Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores destacam importância do pagamento do piso nacional para categorias

Vereadores destacam importância do pagamento do piso nacional para categorias

por Stenio Aguiar publicado 24/05/2023 12h58, última modificação 24/05/2023 12h58

Por Stênio Aguiar

O pagamento do piso nacional para a educação, saúde e odontologia foi um dos destaque da reunião ordinária da Câmara de Vereadores nesta semana. De acordo com os parlamentares, o pagamento dos valores conforme o piso das categorias possibilita uma melhor realização do trabalho por parte dos

profissionais.

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) destaca que o cumprimento do pagamento do piso da educação é uma luta incessante tanto no município de Montes Claros como pelo estado de Minas Gerais. “É um compromisso político o pagamento do piso da educação pelo governante”, pondera a parlamentar.

A vice-presidente da Casa, Maria Helena (MDB), reivindicou ainda o pagamento do piso da enfermagem e solicitou ao Executivo um relatório com a descrição do impacto na folha de pagamento, tendo em vista o teto limite de 54% de gastos e o aporte de recursos transferidos pelo governo federal.

O vereador Daniel Dias (PC do B) discursou no plenário da Câmara em defesa dos trabalhadores, citando os servidores públicos. Destacou ainda que o pagamento do piso das categorias da educação e da enfermagem, bem como de outras categorias, proporciona melhoria para os servidores.

Os parlamentares questionaram ainda a demora na realização do concurso público em Montes Claros e que o último certame foi realizado há 13 anos.

Processo de elevação de Pedra Preta a distrito

A vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil) destacou que foi a Belo Horizonte, quando visitou a Assembleia Legislativa e a Fundação João Pinheiro para acompanhar o processo de elevação a distrito da comunidade Pedra Preta que, fica a 58 quilômetros da sede do município, passaria a chamar Pedra Preta dos Montes.

Reforma do campo do Magalhães

O vereador Leãozinho (Patriota) cobrou da Secretaria de Esporte o repasse de R$ 100 mil, de emenda do deputado Gil Pereira, destinado para a reforma do campo do Magalhães Esporte Clube. “Peço que a secretaria olhe com carinho porque já tem um ano que o parlamentar destinou a emenda. Agora é só fazer a reforma do espaço esportivo”, disse.

Fiação exposta

O vereador Edmilson Bispo (PSD) questionou a exposição da fiação de telefonia e de internet em toda a cidade de Montes Claros. Destacou que a fiação exposta no chão e dependurada pode provocar acidente e até mesmo tirar a vida de pessoas. “Isso não pode ficar como está, as empresas precisam fazer a manutenção e evitar a exposição de fios”, destacou.

Combate a homofobia

A vereadora Ceci Protetora (PP) destacou a importância do mês de maio, especificadamente o dia 17, em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Homofobia como forma de frear todas as formas de violação de direita da população LGBTQIA+. “É preciso dar um basta e coibir toda e qualquer de discriminação e preconceito”, destacou.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc