Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vice-prefeito Guilherme Guimarães recebe Medalha de Honra a Montes Claros

Vice-prefeito Guilherme Guimarães recebe Medalha de Honra a Montes Claros

por Selma Gonçalves publicado 03/07/2022 13h55, última modificação 04/07/2022 16h26

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou neste domingo (03/07), a 50ª edição de outorga da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros. O homenageado deste ano foi o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira. A sessão solene também foi uma celebração do aniversário de 165 anos da Cidade de Montes Claros.

Humberto Guimarães Souto, participou de forma remota da sessão solene. Também participaram da solenidade, deputados estaduais, federais, secretários municipais, líderes de instituições e entidades, servidores e familiares do homenageado.

O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) falou sobre a escolha do homenageado de 2022: “Temos a honra e o privilégio de entregar a medalha ao vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, um genuíno cidadão montes-clarense, cuja história de vida nos inspira, e cujo trabalho dedicado vem contribuindo de forma incontestável para promover o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou.

Em nome dos vereadores, o parlamentar Rodrigo Cadeirante (Rede) destacou a contribuição do homenageado ao município. “Guilherme Guimarães é uma das pessoas mais brilhantes da cidade. Ele que tem sob sua responsabilidade as obras realizadas no município, as quais toca com maestria e espírito público. Que momentos como este nos sirva de inspiração, inclusive para este parlamento, para que possamos continuar lutando, cada um ao seu modo, por nossa querida cidade. Está em nossas mãos, a tarefa de continuar fazendo com que ela continue pujante na economia, na cultura e educação. É dever de cada um de nos, seus filhos, trabalhar para que sejam preservados nossos valores e identidade”, pontuou Rodrigo.

O prefeito Humberto Souto (Cidadania) em seu pronunciamento lembrou que a sessão especial é uma forma de homenagear também a cidade. Agradeceu e elogiou a escolha da Câmara em homenagear o vice-prefeito Guilherme Guimarães, enfatizando as características dele, como homem de grandes virtudes, engenheiro, servidor público e ser humano exemplar. Humberto Souto salientou o trabalho desenvolvido por Guilherme.

O prefeito também saudou a população pelo aniversário de 165 anos da Cidade de Montes Claros. “Não poderia deixar de cumprimentar a todos os cidadãos neste dia de festa, montes-clareses de berço e montes-clarenses, como o vereador Rodrigo, que nasceram em outra cidade mas abraçaram nossa cidade como sua casa. Devemos ter o compromisso com o país com o estado e principalmente com a nossa terra para melhorar em todos os pontos, para dar ao povo da cidade e zona rural uma melhor qualidade de vida. Isso é que nossa administração tem procurado fazer,” finalizou Humberto Souto.

Em seu discurso, Guilherme Guimarães agradeceu a Casa legislativa pela homenagem e também a presença do público, destacou o valor da família e lembrou o quanto tem aprendido com o prefeito Humberto Souto.

Esse título é uma homenagem a todos que caminharam e caminham comigo. Uma homenagem tão importante e que leva o nome de um parente. Os vários locais e pessoas com quem trabalhei, e trabalho, foram fundamentais para esse título. Se tenho esse reconhecimento que chegou ao ponto de receber a melhor medalha conferida pela nossa cidade é porque vocês estavam juntos e sintam-se reconhecidos também”, enfatizou o vice-prefeito.

Ainda em sua fala, o homenageado falou sobre a atuação na administração municipal. “Sem dúvida que o coroamento desses feitos deve-se muito aos meus amigos secretários e demais servidores da prefeitura nestas duas gestões. Não tenho honra maior que ter reconhecimento dos meus conterrâneos, aqui representados pelos 23 vereadores. O sucesso da administração tem a participação efetiva da Câmara que entendeu a importância e responsabilidade na gestão de Montes Claros”, destacou Guilherme.

Sobre a medalha

A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros foi instituída em 1971 e é considerada a principal e mais importante honraria concedida a um cidadão pelo Poder Público do Município. A medalha leva o nome do ex-vereador Ivan José Lopes que foi vereador por três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, sendo presidente nos três mandatos - em 1991, em 1996 e em 1997.

Além da Medalha de Honra, a mais importante honraria do Município, seu nome também denomina o Arquivo Público da Câmara Municipal de Montes Claros, por ser um dos primeiros parlamentares a perceber a importância de preservar a memória local e promover o acesso aos documentos legislativos a pesquisadores, estudantes e à população em geral. A Medalha de Honra a Montes Claros foi instituída com o objetivo de homenagear cidadãos que realmente contribuíram e contribuem com relevantes serviços para o município, além de renovar o reconhecimento ao parlamentar e ao cidadão Dr. Ivan José Lopes.

A relação dos homenageados com a placa Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros você confere em: https://tinyurl.com/mwwajudu

Confira as imagens da sessão solene:  https://www.facebook.com/camaramoc

____________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br