Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara propõe registro das Festas de Agosto como Patrimônio Imaterial

Câmara propõe registro das Festas de Agosto como Patrimônio Imaterial

por Jerusia Arruda publicado 16/08/2021 09h10, última modificação 01/09/2021 08h33
Câmara propõe registro das Festas de Agosto como Patrimônio Imaterial

Com uma programação especial, Legislativo Municipal homenageia as tradicionais Festas de Agosto e grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos

Por JERUSIA ARRUDA

Nesta semana, a Câmara Municipal de Montes Claros inicia uma programação especial em homenagem às manifestações folclóricas, tradicionalmente realizadas no município no mês de agosto.

Nesta terça-feira (17), será votado na sessão plenária, um requerimento de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues, solicitando ao secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Montes Claros (COMPHAC,) João Carlos Rodrigues, que seja realizado um processo técnico para indicação ao Executivo Municipal do registro das Festas de Agosto como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Montes Claros. O presidente também solicita ao prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que seja analisada a indicação do COMPHAC, inscrevendo as Festas de Agosto no Livro de Tombo, como Patrimônio Imaterial de Montes Claros.

Também na sessão plenária desta terça-feira, será votado um Projeto de Resolução de autoria do vereador Cláudio Rodrigues, outorgando a João Pimenta dos Santos – Mestre Zanza, a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho, traduzindo o reconhecimento do Legislativo pelos relevantes serviços prestados à Cultura de Montes Claros, de forma especial às tradicionais Festas de Agosto.

Ainda nesta terça-feira, será lançada a exposição “Festas de Agosto”, em homenagem às tradicionais manifestações folclóricas que acontecem em Montes Claros há 182 anos. A mostra será realizada de 17 a 27 de agosto, e reúne nove artistas montes-clarenses, com obras em diferentes técnicas e estilos, com temas que homenageiam os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos e seus santos de devoção: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo.

Participam da Mostra os artistas: Afonso Teixeira, Conceição Melo, Cleiton Cruz, Felicidade Patrocínio, Hélio Brantes, Márcia Prates, Roberto Marques, Sérgio Ferreira, e Walmir Alexandre.

A exposição “Festas de Agosto” será realizada no hall da sede própria da Câmara, de forma híbrida, com visitação presencial por agendamento, pelo telefone (38) 3690 5400 e visitação virtual, CLICANDO AQUI.

_____________________________________________
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br