoura de milho por causa da falta de energia” afirma.
O distrito tem 430 residências e 1.002 moradores e, segundo o líder comunitário, “é difícil ser abastecida por caminhões-pipa, logo, se faz necessário, o uso do poço artesiano. Para a água chegar corretamente às casas, é necessário que ambas as empresas trabalhem juntas”, reforça.
A gerência da Copasa foi acionada para solucionar o problema junto a Cemig.
___________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
Site: https://montesclaros.mg.leg.br